Page 1

ABRIL 2014 Agrupamento de Escolas do Bonfim - Portalegre email: atividades@aeb.pt site agrupamento: aeb.pt Boletim online - http://issuu.com/aebonfim

Comemoração dos 40 anos do 25 de abril Para comemorar os quarenta anos passados sobre a Revolução dos Cravos, realizou-se, no dia 25 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Portalegre, a habitual sessão solene, este ano com a particularidade da participação das escolas do concelho.

Neste sentido, o professor António Pascoal e a animadora Sandra Miguel procederam à elaboração do guião de uma representação estética alusiva à revolução, tendo convidado as restantes escolas a associarem-se ao evento. O nosso agrupamento foi representado pelos alunos João Rolo, João Pinto, Joana Mariquito, Margarida Durão, Matilde Polido, Pedro Carrilho, Sofia Romão e Tomás Bonacho, que, sob orientação do professor Eduardo Dinis, procederam à leitura do poema Trova do vento que passa, de Manuel Alegre.

Concurso de leitura “Leitores Sonhadores” - Final Decorreu no dia 1 de abril, no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre, a final do concurso interconcelhio de leitura “Leitores Sonhadores”. Nesta final estiveram presentes os vencedores da 2.ª eliminatória, de todas as escolas participantes. O nosso agrupamento foi representado pelos alunos Maria Margarida Estorninho, Francisca Abreu, Helena Feiteira e Luís Miranda,

Destaques:

que leram primorosamente. De destacar a menção honrosa atribu-

 O final do 2.º período (pág. 3)

ída à aluna Margarida Estorninho, do 3.º ano. Foi um dia de grandes emoções e uma verdadeira Festa da Leitura, com muitos livros e magníficas leituras! Parabéns a todos

 Masterclass em Física das partículas 2014 (pág. 4)  Primeiro Encontro com Adultos Surdos licenciados (pág.5)

 Atividades do Clube 14-18 (pág. 9)

os alunos!

Bibliotecas escolares

 Aprender Brincando no Bonfim, “Férias na Escola” (pág. 11)


Na Mouzinho da Silveira Os 40 anos do 25 de abril foram assinalados com diversas atividades: Painel com réplicas da imprensa de abril de 1974

Cravos de papel feitos por alunos do 8.º ano;

Visita de estudo a Castelo de Vide: Sinagoga e

Exposição sobre o tema: "Resistir, Lutar, tal-

Monumento de Salgueiro Maia (24 de abril)

vez Sonhar...", com trabalhos de alunos do 8.ºA e

Bibliotecas escolares

Concurso de Espantalhos da Horta Pedagógica Os alunos da escola da Praceta participaram no concurso “ Espantalhos da Horta Pedagógica”, lançado pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde. Para a elaboração do mesmo, contaram com a ajuda da professora de ALE, Helena Ventura. O resultado final foi este!


O final do 2.º período Para celebrar o final do 2.º período, os alunos e a professora da turma do 1.º ano A da Praceta, em conjunto com as professoras do Ensino Especial e três alunos da turma do 2.º A, confecionaram, nos dias 2 e 3 de abril, deliciosas broas na cozinha da Escola Cristóvão Falcão. Como podemos ver pelas fotos, foram momentos divertidos…

À procura dos ovos da Páscoa Como já vem sendo tradição, no último dia letivo antes da interrupção da Páscoa, as crianças dos Jardins de Infância da Corredoura e da Praceta encontraram-se para, em conjunto, fazer jogos e procurar ovos de chocolate no Jardim do Tarro.

Este ano, foi no dia 8 de abril, sem chuva e com muita energia para gastar nos 14 jogos divertidos organizados e dinamizados por educadoras, estagiárias, animadores e assistentes operacionais. Foi uma bela manhã, que terminou com o saborear dos desejados ovo sde chocolate. E nem faltou um coelho a escondê-los!


Masterclass em Física das Partículas 2014

“Com as mãos nas partículas” Realizaram-se as Masterclasses Internacionais em Física das Partículas 2014, para Estudantes do Ensino Secundário, promovidas pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em colaboração com o lIP (Laboratório de Instrumentação e Partículas) e com as universidades portuguesas.

Trata-se de atividades que envolvem diferentes tipos de ações, que decorrem durante um dia, em diferentes universidades, a nível mundial: palestras, conversas com cientistas, utilização de software de simulação (utilização do método científico), partilha de resultados a nível local e internacional, culminando com uma videoconferência internacional, coordenada por investigadores do CERN. Participaram nestas atividades alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos.

