Page 1

SUMÁRIO Tela inicial ........................................................................................................... 3 Interface principal ............................................................................................... 4 Dados do Cliente ................................................................................................. 5 Funções com janelas ........................................................................................... 6 Vistas do projeto ............................................................................................... 10 Modo Ortogonal | Perspectiva ......................................................................... 14 Movimentação do ambiente ............................................................................ 14 Modos de Preenchimento ................................................................................ 16 Preferências ...................................................................................................... 19 Construção de paredes Retas ........................................................................... 22 Rebaixar paredes .............................................................................................. 30 Inserção de aberturas ....................................................................................... 32 Definir acabamentos......................................................................................... 34 Inserção de módulos......................................................................................... 37 Troca de Planos ................................................................................................. 40 Movimentação de Módulos .............................................................................. 41 Posicionamento de módulos ............................................................................ 44 Substituição rápida ........................................................................................... 45 Localização rápida............................................................................................. 46 Aberturas .......................................................................................................... 47 Modelos ............................................................................................................ 51 Rotação de módulos ......................................................................................... 56 1 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Seleção de módulos ......................................................................................... 59 Agrupar módulos .............................................................................................. 61 Ocultar módulos ............................................................................................... 62 Importar arquivos 3D ....................................................................................... 64 Exportar Arquivo 3D ......................................................................................... 70 Favoritos ........................................................................................................... 73 Renderização .................................................................................................... 76 Introdução à impressão do projeto .................................................................. 81 Orçamento ....................................................................................................... 89 Atualização ....................................................................................................... 90 Licença .............................................................................................................. 93 Esclareça suas dúvidas ..................................................................................... 95 Atalhos ............................................................................................................. 96

2 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


TELA INICIAL Ao acessar o Promob a tela inicial é exibida. Nesta tela é possível começar um novo projeto ou abrir projetos já armazenados no computador. Além disso, ela permite o acesso aos sites dos parceiros do Promob.

Iniciar projeto vazio

Conexão P é um canal de comunicação entre a Promob e os clientes. Esta ferramenta web permite que você acesse dicas, variedades e novidades e de forma rápida e fácil.

Links para acesso ao site dos parceiros do Promob (Plus e Arch) Abrir projeto armazenado no computador

3 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INTERFACE PRINCIPAL Janela de módulos: reúne a biblioteca de módulos, organizada hierarquicamente.

Janelas ocultas: ferramentas adicionais do Promob.

Barra de ferramentas superior: concentra as principais ferramentas do Promob.

Ambiente 3D: local onde o projeto é desenvolvido.

4

Painel de ferramentas: concentra opções para edição de itens selecionados no ambiente 3D.

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DADOS DO CLIENTE Os dados cadastrados na tela de Dados do Cliente são utilizados nas etapas de impressão e orçamento do projeto, além de ficarem armazenadas juntamente com o arquivo. Os dados da empresa são mantidos para os próximos novos clientes e não são perdidos durante a atualização ou reinstalação do Promob.

Dados do cliente do projeto atual.

Dados da Loja/Profissional que irá desenvolver o projeto.

5 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


FUNÇÕES COM JANELAS As janelas agrupam todas as funcionalidades de uma determinada ferramenta. É o exemplo de: Camadas, Lista de Módulos, Itens Extras, Inserção Automática, entre outras.

REDIMENSIONAR JANELAS Para modificar o tamanho de uma janela exibida no ambiente 3D, passe o mouse perto da borda da janela até que uma seta dupla apareça. Clique e arraste a janela para diminuir (cima) ou para aumentar (baixo) seu tamanho.

Dica: Para voltar ao padrão do Promob de visualização de janelas, acesse o menu Exibir > Layout Padrão.

6 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


FECHAR JANELAS Clique no bot達o Fechar (x), para fechar a janela.

A janela n達o fica mais dispon鱈vel na interface.

ABRIR JANELAS QUE FORAM FECHADAS

Na barra de menus acesse Exibir, aponte para Janelas e clique na janela que deseja visualizar.

7 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


J ANELAS OCULTAS As Janelas ocultas são exibidas somente com a aproximação do mouse.

OCULTAR E FIXAR JANELAS

Utilize o botão Auto Hide (alfinete) para ocultar/ fixar janelas.

8 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Quando a janela estiver oculta, o Auto Hide aparecerá desta forma:

A janela oculta passa a ser um ícone na interface e só aparece com a aproximação do mouse.

Quando a janela estiver fixa, o Auto Hide aparecerá desta forma:

A janela fixa fica sempre visível.

9 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


VISTAS DO PROJETO O Promob disponibiliza vistas prontas, utilizadas para alterar a vista do ambiente de acordo com a necessidade do projeto.

Acesse a ferramenta Vistas na barra superior.

10 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


11 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


VISTAS RÁPIDAS VISTA FRONTAL Clique duas vezes na parede para visualizar o projeto em vista frontal.

12 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


VISTA SUPERIOR

Clique duas vezes no piso para visualizar o projeto em planta baixa.

DICA: 

Através dos botões Voltar Vista e Avançar Vista, você pode navegar nas últimas 20 vistas utilizadas no projeto.

13 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


MODO ORTOGONAL | PERSPECTIVA Atalho: Tecla F8 ORTOGONAL (2D)

Vista frontal

Vista superior

PERSPECTIVA (3D)

MOVIMENTAÇÃO DO AMBIENTE ZOOM Aproxima e afasta a área do projeto apontada pelo mouse.

PAN Desloca o ambiente na tela.

ROTAÇÃO Gira o ambiente na tela.

Gire o scroll para ativar o zoom.

Mantenha o scroll movimente o mouse.

pressionado

e

Mantenha o scroll e o botão direito pressionados e movimente o mouse.

14 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO DO AMBIENTE As ferramentas de visualização também podem ser acessadas através dos botões, disponíveis na barra de ferramentas superior do Promob.

