Issuu on Google+

BOLETIM DE DISTRIBUIÇÃO INTERNA - Nº 107

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE ACAMPAMENTOS JANEIRO DE 2011

NESTE INFORMATIVO

PALAVRA DO DIRETOR ESDRAS KREBSKY

PALAVRA DO DIRETOR

1

A VOZ

1

PASTORAL CARTA AO

1

LEITOR COISAS PARA TENTAR

2

ACONTECEU OU VAI ACONTECER...

2

A CONVENÇÃO PASSOU, O CONTEÚDO FICOU!

3

QUEM COME BEM, FALA BEM!

3

AGENDA

3

PORQUE O ACAMPAMENTO É ALGO IMPRESCINDÍVEL NESTE VERÃO

4

ESPAÇO AEA

4

A VOZ PASTORAL

(DIRETOR EXECUTIVO NACIONAL)

Lembro de ler num destes adesivos de carro algo do tipo “É velho, mas é meu” (ou já está pago). Isto me leva a pensar por que tal pessoa quer que todos saibam que ele tem orgulho de ser dono de um “pois é”. Penso que tem tudo a ver com uma conquista pessoal, que nada tem a ver com a opinião e padrões alheios. Esta é a forma como vejo muitas vezes o ministério de acampamentos. Apesar da grande maioria de nossos acampamentos nacionais necessitarem de uma boa reforma e melhorias em suas infraestruturas, sinto um grande orgulho ao ouvir das transformações de vidas que aconteceram nos retiros e nas temporadas de férias. Não é à toa que a Bíblia nos ensina

que é através de coisas frágeis e desconsideradas pelo mundo que grandes resultados são alcançados – não por mérito da pessoa ou local, mas pela graça e ação divinas. Precisamos nos lembrar que a obra é de Deus, e os resultados que alcançamos são frutos não de nosso esforço, mas sim da ação do Espírito Santo. Quero encorajá-lo a abraçar e louvar a Deus pelo ministério de seu acampamento neste início de ano. Faça isto com a certeza de que Deus tem coisas maravilhosas e excelentes a realizar na vida das pessoas que por ali passarão em 2011. Pode parecer um “pois é” aos olhos do mundo, mas não aos olhos de Deus.

Carta ao Leitor

Um novo ano está a nossa frente, com seus desafios, acontecimentos esperados e inesperados. A equipe da AEA deseja a você, leitor, um ano abençoado, de dependência de Deus e de impacto positivo neste mundo. Queremos continuar a incentivá-lo a manter a chama pelo ministério de acampamentos acesa e a passá-la adiante, contagiando outros. Assim, uma pequena chama se transformará verdadeiramente numa “Fogueira” a impactar vidas para Jesus. A todos que estão realizando retiros e acampamentos ou sediando eventos neste verão, e a todos que irão participar de acampamentos e retiros, nosso desejo e oração é que tenham um tempo muito proveitoso e rico da manifestação de Deus. Até a próxima. Você também pode ler este informativo em www.issuu/aeasul.

Próxima Convenção Nacional: 26 a 29/maio/2011, no Acampamento JV, em Arujá - SP.

Tema: “Pré-Pago. Investindo Hoje, Para um Amanhã Melhor”. Preletor Internacional Convidado: Jodie Langemann - Acampamento Medeba/Canadá Inscrições abertas! Preços promocionais para quem se inscrever o quanto antes; aproveite!

“HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DE NOSSAS VIDAS”

Quando li esta frase, ela causou um grande impacto sobre mim. Tenho até falado, brincando, que não está na Bíblia, mas deveria estar. O apóstolo Paulo expressou a mesma verdade quando disse: "Esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está à minha frente" (Fl 3:13). Portanto...

Cada novo ano é uma nova realidade, porém, mais do que isto, cada novo dia é a "virada" entre o que ficou para trás e "todo o resto de sua vida" que está à frente. Portanto, não viva preso ao passado. Não lamente o tempo passado. Não chore as oportunidades perdidas. Não fique pensando nas cousas que deveriam ter sido e não foram. A sua vida é de hoje para frente. É daqui para frente. Hoje, exatamente hoje, "é o primeiro dia do resto de sua vida". E, a partir de hoje, Deus quer começar a fazer algo novo na sua vida. O "resto" de sua vida você não sabe quanto será. Mas, o Senhor sabe. Ele quer fazer o "resto de sua vida" vitorioso e bonito. Levante a cabeça. Olhe para frente. Diga: "Hoje é o primeiro dia do resto de minha vida" e a minha vida será uma vida abençoada e vitoriosa. Hoje coloco a minha vida de forma renovada nas mãos do Senhor. "Hoje é o primeiro dia do resto de minha vida".