Os alunos de 10.º e 12.º ano participaram, no dia 22 de março, nas actividades na universidade de Évora, e os de 11.º ano, no dia 29 de março, estiveram presentes no IST (Instituto Superior Técnico), em Lisboa. Estas atividades têm como objetivos primordiais familiarizar e motivar os alunos para esta área da física (a física das partículas – partículas subatómicas), e demonstrar a importância para a sociedade das descobertas e do trabalho desenvolvido pelo CERN. De entre os objetivos propostos, destacam-se os seguintes: · Consolidar conhecimentos no âmbito do programa de Física e Química A; · Promover situações de aprendizagem fora da sala de aula; · Demonstrar a importância da Física das Partículas no contexto da inter-relação Ciência, Tecnologia e Sociedade; · Promover a participação em encontros e debates científicos e o convívio com cientistas; · Promover o desenvolvimento da cultura científica; O Grupo disciplinar de Física e Química


Primeiro Encontro com Adultos Surdos licenciados No dia 23 de abril comemorou-se em Portugalo Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda. No dia 24 de Abril, a Educação Bilingue de Alunos Surdos do Agrupamento organizou o Primeiro Encontro com Adultos Surdos licenciados. Foram convidados o Engenheiro de Reabilitação da PT, David Fonseca, surdo profundo, e Carolina Canais, primeira surdo-cega a ingressar no ensino superior em Portugal. Contaram-nos a sua história de vida, as dificuldades que sentiram e o David falou-nos igualmente do seu trabalho na PT. O Encontro requereu tradução em LGP para todos os surdos, tradução em LGP específica para a surdo-cega poder perceber o que estava a acontecer e tradução em voz para os ouvintes presentes. Estiveram presentes alguns professores do agrupamento e também professores, intérpretes e alunos da Equipa de Educação Bilingue da Escola de Santiago Maior de Beja.

Para os alunos o momento-chave foi substituírem o intérprete para a surda-cega. Todos quiseram aproximar-se da Carolina, falar com ela e traduzir para ela! O final do encontro terminou com um momento de convívio em que todos comeram uns kit-kat. Os nossos convidados foram também presenteados com rebuçados de ovos típicos de Portalegre.

Higiene das mãos Nos dias 1 e 2 de abril, os alunos dos 1.º e 2.º anos da EB1 Corredoura receberam a visita da enfermeira Lina, do Hospital de Portalegre, que os alertou para a importância de lavarmos as mãos no nosso dia a dia.

Os alunos puderam ouvir uma história, aprenderam a lavar corretamente as mãos e ainda observaram as suas mãos numa máquina, comprovando se já sabiam ou não lavar as mesmas. Todos gostaram desta atividade.


OFERTA

FORMATIVA

2014/2015

CURSO DE

CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Administração * Contabilidade * Economia * Finanças * Gestão * Marketing * Recursos Humanos * Secretariado * …

CURSO DE

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS O Curso de Ciências e Tecnologias tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia, e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Agronomia * Análises clínicas * Arquitetura * Biologia * Dietética * Enfermagem * Engenharias * Farmácia * Fisioterapia * Medicinas * Nutrição * Psicologia * Radiologia *….

CURSO DE

LÍNGUAS E HUMANIDADES O Curso de Línguas e Humanidades reveste-se de um conjunto de saberes que permite o estabelecimento de relações entre o passado e o presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade, possibilitando adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que permitam fundamentar opiniões intervir na solução de problemas da comunidade.

Arqueologia * Ciências da Educação * Direito * Filosofia * História * Jornalismo * Línguas * Psicologia * Sociologia * …


CURSO PROFISSIONAL

DESENHO DIGITAL 3D

Desenho de comunicação, representação e visualização tridimensional, criação de conteúdos interativos, edição de vídeo e áudio, animação e desenvolvimento de projetos 3D.

Computação gráfica, simulação 3D, “game design”, edição e pós produção vídeo, nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, televisão, cinema e publicidade.

CURSO PROFISSIONAL

DESIGN GRÁFICO

O Técnico de Design Gráfico é o profissional qualificado apto a conceber e maquetizar objetos gráficos bi e tridimensionais utilizando meios eletrónicos e manuais, bem como preparar a arte final para a impressão e acompanhar os processos de pré-impressão e impressão. O Técnico de Design Gráfico pode desenvolver a sua atividade profissional em empresas de design e publicidade, nos departamentos gráficos de empresas e de órgãos de comunicação social escrita, bem como em gráficas.


