Page 6

6

Jornal da ADUFF

Dezmbro/2017 • www.aduff.org.br

Festa dos professores Luiz Fernando Nabuco

“Passe livre não é esmola, o filho do empresário vai de carro para a escola”

Luiz Fernando Nabuco

Notas da Aduff

Ato no Centro do Rio, com participação do Coluni-UFF

Foi o que cantaram estudantes secundaristas das escolas federais do Rio, em ato na tarde do dia 6 de dezembro contra a decisão do governo Pezão de suspender o repasse de recursos para o passe livre estudantil dos alunos da rede federal a partir de 1º de janeiro de 2018. A resolução atinge cerca de 27 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio, muitos totalmente dependentes do Riocard.

Protesto A Festa da Aduff em referência ao Dia dos Professores em Rio das Ostras ocorreu em 30 de novembro, mesmo dia da assembleia descentralizada na UFF na cidade e que foi realizada em conjunto com Macaé. Em Campos dos Goytacazes, a confraternização será no dia 14 de dezembro (mais detalhes em aduff@ aduff.org.br).

Os nove atores em cena no musical 'Dançando no Escuro' pararam de cantar e dançar impactantes segundos na adaptação do filme de Lars von Trier. Posicionavam-se contra o calote de R$ 25 milhões dado pela Prefeitura do Rio nos projetos contemplados no 'Programa de Fomento às Artes de 2016', editais culturais da Secretaria de Cultura. Após aplausos demorados, o elenco disse que as manifestações artísticas não podem ser censuradas e condenou a repressão policial contra os servidores do Rio.

Aduff enviará notícias via celular a associados A Aduff-SSind vai inaugurar, ainda em dezembro, mais um sistema de envio de notícias e comunicados aos docentes, através de mensagens por telefone celular pela rede social WhatsApp. Por meio de listas de transmissão, o docente receberá boletim semanal com informações de interesse da categoria, o que inclui comunicados de atividades e de ações jurídicas.

Aduff move ação por RSC para aposentados da EBTT A Assessoria Jurídica da Aduff-SSind ingressou com ação coletiva na Justiça Federal de Niterói pelo direito de docentes aposentados da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) serem avaliados pelo Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e, consequentemente, de recebimento pecuniário da Retribuição por Titulação – RT. A ação vale para os professores EBTT que se aposentaram antes de 1º de março de 2013 – data em que entrou em vigor a Lei nº 12.772/12, que a percepção de RT equivalente à Especialização, Mestrado e Doutorado, sem o referido título, considerando a experiência profissional, mas excluiu os aposentados e feriu a paridade. Para ingressar na ação, contatar a Secretaria da Aduff (aduff@aduff.org.br).

Sorteio aparelhos e-books Quem desejar receber o serviço de imediato, deve enviar solicitação à secretaria da Aduff (aduff@aduff.org.br). Promoção marcará o lançamento: no dia 21 de dezembro, na festa de fim de ano da Aduff, serão sorteados dez aparelhos para leitura de livros digitais (e-books) entre os professores que estiverem nas listas do serviço de notícias da Seção Sindical.

Edital Ciclo 100 anos da Revolução Russa

5 a 6 de abril de 2018

Luiz Fernando Nabuco

Samuel Tosta

Lançado pela Aduff-SSind em 24 de agosto, o edital para um ciclo de atividades, que já apoiou mais de dez eventos de docentes da UFF, aceitará inscrições até 19 de dezembro, para iniciativas a serem realizadas até o primeiro semestre de 2018.

Eventos 'Arte, Literatura e Política Cultural', na Aduff, e Simpósio em Campos

NA PROGRAMAÇÃO: 13 de dezembro Marxismo e Revolução de 1917 – Análises Críticas Debate a partir das 17h, na sede da Aduff, com três temáticas: “Notas críticas à compreensão de Lênin sobre Estado: Revisitando ‘O Estado e a Revolução”, por Paulo Henrique Furtado de Araú-

jo (Economia/UFF Niterói), que propõe a atividade; “As reflexões de J. Chasin sobre as sociedades pós-revolucionárias: a regência do capital coletivo/não-social”, por Vânia Noeli Ferreira de Assunção (Departamento Interdisciplinar/ UFF Rio das Ostras) e “Lênin e Trotsky e a burocratização soviética”, por Márcio Antônio Lauria de Moraes Monteiro (Doutorando em História Social-UFF).

A Revolução Russa e sua influência na América Latina O evento acontece no campus do Gragoatá, em Niterói, e terá debate com os docentes Rolando Álvarez (Usach); Carine Dalmás (UEMA); Eduardo Scheidt (UERJ) e Elisa Borges (UFF); e com a exibição dos filmes “A Batalha do Chile – O poder Popular” e “Soy Cuba”. Março de 2018 Ciclo Cinema & Revolução: de O Jovem Marx a Adeus, Lenin? Com exibição de filmes e debates, abordará o Centenário da Revolução de Outubro: os 150 anos da edição de O Capital, de Karl Marx: e os 70 anos da morte de Antonio Gramsci por caminhos não exclusivamente da teoria e da política.

ACONTECEU Mulheres cineastas Na mostra de cinco filmes e debates, ocorrida na Faculdade de Direito da UFF em novembro, a professora do curso de Cinema da UFF Marina Te-

desco apresentou a diversidade dessa cinematografia. Simpósio em Campos A atividade organizada pelos professores da UFF em Campos Matheus Thomaz (Serviço Social), Leonardo Leite (Economia) e Marcio Malta (Ciências Sociais) teve debates, oficinas, filmes e uma mostra inédita de quadrinhos de Henfil publicada no Jornal dos Esportes, em 1967. Política cultural e arte “Arte, Literatura e Política Cultural na Revolução Russa” foi o tema da atividade que aconteceu na sede da Aduff, dia 8 de novembro, como parte dos eventos que fazem uma reflexão sobre os 100 Anos da Revolução Russa. As Letras da Revolução Russa Realizado no dia 5 de dezembro, no Instituto de Letras da UFF/Niterói, a atividade contou com quatro debates: Revolução e História; Revolução e Literatura; Revolução e Mulheres; e Revolução e Linguística.

Profile for ADUFF - SSind

Jornal Aduff-SSind | dezembro 2017  

Jornal Aduff-SSind | dezembro 2017  

Profile for aduff
Advertisement