Page 1

Informativo Trimestral

Ano 10 / Edição 40

Abril, Maio e Junho de 2010

IOV inaugura nova unidade em Taubaté USODOS DOS CORREIOS PARAPARA USO CORREIOS PARA USO DOS CORREIOS MUDOU-SE

FALECIDO

DESCONHECIDO

AUSENTE

RECUSADO MUDOU-SE

FALECIDO

NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

MUDOU-SE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO DESCONHECIDO

FALECIDO AUSENTE

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO

DESCONHECIDO RECUSADO

AUSENTE NÃO PROCURADO

ENDEREÇO INSUFICIENTE RECUSADO NÃO PROCURADO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______ EM ____/____/______ ___________________________ ENDEREÇO INSUFICIENTE NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO RESPONSÁVEL

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO NÃO EXISTE O NÚMERO INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SINDICO

Mais qualidade e estrutura

REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL EM ____/____/______

EM ____/____/______ REINTEGRADO AO SERVIÇO___________________________ POSTAL EM ____/____/______ RESPONSÁVEL

EM ____/____/______

___________________________ RESPONSÁVEL

O

IOV - Instituto de Oncolo- mos equipamentos e materiais de ótima gia do Vale inaugurou, no qualidade. Além disso, o espaço ficou dia 7 de maio, uma clínica lindo” e com certeza a nova clínica suna cidade de Taubaté. O perará as expectativas dos pacientes”. evento de lançamento da disse a gerente administrativa e de renova unidade foi marcado pela abertu- lacionamentos, do IOV Taubaté Fernanra da primeira exposição do Projeto Arte da Paim, & Vida na cidade. “É uma Visando sempre ofereenorme satisfação inaucer os mais modernos gurar esta nova unidade. tratamentos com a Todos os detalhes foram mais alta qualidade, o minuciosamente planeobjetivo da equipe da jados visando o bem esunidade de Taubaté, dade. tar dos nossos pacientes”, agora, é conquistar a DRA. EVELIN ARAUJO DOS disse Dra. Evelin Araújo Acreditação com ExSANTOS MAROTTA dos Santos Marotta. celência pela OrganiA unidade Taubateana do IOV, conta zação Nacional de Acreditação – ONA, com a já conhecida credibilidade do certificação de qualidade já conquistaInstituto e modelo de equipe multidis- da pela unidade de São José dos Camciplinar com médicos, assistente social, pos. “Estamos trabalhando para que psicóloga, nutricionista, enfermeira es- até o final do ano nós possamos conpecializada em oncologia, farmacêutica, quistar essa Acreditação, também para a clínica de Taubaté”, afirma a gerente entre outras especialidades. “A estrutura montada está impecável, te- da unidade.

É uma enorme “satisfação inaugurar esta nova uni

S

empre buscando oferecer o melhor atendimento a nova unidade do IOV, em Taubaté, proporciona aos pacientes e seus familiares, mais conforto e bem estar. Outra novidade é a Farmácia com “sala limpa”. Um ambiente controlado, onde a contaminação por partículas presentes no ar não interfere na preparação de quimioterápicos. A “sala limpa” possui certificação ISO classe 5, que corresponde as instalações do local e ISO classe 8, que garante que o número de partículas estão adequados para a finalidade do ambiente. Na região apenas o IOV possui uma sala limpa conforme as normas ABNT.

1


EDITORIAL

A história da equipe do Instituto de Oncologia do Vale em Taubaté começou a ser escrita há 10 anos, quando assumimos o serviço de oncologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba. Desde então, vimos sentindo o aumento do número de pacientes em tratamento e começamos a sonhar com formas de ampliar . Com a inauguração da Clínica de Taubaté, esse sonho de aumentar nossa capacidade de atendimento na cidade e de oferecer tratamento de qualidade e acolhimento para os pacientes, que muitas vezes eram forçados a se deslocar para São José dos Campos ou Pindamonhangaba em busca de atendimento, se realizou. Estamos muito felizes e cheios de expectativas com essa nova fase do IOV em Taubaté, pois estamos certos que ainda mais pacientes serão beneficiados pela comodidade de serem atendidos próximo de casa, em um ambiente agradável, e pela certeza de contar com a retaguarda dos profissionais que estão envolvidos em seu tratamento.

