Revista Adoro ED 04 - LEM - MAIO 2021

Page 1

MAIO 2021 Flavio Gazolla, Dioneia Di Pereira, Valmor Gazola e Tatielly Emilly Gazola estão à frente da empresa familiar que, há mais de 20 anos no mercado, foi pioneira do segmento de sementes na região Oeste ao implementar armazenamento climatizado

UMA NOVA SAFRA COMEÇA COM A SEMENTES LÍDER GASTRONOMIA

Boi wagyu, com preço e sabor inigualáveis, é considerado a Louis Vuitton das carnes

ARTE

O sertão na tela de Eduardo Lima, um dos artistas mais renomados da contemporaneidade

TENDÊNCIAS

Poltronas: designs icônicos dos itens que são essenciais para exprimir a sua identidade ao lar ou escritório

AGOSTO 2020 | EDIÇÃO 33

1

LEM-BA | MAIO 2021 | EDIÇÃO 04

Foto: Divanildo Silva


2

⠀㜀㜀⤀ 㤀㤀㤀㐀㌀ⴀ㘀㈀㜀㈀

䀀爀攀搀攀椀搀攀愀氀瘀椀瀀

䰀漀樀愀 嘀椀瘀漀 攀洀 䰀甀猀 䔀搀甀愀爀搀漀 䴀愀最愀氀栀攀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀  渀愀  刀甀愀  倀愀爀愀渀Ⰰ  ㈀ ㌀Ⰰ  䰀漀琀⸀  䴀椀洀漀猀漀  搀漀  伀攀猀琀攀Ⰰ    䌀䔀倀  㐀㜀㠀㔀 ⴀ ⸀


O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no Agronegócio

MAIO 2021

10

16 32 60 Crédito rural, do pequeno ao grande produtor

3

A transformação começa com as sementes Líder

Wagyu, um sabor inconfundível e restrito

48 Poltronas assinadas, personalidade para os ambientes

EXPEDIENTE Direção Comercial Carol Souza Redação Carol Freitas Fotos Divanildo Silva Design e Diagramação Gabriel Augusto Revisão Aderlan Messias

EDIÇÃO EXCLUSIVA LEM-BA Edição de Nº 04 Maio 2021 Tiragem 3.000 exemplares Contato 77 9 9993 8443 Instagram @revistaadoro


ů&ªs «Âƕª ¾sª «È ƕ ¤ÍÂȾsÈ ÖsŸ

4


MAIO 2021

CARTA

DA DIRETORA

Liderança, uma palavra grande, forte, que impõe respeito e admiração. Foco de muitos estudos, a liderança é considerada uma habilidade valiosa, pois é por meio dela que se consegue motivar, influenciar, inspirar e comandar alguém ou um grupo de pessoas e atingir objetivos com isso. E é pensando nesse espírito que trazemos mais uma edição da Revista Adoro a Luís Eduardo Magalhães. Dessa vez, com a capa totalmente voltada para o agronegócio contando a história de uma empresa muito importante para o cenário oestino: a Sementes Líder. A busca constante pelo aperfeiçoamento da produção, beneficiamento e estocagem de sementes faz da Líder uma empresa habilidosa e reconhecida na arte de estar no campo do plantio ao fim da colheita. E por falar em arte, o jovem Eduardo Lima, um dos artistas mais renomados da atualidade, conseguiu consagrar-se nas artes plásticas com características que lhe são próprias como a temática nordestina, as cores vibrantes e os traços firmes. Firmes também são as novas possibilidades para o cotonicultor Oestino que, para a próxima safra, contará com uma nova variedade de algodão, que é resistente tanto à ramulária, quanto ao nematoide das galhas, além de possuir resistência a algumas lagartas e ao herbicida glifosato. Segundo o engenheiro agrônomo Lincoln Vicente, essa é mais uma oportunidade para o produtor de algodão manter a excelência na qualidade da fibra. A qualidade e a preocupação com o ser humano levam não só o agro a níveis mais qualificados, mas também o marketing a outro nível: o da humanização. As empreendedoras Dávila Kess e Vitória Machado abordam a importância da abordagem personalizada e estratégica voltada para os clientes como pessoas, no que hoje se conhece como Marketing Humanizado. Um marketing repleto de ações não pode deixar de fora o lado virtual de administrar, por isso o publicitário Willdgens reforça a necessidade de empreendedores engajarem o público por meio de ações nas redes sociais e tornarem-se líderes nos nichos escolhidos para investir em um negócio. Que não nos esqueçamos que, se 2020 foi um ano extremamente desafiador devido a todas as circunstâncias às quais fomos expostos, 2021 também será um ano atípico. Mas, mais que isso, que não nos esqueçamos que somos os líderes das nossas escolhas e que devemos batalhar para que as consequências delas sejam sempre as melhores. Entre, aprecie a revista líder da região. Sinta essa energia líder. Seja líder.

Foto: Iagor Manfredini

Boa leitura. Carol Souza

5


o queridinho dos sábados 6

O Adoro na Band é um programa que nasceu com proporções gigantes. Com apenas quatro meses de lançamento, o programa comandado pela apresentadora Carol Souza já atinge a marca de mais de um milhão de espectadores na Bahia e em Sergipe. “O Adoro na Band é um desafio que eu abracei de corpo e alma, fazendo dar certo desde a primeira gravação. É por meio dele que temos a oportunidade de mostrar o crescimento do Oeste em toda a Bahia e em Sergipe. Para mim, é uma honra ver o nome da marca Adoro ultrapassar a cidade de Barreiras e tomar proporções imensuráveis”, afirma Carol Souza. Turismo, gastronomia, empreendedorismo, moda, arte, decoração e agronegócio são alguns dos temas que já passaram pela tela do programa. Além de ser exibido aos sábados, na tv aberta, o Adoro na Band é uma plataforma integrada de comunicação, já que pode ser assistido pelo canal no YouTube e diversos trechos são postados no instagram @adoronaband. “Estou à frente do programa junto a uma equipe própria de Barreiras com direção, produção, cinegrafia e edição prontos para mostrar toda a beleza e riqueza que a nossa região tem e explorar todo o potencial que ela oferece”, ressalta Carol.

Conheça um pouco mais sobre o Adoro na Band:

Mercado Imobiliário Turismo Segundo estudo recente realizado pela conExplorar as belezas naturais do Oeste é sultoria Urban System, com cidades com mais de 100 mil habitantes, Barreiras é a 18ª melhor cidade para investir no setor (ficando na frente, inclusive, de cidades domo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro). Em constante ascenção no Oeste baiano, o mercado imobiliário tem um espaço cativo no programa, que tem trazido discussões sobre esse crescimento e sobre as perspectivas para o cenário local, principalmente, quanto a investimentos futuros e oportunidades no setor privado. Exemplo disso foi o programa exclusivo voltado para a Solare Construtora, um dos clientes que apoiam esse projeto inovador na região, juntamente com a Remax.

outro objetivo do programa. Junto com sua equipe, Carol Souza desbrava a região, mostrando as maravilhas do turismo ecológico em lugares como o Paredão Deus me Livre (que chama a atenção pela beleza e história geológica que esconde nos quase 40 metros de altura, sendo o segundo maior da América Latina), a Cachoeira do Redondo (que recebeu recentemente a visita do biólogo Richard Rasmussen para conhecer e apresentar as belezas diversas desse paraíso natural) e o Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras (um verdadeiro oásis no cerrado com diversas opções para quem busca aventuras ao ar livre ou um bom descanso em meio à natureza).


Gastronomia

O Oeste baiano é uma das regiões mais produtivas do setor agrícola no Brasil, por isso, o agronegócio também merece destaque entre as pautas do programa, que exalta a inovação e a grandeza do campo. Algumas figuras importantes da área já participaram de bate-papo com Carol Souza e deixaram suas contribuições sobre as expectativas e visões para o mercado agro, que não para de crescer. Tecnologia, inovação, modernidade e sustentabilidade foram temas das entrevistas, que buscam promover maior visibilidade e informação ao telespectador. Um desses entrevistados foi o produtor e empresário Moisés Schimidt, que fez uma retrospectiva da própria história.

O quadro mais delicioso do programa é um sucesso. Nele, alguns convidados compartilham receitas, experiências e boas histórias em um momento descontraído com a apresentadora que, claro, prova e aprova todos os pratos. Dentre eles, o ariche (tradicional prato árabe é composto por bolinhas de coalhada seca) apresentado pela empreendedora Letícia Kamel, e o risoto de moqueca e um creme de coco com frutas tropicais, ensinado pela arquiteta e empresária Joana Franciosi, deixaram os espectadores com água na boca. As empreendedoras Amanda Risden e Tati (proprietária do Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras) também enriqueceram o quadro: aquela com um delicioso salmão e esta com um risoto de camarão com cogumelo e gorgonzola. Apetitosas receitas e convidados especiais ainda estão por vir.

MAIO 2021

Agronegócio

7

Esporte Claro que o esporte não poderia ficar

de fora de um programa tão eclético. Cada vez mais importante para a saúde humana e prevenção de doenças, a prática esportiva tem sido procurada entre os barreirenses para acalmar a mente e acelerar o corpo. Seja por meio da corrida, da natação, do ciclismo ou qualquer outra prática, os impactos dessas atividades também entram em cena com convidados mais que especiais. Alguns já apareceram no programa: os triatletas Thiago Melo, Manu Amaral e Humberto Ribeiro. Além disso, os esportes entram em cena em conjunto ao turismo ecológico na região, que também possibilita práticas radicais como rafting, o passeio de triciclo e trilhas (Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras), escalada, tirolesa e rapel (Paredão Deus me livre).

Canais: BRRS 7.1 e LEM 8.1 Transmissão Bahia e Sergipe

Espaço para diversos temas com personagens locais, o Adoro na Band é um programa que explora todo o potencial econômico, turístico, gastronômico e social do Oeste da Bahia. No ar para toda a população baiana e sergipana pela tv e para todo o mundo nas plataformas digitais, o programa conta com uma produção primorosa e de muita qualidade audiovisual graças a uma equipe super comprometida em apresentar o melhor da região. Sucesso carimbado, o Adoro na Band ainda tem muita história para contar, bem como a Revista Adoro, que é a sua revista na telinha da Band!

Apoie o


CONSULTORIA DE AGRONEGÓCIOS Foto: Divanildo Silva

Uma boa gestão do agronegócio é fundamental para o produtor que pretende ter bons resultados, por incluir fatores como: planejamento de safra, ganho de mercado, ponto de equilíbrio do negócio entre outros fatores que exigem uma gestão de alta complexidade. Os processos e as ações administrativas como decisão de compra, formação do preço de venda, inserção digital, acompanhamento de indicadores de resultado, pesquisa de conhecimento de cliente visam à melhoria do desempenho do negócio dentro e fora da empresa.

A proposta da nossa consultoria é garantir o controle sobre o rumo do seu empreendimento. Mesmo que alguns fatores não sejam controláveis no mercado, é muito importante que, internamente, tudo esteja perfeitamente estruturado. Para tanto, a consultoria permitirá que o produtor visualize de maneira ampla as características do seu negócio e ainda terá a capacidade de liderar ações que permitirão o gerenciamento de riscos com segurança. Entre várias outras etapas, a consultoria de agronegócios irá proporcionar: • Máximo retorno para os investimentos;

8

Desde as finanças, passando pelo entendimento do mercado e relacionamento interpessoal, a DESTAQUE CONSULTORIA preparou uma metodologia própria de intervenção na gestão da p ro p r i e d a d e rural.

• Redução de custos e gastos; • Planejamento mais adequado para alcance dos objetivos;

• Como você gostaria que a propriedade estivesse daqui a 1 ano? E daqui a 5 anos? E a 10? • O que precisa ser feito para alcançar esse objetivo? • Quando precisa cumprir cada etapa? • Quanto de dinheiro vai investir para chegar lá? Importante salientar que o grau de complexidade do gerenciamento do agro e a capacidade de construir eficiência técnica são pontos essenciais entre as boas práticas da gestão. Registrar processos e mensurar gastos, custos e ganhos são postos-chaves para o sucesso de qualquer negócio. Além disso, é preciso ter uma boa relação com os colaboradores, para uma liderança assertiva, centrada no bem-estar e na lucratividade.

• Estruturação de estratégias alinhadas à realidade do agro; • Melhor alocação de recursos financeiros; • Delegação assertiva das áreas adequadas a cada profissional. A palavra MEDIÇÃO é a base de sustentação da nossa consultoria, já que os proprietários e gestores devem ter o hábito de mensurar todos os pontos do gerenciamento como: custos, vendas, satisfação de clientes. Porém é comum encontrar empreendimentos rurais nos quais a prática de controlar esses fatores é significativamente deficiente, sendo este um dos principais gargalos do setor. Mas afinal, como você saberá o que precisa ser feito, se você não souber exatamente o que quer conquistar? Se quer melhorar a gestão do seu empreendimento, comece pelo planejamento estratégico fazendo algumas perguntas a seguir:

MARCOS GLIDSON Economista – CORECON 5580 Consultor especializado nas áreas de finanças, planejamento estratégico e pesquisa de mercado. CRISTINA MARÇAL Administradora – CRA 12.285 Advogada – OAB/BA 48.552 Analista comportamental Especialista em marketing Consultora especializada nas áreas de pessoas, marketing, vendas e finanças. GEORGETTE RIBEIRO Psicóloga – CRP 0317318 Consultora especializada em psicologia organizacional, gestão estratégica, avaliação comportamental e diagnóstico organizacional.


MAIO 2021 Foto: Divanildo Silva

9

BARREIRAS | ITABUNA | VITÓRIA DA CONQUISTA | LUÍS EDUARDO MAGALHÃES @zhagaiamenswear

/zhagaiamenswear


AGRO

O IMPACTO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO AGRONEGÓCIO O QUE É LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº. 13.709 de 14 de agosto de 2018, vem causando uma revolução para as operações de tratamento de dados, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas.

10

A Lei visa à proteger a privacidade, a liberdade de expressão, a informação, a comunicação, a opinião, a honra e a imagem. Pretende promover o desenvolvimento econômico, tecnológico e a inovação, a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor, tudo isso com garantia de segurança ao titular de dados. Muitos pensam erroneamente que a Lei só regula as operações comerciais realizadas via internet, mas qualquer dado, documento físico, pessoal é regulado e merece ser protegido. O agronegócio, como setor de grande representatividade para a economia do país, precisa se adequar a toda exigência legal, por ser altamente fiscalizado. Porém, conforme dados dos Relatórios da Associação Brasileira de Empresas de Softwares, o setor apresenta pouca conformidade com a LGPD. As atividades exercidas pelo agronegócio, sejam elas como empresa ou como produtor rural pessoa física, na sua cadeia produtiva, possuem um grande fluxo de dados porque empregam, comercializam, exportam, coletam, armazenam, classificam, compartilham, arquivam e eliminam dados, utilizam softwares, arquivos e, em muitos casos, transferem dados internacionalmente, o que os obriga às exigências da legislação. A conformidade visa garantir segurança em dois sentidos: um deles é a implantação da tecnologia da informação, com equipamentos, softwares, controles e sistemas aptos a preservar os dados. A outra é a adequação de políticas de governança de dados, de treinamento da equipe, de revisão de contratos e implementação de direitos dos titulares dos dados.


QUANDO FAZER?

O QUE FAZER? 1 - Diagnóstico: coleta de dados em todos os setores; 2 – Desenvolvimento: IMPLANTAÇÃO E ADEQUAÇÃO 3 – Escolha do Comitê de Proteção de Dados 4 – Nomeação de Encarregado (DPO) 5 – Treinamento 6 – Testes e comprovação 7 – Auditoria 8 – Assessoria permanente

A Lei já entrou em vigor e trouxe uma série de regras. Nesse sentido, o produtor rural pessoa física e todas as empresas da cadeia do agronegócio, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, devem se adequar, imediatamente, antes que sofram as possíveis consequências de um incidente de vazamento ou mesmo em decorrência da fiscalização da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), que passará a atuar a partir de 1º de agosto de 2021. Urge a necessidade da adequação do setor do agronegócio à nova Lei de Proteção de dados, visto que as sanções previstas são severas, podendo variar de uma simples advertência a multa de 2% do faturamento da empresa até o limite de R$ 50 milhões de reais por infração. Isso sem contar o desgaste da imagem, a eliminação e a suspensão parcial de funcionamento do banco de dados, podendo, inclusive, implicar na suspensão da atividade, com graves consequências para a credibilidade da empresa.

O QUE VAI ACONTECER?

São três pontos que merecem atenção diante dos recorrentes acontecimentos: vazamento de dados, ações judiciais de indenização e a futura fiscalização pela ANPD. Para se proteger, é necessário que as empresas do agronegócio se adequem e estabeleçam um gerenciamento permanente contra incidentes. Também é importante que o titular dos dados saiba porque está fornecendo aquele determinado dado e que a empresa tenha transparência quanto ao uso dos dados pessoais. Ninguém precisa se apavorar e deixar de coletar dados. O importante é fazer o tratamento seguro e com finalidade certa, para que esteja resguardado. A prevenção é sempre o melhor remédio.

Foto: Iagor Manfredini

CRISTIANE GABRIEL PACHECO, OAB-BA 62.619

MAIO 2021

AGRO

Foto: Iagor Manfredini

ROSÂNGELA QUEIROZ MARTINS ARAÚJO, OAB-DF 57.302 e OAB-BA 66.653

11


12


13

MAIO 2021


REINVENTE-SE RÁPIDO

OU MORRA (LENTA E DOLOROSAMENTE)

A agricultura passa por uma grande mudança tecnológica ultimamente, aeroponia, big data, Blockchain, IA, IoT, nanotecnologia, drones autônomos, sensores e software de gestão, agricultura celular, embalagem inteligente, edição genética, bem, são vários nomes e siglas que apenas indicam estar o agronegócio em momento premente de disrupção. Essas práticas e tecnologias inovadoras provam ser mais do que apenas o futuro da agricultura, podem ser as próprias chaves para a sobrevivência da raça humana. Nos últimos anos, a inovação no mundo da agricultura tem se mostrado através de startups de tecnologia. Elas deram origem a novos modelos econômicos e modos de cultivo menos intensivos ou otimizados através da disponibilização de suas inovações a serviço de “produzir melhor”, o que incentiva os agricultores a melhorar seu modelo de negócio, aumentando sua rentabilidade e sustentabilidade.

14

Os modelos agrícolas atuais mostraram seus limites e se faz necessário um novo momento de reflexão. Ver o aumento da demanda por alimentos, por um lado, é problemático, mas também é excelente oportunidade: a oportunidade existe e merece ser tratada com atenção. Segundo a McKinsey: “Quase um bilhão de novos consumidores entrarão no mercado global nas próximas décadas...”, portanto, é necessário dobrarmos a oferta de alimentos para este crescimento. Diante desse fato, buscar identificar formas de obtermos mais da mesma área, deve ser objetivo do Agro. Sendo possível atingir este objetivo, por que trabalharmos novas áreas? É aqui que as tecnologias entram em jogo. Então, que tipo de futuro podemos esperar para as empresas de tecnologia na agricultura em geral? Este espaço, certamente, será preenchido por StartUps AgriTechs!

