Issuu on Google+

Rio do Sul, 22 de novembro de 2011 - Ano 1 - Nº 18 - Adove Assessoria de Comunicação - Jornal Folha do Alto Vale DIVULGAÇÃO

2 Será este o fim das lâmpadas incandescentes?

3 Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel

4 Projeto vai transformar de gás de esgoto em combustível


2 Medidas simples ajudam a cuidar do meio ambiente e a economizar um indispensável recurso natural, a água. Especialmente no verão, o gasto com essa fonte de vida é maior. Saiba como poupar e reutilizar esse bem precioso na 18° edição do Caderno Sustentável.Confira ainda de que forma um experimentopiloto pretende transformar o gás liberado durante o processo de tratamento de esgoto em combustível para automóveis. A ação é um convênio entre instituições públicas brasileiras e alemãs. Ainda nesta edição, você vai ver que o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel, se transformando no maior

Confira dicas que contribuem com o meio ambiente Que tal rever alguns hábitos para reduzir sua parcela de responsabilidade pelo desequilíbrio do planeta? Toda atitude nessa direção é bem-vinda. Abaixo uma lista de sugestões para usar os recursos do planeta de maneira mais consciente:

1- Leve uma sacola para fazer as compras do

4- Prefira eletrodomésticos com selo Procel. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) foi criado pelo governo para ajudar o consumidor a escolher os produtos que apresentam alta eficiência energética.

5- Separe o lixo orgânico dos materiais que

supermercado e da feira Levando sua própria embalagem você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido.

podem ser reciclados. Assim, você evita a sobrecarga nos aterros sanitários e reduz o consumo de mais matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

2- Prefira produtos naturais aos industrializa-

6- Na obra, dê preferência aos materiais ecoló-

dos sempre que possível. Produtos naturais já vêm prontos "de fábrica", sem custos ambientais exorbitantes.

gicos. Para construir ou reformar sua casa, pense nas opções menos agressivas ao ambiente.

3- Feche a torneira ao lavar a louça. Em 15 minutos, uma pessoa gasta mais de 240 litros de água na lavagem de louças. A dica é fechar a torneira, ensaboar as peças e só então abrir para enxaguálas. Assim, o consumo cai para 20 litros de água.

produtor mundial desse tipo

7- Plante árvores. 8- Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana. Usar menos o carro é um excelente hábito ecológico que você adquirir. Uma dica para isso é caminhar pelo bairro e aproveitar os serviços disponíveis pertinho da sua casa.

de combustível. Além disso, o Caderno Sustentável traz pra você uma lista de sugestões para usar os recursos do planeta de maneira mais consciente. Aposte numa vida mais saudável. Viva melhor e conserve o planeta. Boa Leitura!

Será este o fim das lâmpadas incandescentes? De acordo com a Portaria interministerial de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio, até 2016 as lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado. A ação foi publicada no Diário Oficial da União com a finalidade de que elas sejam substituídas por versões mais econômicas. A previsão é de que, entre junho de 2012 até junho de 2016, o produto seja banido do mercado. No mercado brasileiro existem 147 modelos de lâmpadas incandescentes etiquetadas, de quatro fabricantes diferentes. Estima-se que a lâmpada incandescente seja responsável por aproximadamente 80% da iluminação residencial no Brasil. O mercado brasileiro consome atualmente cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes e 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas.

Redação e Edição Adove Assessoria de Comunicação e Imprensa

Rua: Herculano Teixeira Nunes, 105 Centro - Rio do Su - SC Jornalistas Responsáveis: Karine Sabino Lucilene Juncek Máira Daniela da Costa