Pr. Fred Bornschein - Curitiba/PR


Página 2

COISAS PARA TENTAR... ENTENDA O QUE QUISER E PUDER! Objetivo do Jogo: comunicação; trabalhar em grupo exercendo diferentes papéis. Tamanho do Grupo: 6-20 Tempo de atividade: 15-40 minutos Materiais: venda de olhos, cones ou cordas para determinar o trajeto a ser seguido e objetos espalhados pela área da atividade. Descrição: solicite dois voluntários para iniciarem a atividade, um que será o cego e o outro que ficará de costas para o campo do jogo. Os membros restantes formam um grupo de comunicadores que não podem falar. Este grupo receberá do líder do grupo

três tarefas a serem realizadas pelo participante cego enquanto este se move pelo campo de jogo, como por exemplo, apanhar um dos objetos espalhados pelo chão, carregá-lo consigo até determinado ponto e depositá-lo sobre uma cadeira colocada ao longo do trajeto. Eles deverão então encontrar uma forma de explicar ao participante de costas para o campo o que o cego deverá fazer, sem falar. O participante de costas deverá comunicar as tarefas a serem realizadas para o cego verbalmente, sem ver a área de atividade. Quando uma rodada é concluída, troque os papéis entre o grupo. Você pode continuar esta atividade dentro do tempo previsto, ou até que cada membro do grupo tenha participado em duas das três funções.

Processando a atividade: •

O que você gostou nesta atividade?

O que foi mais desafiador?

Quais os componentes de comunicação foram importantes para o sucesso do grupo?

O que foi mais difícil em relação à comunicação?

O que aprendemos sobre o nosso grupo a partir desta atividade?

O que poderíamos continuar a melhorar na comunicação de nossa equipe?

Fonte: Grace Adventures—Michigan/USA

Carta do Leitor Lembram desta foto? Ela apareceu na edição anterior do “A Fogueira” e foi tirada durante a visita a acampamentos realizada pelo Esdras Krebsky e Paulo Souza no mês de novembro, no Rio de Janeiro. Esta foto suscitou memórias em um dos nossos leitores, que nos enviou o seguinte relato: “Através da leitura do informativo, fui remetido ao tempo quando estive no Acampamento de Líderes da Igreja Quadrangular de São Paulo, no período da Páscoa do ano de 1977, no glorioso Sítio do Sossego, na região dos lagos, no Rio! Na ocasião, nos reunimos junto com a Igreja Batista Maranata, do bairro do Botafogo, Rio, em Treinamento de Líderes! Não sei se ainda hoje existe aquele chalé no alto do morro; tínhamos de subir VÁRIOS degraus para chegar até ele! Segue uma foto recuperada. Boas lembranças que a AEA me proporciona! Fiquem na PAZ!” Jose Roberto Bertagnoli (ECAL- Catedral da Nações de Taboão da Serra / SP. )

ACONTECEU OU VAI ACONTECER... Entre os dias 27 a 30 de dezembro de 2010 aconteceu o Treinamento de Equipe no Acampamento Palavra da Vida – Norte, em Benevides, Pará. Esdras Krebsky e Paulo Souza tiveram um tempo muito gostoso com a equipe do PV e outros participantes, que terminaram o encontro motivados e empolgados com os resultados alcançados. Veja o que alguns participantes declararam: “O treinamento ministrado foi de grande importância para a fundamentação sólida da equipe frente às mais diversas situações que podem ocorrer na temporada. Acredito que a AEA possui uma grande responsabilidade em capacitar pessoas para este ministério, tendo em vista uma ferramenta tão grandiosa, que alcança os corações para Cristo de uma forma maravilhosa e única”. “Deus os usa para transformar o nano conhecimento que pensamos que temos em algo extraordinário para nossa vida, tanto internamente (acampamento) como vida fora (sociedade). Valeu mesmo!

“O treinamento foi muito importante para mim, pois esclareceu muitas dúvidas sobre como agir em certas situações em relação aos acampantes e também em alguns imprevistos que podem ocorrer na programação dos acampamentos.” “Agradeço muito a Deus pela oportunidade de estar nesse treinamento, Deus realmente me mostrou como as atitudes de um equipante interferem no andamento do acampamento e principalmente na reação dos acampantes. Tenho certeza de que me sinto mais segura em tomar certas atitudes e mais atenta a evitar outras.”


