Page 1

AEDB Notícias Ano 8 ■ Nº 41 ■ Dezembro 2017

“Há, de repente, no Natal, o sopro de uma brisa de bondade. Há, nesse dia, um momento em que o homem para e pensa, diante da singela imagem do Presépio. Há um renascer de insuspeitadas esperanças. Há uma vaga de boa vontade solta pelo mundo. Há um relembrar do que foi dito há quase dois mil anos: amai-vos uns aos outros.” (Francisco Fortes)

Paz e alegria neste Natal e um Ano Novo abençoado!

Árvore de Natal montada com livros pela equipe da Biblioteca Central da AEDB


B

Registrando

iblioteca do Aplicação

Projeto para desenvolver o gosto pela leitura é apresentado em Congresso

A AEDB esteve presente no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizado em Recife/PE, em outubro, apresentando um trabalho de autoria de nossa bibliotecária Márcia Saraiva Carvalho, em parceria com a ex-bibliotecária Ester de Souza (hoje na UERJ) e com a auxiliar administrativa Gabrielli Thomse. O trabalho originou do projeto desenvolvido na Biblioteca com os alunos do Colégio de Aplicação, visando desenvolver o hábito da leitura nas crianças. Segundo as autoras do trabalho, esse projeto tem por objetivo “tornar os alunos mais aptos e receptivos à leitura, buscando aumentar o interesse pelos livros de forma lúdica e prazerosa”. Para atingir esse objetivo, são utilizados recursos como a dramatização e contação de histórias, além de exibição de filmes. A implantação desse projeto teve início no final do ano passado, com a criação de um novo espaço, dentro da Biblioteca Central, mais atraente e de mais fácil acesso, para o acervo da Biblioteca Escolar destinada aos alunos do Aplicação. Na ocasião da inauguração desse espaço, foi realizada, com sucesso, a I Feira de Leitura.

Grupo de Oração Universitário

Todas as terças-feiras, de 20,30h às 21h, um grupo de cerca de 15 alunos da Dom Bosco se reúne na sala 203, para um encontro de oração, cânticos e leitura da Bíblia. Trata- se do Grupo de Oração Universitário – GOU, instituído em Universidades de todo o Brasil, dentro do movimento de Renovação Carismática Católica, mas aberto a pessoas de outras religiões. “Em cada encontro é lida uma passagem da Bíblia, conforme o tema previamente escolhido”, explica Gláucia Freitas, aluna do 3º ano de Comunicação Social. O GOU da AEDB é coordenado por Túlio Lucas, aluno do curso de Economia. AEDB Notícias ■ 2

■ AEDBaja em movimento - A equipe AEDBaja, este ano, está em plena atividade. O novo baja construído por alunos da Faculdade de Engenharia – FER, com a supervisão do Prof. Carlos Eduardo Longhin, vem fazendo sucesso em feiras e exposições estudantis realizadas na região. A pista controlada que nossos alunos montam, para exibição do baja, tem sido a grande atração desses eventos. O AEDBaja foi atração, também, no Dia Nacional da Juventude (15 de outubro), quando foi apresentado para cerca de três mil jovens que participaram do evento organizado, no Colégio Salesiano, pela Pastoral da Juventude da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Vamos em frente, bajeiros da FER, rumo à Competição Nacional Baja-SAE, em 2018! ■ Encontro de Engenharia – Nosso curso de Engenharia de Produção foi muito bem representado no XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, pelo aluno Adriano de Sousa Sá e pelas ex-alunas Érica Guimarães e Amanda, que tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no Encontro realizado em Joinville/SC, no mês de outubro. Os orientadores dos trabalhos apresentados foram os professores Washington Lemos, Marília de Paula e Suzana Nery. Parabéns! ■ Ciências Contábeis em alta – Cerca de 30% dos alunos da primeira turma do curso de Ciências Contábeis, formada no ano passado, foram aprovados no 1º Exame de Suficiência realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no mês de maio. A média de aprovação nacional é de 25%.  Comparativamente, esses índices atestam a qualidade do curso da AEDB. Realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, o Exame de Suficiência destina-se aos bacharéis em Contabilidade que pretendem obter o registro no CFC, para ter direito a exercer a profissão. Em tempo: o curso de Ciências Contábeis tem novo coordenador: o contabilista Prof. Leonardo Judice Maximiano Alves. Seja bem-vindo, professor! ■ ENADE 2017 – No dia 26 de novembro, foi realizada, no campus da AEDB, a prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que é um dos indicadores de qualidade da educação superior no Brasil. Este ano participaram do ENADE nossos alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia Civil, Gestão da Produção Industrial, Sistemas de Informação, Pedagogia, Letras e Biologia. O resultado do ENADE 2017 sai apenas em março de 2019. É aguardar até lá, para conferirmos a nota que será conferida aos cursos avaliados. ■ Iniciação científica – O Programa de Iniciação Científica da AEDB aprovou sete projetos a serem desenvolvidos em 2017/18, apresentados por professores dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica-Eletrônica. O objetivo do Programa é incentivar os alunos à atividade de pesquisa, através de concessão de bolsa de iniciação científica. Os professores recebem um pró-labore por projeto apresentado.


