Issuu on Google+

EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6) Marciel Consani Março - 2010


Quais as razões para se usar o Audacity? • • • • •

É uma ferramenta poderosa. É gratuito. É distribuído livremente É multiplataforma. Não requer grandes recursos de sistema (nem instalação). • Possui uma interface simples. • Está em constante desenvolvimento colaborativo.


Ferramentas de Edição

A Interface do Audacity

Monitor de saída de áudio

Monitor de saída de áudio

Barra de menus Controle de entrada de áudio

Pistas de áudio Mono e Estéreo

Atalhos para edição

Marcador de tempo

Controle de saída de áudio

otões de gravação e reprodução

seleção de entrada de áudio

Barras de rolagem


Ferramentas de Edição 1

2

3

4

5

6

1. FERRAMENTA DE SELEÇÃO: permite selecionar pistas ou trechos de áudio específicos que serão editados. 2. CURVA DE VOLUME: permite definir as variações de volume do áudio ao longo da pista.

3. LÁPIS: permite interagir graficamente com o desenho das ondas sonoras. 4. LUPA: permite aumentar e diminuir a visualização gráfica das onds sonoras. 5. SETA DE ARRASTE: permite deslocar os arquivos de áudio na linha de tempo para frente ou para trás. 6. ASTERISCO: permite utilizar simultaneamente mais de uma ferramenta.


Controles de entrada e nível 1

2

3

1.NÍVEL DE SAÍDA – ajusta maior/menor volume do sinal que vai para o monitor (caixas acústicas ou fones). 2.NÍVEL DE ENTRADA – ajusta maior/menor volume na entrada do sinal (gravação). 3.SELEÇÃO DE SINAL DE ENTRADA – escolhe a fonte do sinal de áudio.


Botões de gravação e reprodução 1

2

3

4

5

6

1.REWIND – retrocede a gravação até o início. 2.PLAY – toca o trecho gravado. 3.RECORD – inicia a gravação criando uma nova pista. 4.PAUSE – interrompe e retoma a mesma gravação. 5.STOP – para a gravação 6.FORWARD – adianta a gravação até o final.


Monitores de entrada e saída 1

2

1.Monitor de saída, canais Esquerdo (E) e Direito (D) . 2.Monitor de entrada, canais Esquerdo (E) e Direito (D). OBS.: o limite do volume da gravação é assinalado como “0 dB” (zero decibéis).


Iniciar um projeto

CRIAR PROJETO/ IMPORTAR ARQUIVOS Projeto -> Importar Áudio

JANELA DE SELEÇÃO Selecionar Arquivo -> Abrir


Abrir e selecionar arquivos 1. ABRIR UMA PISTA 2. SELECIONAR UMA PISTA “Clicar” na área cinza

1 2

3

3. SELECIONAR TRECHO NUMA PISTA Usar ferramenta de seleção


Gerenciar várias pistas 1. PARA ESCUTAR UMA ÚNICA PISTA ENTRE VÁRIAS: “Clicar” no botão “Solo”

2

1 2. PARA ESCUTAR VÁRIAS PISTAS MENOS UMA: “Clicar” no botão “Mudo”


Utilizar a curva de volume 1. Ao acionar a ferramenta, o nível de volume da pista aparece como área clara. É possível reduzir o volume ao mínimo fechando-se o cursor (1a), ou aumentá-lo até o máximo, abrindo O CURSOR (1b).

1a

1b

1

2a

2. Além de abrir ou fechar o cursor possível marcar pontos de amarração ao longo da linha de nív do volume (2a) e usá-los para desenhar as variações desejadas d volume no formato de uma curva (2b).

2b


Utilizar a Lupa

A Lupa permite uma visualização poderosa dos detalhes no gráfico que representa a onda sonora.

O clique com o botão esquerdo do mouse aumenta a magnificação enquanto o clique com o botão esquerdo a reduz.


Arrastar e reposicionar

Esta ferramenta permite arrastar, para frente ou para trás, os “blocos” de áudio correspondentes à cada pista de gravação, dispondo-os ao longo da linha de tempo, no ponto em que se desejar.


Referências do Audacity • O Audacity pode ser baixado no site http://audacity.sourceforge.net, onde é possível encontrar também links para plugins e tutoriais.


TUTORIAL AUDACITY