Gravura, uma introdução

Page 59

Pochoir, Stencil ou Estampilha Colorir a gravura com uso de máscaras é uma tradição secular na França, especialmente na gravura popular, embora o mesmo tenha sido usado até para colorir jornais locais. Ferreira baliza que se trata de recortar, vazar, em uma folha de papel, cartão ou metal, a forma de uma imagem33 – ou melhor, as cores que essa imagem receberá. O pochoir é uma técnica manual rápida que permite aplicar uma ou várias cores por justaposição, e também, embora raramente, por sobreposição. A cor é aplicada com um pincel redondo grosso chamado de pompom que é sustenido perpendicularmente ao molde enquanto se aplica a tinta, geralmente guache ou aquarela. O trabalho é separado em três etapas realizadas, em alguns ateliês por pessoas diferentes. As etapas, de acordo com Béguin, são: 1) Seleção das cores a serem aplicadas, o que depende de qual o grau de fidelidade com relação ao original. O registro das cores, da tonalidade e das nuanças é feito por decalque ou fotograficamente. 2) Corte do pochoir. O desenho das cores e traçado ou colado em uma chapa de alumínio ou de zinco. O corte, tarefa muito delicada, é realizado com estilete ou com uma máquina especial, às vezes, o corte é feito com ácido. 3) A aplicação das cores é com pompom, havendo um pompom para cada cor. Acrescenta Béguin que os primeiros cartões postais foram coloridos com estampilha. Após o advento da fotomecânica o pochoir ficou reservado a bibliófilos e a trabalhos de arte34. Ferreira cita nesse sentido as estampas populares de l’Épinal e o livro Jazz ilustrado por Matisse, e editado por Tériade em 1947.

Figura nº 64: Albrech Schmidt, Xilografia e pochoir, 1700.

Figura nº 65b: Dr. Atl, Reflexo, pochoir, 17,8 X 20,2 cm, 1921-1923.

Figura nº 65a: Pootoogook, Alegre porque vi dez renas, pochoir, 30,5 X 45,7 cm, 1959. Ferreira, O. C. Imagem e letra. SP: Edusp, 1994, p. 131-132. Béguin, A. A technical dictionary of Printmaking. Paris: Éditions André Béguin, 2000, p. 282. 33

34

Capítulo 3  57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.