Issuu on Google+

vipsul_38.indd 1

20/06/2013 21:05:31


vipsul_38.indd 2

20/06/2013 10:44:47


Sumário | JULHO EXPEDIENTE Wrley Remy,

EDITORA REVISTA VIPSUL CAPIXABA CNPJ: 11.314.570/0001-72 SUCURSAIS Muqui-ES / Cachoeiro de Itapemirim-ES Marataízes-ES / Mimoso do Sul-ES Guaçuí-ES / Jerônimo Monteiro-ES Rio Novo do Sul-ES DIRETOR GERAL Wrley Remy A. B. de Oliveira rvipsul@gmail.com DIRETOR EXECUTIVO DO LITORAL: BeƟnho Cel: 9883-4207 CONSULTOR JURÍDICO Dr. Jardel Luciano Dr. Fábio Mauri VicenƟ DIAGRAMAÇÃO Adilson Amaro Junior FOTÓGRAFA Erika Medeiros COLUNISTA | BELEZA Rayana Peres PERIODICIDADE Mensal DISTRIBUIÇÃO “Sul do Espírito Santo” Comercial de Jerônimo Monteiro Nabi (28) 9972-6205 Comercial de Cachoeiro Mirian Oliveira (28) 9955-9892 Lurdinha (28) 9946-7852 Comercial de Castelo / Venda Nova / Conceição do Castelo Maria Jordânia * Todos os arƟgos publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus autores. * A empresa Vip Editora está a disposição para aqueles que querem realizar seu sonho de fazer uma revista, jornal, gibí, livros etc..., aqui a flexibilidade, qualidade e interesse em atender bem é a nossa meta.

vipsul_38.indd 3

S U M Á R I O

Diretor Geral

MUQUI

Tombamento

MIMOSO DO SUL Concurso de Beleza

CARROS Fique de olho

ESPAÇO VIP Mirian Oliveira

MIMOSO DO SUL Antiga Gruta

MIMOSO DO SUL Festa

SUL-ES

Giro pelos Municípios

BELEZA

Jerônimo Monteiro

SAÚDE Alimento

AÇÕES Lixo

GASTRONOMIA Receita

04 05 06 09 10 12 14 17 19 24 26

20/06/2013 10:44:49


MUQUI | Tombamento

Por: Dr. Fábio Mauri Vicenti – Advogado

Fogo! Fogo! ... Tombou mais um imóvel no Sítio Histórico de Muqui... MUQUI é considerado um dos maiores Sítio Histórico e Paisagístico do Estado, o tombamento da cidade já foi aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e para entendermos o tema é necessário demonstrar e esclarecer o que vem a ser tombamento, que segundo o Dicionário Aurélio: “É fazer o tombo de; arrolar, inventariar, registrar; pôr (o Estado) sob sua guarda, para conservá-los e proteger (bens móveis e imóveis cuja conservação e proteção seja do interesse público, por seu valor arqueológico, ou etnográfico, ou bibliográfico ou artístico)”. Trata-se de ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação da legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Várias as ações já foram ajuizadas, inclusive contra o ente público, em todo o Brasil, a fim de que alguma medida fosse adotada com relação a falta de manutenção de prédios tombados, eis que os imóveis estão em estado precário e oferecem risco à população, além de degradarem patrimônios que fazem parte de áreas de proteção do Ambiente Cultural da cidade. A Justiça já se manifestou no sentido de que: “Se o Poder Público Municipal institui proteção a ambiente cultural justamente por vislumbrar nele a sua relevância histórico-cultural, não poderá depois, sob o falacioso argumento de que a responsabilidade incumbe aos proprietários, se eximir da responsabilidade pela restauração, conservação e preservação do bem”. É necessário pensarmos sobre este tema: MANUTENÇÃO DE IMÓVEIS

