Page 1

A editora

Há cerca de duas décadas, a Editora da Fieo - EDIFIEO, alinhada à missão do Centro Universitário FIEO, procura desenvolver as potencialidades do ser humano por meio da educação humanística, da produção e da divulgação científica, artística e filosófica. Assim é que, desde 1997, concentrada no nível de excelência de suas publicações, a EDIFIEO oferece diversos títulos produzidos com alta qualidade, projeto gráfico apurado e preços competitivos. A linha editorial contempla obras em diversos setores do conhecimento ministrados nos variados cursos da instituição, abrangendo trabalhos didáticos e paradidáticos, técnicos e analíticos, compreendendo várias áreas do conhecimento, acrescentando-se, ainda, a publicação de quatro periódicos acadêmicos de elevado teor científico. Ao estimular e editar a produção acadêmica, a EDIFIEO marca seu papel no mercado editorial brasileiro e na atividade universitária do País: contribuir na tarefa de formar leitores e, principalmente, cidadãos, ajudando a promover o crescente desenvolvimento da sociedade.

1


Expediente

Lançamentos EdiFIEO - Editora do Centro Universitário FIEO Av. Franz Voegeli, 300 - V. Yara CEP: 06020-190 OSASCO - SP E-mail: edifieo@unifieo.br Telefone: (11) 3651- 9980 Editor Luiz Fernando da Costa e Silva Coordenação Editorial Luiz Eduardo Alves de Siqueira Coordenação de Arte Laurindo Sanchez Munhoz Comissão Editorial Ana Maria de Pinho Maria Deosdédite Giaretta Chaves Silvia Quintanilha Macedo Thiago Hara Dias Assistente Editorial Rodolfo Rodrigues Domingos

2

Vendas: diretamente na editora, por correio eletrônico ou em livrarias.

Guaçu Piteri

Direito Diplomático: a Prática das Imunidades dos Agentes Diplomáticos

272 páginas / ISBN 978-85-98366-54-8

Vera Lúcia Viegas Liquidato.

Os professores Guaçu Piteri, Antonio Carlos Roxo e o Dr. José Cassio Soares Hungria são os principais redatores dessa página eletrônica em que, ao longo dos últimos cinco anos, têm discutido e instigado milhares de leitores em questões diversas, suscitando, muitas vezes, as mais acaloradas polêmicas com inteligência e bom humor. Feita a seleção dos melhores posts, divide-se o livro em grandes temas relativos à política, economia, folclore político, cotidiano, Osasco e desmonte da FAC-FITO, o que é feito sem perder de vista, também, assuntos internacionais e os vínculos que os três autores têm com Osasco, a qual é objeto de especial tratamento no blog, que prossegue ativo e aberto à colaboração e à discussão de todos (guacu.wordpress.com).

176 páginas / ISBN 978-85-98366-55-5

Blog do Guaçu Piteri: cinco anos sem fronteiras

A diplomacia, tão antiga quanto os povos, atrela-se à própria existência dos Estados, relacionando-os em seus vários interesses. Tal atividade demanda profissionais hábeis no exercício de suas atribuições, sobre as quais pesam, sem exagero, os próprios interesses nacionais. Assim, tais representantes carecem de certos privilégios para bem desempenhar suas atribuições. Este livro, então, esmiúça o papel das missões diplomáticas, indo, a seguir, para a análise das imunidades e sua aplicação, culminando com o atual debate sobre a relativização. É obra recomendada não apenas para acadêmicos de direito, bem como aos de relações internacionais e a todos os que, estudiosos de temas políticos, interessam-se sobre como se dá a condução dos assuntos de Estado.