Ferramenta Mover HotPoint: Maiores detalhes no Módulo Avançado. 15 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


MODOS DE PREENCHIMENTO Os modos de preenchimento s達o utilizados para modificar o tipo de visualiza巽達o aplicada no ambiente.

a) Texturas com Linhas: utilize para visualizar o projeto com texturas e as linhas de contorno dos objetos; b) Texturas: utilize para visualizar o projeto somente com texturas; c) Preenchimento com Linhas: utilize para visualizar o projeto com cores no lugar de texturas e as linhas de contorno dos objetos; d) Preenchimento: utilize para visualizar o projeto com cores no lugar de texturas;

16 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


e) Hide: utilize para visualizar as linhas externas dos objetos dispostos no projeto. Os objetos serão apresentados com linhas coloridas; f) Hide PB: utilize para visualizar as linhas externas dos objetos no projeto. Os objetos serão apresentados com linhas brancas e fundo preto; g) Sem Preenchimento: utilize para visualizar as linhas internas e externas dos objetos no projeto; h) Caixa de Contorno: utilize para visualizar somente o contorno dos objetos no projeto; i) Apresentação: utilize para visualizar o projeto com sombras, luzes e reflexos. Ao utilizar este modo é possível configurar no painel de ferramentas, à direita, efeitos como luzes, sombras e reflexos. Nesta tela quando a opção Automático estiver assinalada o ambiente será automaticamente renderizado a cada dois segundos após a ultima alteração realizada. Se a opção Automático estiver desabilitada o ambiente só será renderizado quando o usuário clicar no botão Renderizar. IMPORTANTE: os espelhos inseridos nos itens do ambiente somente são refletidos na renderização do projeto. TEXTURAS COM LINHAS

TEXTURAS

17 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


PREENCHIMENTO COM LINHAS

PREENCHIMENTO

HIDE

HIDE PB

SEM PREENCHIMENTO

CAIXA DE CONTORNO

18 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


PREFERÊNCIAS Visando maior comodidade ao cliente da Promob, existem diversas configurações que podem ser ajustadas para se tornarem padrões dentro do software. O Promob possui configurações de preferências que controlam a aparência geral da interface, além das opções relacionadas a recursos específicos. Veja: Acesse as Preferências através do ícone no canto inferior direito, ou no menu Ferramentas > Preferências

19 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


G ERAL  

Idioma: altera o idioma principal do Promob; Projeto: altera a pasta onde serão salvos os projetos. Uma vez escolhida o local, o Promob a assume como padrão para salvar todos os projetos seguintes; Impressora PDF: selecione a impressora PDF que deseja utilizar no Promob; Dicas de Operação: para auxiliar os clientes de forma cada vez mais próxima e efetiva na construção de projetos, foram acrescentadas no Promob as Dicas de Operação, que são exibidas no canto inferior esquerdo da janela. Nesta opção, habilite ou desabilite as dicas e configure o seu tempo de exibição.

A MBIENTE    

 

Cor de fundo: altera a cor utilizada para preencher o ambiente 3D (ao redor do projeto). A cor padrão é Chumbo; Tipo de Preenchimento: altera o preenchimento a ser utilizado como padrão; Construção de Paredes: altera o alinhamento para construção de paredes e seleciona se prefere iniciar a construção em planta baixa; Movimentação: define o incremento da movimentação, seleciona se durante a movimentação deve aparecer somente o contorno dos módulos de todo o ambiente; HotPoints: habilita ou desabilita a visualização de HotPoints agregados. A visualização destes é útil quando a ferramenta Calcular Distância é utilizada, pois a visualização dos mesmos permite maior precisão no cálculo da distância entre pontos; Luzes: altera a intensidade da iluminação do ambiente 3D; Parede: define os módulos que serão ocultos quando a parede em determinada distância for rebaixada.

M EDIDAS 

Unidade de Medida: altera a unidade de medida utilizada. Padrão: Milímetros.

20 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INTERNET   

E-mail: configura as opções para envio de e-mail através do Promob; FTP: configura as opções para envio de arquivos por FTP; Proxy: realiza configuração de proxy manual (caso necessário);

LISTAGEM 

Logotipo: permite adicionar um logotipo que será visto nas telas de orçamento (Plus)

Para maiores detalhes, consulte nossa conhecimento: http://prmb.cc/Kp

base

de

21 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


CONSTRUÇÃO DE PAREDES RETAS Dicas antes de iniciar a construção de paredes:

DICA 1: Fixe o painel de ferramentas à direita.

DICA 2: Visualize o projeto em planta baixa.

22 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DICA 3: Visualize o projeto no modo de Texturas com Linhas ou Preenchimento com Linhas.

DICA 4: Remova as paredes padr천es. (Clique em uma das paredes e pressione Delete no teclado).

23 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n찾o autorizada | promob.com


DICA 5: Acesse a ferramenta de construção de paredes e clique uma vez no piso.

Observe que após o primeiro clique, o painel de ferramentas apresenta as propriedades de construção de paredes.

24 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INICIANDO A CONSTRUÇÃO

1

Aponte/Movimente o mouse para a direção em que a parede será construída.

DICAS: 

2

Para ter certeza que a parede ficará reta observe nas propriedades à direita o valor do campo Ângulo Absoluto. Se os valores forem 0, 90, 180 ou 270 a parede está reta. Estes valores dependem da direção em que mouse está sendo movimentado. A linha tracejada indica o lado da parede que irá receber a medida informada no campo comprimento. Note que ao movimentar a linha em sentido horário a linha tracejada sempre irá ficar na parte interna do ambiente (considerando a propriedade orientação direita).

Digite no teclado o valor do comprimento da parede. Este valor será exibido no campo comprimento. Após, pressione a tecla Enter para confirmar a construção.

25 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DICAS: 

Não é necessário clicar no campo comprimento para informar o comprimento da parede. Ao pressionar as teclas numéricas, automaticamente o campo comprimento receberá o valor digitado. Se o valor do comprimento for informado incorretamente, clique na ferramenta Desfazer na barra de ferramentas superior, ou utilize as teclas de atalho Ctrl + Z.

Ferramenta Desfazer

Se a dimensão da parede ultrapassar o limite do piso, prossiga com a construção, pois o piso será ajustado posteriormente.

3

Aponte para a direção da próxima parede.

26 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


4

Informe o comprimento Enter.

e

valor do pressione

Repita estes passos até construir todas as paredes do ambiente.

FINALIZANDO A CONSTRUÇÃO Existem duas formas de finalizar a construção de paredes. Observe:

Após informar a medida da última parede, os pontos inicial e final ficam visualmente unidos. Clique com o botão direito em qualquer parte do projeto para finalizar.