Página 3

A CONVENÇÃO PASSOU, O CONTEÚDO FICOU! Abuso sexual: mais devastador para o Ministério ou para a Vítima? Esdras Krebsky “O teste da moralidade de uma sociedade é o que faz em prol de suas crianças” (Dietrich Bonhoeffer). Apesar do assunto “abuso sexual” provocar tanta repulsa, é preciso que o abordemos, mesmo porque nossos eventos lidam com crianças, adolescentes e jovens, público alvo daqueles que agem insanamente. Por isso, seguem algumas informações. O abuso não acontece de uma hora para outra; há todo um processo bem elaborado: criar confiança; buscar oportunidade; encontrar um momento de acesso privativo à vítima. O abuso sexual leva apenas alguns segundos ou minutos; inclui o aspecto verbal, visual e não apenas o físico e deixa mensagens confusas na mente da vítima. O perfil do molestador não parece diferenciá-lo dos demais membros da sociedade. Já o perfil da vítima em potencial inclui as seguintes generalizações: criança naturalmente submissa, tímida; fisicamente ou emocionalmente isolada; com forte necessidade por afeição, atenção e aprovação; que não tenha recebido instruções de segurança pessoal. Não é verdade que a maioria das vítimas de abuso sexual se torna molestadora automaticamente. Uma pesquisa descobriu uma diferença essencial entre molestadores que foram abusados e vítimas que nunca praticaram nenhum abuso: não-molestadores contaram sobre o abuso sofrido, foram levados a sério, receberam apoio de pessoas significativas em suas vidas e passaram por aconselhamento profissional.

Uma Estratégia Precisamos estar alertas e preparados para auxiliar na prevenção de situações de abuso, traçar planos de reação quando o abuso acontecer, até mesmo saber como lidar com confissões de acampantes e equipantes sobre abusos sofridos em suas comunidades. Estabelecendo um plano de prevenção: O primeiro passo é acreditar que o abuso existe e, infelizmente, a comunidade cristã não é imune a isso. Um segundo passo é educar sua equipe a entender o que é o abuso sexual e a observar sinais que apontem para um possível relacionamento abusivo. Um último passo seria a confecção de um Plano de Procedimentos de como o acampamento lidará com alegações de supostos abusos. A seguir algumas “Dicas de Prevenção” extraídas do site www.netgrace.org GRACE (Godly Response to Abuse in Christian Enviroment). 1. Evite que o molestador chegue à sua porta: faça uma análise cuidadosa dos candidatos à equipe e voluntários. 2. Evite situações que favoreçam o contato isolado entre um adulto e uma criança ou adolescente: o risco diminui quando o isolamento diminui. Promova o respeito à privacidade; estabeleça normas quanto ao vestuário que se considera adequado. 3. Crie um ambiente no qual as crianças se sintam seguras e eduque os pais e a equipe sobre o abuso sexual e perfil dos molestadores. 4. Fique de antenas ligadas (o que não significa julgar as pessoas) e seja persistente na oração. Esdras Krebsky é Diretor Executivo da AEA.

QUEM COME BEM, FALA BEM!

Receitas fáceis para o seu acampamento Salada das Domadoras Ingredientes: 1 kg de presunto 100g de uvas passas; 5 kg de batatas 5 kg de peito de frango desfiado 4 cebolas raladas 8 maçãs verdes Cheiro verde, sal, pimenta e azeite a gosto. Modo de Fazer Rale as batatas cruas na parte grossa o ralo. Jogue na água fervendo, deixe levantar fervura e reserve. Rale as maçãs e corte o presunto em tiras. Misture todos os ingredientes em uma vasilha e tempere a gosto. Rendimento: 50 pessoas. Extraído de “Receitas Fáceis para o seu Acampamento” da AEA.

AGENDA • 12 a 16/01/2011: Curso de Verão. Acampamento Palavra da Vida Sul • 18 a 28/01/2011: Curso sobre Acampamentos dentro do Treinamento de Líderes da MPC Acampamento MPC, Belo Horizonte/MG • 17 a 19/01/2011: Conferência Nacional da CCI/Inglaterra • 20 a 23/01/2011: Conferência Nacional da CCI/Espanha • 30/01 a 03/02/2011: Conferência Nacional da CCI/Russia • 27/01 a 13/02/2011: IFI (Instituto de Formación de Instructores) - CCI America Latina, Córdoba/Argentina • 26/02 a 31/07/2011: Curso FEAC (Formação de Executivos para Acampamentos) Acampamento Victória, Três Ranchos/GO, com apoio da AEA. Maiores informações no site: www.victoria.org.br