vipsul_38.indd 4

AFETADOS PELO TOMBAMENTO MUNICIPAL E ESTADUAL, eis que no último dia 26/06 um incêndio resultou na destruição do antigo prédio do Clube dos Operários de Muqui (fundado em 1950), trazendo iminentes riscos as adjacências; e de acordo com a subsecretária de cultura do estado, Joelma Consuelo, o espaço pertence ao sítio histórico de Muqui e, por ser antigo, não possuía saídas de emergência, que também não poderiam ser construídas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas do incêndio ainda serão investigadas. Tal ocorrido, nos deixa apreensivo, uma vez que existem na nossa tão bela cidade muitos outros imóveis, antigos e necessitando de manutenção com urgência, frisando que nas construções antigas em geral são utilizados forros e pisos de madeira bem como a rede hidráulica e elétrica são precárias. Relevamos ainda que estudos comprovam que construções possuem vida útil, e com reformas podem ser prorrogadas, mas não imortalizada! A SITUAÇÃO É URGENTE, haja vista que novos desastres poderão ocorrer, casas literalmente irão “tombar”, simples ações podem gerar incêndios enormes, como o que vimos, dentre outros inúmeros eventos que potencialmente podem prejudicar a qualquer munícipe. É hora de recorrermos aos direitos instituídos na Lei do Tombamento.

20/06/2013 20:38:38


Concurso de Beleza | MIMOSO DO SUL

Fotos: www.eoquerola.com.br

Sucesso total para escolha da “Rainha Vip Mimosense/2013” ACONTECEU no dia 08 de junho no Divan Cerimonial, o concurso de beleza mais esperado de Mimoso do Sul – “Rainha Vip Mimosense/2013”. Desfilaram lindas meninas as quais levaram ao delírio o público local que marcou presença em massa nessa grande casa de show do sul estado (Divan Cerimonial). Aproveitamos a parabenizamos a vencedora - Paula Vivas – pela grande vitória da “Rainha Vip Mimosense/2013”, e que também se tornou a representante de Mimoso do Sul, a qual irá participar da grande final que até agora somam 21 representantes entre os municípios do sul do ES. Só para lembrar: O município escolhido para sediar a grande final é - Mimoso do Sul-ES -. Confira abaixo fotos do evento que parou Mimoso:

Jurados.

Isabela (2ª colocada) | Paula Vivas (1ª colocada) | Jamili (3ª colocada).

Wrley e os amigos jurados vindos do Rio de Janeiro.

A Rainha Vip Mimosense 2012 Luana Silva, passando a coroa para Paula Vivas.

Rainha Vip Mimosense 2013 posando com amigos.

Wrley Remy e a Rainha.

Rainha e representante da Revista Carioca News-RJ.

Viviane Vivas (no centro) com amigos e familiares.

Produtor do desfile - Wander Polati, e a Rainha Vip Mimosense 2013 Paula Vivas. VR Motos e Carros e família (do nosso amigo Valté).

vipsul_38.indd 5

17/06/2013 04:51:39


CARROS | Fique de olho

Por Rodolfo Parisi

Dicas para avaliar o usado antes da compra Os sinais que informam sobre o passado daquele que pode ser o seu futuro carro. COM TANTA oferta de modelos e condições de pagamento, comprar um usado ficou muito fácil. Difícil mesmo é avaliar se o veículo que você escolheu está em bom estado ou esconde surpresas desagradáveis embaixo do capô ou sob a pintura. Se você não tem à disposição um mecânico ou funileiro, que podem dar detalhes mais específicos sobre motor ou lataria, o jeito é apelar para algumas dicas que ajudam a não entrar em uma roubada.