3


Livros Jurídicos

4

Livros Jurídicos

A Lei das Recuperações Comentada e comparada

Direitos Humanos Fundamentais: positivação e concretização

Manual Básico de Processo Penal

Clóvis Antônio Maluf e William Marinho de Faria

Organizadores: Eduardo C. B. Bittar e Anna Candida da Cunha Ferraz

212 páginas / ISBN 978-85-98366-50-0

304 páginas / ISBN 978-85-98366-47-0

312 páginas / ISBN 978-85-98366-08-1

A obra comprova a qualidade didática e a competência teórica dos autores, dois dos maiores especialistas brasileiros em falências. O sucesso deste volume dá-se pela forma como são abordadas as questões concernentes à “Instalação, realização e votação na Assembleia de Credores”, “Recuperação Judicial” e “Créditos extraconcursais”, até chegar ao comentário propriamente dito da Lei nº.11.101/2005. “O ponto principal desta lei é exatamente a recuperação da empresa substituindo a velha concordata preventiva e a concordata suspensiva, permitindo que a empresa mantenha os empregos e, principalmente, que mantenha sua atividade”, escrevem os autores na introdução de seu livro. Trata-se de obra fundamental para todos aqueles que estudam e trabalham com leis e com temas relacionados a esta norma específica.

Os autores dos onze artigos deste volume se detiveram sobre os aspectos mais variados dos Direitos Humanos para apresentá-los em todas as suas multifacetadas perspectivas: desde a dimensão antropológica dos direitos fundamentais e o legado da dignidade da pessoa humana à pós-modernidade, até os aspectos da positivação dos direitos fundamentais na Constituição de 1988 e a educação e a dignidade da pessoa humana, entre outros tópicos. A proposta da pesquisa é incentivar o debate em torno dos direitos fundamentais. A diversidade de abordagens permite, acima de tudo, compreender as diversas implicações do tema eleito como foco do debate, dentro da linha de consolidação de uma preocupação pela humanização da compreensão do Direito.

Romeu Abílio A elaboração desta obra levou em conta a longa experiência didática do autor, juiz de direito aposentado, objetivando que o estudante pudesse fixar os fundamentos do processo penal, bem como desenvolver o raciocínio jurídico. Cada capítulo, assim, desenvolve conteúdo básico doutrinário, questões como roteiro de estudos, e, ao final, perguntas dos exames da OAB, enriquecidas com comentários, seja das alternativas certas como das erradas.

Noções de constitucionalismo. Garantias, prisão processual e habeas corpus Romeu Abílio 256 páginas / ISBN 978-85-98366-32-6

Este volume propõe rever a evolução do constitucionalismo. Também se dedica à análise dos direitos e garantias individuais, responsáveis pelos princípios que norteiam a atuação do indivíduo frente ao poder do Estado.

Evolução dos Direitos da Mulher: a Lei Maria da Penha Organizadora: Anna Candida da Cunha Ferraz 268 páginas / ISBN 978-85-98366-53-1

A evolução dos direitos e garantias tem ocorrido de forma marcante e irreversível. Porém, a despeito do protagonismo da mulher e da criação de normas de proteção a ela, há realmente respeito a sua integridade física e moral? Foi refletindo sobre isso que o Mestrado em Direito do Centro Universitário FIEO instituiu Projeto de Pesquisa “Proteção e Efetivação Legislativa e Jurisdicional dos Direitos da Mulher”. Fiel a esse objetivo, privilegiou-se a análise de todos os artigos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que constitui relevante exemplo da evolução legislativa dada à proteção especial que deve ser concedida à mulher no que diz respeito à violência por ela sofrida, especialmente no âmbito familiar.

5


Coleção Texto

Manual de Matemática

Sistemas de Transporte de Cargas

Rodrigo Gabriel da Silva

176 páginas / ISBN 978-85-98366-51-7

220 páginas ISBN 9788598366524

A fim de diminuir as enormes defasagens no conhecimento da matemática para os estudantes de graduação, o que se dá por variadas razões, o autor, ao atuar nas aulas de nivelamento da disciplina, elaborou este trabalho, que, de forma prática, rápida e com linguagem agradável, resgata muito mais que os conceitos elementares da disciplina, e, embora a obra não esgote todos os conteúdos, é ferramenta indispensável para a revisão do entendimento. Complementam este trabalho diversos exercícios, resolvidos e propostos, que permitem assimilação mais rápida do aprendizado, ao final dos quais muitos alunos conseguem, nas palavras do autor “desmistificar a concepção de que a matemática é um ‘bicho de sete cabeças’”.

