Page 1

O BRASIL NO EXTERIOR

1


um breve contexto As iniciativas em mobilidade acadêmica e internacionalização da ciência e das universidades de todo o mundo são uma realidade. Elas visam, em última análise, ao aprimoramento da qualidade do ensino e da pesquisa por meio da formação de capital humano especializado, do estabelecimento de colaborações mútuas e do intercâmbio cultural e de conhecimento entre diversos países. No caso do Brasil, o governo federal, agências de fomento, fundações e universidades custeiam, há décadas, parte ou a totalidade de cursos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento para seus cidadãos em universidades no exterior. Há também casos de brasileiros que são financiados pelas próprias universidades internacionais ou utilizam recursos próprios. Tal experiência acadêmica internacional tem permitido não só a formação de lideranças brasileiras em áreas de pesquisa na fronteira do conhecimento mas também a criação de novas colaborações acadêmicas e ampliação da participação da pesquisa brasileira em redes internacionais. 2

PANORAMA CIENTÍFICO


No entanto, são poucas as iniciativas estruturadas para divulgar as atividades desenvolvidas por brasileiros que buscam por formação no exterior e/ou que se efetivaram como acadêmicos em universidades fora do país. Em um contexto de livre circulação de ideias surge o projeto Panorama Científico: o Brasil no Exterior, que tem como objetivo principal dar maior visibilidade à ciência desenvolvida por brasileiros no exterior para difundir, inspirar e criar pontes. “Múltiplos são os caminhos de evolução do espírito científico, não há razão alguma para que fiquem restritos a fronteiras nacionais”, Afrânio Garcia Jr., em Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalização, FAPESP e Hucitec Editora, São Paulo, 2013

O BRASIL NO EXTERIOR

3


histórico O projeto foi idealizado por Cristina Caldas e o nome “Panorama” surgiu de forma colaborativa. Ele foi sugerido pelo professor Nelson Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inspirado em “A View from the Bridge”, de Arthur Miller, em conotação às pontes acadêmicas estabelecidas entre o Brasil e parceiros internacionais. O primeiro vídeo publicado data de 20 de outubro de 2013. O objetivo, naquele momento, era registrar e publicar online as palestras realizadas durante os encontros da rede de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston (PUBBoston), que se reúne regularmente há quatro anos. A plataforma utilizada para veiculação foi o YouTube (https://www.youtube.com/user/PanoramaBrasilBoston). Em 2014 foi iniciada a publicação das palestras apresentadas durante o “Primeiro Simpósio da Comunidade Científica Brasileira na Nova Inglaterra”, evento que reuniu em 2013, no campus do Massachusetts 4

PANORAMA CIENTÍFICO


Institute of Technology (MIT), cerca de 350 pesquisadores e estudantes brasileiros, e foi tema de reportagem (http:// revistapesquisa.fapesp.br/2013/11/18/ tramas-de-uma-rede/) publicada na Revista Pesquisa FAPESP. A equipe de produção dos vídeos da primeira etapa era formada por Cristina Caldas (direção), Vitor Pamplona (direção), Paula Aguilera (videógrafa), Jonathan Williams (videógrafo) e Tiago Allen (designer gráfico). Aguilera e Williams são os responsáveis pela produção dos LabCasts (http:// labcast.media.mit.edu/), série de vídeos do MIT Media Lab.

O BRASIL NO EXTERIOR

5


missĂŁo Compartilhar as pesquisas desenvolvidas por brasileiros(as) no exterior de forma a inspirar estudantes, profissionais e criar pontes de conhecimento, trabalho e cultura.