Parte mecânica e interior • Em dia de chuva os defeitos não aparecem, já que gotas de água escondem as imperfeições da lataria e pintura. Procure analisar o futuro carro no Sol, com uma luz homogênea. • Para achar imperfeições, ondulações na chapa e desalinhamento das portas, olhe o automóvel de frente, encoste o rosto no pára-lama e analise a lateral. Depois passe o dedo no vão das portas e a distância tem de ser a mesma em toda a extensão. Se um lado tiver espaçamento menor que o outro, o carro pode ter sido batido e mal desamassado. • Para verificar batida na dianteira, abra o capô e analise o cofre do motor (as paredes devem estar sem ondulações e a pintura não pode estar nova em folha). Além disso, os parafusos internos de fixação do painel da grade devem ser da mesma cor do veículo. Meça com o dedo o vão entre o capô e o pára-lamas (diferenças gritantes indicam que o capô foi retirado ou que o pára-lamas foi trocado). • Marcas diferentes nos faróis e lanternas indicam que a peça original foi quebrada e que o carro foi batido. Observe, também, marcas de tinta em nessas peças e grades (algumas oficinas não desmontam a lataria e empapelam as peças para ganhar tempo). • Se der, destaque a borracha dos batentes das portas. Por baixo, devem estar apenas os pontos de solda originais de fábrica. A distância varia de 5 a 10 cm. Se faltarem pontos, a lataria foi reparada. Você também pode passar a mão por baixo e uma pequena linha com relevo é sinal de tinta nova.

Funilaria e pintura • Esqueça o hodômetro, já que os velocímetors digitais são mais fáceis de serem adulterados. • Por dentro, é importante checar o pedal do freio. Se estiver nitidamente desgastado, deve ter mais de 60 ou 70 mil km. Se o volante ou cambio estiverem lisos, sem a rugosidade do plástico, estão gastos. O tecido dos bancos também deve ter o gasto normal do tempo. • Por fora, balance o carro apoiando as mãos sobre cada pára-

vipsul_38.indd 6

lama. Se, ao retirar a pressão, o balanço continuar, é que os amortecedores já estão desgastados. • Verificar os pneus. Marcas diferentes e desgaste irregular são sinais de desalinhamento ou problemas na suspensão.

Motor • Desconfiar da aparência impecável, pois pode esconder algum vazamento. Olhe próximo às juntas do cabeçote, pois a presença de óleo pode indicar um simples reaperto ou até o empenamento da peça. • Verificar o nível e o aspecto do óleo (muito escuro e abaixo do nível, o motorista é pouco cuidadoso). • O filtro de ar deve estar limpo e com pouco uso • Ao ligar o carro, se o motor demorar para funcionar, é mau sinal (bicos injetores estão entupidos). • Peça para alguém acelerar e vá olhar o escapamento. Precisa estar preto de fuligem. Se estiver melado de óleo, precisa de reparo. Se a fumaça for densa, branca ou azul-clara, o veículo está queimando óleo).

Agora se você não se sentir seguro com as dicas passadas, algumas empresas emitem laudos técnicos e realizam uma perícia cautelar no seu veículo. O laudo comprova a originalidade do chassis e motor, além de analisar toda a parte estrutural e documentação do veículo usado. Confira o vídeo e as empresas que fazem o serviço de perícia cautelar: •Plena Visão: www.plenavisao.com •Supervisão: www.supervisao.com •Terceira Visão: www.terceiravisao.com •Top Perícias e Vistorias: www.toppericias.com.br

17/06/2013 04:51:49


vipsul_38.indd 7

20/06/2013 10:44:51


vipsul_38.indd 8

20/06/2013 10:44:52


vipsul_38.indd 9

20/06/2013 10:44:53


MIMOSO DO SUL | Antiga Gruta

Texto: Renato Pires Mofati

Antiga gruta em enorme pedra é uma das curiosidades encontradas em Mimoso Pedra em forma de gigantesca concha abriga gruta antiga na Fazenda Paulicéia. Essa é uma boa opção para uma caminhada ecológica.

