Issuu on Google+

Termo de Garantia e Orientações para Colocação e Raspagem dos Pisos de Madeira


A HEMAD agradece a você por optar em adquirir nossos pisos em madeira, saiba que além do material de excelente qualidade, você está adquirindo também um produto ímpar, ambientalmente correto, pois foi concebido por meio das melhores práticas de fabricação existentes no mercado, onde a madeira empregada advém de reservas de Manejo Florestal Sustentado, aprovada pelo IBAMA. Este termo de garantia irá orientar você a fazer o melhor uso de nossos produtos de forma a propiciar a máxima durabilidade qualidade. Pedimos a atenção de você, consumidor, quanto as informações e instruções presentes neste termo para que faça valer a garantia dos nossos produtos e serviços.


CARACTERÍSTICAS GERAIS

A madeira é um material absorvedor de água, portanto algumas de suas características podem ser influenciadas pela umidade e/ou temperatura local, onde é comum ocorrerem variações de dimensão. A variedade nos tons e veios de um mesmo tipo de madeira não é defeito e sim uma de suas características mais marcantes, o que a torna um revestimento nobre e inigualável. Pela sua natureza, nunca haverá peças da mesma madeira com tons e veios absolutamente iguais. Após a instalação dos pisos de madeira HEMAD torna-se bastante comum ocorrerem pequenas movimentações das peças, ocasionando o aparecimento de frestas e pequenos desníveis que poderão ser corrigidos com a raspagem, calafetação e aplicação do verniz de acabamento.

O TERMO ABAIXO SE REFERE ÀS CONDIÇÕES DO CONTRATO PARA TODOS OS FINS E EFEITOS DE DIREITO. 1- As madeiras serão fornecidas com suas tonalidades naturais, logo não serão fornecidas tonalidades idênticas por se tratarem de produtos oriundos da natureza. 2- Toda madeira está sujeita a variações em suas propriedades físicas e dimensionais. Estas variações podem ocorrem pelas condições de variação do clima local, como a umidade relativa do ar, dentre outros. Logo não nos responsabilizamos por tais modificações

Ilustração de Armazenamento

3- Os pisos deverão ser armazenados corretamente em local seguro e fresco de forma a serem empilhados uniformemente de modo a se evitar tensões localizadas indesejadas em determinados pontos do produto, preservando suas características originais.

4- A madeira pode sofrer movimentos expansivos e compressivos ao longo do tempo, portanto é recomendado salvaguardar folgas equivalentes a 15 mm entre as paredes e os pisos. 5- Não molhar o contrapiso e/ou os pisos de madeira para a aplicação de verniz. A cola aplicada entre os encaixes deve ser resistente a umidade, recomendamos o uso de componentes ma base de PU (poli-uretano) visto que estes se mostram mais resistentes em aplicações que envolvem madeiras.


UMIDADE

Os tipos de umidade que incidem nos pisos de madeira de forma a comprometer seu desempenho são: 1- Umidade residual: ocorre quando não há a completa evaporação da água utilizada na confecção do contrapiso. Recomenda-se aplicar o piso de madeira HEMAD a partir de 30 dias após a confecção do contrapiso; 2- Umidade ascendente: Umidade proveniente da terra em contato com o concreto do contrapiso; 3- Umidade de contato: Provocada pelo contato da terra com a parede, esta ocorre quando a terra está no mesmo nível ou acima do piso colocado.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Observações: • Para pisos térreos, onde não haja uma impermeabilização previa da superfície, haverá a necessidade de ser aplicado o produto rad flex ou similar. • A madeira é um material higroscópico (que absorve água com muita facilidade), portanto nos casos de vazamento ou infiltração de água, em função da quantidade absorvida pela madeira, poderá ocorrer a perda total do piso do cômodo afetado. Com a alta permeabilidade da água, poderão ser afetados e comprometidos os pisos de ambientes vizinhos ao ambiente originalmente infiltrado. .

