Page 1

“Avaliar para

aprimorar”

Resultado da avaliação das Faculdades Dom Bosco por alunos, professores e funcionários em 2012

D

esde a década de 90, a Associação Educacional Dom Bosco realiza a avaliação interna, tendo em vista o melhoramento constante do processo educacional na Instituição. A partir de 2004, a avaliação interna anual passou a ser uma exigência legal do Ministério da Educação, que tornou essa prática obrigatória em todas as Instituições de Ensino Superior – IES, com a finalidade de identificar as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento, no que diz respeito às dez dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, tendo em vista a qualidade acadêmica. Vale lembrar que as Faculdades Dom Bosco, como todas as IES, passam também pela avaliação externa, realizada por Comissões do MEC, periodicamente. Para conduzir o processo de avaliação interna, foi instituída a Comissão Própria de Avaliação – CPA, pela legislação de Ensino Superior do MEC, em 2004. A CPA tem por objetivo avaliar a IES de forma autônoma, a partir dos resultados da pesquisa de satisfação feita anualmente com a comunidade acadêmica: corpo docente, corpo discente e corpo técnicoadministrativo. Também são consultados os egressos, que se manifestam através do Portal do Ex-aluno, e ainda a Ouvidoria da AEDB e o levantamento feito pelas Comissões do MEC. Concluída a pesquisa e análise dos questionários, cabe à CPA apresentar seu relatório de avaliação para a Direção da Instituição e para o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, propondo melhorias em cada uma das dez dimensões avaliadas, para atender às expectativas da comunidade acadêmica. Na AEDB, formaram-se três Comissões Próprias de Avaliação, uma para cada Faculdade, que se reúnem pelo menos duas vezes por ano. Cada Comissão é composta por representantes dos corpos Docente, Discente e Técnico-administrativo, da Coordenação dos cursos de graduação, do CPGE, da Secretaria Geral, do Conselho da AEDB e da sociedade civil organizada. Informações e calendários das CPAs das Faculdades Dom Bosco, bem como o relatório anual com os resultados da pesquisa de satisfação são publicados no site da AEDB, podendo ser acessado pelo link www.aedb.br/cpa.

Prof. Wagner Stoffel, coordenador da CPA da FCEACDB, em sala de aula

Dimensões institucionais estabelecidas pelo MEC para avaliação interna e externa ■ Missão da Instituição ■ Política para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Monitoria e Iniciação Científica ■ Responsabilidade Social, considerada a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, e à defesa do meio ambiente e do patrimônio artístico e cultural ■ Comunicação com a sociedade ■ Políticas de pessoal, do corpo docente e técnico-administrativo, no que se refere a seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho ■ Organização e gestão ■ Infraestrutura física ■ Planejamento e avaliação dos processos da autoavaliação institucional ■ Políticas de atendimento ao estudante ■ Sustentabilidade financeira O Chefe da Seção Técnica de Ensino das Faculdades Dom Bosco, Prof. Wagner Stoffel, ressalta que, ao longo do ano, qualquer aluno, professor ou funcionário pode procurar um membro da CPA para registrar alguma queixa ou fazer uma solicitação, mesmo fora do período da avaliação interna. Nesta edição especial do AEDB Notícias, pretendemos dar maior transparência ao resultado da avaliação interna de 2012, destacando os principais pontos fortes apresentados e ações de melhoria sugeridas nos relatórios das CPAs, e também informando sobre as ações já implementadas e aquelas previstas, visando sanar as deficiências apontadas. Em 2012, responderam a pesquisa de satisfação de qualidade acadêmica e institucional 84% dos alunos, 92% dos professores e 62% dos funcionários das Faculdades Dom Bosco.


F

ACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE - FER

A

Veja, a seguir, os principais pontos fortes apontados na pesquisa qualidade do ensino na Faculdade de Engenharia – cursos de Engenharia de Produção, Elétrica-Eletrônica e Civil, e curso tecnológico e sugestões de melhorias apresentadas pelos corpos Discente, Docente de Automação Industrial – foi considerada bastante satisfatória, pela e Técnico-administrativo. maioria dos integrantes dos corpos Docente, Discente e Técnico-administrativo que responderam o questionário. PONTOS FORTES Aproximadamente 70% dos alunos participaram da pesquisa para ■ Além da qualidade do ensino, as instalações físicas também avaliação dessa Faculdade, em 2012. A média dos alunos satisfeitos foram avaliadas como muito boas; com a metodologia de ensino, com os procedimentos de avaliação, conteúdos e bibliografia da maioria das disciplinas, mantém-se em torno de ■ Planejamento institucional estruturado para melhoria contínua; 75%, como pode ser verificado no gráfico abaixo.

