Revista Adoro ED 36 - BARREIRAS - FEVEREIRO 2021

Page 1

FEV 2021 Inaugurado em Barreiras, no fim de 2020, Instituto Sponchiado inova com atendimento multidisciplinar em espaço acolhedor e moderno para oferecer um tratamento completo

INSTITUTO SPONCHIADO INVENTÁRIO

ADORO NA BAND

STARTUP

A gente nunca sabe o quanto é caro o processo de inventário de bens até precisar passar por ele

Programa apresentado pela empresária Carol Souza estreou em janeiro na Band Bahia e Band Sergipe

Metodologias ágeis revolucionam a ciência da gestão

AGOSTO 2020 | EDIÇÃO 33

1

BARREIRAS-BA | FEVEREIRO 2021 | EDIÇÃO 36

Foto: João Menna


2


3

FEV 2021


ÍNDICE

4

10

44

Cheiro de flor

CAPA - Instituto Sponchiado

34 76 EXPEDIENTE Direção Comercial Carol Souza

95

Redação Carol Freitas

Gramatique-se

Nem whatsapp, nem telegram, agora é Signal

Psicologia: meu lugar no mundo

EDIÇÃO EXCLUSIVA BARREIRAS-BA Edição de Nº 36 Fevereiro 2021

Fotos Divanildo Silva

Tiragem 5.000 exemplares

Design e Diagramação Gabriel Augusto

Contato 77 9 9993 8443

Revisão Aderlan Messias

Instagram @revistaadoro


FEV 2021

Foto: Iagor Manfredini

Esperança. Ato de esperar o que se deseja; expectativa, espera; fé, confiança em conseguir. Assim o Aurélio define uma palavra tão importante para nós em mais um ano que se inicia. É certo que, em todo novo ano, nossas esperanças são renovadas e, por isso, depositamos nossas expectativas e criamos planos para os novos 365 dias que virão, mas, em 2021, essa palavra tem um gostinho diferente. Depois de um 2020 tão turbulento, começamos 2021 com a fé e esperança de que vamos conseguir o que tanto desejamos. E é essa esperança que nos move a cada edição para criarmos uma revista repleta de conteúdos relevantes e interessantes para você, leitor. Por isso, a nossa capa de fevereiro, a primeira edição do ano, traz como destaque o Instituto Sponchiado. As irmãs Monique e Carine Sponchiado, ambas da área da saúde, alimentaram em si a esperança de fazer um mundo melhor por meio do próprio trabalho e abriram, em Barreiras, uma clínica integrada com atendimento multidisciplinar e tecnologia de ponta para atender o público do Oeste baiano. Junto a elas, estão os profissionais Mônica Seefeldt, Bruno Patel, Larissa Pinto Macêdo, Walter Suruagy, Marianna Bastos, Aline Brassanini, e Rafaela Moraes. Essa mesma esperança é combustível para mim, que, no fim de janeiro, na estreia do Adoro na Band, dei o primeiro passo para esse novo projeto também grandioso. O programa, que é exibido aos sábados, às 9:30 da manhã, é assistido pelo público de toda a Bahia e Sergipe e leva conteúdos como: estilo de vida, moda, saúde, gastronomia, astrologia, agronegócio, cultura, turismo, construção civil, empreendedorismo, economia, mercado imobiliário, eventos e demais pautas que também são abordadas aqui, na Revista Adoro. A esperança de dias melhores também nos faz olhar para o passado com orgulho, assim como Olíbia se lembra dos primeiros dias da Doçura, lanchonete e buffet que, em 2021, completa 30 anos de história. E esse olhar para o passado também nos permite sonhar e construir um novo futuro, como o processo de revitalização pelo qual o centro histórico de Barreiras começa a viver neste, que é um ano de muitas mudanças. Esperamos que a nossa revista lhe traga esperanças e que, mais que esperar, em 2021, você também possa agir!

C A R TA D A DIRETORA Boa leitura, Carol Souza.

5


6


FEV 2021

7 Programa Adoro na Band estreou no fim de janeiro recheado de conteĂşdos para os pĂşblicos da Bahia e de Sergipe


“Zé, ainda me lembro de você buriti / ainda menino eu vi você por aqui / na beira do rio”. Os versos da canção “reggae do buriti”, ao som da voz de Bosco Fernandes, abrilhantaram a estreia do programa Adoro na Band, no fim de janeiro. Bosco, que é tio do também cantor baiano Saulo Fernandes, foi uma das primeiras figuras a serem entrevistadas no programa que reúne, aos sábados, conteúdos diversos voltados para o entretenimento do povo baiano e do sergipano. “O Adoro na Band é mais um novo desafio na minha vida, e eu o abracei de corpo e alma, fazendo dar certo desde a primeira gravação. Para mim, é uma honra ver o nome da marca Adoro ultrapassar a cidade de Barreiras e tomar proporções imensuráveis”, afirma Carol Souza, apresentadora do programa.

Convidados especiais, figuras conhecidas e representativas fazem parte do hall de entrevistados no programa que aborda conteúdos como estilo de vida, moda, saúde, gastronomia, astrologia, agronegócio, cultura, turismo, construção civil, empreendedorismo, economia, mercado imobiliário, eventos e demais pautas que também são abordadas na Revista Adoro. “Os conteúdos do Adoro na Band têm muita conexão com os que aparecem na revista Adoro porque são de relevância local e essa foi outra oportunidade que eu vi para dar mais visibilidade aos nossos parceiros”, ressalta Carol.

8

Turismo: História, novas rotas, pontos turísticos pouco

explorados como rios, cachoeiras, lagoas, hotéis, fazendas. As belezas da Bahia, de Sergipe e de todo o Brasil são apresentadas muito além do litoral.

Gastronomia em casa: Aqui, a proposta é conhecer os talentos

culinários dos convidados especiais em um batepapo descontraído sobre assuntos diversos.

Moda: Dicas de moda, consultoria de imagem, estilo, transformação e, claro, muita tendência do mercado da moda regional e mundial.

Astrologia: Previsões para os signos, dicas de astrologia e muitos outros conteúdos voltados para o mundo místico.

Arquitetura e decoração: Dicas, tendências e espaços para mostrar os

projetos realizados. É mais um espaço para os profissionais mostrarem destaque, além de ser voltado para os principais lançamentos imobiliários.

Autos: Lançamentos, tendências e novas tecnologias

do setor automobilístico de forma descontraída e informativa.

Arte e cultura: Que tal conhecer novos talentos e valorizar os

talentos já conhecidos regionalmente? Todas as artes se misturam nesse quadro que também conta com a cobertura dos principais eventos da região.

Agronegócio: Entrevistas, tendências e muito conhecimento

do que há de novas práticas e do que tem dado certo no mundo agro.

Empreendedorismo: Conhecer as fórmulas que dão certo no mercado e um pouco mais das pessoas por trás do sucesso são propostas desse quadro que fortalece o empreendedorismo.


FEV 2021

QUEM É CAROL SOUZA? Empresária, Carol Souza é proprietária da Adoro, empresa produtora de eventos como o Adoro Navio, Adoro Forró e Adoro Feijoada, além da Revista Adoro, a maior revista do Oeste baiano. Publicitária por formação, Carol também é formada em design de moda, estilismo e pós-graduada em moda, artes e contemporaneidade. “Neste novo desafio, eu não só apresento o Adoro na Band, como também participo de todo o processo dos bastidores (produção, roteiros, pautas e comercial)”afirma.

9

ONDE ASSISTIR?

