Revista Adoro ED 08 - LEM - MARÇO | ABRIL - 2022

Page 87

Os cigarros eletrônicos possuem uma resistência que aquece um compartimento onde é inserido um líquido – uma espécie de essência à base de nicotina. A novidade é que esse líquido, que tem a função de dar sabor e aromatizar a fumaça, possui toxinas cancerígenas) Recarregável, o equipamento que também é conhecido com vaper, não precisa de fogo para criar combustão. Assim que esquenta, o usuário só precisa sugar o líquido já transformado em vapor. O cigarro eletrônico custa caro e ainda tem a venda proibida pela Anvisa, já que o Brasil é o segundo país do mundo a adotar todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de combate ao tabagismo. Mesmo assim, muita gente comprou a ideia achando que não traria tanto impacto negativo à saúde e começou a usar o dispositivo como alternativa para fumantes que desejam parar ou diminuir com o vício. E o pior: novos usuários, que nunca tinham fumado um cigarro de verdade na vida, aderiram à onda por achar o mesmo. Um levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSE) apontou que, em 2019, 16,8% dos escolares de 13 a 17 anos já haviam experimentado vapers, sendo que a porcentagem chegou a 22,7% nas pessoas com idades entre 16 e 17 anos.

ADORO VIVER BEM

MAR | ABR | 2022

Que o cigarro comum traz sérios prejuízos à saúde, todo mundo já sabe. Afinal, o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão no mundo - resultado da exposição às substâncias tóxicas misturadas ao tabaco. O que ninguém sabia até agora é que um pequeno e curioso aparelho conhecido como cigarro eletrônico também é nocivo ao organismo. O dispositivo de fumaça foi inventado na década de 1960, nos Estados Unidos, mas não chegaou a ser comercializado porque faltou tecnologia para completar a ideia. Quarenta anos depois, a invenção foi resgatada, atualizada e virou moda entre jovens de 13 a 35 anos.

@sestelomaristela

NO USO PROLONGADO, OS CIGARROS ELETRÔNICOS CAUSAM PROCESSOS INFLAMATÓRIOS CAPAZES DE AUMENTAR O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E RESPIRATÓRIAS QUE PODEM LEVAM À MORTE, COMO INFARTO, ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO, ENFISEMA PULMONAR, DIMINUIÇÃO DAS FUNÇÕES DO ÓRGÃO E O PRÓPRIO CÂNCER DE PULMÃO. [...]

MUDANÇA DE HÁBITOS 87

Para a médica pneumologista Maristela Sestelo é preciso ficar alerta: “É importante ressaltar, cerca de 27% das partículas do vapor e 35% das partículas de fumaça dos e-cigarros alcançam estruturas profundas do pulmão e caem na circulação sistêmica, da mesma forma como acontece com o cigarro por combustão.“ De acordo com a médica, que é especialista em tabagismo, isso fica muito claro ao comparar a quantidade de toxinas no vapor do cigarro eletrônico com o regular: “São praticamente as mesmas substâncias, como Formaldeído, Acetaldeído, Acroleína, Tolueno, Cádmio,Cníquel, Enxofre, Chumbo, Cobre. Este último, irrita as vias aéreas e pode levar à dor torácica, enquanto o chumbo é cancerígeno e causa danos ao sistema nervoso central e aos rins”, explica ela. Se a análise for a longo prazo, a situação piora ainda mais, como explica a especialista: “ No uso prolongado, os cigarros eletrônicos causam processos inflamatórios capazes de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias que podem levam à morte, como infarto, acidente vascular encefálico, enfisema pulmonar, diminuição das funções do órgão e o próprio câncer de pulmão. Não dá para dizer que o cigarro eletrônico é isento de danos, porque isso é uma mentira da indústria para que o indivíduo se sinta confortável e sem culpa ao usar”, explica. Além das complicações que podem levar à óbito, o dispositivo ainda é um grande fator de risco à doenças como covid-19, herpes labial, tuberculose e mononucleose, todas transmitidas pelo contato com a saliva - que acontece com muita frequência entre os usuários, que têm o comportamento de compartilhar o cigarro eletrônico entre si.