IMPERMEABILIZAÇÃO

Recomendamos as seguintes opções de impermeabilização: 1- Misturas de cimento e PU na proporção de 1:1 partes, devendo ser aplicada entre a base de contato e o contrapiso de regularização de pelo menos 4 cm; 2- Impermeabilização sobre o contrapiso de regularização com o uso de PU para superfícies na proporção de 1:1 por metro quadrado. Em pavimentos térreos próximos a locais úmidos, a presença de água pode causar sérios problemas aos pisos de madeira. Recomenda-se elevar no mínimo 1 cm em cada uma das portas em contato com ás áreas de umidade em


potencial, de modo a ajudar na conservação do piso instalado.

VALE A PENA LEMBRAR!!!

• Uma boa impermeabilização, adequada e correta, garante maior economia, satisfação e conforto por parte do usuário. • Locais como banheiros, sacadas, terraços e varandas e áreas descobertas devem ser impermeabilizados de maneira eficiente. • Entre as portas e os pisos de madeira deverão existir desníveis de no mínimo 1 cm, dessa forma poderão ser evitados modificações dimensionais na estrutura da madeira. • Ao iniciar a instalação dos pisos de madeira HEMAD, deve-se verificar se a obra esta livre dos perigos da umidade, com portas fechadas e devidamente protegidas. • O contrapiso deve estar seco e sem resíduos de pó, gesso, massa corrida, restos de tinta, dentre outros, estes poderão interferir na adesão do piso de madeira à superfície de concreto.

CONTRAPISO

É essencial efetuar uma prévia impermeabilização das lajes para que possam ser aplicados os contrapisos. O nivelamento a ser feito sobre a base de concreto deverá ser composto por cimento e areia média, sendo que esta deverá ser lavada e peneirada. Para a produção do concreto recomendamos a proporção de 3 medidas de latas de areia mais 1 medida de lata de cimento para 17 litros de água. Recomendamos a espessura mínima de 4 cm para o concreto aplicado e nivelado. Para que ocorra a secagem lenta e uniforme do concreto aplicado sugerimos que o mesmo seja molhado regularmente até sua cura plena. Atenção! Deve-se atentar para misturas de concreto muito pobres e secas, mesmo mantendo suas proporcionalidades de 3 para 1 (areia e cimento respectivamente a qual é comumente utilizada para assentamentos cerâmicos), não são recomendadas para a sobreposição de pisos de madeira, visto que as misturas pobres e secas possuem baixas propriedades relacionadas a resistência a abrasão e raspagem, além de influenciarem negativamente na colagem e fixação dos pisos de madeira por meio de parafusos. Em ocasiões onde já existam contrapisos de baixa resistência aplicados, recomendamos a utilização de produtos fixantes. Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da HEMAD para que possamos orientá-lo de forma eficiente e eficaz.

IMPORTANTE

Toda a qualidade, conforto, durabilidade do seu piso de madeira HEMAD dependerá fundamentalmente da correta impermeabilização, a qual deverá ser efetuada sempre que os pisos de madeira HEMAD forem instalados em locais como: varandas, piscinas, áreas frias e demais localidades sujeitas a incidência de umidade. A impermeabilização é de total responsabilidade do cliente, logo o proprietário da obra deverá estar ciente de todos os fatores relacionados a correta aplicação dos pisos de madeira HEMAD (proporção de areia e cimento, nivelamento, espessura, dentre outros já citados).


Ao adquirir os pisos de madeira HEMAD, o cliente será o responsável pela coleta e transmissão das informações pertinentes a metragem, a qual poderá ser ou não confirmada pelo vendedor. No caso de ocorrerem, no ato da instalação, divergências das quantidades de materiais (buchas, parafusos, cavilhas ou metragem do piso de madeira) originadas pela falta ou imprecisão dos dados coletados e informados pelo cliente, a HEMAD não se responsabilizará pela aquisição ou devolução destes materiais. Será de total responsabilidade do cliente, para a conclusão da instalação do piso de madeira, arcar com as faltas ou sobras destes materiais. Caso sejam constatadas irregularidades ou problemas com o contrapiso, como por exemplo, umidade, desníveis ou fragilidade, o serviço de instalação somente será executado após a reparação destes por parte do cliente.