Exibido aos sábados, às 9:30 da manhã, na Band Bahia e Band Sergipe, o Adoro na Band chega a cerca de um milhão de telespectadores e discute assuntos do cotidiano, com matérias exclusivas, relevantes, atuais e de grande interesse do público geral. Para assistir, sintonize nos canais: Barreiras e Salvador: 7.1 ; Luís Eduardo Magalhães 8.1 ; Vitória da Conquista: 35.1 ; Aracaju: 44.1 . Além disso, o programa foi adaptado para outras plataformas: você pode assistir aos programas pelo canal no YouTube e, nos perfis do Instagram @ adoronaband, @revistaadoro e @carolsouzaadoro, você acompanha um pouco mais dos bastidores, making of e fica por dentro das novidades do programa. Contatos comerciais 77999938443 / 988013035 Envie suas sugestoes de pautas pelo instagram @adoronaband ou email adoronaband.programa@gmail.com


CHEIRO DE FLOR Boutique de flores se prepara para inaugurar nova loja física em Barreiras Texto: Carol Freitas Fotos: Péricles Monteiro

10

Sair do típico buquê de rosas e colocar algo novo no mercado de flores de Barreiras. Essa foi a principal motivação que fez Leticia Yumi Dourado Horita tirar o sonho de infância do papel. “Eu sempre falava para minha família que queria ser botânica quando crescesse. Em casa, saía ‘catalogando’ as plantas do jardim no meu caderno e, aos 7 anos, fiz um ‘estágio’ de um dia na floricultura de uma amiga da minha tia”, lembra a jovem de 27 anos. O sonho de Letícia tem nome: Le Fleur. Após alguns anos fora de Barreiras, ao voltar para a cidade natal, aos 25 anos, a jovem resolveu que esse seria o momento de empreender. “Criei a Le Fleur do zero. Deixava as flores no apartamento dos meus pais, dentro de um quarto com ar-condicionado e fazia os buquês ali mesmo. Quando surgiu uma oportunidade, comprei uma câmara fria e um balcão e pulei para dentro da loja da minha irmã”, afirma.

flores naturais. “Muitos me perguntam por que não usamos as plantas artificiais. Bom, a vida não é imutável, ela é efêmera igual a um botão de rosa. Precisamos aproveitá-la todos os dias. Quando temos flores em casa, é difícil passar por elas e não contemplá-las. Por isso, cuidamos para que nossos buquês sejam sempre naturais e com flores da semana”, ressalta Letícia.

Para quem deseja presentear ou decorar os espaços com os arranjos, a Le Fleur tem como carros-chefes: a Flower Box, uma linda caixinha com uma explosão de cores e flores; e a Assinatura Floral, exclusividade na cidade. “Durante 4 semanas, levamos ao local escolhido um arranjo de flores em um dos nossos vasos. Na semana seguinte, buscamos o vaso e deixamos um arranjo novo fresquinho (comodidade total, né?). É a melhor maneira para florir sua casa, seu escritório ou consultório”, pontua Letícia. Atualmente, a Le Fleur está situada dentro da Loja Sweven, em Barreiras, e, para 2021, já há a previsão de novidades: “teremos uma loja própria no Atmosfera Hall (bairro Renato Gonçalves) e estamos trabalhando com implantação de parede verde e projetos paisagísticos”, finaliza.

Há dois anos no mercado com loja física, a Le Fleur tem como foco arranjos florais, plantas em potes e buquês, sempre com

Rua Professor Guiomar Porto, 417 (Dentro da Loja Sweven) Futuramente: Atmosfera Hall @le_fleur_brs (77) 9.9818-3456


FEV 2021

TERAPIA PARA OS CABELOS Texto: Carol Freitas

Cuidar dos cabelos é importante e isso todo mundo já sabe. Mas, o que pouca gente sabe é como fazer isso. Além disso, o mercado estético dispõe de uma imensa variedade de produtos e, em meio a tanta opção, fica difícil escolher o produto específico para o seu problema. Em muitos casos, é difícil até descobrir o próprio problema capilar. Por esses motivos, a terapia capilar é algo necessário.

11

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Caspa, queda, oleosidade, quebra dos cabelos e fragilidade dos fios são alguns dos principais problemas que levam as pessoas a procurarem a terapia capilar. Não somente para curar problemas do couro cabeludo ou dos fios, a terapia capilar também pode ajudar a prevenir esses problemas, por isso, quanto mais cedo a terapia é realizada (entre os 15 a 25 anos de idade), maiores serão as chances da recuperação 100% dos cabelos. Dentre os diversos tipos de tratamento, destacam-se a massagem e o peeling capilar, o laser (muito indicada para combater a alopecia androgenética - calvície), a máscara de argila e os shampoos e condicionadores, sempre direcionados para a necessidade do cliente / paciente.

siga no instagram

dagemazevedoterapeuta


SHOPPING 10: PREÇO E CONFORTO ACESSÍVEIS Texto: Carol Freitas

12

Empreender é o sonho de grande parte da população brasileira, principalmente os grupos mais jovens. E esse foi um sonho realizado logo cedo pelo casal Fernando Henrique e Mariangela Arbo. Há 11 anos, eles inauguraram a primeira loja do Shopping 10, na cidade de Barreiras. “Nasceu no coração do Fernando o desejo de abrir uma empresa popular em que o cliente pudesse encontrar todos os produtos e com preços assessíveis”, lembra Mariangela. Ele é ibotiramense residente em Barreiras há mais de 20 anos e ela é natural da região sul do país.“Como toda empresa, muitas são as dificuldades, pois, todo sonho, para sair do papel, requer muitos esforços. Com o Shopping 10 não foi diferente, os recursos eram poucos, o tempo longe da família, a logística de entrega de mercadoria, esses e outros foram alguns dos empecilhos para que esse sonho se tornasse realidade”, conta. O tino empreendedor já está no sangue da família de Fernando, que sempre trabalhou no ramo da confecção. “Ele percebeu a necessidade de inovar agregando não só novos produtos à empresa, como também um espaço aconchegante para melhor recepcionar os clientes. Com essa inovação, houve uma satisfação dos nossos clientes, pois ficaram surpresos com o tamanho do espaço e a facilidade de encontrar tudo em um só lugar”, afirma. A surpresa dos clientes resultou em uma fórmula de sucesso que ultrapassou os limites territoriais e se expandiu. Em 2018, o casal inaugurou uma Atacadista em Ipupiara e, em 2019, uma filial em Guanambi, ambas na Bahia. “Percebemos no comércio local daquelas cidades a necessidade de uma loja com os mesmos segmentos e estrutura física das lojas daqui, arregaçamos as mangas e fomos”, conta Fernando. Atualmente o Shopping 10 dispõe de roupas para crianças, jovens e adultos e, além disso, possui acessórios diversos e calçados para todos os gostos e idades. Em Barreiras, são duas lojas: uma na rua Custódia Rocha de Carvalho e a outra na rua Alberto Coimbra. “O feedaback tem sido bem positivo, todos elogiam por serem lojas climatizadas, ampla e com uma vasta diversidade de produtos. Os nossos clientes são a nossa maior propaganda e, cada vez mais, fidedignos à loja”, pontua Mariangela. Audocioso e corajoso, o plano para o futuro do Shopping 10 condiz com a história de sucesso do casal. “Desejamos ser líder no mercado de confecções, sendo como premissa básica a satisfação do cliente no que diz respeito ao atendimento e à qualidade do produto”, finalizam Fernando e Mariangela.


