Page 1

www.issuu.com

A Conexão P a s t a d e A d r i a n o S o u z a - P u b l i c i d a d e e P r o p a g a n d a - FA M E C O S - N o v e m b r o 2 0 0 9

Com quem falar? Como falar? Eles estão nos ouvindo? O Concorrente está gritando mais alto? Essas e tantas outras dúvidas norteiam hoje o trabalho do novo Profissional de Mídia. Conhecer as várias plataformas de comunicação existentes é essencial para que a verba do cliente seja destinada aos mais rentáveis fins. Com isso em mente, busco, através dos trabalhos realizados, mostrar o tamanho dessa preocupação e o quanto ela pode vir a render.

afasd

Nascido e criado em Guaíba, amante de futebol, decidi ainda no Ensino Médio que carreira gostaria de ter. Sempre fui fascinado por Comunicação e pela força que ela carrega. Ainda no colegio, preferia escreve longos textos na formatação de uma resposta, do que simplesmente escolher uma alternativa. Com caracterísitcas pessoais de dinamismo, flexibilidade, fácil adaptação, aliadas a craitividade e constante vontade de aprender, percebi qeu Propagan é sim a alma do negócio. Formação: 1. Ensino Superior Incompleto Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Curso: Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda Semestre: 6º Previsão de conclusão: 2011/02. 2. Curso Técnico em Administração Instituto de Educação Estadual Gomes Jardim Conclusão: 2007/02

Curriculum Vitae Profissional Adriano Souza da Silva 06.12.1989 51 - 9874.2782 adriano.souza@live.com Twitter: @adriano06

Objetivo: Consilhar Técnicas Administrativas com Criatividade e Empenho, a fim de desempenhar todas as atividades propostas. Inovação e responsabilidade sçao algumas características pessoais destinadas a conclusão das tarferas. Venho para pesquisar, planejar e excutar Experiência: 3. Agência Escala Comunicação e Marketing Atividades Desenvolvidas: Elaboração de planos de mídia, controle de veiculação, contato com veículos, criação de ações com impacto e relevância. Entrada: Outubro/2008 2. Agência Martins + Andrade Atividades Desenvolvidas: Elaboração de planos de mídia, controle de veiculação, contato com veículos, auxílio nas atividades de faturamento Entrada: Junho/2008 Saída: Outubro/2008 1. Laboratório de Tendências/Criatividade - PUCRS Atividades Desenvolvidas: Coleta e análise de dados, identificando novas tendências de segmentos de mecado. Criação de peças publicitárias com as informações adquiridas.


Novembro de 2009 pág.2

Conexão é a grande chave para o sucesso Conexão segundo a definição mais ampla da Wikkipedia, significa ligação. Cheguei até a essa definição, após fazer uma busca simples no Google, com a tag “conexões”. Com essa tag, percebi que existem mais conexões relacionadas a canos e tubulações do que eu imaginava, todoas ali, listados em Links Patrocinados. Fora essa rápida pesquisa, recebi a ligação de um colega em meu aparelho celular, e já aproveitei para questioná-lo sobre pontos de contatos. Sua resposta foi: Procura no Google. Essa pequana contextualização, mostra um pouco do tom que a comunicação está inserida hoje em dia. A maior empresa do mundo hoje, que resta um seriço de busca gratuíto, me conduziu até um dos maiores crowdsourcings, na qual encontrei uma satisftória resposta criada por outro internauta. Fui informado sobre tubos e conexões (Tigre), enquanto falava alguns minutos no celular. A informação está muito veloz. A disseminação de conteúdo na internet, sobre ações publicitárias relevantes é impressionante. Uma campanha regional, realizada no interior de Canastrão (MG) pode se tornar mundial, caso caia nas graças de blogueiros ou disseminadores de conteúdos. É preciso estar atento a essa sofisticação dos meios digitais. Defendo a internet como mais um meio, e não como o meio para propaganda. Ações crossmedia tomam uma proporção cada vez mais englobadoras, pois tornam-se extremamente rentáveis. Não esqueça o jornal e revista, pois ainda têm leitores, não esqueça a Televisão pois ainda tê telespectadores, não esqueça do Rádio, pois ainda têm ouvintes. Esqueça sim o vício e encontre uma maneira de faze-los trabalhar em conjunto.

Adriano Souza Publicitário


Novembro de 2009 pรกg.3

Trabalhos


Novembro de 2009 pág.4

Uma marca, ao entrar no mercado, deve trazer inovação. A busca de resultados deve ser constante, na medida em que os clientes vão sendo fidelizados. Usar o princípio da diferença aliada a um trabalho sério demonstra como deve-se estruturar uma marca. Justamente nesse contexto de diferença se insere a Bah! Comunicação, uma agência sem rótulos, que traz incentivos visuais e emocionais que despertam interesses e efetivam ações. Impactar as pessoas com estímulos compatíveis à exigência do mercado é a sua meta.

Um rótulo é definido como algo que envolve tradicionalmente um objeto com o objetivo principal de padronizá-lo. Ser a agência que quebra a seqüência dos mesmos pensamentos do mercado é o que irá separar a Bah! Comunicação das outras empresas, por isso, o espanto que transmite sua marca nominal (um corriqueiro clichê foi usado para ilustrar o diferencial: a referência da “ovelha negra”). Ela pode ser identificada facilmente em um rebanho, chamando a atenção. Esta mesma atenção que move as cifras gigantescas da publicidade, já é incorporada à marca. Uma abordagem de mercado diferente dos padrões de comunicação em série, fazendo com que o inesperado apareça, e desperte aquele velho desejo dos publicitários frente a uma grande peça: “Puxa queria ter tido essa idéia”. O próprio estereótipo de ovelha negra ser algo que não é visto com bons olhos, irá ser quebrado com o padrão de comunicar aquilo que realmente chame a atenção, assim como a identidade visual da Bah! Comunicação.

A utilização de técnicas de figura e fundo, popularizada com a Gestalt, é a base da criação do logotipo da agência, formando uma organização perceptual espontânea para quem a vê. Cores primarias são utilizadas em sintonia para atrair de forma sutil o olhar. O contrate utilizado através do contorno é que o sintetiza a peça. O ponto de exclamação que normalmente acompanha a interjeição do nome está na figura da ovelha que além de ser um animal extremamente conhecido e de rápida ligação mental, ajuda a fixar a marca na lembrança. Ainda um toque a mais é dado com a utilização do signo maior do insight, fazendo referência à luz que brilha na cabeça dos criativos. A serifa é justificada na tipografia escolhida, para agregar maio seriedade à marca. Sendo a ovelha um símbolo jovem e irreverente, a firmeza da forma da letra contextualiza o mix da Bah! Comunicação como trabalho sério e inovador.


Novembro de 2009 pรกg.5


Novembro de 2009 pรกg.6


Novembro de 2009 pรกg.7


Pasta Adriano  

Pasta de Trabalhos de Adriano

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you