Page 1

Dicas para evangelizar Pr. Raul Agra

"E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Lucas, 10:2

www.grupovida.org.br


É o nascer do Espírito, que Jesus falou em João 3:6. O que primeiro nasce é o espírito; um espírito novo é dado ao pecador e ele passa a ser uma nova criatura. A mente, a alma, só depois é que passa a ser renovada pela Palavra de Deus. Anotações ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

A ARTE DO EVANGELISMO PESSOAL: 1 - Conceito: Evangelismo pessoal significa ganhar almas pessoalmente para Jesus Cristo. 2- O método de Jesus: Jesus sempre usava o evangelismo pessoal. Ele lançava mão de termos, como: pescar, semear, colher, algo que só podemos fazer pessoalmente, e mais do que isso, Ele ensinou aos seus discípulos, comissionando: A - Aos doze... Mc: 3:13-14 B - Aos setenta... Lc: 10:1 C - Todos os discípulos... Mc: 16:15. Embora Jesus falasse muito às multidões, Ele nunca deixou de falar para alguém, que se aproximasse dele, em particular. O Evangelho de João é o que mais destaca o evangelismo pessoal de Jesus. Por Exemplo: A - No capítulo 01 de João, Jesus levou André para a sua casa, e quando este saiu, O havia aceitado como seu Messias [Salvador]. b capítulo 03 de João, Jesus passa, parte de uma noite, revelando o plano de salvação a uma pessoa chamada de Nicodemos. C - No capítulo 04 de João, Jesus passa sua hora de almoço anunciando o evangelho a uma mulher samaritana. Jesus sabia que os samaritanos não iriam a Judéia, procurá-lo, para ouvir o evangelho. Ele precisava ir onde eles estavam. D - No capítulo 05 de João, Jesus pára junto ao tanque de Betesda, para dar atenção a um homem inválido. Seguindo a ordem de seu Mestre, os apóstolos e todos os crentes primitivos, não deixaram de usar o evangelismo pessoal; os resultados foram tremendos, vejamos: “Mas os que andavam dispersos, iam por toda parte, anunciando a Palavra. E, descendo Felipe a cidade de Samaria, pregava-lhe a Cristo. Atos: 8:4-5.” “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e de casa em casa.”


Atos: 20:20. “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de anunciar e de pregar Jesus, O Cristo.” Atos: 5:42 Assim, devemos aprender com o Senhor Jesus, os princípios do evangelismo pessoal, tais como:

J – Nunca fale palavras difíceis de entender. Fale como Jesus falava, ou seja: Á altura da cultura dos ouvintes. Jesus falava com linguagem compreensível, tais como: ovelhas, árvores, pesca peixe, vento, pão, leite, mel, etc... Se Jesus falava simples, e nós???

A - Ir até os pecadores. B - Interessar-se por eles onde eles estão. C - Despertar a curiosidade deles para o evangelho. D - Dar a Palavra certa no tempo oportuno. E - Não Julgar. Não criticar. Não ofender.

L - Sempre que possível, procure evangelizar com outra pessoa. Como por exemplo, os setenta discípulos que Jesus enviou: Dois a dois. Lc: 10:1 M - Enquanto um obreiro entrega um folheto ou prega a mensagem, o outro deve ficar em atitude de oração.

O Apóstolo Paulo disse: “Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos, Fiz-me tudo para com todos, para que, por todos os meios, chegar a salvar alguns". IC: 9:22. Portanto, observamos que a diferença entre os crentes da Igreja Primitiva e nós hoje em dia, era que eles obedeciam à ordem do Senhor Jesus... o IDE. Observamos que eles eram cheios da palavra de Deus, cheios do Espírito Santo, cheios de Santidade, cheios do Amor Ágape, cheios do Poder de Deus.

N - O ideal é idoso evangelizando idosos, adultos evangelizando adultos, meninos evangelizando meninos, meninas evangelizando meninas, e assim por diante. Tudo isto por causa da identidade pessoal recíproca entre os interessados. Por exemplo: Um jovem entende melhor outro jovem. Um médico entende melhor outro médico. Um hippie entende melhor outro hippie. Desde que o evangelizador esteja cheio da Palavra e de Unção.