Foto: Clei Cavalheiro

FEV 2021

@ shopping10barreiras

13


Foto: Iuri Pereira

Foto: Péricles Monteiro

14

PRODUÇÃO PARA A SUA IMAGEM Texto: Carol Freitas Fotos: Lucas Bonfim

Valorizar a própria imagem é requisito importantíssimo na hora de empreender. Por isso, a moda é uma grande aliada nesse momento. Mas não são apenas as tendências em moda que importam. Mais que isso, a moda contribui para um posicionamento de imagem que entregue a mensagem clara do que você precisa passar para o seu público alvo. E é aí que entra um produtor executivo que entenda de Styling. “Muita gente não sabe que o Styling é a filosofia que estuda a valorização dos serviços e produtos com o objetivo de criar desejo de consumo. Desse modo, eu agrego o plajenamento de ações de imagem como um todo. Iniciamos com um diálogo para alinhar a proposta, em seguida há um estudo de referências, indicação de profissionais que agreguem em registro de imagem (como fotógrafos, videomakers e profissionais de make e hair). Caso o cliente seja uma loja, também faço a indicação de modelos ou personalidades para campanha ou editorial. Então, se engana quem acha que moda é só vestir a roupa e tirar algumas fotos. Na verdade, tem todo um estudo de mercado e de imagem previamente, que é fundamental para o sucesso das fotos ou vídeos que se deseja fazer”, afirma Karine Magalhães, styling e produtora executiva. Com mais de 20 anos de carreira, Karine tem experiência e conhecimento em moda nacional e internacional, conceitos,

tendências, história da moda, comportamentos, produção para editorial de revista, desfiles, vídeos publicitários, programas para TV, redes sociais empresariais, políticas e de pessoas físicas, marketing de moda, produtos e serviços, pesquisa de cenário, casting de modelos e elenco. Além disso, já trabalhou com marcas renomadas nacional e internacionalmente como Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Márcia Pinheiro, André Lima, Adriana Deegeas, Cris Barros, Fafa Oliveira, Isla, Jonh John, Lilly Sart Patachoe, Balmain, Dior, Marc Jacobs, Matthew Williamson, Issa London, Emilio Pucci, Isabel Marant, Prabal Gurung, Diane Von Furstenberg, Badgley Mischka. Karine trabalha com styling empresarial, styling para desfiles e, atualmente, também atua em parceria com a Revista Adoro. “Minha atuação na Revista Adoro é com styling de imagem e produtos, editoriais de moda conceituais e temáticos, sempre alinhando com o novo comportamento, tendência e história da moda, seja vestindo o próprio corpo, o lar, na escolha dos serviços, entre as equipes de trabalho da empresa contratante, o importante é entregar um trabalho rico e bem feito com referências que traduzam a pessoa e o que ela faz de maneira efetiva, por isso, todo o meu trabalho é pautado em estudos e referências contextualizadas”, finaliza Karine.


FEV 2021

A ARTE DA FOTOGRAFIA Texto: Carol Freitas

Criatividade e transformação são os combustíveis do jovem Divanildo Silva de Souza. Aos 19 anos, o fotógrafo já conta com dois anos de experiência e muitos cliques na conta. “Sou natural de Brasília mas, há quatro anos, vim para Barreiras, onde me apaixonei pela profissão de fotógrafo. Eu acompanhava fotógrafos da região e a nível nacional e o desafio de registrar a essência de cada um me encantou”, lembra. Por isso, Divanildo tira do âmago da criatividade a possíbilidade de reviver espaços banais, nunca antes imaginados como cenários para belas fotografias. “Eu trabalho muito com fotos externas, então, agucei o meu olhar para lugares que parecem ser simples. Depois de um olhar fotográfico, esse mesmo local se torna único e especial não só para mim ou para quem eu fotografo, mas também, para quem vê as fotos”, pontua. Além dos ensaios femininos, masculinos e coberturas de festas como aniversários e casamentos, Divanildo está agora com um novo desafio: o de registrar o melhor de cada profissional que aparece na Revista Adoro. “Entrar no mundo da fotografia para mim foi um desafio que eu escolhi e me motiva todo dia. É gratificante registrar também os profissionais e o crescimento de cada um ao longo de cada edição da Revista Adoro. Além disso, é muito recompensador ver as minhas fotos em um projeto editorial tão bem conceituado e de reconhecimento regional”, finaliza.

Styling e produção @karine_magalhaes Look @colccibarreiras Pérolas @morana_barreiras Fotógrafo @Iuri_ck

www.divanildoslv.com.br 77 9 998489106 @divanildoslv

15 15


STARTUP: a nova ciência de gestão

O mundo está mudando a uma velocidade nunca vista e continua acelerando exponencialmente. De acordo com um estudo realizado pela PwC, isso está acontecendo neste momento específico devido à convergência de tecnologias emergentes como a inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, internet das coisas, impressão 3d, blockchain, biotecnologia e robótica, com as já existentes como a internet, computação na nuvem e smartphones que, juntas, criarão inovações nunca antes possíveis.

16 16

Organizações precisarão reinventar-se para se adaptarem a este novo mundo e continuarem relevantes ou se tornarão obsoletas sendo substituídas por novos modelos de negócios. As empresas chamadas de “Startups” demonstraram agilidade, flexibilidade e antifragilidade não só para adaptarem a esse novo ambiente mas também para criá-lo. Para entender a ciência por trás do modelo de gestão das Startups que estão mudando o mundo, é importante entender por que o mundo mudou e vai continuar mudando. Empresas tradicionais são gerenciadas com base na previsibilidade. Durante o planejamento, a liderança se reúne para definir a visão de médio e longo prazo, os cenários prováveis e executam esse plano metodicamente, pensando que, lá na frente, colherão os frutos dessa estratégia. O famoso comando e controle dos líderes das organizações. Porém, depois de um ano conturbado e cheio de mudanças, começamos a entender que a estratégia de gerenciamento baseada em previsibilidade já não é mais tão eficiente, afinal, o mundo muda muito rápido e constantemente. A habilidade de prever cenários deixa de ser tão relevante e começamos a entender que reagir rápido à mudança, aprender a aprender, validar hipóteses rapidamente, se adaptar e criar novos caminhos com agilidade são as verdadeiras habilidades do novo mundo. Entender que Startup não é uma versão pequena de uma empresa grande de tecnologia e sim uma nova ciência de gestão que faz muito mais sentido para o mundo de hoje pode te ajudar a se tornar um profissional mais inovador. Um bom começo é conhecer e se aprofundar nas metodologias ágeis e a lógica por trás dessa nova ciência de gestão. Em fevereiro de 2001, 17 pessoas se reuniram no resort de esqui The Lodge at Snowbird, nas montanhas Wasatch, em Utah (EUA), para conversar, esquiar, relaxar e... trabalhar. O objetivo final dessa viagem era de discutir sobre um conceito, sobre um tema que os preocupava, na área de software. Estavam lá representantes da Extreme Programming, SCRUM, DSDM, Adaptive Software Development, Crystal, Feature-Driven Development, Pragmatic Programming entre outros discutindo a necessidade de uma alternativa para processos de desenvolvimento de software pesados e orientados por documentação. Naquele ano, o modelo tradicional de gestão de projetos, chamado de Waterfall, que era predominante, não estava mais alinhado com as novas dinâmicas do mercado da primeira grande onda da internet. Essas pessoas, então, se propuseram a desenhar uma solução que fosse igualmente prática e factível – e o que surgiu desse encontro foi o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software. Esse documento acabou transformando o rumo da indústria de software. Mais que isso (e eles nem imaginavam), eles mexeram nos rumos do mundo corporativo como um todo.