OU... 27 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Não informe a medida da última parede, finalize juntando o ponto final com o inicial através de clique com o botão esquerdo.

Outra opção para construir paredes é o Editor de Paredes. Maiores detalhes no Módulo Intermediário.

28 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Ajuste automático do piso

Clique na ferramenta Ajustar limites do piso.

DICAS: 

O ajuste do piso é feito de acordo com as dimensões totais da parede. Ou seja, não considera a forma do ambiente. Veja as imagens:

Existe a possiblidade de ajustar o piso de acordo com o formato das paredes, este assunto é abordado no módulo intermediário.

29 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


REBAIXAR PAREDES 1

2

Clique com o botão esquerdo na face interna ou externa da parede que deve ser rebaixada, para selecioná-la.

Clique com o botão direito na parede selecionada, para exibir o menu de opções.

3

Clique em Rebaixar

30 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Paredes rebaixadas assumem altura visualmente menor. (a altura original da parede é mantida)

DICAS: 

Para as paredes voltarem à sua altura normal, clique uma vez com o botão esquerdo.

Quando houverem módulos inseridos nas paredes, os mesmos ficarão invisíveis.

O botão Auto Rebaixar, disponível no canto inferior direito do Promob, quando ativado, rebaixa automaticamente as paredes durante a movimentação do ambiente.

31 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INSERÇÃO DE ABERTURAS 1

Localize portas/janelas na linha Decore.

2

Clique na abertura que deseja inserir e arraste até a parede em que deve ser posicionada.

32 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


3

4

Clique na abertura com o botão esquerdo para selecioná-la e informe suas dimensões à direita.

Defina o posicionamento da abertura na parede através das cotas.

Anterior Superior Posterior Inferior     

Afastamento da parede: distância entre o módulo e a parede em que o mesmo foi inserida. Cota anterior: distância livre à esquerda do módulo inserido. Cota inferior: distância livre abaixo do módulo inserido. Cota posterior: distância livre à direita do módulo inserido. Cota superior: distância livre acima do módulo inserido. 33

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DEFINIR ACABAMENTOS Os materiais são usados para definir acabamentos de paredes, piso e aberturas.

DEFINIR ACABAMENTO DE PAREDES

1

Localize na janela de materiais o material que deseja inserir nas paredes.

2

3

 

Clique no material desejado e arraste-o até a parede.

Selecione o local de aplicação e clique em OK.

Face: aplica o material somente na face onde o material foi arrastado. Tudo: aplica os materiais em todas as paredes (interna e externamente).

34 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DEFINIR ACABAMENTO PARA O PISO

Localize na janela de materiais o material que deseja inserir no piso.

1

2

Clique no material desejado e arraste até o piso.

DEFINIR ACABAMENTO PARA ABERTURAS

1

Localize na janela de materiais o material que deseja inserir nas aberturas.

2

Clique no material desejado e arraste-o até a abertura.

35 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


3

Selecione o tipo de aplicação desejada e após clique em OK.

Opções de aplicação de materiais em aberturas:   

Somente nesse item: aplica o material somente no componente para onde foi arrastado. Em todos desse tipo: aplica o material em todos os componentes iguais inseridos no projeto. Itens a minha escolha: habilita a função Copiar material (pincel), para que o material seja aplicado no componente que for selecionado através de clique.

DICAS: 

Você pode utilizar qualquer tipo de material para piso, paredes e aberturas. A classificação em categorias serve apenas para organizar os mesmos.

Caso houver a necessidade de alterar algum material aplicado, opte por reaplicar um novo material (clicar no material e arrastar até o local desejado). Evite utilizar o comando Desfazer (Ctrl + Z).

36 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INSERÇÃO DE MÓDULOS INSERÇÃO POR ARRASTE

1

Localize o módulo que deseja inserir.

2

3

Clique no módulo e arraste até o plano onde deve ser inserido.

Mantenha o mouse pressionado no plano. Posicione através de arraste o módulo representado pela caixa verde, usando as réguas exibidas como referência.

37 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INSERÇÃO POR DUPLO CLIQUE

2

Localize na janela de módulos, o módulo que deseja inserir e clique duas vezes sobre ele.

1

Clique no local em que o módulo deve ser inserido para definir sua posição de inserção (será exibida uma caixa verde).

DICAS:   

A posição de inserção do módulo (caixa verde) é exibida quando a parede ou o piso são selecionados. A posição de inserção sempre será alinhada por cima ou por baixo das réguas e ficará à esquerda ou direita, nunca no centro da parede. Em alguns casos, antes de inserir o módulo (por arraste ou duplo clique), é possível selecionar sua dimensão de inserção através dos valores propostos.

38 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Este ícone ao lado do módulo indica que ele está disponível em mais de uma dimensão (em geral, largura).

Clique na seta para visualizar as dimensões disponíveis.

Selecione (através de clique), o valor que deve ser utilizado para inserir o módulo no projeto. 

Se a dimensão desejada não estiver disponível na lista de valores propostos, insira o módulo com qualquer dimensão e após defina suas dimensões nas propriedades, à direita.

Dimensões do módulo selecionado no projeto.

39 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


TROCA DE PLANOS Posicione o ponteiro do mouse no local onde deseja posicionar o objeto.

2

1

Clique e mantenha o mouse pressionado no objeto.

3

Mantendo o botão esquerdo pressionado, clique com o botão direito, após posicionar o módulo, solte o botão esquerdo.

DICAS:  

Ao selecionar um módulo no projeto, o plano em que está inserido é exibido com sombreamento amarelo. Para desassociar o módulo de um plano e associa-lo ao piso, clique com o botão direito no módulo e selecione a opção Desassociar/Desagregar.

40 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


MOVIMENTAÇÃO DE MÓDULOS POR ARRASTE (SEM PRECISÃO)

Clique no módulo mantenha o mouse pressionado e movimente até o local desejado.

DICA: 

Durante a movimentação (por arraste ou pelas setas), o módulo “respeita” o espaço livre, se a opção colisão estiver ativada. Esta opção está disponível no canto inferior direito da janela do Promob:

Ao movimentar os módulos, se a colisão estiver desativada eles podem se sobrepor ou ultrapassar o limite do piso/parede.

41 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ATRAVÉS DAS SETAS DIRECIONAIS NO TECLADO

1

Selecione o módulo no projeto.