QUANDO

afirmamos que Mimoso do Sul possui vários locais interessantes não é apenas papo! Basta circular por seus domínios que logo se descobre algo diferente, como é o caso da grande pedra situada na sede da Fazenda Paulicéia. Ao observar esta obra da natureza, logo vem a nossa mente que ali poderia ter sido morada de índios e outros em épocas passadas, pois o teto dessa pedra se projeta numa incrível horizontal que dá a impressão de que tudo acima vai se despencar sob nossas cabeças. Esse tipo de teto é como uma proteção contra as intempéries da natureza. Calcula-se que do chão, ao ponto máximo de altitude da

pedra, há aproximadamente 40 metros. Em sua crista frontal, grandes caneletas se formaram como aquelas existentes em montanhas na descida de nossa serra em direção a BR 101 (Propriedade do Sr. Lilinho Perciano). Imaginemos quantos milhares de anos foram necessários para que tal efeito pudesse ser criado e agora visto a nossos olhos! Ao repararmos os detalhes existentes na gruta, o granito de suas paredes é diferente, pois parece ter sido alisado, lixado ou polido naturalmente, ou seja, desgastado com o tempo. Na parte alta e frontal da pedra, grandes buracos se formaram, feito enormes “panelões” e em determinado horário, com a sombra projetada do sol, forma-se perfeitamente a grande face de uma caveira na pedreira, fato realmente interessante de se ver! Para chegar até o local, basta seguir pela Rodovia Rubens Rangel, destino a BR 101, entrar a esquerda após a ponte da Braúna. A ponte de madeira no caminho logo à frente está com problema, portanto é aconselhável seguir pela estrada em direção a Fazenda Cruzeiro (Gamboinha) e lá se informar para seguir até a Fazenda Paulicéia. Da sede de Mimoso até o local da Pedra, são 09 quilômetros.

Fotos: Renato Pires Mofati | Henrique B. Mofati Site: http://www.mimosoonline.com.br VipSul Capixaba

vipsul_38.indd 10

10

www.maratimba.com

17/06/2013 04:51:58


vipsul_38.indd 11

20/06/2013 10:44:55


SUL-ES | Giro pelos Municípios

Projeto Campeões do Futuro Muqui-ES O PROJETO Campeões de Futuro tem por objetivo oportunizar a prática esportiva para crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 e 17 anos. O intuito é oferecer a oportunidade da prática do esporte e do lazer, garantir saúde, educação e cultura, auxiliando na inserção dos alunos na comunidade. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Modalidades oferecidas:

Pensando no desenvolvimento do espor te junto à comunidade, a Secretaria de Esportes e Lazer do município de Muqui oferece projetos para incentivar crianças e jovens, independente de suas classes sociais, na prática do futebol, futsal, GRD e Capoeira. O principal projeto é o Campeões de Futuro, que visa descobrir novos talentos e incluir socialmente esses jovens, afastando-os da criminalidade. O trabalho é realizado em parceria com o Governo do Estado e tem por objetivo despertar dentro de cada criança e jovem seu talento esportivo. Para participar, basta efetuar o cadastro feito pelo professor responsável no local onde está disponível o esporte de preferência. O trabalho desenvolvido oferece todas as condições para a execução das atividades, com o espaço e o profissional (formado em Educação Física) oferecidos pela Prefeitura e o Governo Estadual disponibilizando material, estagiários e qualificação profissional, para que as pessoas envolvidas no projeto tenham conhecimento específico da importância do trabalho e de como executá-lo. Atualmente em Muqui o projeto de Futebol de campo está atendendo a 185 crianças e adolescentes, Grd atendendo a 90, Futsal 150 e a capoeira a 80 crianças e adolescentes. Fonte: http://www.muqui.es.gov.br

Integrantes do “Projovem” fazem plantio de ipê ao redor do Cristo – Guaçuí-ES OS JOVENS participantes do Programa Projovem fizeram plantio de árvores ao redor do Cristo Redentor, símbolo turístico de Guaçuí. O programa é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, através da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Guaçuí. As mudas plantadas são ipê e todo trabalho teve acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente. Paralelo ao plantio das árvores os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE fizeram uma limpeza no Cristo, num evento denominado de “Cristo Limpo”. Essas ações são atividades que antecedem a Feira do Verde que será realizada dias 05, 06 e 07 de julho no Parque de Exposições. Projovem - Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Fonte: http://www.guacui.es.gov.br