Ele é um documento fundamentalmente baseado em 4 pilares que representam uma nova forma de trabalhar, e são os seguintes: • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;

Metodologia ágil

FEV 2021

O que é esse Manifesto Agile?

A metodologia ágil é um tipo de processo de gerenciamento de projetos utilizado principalmente para o desenvolvimento de software, no qual as demandas e soluções evoluem através do esforço colaborativo de equipes auto-organizadas, autogerenciadas e multifuncionais juntos a seus clientes. Mas vamos tentar entender melhor os pilares que a regem:

• Software eficaz acima de uma documentação completa; • Colaboração do cliente acima de negociação de contrato; • Respondendo à mudança acima de seguir um plano. Hoje, podemos ler ou ouvir esses conceitos e até achá-los normais. Mas, na época, isso representava uma quebra enorme de paradigma. Porém, mesmo que, no começo, esse manifesto fosse adotado apenas no mundo do software, o conceito de Agile começou a se espalhar para praticamente por todas as principais áreas de uma organização. Isso levou ao desenvolvimento de várias metodologias paralelas e novos conceitos dentro do Agile. Um exemplo é o SCRUM, que propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, chamados sprints, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade. Mas como poderíamos definir Agile de forma simples, e quais são os pilares que o regem?

1 A priorização do cliente;

2 Quebrar trabalho em pequenos times;

3 Empresa como network.

17 17


Usando a aplicação de forma pioneira, o Spotify virou um dos cases mais famosos de metodologias ágeis. Hoje em dia, inclusive, não é novidade ver a implementação de metodologias ágeis em grandes organizações tradicionais, nas mais variadas áreas. Um recente estudo da Boston Consulting Group, com o título “Agile Works: But Are You Measuring the Impact?”, aponta para os seguintes resultados nas empresas que implementam Agile, em média: • Aceleração de 55% de time-to-Market; • Aumento de 3x a 4x de speed-to-revenue; • Redução de custos de 25%; • Aumento de 50% em qualidade; • Previsibilidade maior do budget; • Aumento de 30% do engajamento. Mas, mesmo que estatísticas apontem que 96% dos líderes sentem o “Agile” como uma necessidade, menos de 10% deles definem a própria empresa como ágil. De onde vem essa discrepância? Podemos citar uma variedade de fatores, mas, principalmente, que as iniciativas são vistas de forma isolada, tornando difícil a percepção de que são necessários múltiplos fatores para que a metodologia aconteça.

18 18

E quais são os principais? Estrutura Desde um sistema de Reporting simplificado e papéis e responsabilidade construídos com foco no business, a estrutura e a governança precisam ser agilizadas e menos burocráticas.

Tecnologia Partindo das ferramentas certas para implementar o Agile e de uma arquitetura de soluções mais automatizada, a tecnologia precisa assegurar que você tenha os meios certos para gerenciar mudanças rápidas.

Processos Desde minimizar os processos, para dar tempo de trabalho aos times em atividades de criação de valor, a planejar com maior frequência, a performance tem que ser medida com base no resultado, e não apenas na aderência ao processo.

Pessoas Seja entre líderes mais ágeis e menos controladores, seja com formas de comunicação mais fluida, rápida e informal, a cultura da empresa precisa refletir o Agile. Esse, inclusive, é um pilar fundamental da migração para a metodologia ágil. O Agile na gestão de pessoas define a prática de aplicar o Mindset e a metodologia ágil para seus times e projetos de RH, ao mesmo tempo mudando estratégias para melhor acompanhar a evolução da transformação ágil da organização.


FEV 2021

O que nasceu de uma viagem de esqui para um manifesto de software pode – e deve – ser implementado em diversas áreas da organização. Vinte anos depois, o método Ágil continua relevante e necessário, aceitando melhorias para seu melhor aproveitamento. Com as mudanças do mundo ocorrendo de forma cada vez mais acelerada e exponencial, as organizações precisam se adaptar e se reinventar a todo momento. Esta será uma das habilidades mais importantes para as empresas e pessoas que quiserem continuar relevante nas próximas décadas e o método ágil um importante aliado nessa jornada. E ai, você e a sua empresa estão se preparando para novos modelos de gestão?

Nelson Nectoux - Sócio e Inovação Coporativa na StartSe linkedin.com/in/nelsonnectoux

Victor Caribé - PwC Miami Digital Transformation Manager linkedin.com/in/victorcaribe

19


@look.store.brrs

20

Fotos: Divanildo Silva


FEV 2021 @look_beachwear

@look.shoes.brrs

21


TENHA PRESSA E NÃO PERCA TEMPO 22

Um dos anos mais intensos e complicados da nossa história passou. Agora, as previsões começam a ter uma leve melhora em função da chegada da vacina. Porém, ainda é hora de manter os cuidados e a atenção. É necessário preservar os cuidados com os clientes em todas as áreas, principalmente no setor público. Redobrar a atenção para perceber os movimentos do mercado, prever e caminhar lado a lado com os parceiros. E entender que a comunicação terá um papel fundamental nessa retomada. Se todos precisarão saber o que se passará para compreender os próximos passos, minha parceira do dia a dia, a comunicação, entrará em jogo mostrando o seu papel mais original: o de informar. Auxiliar os novos gestores públicos, aqueles que continuaram, os empresários que seguem firmes e toda a população. Dessa vez, ela exigirá dos profissionais envolvidos ainda mais pressa e precisão, visto que os movimentos serão muito dinâmicos e o tempo será fundamental. É que chegamos no ano de esperar pelo que vem. E eu não tenho dúvida: para nós, virá o melhor.

Aline Macêdo CarambolaCom www.carambolacom.com.br aline@carambolacom.com.br

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos


Fotos: Iagor Manfredini

23

FEV 2021


Seja para matar o tempo ou refletir sobre a vida, a sétima arte encanta a todos com as tramas, sensações e sentimentos que desperta em nós do outro lado da tela. Por isso, separamos algumas indicações que podem te prender às telas.

Foto: Iagor Manfredini

24


EXPRESSO DO AMANHÃ (SÉRIE) Em um mudo ameaçado pelo aquecimento global, a espécie humana entra em risco. Por isso, um grupo de pesquisadores cria um experimento para tentar resolver o problema iminente. Acontece que os planos não dão certo e o planeta vira um deserto de gelo. Resultado: os únicos sobreviventes vagam pela Terra a bordo de um trem chamado “Snowpierce”. Divididos em classes ao longo das centenas de vagões, os passageiros não estão satisfeitos com os rumos que a “sociedade” do trem tem tomado, o que pode desencadear uma grande revolução. A segunda temporada da série estreou na netflix em 25 de janeiro.

FEV 2021

LUPIN (SÉRIE) Ainda adolescente, o joven Assane Diop viu sua vida mudar radicalmente com a morte do próprio pai, acusado injustamente de um crime. Obstinado a vingar o pai, 25 anos depois, ele se inspira no famoso “ladrão de casaca” Arsène Lupin. Estrelada por Omar Sy, que também tem no currículo filmes inesquecíveis como “Intocáveis”, a série é um misto de drama com suspense e uma pitada de comédia (na medida para te fazer querer assistir todos os episódios em uma maratonada só). A série já está disponível na Netflix e com segunda temporada confirmada.

AMOR NO ESPECTRO (SÉRIE DOCUMENTAL) Você já parou para pensar que as pessoas do espectro autista se relacionam? Será que eles se apaixonam? A resposta é sim! E se apaixonam perdidamente. Uma viagem de exploração do imprevisível mundo do amor e dos relacionamentos. É disso que se trata a série documental da Netflix que segue jovens adultos no espectro do autismo e acompanha o modo como eles recebem ajuda das famílias e especialistas durante a confusa experiência que é o namoro moderno.