Página 4

PORQUE O ACAMPAMENTO É ALGO IMPRESCINDÍVEL NESTE VERÃO. O verão se enche rapidamente de atividades para os jovens e talvez você se pergunte se programar um acampamento vale a pena. Antes de riscar esta opção de sua lista de possibilidades, pense no que pode acontecer no ambiente sem paralelo de um acampamento. • Comunhão genuína: o acampamento contrasta com aquilo que é familiar. Jovens deixam para trás os rótulos, as expectativas dos outros e as rotinas. Eles entram numa comunidade temporária em que o objetivo é apresentar Cristo e estimular, alimentar os cristãos. • Ministério à pessoa integral: outros eventos são geralmente limitados ao espiritual ou emocional. As atividades no acampamento ensinam os jovens a tratar os outros com justiça, construir amizades, se adaptar a novas situações, crescer espiritualmente e brincar. • Aprofundamento dos relacionamentos: nas 24 horas diárias do acampamento, os líderes tornam-se exemplos vivos de como viver um relacionamento com Cristo. Brincar, adorar, e aprender uns com os outros cria laços que transformam a experiência em caráter.

apresentem conceitos espirituais. Os dias no acampamento se transformarão em lembranças vibrantes dos momentos divertidos e das verdades transformadoras.

• selecione um local com base em seus objetivos. Leia o contrato de locação do acampamento e discuta o cardápio com a pessoa responsável.

• Desenvolvimento de Liderança: acampamentos são ambientes ideais para o crescimento. Adolescentes desenvolvem habilidades de liderança quando têm oportunidades de serem bem sucedidos ou de errarem nas decisões e de assumirem responsabilidades.

• crie alternativas para levantamento de fundos. Assim você poderá oferecer bolsas para participantes. Planeje o que irá fazer em caso de cancelamentos. Se estiver trazendo um palestrante de fora, tenha por escrito o que ficou combinado sobre os honorários, despesas de viagem e acomodações.

Um acampamento bem sucedido que irá enriquecer e mudar a vida de seus jovens requer tempo gasto num planejamento cuidadoso e em oração. Use o seguinte checklist como um guia, ao se preparar para o seu evento:

• depois do acampamento, utilize um questionário para obter o feedback dos participantes, e agradeça os seus líderes. Dê acompanhamento imediato às decisões espirituais tomadas no acampamento.

• anote os objetivos gerais e específicos para o acampamento e comunique-os a todos os envolvidos. Certifique-se de que os eventos pricipais e as atividades estão alinhadas com os seus objetivos.

Com um bom planejamento, os resultados de uma semana no acampamento serão muito recompensadores. Certifique-se de que o acampamento está em sua lista de coisas a fazer neste verão.

• faça crescer o entusiasmo entre os participantes em potencial, explicando seus objetivos e as atividades. Proporcione uma orientação para os líderes e dê a eles uma descrição de trabalho, explicando o comprometimento que terão que ter.

• Compromissos e memórias: os programas do acampamento são envolventes. Os tempos de estudo bíblico abrem portas para que os líderes

Visite nosso site! , 00 R$ 25

Confira outros produtos e serviços!

Embora escrito como uma introdução à profissão, Gerenciamento Básico de Acampamentos trata de cada uma das quatorze áreas essenciais de estudo que um(a) diretor(a) de acampamentos ou administrador(a) precisa. Este recurso material lançado com o selo da AEA é um livro mui respeitado e abrangente. Você encontrará respostas a perguntas críticas sobre o gerenciamento eficaz e eficiente de seu acampamento. COM PREÇO PROMOCIONAL! Monitor de Acampamento é um livro para ser estudado e bem aproveitado para treinar as equipes de acampamentos tanto evangélicos como seculares. Por seu nível acadêmico, esta obra pode ainda ser utilizada com sucesso como material bibliográfico, de pesquisa e consulta para os que cursam faculdades de turismo, hotelaria e educação física. COM PREÇO PROMOCIONAL!

Por John Pearson e Williams Bud CampSight - Web site da Christian Camp and Conference Association, USA . 2010 www.campsight.org

DIRETORIA Presidente: André Gomes Lima (Acampamento Jovens da Verdade - SP) Vice-Presidente: Scott Douglas Buhler (Acampamento Quest-SC) Secretária: Lizânia Santana Barros (Acampamento AICEB-DF) Tesoureiro: Narcizo Lourenço de Souza (Acampamento Belo Amanhecer-GO) Vogais: Daniel José da Silva (SuperAção-SP) Rodrigo Franklin de Assis Brito (Uberlândia-MG) Marco Vinício (Acampamento JV-SP)

www.cci.org.br

Diretor Executivo: Esdras Oliveira Krebsky (AEA/LAM)

Veja como pagar:

Equipe de Obreiros: Alan e Ézia Mullins (AEA/LAM) Karen Krebsky (AEA/LAM) Adilson e Gladys Schneider (AEA) Paulinho e Bea Souza (AEA Sul)

ou transferência bancária:

Expediente do “ A Fogueira”: Bea Souza / AEA Sul Revisão: Gladys Schneider (AEA) Contato: aeasul@cci.org.br


A Fogueira