QUANTIDADE RECOMENDADA Devido a ajustes e possíveis cortes no ato da instalação dos pisos de madeira, a quantidade necessária referente a metragem poderá exceder em relação a metragem real do cômodo, de forma a variar de acordo com cada tipo de instalação: • Perpendiculares: Para a instalação dos pisos de madeira em linha reta, será necessário um acréscimo equivalente a 10% sobre a metragem real do cômodo; • Diagonais: Para a instalação dos pisos de madeira em diagonal, será necessário um acréscimo equivalente a 15% sobre a metragem real do cômodo; • Tabeiras: Para a instalação dos pisos de madeira em locais que hajam séries de tábuas , tijolos ou granito que contornem as paredes, será necessário um acréscimo equivalente a 20% sobre a metragem real do cômodo; Estes percentuais podem varias para mais ou para menos, tudo dependerá aos diversos fatores que interferem de algum modo nas instalações de pisos de madeira, logo não poderão ser atribuídas responsabilidades referentes a perdas ou sobras de materiais a HEMAD.

TIPOS DE PISO E INSTALAÇÃO

Formas de colocação do piso pronto e estruturado Tanto o piso de madeira pronto quanto o estruturado são de fácil instalação e dispensam as etapas de lixamento e envernizamento, pois são produzidos com camadas de proteção a base de vernizes ultravioleta com óxido de alumínio, responsáveis pela maior dureza do filme e pela alta resistência a riscos. Possuem a vantagem referente ao tempo de descanso, onde depois de aplicados, possibilitam o tráfego normal de pessoas após 3 horas e para a instalação de móveis após 48 horas, tempo este necessário para a total secagem da cola PU expansiva. Esta cola possui

Diagonal Aleatório

Reto Aleatório


excelente resistência a tração e umidade. A cola PU expansiva possui expansão controlada, o que permite a correção em contrapisos com falhas de planicidade no ato da colagem. Para contrapisos normais, recomendamos a quantidade mínima de 1,5 Kg / m2 de cola PU expansiva. Vale lembrar que toda e qualquer aplicação de pisos de madeira requer um preparo superficial adequado do contrapiso, afim de que propicie a melhor adesão possível. Para tanto recomendamos o desengraxe das superfícies por meio do uso de solvente e posterior lixamento da superfície, para que possam ser eliminados resíduos, tais como ceras, silicones e outras substâncias.

Após a instalação • Limpeza com produtos a base de água devem ser evitados, principalmente nos 30 primeiros dias após a instala ção. Após este período, recomendamos o uso de panos úmidos bem torcidos; • Vassouras de nylon ou outro tipo de material plástico podem riscar o piso de madeira; • Alguns tipos de calçados podem causar danos ao piso de madeira; • Manchas no piso de madeira poderão ocorrer caso sejam deixados objetos molhados ou panos úmidos com produtos de limpeza, como baldes, caixas, pincéis, dentre outros. Atenção: Ajustes nos batentes de portas ou outros acessórios decorrentes da instalação do piso de madeira deverão ser executados por profissionais capacitados, portanto nossos instaladores não estão autorizados a executar este tipo de serviço, que é de responsabilidade do cliente.