Um pouco da História de Rio Novo do Sul-ES AS TERRAS em que atualmente se acham o município de Rio Novo do Sul, constituíram, primitivamente, a antiga Imperial Colônia do Rio Novo. O povaoamento da região deve-se à pertinácia do Major Caetano Dias da Silva, proprietário no município de Itapemirim, que, através da Associação Colonial do Rio Novo, obteve, em 1855, do governo autorização para explorar as terras devolutas que formavam toda aquela região, executadas apenas as terras pertencentes à Família Salles, hoje denominada São Domingos. No sentido de promover o desenvolvimento da região, as terras da antiga Colônia foram vendidas em pequenos lotes, aos imigrantes que o Major Caetano trouxera da Europa. Em 6 de Março de 1880, Rio Novo passou a construir distrito do município de Itapemirim. Em 1893, criado o município de Rio Novo, com território desmembrado do município de Itapemirim. Sua instalação ocorreu a 6 de Janeiro de 1894. Finalmente, em 1953, o município passou a denominar-se a Rio Novo do Sul. O rio que delimita a cidade, ao sul e sudeste, deu origem ao topônimo, Rio Novo do Sul.

Turismo – Itapemirim-ES ITAPEMIRIM efaz parte da Rota da Costa e da Imigração e é um dos raros recantos do sul onde a proximidade entre o mar e a montanha é menor. O calor das areias das praias de Itaipava, Itaóca e Ilha dos Franceses contrasta com o clima ameno do Frade e a Freira, às margens da BR-101. A exuberante natureza granítica transformou-se no ponto alto dos esportes de aventura como o vôo livre, rapel e trilhas. No Frade e a Freira ou no Monte Aghá, de frente para o mar, a vista panorâmica nos remete às longas distancias presenteadas pelo nascer do sol ou da lua. A lagoa Guannandy ou mais conhecida como lagoa do Gomes tem seu potêncial turistico crescente cada vez mais.Turistas de todo o estado vem desfrutar de uma imensidão de água doce. Todo o distrito de Itaipava localiza-se em uma APA(Área de Preser vaçao Ambiental),compreendendo desde a fóz do rio Itapemirim na divisa com o Municipio de Marataizes até grande parte do municipio limitrofe ao note, a cidade de Piúma.

vipsul_38.indd 14

17/06/2013 04:52:07


vipsul_38.indd 13

20/06/2013 10:44:56


vipsul_38.indd 14

20/06/2013 10:44:58


vipsul_38.indd 15

20/06/2013 10:45:01


vipsul_38.indd 16

20/06/2013 10:45:05


Por: Rayana Caldeira Peres – Esteticista Graduada

Jerônimo Monteiro | BELEZA

Massagem relaxante e seus benefícios A MASSAGEM relaxante é uma ótima opção para quem quer revigorar as energias após um dia cansativo. Além de relaxar e aumentar o seu bem estar, ela pode oferecer diversos benefícios. Essa massagem tem em sua característica promover a melhora da circulação sanguínea, aumentando o fluxo de nutrientes, ajudando a remover as substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor muscular. Essa técnica é realizada através de movimentos suaves, lentos e firmes no corpo inteiro, relaxando a musculatura e proporcionando alívio das tensões e estresse. Recomenda-se a realização da massagem como um hábito de vida saudável, pois seu objetivo é a prevenção de estresse que muitas vezes, é prejudicial a nossa saúde, por esse motivo aconselha-se sempre a realização dessa técnica

de 01 a 02 vezes por semana, para que o corpo não acumule tensões prejudiciais a saúde emocional e física.

Benefícios:

• Estimula a Circulação Sanguínea. • Alivia as tensões físicas e emocionais. • Combate a Ansiedade, Dor de Cabeça, Insônia, Irritabilidade e falta de concentração.