PINÓQUIO (FILME) No live action, assim como na obra ogirinal, Gepetto (Roberto Benigni) é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio (Federico Ielapi), o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo. Embarque nesse mundo fantástico e macabro dessa revisitação de um dos grandes clássicos da literatura.

SOUL (FILME) Sabe aqueles questionamentos que todo mundo já se fez um dia sobre quem você é e o que realmente faz de você a pessoa que você é? Em “Soul”, somos convidados a nos divertir, mas de maneira mais profunda a partir de tais reflexões que nos acompanham até o momento da morte. No caso de jOe Gardner, um músico prestes a realizar o maior sonho, essas reflexões o acompanham até após a morte. Com pequenas criaturas adoráveis, viajamos em uma jornada de autoconhecimento, descobertas e, claro, muita diversão.

25


COMO TER UMA EMPRESA LUCRATIVA? Sempre fui uma pessoa curiosa por empresas, principalmente os cases de sucesso. Gosto muito de estudar a razão social e como elas alcançaram os resultados de sucesso. Sendo assim, chegamos ao conhecimento de 8 passos que facilitarão para que tenha um negócio lucrativo. Quando você monta um negócio, é importante o entendimento sobre oito variáveis que necessitam estar alinhadas para que o Negócio torne-se sustentável e lucrativo. O desalinhamento desses pontos é o principal motivo que leva as Empresas a quebrarem. Conhecer e dominar esses oito passos são determinantes para ter um Negócio de sucesso.

26

Quais são esses passos que te levarão ao direcionamento correto e necessário que farão o seu negócio funcionar de maneira equilibrada e lucrativa? O primeiro passo para você montar um negócio lucrativo é definir: por que você quer esse negócio? Dessa maneira, se apresentará para quem servirá esse produto/serviço, ou seja, nossa primeira variável é o Público para quem esse negócio servirá. É muito mais fácil montar uma estrutura com móveis, equipe, uma bonita marca do que conseguir clientes para consumir nela. É exatamente essa falta de conhecimento que leva as empresas a quebrarem, por não entenderem como fazer para gerar relação comercial positiva com seus clientes. Empresas que têm clientes não quebram facilmente. Essa é uma regra básica. Por essa razão, é necessário ter o conhecimento correto antes de abrir um negócio. Antes de qualquer assunto, você precisa conhecer o público que necessita desse negócio. Parece intuitivo e óbvio mas, na prática, as empresas não sabem quem são os seus clientes de maneira específica e eficiente. Um empresário precisa saber duas informações importantes sobre o público do seu negócio:

presas não se preocupam: quem são os seus concorrentes? Saber quais são as empresas que podem ameaçar a aceleração sobre o ganho de mercado é muito importante. Você precisa mapear os seus concorrentes e mensurar a sua participação no mercado. A partir daí podemos começar a pensar na terceira variável, que é o seu produto/serviço. Nesse estágio, as empresas já têm as informações necessárias para definirem quais são os seus diferenciais para atender a um público específico. Esse público específico não compra apenas um produto, eles compram uma oferta, nossa quarta variável. As empresas desconhecem o poder da oferta, que nesse caso, não é um mero desconto sobre o produto. Aqui a oferta envolve o produto com ações de atração de clientes. Como por exemplo: °O bônus, que pode ser o manobrista oferecido gratuitamente como diferencial sobre a concorrência; ° Entrega: como o produto/serviço chega ao seu público; ° Escassez: ter um produto/serviço desejado e para poucos; ° Garantia: cumprimento da promessa feita na hora da venda. A quinta variável é a Copywriting, ou simplesmente Copy, que é a produção de texto persuasivo para ações de Marketing e vendas. Esse texto apresenta-se normalmente nos anúncios com conteúdo direcionado ao cliente ideal da empresa, que por sua vez, utilizando-se das técnicas de Spin Selling, já identificou as dores e prazeres desses clientes e, por meio dos canais que podem ser o Instagram, Google e/ou parceiros, comunicam-se com esse público, constituindo, assim, a nossa sexta variável. A sétima variável é o mecanismo que faz todos os outros passos funcionarem para formatação do funil de vendas e clareza das estratégias. A oitava variável é a escala: métricas que auxiliam a gestão, que apresentam o aumento de clientes, seja por recorrência, seja recomendações para outros clientes, escalados de forma sustentável.

Quem é esse público, e onde ele está? Se não souber essas informações será mais difícil de conectar-se a ele.

Como uma empresa desalinhada apresenta-se?

A segunda variável é uma que muitas em-

Quando a variável público enfrenta muita

concorrência, uma das alternativas para diminuição desse atrito é gerar uma diferenciação para o produto/serviço oferecido, eliminando parte da concorrência. A identificação dos clientes facilita a comunicação, fazendo a informação chegar para eles de forma eficiente e efetiva. A utilização de ferramentas como e-mails e whatsapp agilizam muito o curso da sua oferta, necessariamente apresentada por uma Copy bem elaborada, com recursos persuasivos. Todo esse mecanismo não funcionará, caso a empresa não saiba se seu cliente está no Facebook ou Google, por exemplo. Entender sobre os indicadores que norteiam as ações de Marketing e como utilizá-los numa Empresa é fundamental para mitigar as estratégias que, porventura, não funcionaram e trazer clareza sobre novos oportunidades que se apresentam através da mensuração desse dados. Quais os principais indicadores que o empresário deve entender e dominar? CAC (Custo de Aquisição de Clientes), Ticket Médio, LTV (LifeTime Value) e ROAS (Return On Adversiting Spend ou Retorno sobre Gastos em Anúncios). Gostaria de saber como tornar o seu negócio lucrativo? Solicite uma sessão de Mentoria gratuita conosco através dos canais de comunicação da Revista Adoro! Até o próximo conteúdo.


FEV 2021

Foto: Iagor Manfredini

27

BARREIRAS | ITABUNA | VITÓRIA DA CONQUISTA | LUÍS EDUARDO MAGALHÃES @zhagaiamenswear

/zhagaiamenswear


Foto: Divanildo Silva

28

Cores que pintam estilos, transformam momentos em únicos e traduzem personalidades e sentimentos. Para cada ocasião, um toque de charme. Para cada pessoa, sua própria tendência. São 9 anos maquiando e transformando vidas por meio da arte da maquiagem. Quase uma década de valorização da beleza feminina com sombras, blushs, batons e muito amor.

77 9 91940046 @williannealvesmakeup


FEV 2021

29

77 36131370 @oticasmundi /OTICASMUNDI


INVENTÁRIO PODE CONSUMIR ATÉ 20% DO PATRIMÔNIO A gente nunca sabe o quanto é caro o processo de inventário de bens, até que precisamos passar por ele

30

Vamos falar de algo que nunca lembramos, até que precisamos passar por isso: o inventário. Em meio à dor pela perda de um ente querido, os familiares devem lidar com uma questão prática: o inventário. O problema é que os custos costumam pegar os herdeiros desprevenidos.

Quando uma pessoa falece, o patrimônio que está no nome dela é bloqueado (inclusive o dinheiro que está na conta do banco e em investimentos). Ou seja, não é possível fazer movimentações bancárias ou vendas de imóvel ou de carros enquanto o processo de inventário não for finalizado.

Na maioria das vezes, a família só descobre que isso poderia custar menos após o falecimento do ente. Aí já é tarde. Por isso a importância do planejamento financeiro para a sucessão patrimonial eficaz, o que chamamos de blindagem patrimonial.