6

Germano Manuel Correia Este livro contém conteúdo teórico e aplicação prática dos sistemas de transporte, por isso mesmo, cuida-se de obra indispensável aos alunos de graduação e de Pós-graduação, e, bem como aos profissionais da área de logística. Trata do complexo conjunto de transações logísticas que viabilizam a circulação no estado, no país e fora dele, de matérias primas, máquinas, peças, equipamentos, veículos e outros produtos de consumo. Apresenta também soluções inovadoras do setor, com novas e eficazes alternativas de transporte, carregamento e descarregamento, assim como de seus processos de armazenagem.

Administração Técnica e Financeira Carlos Roberto Salimeno 160 páginas / ISBN 978-85-98366-40-1

A obra, cujo objetivo é atualizar e adequar os conhecimentos em administração financeira, tem como diferencial o cuidado em explicar os temas atuais e apresentar especificidades não encontradas em outros livros. O autor, em linguagem clara e concisa, faz uso de uma adequada organização didática para apresentar os conteúdos específicos. Fornece, ainda, exercícios práticos que permitem alcançar as competências almejadas pelo futuro administrador de empresas. Trata-se de uma ótima fonte de consulta e de referencial teórico.

MANUAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mauro Yuji Ohara 102 páginas / ISBN 978-85-98366-46-3

O livro apresenta os principais conceitos básicos (software, hardware, infraestrutura, redes, processos, entre outros), necessários ao desenvolvimento de um Sistema de Informação eficiente. É título destinado aos interessados em conhecer os requisitos imprescindíveis do funcionamento de um sistema eficiente, capaz de dar suporte a decisões e de gerar conhecimento.

MANUAL BÁSICO DE ESPANHOL Rosângela Maria de Moura 70 páginas / ISBN 978-85-98366-44-9

Coleção Texto

História da Matemática: dos números à geometria Maria Elisa Esteves Lopes Galvão 208 páginas / ISBN 978-85-98366-15-9

Há milênios, questões que surgem da vida prática ou de indagações abstratas exigem respostas. Como diz a autora, inconscientemente percorremos o caminho da História da Matemática a partir do momento em que nos deparamos com a contagem, e adquirimos técnicas e conceitos matemáticos necessários às exigências do nosso cotidiano. Pelo percurso traçado neste livro, somos levados a culturas e civilizações antigas e convidados a acompanhar a evolução do conhecimento humano e científico. Este trabalho tem como principal objetivo orientar os estudantes de graduação, por intermédio da História da Matemática na Antiguidade.

Trata-se de leitura agradável que visa sobretudo atender às dificuldades de linguagem, principalmente de alunos que precisam traduzir textos exigidos por uma bibliografia específica. A autora preparou o Manual Básico de Espanhol a partir de experiência acumulada em sala de aula.

7


Coleção Texto

Outros

Manual Prático de Redação Empresarial

Psicopedagogia Clínica: Manual para Diagnóstico

Três Contos Fantásticos Machado de Assis

Saúde Mental do Professor

(atualizada de acordo com a nova ortografia)

Márcia Siqueira de Andrade

108 páginas / ISBN 978-85-98366-20-3

Paulo Sérgio Silva

154 páginas / ISBN 978-85-98366-41-4

Se Machado de Assis já é um dos escritores mais expressivos e dentre os mais lidos no mundo, pois que sua ficção é, na verdade, um retrato real da vida transfigurada pela arte de sua palavra, estes três contos fantásticos superam qualquer expectativa do leitor pela vivacidade de sua criação, que sempre põe num plano muito especial, real ou fantástico, a verossimilhança, a pessoa e suas aflições e contradições existenciais. Obra inconfundível que não pode deixar de ser lida.