Clube de Leitura

Portugal É Mar No âmbito da Proposta de Limite da Platafor-

Nos passados dias 1 e 3 de abril, os nossos pequenos contadores de histórias dos 7.º A e B (clube de leitura - Go Give Books) visitaram os lares da terceira idade da Penha e da Misericórdia, onde interagiram com os idosos, contando histórias, recolhendo receitas e enriquecendo os seus conhecimentos sobre o passado a partir de objetos antigos que fizeram parte da história de

ma Continental apresentada nas Nações Unidas em 2009, no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, foi criado um mapa com o objetivo de divulgar a nova dimensão do terri-

vida dos idosos.

tório português ao público escolar. Foi intenção dos organismos que o criaram (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e Oceanário de Lisboa, em articulação com a ANQEP, a DGE, a DGEstE e a DGPM) assinalar a afixação dos mapas nas salas de aula das escolas do país, através da realização de uma cerimónia oficial. O dia escolhido foi o dia 2 de abril, pelas 11h. Foram extraordinários, os nossos alunos, no seu empenho e na maneira como se envolveram em todas as atividades. O projetos das bibliotecas escolares “Leituras Solidárias” no qual se insere este trabalho, levará os nossos meninos a outras paragens.

A presidir esse evento, em representação da Delegada Regional da Região Alentejo-DGEstE, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, escola escolhida no distrito para o efeito, esteve o Dr. Luís Socorro. Apresentou-se aos alunos de uma turma do 10.º ano e sensibilizou-os para o cuidado a ter com Estamos todos muito entusiasmados! Professoras responsáveis: Joaquina Caeiro e Marcolina Guerra

esse recurso tão importante para o nosso país e para os portugueses, não só por aquilo que já conseguimos com e através dele, como pela potencialidade que tem na nossa projeção mundial. Com a intervenção do Dr. Luís Socorro, os alunos consolidaram a consciência sobre a dimensão de Portugal e do seu território, que tem 40 vezes mais mar do que terra.


Clube de 14-18 RECITAL DE POESIA A cerimónia protocolar que se realiza anualmente no dia 9 de abril, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, contou este ano com a presença de alunos e professores das várias escolas da cidade. O nosso agrupamento fez-se representar por um grupo de alunos do 11.º ano que, apesar de estarem em interrupção letiva, se dispuseram a participar. Para além de um pequeno (mas sentido) discurso inicial, apresentaram um recital de poesia intitulado IMENSAMENTE, alusivo ao tema. Parabéns aos nossos alunos. Foram brilhantes.

DIÁLOGOS COM O PASSADO

EXPOSIÇÃO

No passado dia 24 de abril, a Escola Mouzinho da

Está patente ao púbico, no átrio da Biblioteca Muni-

Silveira contou com a presença do Capitão Antero Tei-

cipal, até ao fim do mês de maio, uma exposição com

xeira, que falou com alunos da nossa escola e da escola

trabalhos realizados pelas escolas da cidade sobre a

de São Lourenço sobre a guerra do passado e do pre-

Grande Guerra. O nosso agrupamento apresenta um

sente, fazendo um paralelo entre a Grande Guerra e a

painel que reporta à participação portuguesa na guerra

guerra tal como acontece hoje. Para além da informação

e um conjunto de réplicas de documentos da época que

que lhes foi transmitida, os alunos puderam ver o materi-

têm a ver com a participação da Grã-Bretanha. O painel

al que os elementos do nosso exército transportam con-

tem como base um texto dramático escrito e represen-

sigo diariamente para as zonas de conflito. O nosso mui-

tado em 1916, em Portalegre, para angariar fundos pa-

to obrigado ao Capitão Antero Teixeira, pela sua dispo-

ra a Cruzada das Mulheres Portuguesas e que perten-

nibilidade e pelo extraordinário trabalho desenvolvido

ce ao espólio da Escola Mouzinho da Silveira. A conce-

com os alunos. Foi inexcedível! Parabéns aos alunos

ção e elaboração do painel foi da autoria dos alunos do

das duas escolas pela forma como interagiram no decor-

Curso Profissional de Design Gráfico. Não deixem de

rer da atividade.

ver. Garantimos que vale a pena.


