Page 1

Publicação Blue Marketing Digital

Marketing Digital Introdução Como Iniciar Sua Presença On Line


Conteúdo

1. Definindo a Estratégia 2. Definindo Metas 3. Descobrindo a Posição no Mercado 4. Escolhendo o Destino 5. Selecionando as Ferramentas


CapĂ­tulo 1

Definindo a EstratĂŠgia


Introdução Ao Marketing Online: Como Definir a Estratégia Definir sua estratégia de marketing online pode parecer difícil no começo, especialmente se você não tem muita experiência no mundo digital. E nós não vamos mentir para você: é óbvio que algum conhecimento é necessário para se ter sucesso, e um mínimo de tempo deve ser investido para desenvolver uma estratégia eficiente. Dito isso, o Marketing Online não é um bicho de sete cabeças – e com um pouco de cuidado, é possível obter um grande retorno sobre o seu investimento, já que o marketing online é mais rentável do que o marketing “tradicional”. Entre as razões para este sucesso, podemos citar: Acessibilidade: é consideravelmente mais barato do que o marketing tradicional – publicidade nos jornais e na TV é muito caro ou mesmo inviável. Eficiência: permite atingir um público amplo, mas de forma direcionada – as informações coletadas pelas ferramentas de busca e redes sociais são particularmente importantes. Autenticidade: redes sociais, blogs ou newsletters permitem se comunicar com facilidade e de forma integrada com os seus visitantes e clientes.


INSERT IMAGES

Determinar os objetivos de marketing vai ajudar cada passo da criação do site e para cada uma de suas atividades online.

O Marketing Digital é uma Mina de Ouro com garimpo acessível e disponível a todos. - Adriane Lengler


CapĂ­tulo 2

Definindo Metas


Definindo Suas Metas O primeiro passo para a implementação de sua estratégia é estabelecer e priorizar seus objetivos. Obviamente, você quer que seus clientes realizem alguma ação: Comprar algo, Assinar uma newsletter, ... Mas seu principal objetivo é escolher o argumento-chave que irá incentivá-los a exercer essas referidas ações. Gostaria de promover a inovação? Diferenciar-se dos seus concorrentes? Aumentar sua margem de lucro? Determinar seus objetivos de marketing vai ajudar cada passo da criação de seu site e para cada uma de suas atividades online.


Capítulo 3

Descobrindo a Posição no Mercado


Descobrindo Sua Posição no Mercado Este trabalho deve ser feito em paralelo com a definição de seus objetivos. Entender onde você se encontra em relação aos seus concorrentes irá ajudálo a analisar o mercado, estabelecer os seus argumentos de venda e compreender melhor as expectativas dos seus futuros clientes. Fazer uma análise minuciosa da sua competição irá ajudá-lo a reunir o máximo de informações sobre o seu setor e a definir os pontos fortes e fracos do seu negócio. Uma vez que esta análise seja concluída, você terá material suficiente para dar o próximo passo na sua estratégia: definir o seu alvo


CapĂ­tulo 4

Escolhendo o Destino


Definir o Público Alvo O tom de sua marca não é definido por você, mas sim por sua estrutura e pelo feedback recebido daqueles que são o seu maior tesouro: seus clientes.

Descubra a Personalidade da Sua Marca


Escolhendo Seu Destino A maioria das empresas atendem a comunidades específicas, e procuram se adaptar às suas expectativas. Uma loja de brinquedos vai empregar um vocabulário diferente do de um escritório de advocacia. Tente entender o que o seu cliente em potencial procura e ofereça isso numa linguagem que ele irá entender. Além disso, se o passo anterior mostrou que seus concorrentes focam, principalmente, nos jovens e adolescentes, pode ser interessante desenvolver uma estratégia mais focada em famílias – na medida em que seus produtos ou serviços atendam às suas necessidades, claro.


CapĂ­tulo 5

Selecionando as Ferramentas


Selecionando Suas Ferramentas Existem diferentes ferramentas online que permitem a você aumentar a visibilidade do seu negócio e se comunicar com seus clientes:

Site O coração de seu conteúdo digital, o seu site é o seu endereço no Google, a vitrine do seu negócio na web e uma forma única de se comunicar com seus clientes. Ao integrar um fórum, batepapo instantâneo ou um formulário de contato personalizado, você dá aos seus visitantes várias opções diversas para se comunicarem diretamente com você. E ainda mais importante, ter um site permite a você controlar as informações online sobre o seu negócio!


Selecionando Suas Ferramentas Redes Sociais As pessoas já estão falando sobre você nas redes sociais, então é imperativo que você tenha uma presença oficial para poder controlar este diálogo. Na maioria dos casos, ter uma página profissional no Facebook é uma necessidade comprovada. E, dependendo da natureza do seu negócio, abrir contas no Twitter, Pinterest e Instagram também pode ser benéfica. Note que se você quer melhorar seu SEO, uma Comunidade no Google + vai ser uma grande ajuda.


Selecionando Suas Ferramentas Blog e Newsletter Costuma-se dizer que “a informação é o oxigênio da idade moderna.” Ao informar os seus clientes por e-mail sobre suas novidades com regularidade, você irá empurrá-los para (re) visitar seu site para conferir o que há de novo. Num contexto semelhante, manter um blog é uma ótima maneira de informar seus visitantes sobre a sua indústria e estabelecer seu status de especialista – além de ser excelente para o SEO do seu site.


Selecionando Suas Ferramentas Anúncios A publicidade online funciona. Os anúncios do Google (AdWords) são particularmente rentáveis, porque você só paga quando alguém clica em seu link. No Facebook, o sistema de metas é tão avançado que é difícil não ter resultados.


Publicação Blue Marketing Digital

Marketing Digital Introdução www.bluemarketingdigital.com

E book Marketing Digital Iniciação - Adriane Lengler  

Introdução ao Marketing Digital para quem deseja iniciar vendas e promoções de produtos e serviços pela internet

E book Marketing Digital Iniciação - Adriane Lengler  

Introdução ao Marketing Digital para quem deseja iniciar vendas e promoções de produtos e serviços pela internet

Advertisement