Page 1

Ano 5 ■ Nº 26 ■ Abril 2015

Faculdade de Engenharia participa do Intereng

D

urante os dias 18 a 21 de abril, 70 alunos da Faculdade de Engenharia de Resende – FER, da AEDB, estiveram participando do V Intereng – Jogos Integrados de Engenharia, evento esportivo que reúne as maiores faculdades de Engenharia do Estado do Rio. Os jogos aconteceram em Vassouras, com a participação de 18 Universidades, entre elas a UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO e PUC. A FER foi representada no Intereng pela Atlética, equipe esportiva formada pelos alunos dos cursos de Engenharia. A Atlética participou dos Jogos nas seguintes modalidades: futebol de campo, futsal, basquete, handebol e cabo de guerra (masculino); futsal (feminino); corrida e tênis de mesa (masculino e feminino). Para participar do Intereng, os atletas treinaram nos finais de semana, na quadra da Escola Municipal Noel de Carvalho e no campo de futebol do Paraíso.

Presidente do Diretório (primeiro à esquerda) e diretoria da Atlética-FER

(Nota da redação: até o fechamento desta edição, o Intereng ainda não havia terminado. O resultado final será divulgado no site da AEDB e em nossa página no facebook).

Jogos Universitários de Resende

Jogos Universitários – Atlética foi campeã no futsal feminino

Equipe vice-campeã no futsal masculino

A Atlética-FER/AEDB foi criada no ano passado, para participar dos Jogos Universitários de Resende JURE, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Resende, que aconteceram em outubro, no clube CCRR. Nestes Jogos, que tiveram a participação, também, da UERJ e Estácio de Sá, a equipe da AEDB sagrou-se campeã na modalidade futsal feminino; e vice-campeã no futsal masculino. A diretoria da Atlética está assim constituída: Presidente – Vitor Seixas; Vice-presidente – João Paulo Andrade; Diretora de Comunicação – Isabela Guimarães; Diretora de Marketing – Paula Guimarães; Diretora de Esportes – Daniele Mota; Diretor de Esportes – Danilo Carvalho; Diretoria de Eventos – Lucas Machado e Poliana Junqueira; Secretária Geral – Thaís Jardim.


C alendário AEDB - Maio ■ Dia 9 – Curso de Finanças Pessoais, ministrado pelo Prof. Luiz Ernesto Leitão, do Instituto Educacional BM&BOVESPA – 9h às 16h, no Auditório Maria Joaquina Esteves. ■ Dia 11 – Palestra técnica sobre Avaliação de riscos em projetos de Engenharia, pelo Engº Nelson Aoki, professor da USP, promovida pelo curso de Engenharia Civil – de 19h às 21h, no Auditório. ■ Dia 11 a 16 – Exposição “Abolição da Escravatura: Fatos e Fotos”, promovida pela Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e CidadaniaSMRCC, em parceria com a AEDB – no Corredor Cultural. ■ Dia 13 – II Fórum Inovar-Auto Polo Automotivo Sul Fluminense, promovido pela UNESP/AEDB, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro – de 14h às 18h. ■ Dia 13 – Palestra técnica sobre Instalações Prediais, pelo Engº Fábio Guimarães, da Tigre Tubo e Conexões, para os alunos do curso de Engenharia Civil – 19h às 21h, no Auditório. ■ Dia 14 – I Seminário de Educação Ambiental no Parque Estadual da Pedra Selada: Experiências e Perspectivas para a Região, de 9 h às 18h, no Auditório. ■ Dia 16 – Seminário de Promoção da Igualdade Racial, promoção da SMRCC – 9h às 13, no Auditório.

Matrículas abertas para cursos de MBA O CPGE – Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da AEDB está com matrículas abertas para dois cursos de MBA em convênio com a Fundação Getúlio Vargas: Gestão Empresarial, com início previsto para o dia 29 de abril; e Gestão Financeira,Controladoria e Auditoria que inicia no dia 27 de abril. Os interessados poderão obter maiores informações pelo telefone (24) 3383-9040 ou através do e-mail fgv@aedb.br. Para se informar sobre outros cursos de pós-graduação que o CPGE oferece, acesse o site www.aedb.br/posgraduacao.