2

Pressione as teclas de + ou – no teclado para definir o valor do incremento.

3

Utilize as setas no teclado para movimentar o módulo no projeto na direção desejada.

42 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ATRAVÉS DA FERRAMENTA MOVIMENTAÇÃO

1

Selecione o módulo no projeto.

2

3

Informe quanto deseja movimentar o módulo.

4 DICAS:  

Acesse a ferramenta Movimentação.

Clique na seta que representa a direção em que deseja movimentar.

Caso desejar você pode clicar nas setas que são exibidas ao redor do módulo, para movimentá-lo. As setas representam as seguintes direções do módulo:  Seta vermelha: direção X (largura)  Seta verde: direção Y (profundidade)  Seta azul: direção Z (altura) Para sair do comando movimentação (deixar de exibir as setas ao redor dos módulos), clique no piso.

43 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


POSICIONAMENTO DE MÓDULOS A posição dos módulos inseridos no projeto pode ser consultada/alterada através das cotas, disponíveis no painel de ferramentas à direita. Selecione o módulo para visualizar sua posição no projeto.

DISTÂNCIA DO MÓDULO COM RELAÇÃO AO PISO O valor informado no campo Z da posição absoluta corresponde à distância do módulo com relação ao piso.

44 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


SUBSTITUIÇÃO RÁPIDA 1

2

Selecione o módulo que deseja retirar do projeto.

Localize na janela de módulos o módulo que será inserido.

3

Clique em Substituição Rápida.

DICAS:  

O módulo que irá entrar no projeto, respeita a dimensão do módulo já inserido caso as dimensões dos módulos forem abertas. Se as dimensões forem fechadas, o módulo será inserido com a dimensão mais próxima do módulo que está no projeto, mantendo alinhamento central.

45 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


LOCALIZAÇÃO RÁPIDA 1

Clique em Localizar Rápido.

2

3

Digite o nome do módulo que deseja localizar e pressione Enter.

Selecione o item na lista exibida, para visualizá-lo na janela de módulos.

DICAS: 

Ao utilizar esta ferramenta, os módulos localizados são exibidos em uma lista. Para fazer a inserção do módulo, é necessário arrastá-lo da barra de módulos (procedimento normal de inserção de módulos).

46 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ABERTURAS A ferramenta Aberturas permite ao usu谩rio realizar o movimento de qualquer tipo de abertura no sistema: porta, porta de correr, gavetas e basculantes. Para abrir as portas e as gavetas dos m贸dulos:

1

Selecione o m贸dulo que utilizar a abertura.

Ou...

Selecione a porta que deseja abrir. 47 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n茫o autorizada | promob.com


Ou... Selecione o piso/parede para abrir de todos.

2

Localize a ferramenta Aberturas na lateral direita.

48 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


3

Escolha o que deseja abrir.

4

Arraste a abertura representada na cor rosa.

49 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda n達o autorizada | promob.com


Outras opções...

(1) (2) (3) (4) (5) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

(6)

(7) (8)

Abrir: abre somente o módulo selecionado; Fechar: fecha somente o módulo selecionado; Abrir todos: abre todos os itens do ambiente 3D ao mesmo tempo; Fechar todos: fechar os itens do ambiente 3D ao mesmo tempo; Abrir cascata: abre as gavetas dos módulos em cascata; Inverter selecionado: para inverter o lado de abertura de um módulo; Slow motion: para abrir portas, janelas ou gavetas em "câmera lenta"; Atualizar automático: quando esta opção está habilitada, todas as alterações (aberturas e fechamentos das portas e gavetas) são visualizadas em tempo real no ambiente do projeto. Se não estiver habilitada, as alterações serão visualizadas após clicar com o mouse no ambiente 3D.

DICA:

Se preferir, você pode clicar com o botão direito sobre o módulo/piso/porta para abrir as portas/gavetas/basculantes dele determinando um ângulo ou abrindo tudo:

50 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


MODELOS A ferramenta modelos permite definir o acabamento para os módulos (cores) e também o formato de alguns itens como: portas, puxadores e tipo de borda para tampos.

DEFINIR ACABAMENTOS PARA TODOS OS MÓDULOS DO PROJETO

1

Selecione uma das paredes do projeto através de clique.

2

Acesse a ferramenta Modelos.

51 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


3

Na lista de modelos, clique nos acabamentos já aplicados para alterálos.

4

Na lista exibida, selecione o modelo tipo desejado.

Quando o ponteiro do mouse é posicionado sob o nome de um acabamento uma pequena amostra é exibida para facilitar a escolha.

52 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DEFINIR ACABAMENTOS PARA OS MÓDULOS SELECIONADOS NO PROJETO Selecione no projeto o(s) módulo(s) que deseja alterar os acabamentos.

1

=

2

Acesse a ferramenta Modelos.

3 4

Clique na aba Seleção.

Defina os acabamentos. Em caso de dúvidas, consulte os passos 3 e 4 da página anterior.

Sobre a seleção de módulos:  

Seleção de agregados como gavetas, rodapés e molduras deve ser feita através de duplo clique no item. Para selecionar mais de um módulo de forma alternada mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica nos módulos.

53 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


DICAS: 

A opção Mostrar Todos, exibida como primeira opção nas listas de acabamentos, exibe uma janela com uma amostra de todos os acabamentos disponíveis para um determinado modelo, facilitando a escolha.

 É possível adicionar imagens externas e acabamentos da barra de materiais aos módulos.

1

Arraste o acabamento desejado para o módulo.

54 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


2

Selecione o tipo de aplicação, e depois clique em OK.

Opções de aplicação de materiais em aberturas:  

Somente nesse item: aplica o material somente no componente para onde foi arrastado. Exemplo: Lateral do módulo. Em todos desse tipo: aplica o material em todos os componentes iguais inseridos no projeto. Exemplo: Todas as caixas de módulos do projeto. Com mesmo modelo: aplica o material em todos os componentes que possuem o mesmo modelo. Exemplo: todas as portas da linha de Cozinhas. Itens a minha escolha: habilita a função Copiar material (pincel), para que o material seja aplicado no componente que for selecionado através de clique. IMPORTANTE: No caso da utilização de acabamentos da barra de Materiais ou imagem externa ao Promob na modulação, o Orçamento continuará com preços do Modelo antes selecionado.