Sobre o autor:

Aguinaldo Marques, nascido em Brasília e formado em Administração de Empresas, faz Pós-Graduação em Gestão Pública. Consultor gerencial desde a década de 80 nas áreas de DO, Produtividade e Gestão de Riscos; como responsável pela Diretoria da Qualidade, criou e implementou a Gestão da Qualidade no Grupo Pão de Açúcar; como Gestor na Associação Brasileira de Supermercados fundou o Comitê Latino-americano de Estudos de Perdas. Entre 2004 e 2008 apoiou projetos de modernização do Governo de Angola, no desenvolvimento e implementação do planejamento de projetos de e-Gov, Agro-Business, Água, Varejo, TI, Jurídico e Modernização da Certidão de Identificação Nacional. Atua em Gestão de Projetos em TI, Inovação e outros segmentos no Brasil e Exterior; é COO da Cyklo AgriTech, Conselheiro e Mentor de StartUps de Inovação e do Projeto de Remodelagem do Guia oficial de Orgânicos no Brasil.

Da esquerda para a direita: Aguinaldo, Alessa (filha), Lúcia (esposa, companheira e amiga há 35 anos), Isabelle (filha) e Nayara (sobrinha que consideramos uma filha também).


MAIO 2021

NOVIDADE PARA O COTONICULTOR

Foto: Divanildo Silva

AGRO

A região oeste da Bahia é uma das principais produtoras de algodão do Brasil e se destaca não só pela quantidade produzida, mas também pela qualidade da fibra. Na safra passada, foram produzidas cerca de 615 mil toneladas de pluma e 1 milhão e 400 mil toneladas de caroço. Esses números representam 33% da produção nacional, ou seja, um terço de todo algodão brasileiro é produzido aqui na região. Como se não bastasse a alta produção, a região também é reconhecida mundialmente pela qualidade da fibra produzida. A Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) tem atualmente o maior laboratório de análise de fibras da América Latina, onde são realizadas mais de 3 milhões de análises por safra. Essa estrutura resulta em alta eficiência na avaliação da qualidade das fibras produzidas na região e demonstra a seriedade dos agricultores na produção e processamento desse produto. O resultado é a confiança depositada no algodão baiano tanto pelo mercado interno, quanto externo. A fibra e o caroço são comercializados, em sua maioria, no mercado interno, mas também são exportados para países como a China, Vietnã, Turquia e Bangladesh. Porém, não é fácil para o cotonicultor manter esse nível de produção e qualidade. Diversos fatores são limitantes à produção da fibra, como falta de chuvas, pragas e doenças. No momento, existem três principais fontes de preocupação para os produtores: o bicudo, a ramulária e o nematoide das galhas. O bicudo é um inseto que causa danos diretos à parte comercial do algodão e atualmente existem diversas ações tomadas para controlar sua população durante a safra e na entressafra. A ramulária e o nematoide das galhas são agentes causadores de doenças responsáveis por perdas de cerca de 40% da produção do algodoeiro. Para controlar esses problemas, são utilizadas ferramentas como tratamento de semente, aplicação regular de fungicidas e utilização de variedades resistentes às doenças. Para a próxima safra, o produtor terá mais uma ferramenta disponível no manejo dessas doenças. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) acaba de lançar a variedade BRS 500 B2RF, que é resistente tanto à ramulária, quanto ao nematoide das galhas, além de possuir resistência a algumas lagartas e ao herbicida glifosato. Para o desenvolvimento dessa cultivar, foram necessários mais de 15 anos de pesquisa, que foi concluída na última safra com testes em grande escala, que comprovaram a eficiência e estabilidade da resistência às doenças. Segundo dados da Embrapa, Abapa e Fundação Bahia, 37% das áreas avaliadas aqui na região apresentam problemas com nematoide das galhas. Já a ramulária, causada por fungo que pode ser disseminador pelo ar, está presente em toda a área de produção de algodão. A utilização de variedades sem resistência à ramulária implica em cerca de 8 aplicações de fungicidas durante o ciclo da cultura, procedimento oneroso que diminui o lucro da atividade. Já contra o nematoide das galhas, não há controle químico eficiente que possa ser efetuado após o plantio. Portanto, a proposta da Embrapa, ao lançar essa nova cultivar,

é diminuir o custo final da produção e aumentar a margem de lucro do produtor, pois diminuiria o número de aplicações de fungicidas e a perda causada pelo nematoide das galhas em áreas infestadas. Se você é cotonicultor ou participa do processo produtivo do algodão, deve saber que essa não é a primeira variedade disponível no mercado que apresenta resistência a essas doenças. Em 2018, o IMA (Instituto Mato-grossense do Algodão) lançou a cultivar 5801 B2RF, que também possui essa característica. Então, por que o lançamento da Embrapa é tão importante? A BRS 500 B2RF apresentou ótimo desempenho agronômico em estudos realizados na safra passada aqui na região. Nesse estudo, a variedade da Embrapa produziu em média 390,5 @/ha, sendo a quarta mais produtiva das 29 avaliadas em 6 locais distintos. Além disso, ela possui rendimento de fibra de 40,4%, o que é satisfatório apesar de não estar entre os mais altos. As principais cultivares plantadas atualmente apresentam rendimento de fibra de aproximadamente 42%. Já a concorrente, 5801 B2RF, apresenta rendimento mais baixo: 38,8%. Está em dúvida se é uma boa opção plantar essa cultivar? A linha de raciocínio para essa tomada de decisão é a seguinte: deve-se avaliar a população de nematoide das galhas da área a ser plantada, se a população estiver muito alta e você ainda assim quer plantar algodão, dê preferência ao 5801 B2RF, pois essa variedade possui maior resistência a esse patógeno que a BRS 500 B2RF. Caso a população não esteja tão elevada, prefira a cultivar da Embrapa, pois a produtividade tende a ser maior, assim como o rendimento de fibra. E caso não haja nematoide de galhas na área, escolha entre cultivares com alto teto produtivo e alto rendimento de fibra, levando em consideração outros aspectos agronômicos como tecnologia de resistência à lagartas e herbicidas. A nova variedade estará disponível no mercado na próxima safra e será comercializada pela empresa IST Cotton Brasil.

Lincoln Vicente é engenheiro agrônomo, doutorando em Fitopatologia pela Universidade de Brasília e, atualmente, trabalha com produção de grãos e fibras na região Oeste

15


MERCADO FINANCEIRO

CRÉDITO RURAL, DO PEQUENO AO GRANDE PRODUTOR O crédito rural foi institucionalizado no Brasil por meio da Lei nº 4.829, em 5 de novembro de 1965, e encontra-se disponível a todos. Desde os pequenos e médios produtores rurais aos grandes produtores, o setor conta com diversas linhas de crédito disponíveis, que atendem ao custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Este é o triângulo do crédito rural:

Produtor Rural

Mas o que é crédito rural?

16

“Art2º - considera-se crédito rural o suprimento de recursos financeiros por entidades públicas ou estabelecimentos de crédito particulares a produtores rurais ou a suas cooperativas para aplicação exclusiva em atividades que se enquadrem nos objetivos indicados na legislação. O responsável pela regulamentação é o SNCR (Sistema Nacional de Crédito Rural)”. O Plano Safra 2020/2021 contou com R$ 236,3 bilhões em crédito para apoiar a produção agropecuária nacional. Segundo a Agência Brasil, desse total, foram destinados R$ 179,4 bilhões para custeio e comercialização e R$ 57 bilhões para investimentos nos diversos setores produtivos do agro. O problema é que apenas 15% deste valor foi utilizado por aqueles a quem é destinado, muito por falta de informações ou pela burocracia na hora de requerer o financiamento. Ou seja, dos R$ 236,3 bilhões, apenas R$ 36 bilhões foram utilizados.

Banco/ Coop. de Crédito

Projetista

Para aumentar as suas chances de ter o projeto aprovado, é fundamental que ele seja elaborado corretamente. Por isso, finalidade do Projetista de crédito rural é otimizar e desburocratizar o processo para o produtor, para que ele se beneficie de maneira a reduzir o tempo em análise do projeto, garantindo assim que a liberação do financiamento seja dada no momento correto da comercialização. Desse modo, o produtor obtém uma maior lucratividade, ganhando no momento da compra e venda do produto.

Foto: Divanildo Silva

Simoni Draghetti é natural de Capanema/ PR e mora há 17 anos em Luís Eduardo Magalhães BA. Formada em agronomia, é também master Coach, Analista Comportamental. Atuou como assistente técnica na implementação de projetos e área comercial em multinacional. Atualmente, atua como projetista em crédito rural junto a instituições financeiras, desenvolvimento de empresas e produtos como Coach Business.


Com experiência de mais de 30 anos no campo e mais de 300 mil hectares acompanhados, a Kasuya Inteligência Agronômica inova mais uma vez ao lançar o Instituto K, uma plataforma de cursos e treinamentos on-line destinados a profissionais do campo, produtores rurais e empresas do setor. O agronegócio está sendo cada vez mais impactado pela tecnologia. Com tanta inovação surgindo a cada momento, criou-se a necessidade de demanda de profissionais altamente qualificados e, além disso,

os produtores rurais precisam estar cada vez mais atualizados. Foi pensando nisso que nasceu o Instituto K. O projeto, iniciado em 2015, com o lançamento do curso Mestres do Manejo, fez com que a empresa validasse uma demanda reprimida de profissionais em busca de qualificação com vivências reais no campo. “Todos os cursos são desenvolvidos com base em experiências reais dos nossos consultores nas lavouras, fazendo com que os alunos tenham noção

MAIO 2021

KASUYA INTELIGÊNCIA AGRONÔMICA LANÇA PLATAFORMA DE ENSINO ON-LINE PARA PRODUTORES, ESTUDANTES, AGRÔNOMOS E EMPRESAS DO SETOR do que vão encarar na prática, no dia a dia dentro e fora da porteira. Com o mundo cada vez mais conectado, a plataforma vai permitir ainda mais a disseminação de conhecimento e a proximidade com os alunos”, afirma Luis Eduardo Kasuya, diretor comercial. Os treinamentos são ministrados pela equipe de consultores da Kasuya e são voltados principalmente para as culturas da soja, milho e algodão, englobando todo o cenário técnico.

@kasuyaoficial www.kasuya.com.br contato@kasuya.com.br

(77) 3639-0203 Rua Sete de Setembro, 211 - Jardim Paraíso Luís Eduardo Magalhães – BA

17


IDEAL VIP CHEGA A LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Texto: Carol Freitas Fotos: Divanildo Silva

O que é ideal para você? Para a sócia diretora Cristiane Bazana Silva, o ideal é oferecer um serviço de telefonia de excelência acompanhado de produtos de qualidade e um atendimento primoroso. Pensando nessa qualidade, a rede inaugura mais uma unidade da loja, agora, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. “LEM é uma cidade de alto potencial no cenário do agro no Oeste da Bahia e sempre foi vislumbrado ter uma loja à altura da cidade com atendimento de qualidade, perspectivas de um atendimento completo e de referência no Oeste, assim como já é feito em Barreiras e outras cidades”, pontua.

18

A Ideal VIP surgiu da fusão entre a Ideal Comunicações e a VIP Digital. O que a tornou a maior rede de revendas da Vivo no Nordeste e o maior parceiro comercial da Vivo. “Essa foi uma parceria de sucesso e muito trabalho para atender, cada vez melhor, o nosso cliente Vivo”, ressalta Cristiane. Presente em seis estados no Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará), a Ideal VIP é parceira exclusiva da Telefônica. Por isso, oferece todos os serviços da operadora: desde planos para pessoa física a aparelhos telefônicos ou de Tv. “Todos os produtos comercializados pela operadora são ativados nas nossas lojas”, afirma Cristiane. Não basta apenas oferecer os serviços com qualidade, é preciso também priorizar o cliente e tornar o atendimento uma experiência agradável e encantadora. E esse é mais um diferencial das lojas. “O feedback dos clientes tem sido muito importante. É gratificante receber os clientes e saber que o atendimento hoje tem mais qualidade, é mais rápido, alegre e eficiente. Isso nos deixa mais seguros e certos de que estamos trabalhando sempre para melhorar a percepção e satisfação do cliente dentro das nossas lojas, com um ambiente mais tecnológico, dinâmico e cada vez mais digital”, finaliza.

刀攀搀攀

䤀䐀䔀䄀䰀 嘀䤀倀 @redeidealvip 77 99943-6272 Rua Paraná, 203, Lot. Mimoso do Oeste.


19

MAIO 2021


MERCADO FINANCEIRO

INVESTIME UM BOM NEGÓCIO PARA 2021 Texto: Redação

20

Investir dinheiro. Mais que uma necessidade de guardar valores monetários, volta e meia o assunto “em que você tem investido?” ronda as conversas entre amigos e colegas de profissão. Mas investir dinheiro não é somente colocá-lo no banco e esperar que ele renda, ou aplicar em ações, imóveis ou cursos. É preciso compreender os riscos e as possibilidades que cada investimento apresenta.

DEPOIS DE COMPREENDER ESSAS RELAÇÕES ENTRE RENTABILIDADE, LIQUIDEZ E RISCO, É PRIMORDIAL ENTENDER OS TIPOS DE INVESTIMENTOS QUE PODEM SER REALIZADOS. SÃO ELES:

A princípio, o mercado financeiro tem uma regra básica: o tripé dos investimentos, que contempla três fatores essenciais para se analisar antes de qualquer aplicação. São eles:

Rentabilidade

O que você terá de retorno com o investimento, ou seja o que ou quanto você ganha por investir o seu dinheiro naquilo;

Liquidez

A facilidade (ou não) que um ativo tem para ser transformado em dinheiro quando necessário sem gerar perdas, ou seja, o quão rápido você consegue resgatar o dinheiro investido sem prejuízos;

Risco

A probabilidade de que o retorno do investimento seja menor que o esperado ou até mesmo menor que o necessário. Dito isso, ao avaliar essas três vertentes, chega-se às seguintes conclusões: quanto maior a rentabilidade esperada, maior pode ser o risco; quanto maior a rentabilidade esperada, menor tende a ser a liquidez; quanto menor a liquidez, maior tende a ser o risco.

A curto prazo - são aqueles investimentos, geralmente, usados para cobrir contas já previstas, como viagens, despesas escolares de início de ano, despesas de IPTU, IPVA, etc; A médio prazo - nesses casos, a previsão de retorno do dinheiro é entre dois a 10 anos, por isso, você não deverá contar com esse valor para despesas fixas. Geralmente os investimentos a médio prazo são feitos para se desfrutar de uma festa de casamento, abertura de um negócio ou até mesmo um período sem trabalho; A longo prazo - com menor liquidez, os investimentos a longo prazo visam a benefícios como aponsetadoria, independência financeira após um período ou até mesmo o resgate do valor para pagar a faculdade dos filhos. Geralmente, nesses casos, o dinheiro é resgatado depois de 10 anos ou mais.


É importante ressaltar que, mesmo que você decida investir a curto, médio ou longo prazo, é necessário ter o que se chama de “reserva de emergência”, um valor que você pode ter à disposição a qualquer momento, caso ocorra algum imprevisto. Outro passo importante na hora de investir o seu dinheiro, é escolher o tipo de produto financeiro no qual você irá investir: ativo ou passivo. Os ativos podem ser recursos direcionados ou livres, para financiar vendas, capital de giro, contingência, operações de trade finance, operações de longo prazo e repasses. Já os passivos são aqueles que controlam a liquidez da economia, com potencial de se tornarem dinheiro em curto ou curtíssimo prazo.

MAIO 2021

NTOS,

MERCADO FINANCEIRO

Alguns produtos financeiros e ótimos investimentos para 2021 Tesouro Direto

Um dos melhores investimentos com pouco dinheiro, esse é um programa do Tesouro Nacional do governo brasileiro criado para que qualquer cidadão com um CPF possa comprar títulos do Tesouro e receber juros por isso.

CDB’s

A sigla significa Certificado de Depósito Bancário e, em suma, significa o seguinte: você empresta o seu dinheiro para que o banco possa usá-lo e, em troca, o banco devolve esse dinheiro corrigido com os juros.

Fundos Imobiliários

Nesse investimento, você pode comprar parte de um imóvel (ou conjunto de imóveis), chamada cota. Com retorno rápido, os FIIs são investimentos mais diretos para quem precisa de renda extra, já que você pode receber mensalmente uma parte do aluguel dos imóveis do seu fundo.

Ações

Por meio das ações, você se torna sócio de empresas e essa é uma boa alternativa para investimento. Esse é um investimento que precisa de atenção e acompanhamento no mercado financeiro, já que as ações podem oscilar muito e em pouco tempo.

Criptomoedas

Essas são as famosas moedas digitais e a mais famosa delas é a bitcoin. Você pode investir em criptomoedas por meio da compra de cotas de fundos de criptomoedas ou por meio da compra de “stablecoin” (em tradução livre “moedas estáveis”), em que se emite um token (cripto) lastreado em dólar para reduzir a volatilidade das criptomoedas. Além disso, você pode investir em bitcoins ou outras criptomoedas com o auxílio de corretoras especializadas (assim como é feito no mercado de ações).

21


MEU NEGÓCIO ESTÁ PRODUZINDO LUCRO? Se você se identificou com a chamada acima, acredite, você não está sozinho! Muitos empreendedores sonharam com seus negócios, trabalharam (e trabalham) diariamente para fazer com que ele cresça e avance, mas nem sempre, no final do mês, conseguem saber o quanto realmente produziram, faturaram, quais foram os seus gastos de fato e, principalmente, responder à pergunta: meu negócio está apresentando resultado positivo? Uma das dificuldades está em fazer um controle financeiro efetivo, que venha rastrear o destino do dinheiro e toda a movimentação dele na empresa. Às vezes, ela acontece por falta de conhecimento ou capacitação do gestor ou colaborador responsável pelo financeiro, também por falta de padronização básica nos lançamentos, como por exemplo fazer a classificação das entradas e saídas por centro de custos. Isso dá ao gestor, no final do mês, um quadro de “grandes contas” que lhe permitem analisar as ações presentes do negócio e facilitar às tomadas de decisão.

22

Foto: Divanildo Silva

Tudo isso é acessível e você pode implantar na sua empresa. Primeiro, capacite o responsável pelo departamento financeiro; sabemos que cada empresa tem sua própria cultura, mas, na hora de controlar as finanças, só existe um jeito, o certo! Insira controles eficientes e que atendam à necessidade de seu negócio. Ferramentas como o Fluxo de Caixa, por exemplo, registra todo dinheiro recebido ou gasto, dando-lhe a oportunidade de visualizar com facilidade no final do período o quanto está pagando e recebendo, para então chegar à conclusão se a sua empresa oferece lucro ou prejuízo. O Fluxo de Caixa te oferece o diagnóstico da saúde financeira da sua empresa diariamente. A conciliação bancária é fundamental neste processo; ela pode parecer cansativa, mas é muito importante e necessária. A consultoria empresarial financeira tem como objetivo auxiliar o empreendedor

neste processo, visando à organização, ao planejamento e ao controle financeiro. Além dos pontos citados acima, ainda há outros pontos comuns no dia a dia, como a falta de planejamento, não separar as contas pessoais da empresa, não ter controle de gastos, entre outros, e que podemos te ajudar. Como? Entre agora mesmo em contato conosco e faremos uma visita à sua empresa!