Novos cursos de Extensão

O CPGE está oferecendo dois novos cursos de extensão de grande interesse e utilidade na vida profissional ou mesmo no âmbito das relações interpessoais: ■ Comunicação e Expressão Verbal e Corporal – ministrado pelo professor Carlos Alberto Cruz, especialista em Comunicação, o curso terá a duração de 16 horas, com aulas aos sábados. Início previsto para o dia 6 de junho. ■ Capacitação para Técnicos, Cuidadores e Acompanhantes de pessoas da terceira idade ou portadoras de necessidades especiais – este curso será ministrado pelo fisioterapeuta Jorge Eduardo Barboza, nos dias 9 e 16 de maio, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones (24) 3383-9040 ou 3383-9033. Ou ainda pelo e-mail extensão@aedb.br. Saiba sobre outras opções de cursos de Extensão acessando o nosso site www.aedb.br/cursos-de-extensão. AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias ■ 2

Registrando

■ Feira de Ciências – Os alunos do Colégio de Aplicação (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano) apresentaram seus trabalhos e experimentos científicos na Feira de Ciências realizada nos dias 9 e 10 de abril. Todos os trabalhos apresentados foram projetados e executados pelos alunos, com a orientação dos professores Marcelo Diniz, Ana Carla Esteves Heringer e Thaís Galdino. A Feira foi muito concorrida, recebendo a visita de estudantes, professores e familiares dos alunos expositores. ■ Semana da Água – Pela passagem do Dia da Água – 22 de março - o curso de Ciências Biológicas promoveu atividades alusivas à data, sob a coordenação do Prof. Luiz Sérgio Sarahyba. A bióloga Suelen Medeiros realizou uma palestra com o tema “Água – Gestão Participativa e Integração ao Meio Ambiente”. Constou, ainda, da programação da Semana a exibição do filme “A Lei da Água”. ■ Competição Baja-SAE – No início de março, a equipe AEDBaja, integrada por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Produção Automotiva e coordenada pelos professores Yuri Abreu e Onofre Bueno Filho, participou da 21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobrás, em Piracicaba/SP, concorrendo com 76 equipes de Universidades de todo o Brasil. A AEDBaja cumpriu todas as provas, ficando em 53º lugar. Pela avaliação do capitão da equipe, Robson Nunes, “valeu a participação pelo intercâmbio entre as equipes, o que contribuiu muito para o nosso aprendizado”. Em breve, será realizado processo seletivo para a admissão de novos alunos na AEDBaja. ■ Feira da Construção – No mês de março, 40 alunos do curso de Engenharia Civil, que tem como coordenador o Prof. Michel Hadad, visitaram a 21ª Feira Internacional da Construção, realizada em São Paulo. Ótima atividade complementar para a formação dos futuros engenheiros! ■ Novas tecnologias educacionais – Também em março, aconteceu o 1º Simpósio Online sobre Novas Tecnologias Educacionais, com o objetivo de apresentar novas formas de ensino e de aprendizagem, apoiadas na tecnologia. O Prof. Miguel Damasco foi um dos palestrantes do Simpósio, discorrendo sobre o tema “Aprendizagem Ativa e Colaborativa”.


E x-aluno em destaque

Narã Vetter na capa da Você s/a

Rapidíssimas ■ FLISoL 2015 – No próximo sábado, dia 25 de abril, de 9h às 17h, acontece na AEDB o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, coordenado pelo Prof. Santiago Lopes, do curso de Sistemas de Informação. O FLISoL é o maior evento da América latina de divulgação de Software Livre, realizado desde 2005 em diversas cidades de vários países, simultaneamente. Durante o evento, instala-se Software Livre nos computadores dos participantes, de maneira gratuita e totalmente legal. O evento é destinado aos alunos do curso de Sistemas e a profissionais de informática de Resende e região. Os interessados em participar podem se inscrever acessando http://flisol.info/FLISOL2015/ Brasil/Resende. ■ Eleição para os Diretórios – Está aberto o processo eleitoral para os três Diretórios Acadêmicos das Faculdades Dom Bosco. A inscrição de chapas deve ser feita na Secretaria de Atendimento da Graduação, até o dia 30 de abril. As eleições acontecem nos dias 12, 13 e 14 de maio. Vejam no site da AEDB o Edital das Eleições, com as regras do processo eleitoral. ■ Participação na SEAC – Vai até 25 de junho o prazo para que alunos e professores de todos os cursos das Faculdades Dom Bosco inscrevam trabalhos na XIII Semana de Atividades Científicas da AEDB - SEAC, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto. Os trabalhos podem ser apresentados sob forma de comunicação oral, pôsteres, vídeos, oficinas ou atividades culturais.

