Page 1


seja bem-vindo Empresas Funcional é um grupo econômico constituído por sete empresas, com atuação voltada para soluções integradas de serviços. Começou em 1991, no município de Pedro Leopoldo/MG, com a criação da Funcional Serviços - hoje conhecida como Funcional Facilities, para atender as demandas do setor industrial carente de atividade de apoio por empresas terceirizadas com respaldo técnico e excelência. Com atuação em todo o território nacional, trabalhamos com tecnologias que nos permitem estar presentes em todos os estados do Brasil, garantindo nosso padrão de excelência. • Grupo full service provider, com atuação na área de facilities, intralogística, vigilância patrimonial, nutrição corporativa e higienização de têxteis corporativos. • Mais de 25 anos de mercado. • Atendimento em todo o território nacional. • Segurança financeira. • Compliance fiscal e trabalhista.


LTCAT

vigilância patrimonial armada

mão de obra especializada

treinamentos NRs

consultoria em gestão e CSC

Enlonamento de cargas

balanceiro

limpeza predial

mão de obra temporária

Principais áreas de atuação

PPRA

carregamento/descarga (capatazia) e expedição

operador de equipamentos móveis

gestão e operação de armazéns, depósitos e CD´S gestão e operação de terminais Planejamento de segurança patrimonial limpeza hospitalar controle de recebimento e saída de carga, com a respectiva emissão de notas fiscais transporte interno ou transferência de carga limpeza industrial portaria, recepção e controle de acesso operações de abastecimento de produção operação de recebimento, descarga e armazenagem PCMAT PGR motorista

gestão e operação em áreas de extração

movimentação de matérias-primas e insumos

locação de uniformes

vigia manutenção de vagões

gestão de materiais

jardinagem, paisagismo e áreas verdes

PCMSO

gestão e operação de inspeção de carga

higienização de rouparia empresarial manutenção de aparelhos de ar-condicionado, com elaboração e execução de PMOC

manutenção industrial e predial avaliações ambientais

alimentação corporativa


Visão Oferecer reconhecidamente, as melhores soluções em serviços.

Missão Desenvolver serviços com ética e eficiência, proporcionando ao nosso cliente satisfação e tranquilidade para concentrar esforços na sua atividade.

Princípios (Valores) • Comunicação: Promover a integração da empresa, mantendo colaboradores, clientes e fornecedores envolvidos nos planos, objetivos e realizações através de informações claras e sistemáticas. • Garantia da Qualidade: Compromisso com os processos adotados, assegurando os resultados de garantia e melhoria da qualidade. • Pessoas: Tratamento justo e digno, estimulando e capacitando as pessoas para o trabalho em equipe e desenvolvimento profissional. • Segurança: Promover, garantir a segurança e o respeito a vida.


Informações Importantes

• Período de Experiência: O contrato de experiência serve para a empresa conhecer as habilidades do trabalhador e para o trabalhador conhecer as condições e o ambiente de trabalho que estão sendo oferecidos a ele. O prazo máximo de duração de um contrato de experiência é até 90 dias. Porém, ao completar os 90 dias, ele passará a valer como contrato por prazo indeterminado. • Pagamento: A empresa efetua o pagamento no 5° dia útil de cada mês. O pagamento é depositado em conta salário no banco conveniado com a Empresa. Não deixe de conferir seu recibo de pagamento e em caso de dúvida, consulte sua liderança. • Identificação/Crachá: É através dele que você será identificado no local de trabalho. Procure conservá-lo limpo. Em caso de perda ou estrago, solicite outro ao líder imediatamente. O custo desse novo crachá será descontado na folha de pagamento. • Férias: A CLT prevê o direito a todos os empregados de ter um período de férias remuneradas de 30 dias a cada 12 meses de contrato de trabalho — chamado de período aquisitivo. Se o empregado tiver mais de cinco faltas injustificadas, esse período poderá se reduzir gradativamente, da seguinte forma: de 6 a 14 faltas: 24 dias de férias; de 15 a 23 faltas: 18 dias de férias; de 24 a 32 faltas: 12 dias de férias. Caso tenha mais faltas, o empregado perderá o direito ao benefício. O período é remunerado com o adicional de 1/3 do seu valor, previsto pela Constituição Federal (art. 7.º, XVII). As férias poderão ser fracionadas conforme previsto na Lei n.º 13.467/2017. O colaborador que adquire o direito a 30 dias de férias, poderá converter 10 dias em abono pecuniário e gozar os 20 dias restantes. Caso opte por converter, deverá solicitar à Empresa por escrito até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo. As férias poderão ser divididas em até três períodos. Nenhum deles pode ser menor do que cinco dias corridos, e um deles deve ser maior do que 14 dias corridos. Além disso, as férias não podem começar nos dois dias antes de um feriado ou do dia de descanso na semana.