“O risco vem de não saber o que você está fazendo”. Warren Buffett


MAIO 2021 MAIO 2021

O MUNDO MUDOU. E VOCÊ? Foto: Divanildo Silva

Nunca se viu, neste último século, uma mudança tão significativa na sociedade como neste período de pandemia. Muitos empresários e empreendedores se perguntando o que fazer no cenário em que as vendas despencaram. Já sei, vou colocar a minha empresa e / ou serviço na internet! Achar que isso basta para solucionar sua crise é uma das maiores armadilhas. Para entrar em novo mundo é preciso conhecer as suas regras. A falta de conhecimento faz algumas empresas focarem na busca incansável por seguidores, porém, aqui vale a pena observar que quantidade de seguidores não significa, necessariamente, mais vendas. É isso mesmo! Vou lhe provar: existem perfis com milhares de seguidores que possuem um engajamento menor do que páginas que estão começando. Fica aqui a primeira regra: foque, em primeiro lugar, em engajar o seu público. Também podemos ter oportunidades que surgem através da observação de um determinado público que apresenta um problema. Por sua vez, um especialista em Marketing Digital enxerga as soluções e, por meio de suas habilidades e conhecimentos, apresenta alternativas aos produtos e serviços para esse público. Outro ponto interessante na observação é que os empresários que se aventuram neste fascinante ambiente tenham consciência de que nem todo serviço e / ou produto atenderá as necessidades de todo cliente, mas que há demanda para cada solução. Por isso a necessidade de buscar um profissional de Marketing Digital capaz de analisar e pesquisar os hábitos de seu público. Isso se torna fundamental. Dito isso, afirmo que o maior desafio para este momento tem sido migrar de uma empresa física para uma empresa digital. Sem dúvidas, o Marketing Digital tem uma das respostas para esta mudança. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online. Outra sacada importante é saber quem pode utilizar os serviços do Marketing Digital. Ué! Não é só para as empresas? Não! Ele pode ser utilizado por pessoas, universidades, ONGs, associações, igrejas etc. Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Agora, gostaria de lhe apresentar as vantagens do Marketing Digital para que você comece a colocar o pé neste imenso oceano de oportunidades na era da hiperconectividade. Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais off-line, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

mente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo, não é verdade?

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário, cada vez mais, melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

Assim consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento on-line, aumentando as oportunidades de venda por diversos canais.

No mundo do marketing on-line, a obtenção e a análise de dados são etapas fundamentais para a melhoria contínua da sua estratégia. Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapida-

Além de tudo isso, a diminuição literalmente das distâncias entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. Fica comigo que a próxima pode ser a sua.

Entender sobre Marketing Digital nos dias atuais, sem sombra de dúvidas, deixou de ser uma necessidade e passou a ser vital. Lamentavelmente, muitas empresas fecharam as portas, outras estão fechando e algumas fecharão em breve. Mas, se você me acompanhou até aqui, certamente a sua não fará parte dessa triste estatística.

WILLGENSCOELHO WILLGENS COELHO Publicitário Especialista em Marketing Digital @willgens.coelho willgens@gmail.com (77) 9 9976-1600

2323


CADERNO DE VIAGENS

Julia Marodin - Santa Catarina meia praia @juliamarodinn

24

Rafaela Barbosa - Salvador @rafbarbo

Giliard Souza - Morro de São Paulo @giliardgp

Carol Piani - Pipa, Rio Grande do Norte @carolinepiane

Junior Andrade - São Domingos - Goiás @ojuniorandradee

Renata Gatto - Jeri @renataagatto

Leonardo Carneiro - Rio de Janeiro @lhncarneiro


*Promoção válida de 10/05/21 à 31/05/21, ou enquanto durarem os estoques, nas lojas e quiosques Chilli Beans de todo Brasil que confeccionam lentes, exclusivamente para o modelo de lente pronta LE.VI.1540 Chilli Vision POP, em material acrílico de índice 1.49 (Cr39) que atende a dioptria (grau) esférico: Miopia e/ou Hipermetropia nas dioptrias de 0,25 até 4,00 (+/-), combinados ou não com dioptria (grau) cilíndrica (astigmatismo) de 0,25 até -2,00, com tratamento antirreflexo POP (comum/básico).Observações importantes: A soma de esférico e cilíndrico não pode ultrapassar de 4,00 dioptrias. Em razão do material que as lentes de acrílico possuem (Cr39), não terão garantia para lascas e quebras. Destaca-se que lentes em acrílico não são indicadas para armações de 3 peças ou fio de nylon. Imagens meramente ilustrativas.*

25

CHILLI BEANS LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA

WHATS APP: (77) 999063683

MAIO 2021


26


MAIO 2021

27

Luís Eduardo Magalhães - BA Av. Enedino Alves da Paixão, 4114 Barreiras-BA Av. Ahylon Macedo, 1071, Morada Nobre (77) 3612-9150 @famamotorsmitsubishi


POR QUE STARTUPS SÃO IMPORTANTES PARA O AGRONEGÓCIO?

28

Há alguns anos quem poderia imaginar que uma consulta médica ou uma cirurgia, um serviço religioso ou mesmo uma impressão em 3D de uma casa pudesse ser realizada a distância? A necessidade de inovar é alta, alimentada por uma população global e um poder de compra crescente nos mercados emergentes. Essas tendências devem impulsionar ainda mais a demanda por proteína. Algumas restrições incluem recursos naturais limitados, mudanças climáticas e o simples fato de que cerca de quase um terço de todos os alimentos (ingredientes) são desperdiçados ao longo da cadeia de valor (do agricultor ao consumidor). A atual produção de alimentos é crítica até mesmo para suprir as necessidades da demanda atual, portanto, a necessidade de inovação na agricultura é enorme.

Os grandes players deste setor estão percebendo que apenas aplicarem seus recursos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) não tem sido suficiente para alçar resultados diferenciados e sustentáveis. As StartUps AgriTechs são excelentes alternativas. Mesmo entendendo que este seguimento econômico (o Agro) difere de outros quanto à velocidade de implementação da inovação em virtude das características inerentes ao negócio além de, em sua grande maioria, o produtor preferir aguardar a implantação de novos produtos, serviços ou tecnologias “no seu vizinho” até que seja confirmado que aquela determinada inovação funciona e contribui para um maior rendimento de sua lavoura. Para que ocorra o verdadeiro processo de inovação, as empresas precisam de novas ideias que surjam de fora do negócio, é por isso que as StartUps no segmento do agronegócio são tão importantes.

Palestra inaugural do Batch de Aceleração 2021

Foto: Jessica Sanderson

À medida que a população humana continua a crescer, nossa demanda por alimentos aumenta. Os agricultores estão sob pressão contínua para produzir mais alimentos com mais rapidez.

Aguinaldo Marques COO Cyklo AgriTech

Nós da Cyklo AgriTech – Aceleradora de Projetos e StartUps acreditamos na inovação, ideias e soluções que possam trazer alternativas inovadoras para o agronegócio, aumentando a produtividade, minimizando custos e promovendo a sustentabilidade do negócio.


BVL Vida - Reduzir os custos de produção

e aumentar a eficiência da lavoura são o sonho de todo o produtor, se for possível obter estes resultados e ainda contribuirmos para o meio ambiente, então seria ótimo! Esta é a proposta da BVL Vida que oferece Produtos Orgânicos e Organominerais voltados a nutrição do solo e da lavoura. A matéria orgânica presente nos fertilizantes organominerais é importante para melhorar a fertilidade do solo e suas propriedades físicas, pois eleva a capacidade de retenção de água; promove a redução da densidade aparente do solo e o aumento da porosidade total do solo formando agregados capazes de reduzir a erosão e aumentar a capacidade de absorção do solo;

Nanogreen - A Nanotecnologia é o entendi-

mento e controle da matéria em escala atômica e molecular, é ramo da ciência dedicado a projetar, produzir e usar estruturas, dispositivos e sistemas por meio da manipulação de átomos e moléculas em dimensões da ordem de 100 nanômetros (100 milionésimos de milímetro – 1 fio de cabelo tem aproximadamente 80.000 nm de largura) ou menos. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, computação, engenharia e recentemente para a agricultura. A aplicação de soluções nanotecnológicas é enorme e vem ganhando a cada dia mais espaço na mídia. No Agro, vem mostrando resultados interessantes voltados a proteção da lavoura no tocante ao combate a microrganismos nocivos (fungos, mofos, bactérias e outros). Esta é a solução capitaneada pela Nanogreen. Como pode ser notada, existem grandes oportunidades sendo trabalhadas, mas são constantes os desafios do agronegócio e especificamente, de uma aceleradora, como é a Cyklo. Buscar alternativas para que a nossa agricultura produza mais, com eficiência e sustentabilidade, tem sido tarefa constante.

Eco-Plant - E se alguém falasse para você ser possível gerar energia através de plantas? Geração de energia e luz de forma sustentável, através dos processos de fotossíntese e organização de elétrons presentes no solo. Embora a ideia de usar plantas e fotossíntese para extrair energia não seja nova, pois por décadas as escolas têm ensinado aos alunos a retirarem energia de vegetais como batatas, por exemplo, essa tecnologia tem um grande benefício: não danifica as plantas para produzir eletricidade. Esta é a tese da StartUp Eco-Plant que na primeira fase de aceleração está entregando um vaso contendo, naturalmente plantas e, uma luz que é energizada através do substrato nele contido e da fotossíntese. Nas próximas fases desenhadas, a proposta é mais robusta visando iluminação em maiores áreas e até mesmo locais mais distantes dos centros onde não haja a assistência de linhas de transmissão. O que achou?

AIG - De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o plástico leva entre 250 e 400 anos para se decompor. O termo “tempo de decomposição” refere-se ao tempo que os produtos levam para se decompor e desaparecer do meio ambiente, variando de acordo com a natureza do material. Além do longo período de decomposição, muitos materiais causam danos ao meio ambiente e à saúde de seres humanos e animais, se descartados de maneira incorreta. Um material biodegradável é aquele que passa pelo processo de biodegradação, ou seja, sofre uma transformação química pela ação de micro-organismos em condições adequadas de umidade, luz, nutrientes, temperatura e oxigênio. Disponibilização ao mercado de insumos agrícolas em embalagens biodegradáveis e que possam oferecer outros diferenciais, como por exemplo, nutrientes ao solo esta é a solução que está sendo desenvolvida pela StartUp AIG – All in Ground. Associe à condição ambiental fatores importantes para o dia a dia do produtor como armazenagem de embalagens vazias, limpeza das mesmas para os processos de descarte, logística reversa e outros. Tudo isso é custo e não é desprezível.

MAIO 2021

A SEGUIR, ALGUMAS DAS STARTUPS DO NOSSO BATCH 2021 E RESUMIDAMENTE SUAS PROPOSTAS: VisionFarm

- Pragas, insetos e plantas daninhas são para a agricultura prejuízo certo pois acarretam problemas no desenvolvimento das culturas. Elas são capazes de competir com as culturas por água, luz e nutrientes, além de liberarem substâncias que afetam a germinação e interferem diretamente na qualidade dos produtos e na produtividade das lavouras. Diante desse cenário, boas práticas de controle são necessárias para promover a saúde da lavoura. Para que haja o combate eficiente, o primeiro passo é a identificação do inseto ou da planta, portanto, gestão, monitoramento e controle destes insetos e plantas daninhas, através de ferramentas digitais baseadas em inteligência artificial, facilita, em muito, a vida do profissional. Esta é a proposta da VisionFarm. O aplicativo poderá reconhecer plantas daninhas e insetos com apenas uma foto tirada pelo celular e o resultado será apresentado através de uma comparação com as imagens armazenadas e Inteligência Artificial irá identificar a praga e ainda, informações sobre quais agentes a serem utilizados serão capazes de combater e ainda, com o uso frequente e atualização pelo usuário, receberá recomendações de quais os princípios ativos não são recomendados para utilização a fim de não promover a gerações de pragas resistentes.

AgriHolmes - Ser o primeiro auditor e contador virtual do mundo utilizando a mais atualizada tecnologia de Inteligência Artificial com validação de 100% da movimentação que os Órgãos das Receitas Federal, Estadual e Municipal analisam para redução de possíveis notificações e autuações. Este é o produto da StartUp AgriHolmes. O software faz o processamento e análise de dados como, Livro Caixa do Produtor Rural, Declaração Anual do IRPF, Movimentações Bancárias, Declaração do IRPI, GFIP, SPED FISCAL e SPED CONTABIL e é apresentado como resultado ao cliente todas as “Não Conformidades” e sugestões nas informações fiscais e contábeis do seu negócio, tudo isso antes mesmo de enviar os dados da ECD Anual para a Receita e ainda, evitando que a sua empresa tenha de enfrentar as indesejáveis notificações e severas autuações, através das fiscalizações tributárias. Um verdadeiro Sherlock Holmes a serviço do Agro!

29


Palestra inaugural do Batch de Aceleração 2021 Um fator que nos tem em muito auxiliado é a de incansavelmente buscarmos fortalecer nosso ecossistema e mais, criar oportunidades de aproximação com os agentes transformadores da sociedade organizada. Dentre as muitas ações trabalhadas com vistas ao estabelecimento e/ou revitalização de Acordos de Cooperação Técnica, Convênios e Parcerias, quero destacar os que estão sendo trabalhados com algumas entidades / instituições / empresas: •UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia; •UNIFAAHF - Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira; •SEAGRI - Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura; Professor Jacques Antonio de Miranda reitor da UFOB, Aguinaldo Marques COO Cyklo e Bruno Motta Oliveira Diretor da UFOB – LEM na apresentação da Cyklo à UFOB e realizando as tratativas para a construção de um Acordo de Cooperação Técnica com esta importante academia.

•SEAGRO - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins; •Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães; •SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - BA

30 No campo de ofertas de novos serviços, vale ressaltar, dentre outras, duas ações que certamente representarão um diferencial importante para a Cyklo e região: •Hackathon - Será uma excelente maneira de criar soluções inovadoras para problemas que foram levantados por produtores e empresários do setor e que atuam aqui em Luís Eduardo Magalhães. Hackathons são eventos que reúnem profissionais relacionados à área de inovação, sem limitação geográfica, com o intuito de, em um período curto, criarem soluções inovadoras para algum problema específico. Ao longo do mês de maio deste ano lançaremos o 1º Hackathon Cyklo.

Jaime Café de Sá é produtor rural e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins e Aguinaldo Marques COO Cyklo alinhando propostas de inovação para o estado.

•Academia Cyklo de Inovação - Se você gosta de pensar, aprender, estudar e compartilhar conhecimento, nossa academia pode ser o lugar para você. Construímos programas de formação voltados a profissionais que atuam no agronegócio, direta ou indiretamente ligados à agricultura e pecuária. Nosso programa inicial irá oferecer conteúdo focado na Inovação, Empreendedorismo Criativo e temas voltados a Processos Sucessórios e Gestão. A mentalidade de que você fará isso amanhã deve agora mudar para a compreensão de que você deveria ter feito isso ontem. Inovar na agricultura não é apenas importante, é fundamental para a sobrevivência da raça humana. Então, você é ágil, flexível e rápido o bastante para sobreviver a estes novos tempos disruptivos?

Rua Rondônia, 151, Centro, Luís Eduardo Magalhães-Bahia


RADICALIZANDO NA ÁGUA

MAIO 2021

ESPORTE

Texto: Redação

Todo mundo já sabe que fazer atividade física faz bem para a saúde. Também não é novidade que a região Oeste é rica em lugares para praticar esportes radicais. Que tal unir o útil ao agradável, mas de uma maneira diferente? Estamos falando dos esportes aquáticos. Além de benefícios como ampliação da confiança, aumento da resistência, ganho de força muscular e uma grande sensação de bem-estar e integração com a natureza, os esportes aquáticos podem ser excelentes opções para você se aventurar, criar boas memórias e adquirir uma nova paixão. Conheça alguns:

Rafting

Rios em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e região não faltam. Por isso, o rafting é uma ótima opção para quem quer sair da rotina por meio dos esportes aquáticos. A prática, que pode ser feita de forma individual (para quem tem treinamento adequado) ou coletiva, consiste na descida da corredeira de rio em bote. Sem a necessidade de experiências anteriores, o rafting ainda promove uma maior aproximação com a natureza em trechos que seja possível apreciar a paisagem.

Canoagem

Com a possibilidade de ser praticada em corredeiras, no mar, etc, a canoagem é um esporte olímpico que conta com diversas modalidades. Se você se sentir mais preparado para mais adrenalina, vale buscar águas mais movimentadas, se não, o conselho é buscar águas mais calmas. De todo modo, será necessário contar com uma aparelhagem para a prática desse esporte: canoa, remo, colete, capacete, entre outros.

Wakeboard

Esse esporte também é praticado sobre uma prancha, mas ela é diferente da prancha de surfe. Além de menor e mais leve, a prancha de wakeboard tem duas botas acopladas, que servem para que o esquiador (nome dado ao praticante) fique preso à prancha. No entanto, essa modalidade necessita de um equipamento pesado, pois necessariamente tem que ser puxado por uma lancha ou jet ski. Com isso, o barco forma ondas e se torna possível fazer manobras no ar. Assim, o wake permite movimentos amplamente radicais como saltos acrobáticos, velocidade e muita adrenalina. O esporte foi oficializado no Brasil em 1997, com a criação da fundação ABW, que hoje é responsável pela realização do circuito nacional.

Flyboard

No flyboard, a pessoa usa uma espécie de mochila a jato para os pés, uma prancha ligada a um Jet Ski através de uma mangueira. O jetpack aquático, um propulsor a jato também conhecido como flyboard (marca registrada da francesa Zapata Racing), utiliza a turbina da moto aquática como propulsão e pode levar o praticante a uma altura de 10 metros, proporcionando uma sensação de quase voo. Criado em 2012, o esporte radical parece complicado, mas não é. Exige, além dos equipamentos necessários, apenas equilíbrio para uma diversão garantida.

Esqui aquático

Para quem já esquiou na neve, essa é uma experiência totalmente nova. Se você ainda não a teve, ainda assim, vale a pena praticar um dos esportes aquáticos mais clássicos. Aqui, a ideia é se manter equilibrado o maior tempo possível aproveitando a brisa, a paisagem e a adrenalina enquanto é puxado por uma lancha. A corda longa ajuda no deslize do esqui na água. Como esporte de competição, o esqui aquático possui três categorias: Slalom - esqui único com maior desenvolvimento dentro da água, contornando o maior número de boias; Rampa - com determinação do vencedor por distância do salto; e Truques - com execução de manobras com pontuações para definir o ganhador. Para a prática do esporte, o ideal é que ele seja realizado em lagos protegidos da interferência do vento para facilitar a performance dos esquiadores. O esqui aquático conquistou os brasileiros (que atualmente são a maior concentração de praticantes do esporte em todo o mundo). Deu vontade de conhecê-lo?