Para Maristela Sestelo, não adianta apenas dizer que os e-cigarros são menos prejudiciais sem comprovação: o argumento não é válido. “Existem pouquíssimas publicações e os estudos feitos até agora são de baixa qualidade. As bases científicas foram feitas com metodologias ruins, então não dá para dizer que o cigarro eletrônico é efetivo para ajudar o indivíduo a deixar de fumar”, explica.

Quem deseja deixar de vez com o cigarro – seja ele qual for - deve buscar tratamento apropriado: “Existem grupos de tabagismo que fazem o tratamento comportamental com o propósito de identificar os gatilhos e ajudar o indivíduo a parar de fumar. Já em termos medicamentosos, o mesmo medicamento que usamos para o cigarro convencional é usado para os dispositivos eletrônicos”, finaliza a médica.


Articles inside

Inovação no Agro: Tendências e tecnologia

3min
pages 92-96

É hora do lanche

3min
pages 90-91

Monitora Oeste: Aplicativo é usado no combate às doenças do algodão e da soja

1min
pages 88-89

Agora é a vez deles: Homens aderem à depilação a laser

3min
pages 84-85

Síndrome de Burnout é coisa séria

3min
pages 80-81

Cigarro Eletrônico: Moda pode trazer malefícios à saúde

3min
pages 86-87

Viagem gastronômica ao Restaurante Origem em Salvador

5min
pages 82-83

ESPECIAL MULHER - Matriarcado do Dendê Tradição do acarajé passa de mãe pra filha

3min
pages 78-79

Sucessão patrimonial: Entenda tudo sobre o assunto

2min
page 77

Artigo - Um mundo em migração / Pompeo Scola

2min
page 76

Um exercício de criatividade: como melhorar a vida sexual

4min
pages 74-75

Baixa auto estima infantil: Quando acionar o botão de alerta?

4min
pages 72-73

Pandemia x Saúde: Aumento do consumo de álcool

4min
pages 70-71

Quer ter em saúde? Invista na medicina preventiva

5min
pages 64-65

ABAPA capacita profissionais da aviação agrícola

2min
pages 68-69

Da gestação ao puerpério: veja a importância da fisioterapia

3min
pages 58-59

ADORO TRIP - Destino apaixonante: Fernando de Noronha

5min
pages 60-63

2022 apresenta: Brigas causadas por políitca

1min
pages 54-55

Uma tarde diferente para a criançada

3min
pages 52-53

Matéria de Capa: Picape L200 Triton Sport

2min
pages 42-43

Matéria de Capa: Aventura, força e segurança com o Pajero Sport 48 – Elas são o poder!

7min
pages 44-49

Matéria de Capa: História Fama Motors

2min
pages 40-41

Eles são as estrelas da casa! Mobiliário externo ganha destaque

2min
page 31

Matéria de Capa: Nova estrutura

1min
pages 38-39

Como lidar com diagnósticos difíceis

2min
pages 32-35

Matéria de Capa: Uma nova loja para um novo tempo! Fama Motors inaugura nova loja

1min
pages 36-37

Saúde: um direito de todos

2min
page 30

Comunicação assertiva no relacionamento

2min
pages 26-27

Lazer nas alturas! Conheça o Uptown Residence

2min
pages 22-23

Aceleradora Cyklo Agritech inicia processo de seleção de startups

9min
pages 16-19

Bahia Farm Show é confirmada para 2022

4min
pages 12-15

Moda outono/inverno : saiba quais são as tendências

4min
pages 28-29

Crescendo e transformando: Conheça o time ADORO e as novidades para 2022

3min
pages 24-25

Carta da Diretora

2min
pages 8-11

Agrorosário movimenta mercado no Oeste da Bahia

2min
pages 20-21
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.