3- Descobrindo o segredo do livro de Atos: O segredo para ganharmos almas para o Senhor Jesus, está na Bíblia. “Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós, o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da Terra.” Atos: 1:8 “E, tendo eles partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a Palavra por meio de sinais que se seguiam.” Mc: 16:20. Na realidade, nunca teremos uma Igreja conquistadora de almas, enquanto não tivermos crentes com o desejo de buscarem o poder de Deus, de estarem cheios do Espírito Santo, cheios da Graça capacitadora de Deus, transbordando em Unção de modo que todo jugo seja despedaçado e as pessoas livres, possam receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

O - Não fale nada sobre dinheiro arrecadado nas Igrejas. Diga só que dízimos e ofertas estão na Bíblia, e que entregá-los é dever do crente, mas o que fazem com eles é problema de quem recebe e que esta pessoa vai prestar conta a Deus, no futuro. P - Não fique insistindo com o pecador para ele aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador. Lembre-se: Não somos enviados para convencer, mas para anunciar o evangelho. É pregar, e não mudar o pecador. Isto é tarefa do Espírito Santo. Lembre-se que a Semente e o Semeador são os mesmos. O que muda é o tipo de solo. Existe solo estéril e solo fértil. Isto, você e eu não podemos mudar só Deus. A transformação do pecador em justo, só o Espírito Santo pode fazer. O novo nascimento sempre é na esfera do espírito e não na esfera intelectual. Na esfera espiritual quem manda é o Espírito Santo. É o nascer da água e do espírito.


6- Conduta do Missionário diante do pecador no campo:

4- Definição de evangelismo, em termos práticos.

A - Não criticar nenhuma religião ou pessoas públicas ou não.

A - Ganhar almas é uma pescaria espiritual. Depois que o Senhor Jesus havia miraculosamente ajudado seus discípulos numa pescaria no lago de Genezaré, declarou a um deles, chamado de Simão, ou seja, Pedro: “Não temas; doravante, serás pescador de homens.” Lc: 5:10. B - Ganhar almas é uma colheita. Jesus preveniu os seus discípulos: “Rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande trabalhadores para a Seara”. É o próprio Senhor que move o coração do crente, gerando nele, um intenso desejo de lançar-se na tarefa de ganhar almas. O crente deve obedecer a esse mover. Mt: 9:38. C - Ganhar almas é buscar o perdido. No capítulo 15 de Lucas, Jesus compara a alma perdida e o ganhador de almas a: 1 - Uma ovelha perdida e o seu pastor que a busca. 2 - Uma moeda perdida e a sua dona que a procura. 3 - Um filho pródigo e o seu pai que o espera.

B- Não apontar falhas na vida das pessoas, tais como: cigarro, bebidas, piercing, tatuagens, etc.... C - Não entrar no conflito familiar: pais x filhos, marido x mulher, irmão x irmão, vizinho x vizinho, etc... D - Não perder tempo discutindo política, futebol, economia, etc... E - Não se apresentar como se fosse o dono da verdade; Por exemplo: Querendo que o pecador ouça você ler a Bíblia de capa a capa. Que você sabe tudo e o pecador não sabe nada. Que você está certo e ele errado. O obreiro jamais deve dizer abertamente, que a religião dele está errada e a sua certa. Seja sempre humilde. Sempre é bom respeitar o próximo. F - Nunca, jamais pregue mensagem de condenação. Lembre-se: Jesus disse: Não vim condenar o mundo, vim salvá-lo. Não vim condenar o perdido, vim buscá-lo. A consciência do pecador já o acusa da condenação. Ele não precisa ouvir de mais condenação, e sim, ouvir sobre o remédio para livrá-lo da condenação, ou seja; ele precisa ouvir sobre as boas novas - A Salvação. G - Não toque em assunto de Igrejas, de Maria, dos santos, dos anjos, Bíblia de crente \católico, etc. Pregue Cristo, o crucificado. H - Tudo que você falar esteja pronto para mostrar na Bíblia Sagrada. Se você não sabe onde está na Bíblia o que você falou, será um desastre; por isso, tenha cuidado naquilo que vai falar com o pecador. Fale o que sabe mostrar na Bíblia. I – Seja humilde no vestir, no falar, nas atitudes, nas ações, no pensar e no comportar-se diante do pecador.