V

Rapidíssimas

estibular 2018

No dia 20 de dezembro, acontece processo seletivo para ingresso nas Faculdades Dom Bosco em 2018. A inscrição para o vestibular pode ser feita on-line, pelo site www.aedb.br/vestibular, até o dia 19/12; ou presencialmente, na Secretaria de Atendimento, no horário de 8h às 12h e de 13h às 21,30 horas. Este ano não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para maiores informações, consulte o site www.aedb.br/ vestibular ou ligue para 0800 282-1505. ■ Matrícula no Colégio de Aplicação – Estão abertas as matrículas para o Colégio de Aplicação, que oferece a Educação Infantil (para crianças a partir de 3 anos), o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Para ingressar no Aplicação, o estudante deve passar pelo processo de nivelamento, que consiste na realização de prova de português e de matemática. Os interessados deverão fazer a inscrição para as atividades de nivelamento, que estão marcadas para os dias 7 e 8 de dezembro, no horário de 9h ou 14,30h.

Arena Multiuso terá quadra poliesportiva e palco para grandes eventos

Está previsto para o 2º semestre de 2018 o término da obra de construção da Arena Multiuso da AEDB, espaço para a realização de eventos esportivos, culturais e artísticos, com capacidade para cerca de mil pessoas. Além da quadra poliesportiva com dimensões oficiais, para as modalidades futebol de salão, futsal, handbol, basquete e vôlei, a Arena contará com uma área multiuso para cinema e todo tipo de projeção; e ainda um palco com 68 m² e estrutura acústica para receber eventos de grande porte. O complexo da Arena Multiuso inclui, também, 16 salas de aula, uma área de convivência (foyer), estacionamento para 75 carros e bicicletário. Na obra, estão previstas as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, além da instalação de quatro banheiros adaptados. Segundo o arquiteto Fábio Sampaio, autor do projeto arquitetônico da Arena, foram previstas as condições de sustentabilidade da obra, como reuso da água de chuva, aproveitamento de energia solar e da iluminação natural.

■ Selo ABMES - A AEDB recebeu o selo “Instituição Socialmente Responsável 2017/2018”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, por sua participação na Campanha da Responsabilidade Social promovida anualmente por essa instituição. A concessão do selo é uma forma de valorizar as IES socialmente responsáveis. O conjunto de ações comunitárias realizadas este ano por alunos e professores da AEDB garantiram a conquista do selo. ■ Prêmio Água – No mês de outubro, a AEDB recebeu o “Prêmio Água”, concedido pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), em reconhecimento por seu histórico de parceria com essa associação, desde sua instalação. Durante dez anos – de 2004 a 2013 – a AEDB cedeu uma sala no campus para funcionamento da sede da AGEVAP, além da cessão de seu auditório para a realização de reuniões da Agência. Atualmente, a parceria se dá através de consultorias técnicas prestadas, frequentemente, pela AEDB à AGEVAP. Dessa forma, nossa Instituição tem contribuído no processo pioneiro de gestão participativa da bacia do rio Paraíba do Sul. ■ Programa LIDER – A AEDB aderiu ao Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, lançado pelo SEBRAE no mês de outubro, passando a integrar o grupo de cerca de 50 líderes de 12 municípios da região do Médio Paraíba, entre eles prefeitos, gestores de Universidades, empreendedores e representantes empresariais. O objetivo do Programa, que terá a duração de dois anos, é mobilizar, qualificar e integrar lideranças para planejar o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase nos pequenos negócios. O representante da AEDB no LIDER é o Prof. Mario Esteves, diretor acadêmico da Instituição. ■ Formatura no Aplicação – No dia 19 de dezembro, acontece a formatura do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. Encerrando o ciclo da Educação Infantil, a turma do Jardim III terá, também, sua solenidade de formatura, que será nos dias 4 e 5 de dezembro, no Auditório Maria Joaquina Esteves. ■ Colaborador Destaque – Atenção, pessoal do corpo técnicoadministrativo da AEDB! Já é hora de começar a pensar para decidir: qual colega vai merecer o seu voto, na eleição para a escolha do Colaborador Destaque de 2017? Lembrem-se que as qualidades do colaborador, para merecer o destaque, são dedicação ao trabalho, eficiência e espírito de equipe, entre outras. A solenidade de entrega do prêmio será no dia 22 de dezembro. O processo de eleição vai até o dia 20. Participe! AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias ■ 3


C onclusão de Curso Formandos apresentam seus TCCs e se despedem da vida acadêmica O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é o encerramento da vida acadêmica e, ao mesmo tempo, é o primeiro passo na direção da vida profissional, colocando o aluno de frente para desafios que vai enfrentar ao engressar no mercado de trabalho. Pedagogicamente, o TCC sintetiza todo o conhecimento adquirido pelo aluno durante o curso. Vejam abaixo as fotos de algumas apresentações de TCCs por formandos das Faculdades Dom Bosco. E também o calendário daquelas que ainda vão acontecer em dezembro. As apresentações são abertas aos demais alunos e professores, familiares e amigos dos formandos.

Economia

Administração

Aula da Saudade da turma de Ciência Biológicas

Letras

Pedagogia

Calendário de apresentação Curso Engenharia Civil

Ciência Contábeis

AEDB Notícias ■ 4

Ciências Biológicas

Engenharia Elétrica-Eletrônica Engenharia de Produção Publicidade e Propaganda Sistemas de Informação

Data 2, 9 e 16/12 16/12 4 a 7/12 9/12 6/12

Profile for AEDB

AEDB Notícias  

Ano 8 - Número 41 - Dezembro/2017

AEDB Notícias  

Ano 8 - Número 41 - Dezembro/2017

Profile for aedb
Advertisement