Page 1

AEDB Notícias Ano 9 ■ Nº 44 ■ Jun / Jul 2018

AEDB na Copa do Mundo O time da AEDB está torcendo, junto com milhões de brasileiros, pela conquista do título de hexacampeão pelo Brasil. As partidas do Brasil, na Copa, têm sido assistidas por funcionários, alunos e professores nos telões instalados no campus, na área de convivência e no 5º andar do edifício Dr. Ercílio Galhardo. Pra frente, Brasil! Rumo ao hexa!

Alunos de Comunicação Social visitam o MASP e estúdios da TV Globo No mês de junho, estudantes do curso de Comunicação Social fizeram duas visitas técnicas de grande interesse: aos estúdios da TV Globo, no Rio; e ao Museu de Arte de São Paulo – MASP. Na Globo, os alunos do 4º ano visitaram o núcleo de entretenimento (que inclui os estúdios de gravação de novelas), acompanhados pela Profª Cidinha Cunha. Na capital paulista, além do MASP, os alunos do 2º, 3º e 4º ano visitaram ainda a Japan House e a Pinacoteca de São Paulo, conduzidos também pela Profª Cidinha (disciplina Estética e Publicidade) e pela Profª Cristiane Fernandes (Semiótica, Criação e Direção de Artes).

Alunos de Comunicação nos Estúdios Globo

Posse dos alunos nos Diretórios Acadêmicos

Diretórios eleitos tomam posse No mês de maio, aconteceu o processo eleitoral realizado anualmente, para escolha dos novos Diretórios Acadêmicos. Para o DA Maria Teresa Machado (FFCLDB), venceu a chapa Donas, presidida pela aluna Flávia Millena Souza, do curso de Enfermagem. A chapa Dom, encabeçada por Hédpo de Paula, aluno de Administração, foi a vencedora para o DA Oswaldo da Rocha Camões (FCEACDB). E o DA Tácito Vianna Rodrigues, da Faculdade de Engenharia, agora tem como presidente o aluno Gabriel Abreu, do curso de Engenharia de Produção, integrante da chapa Titan, eleita por 100% dos votantes. Em tempo: a taxa de 2% do valor da mensalidade do curso, que é cobrada dos alunos uma vez por ano e repassada para os Diretórios Acadêmicos, é aplicada em visitas técnicas e outras atividades de interesse dos estudantes.


P

Rapidíssimas rojeto Fênix

Estão abertas as inscrições para o “Projeto Fênix – Renasça para a saúde”, que será implementado como atividade de extensão acadêmica do curso de Educação Física, destinado aos funcionários da AEDB e seus familiares e também aos moradores do entorno do campus, com idade acima de 60 anos. A programação do Projeto Fênix inclui o desenvolvimento de atividades físicas e aulas de informática para pessoas da terceira idade, com capacitação para a comunicação digital, através de redes sociais, de whatsapp e da internet. Também serão transmitidas noções sobre o programa word. As atividades físicas terão a finalidade de desenvolver e aperfeiçoar as seguintes habilidades: flexibilidade, coordenação motora, força, resistência, agilidade e equilíbrio. O projeto terá a duração de 5 meses, com aulas duas vezes por semana, das 15h às 16h. O investimento é no valor de R$ 30,00/mês. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3383-9040 ou 3383-9017.

Comitê de Ética em Pesquisa é aprovado pelo Ministério da Saúde

Criado em abril de 2017, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e outros Seres Vivos, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – COEP/FFCLDB, teve, agora, a aprovação inicial da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Para finalizar o processo de aprovação e ser liberado o Registro do COEP, foram feitas algumas exigências, como a capacitação dos membros do Comitê em análise ética. Providências estão sendo tomadas para atender ao que foi solicitado pela Comissão Nacional. O Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, tendo por objetivo desenvolver a pesquisa dentro de padrões éticos, resguardando as pessoas envolvidas em sua integridade e dignidade. Nosso Comitê de Ética é constituído por 18 membros, professores e alunos dos cursos da AEDB, além de membros da sociedade, sob a coordenação da Prof.ª Ms Alice Kulina Simon Esteves. A subcoordenadora é a Prof.ª Drª Nilza Magalhães Macário.