Contra Indicações:

• Pacientes com Patologias infecto-contagiosas • Inflamações • Gestantes antes do 3º mês de gestação. • Pacientes com trombose • Diabéticos Sem dúvidas a massoterapia relaxante é a melhor forma de relaxar e acabar com o estresse do dia-a-dia.

vipsul_38.indd 17

17/06/2013 04:52:13


vipsul_38.indd 18

20/06/2013 10:45:06


vipsul_38.indd 19

20/06/2013 21:14:02


vipsul_38.indd 20

20/06/2013 10:45:09


Dor de Dente | SAÚDE

Fonte: http://dentistabr.com/dicas-para-aliviar-dor-de-dente-em-casa/

Alternativas para Aliviar dor de Dente Aplique óleo de cravo para Tirar a dor no dente

Mitos Sobre dor de dente

Você pode encontrar na farmácia. Siga as instruções de utilização com cuidado (porque a ingestão em excesso pode levar a intoxicação). Deve ser aplicado apenas no dente e NÃO na gengiva, caso contrário poderá queimar a gengiva. O óleo de cravo poderá diminuir a dor mais não vai curar o dente, mas apenas adormecer temporariamente o nervo. (Procure um dentista)

Não caia em mitos você pode acabar causando mais danos acreditando neles:

Mito coloque uma aspirina no dente

Coloque uma compressa fria no lado de fora de seu rosto se você tiver com inchaço devido à dor de dente. Segurando um cubo de gelo ou água fria na boca pode aliviar a dor. Mas se você achar que agrava mais a dor devido o dente estar sensível não faça. (Procure um dentista)

Se você quiser usar aspirina para ajudar a aliviar a dor de dente, engoli-lo com um copo de água. Não o coloque sobre o dente ou gengiva circundante. Um comprimido de aspirina não funciona como um remédio tópico, mas tem que ser ingerido. O que é pior, a aplicação tópica de uma aspirina pode causar uma queimadura grave na sua gengiva ou bochecha, que pode levar de quatro a cinco dias para curar. (Procure um dentista)

Mantenha sua cabeça erguida

Mito Uma dor de dente significa que você vai perder o dente

Elevando sua cabeça pode diminuir a pressão na área e pode reduzir a dor latejante. O dente infeccionado pode haver gazes em seu interior produzindo uma pressão além do normal dando a sensação de que o dente esta pulsando e latejando gerando uma dor muito forte. (Procure um dentista)

Não é assim, o tratamento de canal pode salvar uma extração dentária. Tratamento endodôntico envolve a realização de uma pequena abertura no dente, é tratada a infecção e remoção das bactérias da polpa no canal da raiz. (Procure um dentista)

Resfriar o inchaço

Enxágüe o Dente com Dor Lavar com água morna para remover qualquer resíduo de alimentos que podem estar causando ou agravando a dor. Um pedaço de comida que fica preso na gengiva pode doer tanto quanto a polpa do dente danificado. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna, boceje e então depois cuspa. (Procure um dentista) Tenha cuidado com o calor, o frio, e do doce. Estes alimentos e bebidas podem agravar uma situação já dolorida e aumentar a sensibilidade. (Procure um dentista)

Passe Fio Dental Não, não é uma cura, mas o fio dental é outra maneira de remover quaisquer restos de comida que poderia estar preso no dente. A sua escova ou um palito de dentes (se usado com cuidado) pode ajudar a expelir comida presa também. (Procure um dentista)

Mito se a dor desaparece, o problema desapareceu A dor é um aviso de que algo está errado em seu corpo, por isso não ignorá-lo. E o problema pode ser mais grave do que uma doença dentária, a dor na mandíbula inferior, por exemplo, pode ser um sintoma de problema cardíaco. (Procure um dentista)

Procure um Dentista Para retirar Sua Dor de Dente que é o mais indicado O melhor que se deve fazer é procurar uma ajuda de um dentista para retirar sua dor, agende o mais rápido possível uma consulta com seu dentista de confiança, um tratamento dentário feito por um especialista irá curar sua dor sem ter que perder o dente. Procure um dentista através de referencia de amigos e de informações relevantes pela internet.