Dependendo de como funciona a estrutura financeira da família, isso pode ser um problema muito sério. Pode faltar dinheiro para pagar as contas e a família ainda pode ficar com o custo passivo desse patrimônio (que talvez ela não tenha condições de arcar). Costumo dizer que os herdeiros podem passar sede mesmo estando sentados em uma caixa d’água por não terem o recurso certo para abrí-la.

O que é inventário? O processo de inventário é a transmissão de bens quando alguém falece. Faz-se um levantamento de todo o patrimônio que a pessoa tinha e de quem são os seus herdeiros para que esse patrimônio seja transferido a eles. Só que além de burocrático, esse processo é muito caro, podendo prejudicar muito as finanças da família, que raramente tem o dinheiro necessário para conseguir receber o próprio patrimônio na hora que ela mais precisa. - “Tenho muito patrimônio, Luize! Não preciso me preocupar com isso. Minha família ficará tranquila.” Errado! Quanto maior o patrimônio, maior o problema e a conta que a sua família terá que pagar!

No Brasil, o processo de inventário pode custar no mínimo 10% do patrimônio da pessoa que faleceu, e dificilmente a família tem essa liquidez, o que trava o processo, podendo levar anos para ser concluído. E durante todo esse período, a família fica sem acesso ao patrimônio que já era dela por direito. Além disso, se o inventário não for aberto em até 60 dias após o óbito, os herdeiros passam a dever multa de 10% sobre o ITCMD devido (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Você deve conhecer alguma história assim, de um inventário que demorou anos para ser concluído.

A CONTA NA PONTA DO LÁPIS Calculado sobre a soma do valor venal de todos os bens a serem inventariados, basta somar os bens existentes (imóveis, veículos, investimentos etc.) para se chegar ao valor total do inventário.


CUSTAS COM CARTÓRIO DE NOTAS FEV 2021

Existem três custos envolvidos: as despesas com advogados, impostos e despesas com cartório de notas. Para a definição dos honorários advocatícios, leva-se em consideração a complexidade dos bens, o valor do patrimônio e o número de herdeiros, podendo ficar entre 2% e 15% do valor do patrimônio. Para concluir o inventário, é preciso pagar também o ITCMD, cuja alíquota varia conforme o Estado.

Perdendo patrimônio Fazendo as contas com um valor total médio de 12% para inventariar um patrimônio de 2 milhões, por exemplo, precisamos de uma liquidez imediata de 240 mil reais. É bem provável que essa quantia líquida não esteja disponível entre os herdeiros. Nesse caso, será necessário vender rapidamente alguns bens para pagar as despesas. E vender bens apressadamente, se conseguir, é uma boa forma de perder dinheiro, já que o bem vendido por necessidade geralmente é entregue por um valor bem abaixo do que de fato vale. Você tem bens no seu nome? Saiba que para não deixar um grande problema para a sua família na sua ausência, existem ferramentas inteligentes que desoneram a etapa de transmissão dos bens, ou sucessão patrimonial, como preferir. São saídas menos burocráticas e menos onerosas que facilitam a sucessão patrimonial. Essa é a melhor alternativa para arcar com as despesas da sucessão patrimonial A apólice de seguro de vida é um instrumento de sucessão patrimonial inteligen-

Em países de primeiro mundo, a adesão ao seguro de vida por quase totalidade da população também se dá pelo maior valor cobrado para a transmissão de bens por lá. Existem países cujo valor do imposto de transmissão (apenas) pode custar até 40% do patrimônio, conforme pode ser visto na tabela a seguir:

te, já que é a solução mais barata e menos burocrática para arcar com um inventário. O valor da cobertura não entra no processo de inventário e vai direto para a família em poucos dias. Funciona assim: o dono dos bens cria um seguro elencando quem são os beneficiários e pagando um prêmio mensal para manter essa cobertura. De acordo com o valor do patrimônio, recomendo que o seguro com a finalidade de arcar com os gastos do inventário seja de 20% do valor do patrimônio (melhor sobrar recurso do que faltar). Ele é isento de imposto de renda e isento também do ITCMD, o imposto estadual mencionado anteriormente. Além disso, é impenhorável, pois, imagine que o segurado estivesse passando por algum problema financeiro, o bem que ele tem para ser repassado pode ser penhorado. Mas o seguro de vida não, já que é em prol do beneficiário. No Brasil, temos algumas poucas empresas especializadas em seguros de vida personalizados, e embora aqui o inventário consuma muito do patrimônio familiar, ainda possui uma das taxas mais baratas do mundo.

Blindando o patrimônio Os planos de previdência também são solução nesses casos, já que permitem nomear quem receberá o dinheiro em caso de morte do titular; o dinheiro vai direto para os beneficiários sem passar pelo inventário. É importante o acompanhamento especializado para cuidar do seu seguro de vida e da sua família, pois, quando feito na medida certa, ele blinda o seu patrimônio e garante efetiva sucessão patrimonial.

Quanto vale um legado? Quanto vale a história de uma empresa? Quanto vale a história de um patrimônio? E a história de uma vida? A maior carta de amor que existe é a apólice de um seguro de vida. Ela antevê aquilo que a gente não sabe que pode acontecer, mas se acontecer, as coisas não sairão do controle. LUIZE HESS - PLANEJADORA FINANCEIRA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE RISCO

É feito o estudo do seu perfil e todo um levantamento da estrutura financeira da sua família para poder montar seu plano de seguro personalizado de modo que proteja cada necessidade, tanto as de vida, como invalidez, internação e diagnóstico de doenças graves, como nos casos de óbitos. Para cada risco, o seguro entra em cena e blinda o seu patrimônio e da sua família.

@luizehess

31


CADERNO DE VIAGENS Maqueline, Jo찾o Apollo e Jo찾o Arthur - Salvador

Silvia, Rossanne, Renata, Reyjane e Mariana - Macei처

32

Charles Oliveira, Dalita Dutkievicz, Benjamin e Lorenzo - Salvador

Jessica Nunes Aracaju

Laryssa e Mariano Morro de S찾o Paulo

Walquiria e Eugenio Jericoacoara


33

FEV 2021


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos Texto: Carol Freitas

34 34

NEM WHATSAPP, NEM TELEGRAM, AGORA É SIGNAL O ano de 2021 começou cheio de novidades no mundo das comunicações on-line, isso porque o Whatsapp divulgou uma nova política de privacidade na qual obriga o usuário a compartilhar dados pessoais com o facebook (dono do aplicativo desde 2014). Caso não concorde com a nova cláusula, o usuário é convidado a desativar a conta.

aplicativo, pois, após baixá-lo, você recebe o seguinte aviso: “a privacidade sempre com você. Para que você seja livre em todas as mensagens”. Nas primeiras linhas do termos de serviço, é possível ler “projetado para nunca coletar ou armazenar informações confidenciais”, assim ele garante que “suas mensagens não podem ser acessadas”.

A novidade não agradou a muita gente, que começou a migrar para uma plataforma pouco difundida: a Signal. Acontece que, depois dessa nova política, algumas figuras importantes começaram a se posicionar contra o Whatsapp e o Facebook, como Elon Musk (dono da Tesla) e a Apex (Agência Brasileira de promoção de Exportação e Investimentos). Ambos indicaram inclinação para o uso do Signal, que também é um aplicativo de mensagens, mas que, aparentemente, é mais seguro. Inclusive, o Edward Snowden, ex-analista de sistemas da CIA, muito conhecido por tornar públicos detalhes sobre programas de vigilância do governo dos EUA, também indicou o uso do Signal em mensagens no twitter.