214 páginas ISBN 9788588423527

Maria Deosdédite Giaretta Chaves 168 páginas / ISBN 978-85-98366-45-6

A obra explica e facilita a aprendizagem de conteúdos linguísticos, necessários àqueles que precisam aprender ou rever noções básicas da gramática normativa e da gramática textual. De forma prática e concisa, esclarece dúvidas gramaticais do cotidiano e apresenta noções específicas para produção de textos empresariais bem feitos, claros, concisos, coerentes, corretos e atualizados. A autora prioriza três competências básicas: a discursiva (saber usar a língua de modo variado), a linguística (conhecer a língua) e a estilística (saber escolher recursos expressivos). Para se cumprir essas competências, a obra apresenta uma prática pedagógica diferenciada, que dá consistência à formação discursiva do profissional da área empresarial que não pode prescindir da boa redação.

8

O livro, de caráter didático, apresenta os distúrbios de aprendizagem e faz uma sistematização de uma metodologia de diagnósticos psicopedagógicos. O entendimento e os conceitos utilizados reiteram a necessidade da análise do discurso alheio, pois ela permite que o psicopedagogo identifique não só os sintomas, mas também as causas dos distúrbios de aprendizagem. A autora funde a técnica ao referencial teórico e revela as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas pelos terapeutas. Além de se apresentar como manual prático para a aplicação de testes, a obra oferece um roteiro para especificar problemas de aprendizagem e amplia a reflexão sobre o futuro do psicopedagogo.

Alvíssaras Carlos Só (Luiz Carlos Azevedo) 132 páginas / ISBN 978-85-98366-34-0

Alvíssaras é uma recolha de textos memorialistas muito bem escritos por Luiz Carlos Azevedo; ora o autor lembra-se de histórias familiares, ora de casos bem humorados sobre a carreira e a profissão escolhida, na área da justiça e do Direito, ora sobre reminiscências nostálgicas de um tempo feliz, mesmo, às vezes em meio a árduas experiências. Luiz Carlos denomina-se só, porque a obra reflete um momento ímpar de solidão, a fim de resgatar lembranças sentimentais, líricas, épicas, humorísticas imperdíveis para quem deseja sentir a ânsia e o prazer de viver.

Ao investigar os elementos envolvidos na relação entre a organização escolar e a saúde mental do professor, o autor apresenta o paradoxo entre educar e adoecer e critica a ingenuidade dos discursos sobre promessa e melhoria da Educação. Para Paulo Sérgio Silva, a Educação não atingirá seus objetivos se não se preocupar em como a organização escolar interfere na saúde mental dos atores envolvidos (professores e alunos) e com a qualidade do ensino e da aprendizagem. O livro alerta para a urgência de implantação de políticas de qualidade de vida no trabalho escolar. É necessário que o professor tenha as condições técnicas, estruturais, organizacionais e psicológicas para exercer sua profissão.

9


Outros

Memórias Lucas Pavão 182 páginas ISBN 9788598366388

A obra recompõe, com minúcias narrativas e descritivas, algumas histórias da antiga vila de Osasco, da 1ª metade do século XX. Com encantadora simplicidade, o autor traça o perfil de uma comunidade que se formava, levando em consideração a vida familiar, a vida social ainda em desenvolvimento e as questões políticas locais. Livro recomendado a quem se deleita com histórias simples do cotidiano de uma vila, depois subdistrito de São Paulo, até finalmente passar à categoria de cidade. Desde sua origem, seus primeiros habitantes, a atividade da pesca no ainda cristalino Rio Tietê, outras atividades econômicas, a criação das primeiras industrias, do comércio, da urbanização, enfim. A linguagem é clara, simples, com tons de notável sensibilidade e singeleza.