O ex-aluno da AEDB, engenheiro Narã Vetter, formado na primeira turma do curso de Engenharia de Produção Automotiva, saiu na capa da revista Você s/a do mês de maio de 2014, ao lado de outros cinco jovens profissionais talentosos, que fazem a diferença no ambiente de trabalho. “Como os jovens estão transformando as relações, os processos e a gestão nas empresas que ouvem o que eles dizem” é o título da reportagem. Engenheiro da Man Latin America, Narã mereceu o destaque na revista por ter desenvolvido um questionário a ser respondido pela equipe de engenharia, para identificar os pontos fortes e fracos dos recém-formados que entravam na empresa. Com base nas respostas dadas ao questionário, a Man reformulou os treinamentos técnicos internos, para corrigir os pontos fracos dos novos engenheiros admitidos. Com esse projeto, Narã conseguiu sua efetivação na empresa e, no ano seguinte, conquistou duas promoções. Um detalhe: quando desenvolveu esse projeto, ele tinha apenas 19 anos, ainda não se formara e trabalhava na MAN como estagiário.

... que a AEDB oferece o Serviço de Apoio Psicopedagógico? Precisando, agende um horário com o professor e psicólogo Estêvão Correa Neto, na sala ao lado da Cantina.

■ Inscrição para o SEGeT – Termina no dia 19 de junho o prazo para submissão de artigos no XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, evento científico de abrangência nacional promovido pela AEDB, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro. O tema do SEGeT este ano é “Otimização de Recursos e Desenvolvimento”. ■ Curso reconhecido – No mês de janeiro deste ano, foi assinada e publicada no Diário Oficial da União a portaria de reconhecimento do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, pelo Ministério da Educação. O de Licenciatura foi reconhecido no ano passado. Boa notícia! ■ O Parque vai à Escola – O programa “O Parque Nacional do Itatiaia vai à Escola”, desenvolvido pelo CPGE/AEDB junto às escolas da rede municipal de ensino de Resende e de Itatiaia, está em fase de preparação de estudantes das Faculdades Dom Bosco para atuarem como multiplicadores no programa. Vinte e sete alunos, dos cursos de Pedagogia, Biologia, Administração, Logística, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Automotiva e Metalúrgica estão fazendo o curso de Educação Ambiental com foco no Parque do Itatiaia, que vai capacitá-los a dar palestras para os alunos nas escolas e atuarem como guias nas visitas orientadas ao Parque. Em Itatiaia, o PNIVE vai ser desenvolvido em todas as escolas municipais, no total de 11. E em Resende, na Escola Municipal Júlio Verne e na E.M. Surubi. ■ Ensino à Distância – O Núcleo de Ensino à Distância da AEDB – EaD, coordenado pelo Prof. Pedro Ramirez, a cada ano oferece mais disciplinas na plataforma modle. Atualmente, é possível cursar à distância 41 disciplinas de nove cursos de graduação, além do curso de pós-graduação em Engenharia da Qualidade e do curso de Educação Ambiental do programa “O Parque Nacional do Itatiaia vai à Escola” – PNIVE. AEDB Notícias ■ 3


P rêmio Antonio Esteves

No próximo dia 27 de abril, a partir das 19h, no Auditório Maria Joaquina Esteves, acontece a sessão solene da 23ª edição do Prêmio Professor Antonio Esteves, referente ao ano letivo de 2014, com a entrega da premiação aos alunos primeiros classificados de cada ano dos cursos de graduação, em função de seus coeficientes de rendimento. Promovida anualmente pela AEDB, para ressaltar o mérito intelectual e a dedicação às atividades acadêmicas de seus universitários, a solenidade contará com a presença da Presidência e da Direção das Faculdades Dom Bosco, além dos Coordenadores dos cursos de graduação, professores convidados, familiares e amigos dos alunos premiados.