■ Iniciativas importantes de responsabilidade social e de parceria com a comunidade; ■ Boas condições de trabalho;

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Rosana Ravaglia - Coordenadora da CPA ■ Onofre Bueno Filho (Corpo Docente) ■ Priscila Varela (Corpo Discente) ■ Raymundo dos Santos Júnior (Corpo Técnico-administrativo) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Secretaria Geral) ■ Nilza Macário (CPGE) ■ Joaquim Pereira (Conselho da AEDB) ■ Joaquim Borges Rodrigues Júnior (Sociedade Civil)

■ Estabilidade profissional; ■ Estudo gratuito para os funcionários e para seus filhos; ■ Boa situação financeira da Instituição (pagamento em dia de empregados e fornecedores); ■ Diversidade de atividades complementares para o estudante (Projeto Baja, estágios); ■ Diversidade de benefícios para acesso ao ensino superior.

MELHORIAS SUGERIDAS Rosana Ravaglia

Onofre Bueno Filho

Priscila Varela

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br imprensa@aedb.br Tel: (24) 3383-9051 NIC - Núcleo Integrado de Comunicação Assessoria de Comunicação / Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva / Projeto Gráfico: Núcleo Integrado de Comunicação 02

AEDB Notícias

Edição Especial

■ Reorientação de alguns professores com relação aos procedimentos didáticos em sala de aula, considerando deficiências apontadas na avaliação; ■ Alocação das turmas de cada curso no mesmo prédio e andar, visando o controle de ruído nos corredores; ■ Avaliação da nova versão do Manual do Corpo Docente pelos coordenadores dos cursos, para sugestões de melhoria; ■ Promoção de ações para melhorar a integração entre os diversos setores da Instituição;


F

ACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FFCLDB

Esta Faculdade, que oferece os cursos de Pedagogia, Letras

e Ciências Biológicas, vem realizando, desde 1992, sua avaliação institucional anual. E, ao longo desses anos, foram sendo feitos ajustes, tendo em vista corrigir disfunções, em atendimento às solicitações da comunidade acadêmica. A pesquisa de 2012 registrou um alto índice de participação do Corpo Discente: na média dos três cursos, 90% dos alunos responderam ao questionário de avaliação. Destes, a maioria se diz satisfeito com o desempenho dos professores, no que se refere à metodologia de ensino utilizada e outros atributos de um bom professor, responsável pelo padrão de qualidade do ensino. Veja a seguir a relação dos principais pontos fortes da Instituição, apontados nos questionários respondidos pelos professores, alunos e funcionários; e também as sugestões apresentadas para melhorar os pontos fracos.

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Sueli Guedes - Coordenadora da CPA ■ Estevão Correa Neto (Corpo Docente) ■ Valéria Tobias da Silva (Corpo Discente) ■ Ana Cláudia Gonçalves Dias (Corpo Técnico-administrativo) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Secretaria Geral) ■ Nery Oliveira Dornelles (Conselho da AEDB) ■ Carmem Lúcia Penna Firme (Sociedade Civil) ■ Ângela Campos (CPGE)

PONTOS FORTES ■ Crescimento da Instituição não só fisicamente, mas, também, na implantação de novos cursos e elaboração de projetos como um todo; ■ Saúde financeira da Instituição; ■ Qualificação do corpo docente e técnico-administrativo; ■ Acompanhamento pedagógico e psicopedagógico; ■ Ouvidoria sempre atendendo os alunos prontamente; ■ Funcionários prestativos; ■ Promoção e participação em eventos que envolvem a comunidade; ■ Inserção na comunidade local por meio de ações de responsabilidade social; ■ Auxílio aos alunos com dificuldade financeira para continuar seus estudos; ■ Incentivo e apoio financeiro ao corpo docente para seu aperfeiçoamento; ■ Oferta de bolsa de estudo para os funcionários e seus filhos.

Membros da CPA/FFCLDB em reunião de trabalho: Professores Correa Neto, Carmem Lúcia Penna Firme e Sueli Guedes, e a Secretária Geral Julia Beatriz Matos Esteves (ao centro). Ao lado, o Conselheiro Nery Oliveira Dornelles.

MELHORIAS SUGERIDAS ■ Implantação de plano de carreira para funcionários, levando em consideração o tempo de casa; ■ Complementação do salário com vale-compra ou cesta básica; ■ Oferta de treinamentos específicos aos funcionários, principalmente na área técnica; ■ Reestruturação do site da AEDB; ■ Ampliação do espaço físico da secretaria das Faculdades; ■ Melhoria da qualidade do serviço da secretaria de atendimento e do setor de informática; ■ Maior segurança na portaria.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS PROFESSORES

AEDB Notícias

Edição Especial

03


F

ACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E DA COMPUTAÇÃO - FCEACDB

Em 2012, participaram da pesquisa de avaliação interna da FCEACDB

701 alunos, o que representa 76% do total matriculado nos cursos de Economia, Administração, Sistemas de Informação, Comunicação Social, Ciências Contábeis, e nos cursos tecnológicos de Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Gestão da Produção Industrial. Entre todas as dimensões avaliadas, destaca-se aqui a avaliação das ações didáticas pelos alunos. O coordenador da CPA, Prof. Wagner Stoffel, explica que o levantamento é feito por disciplina de cada curso e os resultados são apreciados por cada coordenador e professor interessado. O gráfico abaixo traz uma média de todos os cursos da FCEACDB. Pode-se observar que, em todos os oito quesitos avaliados, a maioria dos alunos se diz satisfeito com o desempenho dos professores.