6

PANORAMA CIENTĂ?FICO


nova fase novo formato

Rebatizado Panorama Científico: o Brasil no Exterior, o projeto se propõe a ser um espaço de intercâmbio virtual do conhecimento, apresentando não apenas a gravação de palestras, mas também programas científicos feitos de forma leve, atrativa e com linguagem moderna. Seu objetivo é difundir o conhecimento gerado por brasileiros pesquisando em instituições do exterior, bem como mostrar os aspectos culturais do dia-a-dia desses estudantes e profissionais. De forma especial, também objetiva resgatar a trajetória pessoal dos acadêmicos que pesquisam na fronteira do conhecimento. Para este novo momento e reformulação do programa, foi convidada a gestora de comunicação em multimeios Adriana Cohen, que possuía projeto similar na área. Juntas, Cristina e Adriana estruturaram o novo formato e esperam que o programa contribua, de fato, para o fortalecimento dos intercâmbios científico-culturais.

O BRASIL NO EXTERIOR

7


Adriana Cohen Direção e Produção + Direção de Comunicação e Artes Especialista e mestre em Jornalismo/Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A jornalista é coordenadora executiva do YouTube EDU (Google e Fundação Lemman) e co-coordenadora da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC), projeto que idealizou. Integra o grupo de pesquisa Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade, no Labjor/Unicamp. Tem interesse e experiência em multimeios, novas mídias, ensino híbrido e comunicação integrada.

Cristina Caldas Apresentação e Produção + Direção Científica Co-fundadora da rede de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston (PUBBoston), vem se dedicando ao apoio e engajamento de cientistas brasileiros nos Estados Unidos. Formou-se em Biologia pela Universidade de Brasília, onde também foi mestre em Biologia Molecular. Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo e especialista em divulgação científica pela Universidade Estadual de Campinas. Escreve sobre ciência em blogues e revistas. Mora em Cambridge, MA.

Michelle Pádua Assistente de produção É formada em Turismo e mestre em Gestão de Pessoas. Trabalhou na área de aviação e no ensino superior nas áreas de logística e gestão de pessoas. Possui interesse em gestão criativa em negócios online e atualmente mora em Cambridge, MA.

equipe executiva

William Barbosa Designer Gráfico Formado em Publicidade e Propaganda. Trabalha no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, organização social mantida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde é responsável pelo planejamento, criação, finalização de artes gráficas e digitais. 8

PANORAMA CIENTÍFICO


Marcelo Knobel

comitê editorial científico

É professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde trabalha desde 1995. Foi diretor do Museu de Ciências e Pró-Reitor de Graduação da Unicamp. É membro da Coordenação Adjunta de Colaborações em Pesquisa da FAPESP. Lidera um grupo de pesquisa em materiais magnéticos nanoestruturados e atua no programa Divulgação Científíca e Cultural no Labjor/Unicamp.

Marcia Castro Professora Associada de Demografia na Harvard School of Public Health e professora afiliada ao Centro de Meio Ambiente da Harvard University. Graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e PhD em Demografia pela Princeton University. Sua pesquisa enfoca os determinantes da transmissão de malária em diferentes contextos ecológicos da Amazônia Brasileira e da África.

Michel Nussenzweig Professor na Rockefeller University, pesquisador no Howard Hughes Medical Institute. Obteve seu PhD pela Rockefeller University com Ralph Steinman. Vencedor de inúmeros prêmios, é membro da U.S. National Academy of Sciences, da Academia Brasileira de Ciências e da American Academy of Arts and Sciences. Sua pesquisa tem contribuído para entender questões básicas do sistema imune, especialmente no desenvolvimento e função de anticorpos e de células dendríticas.

Rodrigo Barros Professor na Boston University, escritor, editor e produtor. PhD pela University of Texas at Austin, especialista em estudos caribenhos e brasileiros. Bacharel em Direito e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Seus interesses de pesquisa incluem as relações entre etnografia e literatura, teoria da modernidade na América Latina, cinema avant-garde e arte contemporânea em Cuba e no Brasil.

O BRASIL NO EXTERIOR

9


10

PANORAMA CIENTÍFICO

Panorama Científico: o Brasil no Exterior  

Brochura com informações sobre o programa de difusão científica.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you