■ Aluno em destaque – O nosso aluno do 4º ano de Engenharia de Produção, Cássio Castilho de Oliveira, foi destacado pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, por seu desempenho no programa Aprendiz Legal, trabalhando na área de Qualidade da montadora Hyundai. Pela avaliação do CIEE, Cássio mostrouse “dedicado e participativo durante o curso de capacitação e se destacou entre mais de 10 mil jovens participantes do programa no estado do Rio de Janeiro”. Nosso aluno foi parabenizado pela direção da Hyundai, por seu “desempenho e compromisso, tanto no curso quanto em suas atividades na fábrica”. ■ Olimpíada de Contabilidade – Estão abertas até 23 de agosto as inscrições para a 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da AEDB, promovida pelo curso de Ciências Contábeis para os alunos do 3º e 4º ano. Segundo o coordenador do curso, Prof. Leonardo Judice, os cinco melhores colocados participarão da Olimpíada Brasileira de Contabilidade que acontecerá no mês de outubro. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível em: https://goo.gl/XEpcTR ■ Mestrado em Gestão Internacional – A AEDB em parceria com a AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul e com a Universidade Steinbeis, da Alemanha, está oferecendo o Mestrado em Gestão Internacional com ênfase em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos. Com duração de dois anos, o curso terá aulas na AEDB e na Escola de Empreendedorismo e Negócios Internacionais, na cidade de Stuttgart, Alemanha. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mestrado@aedb.br ou no site www.steinbeis-sibe.de ■ Pós em Gestão Esportiva – O curso de pós-graduação em Gestão Esportiva e Marketing já iniciou. A aula inaugural aconteceu no dia 15 de junho, mas os interessados em fazer o curso ainda podem se matricular, na secretaria do CPGE. Organizado pelo Prof. Maurício dos Santos, coordenador de Educação Física, o curso tem carga horária de 360 horas, com aulas presenciais às sextas e sábados, de 21 em 21 dias. ■ Estágio em obras – Alunos do curso de Engenharia Civil estão estagiando na Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Resende. Eles estão trabalhando na reforma da capela da Santa Casa e na construção da nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul, no trecho próximo a Bulhões. Outra interessante oportunidade de estágio para os futuros engenheiros está aqui mesmo, dentro do campus da AEDB: a obra da Arena está aproveitando a mão de obra dos estagiários de Engenharia Civil. AEDB Notícias ■ 3


P

Registrando

ágina Literária

Pequena no formato e grande no conteúdo, a “Página Literária”, publicação editada mensalmente pelo Prof. William Rosa Monteiro, com a participação de alunos e professores do curso de Letras, impressiona pela qualidade dos textos ali publicados. São crônicas, artigos e poesias que revelam o talento promissor de jovens alunos que poderão vir a se tornar, um dia, quem sabe, grandes escritores. Idealizada pelo Prof. William, a Página Literária, que está no Ano VI, é um estímulo para os alunos de Letras à prática, prazerosa e criativa, da escrita. Na edição nº 34, de maio de 2018, há uma ótima matéria sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, do Ministério da Educação, que tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Este programa foi implantado na AEDB em 2014 e vigorou até março de 2018, sob a coordenação do prof. Rosel Ulisses Vasconcelos. Durante esses quatro anos, foi desenvolvido um trabalho na Escola Municipal Noel de Carvalho, onde alunos do curso de Letras, bolsistas do Pibid, trabalhavam com os estudantes conteúdos que envolviam a interpretação e/ou produção de textos. Além dessa atividade, foram realizadas inúmeras excursões, tendo em vista o aprimoramento cultural dos alunos bolsistas.

Observatório da Educação Em breve, a microrregião do Médio Paraíba do Sul, que engloba nove municípios, terá um Observatório da Educação, que está sendo apoiado pela AEDB, no âmbito do Projeto Líder implantado pelo SEBRAE no ano passado. Um grupo de professores das Faculdades Dom Bosco está envolvido no trabalho de criação do Laboratório, com a coordenação da Profª Alice Brandão, que também é presidente do Instituto Educar, da Prefeitura de Resende. Fazem parte desse grupo os professores Marcos Cotrim, Nilza Macário, Maria Cristina Danelon, Wagner Stoffel, Tânia Borges, Washington Lemos, Gisele Soares, além do Diretor Acadêmico da AEDB, Prof. Mario Esteves. O Observatório da Educação é um núcleo de pesquisa independente, com a participação de Instituições de Ensino Superior da região e outros órgãos da área da educação, que tem por objetivo diagnosticar a realidade socioeducacional do Médio Paraíba, tendo em vista subsidiar ações de melhoria da Educação Básica na região. É finalidade desse núcleo elaborar o diagnóstico da Educação em cada município e criar indicadores socioeducacionais, que possam subsidiar ações de melhoria da qualidade do ensino. Cabe ao Observatório, ainda, levantar e divulgar as boas práticas na Educação Básica. AEDB Notícias ■ 2

