Page 1

Fábulas

Mitos, verdades e mentiras

Igreja da Redinha

Na Grécia Antiga, o simples pronunciar “mno esquerda” era constrangedor. Na Idade Média, muitas mulheres canhotas foram queimadas pela Inquisiçno, apontadas como bruxas. Os esquimós acreditam que todos os canhotos sno poderosos feiticeiros, mais ou menos como pensam os marroquinos, para quem os esquerdos sno pessoas malvadas ou até mesmo demônios. Até mesmo na religino católica, o sinal da cruz é feito com a mno direita. Em praticamente todos os continentes, crenças e lendas sobre o assunto sno comuns. De acordo com o verbete do Aurélio, canhoto significa “inábil, desajeitado e desastrado”. Outra palavra usada para designar os esquerdos é sinistro, que está relacionada ao mau agouro. Nno é B toa que o dia dos canhotos é comemorado numa data bastante sugestiva: 13 de agosto. A causa mais apontada para o “canhotismo” é a tendLncia genética. Quando ambos os pais sno canhotos, a probabilidade de a criança nascer canhota é de 50%. Quando o pai é canhoto e a mne é destra, ou vice-versa, as chances de nascimento de canhoto sno de 17%. No caso de ambos os pais serem destros, as probabilidades de um filho sinistro se reduzem a 2%. No entanto, nno há comprovaçno de um gene que determine qual irá ser o hemisfério dominante do cérebro.

Pedra do Rosário - Rio Potengi Visite www.lulu.com/adrovando

Livros à venda pela internet FONE: 9116 2511 - E-MAIL:folhagratisl@bol.com.br

Síntese Imagem

Fernando Pereira (84) 9984-0899

Tiragem: 2.000 EXEMPLARES

6

7

Os Cão(Redinha)

Brenna

Nubiana Ivan Galberto

Repórter Cinematográfico Documentários - Reportagens 15 anos - Casamento - aniversário eventos culturais - Cópias em VHS

9403 - 9278

Fotografias Folhinha do Estudante é um guia de lazer e pesquisa.

Ano I - 01 - Natal- RN - 2009

Foto: Adrovando Claro

O velho galo e a raposa Um velho galo matreiro, percebendo a aproximaçno da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "Deixa estar, seu malandro, que já te curo!..." E em voz alta: - Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavino e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos agora andam aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor. - Muito bem! - exclamou o galo. Nno imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, deslealdades e traiçtes! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vLm vindo trLs cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternizaçno. Ao ouvir falar em cachorro dona Raposa nno quis saber de histórias, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo: - Infelizmente, amigo Có-ri-cócó, tenho presa e nno posso esperar pelos amigos cnes. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo. E raspou-se. MORAL: "Contra esperteza, esperteza e meia."

Folhinha do Estudante

Variedades

8

Zumbi Bar

A melhor paçoca com cerveja da cidade Rua Rio Canoa, 190, Parque Industrial


Expressões e ditados A humanidade nno se divide em heróis e tiranos. Suas paixtes, boas ou más, foramlhes dadas pela sociedade, nno pela natureza. (Charles Chaplin) Todo mundo deseja ter a verdade do seu lado, mas nem todo mundo deseja estar do lado da verdade.( Arcebispo Richard Whately) Todo direito envolve uma responsabilidade; toda oportunidade, uma obrigaçno; toda posse, um dever. (John D.Jr.) Há homens que lutam um dia e sno bons; há outros que lutam um ano e sno melhores; há aqueles que lutam muitos anos e sno muito bons. Porém, há os que lutam por toda a vida, estes sno imprescindíveis... (Bertolt Brecht) A sociedade é uma casa de loucos em que os diretores sno os oficiais e a polícia. (August Strindberg) A melhoria da sociedade pode ser alcançada apenas por meio da melhoria moral dos indivíduos. (Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi) Se o sangue for derramado, deixe que seja nosso sangue. Cultive a coragem silenciosa de morrer sem matar. Um homem vive livremente apenas quando está pronto para morrer, se necessário for, nas mnos de seu irmno, nunca matando-o. (Mahatma Gandhi) Seja grato por nno termos todo o governo pelo qual estamos pagando. (Will Rogers) A sociedade é, em todos os lugares, uma conspiraçno contra a personalidade de seus componentes. (Ralph Waldo Emerson) Levantemos a voz por aqueles que nno podem fazL-lo. (Stan Mac Bride) O irracional respeito B autoridade é o maior inimigo da verdade. (Albert Einstein) Cuide das suas ovelhas e do seu gado o melhor que puder, porque tanto as riquezas como os governos nno duram para sempre. (Pv 27:23,24 Rei Salomno) Nno somos criaturas de circunstâncias; somos criadores de circunstâncias. (Benjamin Disraeli)