CULTURA

QUALIDADE

Taubaté recebe primeira exposição do Arte & Vida

Equipe de enfermagem na luta contra o câncer

A inauguração da clínica do IOV – Instituto de Oncologia do Vale, em Taubaté, foi marcada pelo lançamento da primeira exposição do Arte & Vida na cidade. “Queremos oferecer muito mais do que um serviço de oncologia.

Cuidar do próximo é um dos papéis dos profissionais de enfermagem, uma tarefa que requer amor, carinho e dedicação. Esses profissionais, responsáveis pelo bem estar das pessoas, são especialmente lembrados no dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro.

Desejamos, por meio do atendimento humanizado e do projeto Arte & Vida, proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes”, explica Fernanda Padim, gerente do IOV Taubaté. A primeira exposição realizada na nova unidade teve o tema “Arte e Imaterialidade”e contou com obras do artista e curador do Projeto George Gutilich, inspiradas em árvores, ruínas de antigas empresas taubateanas e leituras do universo lúdico de seus filhos.

“É encantador ver um espaço como o do IOV se tornar em um centro de discussão de arte. Sabemos que um tratamento oncológico geralmente é muito doloroso e a dor também pode ser reveladora, pois são nesses momentos, que a nossa sensibilidade aflora”, descreveu o artista durante a palestra realizada na abertura do evento.

Helena Freddi expõe em São José dos Campos Dando continuidade às exposições do projeto Arte & Vida, em São José dos Campos, foi aberta uma nova exposição, no dia 15 de maio. A artista convidada para esta segunda mostra de 2010 foi Helena Freddi. Intitulada“O peixe vermelho e outras histórias”, a exposição traz gravuras em metal com diversos processos de inclusão de cores. Todas as obras

são baseadas em lembranças da infância da artista, que fez uma palestra na abertura. “Meus trabalhos tem uma memória tanto pessoal quanto cultural, pois são baseados em minhas lembranças e experiências”, disse Helena. A exposição pode ser vista até 10 de agosto, todas as terças-feiras e sextas-feiras das 15h às 18 h.

Para nós a inauguração do IOV de Taubaté é muito importante, pois representa mais um passo na busca pela redução do impacto do câncer na vida das pessoas e na sociedade. Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta Oncologista Clínica da equipe multidisciplinar do IOV

2

EXPEDIENTE - Responsável Técnico: Dr. Carlos Turci – CRM 27.301 Diretoria: Dr. Adriano Diniz B. Mendes, Dr. Carlos Flávio Turci e Dr. Carlos Frederico Pinto | Projeto Gráfico e editorial: Papaya Comunicação e Thaluan Esgalha - Textos e editor responsável: Areta Braga (MTB 38.005) IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título Jornal IOV & Você para: Rua Major Antônio Domingues, 472 - SJC - 12.245-070. Tel.: (12)3924-9055. E-mail: iov@iov.med.br *Registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517

Segundo Leo Altoé, responsável pela equipe de enfermagem do Instituto de Oncologia do Vale: “Sabemos que não é fácil enfrentar um câncer, mas isso se torna mais leve quando o paciente encara esse período como um momento de fortalecimento e de aprendizagem. Procuramos ter a percepção de olhar e entender o que eles estão passando, quais os seus sentimentos e o que podemos fazer para animá-los. Lutamos junto com eles e contra a doença.”

De acordo com Leo, está enganado quem acha que o papel dos profissionais de enfermagem limita-se a cuidar da doença dos pacientes. Passar segurança, aconchego e disposição aos pacientes é fundamental para um bom trabalho e a maior satisfação na profissão é ver um paciente concluindo o seu tratamento. Para a enfermeira, esta é uma profissão que deve ser apreciada e exercida com muito zelo para que se possa perceber a real necessidade de um paciente. É a arte de cuidar bem das pessoas! Por toda essa dedicação aos pacientes fica aqui a homenagem da equipe do IOV aos profissionais de enfermagem pelo seu belíssimo trabalho.

IOV é o novo integrante de Programa Internacional de Certificação Sempre focado na melhoria continua e na qualidade do atendimento, o Instituto de Oncologia do Vale passou a integrar o Programa de Certificação da Accreditation Canada International. “Com a participação nesse programa, esperamos nos manter atualizados e alinhados com as mais recentes práticas de atendimento e segurança do paciente, bem como conquistar uma certificação de qualidade”, explica a gerente de relacionamentos do IOV, Daniela Palma.