Escama

Espinha

Dama

Diagonal

Cuidados na instalação do assoalho Para a instalação dos assoalhos de madeira HEMAD recomendamos a secagem total do contrapiso. Como já descrito anteriormente, deve-se previamente verificar as condições do contrapiso como o nivelamento, qualidade, dentre outros. Utilize dupla fixação por meio de parafusos ou pregos com o uso de cola PU. Não utilize pregos ou parafusos alternadamente. A quantidade indicada é de no mínimo 1,5 Kg / m2 de cola PU expansiva seguida da utilização de parafusos paralelos de 5,5 mm / 50 mm, com distância máxima de 25 mm da borda de cada lado da tábua e fixados com buchas S8 e cavilhas com cola, respeitando a tolerância média de 15 mm entre a parede e o assoalho devido a dilatação típica do material. Utilize dupla fixação por meio de parafusos ou pregos com o uso de cola PU. Não utilize pregos ou parafusos alternadamente. Logo após a instalação do piso de madeira, recomendamos o recobrimento das janelas com jor-

Diagonal Aleat.

Reto

Reto Aleat.


nal ou papel pardo, de forma a interromper a incidência do sol diretamente sobre a madeira.

Formas de colocação do taco

Para a instalação dos tacos de madeira HEMAD recomendamos a secagem total do contrapiso. Como já descrito anteriormente, deve-se previamente verificar as condições do contrapiso como o nivelamento, qualidade, dentre outros. Para a instalação do taco de madeira, recomendamos a utilização da cola PU. A quantidade indicada é de no mínimo 1,5 Kg / m2 de cola PU expansiva respeitando a tolerância média de 15 mm entre a parede e o assoalho devido a dilatação típica do material. Logo após a instalação do taco de madeira, recomendamos o recobrimento das janelas com jornal ou papel pardo, de forma a interromper a incidência do sol diretamente sobre a madeira. A fim de se alcançar o máximo da beleza incomparável da madeira, após 30 dias da instalação, deverá ser efetuado a raspagem, calafetação e envernizamento do assoalho ou taco, obtendo dessa forma o máximo de qualidade em nivelamento e superfície lisa.

RASPAGEM DO ASSOALHO E TACO

Desaconselhamos totalmente a utilização de água ou óleo diesel para facilitar o processo de raspagem. O processo de raspagem incide na aparição de considerável massa de poeira, é comum ocorrerem pequenas manchas nos rodapés e paredes decorrentes deste processo, para tanto, sugerimos aos nossos clientes que a pintura final do ambiente seja efetuada após a etapa final de raspagem do assoalho. Caso a pintura seja feita anteriormente, os retoques necessários à pintura serão de responsabilidade do cliente.

CALAFETAMENTO DO ASSOALHO E TACO

O calafetamento é um procedimento responsável pela correção de diversas irregularidades que o piso pode apresentar em sua forma rústica e inacabada. Este procedimento se trata do preenchimento por meio de uma massa ou mistura do vão decorrente do espaço entre as tábuas. Este procedimento deverá ser feito após a raspagem e antes do envernizamento. É necessário efetuar a aspiração do pó oriundo do processo de raspagem. Recomendamos utilizar a massa sintética acrílica para o processo de calafetagem.

ENVERNIZAMENTO DE ASSOALHOS E TACOS

Após executadas as etapas de raspagem e calafetamento, o envernizamento é feito para a proteção e impermeabilização do piso de madeira. Recomendamos não trafegar sobre a área envernizadas nas primeiras 72 horas após a aplicação do verniz.


Após o envernizamento

• Limpeza com produtos a base de água devem ser evitados, principalmente nos 30 primeiros dias após a instalação. Após este período, recomendamos o uso de panos úmidos bem torcidos; • Vassouras de nylon ou outro tipo de material plástico podem riscar o piso de madeira; • Alguns tipos de calçados podem causar danos ao piso de madeira; • Manchas no piso de madeira poderão ocorrer caso sejam deixados objetos molhados ou panos úmidos com produtos de limpeza, como baldes, caixas, pincéis, dentre outros. Atenção: Para a raspagem, calafetagem e envernização, deverão ser respeitados os prazos para a execução de cada serviço, o qual poderá variar de acordo com fatores técnicos presentes em cada obra. A HEMAD não é responsável por eventuais atrasos nas entregas dos serviços, mesmo que o cliente possua acordos pré-estabelecidos com terceiros, como por exemplo: valores de condomínio, aluguéis, pinturas, entrega de móveis, mudanças, dentre outros.