55 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ROTAÇÃO DE MÓDULOS ESCOLHER ÂNGULO

1

Clique com o botão direito no módulo.

2

Clique em Rotacionar.

3

Selecione um ângulo para rotação do módulo.

DICAS:  

O módulo será rotacionado no ângulo selecionado em sentido antihorário. O módulo será rotacionado respeitando a orietanção do plano onde foi inserido (horizontal se a referência for o piso ou vertical se a referência for a parede).

56 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


LIVRE

1

Mantenha o botão esquerdo pressionado no módulo que deseja rotacionar.

2

Pressione a tecla Shift no teclado e gire o módulo através de arraste.

DICAS:  

Nesta rotação não é possivel definir o ângulo que o módulo está sendo rotacionado. O módulo será rotacionado respeitando a orietanção do plano onde foi inserido (horizontal se o piso for a referência, ou vertical se a parede for a referência).

57 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


FERRAMENTA MOVIMENTAÇÃO

1

Selecione o módulo.

2

Acesse a ferramenta Movimentação e clique na aba Rotação.

3

Informe o ângulo que deseja rotacionar.

4

Clique na seta que representa a direção que deseja rotacionar.

DICAS: 

As setas representam os eixos em que o módulo será rotacionado:  Seta vermelha: giro no eixo X (frente/trás)  Seta verde: giro no eixo (esquerda/direita)  Seta azul: giro no eixo Z (giro em torno do próprio módulo) Para sair do comando movimentação (deixar de exibir as setas ao redor dos módulos), clique no piso.

58 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


SELEÇÃO DE MÓDULOS SELEÇÃO ALTERNADA

1

Selecione o primeiro módulo.

3

2

Pressione teclado.

a

tecla

Ctrl

Mantendo a tecla Ctrl pressionada, clique nos demais módulos.

no

DICAS:  

Ao selecionar módulos, serão exibidas linhas vermelhas ao seu redor, para indicar a seleção. Para selecionar agregados dos módulos:

Duplo Clique em cima do Agregado que deseja selecionar.

59 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


SELEÇÃO DE GRUPO DE MÓDULOS

1

Clique em uma das paredes.

2

Mantenha a tecla Ctrl pressionada.

3

Clique no projeto e arraste o mouse na diagonal para abrir a caixa de seleção.

(para tirar a seleção de módulo, caso houver).

DICAS: 

Observe o lado em que irá iniciar a caixa de seleção:  Ao movimentar o mouse da esquerda para a direita, somente os módulos que estiverem dentro da caixa vermelha serão selecionados.  Ao movimentar o mouse da direita para a esquerda, todos os módulos por onde a caixa vermelha passar serão selecionados.

60 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


AGRUPAR MÓDULOS Selecione no projeto os módulos que deseja agrupar.

1

2

3

Clique com o botão direito em um dos módulos selecionados.

Clique em Agrupar (ou pressione a letra U no teclado)

DICAS:  

Ao selecionar módulos agrupados a barra de status exibe a informação de seleção de módulos e a dimensão total do grupo. Para desagrupar os módulos, clique com o botão direito no grupo e selecione a opção Desagrupar.

61 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


OCULTAR MÓDULOS 1

Clique com o botão direito no módulo que deseja ocultar.

2

Clique em Visível/Invisível (ou pressione a letra O no teclado).

DICAS: 

Os módulos invisíveis permanecem no projeto e consequentemente no orçamento, deste modo antes de apresentar um orçamento certifique-se da existência de módulos invisíveis.

62 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


PARA TORNAR O MÓDULO VISÍVEL:

2

Clique com o botão direito na linha do módulo invisível e selecione Visível/Invisível.

1

Clique no botão Mostrar e habilite a opção: Módulos invisíveis.

DICAS: 

 

Ao habilitar a opção Módulos Invisíveis no botão Mostrar, todos os módulos invisíveis no projeto serão exibidos em forma de linhas. Estas linhas servem apenas para indicar a posição dos módulos invisíveis no projeto. É possivel tornar o módulo visível através de um clique em uma das linhas e o uso da tecla O no teclado. Este comando não pode ser utilizado para tornar visiveis módulos que ficaram invisiveis no projeto por estarem inseridos em paredes rebaixadas.

63 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


IMPORTAR ARQUIVOS 3D Observações importantes sobre arquivos a serem importados :   

 

O Promob importa arquivos com os seguintes formatos: DXF, 3DS, SKP e OBJ (SKP e OBJ partir da versão 2012); O nome do arquivo não deve estar acentuado; Preferencialmente a posição do objeto deve ser ponto 0,0,0 do eixo das coordenadas, que corresponde à extrema esquerda, extrema traseira e extrema inferior (caso contário o objeto pode ficar acima ou abaixo do piso); O Promob não reconhece desenhos criados no AutoCAD 2012 que utilizaram Meshtype 1 como tipo de construção de malha. Somente o Meshtype 0 é lido pelo Promob; O Promob não lê desenhos sólidos e linhas; Arquivos DXF e 3DS: nem todas as primitivas de desenho são reconhecidas e importadas pelo Promob. Os layers do desenho em formato 3DS não são lidos, somente os materiais aplicados ao desenho. Em relação aos arquivos DXF, o Promob lê alguns tipos de blocos/agrupamentos, mas não reconhece polilinha.

PARA IMPORTAR UM ARQUIVO: Acesse a ferramenta Importar arquivo 3D.

1

2

Selecione o arquivo em seu computador.

64 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Selecione a opção Vincular ou Referenciar.

3

Informações sobre as opções de importação : 

Ao utilizar a opção Vincular, o objeto 3D será copiado para o projeto e poderá ser visualizado em qualquer computador que este projeto for aberto. Ao utilizar a opção Referenciar, o objeto 3D ficará visível somente no computador em que foi importado. Para poder visualizar em outros computadores, você deverá enviar o arquivo 3D importado e colocalo na pasta local.

4

Selecione as opções de formato. (preferencialmente use as opções recomendadas).