O uso do Signal é muito intuitivo, semelhante aos conhecidos Whatsapp e Telegram. Na barra de escrever, há figurinhas, opção de mandar fotos, áudios, contatos e também gifs e localizações. Também é possível colocar sua foto e seu nome no perfil, criar grupos e até usar emojis (como no facebook, em que você clica na mensagem e escolhe um emoji para respondê-la). Por fim, o aplicativo tem uma opção a mais para a segurança do usuário: as mensagens efêmeras. Com esse recurso, você pode escrever, enviar e definir o tempo de duração dos textos, que pode ser de cinco segundos a uma semana. Ao fim do prazo estipulado, o próprio Signal apaga a mensagem sinalizada.

Conheça o Signal Mantido por doações, o app é gratuito e totalmente criptografado. Aliás, a segurança e privacidade são pilares tão sólidos do

Rua: Coronel Magno, 596E, 1º andar, Centro, Barreiras - BA (77) 99966 7999

Apesar de todas as vantagens, é importante que você, leitor, saiba que não há garantias de que o Signal seja 100% livre de vazamentos. Mas, vale a pena o teste.

Aponte a câmera e siga o Instagram da Tech Fix e fique por dentro.


FEV 2021

PARAÍSO NO OESTE Texto: Carol Freitas

Carol Souza

Paz, relaxamento, sossego. Com certeza, quem conhece o Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras tem uma percepção única das experiências vividas neste lugar. Localizado no município de Santa Maria da Vitória (próximo a Correntina), o hotel oferece conforto e momentos inesquecíveis nas margens do Rio do Meio, onde é possível lavar o corpo e a alma. Mas não é só de sossego que o Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras é feito. Para quem deseja momentos mais radicais, é possível fazer um passeio de quadriciclo, a pé, durante uma triha de trekking ou descer o rio de rafiting. Além disso, dá pra desfrutar da beleza do lugar enquanto pratica slackline, dardo, arco e flecha, badminton, frescobol, altinho, ou simplesmente pegar um sol na beira do rio. Na ampla área de lazer, o bate-papo ganha outro tom. E por falar em tom, os tons do pôr do sol e do anoitecer no Paraíso são espetáculos à parte, possíveis de apreciar na paisagem longe dos barulhos e vistas da cidade. Seja para casais, amigos, ir sozinho ou com toda a família, o Hotel Fazenda é um ambiente que agrada a todos, desde a beira do rio ao buffet, que já é incluso

na hospedagem. O hotel dispõe de bar e restaurante com serviços de café da manhã, almoço, jantar, petiscos, lanches, bebidas variadas e até uma adega. Todos os apartamentos têm ar-condicionado, Tv e frigobar e alguns são localizados em frente ao rio. Além disso, toda a beira do rio está disponível para banho, além de brinquedoteca, cama elástica e sala de jogos para os pequenos aproveitarem. Para quem deseja um lugar lindo e especial para realizar um evento ou confraternização, o Hotel Fazenda é o lugar ideal não só pelo espaço, mas também pela excelência no fornecimento necessário de todos os serviços para o evento. E não é só isso. Seja nas festas de fim de ano, carnaval, dia dos namorados, feriados prolongados e as demais datas comemorativas, o Paraíso também tem programações especiais. É possível chegar ao Paraíso de avião (já que há uma pista de 1,1 km) ou de carro, pela BR-135. O Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras fica a aproximadamente 235 km de Luís Eduardo Magalhães. Para quem deseja conhecer o Paraíso, basta entrar em contato pelo instagram @paraisodascorredeiras ou fazer a reserva pelo telefone (77) 99151-5718.

Luiza Revoredo

35

Jana Scher

BR 135 - Localidade do Brás Santa Maria da Vitória - BA (77) 9 9990 7820 @paraisodascorredeiras /hotelfazendaparaisodascorredeiras

Katy Camara


Fotos: Camila Santos

Texto: Carol Freitas

Emoção aliada à praticidade necessária ao dia a dia. Esses são os principais pilares do trabalho do arquiteto Sérgio Caus, que é pós-graduado em design de interiores, lighting design, e cursa MBA em Arquitetura de Luxo. E essa é, sem dúvida, uma receita de sucesso, visto que, em 2021, o escritório de arquitetura e design de interiores completa 10 anos de história. É uma década de retornos positivos graças a um atendimento dinâmico, personalizado e exclusivo, tradução de perfil e projetos de marcenaria e iluminação com o design contemporâneo do arquiteto.“Ao longo desta data crescente, vencemos desafios fundamentais para obter a maturidade no nosso ideal de projeto. Alcançamos sonhos que hoje são reais e evoluímos a ponto de estarmos no mercado como uma marca que transmite credibilidade aos nossos clientes e parceiros. A partir de hoje, daremos início às comemorações para celebrar esta marca”, aponta Sérgio. Projeto: O aconchegante e moderno living com mais de 100m² é um projeto para o casal que gosta de receber amigos. Possui espaço adega, louça, cozinha, home, sala de jantar e sala de estar. Tudo com marcenaria diferenciada, iluminação com design e automação.

Foto: Iagor Manfredini

36

UMA DÉCADA DE SUCESSO EM ARQUITETURA E DESIGN

@sergiocaus 77 9 99898631 www.sergiocaus.com Rua D. Pedro II, 638, Renato Gonçalves - Barreiras BA


37

FEV 2021


A HORA E A VEZ

DA REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE BARREIRAS Fotos: Arquivo Pessoal

38

A cidade de Barreiras é impressionante, e suas marcas estão estampadas em cada parte do Centro, seja no cais ou nos edifícios, nos objetos do museu ou em suas praças. Valorizar o Centro Histórico é exaltar a sua qualidade de expressão da memória, é torná-lo um representante atual de nosso passado. É no Centro que vemos a expressão de grandes tradições barreirenses, do Carnaval Cultural ao gosto dos habitantes por se sentarem nas ruas e nas calçadas e verem a vida passar.... É o centro que conecta a cidade a um dos seus principais patrimônios, o Rio Grande... Ah! Este é o Nosso Centro...

Sertaneja e Cais. Foto: Luiza Carvalho

Centro Histórico de Barreiras, com destaque à Sertaneja. Foto: Luiza Carvalho


Para reescrever essa história, a Prefeitura de Barreiras apresentou, em 2018, um projeto de requalificação do Centro Histórico, elaborado por uma equipe multidisciplinar e técnica, que analisou, diagnosticou e ouviu a população para propor a revitalização da Praça Landulfo Alves, Coronel Antonio Balbino e seu entorno. Recentemente, a notícia de que o Prefeito Zito Barbosa assinou a ordem de serviço para a execução da tão almejada requalificação Urbanística do Centro Histórico renovou as esperanças dos moradores. Podemos e devemos sonhar com este projeto! Merecemos um espaço público com qualidade arquitetônica, com mobiliários adequados, sombra, segurança, iluminação. Precisamos nos mobilizar e reforçar a vontade para que o centro seja transformado, unir a iniciativa pública e a privada e aquecer os corações dos barreirenses para que ocupem, aproveitem e busquem melhorias para o local.

FEV 2021

Apesar de sua reconhecida importância, o local sofre pela insegurança e falta de infraestrutura de qualidade projetada para pedestres, barreirenses, turistas, enfim, pensada para as pessoas. Pouco a pouco o comércio, acuado, se retira e restam os imóveis vazios, o que fortalece o círculo vicioso do abandono.