De acordo com o ministério de Minas e Energia, as tecnologias que envolvem os sistemas de iluminação se desenvolveram rapidamente, nos últimos anos, disponibilizando equipamentos com mais eficiência e durabilidade. Ao mesmo tempo, aumentou também a preocupação com a escassez de energia e a busca de soluções que contemplem a boa iluminação conjugada a equipamentos mais eficientes e formas inteligentes de utilização. Diante disso, a tecnologia utilizada nas lâmpadas incandescentes se tornou obsoleta. Tecnologias já consolidadas, como as lâmpadas fluorescentes compactas, podem fornecer quantidade maior de luz com um custo energético muito inferior à tecnologia incandescente. * Exame

Diagramação: Istela Capristano Imagens: Arquivo Digital Adove, e Fotos Divulgação Contato: assessoria@adove.com.br Telefonme: (47) 3521-7146


3 Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel

DI

Mesmo que a participação da agricultura como fornecedora de matéria prima ainda é desafio para o futuro, o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel, se transformando no maior produtor mundial desse tipo de combustível. A previsão foi feita pelo presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, durante uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Apesar dos desafios a serem superados, a venda de biodiesel cresceu de 1,1 milhão de metros cúbicos para 2,6 milhões de m², entre 2008 e 2011. As regiões Centro-Oeste e Sul concentram o maior número de usinas.

Segundo Rossetto, o crescimento do programa de biodiesel depende do aumento da quantidade de biodiesel que é misturado ao óleo diesel mineral, atualmente na proporção de 5%, além do incentivo à exportação. Rossetto também defendeu a atualização dos incentivos fiscais e tributários para o setor, assegurando apoio às regiões de menor desenvolvimento agrícola e social. Falou ainda sobre o etanol, cuja produção e consumo estão em queda. A fim de estimular a renovação e expansão das plantações da matéria prima, o governo deverá abrir financiamento para estocagem, assim como as linhas de crédito.

Projeto vai transformar de gás de esgoto em combustível Com o objetivo de diminuir o consumo de petróleo e ajudar na redução de gases causadores do efeito estufa, um experimento-piloto pretende transformar o gás liberado durante o processo de tratamento de esgoto em combustível para automóveis. A ação é um convênio entre instituições públicas brasileiras e alemãs. O projeto, que pretende transformar o gás de esgoto em combustível para automóveis, visa diminuir o consumo de petróleo e reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, também poderá ser usado para manter os geradores de energia elétrica, substituindo os que são mantidos com diesel. Segundo informações, a técnica de transformação do biogás de esgoto em combustível já ocorre em outras cidades do mundo. Na Alemanha já existe há 15 anos e é destinado para a produção de energia

elétrica, o que será diferente no Brasil. O experimento será realizado com 49 veículos, que serão abastecidos com o novo combustível, resultando numa economia de 1.800 litros de gasolina por dia e redução nas emissões de CO2. O projeto-piloto será implantado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) na cidade de Franca. A cidade foi escolhida para receber o projeto devido à alta capacidade de processamento do esgoto. Além dos 49 veículos, que servirão de teste, a Sabesp pretende levar projeto para toda a frota da Companhia.

De gota em gota O verão está ai e com ele o sol, a piscina e a alegria da maioria dos brasileiros. Devido a tanto calor, é óbvio que passamos a gastar mais com água e energia, para podermos nos refrescar. Pensando nesse grande consumo, além do normal nesta época do ano, o Caderno Sustentável traz dicas de como usar e reutilizar a água da sua casa, economizando dinheiro, energia e claro, ajudando o planeta. Seu carro não precisa de tantos banhos quanto você, lave com balde e esponja. Feche a torneira para ensaboar a louça não há necessidade de deixá-la aberta. Não demore no banho, fique o menos possível embaixo do chuveiro. Procure deixar a roupa acumular para lavar tudo de uma vez. Antes de lavar a calçada limpe-a com a vassoura. Aposente a mangueira, para lavar sua casa utilize o balde. Medidas simples ajudam a cuidar do meio ambiente e a economizar esse recurso natural indispensável, a água. Especialmente no verão, onde o consumo é maior, vale poupar, afinal de contas, toda a existência do planeta depende dessa fonte de vida.


4


Caderno Sustentável - 18ª Edição