Informações sobre as opções de formato: 

As opções de formato estão relacionadas à forma como o objeto foi modelado. 65

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Ao marcar a opção “Usar materiais como componentes”, todas as partes do objeto que receberam o mesmo material (textura) durante sua criação, são separados em componentes no Promob. Ao marcar a opção “Agrupar materiais” todas as partes do objeto que receberam o mesmo material durante a criação, também irão receber o mesmo material no Promob. Ao marcar a opção “Usar grupo como componentes”, os materiais podem ser aplicados separadamente em partes do objeto definidos como grupos no momento da sua criação.

5

Clique em Avançar.

6

Aguarde a concluída.

análise

ser

Informações sobre a análise do desenho 3D 

Ao analisar o desenho 3D o Promob poderá retornar os seguintes resultados: 66

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


“O desenho possui texturas que excedem o tamanho recomendado de 1MB. As texturas serão ajustadas na importação”. Esta mensagem indica que foram aplicadas texturas no objeto que ultrapassam o tamanho recomendado. O objeto pode ser importado normalmente, porém o Promob reduz automaticamente a qualidade da textura para que ela possa ser importada junto com o objeto.

“O desenho ultrapassa o número recomendado de faces (25000)”. Este resultado ocorre porque o objeto possui número elevado de faces, acima do número recomendado para a importação. O objeto pode ser importado normalmente, porém o desempenho do Promob pode ser afetado durante sua utilização, após a importação do objeto. A etapa seguinte do assistente fornece opção para reduzir o número de faces, no entanto é importante lembrar que esta redução pode comprometer a qualidade/formato do objeto.

“O desenho possui primitivas não reconhecidas pelo importador ”. Este resultado é exibido quando o Promob não reconhece as formas primitivas que foram utilizadas para criar o desenho, ou seja, durante a modelagem podem ter sido usadas informações que o Promob não interpreta. Se houver alguma informação no objeto que o Promob interprete, estas informações serão importadas, as demais não.

“O desenho foi triangulado. As texturas podem não estar mapeadas”. Este resultado é exibido quando o objeto não está triangulado e o Promob automaticamente realiza este processo. O objeto pode ser importado normalmente, mas sem o mapeamento das texturas, pois ao triangular o desenho, o mapeamento da textura é perdido.

“Desenho pronto para importação: o objeto pode ser importado”. Este resultado é exibido quando o objeto 3D atende a todos os requisitos para importação. 67

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Esta análise poderá retornar mais de uma mensagem ao mesmo tempo.

7

8

Clique em Avançar.

Assinale esta opção, se desejar alterar a quantidade de faces do objeto.

Informações sobre o ajuste do nível de detalhes do objeto 3D : 

O número de faces do objeto está diretamente ligado à qualidade do mesmo. Quanto mais faces, mais detalhes o objeto apresenta. É importante ressaltar que a importação de um desenho com um grande número faces pode deixar o Promob mais lento. Quanto menor a qualidade definida, menos faces serão importadas. Logo, o resultado final pode ser comprometido.

68 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


9

Clique em Avançar.

10

Defina a dimensão objeto importado.

11

Clique em Concluir.

do

DICAS: 

Se houver necessidade de editar a dimensão do objeto importado, após a inserção no projeto, mantenha a propriedade Escalar com o valor Sim, para manter as proporções das medidas informadas.

Para definir cores para o objeto importado, utilize os materiais.

69 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


EXPORTAR ARQUIVO 3D Para auxiliar na documentação técnica do projeto, você pode exportar todo o projeto ou somente alguns itens para o formato de desenho mais difundido no mercado: DXF.

PARA EXPORTAR UM ARQUIVO:

1

2

3

4

Acesse a ferramenta Exportar arquivo 3D.

Escolha o local para salvar e o nome do arquivo.

Defina o tipo de arquivo. Maiores informações a seguir.

Defina o tipo do desenho e as opções de camada. Maiores informações a seguir.

5

Clique em Avançar.

70 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Tipo de arquivo a ser exportado: 

Arquivo DXF (Compatível com Autocad Release 11/12 ASCII ou versões anteriores): para a versão Autocad Release 11/12 ASCII e com versões anteriores de qualquer software que seja compatível com arquivos DXF; Arquivo DXF: compatível com versão do Autocad superior a 11/12.

Tipo do desenho: 

Exportar como linhas: todos os itens do projeto serão exportados como linhas individuais, inclusive itens de decoração e módulos com restrição de exportação (módulos de fabricantes). Objetos exportados como linhas não poderão ser selecionados como uma entidade, ou seja, somente as linhas que formam o objeto poderão ser selecionadas no software que irá ler o arquivo exportado. Exportar com faces: exporta os módulos com todas as suas faces, desde que não sejam itens de decoração e que não tenham nenhuma restrição. Objetos exportados com faces poderão ter suas faces selecionadas.

Opções de Camada: 

Agrupar layer por ambiente: gera uma camada para cada componente dos módulos do ambiente. Módulos distintos, mas que tenham o mesmo componente serão agrupados na mesma camada; Agrupar layer por módulo: gera layers distintos para cada módulo. Cada camada armazena os componentes dos módulos;

71 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


6

Selecione se todos os itens do projeto devem ser exportados (piso, parede, geometrias, módulos) ou apenas os selecionados no ambiente.

Marque esta opção para exportar os agregados

7

8 9

Marque esta opção para exportar as linhas da modulação em cores.

Clique em Avançar.

Na última etapa, defina os filtros: 1. Filtros de camadas: marque as camadas dos itens que serão exportadas para o arquivo; 2. Filtros de grupos: marque os grupos/itens da modulação que serão exportados. 3. Clique em Concluir. 72 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


FAVORITOS 1

Clique com o botão direito no item que deseja adicionar aos favoritos.

2

Selecione Adicionar para Favoritos.

3

Informe um nome para o favorito. Se desejar, acrescente as dimensões do favorito e informe também uma descrição.

4

Clique em Avançar.

73 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


5

Use as ferramentas: Zoom, Pan e Rotação nesta área para criar uma vista do favorito a ser visualizado na janela de módulos.

6

Clique em Avançar.

Clique em Criar e informe um nome para o local onde o favorito será armazenado (subgrupo de favoritos).

7

8

Clique em Concluir.

74 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


A aba Favoritos é exibida na primeira posição da barra de módulos.