31


MATÉRIA DE CAPA

32

A TRANSFORMAÇÃO NO

CAMPO COMEÇA COM A SEMENTES LÍDER

Texto: Carol Freitas Fotos: Divanildo Silva

Engana-se quem pensa que a tecnologia do campo relaciona-se somente com os grandes equipamentos que estão presentes desde o plantio à colheita. A biotecnologia, agora muito presente na vida do agricultor ,é uma realidade vivida por ele e por toda a sua equipe no dia a dia, do momento do plantio até a colheita, com as expectativas de resultados safra a safra. Foi nessa lida diária e com a necessidade de transformar a realidade do produtor, que nasceu, em

Luís Eduardo Magalhães, a Sementes Líder, empresa de produção e beneficiamento de sementes que está há mais de 20 anos inovando no setor por meio de cultivares melhoradas a cada safra. “Logo após me formar em engenharia agronômica na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), eu tinha o desejo de conhecer novas fronteiras e regiões. Tive a oportunidade de ir para o PAD/DF no

final de 1991, quando comecei a estagiar em uma empresa chamada FT Pesquisa e Sementes Ltda, que era especializada em melhoramento genético de plantas, em especial, soja, e eu fazia acompanhamento de alguns cooperados, assim como, acompanhava a criação e desenvolvimento de novas cultivares, despertando ainda mais o interesse por esta cultura”, lembra Valmor Gazola, diretor da Líder.


MAIO 2021

Nessa experiência, Valmor percebeu a importância e enxergou prosperidade na área que não possuía tanta estrutura. “Na época, não havia tanta estrutura ou mesmo tecnologias para a produção e comercialização de sementes, por isso, o produtor colhia e fazia sua própria semente, artesanalmente. Então, fui pegando muito gosto pelo setor e pelas sementes. Assim, pouco mais de um ano depois, eu e dois sócios abrimos, no Goiás, a nossa primeira empresa de sementes: a Tec Agro, que já tinha o objetivo de comercializar e assistir os produtores dos estados do Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, etc. Ela tornou-se a primeira empresa a buscar altos índices de germinação e vigor no país e, com isso, baixou significativamente a quantidade de sementes utilizada por hectare. Na ocasião inicial, não existiam muitas opções de variedades, eram plantadas apenas três: a DOKO, CAC e FT Cristalina, variedades com potencial produtivo restrito”, conta.

Valmor Gazola

33 Sou engenheiro agrônomo e produtor rural da Fazenda Terra Nova na região da Coaceral. No momento em que a equipe da Sementes Líder e a equipe da Fazenda Terra Nova iniciaram um trabalho em conjunto com as sementes de tecnologia Intacta (apresentadas a nós pela Sementes Líder), vimos um ótimo resultado já na primeira safra com aumento de produtividade. E o que mais nos chamou a atenção foi a redução dos custos com defensivos, insumos e diesel, por exemplo. Ficamos muito felizes com essa parceria! Agradeço à Sementes Líder e à Tecnologia Intacta por esses resultados. Marcelo Ricardo Marcon


MATÉRIA DE CAPA

“Os prejuízos causados pelo cancro da haste foram calculados em cerca de U$ 25 milhões.” O lindo sonho que um engenheiro agrônomo recém-formado começava a realizar não contava com alguns desafios da época, como o “cancro da haste”, doença identificada pela primeira vez no Brasil, em fevereiro de 1989, nos municípios de Ponta Grossa, Palmeira, Castro e Tibagi, no Paraná e, em maio do mesmo ano, em Rondonópolis e Mato Grosso. A partir daí, a doença foi devastadora, espalhando-se por todas as regiões produtoras de soja do país, desde o Maranhão, até o Rio Grande do Sul. Somente no Paraná, até as safras de 1992/93, os prejuízos causados pelo cancro da haste foram calculados em cerca de U$ 25 milhões.

34

Como superar desafios é uma característica forte de quem empreende, com Valmor não foi diferente. “a Tec Agro tinha como parceira a FT Sementes. Em meados de 1994 esta empresa lançou a série 100, com novas variedades cuja maioria era resistente à Cancro da Haste, doença que retirou do mercado as poucas variedades que existiam anteriormente. Foi um marco significativo na área de produção de soja”, conta o empresário que foi o primeiro a difundir as novas variedades resistentes e mais produtivas no estado da Bahia. Esse grande passo ofereceu soluções para os problemas do campo e aumentou a rentabilidade dos agricultores da região. Outras doenças fúngicas, como a ferrugem asiática e o oídio também balançaram o setor agrícola na década de 90, mas o me-

“com uma capacidade de mais de 1500 sacos por hora”

lhoramento genético e as novas tecnologias de manejo mais efetivas foram capazes de detê-las e permitir ao agricultor seguir com uma produção de maior performance a cada safra. “Nessa época, a pesquisa já tomava novos rumos. Investiu-se dinheiro, e bons profissionais de genética surgiram. Então, surgiram também os primeiros eventos biotecnológicos, dando impulso e incrementos de produtividade, além de facilitar o manejo das lavouras”, pontua Valmor. A partir daí, a Tec Agro não parou de crescer. Pontos de vendas foram abertos dentro do estado de Goiás (Cristalina, Formosa, Rio Verde, etc), assim como Unidades de Produção de Sementes também foram inauguradas no estado e região (Formosa, no PAD/DF e Buriti-MG). Desse modo, os empresários fortaleciam tanto a produção quanto a comercialização das sementes. “Em 1996, nós viemos à Bahia e, em 1998, nós já vimos a possibilidade de fazer semente na região. Alugamos algumas estruturas, as modernizamos e começamos a produzir sementes em armazém comum”, conta Valmor. Com a expansão a todo o vapor, em 1999, a Tec Agro atingiu o primeiro milhão de sacos, conquistando a marca histórica de ser a primeira empresa de sementes de soja do Brasil a atingir o número. Em 1999, a sociedade foi rompida e Valmor Gazola ficou com os investimentos na Bahia. “Após começarmos, percebemos que produzir semente na Bahia era bom para as etapas ex-

ternas (as que acontecem no campo), mas era problemático o processo de armazenamento, devido ao clima da região. Foi então que surgiu a ideia da climatização”, lembra. Assim, a Sementes Líder também atingiu outra marca histórica: foi a primeira a armazenar as sementes de soja em ambiente climatizado para estocá-la durante o período necessário, mantendo a sua qualidade. Em 2018, a Líder inaugurou, em Luís Eduardo Magalhães, uma das mais modernas Unidades de Beneficiamento do Norte-Nordeste brasileiro com uma capacidade de mais de 1500 sacos por hora de beneficiamento e mais uma câmara para armazenagem com capacidade para mais de 300 mil sacos, além das já existentes. De lá para cá, a Líder sempre buscou a excelência em seu produto, investindo nas mais modernas tecnologias em produção de sementes de soja para levar ao agricultor as melhores variedades de sementes certificadas que apresentam alto potencial produtivo, adequadas às suas necessidades, nas mais diversas condições de cultivo.


Se a principal preocupação do agricultor é o resultado ao final de cada safra, a principal preocupação da Sementes Líder é proporcionar ao produtor o melhor resultado por meio de sementes de alta qualidade. “A produção de semente é um processo bem complexo que envolve etapas internas e externas (parte de campo). Esse processo tem início na escolha dos parceiros, das áreas e das localizações geográficas em relação à unidade. Temos um critério bem detalhado quanto a isso. Nós distribuímos os campos de produção na região Oeste da Bahia, desde a Coaceral até o Jaborandi, onde se origina a nossa matéria prima, buscando minimizar os riscos de perda por qualidade. Então, a Líder contrata os produtores que estão instalados nessas regiões (possuímos entre 10 a 15 parceiros) e fornece sementes de qualidade superior com o intuito de obter uma pureza varietal e genética que é muito importante para o dinamismo de produção. Trabalhamos com várias cultivares que são direcionadas para a nossa região e para outras. Após a escolha desses parceiros, há um planejamento que vem do departamento comercial com a demanda para a próxima safra. Minha função e a da minha equipe é fazer com que esses números virem meta atingida”, afirma Flávio Gazolla, gerente de produção da Líder.

MAIO 2021

O PROCESSO

MATÉRIA DE CAPA

35

Tudo em nossa vida depende de escolhas certas, e, na agricultura, não é diferente: o sucesso da produção começa com o plantio, quando devemos optar por sementes de qualidade e materiais com alto potencial produtivo. Todos esses quesitos conseguimos encontrar na Sementes Lider, empresa que está há mais de 20 anos no mercado, sendo referência não só em nossa região, mas no país inteiro. Além de cliente da Líder, sou cooperado, produtor de semente. E vejo que eles exigem de nós todos os cuidados possíveis, desde uma boa adubação, uma boa conduta da lavoura, até uma boa colheita para que o grão saia da lavoura em perfeito estado para comercialização da semente! Aliando a parceria e a excelência que a Sementes Lider nos oferece com nossa vontade de crescer, temos tudo para alcançar produções ainda maiores. Gean Carlos Frizon


MATÉRIA DE CAPA

Formado em Engenharia Agronômica, Flávio trabalha na Líder desde 2002 e pontua a necessidade e importância do cumprimento com perfeição de cada etapa para manter um padrão de qualidade que só a Sementes Líder possui. “Dando início ao plantio, a gente entrega essas sementes certificadas com carga genética superior e os agricultores farão o plantio separadamente das áreas comerciais que eles possuem. Os cuidados que se exigem para que a semente final no ano seguinte tenha qualidade são exigidos um ano antes. A gente acompanha desde o plantio até a colheita esses campos de semente. Isso passa por todas as fases da cultura: o cuidado no plantio, cuidados necessários na condução da lavoura, focos importantes na pré-colheita, atenção aos percevejos (que podem ser fatores limitantes para a semente) e a atenção ao período chuvoso, que também é um fator determinante para a qualidade da semente. Então, nós temos uma equipe qualificada que acompanha e ajuda o nosso parceiro a tomar as decisões no momento certo visando sempre a uma semente dentro dos padrões da Líder”, pontua.

36

Mas não é só o plantio e o cultivo que merecem destaque. A pré-colheita e a colheita também possuem acompanhamento da equipe. “Com as sementes dentro dos padrões, iniciamos a colheita. Então, ainda dentro da seleção dos produtores, a questão dos equipamentos e a capacidade de colheita são fatores importantes. São praticamente duas semanas de colheita para todo o volume que a empresa necessita para um ano. Por isso, precisamos de parceiros que tenham capacidade para realizar essa colheita rápida e com qualidade e temos que estar preparados para receber todo esse fluxo diário de sementes. Caso a semente não esteja com qualidade, ela é descartada no campo mesmo. Assim, nós garantimos que somente aquelas que já estão com

alto nível de qualidade sejam encaminhadas para o beneficiamento em nossos equipamentos de ponta próprios para secagem e acondicionamento. Ao chegar na unidade, cada carga tem uma amostra coletada para nova análise com o intuito de informar o resultado de vigor e viabilidade para beneficiarmos a semente. Somente após esse processo, as sementes são recebidas, devidamente segregadas por variedade, passam por uma pré-limpeza, são padronizadas quanto a umidade (secagem se necessário), beneficiadas, embaladas, e armazenadas em câmaras climatizadas com total controle de umidade e temperatura, permanecendo por um período de aproximadamente seis meses, até o período de expedição”, conta Flávio.

Além de todo o procedimento de acompanhamento do plantio e cultivo das sementes, elas ainda passam por um crivo determinante para garantir a alta performance: os testes laboratoriais. Os testes são feitos ainda quando o material está pronto para ser colhido. Ao chegar na UBS, durante todo o processo de beneficiamento e armazenamento, as sementes passam novamente por algumas análises. Em suma, antes e durante o desenvolvimento da cultura, durante e depois do beneficiamento, são realizados testes para garantir uma semente de qualidade ao produtor.


A QUALIDADE E AS VARIEDADES A qualidade da produção e beneficiamento se concretiza com uma armazenagem de alto padrão que mantém o vigor da semente por meio da câmara fria refrigerada e controle de umidade. “Nosso diferencial sempre foi pensar na qualidade e não no volume das nossas sementes. O armazenamento climatizado faz com que o metabolismo da semente seja desacelerado, diminuindo significativamente a deterioração e conservando o vigor e a qualidade dela. Desse modo, é guardada energia para quando houver realmente a necessidade dela (em outubro ou novembro), quando as sementes serão plantadas”, aponta Flávio. SYN 1687, NS 8400, NS 8300, NS8383 RR, M7739IPRO, M 8372 IPRO, M8349 IPRO, M8644 IPRO, M8808 IPRO são algumas das principais sementes da Líder, que multiplicam as cultivares da Monsoy, Nidera e Syngenta.

MAIO 2021

Conheço a Líder há 20 anos e recomendo as sementes pela excelência da qualidade e pela facilidade de fazermos bons negócios. É uma empresa séria e comprometida com o resultado do produtor. Gilberto Piveta

37


MATÉRIA DE CAPA

Foto: Raphael Sangalli

38

Foto: Raphael Sangalli


Foto: Raphael Sangalli

Atualmente, a Sementes Líder possui uma capacidade industrial de 700 mil sacas e conta com um armazenamento de semente 100% climatizado. Sempre em busca do melhor para o produtor, a Líder está em processo de ampliação do portifólio para oferecer novos produtos que atendam às novas demandas da região.

MAIO 2021

Conheço e trabalho com os produtos da Sementes Líder há aproximadamente 17 anos. Isso é bastante tempo. Alguns vizinhos nossos eram conhecidos do Valmor e usavam as sementes da Líder. Vendo os resultados deles e a qualidade das sementes, começamos a usar também e, desde então, estamos com eles. A qualidade é um dos grandes diferenciais, mas o relacionamento comercial repleto de confiança é outro fator que merece destaque. Nesses 17 anos, não tive uma situação de receber sementes sem qualidade. Além dos materiais de longa data, a semente 1687, da Syngenta, que eles começaram a multiplicar esse ano, é muito boa. Fizemos campo dessa semente e vamos plantar com certeza. Joelson Lucian

39


MATÉRIA DE CAPA

UMA EQUIPE

LÍDER 40

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está há 10 anos na região trabalhando com sementes. Já morou no Piauí, Tocantins, e atuou em todos os estados do BAMATOPIPA em multinacionais do agronegócio. Agora, Mêmora encara o desafio na empresa que tem um passado de pioneirismo e vanguarda e que sempre investiu muito em estrutura e em qualidade de sementes para reestruturar o time comercial e sua forma de atuação no campo. A chegada de Mêmora marca um novo momento e uma nova transformação na Líder: aumentar o investimento na presença no campo. “Minha missão é montar uma equipe qualificada, competente e próxima do agricultor, estreitar esse relacionamento e fazer com que nossos clientes percebam a qualidade do produto que a gente faz. Hoje nós estamos com uma equipe toda nova, especializada e com experiência na região. Nossos representantes e consultores estão cada vez mais especializados e, junto à excelência em qualidade das nossas sementes, não queremos entregar somente produtos, mas também o melhor serviço. Queremos ser a empresa mais comprometida com o nosso cliente, o agricultor, levando as melhores soluções para elevar sua rentabilidade.” Mêmora Bitencourt

Técnico agrícola com graduação em Administração de empresas, MBA em gestão em agronegócio, Agnaldo está na região Oeste há mais de 20 anos atuando no mercado. “Fechei a parceria como consultor de vendas da Líder Sementes há 2 meses e atuo nas regiões do Anel do Soja, Linha do Ouro, Estrada do Café, Ouro Verde, Placas, Bela Vista e Linha Alto Horizonte.” Agnaldo


MAIO 2021 Formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Emmanuella também tem uma história com a agricultura. “Iniciei minha carreira profissional como encarregada de campo de fazenda para um grupo no Mato Grosso. Posteriormente, passei dois anos trabalhando como assistente técnica em multinacional. Em seguida, ingressei na área de vendas, atuando em revendas, quando passei nove anos atuando na Bahia dentro desse segmento e agora assumo o compromisso e a responsabilidade de ser representante comercial das sementes Líder no estado do Tocantins.” Emmanuella Araújo

Formado em agronomia pela Universidade Federal do Tocantins UFT e com o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio. “Moro no Oeste da Bahia há 25 anos, onde atuei no mercado de insumos agrícolas em multinacional. Atualmente, assumi a parceria de representação da Sementes Líder para Região da Roda Velha e Rosário.” Leonardo Kublik

Técnico em agropecuária, graduando em engenharia agronômica, Carlos também trabalhou em uma grande multinacional de fertilizantes foliares como representante técnico de vendas. “Tenho forte contato com o agro desde que nasci, pois sou filho de produtores rurais e sou natural de uma cidade muito forte na agricultura e pecuária. Nascido em Unaí (MG), onde me formei no curso técnico em agropecuária, vim para Luís Eduardo Magalhães há 5 anos e comecei minha trajetória como consultor técnico de vendas em uma revenda que atuava na parte de sementes de soja, defensivos químicos, adubos foliares e fertilizantes. Estou na Líder há três meses e atendo as regiões da Garganta, Cana Brava, Coaceral, Aprochama e Estrondo.” Carlos Alberto

CDT - Centro de Desenvolvimento Tecnológico Sementes Líder (UBS) Rodovia BR 242 - km 88 - Trecho 03 - Centro Industrial do Cerrado Escritório Rua Juscelino Kubistchek, S/N, quadra 07 lote 03 Jardim Paraíso Cep: 47850-000 - - Luís Eduardo Magalhães - BA 77 9 9971-3555 | 77 3628-1566 sementeslider@sementeslider.com.br @sementeslíder

41


Arquitetura

42

Fotos Ambiente: Erisney Ribeiro


MAIO 2021

43

Para esta suíte master de um apartamento, fizemos a integração com mais um quarto e ainda ampliamos o banheiro para a colocação da banheira de relaxamento. Um projeto com identidade e soluções efetivas para o aproveitamento de cada canto garante um resultado sofisticado, lindo e funcional.

Foto: João Menna

www.jessicanunes.com.br


TECNOLOGIA

COM APLICATIVOS, A VIDA FICA MAIS FÁCIL Se você é vidrado em tecnologia e ama um aplicativo utilitário para facilitar a sua vida, essas dicas são para você! Texto: Redação

Medida Esse app permite que você meça distâncias em casa sem a necessidade de uma fita métrica. Basta seguir as instruções no telefone e obter facilmente as medidas de um cômodo, parede, mesa ou qualquer outra superfície que você possa imaginar dentro ou fora de sua casa.

Star Walk Quer observar as estrelas e ter informações sobre os mais de 200 mil corpos celestes? O Star Walk te ajuda a viajar no mundo estelar em um guia interativo para o céu noturno seguindo cada movimento em seu tempo real.