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Wagner Stoffel - Coordenador da CPA ■ Maria Aparecida da Cunha e Nilo Antônio Sampaio (Corpo Docente) ■ Gabriela Andrade e Getúlio da Silva (Corpo Discente) ■ Raymundo Nonato dos Santos Júnior (Corpo Técnico-administrativo) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Secretaria Geral) ■ Nilza Macário (CPGE) ■ Joaquim Pereira (Conselho da AEDB) ■ Ualison Rebula de Oliveira (Sociedade Civil)

Legenda: I – insatisfeito; PS – pouco satisfeito; Ind – indiferente; S – satisfeito; MS – muito satisfeito

RECOMENDAÇÕES DA CPA EM 2012 Nas diversas reuniões da CPA da FCEACDB, realizadas durante o ano de 2012, cada participante da Comissão levantou questões e recomendou melhorias, com base nas reivindicações dos segmentos da comunidade acadêmica que representa. Na tabela abaixo, estão destacadas algumas críticas e sugestões apresentadas e as ações a serem desenvolvidas para sanar os problemas e/ou carências apontadas: CRÍTICAS E SUGESTÕES

04

AÇÕES PROPOSTAS

Melhoria no sistema de rematrícula

Manter a divulgação dos procedimentos no portal do aluno, mas utilizar, também, a divulgação em comunicados no final do ano, além de apresentar as orientações no Manual do Aluno e também através dos Coordenadores dos cursos

Desconhecimento, por boa parte dos professores, do sistema de monitoria

Incluir no Manual do Docente informações sobre monitoria

Melhor sinalização dos locais de extintores e das portas de vidro

Solicitar à Comissão de Prevenção de Acidentes a sinalização dos extintores e colocação de faixas nas portas de vidro

Demora na reposição do sabonete líquido nos banheiros femininos

Solicitar à equipe de manutenção maior cuidado na reposição dos produtos de higiene dos banheiros

Maior divulgação do trabalho da Comissão de Prevenção de Acidente

Solicitar à Assessoria de Comunicação a inserção periódica de matérias no informativo da AEDB, sobre segurança e sobre as ações da Comissão de Prevenção de Acidentes

Maior divulgação da Comissão Própria de Avaliação

Manter a CPA mais em evidência ao longo do ano, com visita de membros às salas de aula, divulgando o trabalho da Comissão e pedindo a participação efetiva de todos os alunos, procurando conscientizá-los sobre a importância da pesquisa de satisfação, como instrumento de gestão que possibilita melhorias, das quais eles próprios se beneficiarão.

AEDB Notícias

Edição Especial

Principais ações realizadas em 2012, para atender às demandas das CPAs em 2011 ■ Aperfeiçoamento do sistema de catraca na portaria, com instalação de sensor de aproximação; ■ Instalação de sinal de trânsito em frente à entrada do campus e de câmaras internas de TV; ■ Solicitação de viatura policial que permanece em frente ao campus no início e no final das aulas; ■ Contato com a Viação São Miguel para adequação dos horários de ônibus aos horários de entrada e saída dos alunos; ■ Reformas no estacionamento interno, incluindo melhoria da iluminação; ■ Criação de um “perfil” da AEDB nas redes sociais; ■ Estabelecimento de parcerias com as empresas da região e estímulo à realização de eventos profissionais nas instalações da AEDB; ■ Criação de um portal de empregos e estágios, para divulgação de oportunidades para alunos da AEDB nas empresas da região. Este portal será lançado em breve; ■ Aquisição de projetores multimídia para atender aos cursos de graduação; ■ Instalação de 74 novos ventiladores em salas de aula; ■ Realização de curso de nivelamento de Matemática e Português, durante as férias, para os alunos aprovados no vestibular; ■ Ações de capacitação do corpo docente para melhor desempenho de suas funções; ■ Aumento do número de laboratórios de informática e atualização de todos os equipamentos; ■ Revisão dos Manuais do Aluno e do Docente, distribuídos no início do ano letivo, incluindo as diversas informações julgadas de interesse; ■ Para o ano de 2013, foi realizada a distribuição das carteiras de estudantes, do login e senha de acesso ao sistema do aluno e a definição das turmas de aula, antes do início do ano letivo, facilitando o acesso por ocasião do início das aulas; ■ Também em 2013, lançamento desta edição especial do AEDB Notícias, para maior transparência na divulgação do resultado da avaliação interna anual.

Profile for AEDB

AEDB Notícias CPA - Outubro 2013  

AEDB Notícias CPA - Outubro 2013  

Profile for aedb
Advertisement