DICAS: 

  

O favorito fica armazenado no computador de forma permanente, ou seja, pode ser utilizado em qualquer outro projeto realizado no computador em que foi criado. Após inserir o favorito no projeto é possível alterar suas dimensões e acabamentos. Para remover favoritos, clique com o botão direito sobre o favorito que deseja remover e após clique em Remover. No menu Arquivo estão disponíveis as opções de exportar/importar favoritos de um computador para outro, no entanto é necessário observar que o uso deste comando pode remover favoritos já criados em seu computador. Para maiores informações sobre este procedimento, consulte: http://prmb.cc/sX

75 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


RENDERIZAÇÃO Nos módulos básico, intermediário e avançado, serão abordados os recursos e opções disponiveis para o render padrão do Promob, (representado pelo ícone da renderização marrom).

Informações relacionadas ao Render Up, são abordadas em módulo especifico para esta ferramenta.

DICAS ANTES DE RENDERIZAR: 

Construa o teto no projeto utilizando a ferramenta Construir teto disponível na barra de ferramentas superior: Ao utilizar esta opção automaticamente o teto é posicionado acima do item mais alto do projeto (geralmente paredes) com o mesmo formato do piso.

A qualidade da renderização está relacionada à definição de texturas e suavização das sombras. Isso quer dizer que quanto maior a qualidade, você terá maior nitidez e consequentemente levará mais tempo renderizando o projeto. Opte por renderizar em qualdiade normal até chegar ao ponto desejado da iluminação e só depois renderize com qualidade alta.

76 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


CONFIGURAR A ILUMINAÇÃO PADRÃO

1

2

Acesse o Editor de Luzes.

3

Informe as propriedades da luz padrão.

4

Clique em Fechar.

Clique na luz padrão, para selecioná-la. Arraste, se desejar mudar de posição.

DICAS: 

Informe para a propriedade Z (disponível na categoria posição), o mesmo valor do pé direito do projeto, para evitar o estouro de luz no teto. A intensidade da luz padrão está relacionada com as cores utilizadas no projeto, sua posição e também ao tamanho do ambiente. Inicie com um valor de 0,5 e depois altere conforme sua necessidade e preferência.

Além da iluminação padrão, existem luzes artificiais. Maiores detalhes no Módulo Avançado. 77 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


RENDERIZAR O PROJETO

1

Aproxime o cursor da ferramenta de renderização para visualizar a linha vermelha que indica a área do projeto a ser renderizada. Enquadre o projeto nesta área.

2

3

Clique na ferramenta de renderização e selecione uma das qualidades disponíveis para iniciar o render.

Aguarde a renderização ser concluída. O Promob pode ser utilizado normalmente enquanto a imagem está sendo renderizada.

78 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


4 

Ao finalizar a renderização, escolha uma das opções que ficarão disponíveis na parte superior da janela (detalhadas abaixo).

Salvar em Arquivo: abre uma janela para que você salve a imagem em qualquer pasta do seu computador. Você poderá acessar a imagem sempre que quiser, sem precisar abrir o Promob. Anexar ao Projeto: torna a imagem um documento do arquivo do projeto, ou seja, além do projeto desenvolvido no ambiente 3D você terá no mesmo arquivo a imagem renderizada.

A imagem ficará disponível na parte inferior da interface principal e só poderá ser visualizada se o Promob estiver aberto. Para visualizar a imagem, basta clicar uma vez sobre o seu nome. 

Anexar ao Projeto e Editar: torna a imagem um documento do arquivo do projeto e abre a imagem para visualização e edição.

Enviar para a Galeria: envia a imagem diretamente para a galeria de projetos da Promob (necessário ter conexão com internet e usuário cadastrado no site galeria). Para maiores informações: galeria.promob.com.br.

Copiar: copia a imagem para a área de transferência para ser colada em outro aplicativo. 79

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Ferramentas imagem.

de

edição

80 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com

de


INTRODUÇÃO À IMPRESSÃO DO PROJETO

1

Para iniciar a impressão do projeto, clique no botão Imprimir.

2

Selecione um protótipo de impressão e após clique em OK.

DICAS: 

Para exibir as informações do cliente no protótipo de impressão, você pode acessar o formulário de dados do cliente, que fica disponível na parte inferior da interface do Promob.

81 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INSERÇÃO DE TEXTOS NO LAYOUT DE IMPRESSÃO

1

No ambiente de impressão, acesse a ferramenta Texto.

2

Digite o texto que deseja inserir.

Se desejar formatar o texto, selecione o texto e utilize as ferramentas de formatação de texto.

3

Clique em OK.

4

Clique no local em que deseja inserir o texto e após solte o mouse.

5

6

Clique para finalizar inserção do texto.

Movimente o mouse na diagonal, até obter o tamanho desejado para o texto (caixa cinza).

a

82 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


IMPRESSÃO DE IMAGENS RENDERIZADAS Imprimir imagens salvas em arquivo:

1

No ambiente de impressão, acesse a ferramenta Figura.

2

Localize o arquivo de imagem em seu computador.

Clique duas vezes no nome do arquivo, ou selecione-o com um clique e após clique em Abrir.

4

Clique uma vez no local em que deseja inserir a imagem.

5

6

Movimente o mouse na diagonal até obter o tamanho desejado para a imagem (caixa cinza).

Clique para finalizar inserção da imagem 83

Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com

a


Imprimir imagens anexadas ao projeto:

1

Mantenha o mouse pressionado no nome da imagem anexada e arraste até a folha.

DICA: 

Utilize os quadrados pretos nas laterais e centro da imagem, para redimensioná-la.

84 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


MÚLTIPLOS DOCUMENTOS DE IMPRESSÃO O Promob permite que você armazene em um mesmo arquivo de projeto, diversos documentos de impressão, isso quer dizer que você pode ter, por exemplo, uma folha de impressão para as vistas em perspectivas, outra para as imagens, etc. A inserção de nova página de impressão é feita através da ferramenta Nova Página, disponível na barra de ferramentas superior do ambiente de impressão. Ao utilizar esta opção, a janela de protótipos é exibida para que você inicie uma nova página de impressão.

Os documentos de impressão ficam disponíveis na parte inferior da tela, organizados em uma lista.

Documentos de impressão do arquivo.

DICA: 

É possível renomear um documento de impressão, clicando com o botão direito em seu nome padrão.