44 Mint Você quer poupar dinheiro, mas, para isso, primeiro precisa ver com o quê exatamente você gasta o dinheiro? O Mint pode te ajudar. O app de gerenciamento de dinheiro e rastreador financeiro gratuito reúne suas contas bancárias, cartões de crédito, contas e investimentos e vê o que você está gastando e onde pode economizar dinheiro.

Headspace Silenciar a mente é um dos grandes desafios da atualidade. E foi pensando nessa necessidade que o Headspace foi criado. O curso básico de meditação guiada é gratuito e vai te ensinar técnicas fun-damentais de meditação e atenção plena.

Glow Mulheres, calcular a menstruação e ovulação não precisa ser algo que cause dor de cabeça. Além de te ajudar nessas contas, o Glow te ajuda a aprender sobre fertilidade, caso você queira engravidar (ou não).

Tabata Timer Treinar em casa tem sido a nova rotina de muitas pessoas e o Tabata Timer é um app que fornece cronômetro para as sessões de treinamento intervalado de alta intensidade. Se você gosta de treinar no estilo HIIT, esse app é para você.

Daily Yoga “Mente sá, corpo são”. Com esse lema, o Daily Yoga entrega mais de 500 asanas, 200 aulas guiadas de ioga, pilates e meditação, além de 50 planos de exercícios e até workshops para treinadores.


MAIO 2021

VIVA A EXPERIÊNCIA

do conforto absoluto na nossa loja Natuzzi Editions, Grupo Encaixe Versátil.

Sofás, poltronas, camas e puff em pele (couro) com funções e configurações extremamente versáteis, inspirados no artesanato italiano. Uma referência mundial em móveis de luxo.

45

Rua Severino Vieira, 30, Centro, Barreiras-BA 77 98132-0190 | 77 3612-3799


DE LEM PARA O MUNDO: UMA JORNADA EMPREENDEDORA Texto: Carol Freitas

“Sou Amanda Risden, meio brasiliense, meio luiseduardense, apaixonada por viagens e poesia, engenheira civil, hoje especializada na área institucional, comercial e de incorporação”. Assim se apresenta a jovem de 26 anos que tem marcado o cenário empreendedor de Luís Eduardo Magalhães.

Foto: Jessica Sanderson

Com um trabalho de incorporação de edifícios e condomínios há três anos, a engenheira sempre sonhou alto. “Eu tinha o sonho de construir uma empresa com personalidade, com um propósito diferenciado e que ajudasse as pessoas de alguma forma. Como engenheira civil, sempre fui interessada pela construção civil, pela arquitetura, incorporação, concepção de produto. Mas na verdade, na verdade mesmo, sou apaixonada por pessoas. Adoro ouvir as histórias de cada cliente; entender quais são seus desejos, medos, sonhos, anseios para entregar um serviço mais personalizado possível”, conta.

46 E foi o sonho de ouvir histórias e realizar sonhos que levou Amanda, ainda jovem, a um lugar diferente dos seus pares. “Sou também administradora de uma empresa de consultoria e operação de SPAs de luxo chamada Chandra SPA na qual nosso principal cliente é o Fasano. Trabalhei exclusivamente com a administração dos SPAs do Fasano durante toda a faculdade. Fui consultora do SPA Cidade Jardim do grupo JHSF e, por isso, morei em São Paulo durante oito meses. Aprendi muito sobre gestão, marketing de luxo, entrega de serviço de altíssimo padrão. Hoje somos responsáveis pela ADM e operação dos SPAs Fasano RJ, SP, BH, SSA e, em breve, Trancoso. Aos poucos a empresa foi se tornando autogerenciável, o que me permitiu abrir novos horizontes e procurar novos desafios ligados à área de incorporação, pela qual sempre fui apaixonada”, lembra Amanda. Foto: Divanildo Silva

Foto: Jessica Sanderson


MAIO 2021 E esse retorno à incorporação não podia ser em melhor estilo. Ele marca não só Amanda, mas também a cidade de Luís Eduardo Magalhães: o Floral, empreendimento imobiliário que já está mudando a cara da cidade e o jeito de morar do cidadão de LEM. “LEM é uma cidade em crescimento exponencial, famosa Bahia afora. Eu e meu pai visitamos algumas vezes a cidade pela proximidade com Brasília e tínhamos a vontade de abraçar algum projeto aqui para aproveitar a conjuntura favorável do agronegócio. Há 3 anos, decidimos participar de um empreen-

dimento muito especial que é Floral Paraiso Residence: um condominio de apartamentos que possui um projeto lindo e que precisava de alguém com coração para fazer a cidade enxergar seu potencial. Sinto que cumpri meu propósito hoje com todas as famílias que vivem um estilo de vida diferenciado no Floral”, afirma. Mas se engana quem acha que a jovem tem uma bagagem somente de experiências profissionais. A força e coragem para mudar radicalmente de vida também marcam

a vida de Amanda, que deixou a família e os amigos para trás, e partiu em busca de sonhos em um lugar novo. “ Eu vim morar sozinha, sem conhecer ninguém. Minha primeira amizade aconteceu puxando papo com uma menina na praça do Jardim Paraíso. Mas fui me encantando com LEM, suas oportunidades, sua gente batalhadora. Vi muitas pessoas com objetivos tão grandes quanto os meus e com e histórias já realizadas mais incríveis ainda, o que me fez identificar com o perfil empreendedor da cidade”, recorda.

47

Toda essa coragem é embasada no apoio familiar e também no conhecimento de mundo que Amanda adquiriu. Após agarrar a oportunidade de fazer um ano do curso de engenharia civil na França, ela abriu a visão para outros tipos de culturas, métodos de trabalho, além, é claro, da maior aventura de todas: viver sozinha em um lugar totalmente diferente, que é um país estrangeiro. Mas a batalha compensou: “Pude viajar por quase toda a Europa, colecionando memórias incríveis que quero reviver algum dia”, ressalta Amanda.

E é com esse tino empreendedor, garra, força e pronta para a batalha tijolo a tijolo que Amanda permanece em LEM e cria e cultiva novos planos. “Abracei LEM com toda a força e acredito demais nesse local! Iremos lançar outro empreendimento ainda este ano com muitas REVOLUÇÕES. Além disso, abrimos nossa própria construtora, a qual fará parceria diretamente com a Fradema Construções, que é a incorporadora hoje responsável pelo Floral, do qual também sou sócia. Em breve estarei divulgando mais sobre ele! Acompanhem nas redes sociais @amandarisden”, finaliza.

@amandarisden @floralparaisoresidence (77) 981440301


POLTRONAS ASSINADAS, PERSONALIDADE PARA OS AMBIENTES Texto: Redação

Seja para trazer maior conforto para casa, seja para dar um toque de personalidade ao lar, as poltronas são acessórios moveleiros que fazem muita diferença na decoração de qualquer ambiente. Como todo ícone, alguns modelos são eternos e atemporais. Conheça algumas das preferências no mercado de decoração de interiores:

48 Poltrona Mole - por Sérgio Rodrigues

Poltrona Alta - Oscar Niemeyer

Feita com madeira maciça Tauari tonalizada e assento estofado em couro, o design dessa poltrona é considerado a mais perfeita tradução do pensamento do desinger Sergio Rodrigues, colaborando para a projeção do desing brasileiro no cenário internacional. Sérgio Rodrigues foi um arquiteto e designer brasileiro e um dos pioneiros a transformar o design brasileiro em industrial e torná-lo conhecido mundialmente.

Se a sua praia é a modernidade, Oscar Niemeyer, juntamente com a filha Anna Maria, criaram um ícone do design imobiliário com a poltrona alta criada na década de 70. Feito em tecido, couro e laca o item possui uma curva perfeita, característica do estilo do arquiteto, que sai da base e chega ao encosto, se tornando o grande destaque da peça.

Poltrona Esfera - 1969 - Ricardo Fasanello Que tal uma peça tão emblemática que está no Museu de Arte Moderna de São Francisco, na Califórnia? É o caso da Poltrona Esfera, um ícone do artista Ricardo Fasanello. Com uma breve, mas fértil carreira como designer, seus móveis misturavam uma estética brasileira inconfundível com uma sofisticação descolada por meio da exploração do potencial de materiais que incluiam aço, fibra de vidro, couro e, principalmente, resina. Criações muito à frente do seu tempo, as poltronas de formas redondas giram para induzir a arte da conversação.


MAIO 2021

DESIGN E ARQUITETURA

Poltrona Shell - Estudiobola Sem dúvidas, a poltrona Shell é um destaque do Estudiobola e chama a atenção de quem por ela passa. Feita com fibra de vidro e estrutura de madeira certificada, possui o conforto de espuma sintética de várias densidades. Desenho autoral e simplicidade formal marcam o trabalho dos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, criadores dessa charmosa peça. Alguns prêmios de design na carreira de ambos, como o Prêmio Museu da Casa Brasileira, ajudaram a balizar o trabalho da dupla que é reconhecida no segmento moveleiro pela excelência do desenho.

Poltrona UP 5 -Gaetano Pesce Um manifesto em forma de ícone do design. Assim é conhecida a poltrona UP. Também chamada de Donna, a peça tem atributos que vão além da questão estética. Com um mote “The future is female”, o arquiteto e designer Gaetano Pesce desenvolveu o móvel com uma mensagem política, adotando uma forma inspirada na morfologia feminina e desenvolvendo uma provocação à condição das mulheres, que ainda sofrem com o preconceito e a desigualdade. Ela também é inovadora pela tecnologia empregada e principalmente pela concepção ideológica da peça, que é ligada a um apoio para os pés, lembrando uma bola de ferro. A poltrona, segundo o próprio Gaetano “fala da opressão do corpo feminino e é um dos primeiros objetos políticos”.

49


50

ARQUITETURA QUE PROMOVE O BEM-ESTAR

Muito mais do que desmembrar ou criar novos ambientes, a arquitetura é a arte de fazer o morador ou o usuário sentir-se bem e feliz com o lugar em que vive ou trabalha. Além das cidades, os projetos de arquitetura também chegam às propriedades rurais, promovendo mais qualidade de vida àqueles que optam pela vida no campo. Conheça um pouco mais de um projeto realizado pela arquiteta Silvana Radoll, em Luís Eduardo Magalhães.

Viver bem

O morar e o viver bem nunca se fizeram tão necessários como nos dias atuais. Pensando nisso, o projeto da sala de jogos surgiu da demanda dos clientes em ampliar o espaço de lazer da família nos fins de semana na fazenda. A idealização da sala de jogos e dos anexos de hospedagem aconteceu em

2019, antes da pandemia, junto a um complexo de lazer já existente e veio a calhar durante todo esse período de reclusão.

Anexos de Hospedagem

Os anexos de hospedagem para receber amigos e parentes nos finais de semana contam com quartos amplos com duas camas de casal e bancadas de apoio. Assim, a estrutura oferece comodidade e tranquilidade para os hóspedes sem abrir mão da praticidade e do aconchego.

Sala de Jogos

Um ambiente integrado e com a diversão garantida, pois conta com espaço de home, mesa de carteado, mesa de pebolim, jogo de dardos e mesa de sinuca. A predominância dos tons neutros foi premissa para imprimir um ar de sofisticação e aconchego.


O espaço da sinuca não passa despercebido com uma imponente mesa de sinuca preta e seus pendentes com luz focada sobre ela. E esse ambiente ainda está contextualizado com uma estante em estrutura de ferro, que mescla nichos e prateleiras para expor uma das paixões do proprietário, sua coleção de cervejas.

Quem Fez o projeto – Silvana Radoll Desde a infância, a arquiteta sempre teve o sonho de seguir esta profissão. Nunca se imaginou em outra carreira e se sente motivada em ouvir seus clientes e transformar o seu sonho em realidade. Formou-se em 2007 em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO e atua, desde 2009, em Luís Eduardo Magalhães e região. Seus projetos são principalmente de arquitetura de interiores, mas com forte presença em projetos arquitetônicos também. Além da experiência com obras e projetos, está se especializando em Neuroarquitetura para entender ainda mais a percepção das pes-

soas com os espaços e traduzi-las em projetos que representem vivências positivas.

MAIO 2021

A iluminação valoriza os acabamentos e elementos utilizados e ainda cria cenários de acordo com o uso do espaço. Os cortineiros iluminados trazem conforto e deixam o ambiente mais intimista. Para a iluminação do home, utilizaram-se perfis de Led para traduzir requinte e modernidade, e as arandelas trazem um charme à parte ao painel. Ainda no home, há o jardim vertical permanente, que trouxe beleza e vida ao painel e se complementa com o revestimento amadeirado.

O estilo contemporâneo é bem marcante em seu trabalho, no qual a composição dos ambientes prima pelo aconchego e acolhimento sem dispensar o requinte e a sofisticação. Iluminação diferenciada, revestimentos com volumetrias, elementos geométricos e toques de cores pontuais são característicos em seus projetos, respeitando sempre os anseios do cliente. A arquiteta teve um grande desafio em sua carreira quando foi contratada para realizar projetos de interiores em dez apartamentos em um mesmo edifício, onde os clientes eram amigos ou parentes e em alguns casos, vizinhos do mesmo andar. Um desafio e tanto para a criatividade, que foi vencido com sucesso, traduzindo a identidade de cada família com projetos únicos, pensados para cada cliente. Em 2021, a profissional se reinventou e deu vida ao VIVA+ Arquitetura. Uma arquitetura com propósito de promover espaços que permitam aproveitar momentos únicos com família, com amigos. Ambientes que sejam sinônimos de refúgio, bem-estar, acolhimento e que nos permitam viver mais e melhor com o que é importante para cada um de nós! Com essa nova identidade e em plena expansão, a arquiteta está com pacotes diferenciados, como teste de estilo para decoração, consultorias, projetos, entre outros para atender as diversas demandas de acordo com a sua necessidade.

51 Fotos: Gislaine Machado


52


53

MAIO 2021


O SERTÃO NA TELA DE EDUARDO LIMA 54

Texto: Redação Fotos: Divanildo Silva

Traços firmes, cores fortes e a temática nordestina. Quem diria que essas marcas levariam o menino Eduardo Lima, nascido na pequena cidade de Capim Grosso, ao sucesso como artista plástico? “Eu nasci no interior da Bahia, no sertão baiano, e lá eu passei a aplicar os meus primeiros traços asrtísticos inpirados na minha vivência infantil no sertão”, lembra.

A DOCE VAIGEM DA LEITURA

FULÔ DE MANDACARU

ROMANTICOS


MAIO 2021

Aos 44 anos, Eduardo colhe os louros do talento cultivado ainda quando menino, na olaria em que o pai trabalhava com fabricação de cerâmicas, lugar onde teve os primeiros contatos com a arte ao brincar de fazer esculturas. “Me sinto prestigiado, super valorizado e o que eu quero mesmo é que as pessoas se inspirem com o que eu faço e o que eu puder mostrar pelo meu trabalho, mostrarei”, aponta. Mas nem sempre foi assim. Até estabelecer-se na arte, Eduardo trilhou um longo caminha. Como ser artista era algo que não pertencia à própria realidade como profissão, aos 18 anos, Eduardo trabalhou como frentista. Na época, ainda com muitos sonhos na cabeça, o jovem pintava quadros para si mesmo e para a família. Uma dessas obras ficou de presente para a esposa, que colocou na própria loja. “Um cliente gostou, pediu para comprar e nós decidimos vender. Então, eu fiz outro quadro para pôr no lugar e, novamente, outro cliente quis comprar”, conta Eduardo. Foi aí que a vida dele começou a mudar. As obras de Eduardo já foram enviadas a mais de 30 países e o sucesso do artista é nítido nas mídias. Eduardo já participou de programas como “Encontro, com Fátima Bernardes” e teve as obras adquiridas por famosos como Felipe Neto (que fez uma encomenda personalizada para o pintor), a namorada dele, Bruna Gomes, Marco Antônio Biaggi, Rodrigo Lombard e Natasha Dantas, esposa do jornalista e apresentador Willian Bonner. Além do reconhecimento popular, a carreira de Eduardo também é marcada por premiações em eventos artísticos na Itália, em Londres e na Áustria. “Quando recebi o convite para participar de um evento em Roma, pensei em criar uma obra que retratasse o cotidiano do sertanejo. Assim foi. E essa obra obteve o prêmio de medalha de ouro nesse salão em Roma. Anos depois, eu participei com outra obra também retratando a lida sertaneja e também fui premiado. Hoje eu tenho espaços abertos lá fora, justamente em decorrência dessas premiações”, afirma. E esse reconhecimento permitiu que Eduardo fizesse da arte sua única fonte de renda. “Como a procura pelas minhas telas estava muito grande e algumas pessoas não estavam conseguindo, eu resolvi explorar as possibilidades gráficas. Então, eu fotografo e exploro por meio de canecas, camisetas, bonés e diversos produtos e minha família toda está envolvida no processo. Minha esposa trabalha com a parte de assessoria, um filho trabalha com as mídias e outro com o financeiro.’

55

A vida nordestina impregnada no jovem sertanejo que, atualmente, vive em Barreiras, mistura-se com diversos cotidianos. “Eu gosto de gente, de retratar pessoas. Certa vez, eu visitei uma comunidade quilombola e fiquei tão tocado com a força deles que, quando eu cheguei em casa, fui para o ateliê e passei a retratar as figuras que representam as mulheres em suas labutas diárias, nas batalhas. Também resolvi usar um traço mais fino para trazer a sutileza que eu chamo de leveza, o brilho que eu vejo nessas pessoas. Também temos a figura do cangaceiro Lampião e Maria Bonita, que são personagens históricos e, apesar de toda a problemática em torno dele ser criminiso ou não, eu tento retratá-lo de forma doce. As pessoas têm brilho e é esse brilho que eu tento retratar. Quando as pessoas enxergam isso, eu fico muito feliz. Pintar, para mim, é um sentimento de completude, eu preciso pintar, fazer arte para me completar, para me sentir inteiro como pessoa”, finaliza. www.eduardolimaart.com.br @eduardolimaart


MERCADO DE LUXO

TENDÊNCIAS DE LUXO

Texto: Redação

Dentre algumas definições, o Aurélio traz a palavra luxo com o seguinte significado: “caráter do que é custoso e suntuoso”. E é com base nessa definição que o mercado de luxo é uma crescente na economia mundial, visto que os objetos lançados nele são itens de desejo da grande maioria, mas é acessível a um restrito grupo. O preço dos itens de luxo é um destaque, mas não é só isso que define um artigo como sendo de luxo. A inovação, a qualidade superior, a criatividade e a distribuição e comunicação exclusiva e seletiva são ingredientes para

esse mercado que pode se dividir em três categorias: luxo inacessível, luxo intermediário e luxo acessível. Na indústria da moda, por exemplo, pode-se dizer que as empresas bem sucedidas nesse segmento são aquelas que misturam as características apontadas no parágrafo anterior. Além disso, elas observam fatores como necessidade do produto, público-alvo e tendências de consumo ainda mais fortemente que as empresas voltadas para outros nichos.

A seguir, confira alguns itens de luxo lançados recentemente: Bolsa Chanel Tornozelo

56

Porta-batom Louis Vuitton

Inusitada a minibolsa foi usada pela mundialmente conhecida Kendall Jenner, que postou foto no instagram fazendo uso do acessório. O modelo Chanel Patent Quilted 2.55 Ankle Wrist Bag Black confeccionada em verniz preto faz parte da coleção de Primavera 2018 Ready to Wear não está mais disponível para venda.

