Issuu on Google+

06

07

Visita

Professores argentinos realizam intercâmbio com Cascavel e conhecem escolas do município Entre as apresentações, os professores argentinos participaram também de um bate papo com os alunos, esclarecendo as dúvidas dos mesmos em relação ao país vizinho.

Aline AlineNascimento Nascimento

Adriana Marcon

“Ainda não temos professores formados, por isso viemos conhecer como se trabalha em cidades brasileiras”, ressalta a professora Adriana Ledesma.

Uma comitiva de professores argentinos esteve em Cascavel, por meio de intercâmbio, que são realizados entre Cascavel e Argentina desde 2010. Eles visitaram escolas e divulgaram o

Fórum de Língua Portuguesa que será realizado em Tucumán, na Argentina, nos dias 18 e 19 de junho. O secretário municipal de educação de Cascavel, Valdecir Nath, foi convidado à participar do Fórum.

No dia 25 de maio, foram recepcionados na Escola Municipal Edison Pietrobelli – CAIC II, pela diretora Marinalva Fátima Diana Silva, onde almoçaram e conheceram a escola, bem como o

sistema de período integral. No início da tarde, a comitiva foi recebida por alunos e professores ao som do Hino Nacional Brasileiro e pelo Hino Nacional Argentino, e na sequência houveram apresentações como a música “Amigo” de Roberto Carlos, cantada na língua espanhola, e dança de quadrilha. Entre as apresentações, os professores argentinos participaram também de um bate papo com os alunos, esclarecendo as dúvidas dos mesmos em relação ao país vizinho. Adriana Ledesma, que ministra aulas básicas de Português na cidade de Tucumán, na Argentina, local que recentemente segundo ela, iniciou o processo de implantação da L í n g u a Portuguesa nas escolas, diz que ainda não tem professores formados. “Ainda não temos professores

formados, por isso viemos conhecer como se trabalha em cidades brasileiras”, ressalta. Ela fala da importância do intercâmbio como um fortalecedor da união entre os dois países. E que pretendem aplicar no sistema público de ensino argentino o que aprenderam aqui em Cascavel. Adriana salienta ainda o valor da educação na formação dos jovens. “Que eles no futuro, sejam pessoas bem formadas e cumpram as regras da democracia, tenham o compromisso com a sociedade”. E finaliza, “temos muita coisa em comum e temos que nos unir e nos ajudar”.

A dona desse charme é a Leticia Vitória tem 5 anos filha de Nice e José Miranda

Vitória Pereira Gabriel, essa semana apagou as velinhas, fazendo 34 anos.Sua família e amigos desejam felicidades e vitórias.

Projetos

“Cada aula os alunos aprendem de um modo diferente” Professora do projeto de Matemática do Colégio Santa Cruz percebe o desenvolvimento dos alunos durante o projeto e em aula regular Aline Nascimento

Aline Nascimento

Oficinas realizadas todos os dias na escola

Com mais de seis projetos, o Colégio Estadual Santa Cruz motiva os alunos a querer sempre mais. Com oficinas de matemática, jornal, vídeo, judô, ginástica rítmica e pintura os

alunos do ensino fundamental do período matutino e vespertino tem a oportunidade de aprender, e se divertir durante os ensinamentos. A professora do projeto de ma-

temática, Sabrina Morosini, ressalta “A cada aula os alunos aprendem de modo diferente a matemática”, e ainda complementa “Aqui é uma forma que sai do teórico corriqueiro das salas de aula, onde se escreve no quadro e eles copiam e buscam soluções. Nessa aula de hoje, os alunos tiveram que pesquisar na internet o porquê e como funciona as formulas de matemática e depois puderam se divertir com os jogos educativos.”. No total conta com aproximadamente 30 alunos dos dois períodos, sendo que a maioria é da 5ª e 6ª série. Já no 4º encontro do projeto, a professora Sabrina conta que já sente diferença dos alunos na questão do aprendizado, tanto no projeto quanto nas aulas regulares.

O professor e coordenador dos projetos, Neto, afirma da positividade dos trabalhos, mas que sente dificuldades para encontrar professores e monitores voluntários para essas atividades.

Todos os dias da semana a escola oferece exercícios voltados para o desenvolvimento intelectual, desenvolvendo também o lado critico e o interesse de querer saber sempre mais.

Quem ficou mais velho no último dia 30 foi o empresário Osmar dos Santos. Sua esposa Janete Aparecida Camilo, seus Filhos Alessandra e Jonathan, amigos e familiares desejam felicidades!

ENCONTRO DE ORAÇÃO NA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO BAIRRO GUARUJÁ. TODAS AS TERÇAS FEIRAS A PARTIR DAS 20HRS.

Comemorando o dia dos namorados o casal Jocemara de Bona e Altair Richcik esperando o mais novo membro da família! Felicidades ao Casal!


cascavel 06 cor