Tonalidade

Ao fazer a aquisição da madeira, você estará adquirindo um produto criado pela natureza, o qual possui variações de tonalidade. A variedade nos tons e veios de um mesmo tipo de madeira não é defeito e sim uma de suas características mais marcantes, o que a torna um revestimento nobre e inigualável. Pela natureza da madeira, nunca haverá peças da mesma madeira com tons e veios absolutamente iguais, portanto a garantia HEMAD não cobre a diferença de tonalidade.

CONSIDERAÇÕES

A HEMAD não se responsabiliza por problemas decorrentes de: • Má instalação de produto ou negligência da empresa; • Manuseio incorreto da madeira; • Falta de manutenção • Infiltração de água ou incidência solar excessiva; • Armazenamento irregular do material; • Uso de produtos não compatíveis com a madeira. A HEMAD garante a qualidade de seus produtos, desde que sejam obedecidas as recomendações e instruções para seu manuseio, armazenamento e instalação.


GARANTIA A garantia para nossos produtos será de 12 meses a partir da data da instalação do produto. cida

Para os casos de acabamentos finais, ou seja, o envernizamento da madeira, a garantia será forne-

pelo fabricante do produto. O prazo máximo de 90 dias após a instalação do piso de madeira deverá ser respeitado quando se tratar de aplicação do acabamento com vernizes / resinas. Nos casos onde o processo natural de dilatação e/ou contração da madeira sejam ocasionados pela incidência da umidade relativa do ar e/ou pelo contato indevido com a água que gerem fissuras ou pequenas trincas no material, nestes casos, a garantia HEMAD não cobrirá o procedimento de Calafetação. Se no ato da compra do piso de madeira, o cliente não contratar os serviços de instalação, raspagem e aplicação, nossa garantia se limitará apenas ao produto estar ressecado, fora do padrão de umidade, desde que sejam seguidas todas as orientações presentes deste “Termo de garantia e esclarecimentos para a instalação e raspagem dos pisos de madeira”


Declaro que recebi da empresa HEMAD LTDA. o “Termo de garantia e esclarecimentos para a instalação e raspagem dos pisos de madeira” anexo, escrito em 12 (doze) páginas, para a correta colocação do piso pronto estruturado, assoalho e taco, assim como todo o processo subseqüente à compra efetuada. Declaro ainda que estou ciente e de acordo com todas as orientações, recomendações e observações descritas no referido termo e de tudo que a garantia cobre ou não cobre, responsabilizando-me totalmente pelo não cumprimento de quaisquer orientações, recomendações e/ou observações aqui estabelecidas. Nome: _______________________________________________________________________________________ Assinatura: ___________________________________________________________________________________ Vendedor: ____________________________________________________________________________________ Assinatura: ___________________________________________________________________________________ Numero do pedido ______________________________________________ Data da venda: _____/_____/_____ Unidade da HEMAD _____________________________ Número da loja: _________________________________

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Declaro que recebi da empresa HEMAD LTDA. o “Termo de garantia e esclarecimentos para a instalação e raspagem dos pisos de madeira” anexo, escrito em 12 (doze) páginas, para a correta colocação do piso pronto estruturado, assoalho e taco, assim como todo o processo subseqüente à compra efetuada. Declaro ainda que estou ciente e de acordo com todas as orientações, recomendações e observações descritas no referido termo e de tudo que a garantia cobre ou não cobre, responsabilizando-me totalmente pelo não cumprimento de quaisquer orientações, recomendações e/ou observações aqui estabelecidas. Nome: _______________________________________________________________________________________ Assinatura: ___________________________________________________________________________________ Vendedor: ____________________________________________________________________________________ Assinatura: ___________________________________________________________________________________ Numero do pedido ______________________________________________ Data da venda: _____/_____/_____ Unidade da HEMAD _____________________________ Número da loja: _________________________________

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


www.

.com.br


Hemad Garantia 2