A grife francesa lançou um acessório que serve como colar e porta-batom com a famosa estampa monograma e cham reverse monogram nas cores bege e fecho nas versões dourado e prateado. O item custa U$ 1300 e pode ser comprado no site da marca.

Porta copos Louis Vuitton

Raquete, bolas de tênis e boomerang Chanel

Que tal receber os amigos para uns bons drinques e apoiar os copos nos porta copos da Louis Vuitton? Confeccionados em madeira lacada colorida com a tradicional canvas monograma como caixa, os modelos levam o nome do aristocrata William Twombley, um fiel cliente da Louis Vuitton no século XVII. O item está disponível no site brasileiro da marca por R$3.750,00 reais.

A Chanel lançou modelos de boomerang e raquetes, ambos feitos em madeira e resina como acessórios especiais da marca. O boomerang pode ser adquirido por U$ 1325, o conjunto de raquetes pode ser comprado por R$ 6490 e as bolinhas de tênis podem ser encontradas por U$ 590.

Soprador de bolhas e canudos Tiffany & Co Para trocar os inconvenientes canudos e sopradores de bolhas de plástico, a marca internacional lançou os acessórios em metal com detalhe azul Tiffany. O soprador de bolhas pode ser comprado por R$1405 e os canudos por U$ 350.


MAIO 2021

57

@clumelissalem

77 99921-4318 Rua Paraíba, N 297, Centro


PETIT BISTRÔ, UM ESPAÇO PEQUENO PARA GRANDES EXPERIÊNCIAS Fotos: Divanildo Silva

Texto: Carol Freitas

Quem deseja um espaço para sentar, bater um papo e saborear bons pratos, em Luís Eduardo, tem endereço certo. É o Petit Bistrô, que, há um ano, foi aberto com muita dedicação e força para sempre inovar na cidade. “Atualmente, nós oferecemos sobremesas, cafés, drinks, salgados e mini refeições diariamente no bistrô! Também trabalhamos com datas especiais, cestas personalizadas, bolos recheados e com serviço de personal chef”, conta Ketlyn Missio, chef do bistrô. Além da qualidade nos produtos, o aten-

58

dimento impecável, a segurança e o clima intimista do espaço chamam a atenção de todos. “Nosso atendimento é amigável e familiar. Costumo dizer que é um pequeno espaço sonhado para viver grandes experiências”, revela Ketlyn. Ouvir e entender as necessidades do cliente são outros diferenciais que destacam o Petit Bistrô em Lem ao pensar em cada produto ou serviço que será disponibilizado. “Os clientes são primordiais para o nosso negócio, por isso buscamos entender o que eles procuram, ouvir suas necessidades, e isso

nos faz entender para qual caminho devemos seguir. Seja para comemorar algo importante, para presentear alguém ou para fazer um jantar com amigos, temos um estilo familiar e exclusivo! Nosso carro-chefe, hoje em dia, são os eventos para pequenas comemorações. Com muita qualidade e inovação, trazemos sempre pratos diferenciados e adequados para cada orçamento e situação. É muito gratificante saber que eles nos apoiam e gostam do que estamos oferecendo”, reforça Ketlyn.


este momento seja mais delicado, quero, para 2021, começar a servir jantares e almoço executivo em dias específicos da semana. O plano é ampliar novamente nossa

cozinha e trazer ainda mais variedade para nosso clientes. Sei que em breve traremos mais cantinhos como este em novos lugares”, finaliza.

MAIO 2021

Petit, em francês, significa pequeno, mas Ketlyn tem sonhos grandes. “Eu tenho muitos sonhos para o Petit! Sei que iremos muito longe pela graça de Deus... mesmo que

59

77 9 98600476 @petitbistrolem Rua Burle Marx, Spa Carpe Diem Número 1199, Jardim paraíso - Luís Eduardo Magalhães - BA


GASTRONOMIA

WAGYU, UM SABOR INCONFUNDÍVEL E RESTRITO

Texto: Redação

Já imaginou pagar R$700,00 pelo quilo de uma carne bovina? Essa é a estimativa do preço da carne da raça Wagyu e quem já experimentou garante que o sabor não tem comparação. Mas o que há de tão especial com essa carne? A resposta é encontrada em uma simples comparação: o boi Wagyu é considerado a Luis Vuitton das carnes, principalmente pelas exigências na certificação genética e no seu tratamento alimentar e de bem-estar.

Para que o novilho cresça saudável, ele precisa de uma alimentação balanceada e condições de confinamento controladas. Por exemplo, quando se fala na carne do Wagyu, a genética corresponde a 50% da qualidade. Os outros 50% da qualidade da carne são obtidos através da suplementação intensa: o bezerro tem sua mamada estendida até os oito meses e há rigoroso controle no tempo de pastejo do animal, pois há tempo certo para o animal entrar em isolamento. Só com estas medidas se obtém a máxima qualidade de marmoreio da carne.

60

Além disso, a criação do Wagyu, em algumas fazendas, por exemplo, inclui ração sem antibióticos e alimentação com óleos funcionais para garantir o crescimento saudável. Mas toda essa atenção não chega ao cuidado que o Wagyu, chamado de Tajima-Gyu, criado na província de Hyogo, cuja capital é Kobe, recebe. O Wagyu Tajima-Gyu, mais conhecido por Kobe Beef, produz apenas 3 mil vacas por ano que conseguem obter a classificação Kobe Beef. No tratamento desses animal estão inclusos ouvir musica clássica, beber cerveja, comer chocolate e receber massagem. O Kobe Beef é uma marca registrada do Japão, sendo apenas chancelados com essa classificação os animais que seguem a origem genética acima e obtém grau de marmoreio A4 e A5, podendo ter valores próximos de US$1.000 por quilo, no Japão. Assim como no mercado japonês, a carne de Wagyu brasileira é certificada com um selo que garante a rastreabilidade do produto e de sua genética sem cruza de raças. No Brasil, essa certificação é feita pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu (Abcbrw), que identifica a carne de bois denominados Puros de Origem (PO) e os cruzados. Inconfundível, a qualidade da carne Wagyu é conhecida mundialmente pelo seu sabor e suculência únicos. Por ter bastante gordura entremeada entre as fibras musculares, conhecido por marmoreio, a carne fica extremamente macia e agradável ao paladar de quem a experimenta. Quando colocada sobre a brasa, a gordura derrete sem fundir as fibras, garantindo uma peça mais suculenta.


MERECE

PRODUTOS PRIME

MAIO 2021

SEU CHURRASCO

61

O sagrado churrasco torna-se ainda mais saboroso e memorável quando feito com os ingredientes certos. Por isso, separamos algumas opções que vão fazer o seu churrasco brilhar. Confira:

Sal de parrilla

Ideal para assados, parrillas e churrascos, o sal preferido do parrillero argentino e uruguaio dá um toque especial ao sabor da carne escolhida para ser a estrela da churrasqueira. Uma dica é combiná-lo com a Angus Beef.

Facas artesanais

Para preparar os melhores cortes, nada como as melhores facas. Por isso, trabalhamos com as Facas Artesanais SG, uma marca sulista que dispõe de uma grande variedade de facas com excelência em qualidade e charme para a sua área de churrasco.

primebeeflem_

Carvão ecológico

Se você mora em apartamento e não abre mão de fazer um bom churrasco, a nossa dica é o carvão ecológico da Natubrasa. O produto é um briquete de carvão sem fumaça que não solta fagulhas nem fuligem, não tem cheiro, faz menos labaredas de fogo e possui longa duração (até 4 horas). Além disso, o Natubrasa é isento de substâncias tóxicas, normalmente presentes em carvão comum. Após a queima total, o produto se transforma em um pó, que pode ser utilizado como fertilizante e condicionador de solos em jardins ou vasos de plantas. Se você dispõe de um ambiente maior e não abre mão do churrasco tradicional feito a lenha, oferecemos a Soier, madeira de eucalipto tratado. Esse método de cocção permite um maior calor e consistência ao fogo, além de intensificar o sabor e aroma dos alimentos. Um sucesso!

Chips para defumação

Inédita no Brasil, a linha de Wood Chips da Bold Brasa foi desenvolvida especialmente para incorporar o inconfundível e irresistível sabor da lenha aos assados feitos com carvão. Sabores de madeiras especiais como pecan, laranjeira e macieira podem tornar os seus churrascos experiências únicas.

Fumaça líquida

A fumaça líquida em spray é um meio de defumação para dar sabor aos alimentos com uma simples borrifada. Obtida da combustão parcial de madeiras selecionadas, condensação em água e várias etapas de decantação e filtração, é muito utilizada em pratos com carne, especialmente carnes vermelhas, além de ser uma opção bem mais rápida de defumação (sem a necessidade da queima de madeira para defumar alimentos).

77 99829.7980 Rua Burle Marx,661, sala 03 . Edifício Home Ofiice 661. Jardim Paraíso


62

ELAINE FERNANDES: EMPREENDEDORA POR TRÁS DA DOCERIA Fotos: Divanildo Silva Texto: Carol Freitas

Uma história doce de superação e crescimento pessoal e profissional. Assim se pode resumir a história da Elaine Fernandes Doceria e Café. Inaugurada em dezembro de 2020, a doceria é fruto do trabalho da administradora Elaine Fernandes. “Em 2015, meu marido se mudou para Luís Eduardo Magalhães e eu também. Vim com a cara e a coragem e comecei a divulgar. Fazia doces em casa, mandava amostras de degustação para as vizinhas, levava aos salões onde eu ia, ia a eventos de lojas, levava os doces, tudo de graça, com o intuito de ficar conhecida”, recorda. Mas se engana quem pensa que a história da doceria começa assim. Na verdade, ela se inicia muito antes, com a ida de Elaine do Mato Grosso

para o Piauí, em 2007, para trabalhar em um grupo de fazenda na área financeira e administrativa. “Em 2013, eles encerraram as atividades. Fiquei desempregada e fui trabalhar com comodities, mas eu não estava feliz lá. Foi na mesma época em que começou a onda de brigadeiro gourmet. Em julho, houve dois aniversários na minha casa (um do meu filho e outro do meu marido). Nessas comemorações, eu mesma fiz o bolo e os doces, e os convidados gostaram muito. Então, eles sugeriram começar um negócio porque eu fazia doces muito bem feitos. Na época, eu postei que aceitava encomeda. As pessoas começaram a pedir encomenda, mas eu não tinha estrutura. Tinha somente as coisas de casa, e não sabia como cobrar, foi bem difícil”, conta Elaine.


MAIO 2021 E foi aí que a veia empreendedora falou mais alto. Além de vender doces por encomenda, Elaine também trabalhava no escritório de uma grande empresa. “Chegou um ponto que eu não conseguia mais conciliar as encomendas com o trabalho formal. Eu pedi demissão da empresa, fui estudando, pesquisando, me aprimorando. Comecei a comprar utensílios e me equipar melhor. Em 2015, minha vida mudou ao vir morar em LEM”, afirma Elaine. Então, a administradora colocou o conhecimento em prática e alavancou o próprio negócio: “o meu produto teve uma aceitação muito boa na cidade. Um foi comentando para o outro, até chegar a um ponto que eu não conseguia mais dar conta sozinha. Precisei contratar outra pessoa para me ajudar. Mas o negócio cresceu tanto, que eu precisei de um outro espaço. A ideia, na verdade, era abrir um ateliê com espaço para pronta-entrega, mas surgiu a loja, a ideia de um espaço para receber clientes”, conta. Atualmente, a Elaine Fernandes Doceria e Café conta com 20 colaboradores e, além dos tradicionais e deliciosos doces, vende também salgados, pratos quentes, cafés e encomendas para festas. “Hoje, temos uma demanda presencial e on-line no mercado de delivery. Conseguimos atender a todos. Os feedbacks têm sido sempre muito positivos e ficamos extremamente felizes com os resultados. A ideia é continuar oferecendo o melhor para os nossos clientes”, finaliza Elaine.

@elainefernandesdoceriaecafe (77) 99868-1882 Rua Burle Marx, 661 - sala 2 - Office 661 - Jardim Paraíso

63


64


65

MAIO 2021


Seu bem-estar é a nossa maior realização

66

• •

Toxína botolínica (botox) Preenchimento (lábios, olheiras, bigode chinês, malar e mandíbula)

Bioestimuladores de colágeno

Fios de sustentação

Skinbooster

Slim nose

Lipo cirúrgica de papada

Bichectomia

Lipo de papada enzimática

Afinamento nasal

Remoção da giba definitivo

Afinamento do dorso

Estética corporal


MAIO 2021

Foto: Divanildo Silva

HOLDING FAMILIAR

PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSÓRIO A origem da “Holding” vem do Direito Norte Americano, TO HOLD: segurar, controlar, manter, dominar, e objetiva facilitar a sucessão com menor carga tributária, ou ainda, proteger o patrimônio familiar de eventuais insucessos empresariais ou no casamento. Atualmente, é crescente a busca pelo planejamento sucessório e patrimonial por parte daqueles que se preocupam com o futuro e bem-estar de suas famílias, a proteção de seus bens, bem como com a continuidade de seus negócios. Isso se deve ao fato de que, ao passar dos anos, é bastante perceptível que, na ausência de um planejamento sucessório e patrimonial, os bens adquiridos ao longo de toda uma vida de trabalho e os negócios familiares estão sujeitos a sérios riscos de preservação e continuidade, o que se evidencia após a falta ou desligamento dos seus fundadores. Assim, inúmeras são as razões existentes para se lançar mão do planejamento su-

67

cessório por meio de um Holding Familiar, sejam elas de cunho material (razões patrimoniais e financeiras), ou de ordem imaterial ou intangível, como a pacificação e a manutenção da boa qualidade do relacionamento familiar.

“O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)

Na esfera material, quando a transmissão dos bens é desprovida de prévio planejamento sucessório, dando-se pela via do inventário tradicional (causa mortis), os custos póstumos podem alcançar até 20%, em média, do valor total dos bens inventariados, estando compreendidos neste percentual despesas com o ITCMD (calculado sobre o valor de mercado dos bens), custas processuais, emolumentos cartoriais, além de honorários advocatícios.

Consultora em planejamento sucessório, através da holding familiar e rural.

Já na ordem imaterial, o planejamento possibilita sucessão rápida, promovendo a pacificação de eventuais conflitos familiares já existentes; a manutenção do bom relacionamento familiar; a profissionalização, manutenção e perenidade dos negócios familiares. Estes são valores que não têm preço no seio familiar.

Rosana Alcântara, contadora especialista em contabilidade médica, (saúde). Advogada especialista em Direito Médico.

Proprietária da Rosana Alcântara Contabilidade Médica Sócia fundadora da GLAF Advogados e Associados Titular da cadeira da saúde no NPD (Núcleo de Proteção de Dados) @rosana_alcantara1 @glaf.adv @rosana_alcantaracontabilidade

77 99198 7708 www.rosanaalcantara.com


ANSIEDADE: VAMOS FALAR SOBRE... Foto: Iagor Manfredini

Ansiedade é algo bem democrático, pois não há ser humano (rico, pobre, culto, iletrado ou qualquer outra distinção que se possa fazer) que já não a tenha experimentado de alguma forma. Ela é um estado de alerta que nos movimenta a ir ao encontro de algo. A ansiedade sob controle impulsiona a vida (estar em alerta pela chegada de um filho, o resultado de um concurso concorrido ou o início de um novo trabalho); a essa podemos chamar de ansiedade natural.

68

Diversos transtornos psicológicos estão relacionados à ansiedade em maior ou menor nível. O termo é extremamente amplo e muito difundido, sendo o problema apontado por alguns autores como o “mal do século”. Embora possa ser causa ou consequência de uma série de distúrbios, a crise de ansiedade é um quadro preocupante por seus claros sintomas físicos, que além de afligirem o paciente, podem causar sofrimento importante à família. Estado emocional desagradável e apreensivo, suscitado pela suspeita ou previsão de um perigo para a integridade da pessoa. As manifestações de ansiedade podem ser de ordem física (descargas automáticas: suores, taquicardia, falta de ar, suor frio, ondas de calor, tremores, aperto no peito, palpitação, enjoo e tonturas) ou de ordem subjetiva (sentimentos de apreensão nem sempre suscetíveis de descrição). As crises de ansiedade são ocasionadas por um pico de adrenalina que apesar de curto pode levar de dois a três dias para ser completamente estabilizado. Após a primeira crise é comum que o problema volte a ocorrer, para impedir a instalação do transtorno é conveniente procurar ajuda profissional. A grande questão é como interpretamos a realidade que nos cerca. O desafio à sociedade e à pessoa é enfrentar as transformações da era atual e futura com equilíbrio (valores morais, espirituais, aceitação de si e do outro) usando de maneira construtiva a ansiedade. Como falamos anteriormente, a ansiedade faz parte da vida. Mas o que diferencia a ansiedade normal da ansiedade patológica (doença - transtorno de ansiedade) é sua intensidade e comportamento de esquiva. De um modo

geral, a ansiedade constitui um diferencial de personalidade. Enfim, todos possuem, mas o grau de manifestação varia de individuo para indivíduo. É fundamental cuidar da saúde mental neste momento, ou seja, emoções e repertório comportamental, aquilo que usamos para lidar com as demandas do dia a dia. Durante o horário de trabalho, concentre-se nas atividades laborais. Ao chegar em casa, procure se desligar das preocupações de trabalho e preservar a saúde mental. A pessoa que é ansiosa crônica está constantemente em estado de alerta, sempre com pressa, enfim, sempre acelerada. Vive sempre no futuro ou no passado, exceto no presente. Portanto, é interessante buscar entender o seu tipo de ansiedade, o grau de comprometimento nas tarefas diárias e, se necessário, buscar ajuda especializada. A notícia boa é que, em 80% dos casos, é possivel ter uma melhora significativa da qualidade de vida por meio do tratamento psicoterapêutico. O autoconhecimento reduz a ansiedade e também ajuda a assumir maiores riscos, gerando maior tolerância a sensações de ansiedade. A pessoa percebe que evoluiu gradualmente, começa a visualizar a possibilidade de sucesso e toma as rédeas da própria vida. Ao sentir sintomas de ansiedade, não deixe de procurar uma psicóloga para avaliação e, se necessário, um médico psiquiatra. Cuide da sua saúde mental! Um abraço, Flávia Rizkalla Psicóloga e Sócia da Clínica Equilíbrio.