85 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


VIEWPORT Para a impressão é possível criar imagens do projeto estabelecendo links entre a página de impressão e o ambiente 3D. Nelas é possível: adicionar cotas, observações e detalhes do ambiente. Chamamos estas imagens de Viewport.

ADICIONAR VIEWPORT Para inserir uma vista do projeto na página de impressão:

1

2

Clique no botão Viewport na barra de ferramentas lateral.

Clique em algum local sobre a página definindo o início da Viewport.

86 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


3

4

Movimente o mouse na diagonal até obter o tamanho desejado para a imagem (caixa cinza).

Clique para finalizar a inserção.

EDIÇÕES DA VIEWPORT Para habilitar a barra de edição da vista (exibida logo acima da vista inserida no layout de impressão), basta clicar duas vezes sobre a vista ou utilizar o botão Editar Viewport. Clique duplo abre a viewport para edição.

Movimentação com o mouse, rotação e opções de visualização, funcionam da mesma forma do Ambiente 3D.

87 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Com a barra de edição da Viewport ativa é possível: 

Utilizar zoom, pan e rotação para obter vistas diferentes do projeto.

Definir modo de preenchimento do projeto na impressão.

Por padrão as vistas são inseridas em modo hide (somente linhas), mas podem ser exibidas em qualquer um dos modos de preenchimento disponíveis na impressão do Promob.

Na Viewport também é possível inserir cotas do projeto. Maiores detalhes no Módulo Avançado.

88 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


INSERÇÃO DE LISTA DE ACABAMENTOS

1

Selecione Modelos.

2

a

ferramenta

Clique uma vez na folha e solte o mouse.

Movimente o mouse na diagonal até obter o tamanho desejado para caixa de texto (caixa cinza).

3

4

Clique para inserção.

finalizar

a

ORÇAMENTO No caso do Promob Plus é possível definir o valor da matéria prima utilizada no projeto, além de informar um valor para os aramados, puxadores e outros acessórios. A partir deste valor, é possível definir a margem de lucro desejado e orçar os projetos. Estes detalhes são vistos no Módulo de Treinamento específico para Orçamento. Entre em contato com a Promob para maiores informações.

89 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ATUALIZAÇÃO O Promob busca por atualizações automaticamente, por padrão, uma vez por dia. Para configurar as atualizações ou buscar automaticamente, clique no menu Ferramentas > Atualizar o Promob na barra superior.

Clique na flecha para consultar informações sobre a atualização.

No Promob Update, aba Atualizações são exibidos os componentes disponíveis para atualização.

90 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Clique em Atualizar e aguarde.

IMPORTANTE: Para o prรณximo passo, salve o projeto. Assim que clicar em Instalar, o Promob serรก automaticamente fechado.

91 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda nรฃo autorizada | promob.com


No Promob Update, aba Status é exibido o status de cada componente.

No Promob Update, aba Configurações é possível configurar a frequência de verificação das atualizações. Bem como, configurar o proxy (se necessário).

92 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


LICENÇA Pensando em melhorar a mobilidade do Promob, para a versão 2014 foi removido o conceito de chave de hardware (utilizada até então) e foi criada a possibilidade de liberar as licenças do Promob (Plus e Arch). Este processo consiste em desativar o Número de Série do um computador para que possa ser ativado em outro equipamento. Para consultar o Número de Série ativo no Promob:

Para liberar uma licença, acesse o menu Licença e clique em Liberar Licença...

Salve o projeto antes de clicar em Sim e prosseguir com a liberação. 93 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


A mensagem que é exibida informa o Número de Série do Promob que foi desativado: a) anote o Número de Série que foi liberado para ativá-lo posteriormente ou clique no botão Imprimir; b) acesse os links exibidos na mensagem para consultar mais informações sobre os dados de acesso ao Portal de Serviços, necessário para a ativação do Promob em outro computador e informações sobre o processo de ativação.

Para maiores informações consulte o link “Como Funciona” no menu Licença:

94 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS A opção Ajuda disponível na barra de menus oferece atalhos para os canais que podem ser utilizados para esclarecer suas dúvidas após o curso:

Página de suporte: documentação dos recursos do Promob (kb.promob.com).

Solicitações: envia dúvidas para o suporte - necessário ser cadastrado no portal (portal.promob.com).

Vídeos: canal de /cursopromobbrasil).

vídeos

no

Youtube

(youtube.com/

95 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


ATALHOS Tecla

Função

A

Ativa a ferramenta Agregados para o módulo selecionado

C

Caminhar

D

Calcular distancia

E

Ativa as Propriedades do módulo selecionado, no painel de ferramentas

H

Mover Hot Point

I

Inverter

M

Seleção (seta)

O

Ocultar (alterna entre visível e invisível)

P

Pan

R

Rotação

S

Substituir

U

Agrupar

X

Trava movimentação em X

Y

Trava movimentação em Y

W

Zoom Window

Z

Zoom

F1

Ajuda

F5

Zoom Total Plano

F6

Zoom Total

F8

Ortogonal/Perspectiva

Ctrl + A

Abrir

Ctrl + C

Copiar

Ctrl + D

Duplicar

Ctrl + L

Localizar

96 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com


Ctrl + M

Modelos.

Ctrl + P

Alterna para o modo de impressão

Ctrl + X

Recortar

Ctrl + S

Salvar

Ctrl + T

Seleciona todos os módulos do projeto

Ctrl + V

Colar

Del

Excluir

Ctrl + Z

Desfazer

Ctrl + Shift + A

Arranjo

Movimenta módulo selecionado para direita

Movimenta módulo selecionado para esquerda

Ctrl + Home

Centraliza módulo na horizontal

Ctrl + 

Alinha módulo à direita

Ctrl + 

Alinha módulo à esquerda

PageUp

Movimenta módulo selecionado para frente ou para cima, depende do plano em que o mesmo está inserido.

PageDown

Movimenta módulo selecionado para trás ou para baixo, depende do plano em que o mesmo está inserido.

F10 Ctrl + F10 Ctrl + Shift + K

Visualizar em modo tela cheia Visualizar modo apresentação em tela cheia Substituição Rápida

É possível ainda criar seus próprios atalhos para as ferramentas do Promob. Através do menu: Ferramentas > Configurar Atalhos.

97 Desenvolvido por Promob Software Solutions - Venda não autorizada | promob.com

Apostila promob básico  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you