Primeiro lugar de cada curso Na impossibilidade de publicar a relação completa dos alunos premiados de todos os anos de cada curso, por falta de espaço, destacamos no quadro ao lado aqueles que obtiveram a maior média de seu curso.

A lista completa dos estudantes agraciados com o Prêmio Antonio Esteves pode ser acessada no site da AEDB: www.aedb.br/noticias

Atitude Legal 2015

Administração

Pamela Soares

2º ano

9,20

Economia

Rodrigo Oliveira

2º ano

9,10

Sistemas de Informação

Edmundo do Valle

4ª ano

9,17

Comunicação Social

Úrsula Kopke

3º ano

9,37

Ciências Contábeis

Caroline Borba

1º ano

9,43

Gestão Pública

Andresa Pinto

2ª ano

8,91

Gestão da Prod. Industrial

Luiz Carlos Pinto Junior

1º ano

8,96

Ana Paula Pinto

1º ano

9,10

Gestão de RH

Layane Gomes

1º ano

8,65

Pedagogia

Carollini Graciani

3º ano

9,87

Letras

Fernanda Areco

2º ano

9,63

Karen Toledo

2º ano

9,35

Rodrigo Marques

5º ano

9,18

Eng. Elétrica/ Eletrônica

Luiz Fernando Monteiro

2º ano

9,28

Eng. Civil

Marco Olavo da Costa

4º ano

9,17

Natan Guimarães

1º ano

7,91

Aline Verri

3º ano

8,78

Logística

Biologia Eng. de Produção

Eng. Mecânica Automação Industrial

AEDB recebe Prêmio da ACIAR

Alunos de Comunicação promovem trote solidário

Em 2015, os calouros das Faculdades Dom Bosco vão arrecadar e distribuir livros, com o intuito de incentivar à leitura. Esta é a proposta, neste ano, da campanha “Atitude Legal”, de cunho solidário, realizada anualmente pelos alunos do 4º ano de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda, envolvendo os alunos do 1º ano de todos os cursos de graduação. Os estudantes deverão arrecadar livros de literatura (infantil e para adulto) e também gibis, em bom estado de conservação. O período da campanha é de maio a agosto. Além da coleta de livros e revistas em quadrinho, serão realizadas, também, ações culturais de incentivo à leitura em diversos ambientes públicos. A turma que tiver a maior pontuação na arrecadação de livros e na realização das atividades propostas será eleita vencedora e receberá uma premiação simbólica, a ser definida pela Direção da AEDB. A campanha tem a coordenação dos professores Marcus Silva (coordenador do curso de Comunicação) e Cidinha Cunha, com o apoio do Prof. Carlos Augusto Menezes, responsável pela disciplina Responsabilidade Social Corporativa, dos cursos de Administração e de Gestão de Recursos Humanos. Segundo a Profª Cidinha, responsável pelo projeto, o objetivo do Atitude Legal, este ano, é “motivar para o hábito da leitura, incentivando todos, dos pequenos aos idosos, a compartilhar histórias”, conclui a professora. AEDB Notícias ■ 4

A Associação Educacional Dom Bosco foi escolhida como instituição Destaque Empresarial de 2014, no setor de Serviços, pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende – ACIAR. O prêmio tem por objetivo homenagear as empresas, empresários ou instituições que mais se destacaram no correr do ano, no setores produtivos de Resende - Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços – contribuindo para o desenvolvimento do município. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no mês de março, durante concorrido coquetel. O vereador Romero entregou aos Diretores da AEDB uma placa alusiva à premiação. Em sua vigésima edição, o prêmio Destaque Empresarial ACIAR já é uma tradição em Resende. A escolha dos premiados é feita através de eleição realizada entre os associados da ACIAR e representantes de outras entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, SEBRAE, Maçonaria, Prefeitura e clubes de serviço como o Rotary.

Profile for AEDB

Aedb Notícias • Abril 2015  

Aedb Notícias • Abril 2015  

Profile for aedb
Advertisement