■ Nova CIPA – No mês de abril, foi eleita a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, para o biênio 2018/2019, que ficou assim constituída: Presidente: Luis Antonio Collistet (Manutenção/Obra); suplente: Leonardo Augusto Oliveira (Controladoria). Vice-Presidente: Carla Helena de Miranda Gonçalves (Secretaria de graduação); suplente: Alex Diniz Ferreira (Compras). Secretária: Francilene de Carvalho Ferreira (Recursos Humanos); suplente: Rosane Leal da Silva (Assistente de Direção). ■ Torneio de Rugby – No dia 24 de junho, aconteceu, no Estádio do Trabalhador, em Resende, o Torneio de Rugby Universitário, organizado por alunos da AEDB, tendo à frente Gabriel Garros e Peter Rosário, com o objetivo de promover o rugby, fomentar a criação de equipes universitárias, e, principalmente, despertar o interesse dos alunos da AEDB em praticar o esporte. O Torneio teve a participação da UERJ (campeã na categoria feminino), UFRJ e UFF, além da equipe Itatiaia Rugby que sagrou-se campeã na categoria masculino. Gabriel (aluno do 2º ano de Administração) e Peter (2º ano de Educação Física) estão se movimentando para criar a equipe de rugby da AEDB. Os alunos interessados em participar devem procurá-los. ■ XI SIMPED – Encerra em 1º de agosto o prazo para inscrição de artigo no XI Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – SIMPED, promovido pelas Faculdades Dom Bosco, com o tema “Inovação Didática: contribuições para o ensino e aprendizagem”. Os interessados em participar como ouvintes podem-se inscrever até 30 de agosto. O Simpósio acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O regulamento para inscrição de trabalhos e demais informações estão disponíveis no site www.aedb.br/simped. ■ XV SEGeT – O XV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, teve 428 artigos inscritos, os quais serão submetidos à Comissão Científica, para seleção daqueles que serão apresentados. Este ano, chamou a atenção o grande número de trabalhos inscritos por professores e alunos da AEDB. O tema do XV SEGeT é “A Indústria 4.0 e o uso de tecnologias digitais”. ■ Publicação de livro - A Profª Vera Lúcia Almeida, do curso de Pedagogia, acaba de publicar sua tese de doutorado com o título “Cotidiano Escolar Democrático – um experiência de 1983 a 1997 na Escola Municipal Getúlio Vargas”. A tese defendida pela Profª Vera Lúcia é fruto de sua vivência de 28 anos como Orientadora Educacional nessa Escola que atende o público estudantil da Grande Alegria, a área mais populosa de Resende. Em tempo: o doutorado foi feito na Universidade de Sorocaba e o livro, publicado pela Quártica Editora.


N otícias do Aplicação Feira de Ciências

No dia 21 de junho, aconteceu mais uma edição da Feira de Ciências do Colégio de Aplicação, organizada pela Profª Ana Carla Esteves Hering e pelo Prof. Marcelo Diniz, com a participação de 159 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Tendo como objetivo estimular a pesquisa e consolidar o conhecimento através da prática, a Feira de Ciências desperta grande interesse dos alunos e também dos visitantes, que têm a oportunidade de conhecer projetos interessantíssimos desenvolvidos pelos estudantes, como a pilha de limão, a balança de garrafa Pet, o fogo que não queima, o ovo que flutua na água, entre tantos outros. Conforme explica o Prof. Marcelo, o tema para desenvolvimento do projeto científico deve ser no âmbito das ciências Física, Química e Biológicas. Dentro de alguma dessas áreas, a equipe, formada por três alunos, apresenta o projeto, descrevendo o método e o material que será utilizado para o seu desenvolvimento. O resultado de todo esse trabalho é apresentado na Feira, onde os alunos, como pequenos cientistas, fazem a demonstração de suas pesquisas, com segurança e entusiasmo.

Arraiá do Aplicação São João, São João, acende a fogueira do meu coração! É bom ir preparando a roupa caipira e o chapéu de palha para o Arraiá do Aplicação que não tarda a chegar. Vai ser no dia 14 de julho, a partir de 17h, com muita dança e comida típica: churrasquinho, feijão amigo, arroz carreteiro, canjica e outras delícias. Bom demais! Vai ter quadrilha e outras danças típicas, com a participação de todos os alunos. E concurso de Sinhazinha e Sinhozinho, ao qual estarão concorrendo os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Não poderia faltar, também, a pescaria e outros jogos próprios da festa de São João. Os convites para o Arraiá do Aplicação já estão à venda por R$ 5,00, para quem comprar antecipadamente. Na hora da festa, o preço é R$ 10,00. AEDB Notícias ■ 4

Toda a atenção e concentração dos pequenos torcedores do Colégio de Aplicação, assistindo ao jogo Brasil x Costa Rica, na sexta-feira, 22 de junho, no telão instalado na AEDB.

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O Colégio de Aplicação está participando, mais uma vez, da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrologia – OBA e 12ª Mostra Brasileira de Foguetes, promovida anualmente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, com a participação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, do 8º e 9º ano, de escolas de todo o país. A Olimpíada consiste na fabricação e lançamento de foguetes com garrafa PET, sendo premiadas as equipes que fizerem os lançamentos de mais longo alcance. No Aplicação, o lançamento de foguetes aconteceu no mês de maio. Os alunos do Ensino Médio lançaram os foguetes a partir de reação química entre bicabornato de sódio e vinagre. No Ensino Fundamental, o lançamento foi a partir de ar comprimido. O lançamento mais longo foi de 88 metros. A Olimpíada inclui, também, prova escrita, para avaliar o conhecimento teórico sobre astronomia e astronáutica. Dois alunos do Aplicação tiveram excelente desempenho na prova teórica: Jeremias Diniz, do 8ºano – nota 9,80; e Murilo Demtchenko, do 5° anos – 9,25. Os professores orientadores dos alunos participantes da OBA são Marcelo Diniz, Grasieli Tavares, Lílian de Castro e Flávia de Souza. AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos e Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

Profile for AEDB

AEDB Notícias • Julho 2018  

AEDB Notícias • Julho 2018  

Profile for aedb
Advertisement