• Salário Família: Benefício pago aos empregados segurados cujo salário esteja dentro da faixa determinada pelo INSS (consultar tabela vigente), para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos de idade ou inválidos de qualquer idade. É relativo ao número de filhos menores de 14 anos de idade e para o recebimento do benefício é necessário apresentar à Empresa a certidão de nascimento, CPF, cartão de vacinação e comprovante de matrícula escolar dos filhos. Para renovar o direito ao benefício é necessário apresentar anualmente a carteira de vacinação dos dependentes de até 6 anos de idade, sempre no mês de novembro. Já a frequência escolar deve ser comprovada a cada seis meses, em maio e novembro. • Vale Transporte: É direito do empregado o vale transporte de ida e volta (residência/ trabalho/residência), quando a distância da sua residência até o local de trabalho é longe o bastante. O empregado que solicitar este benefício para outros fins, comete falta grave e poderá ser punido. Será descontado do empregado o percentual de até 6% do seu salário base, ou o valor total dos vales, o que representar menor valor de desconto. • FGTS: É depositado mensalmente, em uma conta bancária aberta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal, um valor correspondente a 8% do valor de seu salário. O percentual de 8% do FGTS não é recolhido apenas sobre o salário, incide também sobre o total do valor pago em horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), 13° salário, férias (salário + 1/3) e aviso prévio (trabalhado ou indenizado). Não há desconto desses valores no salário do trabalhador. • Adicional Noturno: Tem direito todos os empregados que trabalham em atividades urbanas noturnas, entre 22h e 5h da manhã. • 13° Salário: Equivale a um salário do colaborador, pago no final de cada ano ou em rescisão, proporcional aos meses trabalhados. No ato da demissão, o empregado está obrigado a devolver o crachá, cartão de vale transporte, uniformes e EPIs ao setor de Administração de Pessoal ou sua liderança. Caso não o faça, deverá arcar com as despesas, que serão descontadas na rescisão.


Assiduidade e Pontualidade

CARTÃO DE PONTO Nunca deixe de realizar a marcação. Somente VOCÊ e mais NINGUÉM pode marcar seu ponto. O cartão de ponto NÃO pode ser rasurado. Em caso de dúvidas, esclareça-as antes antes de marcar o cartão. Quando houver ocorrência no cartão, solicite o visto do líder. É com base nele que a empresa efetua seu pagamento. O parágrafo 1º do artigo 58 da CLT, incluído pela Lei nº 10.243/2001, estabelece que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de 5 ( cinco ) minutos, observado o limite máximo de 10 ( dez ) minutos diários.

HORAS EXTRAS As horas extras só poderão ser executadas mediante autorização prévia do líder. O limite máximo de horas extras estabelecido pela CLT é de 2 horas diárias com o máximo de 10 horas de trabalho diário.

POLÍTICA PRÓ-ASSIDUIDADE São os procedimentos aplicados àqueles colaboradores que se ausentam ao trabalho. A política pró-assiduidade não visa demitir as pessoas, mas sim criar uma equipe de trabalho focada na responsabilidade e no compromisso com o dever.