Cubra o Dente Se estiver com o dente sensível ao ar, cobri-lo com um pedaço de gaze, um pequeno pedaço de cera dental (disponível em muitas farmácias), ou um pouco de goma de mascar sem açúcar (usar os dentes, no lado oposto da boca para mastigar) até que você possa chegar ao dentista. (Procure um dentista)

vipsul_38.indd 21

20/06/2013 10:45:11


vipsul_38.indd 22

20/06/2013 10:45:11


vipsul_38.indd 23

20/06/2013 10:45:13


AÇÕES | Lixo

Prefeita de Mimoso anuncia medidas para solucionar problemas com lixo em seu município Flávia Cysne (PSB), de Mimoso do Sul, após quinze dias do lançamento de uma campanha educativa em seu município sobre a finalização ambientalmente correta do lixo caseiro, anuncia novas medidas e acordos. Na semana passada esteve em Cachoeiro, juntamente a outros prefeitos do Sul do Estado, para a assinatura de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e acredita que desta vez as decisões tomadas resolverão o problema com o lixo. “O atual local de transbordo na nossa “matinha” será definitivamente fechado e a área recuperada será devolvida à sociedade, visto que mesmo particular integra uma Zona de Interesse Ambiental”, disse. Flávia Cysne explica que a primeira obrigação do termo assinado será custeada pelo Governo do Estado, através de financiamento junto ao Consul - Consórcio Regional Sul. Haverá, ainda, a contribuição da Aderes na capacitação dos catadores. “Contamos com a intervenção da Associação dos Municípios junto ao Ministério Público Estadual, Governo do Estado e municípios. O próximo passo é a articulação para a confecção dos planos de saneamento municipais com intervenção também do governo do Estado. Estamos em reunião com prefeitos, procuradores, técnicos da área ambiental, ministério público municipal e estadual”, complementou. A assinatura do termo de compromisso entre os municípios resultará na coleta seletiva dos resíduos e o fim dos aterros não licenciados. Alguns tópicos divulgados na campanha para a coleta

vipsul_38.indd 24

Foto: Beto Barbosa.

A PREFEITA

de lixo: - O lixo caseiro deve ser colocado em local inacessível aos cães, diariamente, às 18h; - A rua pode ser utilizada para colocação de entulhos, desde que sejam retirados no prazo máximo de dois dias pelo próprio morador; - Galhos de poda são retirados pela Prefeitura gratuitamente; - Materiais de construção podem ser descarregados nas calçadas de forma que não atrapalhem pedestres e o trânsito. Em seguida entrar em contato com a equipe municipal de Fiscalização. O bairro Pombal será o primeiro a contemplar o programa de coleta seletiva nas residências. Os demais bairros do município, a principio, deverão levar seus resíduos até uma área de transbordo na antiga “Deleite” – espaço onde funcionam as secretarias municipais de Obras, de Infraestrutura Rural e de Limpeza Pública.

20/06/2013 10:45:15


vipsul_38.indd 25

20/06/2013 10:45:16


GASTRONOMIA | Receita

Ingredientes: • • • • • • •

• •

vipsul_38.indd 22

500g de feijão carioquinha cozido 200g de toucinho 1 concha de óleo 1 cebola média picada 4 dentes de alho 5 ovos 1 colher de sopa de sal com alho

Cheiro verde a gosto 200g de farinha de mandioca

Modo de Preparo 1. Coloque o óleo em uma panela e doure a cebola, acrescente o bacon e frite bem | 2. Adicione o alho, sal e os ovos, misturando com cuidado para que não se despedacem muito | 3. Refogue o feijão, baixe o fogo, misture a farinha aos poucos e o cheiro verde “O Restaurante Vídeo Lanches, sorteou almoços para 04 casais com direito a um refrigerante, na promoção do dia dos namorados. O sucesso foi tão grande que o Empresário Eduardo Maroli, pensa em breve fazer mais sorteios, só que desta vez com prêmios como : bicicleta, TV , entre outros ... “Agradecemos a todos que nos ajudam a fazer desse restaurante, o melhor de toda região”

17/06/2013 04:52:23


vipsul_38.indd 27

20/06/2013 10:45:17


vipsul_38.indd 28

20/06/2013 10:45:19


Revista Vipsul Edição 38