10

Di Cavalcanti e outros perfis. Vultos do meu caminho

Revista Mestrado em Direito*

José Roberto Teixeira Leite

ISSN: 1808-513X

126 páginas / ISBN 978-85-98366-12-8

Esta obra é uma série de breves textos nos quais são enfocadas algumas personalidades da vida artística, literária e cultural brasileira que o autor conheceu na mocidade e, com maior ou menor impacto, marcaram-no. Instantâneos sem retoque de vultos que cruzaram seu caminho, alguns há mais de meio século, não se admira que muitos, como fotos esmaecidas de velhos álbuns, tenham já perdido o viço e a nitidez originais.

O discurso da falta em Clarice Lispector: “Laços de Família” Gilda Plastino 164 páginas / ISBN 978-85-98366-16-6

Clarice Lispector escrevia no território da experiência sensível da intuição e solicitava de nós leitores uma outra sensibilidade de leitura, uma inteligência menos lógica, capaz de conviver com uma escrita que se recusa ao registro factual da realidade e sobretudo o ponto final. A professora Gilda Plastino, consciente de que na escrita de Clarice “a linguagem inventa o real sabendo que o perde”, inaugura um estudo sob o signo da falta e da incompletude, percorrendo narrativas em que mulheres vivem experiências banais, solitárias e se revelam em estado de surpresa diante do simples ato de existir. Em feliz encontro entre Psicanálise e literatura, a autora nos traz novas revelações do universo literário sempre inesgotável de Clarice, num ensaio poético que é leitura instigante e aprazível.

A Revista Mestrado em Direito – Direitos Humanos Fundamentais tem por finalidade a divulgação de trabalhos resultantes de estudos e pesquisa sobre a temática do Mestrado em Direito do UNIFIEO. A linha editorial, voltada para a temática dos direitos humanos fundamentais, traz as seguintes abordagens: justificativa filosófica, teoria geral, teoria dogmática, teoria crítica, enfoque sociológico, construção histórica, direito comparado, instrumentos processuais, políticas públicas, contexto artístico e literário, psicologia aplicada e ciência política. Criada em 2001, a Revista semestral –impressa e on-line – tem sido recebida como publicação acadêmica de referência nacional e internacional. Autores estrangeiros e nacionais vêm colaborando com seus textos de modo a engrandecer o periódico, que é recomendado pela CAPES.

Revistas

Revista Direitos Fundamentais* ISSN: 1982-8721

Esta revista representa Espaço aberto a toda comunidade discente, no sentido de divulgar trabalhos voltados para fundamentação, problemática e consolidação dos direitos humanos e temas correlatos.

Revista PIBIC* ISSN: 1982-2006

Publicação do Programa de Iniciação Científica do UNIFIEO, reúne artigos representativos de alunos nas áreas de Humanas, Biológicas e Exatas.

Revista Pós-Graduação*

Revista UNIFIEO

ISSN: 1982-0135

ISSN: 1517-1612

Publicação que se constitui em excelente espaço para apreciação dos textos acadêmicos de alunos e professores que integram o programa de Pós-Graduação do Centro Universitário FIEO.

A Revista Unifieo representa canal significativo de comunicação entre professores e a comunidade acadêmica, bem como incentivo à produção de pesquisa, dentro de nosso Centro Universitário.

*Publicações disponíveis em: http://intranet.unifieo.br/legado/edifieo/

11


Diagramação:

Carla de Araújo Risso Rodolfo Rodrigues Domingos

Formato:

210 x 150mm

Mancha:

194 x 134mm

Tipografia:

Futura 09/10/12/14

Capa:

Cartão Ningbo C1S 250g/m²

Miolo:

Couche Magno Star (Brilho) 90g/m²

Impressão:

Prol Editora Gráfica

www.unifieo.br edifieo@unifieo.br

Catálogo EdiFIEO 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you