Política Pró-Assiduidade

Situações AUSÊNCIA PRÉ-JUSTIFICADA

AUSÊNCIA PÓS-JUSTIFICADA

AUSÊNCIA NÃO JUSTIFICADA

São todas aquelas ausências que você comunica e justifica em tempo hábil para a sua chefia imediata.

São todas aquelas ausências que você comunica e justifica só depois do retorno ao trabalho.

São todas aquelas ausências que você não comunica e não justifica à empresa, retornando posteriormente ao trabalho.

Implicações e ações disciplinares Incidência/Situação

Ausência Pós-Explicada.

Ausência Não Explicada.

Ação/Perda

Ação/Perda

Ação/Perda

Ação/Perda

* Advertência Verbal;

*Advertência Escrita;

* Suspensão;

* Perda do valor de vale transporte;

* Perda do valor de vale transporte;

Rescisão do contrato de trabalho.

* Perda dos dias (se o documento não abonar).

* Perda do valor da alimentação;

*Advertência Escrita; * Perda do valor de vale transporte; * Perda do valor da alimentação; * Perda dos dias.

* Perda dos dias (se o documento não abonar).

* Suspensão; * Perda do valor de vale transporte; * Perda dos dias.

* Perda do valor de vale transporte; * Perda do valor da alimentação; * Perda dos dias (se o documento não abonar).

Rescisão do contrato de trabalho.


Licenças Remuneradas

O empregado tem direito de ausências ao trabalho, sem prejuízo ao salário, nas seguintes situações:

Situação

Direito

Falecimento: Cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa declarada em carteira de trabalho dependente econômico.

02 (dois) dias consecutivos.

Casamento.

03 (três) dias consecutivos.

Nascimento de filho: Licença Paternidade.

05 (cinco) dias consecutivos.

Doação de Sangue: com atestado médico.

01 (um) dia em cada 12 meses de trabalho.

Alistamento eleitoral.

02 (dois) dias consecutivos.

Vestibular.

Nos dias marcados da prova.

Comparecimento a Juízo.

Pelo tempo necessário ao comparecimento ao Juízo para depoimentos.

Prestação de serviço à Justiça Eleitoral.

Pelo dobro dos dias de convocação.


Descontos

INSS Será descontado mensalmente, conforme percentual estabelecido pelo Instituto Nacional de Previdência Social - INSS. IMPOSTO DE RENDA Nos meses em que você receber valor superior ao fixado pela Receita Federal, será descontado o valor referente ao Imposto de Renda Retido na Fonte. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Referente ao desconto de 1 dia de trabalho na folha de pagamento do mês de Março ou no mês seguinte da data de admissão (caso o desconto já não tenha sido feito no ano, no emprego anterior). Conforme a Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), a contribuição sindical se tornou facultativa. Sendo seu desconto permitido apenas mediante autorização prévia do trabalhador. Serão descontados os valores referentes aos benefícios concedidos conforme política de benefícios da empresa.

%


Comunicação

Comunicar significa tornar comum, comungar, repartir, participar. A comunicação envolve todos, com a intenção de transmitir informações. Para comunicar é preciso respeitar a opinião dos outros, ouvi-la com atenção e julgá-la com cuidado antes de rejeitar ou aceitar.

Para atender as exigências legais, principalmente no que se refere ao eSocial, comunique imediatamente ao seu líder qualquer uma das seguintes situações: • Mudança de endereço e/ou telefone (apresentar comprovante, no caso de mudança de endereço); • Nascimento de filho (apresentar Certidão Nascimento, CPF e Cartão de Vacina); • Mudança de estado civil (apresentar certidão de casamento/união estável); • Falecimento de dependente (Apresentar Certidão de óbito); • Alteração de documentos pessoais (apresentar cópia atualizada); • Conclusão de Cursos (apresentar certificado); • Cartão de vacina dos dependentes de até 6 anos de idade, anualmente (Novembro); • Comprovante de matrícula escolar dos filhos de 7 a 14 anos de idade, nos meses de Maio e Novembro; Qualquer necessidade de comunicação com a Empresa, deverá ser repassada para o líder. Ele será responsável por sanar as dúvidas e /ou lhe trazer os devidos retornos.