77.999871551 / 77.36286453 @flaviarizkalla @clinicaequilibrioba


MAIO 2021

MOMENTO DE LUTO

Estamos vivendo momentos difíceis em que, diariamente, mais de 3.500 pessoas perdem a vida de forma solitária pela Covid-19. Qualquer situação adversa ou inesperada dói, machuca e nos adoece. As diferentes reações dos pacientes frente à morte de um ente formam um aspiral de sentimentos de fácil identificação, especialmente no momento atual, em que a morte e o luto por Covid-19 fazem parte da nossa vida diária. Tudo isso acaba suscitando vários tipos de dores emocionais. E essa é uma importante circustância para falarmos sobre os 5 estágios do luto:

Foto: Erisney Ribeiro

Primeiro estágio: Negação Consiste em uma fase de negação do acontecimento; a pessoa não acredita, acha que pode haver enganos. Esta fase está sujeita a ser vista como forma de defesa de algo improvável e pode durar minutos ou até mesmo anos (como nos casos das pessoas que continuam sempre aguardando o ente voltar).

Segundo estágio: Raiva Sentimento de raiva, dor, medo e culpa que podem variar muito em intensidade e freqüência. Esta fase é a mais delicada. A pessoa está incongruente e pode ter atitudes desagradáveis, piorando o clima diante de um tratamento ou em um velório.

Terceiro estágio: Negociação/Barganha A revolta anterior não trouxe alívio, aí vem os pensamentos sobre fazer algo para reverter o acontecido.

Quarto estágio: Depressão Insucesso anterior gera esta fase de grande sofrimento. A maior colaboração de quem está ao lado é poder ser um ouvinte paciente e apenas estar ao lado.

69 69

Quinto estágio: Aceitação Com o sofrimento um pouco mais suavizado, a pessoa faz reflexões e tem percepções mais congruentes com a situação, consegue ter “tranquilas expectativas”, facilitando a aceitação do ocorrido e possibilidades de reação. Por mais que seja difícil, todos nós precisamos aceitar que um dia vamos morrer e precisamos estar conscientes de que, ao longo da vida, vamos sentir a dor da perda de pessoas queridas. Sempre que for conveniente, sugiro que todos conversem sobre a morte, como acreditam que ela será; onde pode ser enterrado o corpo ou ser lançado se for cremado; quais seriam as últimas vontades e como os parentes próximos devem fazer com seus bens materiais e os órgãos, se podem ser doados. Isso poderia ajudar todos a diminuírem os traumas, e facilitaria a passarem pelos estágios de uma forma mais ágil. Às pessoas que estão com dificuldade na elaboração do luto, não adiem a busca por um profissional médico psiquiatra e atendimento da psicologia para auxiliar.

@clinicaequilibrioba

Dr Alexandre Rizkalla Médico Psiquiatra CRM 21387-BA RQE 12180


A PANDEMIA DE COVID-19

E O AUMENTO DOS FATORES DE RISCO PARA NOVOS CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL E ADOLESCENTE Foto: Jessica Sanderson Infelizmente, os casos de abuso sexual infantil e adolescente têm aumentado de forma gradual com a pandemia do novo coronavírus. Em poucos meses, a COVID-19 mudou a vida de crianças, adolescentes e famílias em todo mundo, e essas novas mudanças e restrições têm contribuído para que esses jovens fiquem em tempo integral dentro de suas casas, bem como para que os pais e/ou responsáveis se reinventem para adquirir o sustento diário. doença agora passou a atingir indiretamente 70Acrianças e famílias não infectadas, aumentando os riscos relacionados a proteção daquelas. Alguns sinais podem ser indicativos e auxiliar os pais e/ou cuidadores na análise de que a criança possa estar sofrendo abuso. Alguns destes sinais são: •Aumento ou diminuição repentina do apetite; •Perturbações no sono, caracterizados por sono irregular ou dificuldade em pegar no sono; •Baixo rendimento escolar; •Mudanças bruscas de comportamento; •Dor e/ou inchaço nas áreas genitais; •Agressividade; •Baixa auto-estima; •Medo constante. Deste modo, podemos dizer que a Covid-19 criou as condições para o aumento nos casos de violência contra crianças que não serão checados por profissionais especializados e, por isso, cabe aos cuidadores, pais ou responsáveis ficarem atentos aos comportamentos de suas crianças.

Ana Carolyna P.C. Melo CRP-03/19708 Atendimento Infantil, Adolescente e Adulto Pós Graduanda em Psicologia Positiva-PUC Cursos em intervenção e pósvenção ao suicídio Curso em sistêmica na clínica individual


MAIO MAIO2021 2021

A PANDEMIA DA AUTOMUTILAÇÃO ENTRE OS ADOLESCENTES Fotos: Divanildo Silva

Do sofrimento intolerável, aos cortes que silenciam a alma. A palavra mutilação é originada do latim “mutilatum”, que significa, o ato de cortar ou mutilar alguma parte do próprio corpo. A definição mais adequada de automutilação ou autolesão, se dá pelo comportamento de machucar-se de maneira voluntária, sem intenção consciente de suicídio. Quando ouvimos a palavra automutilação, logo pensamos em “cortes”. E, de fato, esse é o método mais utilizado entre os adolescentes. Porém não é o único. O que difere é a individualidade de cada um. Alguns são mais adeptos a queimar-se, arranhar-se, morder-se e beliscar-se. A “pandemia” da automutilação apresenta-se cada dia mais comum entre os adolescentes, visto que é uma fase de vulnerabilidade e transformação, não só fisiológica quanto psicológica. Os hormônios encontram-se “à flor da pele”, e a centelha emocional, ou seja, as sensações internas tornam-se mais intensas, o que, por consequência, aumenta a tendência de comportamentos impulsivos. Quando o adolescente se encontra com dificuldade de lidar com os problemas e sentimentos dolorosos, por vezes, pode utilizar a automutilação como uma estratégia de “enfrentar” a realidade. O principal objetivo de quem fere o corpo é desviar a atenção da dor psíquica, obtendo assim, mesmo que momentaneamente, o alivio emocional. Isso porque acredita “ não existir outras soluções”.

71

Normalmente o adolescente se fere em locais menos visíveis, justamente porque a ideia não é “dramatizar”, mas sim, diminuir a angústia que está sentindo. Contudo, há adolescentes que utilizam a automutilação para “chamar atenção”, mas com conotação diferente do habitual. O “CHAMAR ATENÇÃO” pode ser um pedido indireto de SOCORRO. Forte indício de que o jovem possivelmente está com um grau de adoecimento severo. Algumas patologias estão associadas à automutilação, como o transtorno depressivo, os transtornos de ansiedade, os transtornos de personalidade, entre outros. Uma forma de avaliar se o adolescente se automutila é observar as suas roupas. Grande parte dos adolescentes que se automutilam usam moletons, calças e roupas que cobrem o corpo por inteiro, mesmo em dias quentes. Tudo isso para “disfarçar os ferimentos”. Além disso, eles preferem objetos cortantes em seus estojos da escola. A psicoterapia atualmente é a melhor forma de tratamento para automutilação. A Terapia Cognitiva Comportamental, em específico, ajuda o adolescente a identificar os pensamentos, as emoções e os gatilhos que desencadearam esse comportamento. Dessa forma, ela auxilia o adolescente a encontrar maneiras mais saudáveis de reagir ao estresse, tristeza e pensamentos intrusivos, através da regulação emocional, diminuindo assim o comportamento impulsivo e autodestrutivo de ferir-se e o sofrimento psicológico.

“Saber o momento de pedir ajuda, é sinal de inteligência e sabedoria, ao contrário do que muitos pensam, ser um sinal de derrota ou fracasso.”

Tatiane Fontana CRP03/19328


Foto: João Menna

72

LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO (LAD), VOCÊ SABE O QUE É?

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo. O procedimento proporciona melhora do contorno corporal, às custas de cicatrizes, muitas vezes, imperceptíveis, com baixos riscos cirúrgicos, desde que realizado por um cirurgião plástico devidamente treinado. Desde o seu surgimento, em 1980, diversas evoluções técnicas têm sido demonstradas. Tradicionalmente, é realizada a remoção da camada profunda de gordura por meio cânulas de sucção rombas, evitando a lipoaspiração superficial sob risco de imperfeições de contorno, pigmentação da pele, ondulações indesejadas e irregularidades. Contudo, o método tradicional falhava em dar características mais definidas, resultando em uma aparência plana do abdômen e, por consequência, menos natural.

O que pouca gente sabe sobre lipoaspiração de alta definição (LAD), também chamada de “LIPO HD” e “LIPO LASER”, é que o conceito não é nenhuma novidade, apesar da recente popularização e furor nas redes sociais sobre o tema. Publica-

do pela primeira vez em 1993, o conceito de definição por meio de lipoaspiração da camada superficial de gordura do abdômen de modo controlado vem sendo aprimorado ano após ano. Já se passaram quase duas décadas desde que esses conceitos foram elevados a uma abordagem mais tridimensional, integrando outros grupos musculares (pernas, braços e costas), com diferenciação do resultado entre homens e mulheres através de profundo conhecimento anatômico e técnico.

A LAD possui indicações específicas e algumas limitações para que seja realizada com segurança. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica impõe limites de volume de gordura aspirada e áreas de corpo que podem ser tratadas; por isso, a lipoaspiração é um procedimento que deve ser realizado em pacientes que estão próximo do seu peso ideal e, em nenhuma hipótese, deve ser utilizada como método de emagrecimento. Além disso, o resultado da LAD está diretamente relacionado aos cuidados no pré e pós-operatório, os quais passam por dieta saudável, prática de atividade física regular e seguimento multiprofissional.

Apesar das evoluções técnicas e da associação com diversas tecnologias, a lipoaspiração de definição não é isenta de riscos e, como qualquer procedimento cirúrgico, pode apresentar complicações. Por isso é de extrema importância a avaliação pré-operatória criteriosa, feita por cirurgião plástico habilitado, e a escolha de hospitais seguros para a sua realização. Se você se interessa pelo assunto e deseja realizar esse sonho, busque por um profissional capacitado para esclarecer suas dúvidas e melhor te orientar.


MAIO MAIO 2021 2021

UP! STORE, UM

73

CONCEITO DE INOVAÇÃO NA MODA Fotos: Divanildo Silva Texto: Carol Freitas

Depois do dia 27 de março de 2018, a história de Ketherly Juchem e Geisom Juchem nunca mais foi a mesma. Isso porque os irmãos (este formado em medicina e aquela formada em administração) decidiram, com muita união e conexão, criar uma empresa que fosse a representação deles dois. “Conversávamos praticamente todos os dias sobre negócios, sempre fomos muito conectados e sempre tivemos muita vontade de crescer, de empreender, de criar uma empresa com a nossa cara. Então, escolhemos Luís Eduardo Magalhães porque acreditamos no potencial da cidade e na oportunidade de crescimento da nossa marca”, conta Ketherly.

A empresa da qual falamos é a UP! E essa história nasce bem antes da abertura da primeira loja. “Eu vim para a Bahia em fevereiro de 2016, depois de uma experiência de três anos em empresa familiar trabalhando com meu avô no ramo de materiais de construção. Em meados de setembro de 2016 ingressei no Sicredi”, lembra Ketherly. Foi a inquietação empreendedora que fez com que a jovem de 29 anos (à época com 26), deixasse planos e construísse uma nova realidade. “Eu sempre tive o feeling para gestão e moda, e meu irmão para detalhes e ideias inovadoras. A partir disso, resolvemos unir nossos pontos fortes e criarmos uma empresa de moda.”


74

E quantas ideias inovadoras! Após um ano de loja, a UP! Store simplesmente parou LEM por um dia. Inspirados no filme The greatest Showman, Ketherly e Geisom realizaram uma super festa para todas as clientes. “Replicamos o filme com um desfile estilo São Paulo Fashion Week. Na festa, havia uma equipe de 48 pessoas trabalhando para estar tudo impecável, pensamos em cada detalhe, desde o convite até o encerramento do espetáculo. Foi um dia muito marcante para nós, foi como um divisor de águas”, conta Geisom. O amor pelo que fazem foi o maior combustível para os irmãos no início, mesmo em meio aos medos e dificuldades: “o início foi desafiador assim como ainda é. Fizemos um alto investimento sem saber se realmente daria certo. No mundo da moda, é tudo muito rápido, preciso estar muito conectada em busca do novo, do moderno, do diferente. Sempre busquei manter o pé no chão para qualquer atitude e muita estratégia para todas as ações. Eu amo muito o mundo da moda, sempre fui muito ligada a tendências e estilo desde pequena. Eu faço meu trabalho com muita paixão, com muito amor, e sempre digo para minha equipe e minhas clientes: a moda existe, as tendências vêm e vão, mas o que realmente importa é se vestir do que a gente gosta, do que se sente segura e confortável. Não existe moda certa nem moda errada, existe o que fica melhor em cada pessoa de acordo com seu estilo, e isso é o que nos traz felicidade e uma autoestima incrível”, ressalta Ketherly. E é esse conceito de moda para todos de acordo com cada estilo que faz com que o atendimento da Up! seja diferente de qualquer outro. “Nas lojas, vendemos o estilo UP! de vestir, o estilo único que cada cliente tem. Nossas equipes fazem o que chamo de atendimento show, que é deixar a cliente se sentir em casa e vestida da sua melhor versão”, conta.


Com cinco meses de UP! Fit, e dois anos de UP! Store veio a pandemia de Covid-19 e as lojas ficaram fechadas por uma semana. Em um momento em que todos tiveram que se reinventar, esse não foi um desafio diferente para Ketherly e Geisom. Então, apesar de passar por momentos de medo e tensão, Ketherly arregaçou as mangas e foi maior que qualquer sentimento de tristeza ou receio. Dedicou-se ao máximo para tornar a marca um verdadeiro case de sucesso. “Nesse momento, apareceu a minha melhor versão de gestora. Foram muitas reuniões, alinhamentos estratégicos, financeiros e de marketing, e hoje posso dizer que o grupo UP! existe porque não deixamos de acreditar na nossa cidade, nas nossas clientes e de inovar a cada mês”, conta. E é por isso que, mesmo em meio a ainda muitas incertezas trazidas pela pandemia, que a UP! não para de trazer novidades para Luís Eduardo Magalhães. “Para 2021, vamos inaugurar a terceira loja, a filial da UP! Fit em anexo à academia Matrix, no bairro Jardim Paraíso, uma loja conceito com projeto arquitetônico diferenciado. Cada loja tem uma cor característica, e a cor da nova loja será laranja! Essa é uma cor vibrante e cheia de energia, que significa mudança, expansão e dinamismo que é o que eu procuro fazer em nossas lojas todos os dias. As lojas são a realização de um grande sonho”, finaliza Ketherly.

MAIO 2021

Toda a inovação, paixão e dedicação fizeram a UP! decolar e, por isso, em maio de 2019, os irmãos agiram mais uma vez. “Em 1 de maio de 2019, um feriado que tinha tudo pra ser um dia normal, tive um insight, liguei para o meu irmão e disse estava na hora da nossa segunda loja e que ela seria FIT, depois de longas conversas e grandes negociações firmamos mais um contrato: a UP! Fit ia nascer no segundo semestre de 2019. Inauguramos a UP! Fit em 08 de outubro de 2019, mais um desafio começava e, com ele, sempre o principal valor do nosso grupo: o atendimento personalizado, humanizado, entendendo cada cliente e atendendo da melhor forma”, afirma Ketherly.

75


76


77

MAIO 2021


COLCCI LEM, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO Texto: Carol Freitas Fotos: Divanildo Silva

78

Sucesso, crescimento, destaque e qualidade em atendimento são adjetivos que traduzem a loja da Colcci em Luís Eduardo Magalhães. Há pouco mais de seis anos no mercado, há cerca de dois anos, ela está sob a administração de Douglas e a irmã Thaís Sasse. “Eu já era cliente da marca há um bom tempo e, depois de uma oportunidade financeira muito convidativa, eu e minha irmã decidimos investir no negócio. Hoje, respiramos moda e somos muito realizados e orgulhosos pelo que construímos”, aponta Douglas.

Além da qualidade e diversidade nos produtos, outra qualidade da loja chama a atenção dos clientes: a excelência no atendimento. “Hoje temos uma loja da qual nos orgulhamos e, aos poucos, conseguimos conquistar vitórias, inclusive no atendimento personalizado e diferenciado que damos a cada cliente, além de figurarmos entre as lojas com melhores resultados nos indicadores das franquias Colcci do Brasil. Nosso intuito é sempre o cliente, e temos conseguido adotar melhorias a todo momento”, aponta Douglas.

A linha completa de roupas, tênis, bonés, cintos, carteiras, bolsas, além dos chinelos (que são o carro-chefe da linha de acessórios), está no catálogo de produtos oferecidos na loja que atende a diversas preferências, tamanhos, preços e estilos com peças diferenciadas e com uma variedade que atrai. “Os clientes sempre se mostram muito satisfeitos e felizes com a qualidade das coleções e do atendimento que recebem na Colcci Lem. Eles adoram as linhas com que trabalhamos”, ressalta Thaís.

Uma dessas melhorias foi a reforma da loja, no início do ano. O espaço ficou ainda mais moderno e com padrão de loja da capital, sendo a primeira do interior da Bahia a passar por tal atualização. Essa renovação na estrutura física culminou não só no maior conforto dos clientes, como também na possibilidade de melhor visualização das peças da marca. É o combo perfeito: produtos, atendimento e estrutura no padrão prime que o cliente Colcci Lem merece.


MAIO 2021

Além da reforma, 2021 tem sido um ano recheado de novidades, planos e trabalho para os irmãos Sasse. “Também acabamos de inaugurar outra loja, dessa vez uma multimarcas. O plano agora é investir nas novas coleções da Colcci e buscar melhorar, cada vez mais, a forma que atendemos nossos clientes. Esperamos que o segundo semestre de 2021 traga uma parte da nossa vida normal de volta, com mais pessoas sendo vacinadas, e que possamos estar ainda mais juntinhos das pessoas que amamos”, finaliza Douglas.

79

@ colccilem 77 3639.0965

77 98888.7828

www.colccilem.com.br Rua Pernambuco, 371, Mimoso do Oeste, LEM-BA


Foto: Divanildo Silva

80


MAIO 2021

D I VA N I L D O S I LVA ENSAIO DE 15 ANOS

www.divanildoslv.com.br 77 9 998489106 @divanildoslv

81


ESPORTE

82

PARA ONDE A SUA PAIXÃO TE LEVA?

Texto: Camila Carvalho

A minha paixão me leva para conhecer lugares novos e, até mesmo os de sempre, mas com um olhar diferente; me leva por outros caminhos, às vezes por outras cidades; me faz conhecer pessoas, me deixa sem ar, com as pernas bambas e me cansa também. Logicamente que eu estou falando dele: o esporte.