A GNR e a “Prevenção Rodoviária”/ A GNR e a “Proteção da Natureza” A Secção de Programas Especiais do Destaca-

O júri nomeado para o efeito avaliou e selecionou

mento da GNR de Portalegre, com o apoio da Câmara

os trabalhos vencedores que passaram à 2.ª fase,

Municipal de Portalegre, promoveu uma atividade de-

apresentou os resultados a todos os intervenientes e

signada “A GNR e a Prevenção Rodoviária”/ “A GNR

entregou os diplomas de participação.

e a Proteção da Natureza”, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a circulação em segurança e para o respeito pela natureza, lançando um desafio aos professores e alunos das escolas de 1.º ciclo da sua área de intervenção para participarem, através da elaboração de trabalhos criativos sobre os temas apresentados e de uma prova de orientação. Participaram as escolas de Alagoa, Carreiras e Fortios.

A fim de concluir a 1.ª fase desta atividade, no dia 2 de abril os alunos e docentes das referidas escolas

Dado o entusiasmo dos alunos no decorrer des-

deslocaram-se à Escola Secundária Mouzinho da Sil-

tas atividades e o envolvimento de todos os interveni-

veira para realizarem a prova de orientação e aprecia-

entes, considera-se que foi bastante interessante,

rem a exposição com todos os trabalhos elaborados.

quer sob a perspetiva da promoção das aprendizagens, quer do convívio e da partilha.


Aprender Brincando no Bonfim “Férias na Escola” O projeto “Aprender Brincando no Bonfim - Férias na Escola” tinha como principais objetivos fazer com que os pais conseguissem perceber o quão importante é, para o desenvolvimento das crianças, haver atividades bem projetadas, mesmo que sejam de tempos livres, e que os seus filhos tivessem umas férias repletas de várias dinâmicas com que poderiam ocupar os seus tempos livres, fugindo dos “instrumentos” habituais. Conseguimos assim também verificar a importância da animação sociocultural e socioeducativa no meio escolar, tendo-se comprovado que no sistema educativo atual é possível a coexistência da educação formal, não formal e informal. Com o desenvolvimento da atividade todos os obejtivos foram atingidos, pelo que podemos afirmar que o balanço do projeto é positivo. Tanto os pais como as crianças ficaram muito satisfeitos com a iniciativa. Durante o processo de inscrições e no decorrer das atividades também se conseguiu ter um feedback dos pais dos participantes, de alguns professores que lecionam no agrupamento e da população em geral, o que permitiu perceber que tanto o agrupamento como os pais dos participantes se mostram interessados na continuidade do projeto nas férias do verão. É de salientar que algumas opiniões também foram anotadas para que posteriormente se melhorem alguns aspetos, quando possível. De forma a fazer uma avaliação mais pormenorizada, foi solicitado aos pais um pequeno texto de reflexão sobre a atividade, tendo-lhes sido solicitado que deixassem algumas sugestões de forma a podermos melhorar. Para finalizar, foi muito gratificante conseguir mostrar a importância da animação sociocultural e socioeducativa no meio escolar.


Aprender Brincando no Bonfim Férias na Escola Trabalhos manuais e muita concentração!

Alguns jogos didáticos para descontrair e descobrir …

E não faltou a ginástica rítmica, para descarregar energias ...

No final, o merecido descanso!

E pode ser que no verão haja mais!


Visita de estudo ao Goethe Institut e à Escola Alemã em Lisboa No passado dia 22 de abril, a turma B do 10º ano de Iniciação de Alemão, juntamente com os formandos do Curso Livre de Alemão, da Escola Secundária Mouzinho da Silveira do Agrupamento de Escolas do Bonfim, acompanhados pelas professoras Elsa Garcia e Adélia Magrinho, realizaram uma visita de estudo ao Goethe Institut e à Escola Alemã, em Lisboa. Durante a visita ao Goethe, os alunos / formandos foram brindados com várias atividades lúdicas relacionadas com a aprendizagem da língua. Estas atividades foram dinamizadas por professores do Goethe Institut, nomeadamente o dr. Marc Weber Paulino e a dra. Susanne Eichenhofer, ambos do Departamento Pedagógico do Instituto. As atividades permitiram aos alunos / formandos desenvolver as suas capacidades de expressão e compreensão oral da língua alemã. O almoço, na Escola Alemã, proporcionou momentos de convívio entre professores e alunos / formandos das duas escolas. Seguiu-se uma visita guiada pelo 2º subdiretor, dr. José Valentim, bem como uma palestra sobre o sistema escolar alemão e o modo de funcionamento da Escola Alemã em Lisboa.

De regresso a Portalegre, tanto alunos como formandos salientaram a importância desta visita fora do contexto de sala de aula para o seu enriquecimento na aprendizagem da língua alemã.


boletiminformativo abr.2014  

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM - PORTALEGRE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you