Apresentação Pessoal - Uniforme

A empresa fornece o uniforme para todos os empregados. Ele permite comodidade e boa apresentação. Seu uso é obrigatório e deve ser usado corretamente e completo (todas as peças). É de responsabilidade do empregado manter sua conservação.

Materiais e Equipamentos

O uso dos materiais e equipamentos fornecidos pela Empresa, para execução dos trabalhos, deverá seguir as orientações da liderança. Após o término de seu trabalho, os equipamentos e os materiais que você usou devem ser guardados nos devidos locais, limpos e organizados.


Dicas para ser um bom profissional

• Saber se dirigir às pessoas; • Pedir licença ao entrar nas salas; • Não interromper uma conversa; •E  vitar falar alto ou fazer barulhos excessivos; •F  icar atento ao trânsito de pessoas;

•N  ão levar problemas para o cliente;

8

•N  ão fumar quando estiver em serviço;

Desejo

• Não brincar no local de trabalho;

• Respeitar as normas do cliente;

Qualidades de um bom colaborador Autonomia

Um bom colaborador sempre busca por mais e melhores resultados.

Tem habilidade para trabalhar e realizar tarefas por si só.

Tem pé no chão e não é nada arrogante. Gosta de aprender e ensinar.

Coloca paixão em tudo que faz.

Humildade

Paixão

• Valorizar sua profissão.

Honestidade

Confiança

Você é o cartão de visita da nossa empresa.

Positividade

Criatividade

•E  , principalmente, gostar do que faz;

Fala abertamente e sempre está a favor da verdade.

Tem atitudes positivas, especialmente em momentos difíceis.

Acredita em si mesmo e na sua capacidade de entregar.

Encontra novas maneiras de realizar suas tarefas.


Relacionamento

O relacionamento interpessoal deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os indivíduos caminham para conflitos vários. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização

deve

ser

observada

sempre.Humanizar significa respeitar o trabalhador como pessoa e ser humano. O comportamento ético deve ser a princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva.

A produtividade e eficiência de um grupo estão estreitamente relacionadas não somente com a humanização, relacionamento interpessoal, ética ou com a competência de seus membros, mas, sobretudo, com a solidariedade de suas relações interpessoais.


Informações Medicina do Trabalho

Os atestados médicos/declarações de comparecimento deverão ser entregues respeitando as seguintes observações: • O prazo para entrega é de 48 horas (2 dias) após o início do afastamento; •O  atestado médico deve ser entregue ao gestor imediato e não deve conter rasuras; •O  atestado médico deve conter o nome do médico que emitiu, o número do CRM e carimbo; •O  atestado médico também deverá conter o CID correspondente à doença que levou ao afastamento, conforme exigências do E-social; •O  recebimento do atestado poderá ser negado pelo Médico do Trabalho contenha rasuras ou adulterações, falta de data, carimbo, CRM e assinatura do médico e/ou dentista; •E  m caso de afastamento por mais de 15 dias, o funcionário deverá ser encaminhado para o INSS. Após a realização da perícia médica, o funcionário deverá manter a empresa informada sobre as decisões periciais, enviando em tempo hábil os documentos necessários para atualização do sistema; • T odos os candidatos/funcionários deverão se submeter aos exames de saúde ocupacional previstos na legislação (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho, demissional).


• Declarações de comparecimento evitam advertência, mas por não se tratarem de urgência ou emergência médica, não são consideradas para abono na folha de ponto.