Book Foto: Adrovando Claro

Foto: Adrovando Claro

Nubiana FOTÓGRAFO Síntese PROFISSIONAL Imagem Camilo Bernardo Casamentos - Aniversários 15 anos - Book´s - Publicidade Eventos sociais em geral

Fone: (84) 9969-9995 3

Curiosidades

Piadas

A maior cratera da Terra Geólogos sul-africanos identificaram a maior e mais antiga cratera feita por um meteoro na Terra há 2.100 milhtes de anos, um meteorito causou a destruiçno da superfície da Terra. A magnitude da catástrofe foi tal que, apesar do tempo transcorrido, ainda é possível visualizar a principal marca do choque com o solo. Estamos falando da magnífica cratera Vredefort, situada na província sul-africana de Free State. Até há pouco os cientistas acreditavam que esta cratera era uma relíquia vulcânica do passado. Uma equipe de geólogos da Universidade de Witwatersland está estudando-a a fundo e já tLm um veredito: a cratera de Vredefort foi causada por um gigantesco choque cósmico, e nno só isto - com seu diâmetro que vai de 250 a 300 Km, a Vredefort subiu para 1º no ranking, tornando-se a maior e mais antiga cratera da Terra. Supera em dimenstes a cratera canadense de Sudbury, e também a de Chicxulub, na península de Yucatán. Como este último, a cratera sulafricana teve uma grande influLncia no clima terrestre quando nosso planeta tinha a metade da idade de hoje, afetando boa parte da vida na superfície do planeta. Os geólogos coordenados por Uwe Reimold concluíram que os minerais do interior da cratera foram deformados de um modo que a atividade vulcânica terrestre nno pode fazer. A cratera de Vredefort, que serve de paisagem natural B populaçno de mesmo nome, é tno grande e está tno erodida que nno denota sua verdadeira origem com facilidade. Para causar uma depressno como essa, um objeto procedente do espaço, de uns 10 Km de diâmetro, teria que chocar-se contra o solo a uma velocidade de 40.000 a 250.000 km/h. A quantidade de pó que lançaria na atmosfera, tornando-a opaca ao encontro com a luz solar, causaria uma catástrofe sem precedentes.

Mesmo antes do Maracann, os dois já iam juntos ao futebol. Sem falar nas peladas de sábado, que jogavam desde os tempos de universidade. A amizade de tantos anos, as emoçtes do esporte estavam acabando ali, com a morte do companheiro. Zé, vou sentir uma falta de vocL, Zé. Mas ainda te peço um último favor, mesmo depois de vocL morrer. Eu preciso saber se tem futebol nesta tal vida depois da morte, Zé, vocL me conta? Está bem, prometo que assim que morrer volto e te conto. Quinze dias depois de Zé morrer, Jorge é acordado por uma luz brilhante no meio da noite: Zé, é vocL? Sou eu sim, Jorge. Entno, Zé, tem futebol na vida eterna? Bem, tenho boas e más notícias do Além. Quais sno as boas? Bem, existe futebol na vida eterna. Ótimo, que bom. E quais sno as más notícias? Te escalaram na ponta-direita pro domingo que vem.

4

5

Batendo papo, a caminho do trabalho, um dos amigos contou seu estranho sonho daquela noite: Era meu aniversário, mas eu tinha uns 12 anos. Procurei minha mne e perguntei se ela sabia que dia era aquele. Ela sorriu, me deu um dinheiro e disse para eu ir ao parque de diverstes. Também tive um sonho estranho diz o outro amigo. Estava dormindo quando uma loura e uma morena, dois tremendos avites, me acordaram com carícias incríveis, e eu nno sabia o que fazer com as duas ao mesmo tempo. Ora, por que nno me chamou? Chamei, mas sua mne disse que vocL tinha ido ao parque de diverstes.


Folhinha do Estudante 01  

jornal e informativo de lazer e cultura.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you