D - Ganhar almas é relacionar-se com o próximo. O obreiro que faz evangelismo pessoal, guiado pelo Espírito Santo, tem uma mensagem própria para cada pessoa com quem fala. O evangelismo pessoal se adapta às condições espirituais de qualquer pessoa. A Palavra é específica, quando ela é direcionada pelo Espírito Santo que está dentro do crente. A mensagem sempre é específica. As pessoas são diferentes umas das outras. No evangelismo de massa, a sêde de salvação pode ser despertada no descrente; por exemplo: numa reunião pública da qual ele participou e daí, ele procura uma pessoa, já crente, para ouvir mais sobre a Palavra de Deus e entregar a sua vida ao Senhor Jesus. É a Salvação a posteriori. Muitas vezes, você semeia, e a colheita vem muito tempo depois. A semente precisa ser: semeada, aguada, germinada, crescer e ser colhida. Isto leva tempo. Depende do tipo de solo [coração] em que foi semeada. A semente [Palavra] sempre é boa.


E - Como ganhar almas pessoalmente. 1- Oração. Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. O evangelista pessoal deve saber que não terá sucesso na conquista de almas, se não começar com a oração. À medida que você ouvir a voz do Espírito Santo e obedecer, Ele estará lhe guiando até a pessoa certa e estará também preparando o coração desta pessoa para receber a Palavra que você estará levando para ela. 2-Arrependimento \Avivamento. Para que haja avivamento, é necessário arrependimento, perdão de pecados, deixarem os pesos e sondar o coração, examinando-se a si mesmo. Hebreus: 12:1 Somente o crente cheio do Espírito Santo, poderá levar almas a Cristo com eficácia. Isto porque a nossa missão é pregar o evangelho e a parte de Deus é convencer o pecador. Nós não convencemos a ninguém; esta tarefa é do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem convence a pessoa; do Pecado, do Juízo e da Justiça. Jo: 16:8. Ninguém muda ninguém; isto é tarefa do Espírito Santo. É necessário que o Amor de Cristo nos governe. IICO: 5:14. É bom lembrar que Jesus: A - chorava pelas multidões. Lc: 19h41min-42 B - Jesus se afligia por elas. Lc: 22h44min C - Jesus ia ao encontro delas. Mc: 1:38-39 3- Preparação dos obreiros: 1 - O missionário deve ter conhecimento de: A - Por que evangelizamos.................................. Mc:16:15 B - Quando evangelizamos................................. IITm: 4:2 C - Onde evangelizamos...................................... Atos:20:20 D - O que evangelizamos..................................... Rm: 1:16. 4 - Características próprias do obreiro: A - Ser um obreiro de oração. B - Ter coragem e ânimo para a tarefa. C - Ter experiência pessoal, genuína e própria da salvação. D - Ter uma vida cristã, acima de qualquer suspeita.

5- Ferramentas peculiares ao missionário: A - A Bíblia Sagrada. B - Folhetos adequados para o ensino bíblico sobre a salvação. C - Novos Testamentos, - se possível, para ofertar. D – Lápis e papel para anotações. Observações Pessoais do obreiro: 1- A Bíblia do missionário deve estar em condições de uso. 2- Os folhetos devem ser de boa qualidade de impressão. Não devem estar: amassados, riscados, sujos ou molhados. 3- O missionário homem deve ter boa aparência. Barba feita, cabelos bem penteados, roupas adequadas, nem simples demais, nem luxuosas. Sempre dependendo do público a enfrentar. Dentes escovados sem mau hálito. Não mastigar chicletes na presença do pecador. Para o pecador, a aparência importa. Se possível, não ter tatuagens no corpo, em virtude da nossa cultura conservadora. Sempre que possível, os homens devem evitar calçar tênis para evangelizar. Devem usar calçados adequados para caminhadas a pé, sempre limpos e com meias. 4- A missionária mulher deve ter cabelo preso, roupas decentes sem transmitir indecência. É necessário que as roupas estejam limpas, sem estarem amassadas ou deformadas. O uso de sapatos adequados para caminhadas é recomendado 5- Cuidados ao entrar em contato com pecadores: Não entrar nas casas das pessoas com pés sujos, molhados. Não fiquem reparando os móveis, os objetos. Se for oferecido um café, água ou qualquer coisa para beber ou comer, aceite por educação doméstica ou colegial. Sempre diga bom dia, boa tarde, boa noite ao entrar na casa do pecador. Uma saudação agradável abre as portas do coração. Só se sente, se a pessoa da casa mandar você fazer isto. Fale somente o essencial; deixe o folheto, despeça-se com a atitude educada e sempre abençoando a família. Nunca fale na religião dos outros.

Dicas de Evangelismo  

Evangelizando para o Reino de Deus

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you