Segurança do Trabalho

É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com que ela seja parte integrante de seu trabalho. Toda tarefa a ser executada deve ser cuidadosamente programada pois, nenhum trabalho é tão importante e urgente que não mereça ser planejado e efetuado com segurança. É responsabilidade de cada um zelar pela própria segurança e das pessoas com quem trabalha. As normas de segurança fixadas devem ser rigorosamente obedecidas. Serão enumeradas a seguir, algumas Regras Básicas de Segurança. É evidente, no entanto, que estas são apenas algumas delas, mas desde que sejam seguidas, muitos acidentes poderão ser evitados. • Concentre sua atenção no trabalho que estiver executando, evite brincadeiras; • Seja um fiscal de si mesmo e de seus colegas quanto aos atos inseguros; • Mantenha o local de trabalho limpo e organizado; • Use sempre EPI’s recomendados para sua função ou atividade; • Comunique ao seu líder toda experiência de insegurança vivida ou presenciada na Empresa, para que medidas preventivas ou corretivas sejam adotadas; • Participe ativamente das reuniões de segurança - DDS, DSS e outros; • Não corra, caminhe; • Mantenha os EPI’s limpos, em caso de desgaste, dano ou extravio, solicite um novo ao Responsável;


A segurança depende de cada um. • Mantenha-se atualizado sobre os assuntos inerentes à segurança e saúde do trabalho; • Participe das reuniões da CIPA; • Tenha senso crítico em relação ao ambiente de trabalho e sobre as questões comportamentais; • Nas linhas de produção e em trabalhos com máquinas, não use anéis, pulseiras, relógios, cordão para crachá, roupas largas, etc., pois podem enroscar em partes móveis e causar acidentes, lembrando que é proibido conduzir equipamentos móveis sem capacitação e autorização por parte da empresa; • Trabalho em altura é aquele realizado acima de 1,8m do piso. Para executar este tipo de trabalho é necessário estar devidamente capacitado e formalmente autorizado por parte da empresa, além de usar corretamente o cinto de segurança com dois talabartes devidamente fixados. Se você não recebeu treinamento específico para esta atividade, não faça o trabalho; • É proibido improvisações no trabalho com ferramentas manuais; • Não burle os procedimentos de segurança; • Não trabalhe sob efeito de álcool e drogas, incluindo remédios farmacêuticos que causem sonolência; • Em caso de Acidentes ou Incidentes procurar de imediato sua liderança e comunicar o ocorrido, as ocorrências de segurança devem ser relatadas o quanto antes para as devidas tratativas legais.


É com o maior prazer que lhe damos as boas-vindas como novo membro da equipe Empresas Funcional. A partir de agora você é parte da família e contamos contigo para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes, pois só assim conseguimos estar entre os melhores. Profissionalismo e atitude positiva serão a chave para o nosso sucesso.

Uma vez mais, bem-vindo!


Comprovante de recebimento Termo de recebimento do Manual de Integração Declaro para os devidos fins que recebi o Manual de Integração e que o mesmo foi lido e repassado pelo profissional das Empresas Funcional e que por hora não me restou dúvidas. Nome:__________________________________________ CPF: ___________________________________________ Telefone: (

) ___________________________________

Aproveitando gostaríamos de saber sua opinião a respeito deste material, por meio de duas perguntas: 1. O que você achou deste material:

2. O que você achou do processo de recrutamento e seleção cujo qual você participou para ser admitido nas Empresas Funcional:


Rua Hélio Viana Nery, 146 - Centro, Pedro Leopoldo/Minas Gerais Telefone: (31) 3660-5600•empresasfuncional.com.br Funcional Facilities (capital) - (31) 3660-5622 Funcional Facilities (norte de Minas) - (38) 3222-5551 Funcional Lavanderia - (38) 3214-0507 Funcional Movex - (31) 3660-5613 
 Funcional Segurança - (31) 3662-1400 Funcional Nutrição - (31) 3660-5600

Ser 0023 18 manualintegracao  
Ser 0023 18 manualintegracao  
Advertisement