Desde os anos 80, a Accreditation Canada, entidade que tem mais de 50 anos de experiência e é membro fundador da Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde - ISQua, vem auxiliando empresas de saúde no aprimoramento dos processos de segurança do cuidado aos pacientes, no compartilhamento internacional de boas práticas da assistência e na melhoria das práticas de gestão institucionais.

Pesquisa clínica traz benefícios para pacientes Sempre focado na redução do impacto do câncer na vida das pessoas, o Instituto de Oncologia do Vale investe na pesquisa clínica. Atualmente o IOV está participando de três estudos internacionais para o desenvolvimento de novos medicamentos para prevenção de tromboses em pacientes oncológicos e tratamento de cânceres de pulmão e mama. Além de permitir que os profissionais do IOV estejam em contato com equipes de outros centros e recebam infor-

mações relevantes, que contribuem para a educação continuada, a participação em pesquisas clínicas também traz benefícios para os pacientes. “Aqueles, cujo perfil é adequado, podem ser convidados a participar do estudo e os demais têm a certeza de que estão sendo tratados por profissionais que trabalham com o que há de mais moderno na área de oncologia”, segundo o coordenador da pesquisa clínica do IOV, Dr. Henrique Zanoni Fernandes.

3


EVENTOS

Páscoa e Dia das Mães são celebrados com pacientes Pensando em oferecer acolhimento e bem-estar aos pacientes e seus cuidadores, o IOV promoveu um café da manhã especial no Dia das Mães. A data foí comemorada em parceria com a Casa Recomeço.

e pacientes. Eles também são muito importantes para dar força aos cuidadores que necessitam estar fortes para ajudar o doente”, explica a psicóloga Carmela Silvana da Silveira.

“Esses momentos são muito importantes para quebrar a rotina do tratamento e proporcionar momentos de diálogo e integração entre os colaboradores

Na Páscoa todos os pacientes e acompanhantes receberam bombons e um cartão comemorativo da data.

Durante o evento um depoimento chamou a atenção de nossa psicóloga.“Um casal, cuja senhora está em tratamento, relatou que fazia muito tempo que não sentavam à mesa para comer como uma família, e o café proporcionou isso”, relembrou Carmela”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Combate ao Câncer são comemorados com ação educativa Visando a promover a prevenção e o combate ao câncer, bem como estimular a qualidade de vida, a equipe multidisciplinar do Instituto de Oncologia do Vale promoveu uma blitz educativa em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e Dia Mundial da Saúde. O evento foi realizado no dia 8 de abril, das 8h às 12h, na praça Afonso Pena, no Centro de São José dos Campos e contou com a participação dos profissionais de nutrição, psicologia e enferma-

gem do IOV. Eles aferiram pressão, deram dicas sobre qualidade de vida e tiraram dúvidas sobre o câncer. Além disso, os participantes da ação puderam tomar um saboroso café da manhã e tiveram a chance de concorrer a brindes no quiz promovido pela equipe do IOV.” A blitz também contou com a participação da Rádio Itinerante da Bandeirantes, que durante toda a manhã transmitiu ao vivo, diretamente da Praça Afonso Pena, entrevistas dos profissionais do IOV.

Cipa promove ação em prol da Casa Recomeço A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), do Instituto de Oncologia do Vale, promoveu uma campanha interna de arrecadação de alimentos para a Casa Remeço. Esta foi a última ação solidária da gestão 2009/2010, encerrada com sucesso. Ao todo foram arrecadados 37 litros de óleo, 30 quilos de arroz e 26 quilos de feijão. “Tivemos

4

100% de adesão dos colaboradores na campanha”, relatou a farmacêutica Fernanda Siqueira da Rosa, presidente da CIPA. Ao doarem os alimentos, os colaboradores participavam de sorteios de brindes doados pela Casa Recomeço, como artesanatos produzidos pelos atendidos da instituição, bolos e vales manicure.

Jornal IOV  

A luta contra o câncer não pode ser travada apenas no consultório médico. Ela acontece também na escola, no ônibus, na rua,pelo rádio, na es...