Marcella Prado, pleníssima, fazendo uma prova de Triathlon – Brasília

Você já parou para pensar em qual direção as suas paixões, gostos e hobbies te levam? É para um lugar de paz, de conexão e de alegria? Uma das coisas que eu mais gosto do esporte, desde a época da escola, é poder viajar em razão dele. Quem já viveu as emoções de interséries, jogos universitários e campeonatos estaduais sabe do que eu estou falando. Nessas ocasiões, várias horas dentro de um ônibus deixavam de ser um problema e viravam uma das melhores partes da viagem. Os professores que embarcavam nessa, com certeza, têm um lugar reservado no céu. Durante os jogos, a rivalidade dentro de quadra era aquecida pelos gritos e batuques das

torcidas - era impossível não voltar rouco. Também não há por que mentir: tinha muita curtição fora do ginásio sim, mas perder um jogo? Jamais! Era questão de honra dar o melhor de si, ainda que talvez esse “melhor” estivesse de ressaca e com apenas poucas horas de sono. Pois bem, os tempos de escola passaram, mas a vontade de viver esses momentos, não. Nem sempre é possível reunir um grupo de 20 a 30 amigos, se enfiar em um ônibus de origem duvidosa e partir para

competir em outra cidade. Contudo, também é uma experiência maravilhosa se inscrever em uma prova de corrida, por exemplo, e viajar para realizar essa meta. Nesses momentos, tudo se torna especial, desde cruzar a linha de chegada, até a retirada do kit (com camisa, chip e número de peito), jantar na véspera e concentração minutos antes da largada.


MAIO 2021

Mas eis que temos uma pandemia, e viajar para fazer provas pode não ser uma opção neste exato momento. O esporte pode, então, te levar para correr pelas ruas da cidade, para pedalar em trilhas que você nunca se arriscou ou por quadras de tênis que sempre adiou começar a fazer aulas. Não importa a atividade escolhida, apenas que por 30, 40 minutos do dia, você tem a chance de viajar para fora dos seus problemas enquanto se exercita. Caso esteja frustrado(a) porque a sua paixão não te chama para sair, reflita se não vale a pena trocá-la. A vida é muito curta para não ter uma paixão que te deixe sem fôlego.

Ítalo, Paulo Monteiro e Ademar, do grupo Acorda Galo, no Brasil Ride. Arraial D’Ajuda.

Primeira maratona das amigas Ione e Renilda. Com direito a filha da Ione a esperando para cruzar a linha de chegada. Rio de Janeiro

83

Eunice Mariussi correndo 10km pela primeira vez. Brasília

Mulherada reunida em Brasília para participar de uma prova de 5km em prol do combate ao câncer de mama

Rafaela Mendes realizando o sonho de correr uma maratona. Rio de Janeiro

Ricardo Cruz completou uma prova de Triathlon em Malta, pequeno país europeu.

Zuleide em sua primeira maratona! Buenos Aires/ Argentina


Foto: Erisney Ribeiro

84

OS MUDOS NO MUNDO A comunicação é um instrumento potente. Tem a força de começar grandes ciclos e encerrar eras. Basta querer, basta mirar seu holofote. Volte no tempo, perceba a história e os cases de tantas empresas que você vai perceber. Há quem não acredite no seu poder. Ainda há quem prefira permanecer mudo no mundo. Não fala, só ouve e segue o fluxo do que lhe é imposto. Numa sociedade cada vez mais conectada, com clientes que precisam ter experiências, numa fase em que a comunicação cumpre cada vez mais seu papel social, ser alheio à realidade é o caminho? É preciso afastar alguns hábitos. Um deles é o de achar que tudo é supérfluo. A tal “correria” do dia a dia não compensa se uma base não for construída. E comunicação é base, é básico. Nesse tempo de pandemia, com funcionários em home office, a comunicação integrou equipes e manteve o fluxo. As redes sociais se tornaram uma saída para inúmeras empresas. As pessoas ficaram sedentas por novas informações e os jornais passaram a ser referência (independentemente do posicionamento político). Quem não quis sair de casa procurou o delivery. Até carro está sendo vendido via WhatsApp. Depois de ler esse texto, provavelmente você pesquise algum conteúdo planejado, criado e executado por alguma empresa de comunicação. Depois de ler esse texto repense se é possível ser mudo no mundo.

Aline Macêdo CarambolaCom www.carambolacom.com.br aline@carambolacom.com.br


Uma pipoca, alguns lenços e muita atenção. Nesta edição, trazemos algumas opções de filmes indicados ao Oscar 2021 para você apreciar o que há de melhor na sétima arte.

MEU PAI Emocionante e fascinante. Difícil dizer se esses adjetivos são para o longa “Meu pai” ou para a atuação de Anthony Hopkins e Olivia Colman. No filme, um idoso recusa a ajuda da filha à medida que envelhece e coisas aparentemente estranhas acontecem com ele no próprio apartamento. Ao tentar compreender as mudanças, ele começa a duvidar dos entes queridos, da própria mente e até do que acontece ao seu redor.

MAIO 2021

FILME

Texto: Carol Freitas

EU INDICO

FILME

Quer ser o próximo a fazer indicações? Mande seu material pelo email: carol@adoroprodutora.com.br

MINARI: EM BUSCA DA FELICIDADE “Um retrato de família íntimo e impactante, universal em sua ternura” é a definição do filme em um dos seus trailers. E é exatamente essa ternura e beleza da intimidade que são expostas no longa que retrata a história de uma família coreana que se muda para os Estados Unidos, nos anos 80, em busca de uma vida melhor. Em meio aos desafios dessa nova vida, eles descobrem a inegável resiliência da família e o que realmente faz um lar.

FILME

O SOM DO SILÊNCIO Já imaginou a tortura que seria para um músico perder a audição? É o que acontece com um jovem baterista que vê a vida mudar completamente ao perceber que está ficando surdo. Na trama, o músico fica com as duas maiores paixões em jogo: a música e a namorada, integrante da mesma banda de heavy metal que ele faz parte. Emocionante, o longa nos leva ao mundo da comunidade surda sob outra perspectiva.

FILME

NOMADLAND Após um colapso econômico de uma colônia industrial em uma região dos EUA, Fern se vê em uma nova realidade: a de nômade moderna, vivendo uma viagem exploratória em uma van. A história fictícia é regada de bons encontros de personagens marcantes e até de nômades reais, como Linda May, Swankie e Bob Wells como mentores e companheiros de Fern em sua jornada de exploração pela vasta paisagem do oeste americano.

FILME

OS SETE DE CHICAGO Baseado em uma história real, o filme se inspira em um dos julgamentos mais controvertidos e polêmicos da história do dos Estados Unidos: da manifestação contra contra a guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968 e, devido a diversos confrontos entre a polícia e os participantes, acabou saindo do controle. O resultado? Dezesseis pessoas indiciadas pelo ato e uma narrativa forte e ainda atual que escancara o racismo e algumas falhas da estrutura social.

85


VOCÊ SABE O QUE É MARKETING HUMANIZADO? Se pudéssemos responder esta pergunta em apenas três palavras, estas seriam: Pessoas São Únicas. Isso mesmo, no sentido de ser sem outro igual, incomparável, ímpar. Nossos clientes da Agência Immagine experimentam essa abordagem do marketing centrado nas pessoas todos os dias e em duas etapas. Primeiro, vivenciando na prática como é ser único através de serviços pensados personalizada e estrategicamente para cada um deles.

86

Segundo, quando replicam cada técnica empática com seus próprios clientes. Então o processo se torna um círculo virtuoso, como uma onda ao redor de um item que cai na água e gera micro-ondas de experiências benéficas na vida de outras pessoas. Mais do que pensar em números, desenvolvemos experiências de forma disruptiva, colocando os interesses da pessoa-alvo em primeiro lugar, o que reverbera naturalmente em faturamentos cada vez maiores. Isso não significa ir apenas pelo feeling ou intuição. Ao contrário do que possa parecer, aplicar o Marketing Humanizado requer tempo dedicado em conhecer sua persona, estudos aprofundados de comportamento humano, neurociência e também ampla análise de dados. Mas diferentemente de uma série de informações “frias”, estamos falando sobre envolver a opinião de todos os stakeholders nos processos, pois cada um pode colaborar com insights poderosos e não somente a direção da empresa. Por esse motivo, aplicamos a análise SWOT (técnica de planejamento estratégico para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) sempre na entrada de cada novo cliente e, reaplicadas periodicamente, com o máximo de funcionários da organização.

Mas como praticar Marketing Humanizado em sua empresa na prática? Separamos 6 dicas para você começar a implementar desde agora: 1 - Convide seu time para participar das reuniões de estratégia; 2 - Mais do que público-alvo, entenda quem são as personas do seu negócio e personalize as experiências; 3 - Nas mídias sociais, preocupe-se em responder a todos com o mínimo de automação, seja o máximo humano possível; 4 - Nas datas comemorativas, entregue carinho e empatia para cada persona, por exemplo, envie cartas personalizadas; 5 - Quando for escolher influencers para parcerias, não se preocupe em números de seguidores, mas se o foco do conteúdo deles tem associação com a sua persona, isso sim garante resultado; 6 - Esteja presente: Busque entender o desejo do seu cliente e chegar o mais próximo de realizá-lo.


MAIO 2021 Um case memorável que temos muito orgulho de ter criado, foi a ação VITA Corre para nossa cliente Vita Fórmula, de Luís Eduardo Magalhães. O desafio virtual que aconteceu em outubro de 2020 veio para estimular a saúde do corpo (sem aglomeração) e da mente, ajudando cada participante a romper com os limites do sedentarismo. Mas foi uma corrida além… Muito mais do que benefícios individuais, nosso desafio também envolveu o meio ambiente (com uma medalha em material verde) e, principalmente, a sociedade, convertendo 10% do valor arrecadado em produtos de limpeza, como uma corrida de cada cliente pela valorização da saúde.

Foto: Divanildo Silva

87

Para o Grupo UP!, nosso cliente também de Luís Eduardo, a ação Amor em Prática gerou um mix de sentimentos bons no último fim de ano. Tanto na UP! Store quanto na UP! Fit, as sensações de alegria, gratidão e, principalmente, amor transbordavam os corações de toda pessoa que entrasse nas lojas. Através da doação de parte do faturamento e da mobilização de todo o time, o Grupo UP! envolveu cada cliente a participar dessa ação conjunta de levar amor, Amor em Prática. Por fim, e não menos importante, um case recente para exemplificar, na prática, a dimensão do Marketing Humanizado foi nossa ação criada para a Sacola Cheia, rede de mercados em Barreiras, tendo a parceria da influenciadora digital Thais Kissu, nesse Dia das Mães. Em meio a tantas dificuldades causadas pela Covid-19, muito mais do que um sorteio de cinco cestas básicas para mães em situação de vulnerabilidade social, desenvolvemos uma forma de levar empatia, como um “abraço” cheio de afeto a essa persona.

E o melhor: o próximo case pode ser o seu! Quer saber mais? #VemPraImmagine

@agenciaimmagine 077 99830-1122 / 021 97295-1122


ESPORTE

JOGOS OLÍMPICOS: G LFE Texto: Redação

88

Com o adiamento das Olimpiadas de Tóquio (que aconteceriam em 2020) para 2021,nos aproximamos do evento esportivo mais importante do mundo e, por isso, iniciaremos um especial sobre os esportes disputados nessa competição. E, para início de conversa, sabia que o golfe é um esporte olímpico?

Praticado por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, o golfe teve suas modalidades de competição e regras determinadas em meados do século XVIII. O primeiro campo de golfe data de 1864 (na Inglaterra) e, desde então, já são mais de 30 mil campos em toda a Terra.

Pois é! O golfe é um esporte bem simples e consiste em jogar uma bola, por meio de um taco, com sucessivas ou apenas uma tacada, até um buraco. Além de simples, o esporte é um dos mais antigos que se tem conhecimento. Surgido na Escócia, as suas primeiras regras foram estabelecidas em 1754 (há controvérsias sobre a origem do golfe visto que algumas pesquisas revelam que, antes disso, um esporte semelhante era praticado com nome de “colf” ou “kolven”, na Holanda).

Durante muito tempo, os principais torneios de golfe foram divididos entre torneios de amadores e de profissionais. Depois surgiram os abertos (Opens) reunindo estas duas categorias de jogadores. Os melhores golfistas do mundo (homens e mulheres) disputam os 4 maiores campeonatos (Major Championships): The Masters; U.S. Open; PGA Championship e The Open (British Open).


Para quem se interessar, o esporte pode ser praticado de duas maneiras: Match Play – essa modalidade é em formato de duelo. Nela, os golfistas competem entre si quem acerta o maior número de buracos. Nem sempre é necessário percorrer todos os 18 buracos, já que, se um dos participantes abrir maior vantagem, o outro não conseguirá superá-lo e a partida termina. Por exemplo, se um jogador estiver com 6 buracos à frente e faltarem apenas 5 para o final, não há necessidade de prosseguir a partida.

Stroke Play – um pouco mais complexa e ainda mais competitiva, essa modalidade consiste em contar o número de tacadas que o jogador executou para chegar ao final do campo. Os torneios atuais ocorrem em 4 dias, e, diferentemente da Match Play, na Stroke, os jogadores devem jogar o mesmo campo de 18 buracos quatro vezes (72 buracos). O jogador que tiver o menor número de tacadas no final das 4 rodadas, ganha o evento.

O golfe nas olimpíadas de Tóquio -

Pouco popular na competição, o Golfe já participou das olimpíadas três vezes: 1900, 1904 e em 2016, quando, após mais de 100 anos da primeira premiação olímpica de golfistas, as Olimpíadas do Rio de Janeiro foram sede para mais um título olímpico do esporte. Na capital carioca, o britânico Justin Rose, de 36 anos, conquistou a medalha de ouro no retorno do golfe aos Jogos Olímpicos.

MAIO 2021

Modalidades do golfe

Como a pandemia de Covid-19 adiou as olimpíadas, foi necessário rever o Ranking Olímpico de Golfe para ajustar as novas datas ao sistema de classificação para competição em 2021. Por conta do atraso de um ano, os atletas agora acumularão pontos para o Ranking Olímpico de Golfe até o dia 21 de junho de 2021, para os homens, e 28 de junho de 2021, para as mulheres.

89

Termos do Golfe: Tee - suporte de plástico no qual a bola fica na primeira tacada de cada buraco. Hole in one - esse é o nome da jogada mais aplaudida do golfe: acontece quando o golfista consegue acertar o buraco na primeira tacada. Caddie - assistente de cada golfista ao longo da partida, que pode ajudar com informações técnicas, além de carregar os materiais do golfista.

Swing - o movimento (a ação) realizado

para bater a bola com o taco, a fim de fazê-la voar na direção do Green (área nobre do campo, onde ficam os buracos. A grama é mais rala para que a bola deslize bem).

Putt - o movimento (a ação) realizado para bater a bola, a fim de fazê-la rolar na grama (geralmente no Green) e embocar a bola no buraco ou colocá-la o mais próximo possível dele.

Bunkers – bancas de areia, que servem para tornar o jogo mais desafiador. Hazards – “armadilhas” para atrapalhar o jogador, como bancas de areia e lagos.


MUNDO PET

NOVIDADES NO MUNDO

PET Texto: Redação

MACA90 RONI DOGS WINE E DOG BEER FLORAIS

O bom e velho miojo para humanos ganhou uma versão super encorpada com um macarrão para cachorros. Mas, ao contrário das massas que comemos, esta não precisa ser cozida e deve ser servida somente como um petisco. Outro diferencial é que, segundo o fabricante, o Macaroni auxilia no funcionamento do intestino e ajuda na diminuição do odor das fezes e da urina do cão. Quer diversidade? O sabor é carne, mas o macaroni está disponível nas apresentações de fusilli, spaghetti, rigatoni e talharim.

Imagine a cena: você tomando uma taça de vinho e o seu cachorro também. Gostou? Pois é. Seu cachorro tomaria um Dogs Wine, uma linha de vinho tinto próprio para cães. A composição? Um delicioso suco de carne e corante natural de beterraba em uma fórmula que não contém álcool, uva e não mancha os pelos. Ah, mas você prefere uma cervejinha? Seu cachorrinho também pode! A Dog Beer é uma cerveja que não contém álcool e dióxido de carbono. Ela foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em alimentos e bebidas do SENAI e está disponível nos deliciosos sabores de carne e frango.

Os problemas de ansiedade, depressão, irritabilidade, medo, entre outros, não são exclusivos dos humanos. Pensando nisso, atualmente existe uma enorme variedade de florais que pode ajudar tanto cachorros quanto gatos a passarem por essas situações


CINTA TERAPÊUTICA

Quando você está com uma dor muscular localizada, o ideal é colocar uma compressa de gelo ou aplicar algum remédio diretamente no lugar. Pensando nessa lógica, criou-se a conta terapêutica, que é composta por uma mistura de sete ervas aromáticas que, de acordo com o fabricante, promove um relaxamento muscular e alivia dores e inflamações (no seu pet). Ela age diretamente no local como uma bolsa térmica, podendo ser utilizada quente ou fria. Além disso, pode ser muito útil se o seu pet já estiver mais idoso.

TAPETE GELADO

MAIO 2021

MUNDO PET

O tapete gelado é uma deliciosa solução para quem mora em lugar quente e tem um pet que sofre com o calor. Muito útil, ele evita que o animal se molhe o tempo todo para se refrescar e o mantém em uma temperatura agradável, mesmo em períodos mais quentes.

COMEDOURO AUTOMÁTICO Se você tem um bichinho que precisa se alimentar várias vezes ao dia e você não consegue estar em casa para isso, o comedouro automático pode te ajudar. Mas como ele funciona? Simples. Geralmente, eles funcionam à pilha e podem abrir uma ou mais vezes ao dia de acordo com o horário programado por você. Essa é uma excelente solução para o pet e para o tutor!

SANITÁRIO PARA CÃES

Quando você adota um cachorrinho, tenta logo ensiná-lo a fazer as necessidades em um lugar específico, certo? Que tal esse lugar ser um sanitário? Essa é a proposta do Sanitário Higiênico Weasy. Segundo o fabricante, ele diminui o odor do ambiente, a produção do lixo, além de ser um banheiro inteligente, que escoa a urina direto para o ralo. Outra vantagem é não precisar utilizar tapete higiênico no compartimento. Democrático, o sanitário foi feito em quatro opções de tamanho, para atender todos os portes e idades.

LIMPATINHA

Ao chegarmos em casa ou em qualquer ambiente fechado, geralmente, limpamos nossos pés em um tapete, ou retiramos os calçados. Mas você limpa as patinhas do seu pet? Pois é. Pensando nesse hábito higiênico, surgiu o Limpatinha, um produto que promete evitar a presença de vírus, bactérias e sujeiras no dia a dia e especialmente após um passeio com o seu bichinho de estimação. Além disso, segundo o fabricante, o produto possui um cheirinho delicioso e hidrata as patinhas do seu pet.

91


NO PARAÍSO

Foto; Raphael Sangalli

92

Já pensou em um lugar onde a energia das águas te envolve e o verde da mata te encanta? Os sons marcantes da natureza...puro cerrado... no raiar do dia, sol ou chuva...puro encantamento! É aqui, no Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras.

Somado a este cenário, uma estrutura confortável, perfeitamente integrada ao ambiente, um bolinho com café no final da tarde...isso sem falar dos momentos das refeições, tempero caseiro, comida feita com afeto... E tem mais! Que tal um passeio de quadriciclo ou uma trilha de trekking, premiada com um mirante no final? Ah, não podemos esquecer do rafting!


MAIO 2021

93

QUER SABER O QUE TEM MAIS? VENHA NOS CONHECER! SERÁ UM PRAZER RECEBÊ-LOS!

(77) 9 9151 5718


94