Projeto de Requalificação do Centro Histórico Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana Para trazer vida ao centro não basta apenas uma intervenção urbanística ou a recuperação dos imóveis históricos, é preciso buscar uma solução integrada e multidisciplinar, que estimule a ocupação dos prédios ociosos, incentive o comércio e os negócios, fomente as atividades culturais e artísticas e que, principalmente, envolva a população local, garantindo a sustentabilidade econômica e social. É fundamental que o barreirense dirija seu olhar com sensibilidade ao lugar, que demonstre esse interesse e, aos poucos, nosso centro se transformará. Outro ponto importante é entender que um projeto dessa magnitude deve ser plural e coletivo, ou seja, é necessário reconhecer que não haverá proposta que agrade a totalidade das pessoas, mas que também existe um caráter dinâmico das cidades e projetos poderão sempre ser atualizados. É preciso reavivar a consciência do povo barreirense sobre a importância de seu Centro, seja histórica, cultural ou arquitetônica. E a hora chegou. A hora é agora.

39

Projeto de Requalificação do Centro Histórico Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana

Projeto de Requalificação do Centro Histórico Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana

Luiza é barreirense e atua como arquiteta e urbanista na cidade. Desde 2010, estuda o Centro Histórico de Barreiras, com monografias pelas Universidades de Turim - Itália e Universidade de Brasília – UnB. Em 2018, coordenou, junto à Prefeitura de Barreiras, a equipe multidisciplinar que elaborou o projeto de Revitalização do Centro Histórico.


40

Novo design frontal

LDW - Aviso de saĂ­da de faixa de rolamento


FEV 2021 Novo design frontal

LDW - Aviso de saída de faixa de rolamento

41 UMS - Sistema de prevenção de aceleração involuntária

FCM - Sistema de frenagem autônoma

Tração super select II - 4HLC com off road

BSW com LSA - Monitoramento de pontos cegos

Imagens e features referentes à versão HPE-S.

www.l200tritonsport.com.br Perceba o risco. Proteja a vida.

Luís Eduardo Magalhães - BA Av. Enedino Alves da Paixão, 4114 Barreiras-BA Av. Ahylon Macedo, 1071, Morada Nobre (77) 3612-9150 @famamotorsmitsubishi


INSTITUTO SPONCHIADO: EXCELÊNCIA EM SAÚDE EM UM AMBIENTE MULTIDISCIPLINAR E COMPLETO

Texto: Carol Freitas Fotos: João Menna

O INSTITUTO SPONCHIADO 42

Inaugurado em novembro de 2020 pelas irmãs Carine e Monique Sponchiado, o Instituto Sponchiado (“ÍS”) traz a Barreiras um novo conceito de excelência em saúde, em um espaço completo, moderno e multidisciplinar, com profissionais altamente renomados em diversas áreas da Medicina e Odontologia.

O ÍS traz um conceito Premium. Na área da Odontologia, conta com um centro especializado em reabilitação oral, harmonização orofacial, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, implantodontia, odontopediatria e ortodontia. Na área médica, conta com especialidades de ultrassonografia, cirurgia plástica, en-

docrinologia metabólica e nutrologia do esporte. Oferece também as especialidades de nutrição e psicologia, buscando, assim, promover um atendimento e tratamento diferenciados com uma equipe multidisciplinar.


MATÉRIA FEV 2021 DE CAPA

A NOSSA HISTÓRIA

43

Ainda adolescentes, as irmãs Carine e Monique, naturais de Barreiras, tiveram que morar longe de casa e dos pais para realizarem o sonho de seguirem as carreiras nas áreas da saúde. Carine sonhava em ser médica e Monique em ser dentista, mas, na época, nenhum desses cursos eram oferecidos na cidade natal e, por isso, elas se mudaram para Goiânia. “Eu me formei em 2011 e Carine em 2015. Em seguida, eu entrei na especialização de prótese e Carine em radiologia e só voltamos para Barreiras após concluirmos as nossas especializações”, lembra Monique. Ao retornar para Barreiras, tanto Carine quanto Monique atenderam em clínicas e hospitais da cidade, até que resolveram empreender e abrir um espaço que pudesse agregar ambos os trabalhos e oferecer tratamentos que unissem os atendimentos médicos e odontológicos. Nessa fase, o apoio da família, sempre unida, foi fundamental. “O meu pai, Mauri Sponchiado, acreditou no nosso sonho e investiu conosco. Minha mãe, Zulmira Sponchiado, está à frente da administração do Instituto, minha tia trabalha no setor financeiro e outra tia na recepção. Então, a família está muito envolvida para que tudo dê certo e que tudo aconteça de verdade”, aponta Monique.


44 Na hora de planejar um projeto tão audacioso e novo como o Instituto Sponchiado, algumas dúvidas aparecem e com a família Sponchiado não foi diferente. “A principal dificuldade que pensávamos encontrar era com relação ao modelo de ‘clínica’ que queríamos apresentar a Barreiras. Isso porque não queríamos o Instituto como mais um centro de saúde comum, nós visávamos a um espaço extremamente profissional, com qualidade, segurança, conforto e tecnologia, em um ambiente ímpar. E foi isso que realizamos”, afirma Monique. “Outra dificuldade que pensávamos que teríamos seria encontrar profissionais que atendessem às expectativas do Instituto: a escolha dos profissionais da parte odontológica foi mais fácil porque são excelentes profissionais que eu conheço há muito tempo, já trabalho com eles há mais de 7 anos, sei que são de extrema confiança. Na Medicina, queríamos profissionais que integrassem a Odontologia, porque o Instituto visa a um atendimento multidisciplinar relacionado à qualidade de vida. Então, se o paciente tem medo de dentista, ele pode fazer um acompanhamento com a nossa psicóloga e passar para a fase seguinte de atendimento odontológico sem receio. Se o paciente finaliza o processo odontológico, mas deseja mudar

a estética de alguma parte do corpo, ele encontra um cirurgião plástico na nossa clínica. Minha irmã, a Dra. Carine, agrega muito com exames de imagem. Além dos exames de imagem para gestantes, ela realiza exames de toda parte do corpo, auxiliando, também o pré e o pós-operatório da parte da cirurgia plástica realizada pelo Dr. Bruno Patel, cirurgião plástico, bem como os exames de tireoide que auxiliam a Dra. Aline Brassanini nos diagnósticos e acompanhamentos de tratamentos. Dessa forma, nosso trabalho está totalmente correlacionado e o paciente tem um início, um meio e um fim dentro do próprio Instituto, sem precisar buscar profissionais em outro lugar”, ressalta Monique. Mesmo com todas as inovações em atendimento, espaço e tecnologias, o Instituto Sponchiado ainda vai crescer mais. “Contaremos também com um espaço para atendimento empresarial e oferecimento de cursos: o IS Training Course foi pensado justamente para complementar esse ambiente multidisciplinar e, assim, trazer a Barreiras e região excelentes profissionais para ministrarem cursos de atualização nas diversas áreas da saúde. Por isso, também contamos com salas de aula prática e teórica/laboratorial”, finaliza Carine.

PRO SION


OFISNAIS

Formada em medicina no ano de 2015 pela Faculdade Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos, Araguaína-TO, Carine ingressou logo em seguida na residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Beneficência Social Bom Samaritano, em Governador Valadares-MG. Com cursos extracurriculares realizados em São Paulo nas áreas de medicina fetal, músculo-esquelético, Doppler em Medicina Interna, Doppler Vascular e Biópsia guiada por Ultrassom, atua em Barreiras, sua cidade natal, desde abril de 2020, realizando exames de ultrassonografia e laudando exames de imagem, como radiografia, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética em clínicas e hospitais da região.

MATÉRIA DE CAPA FEV 2021

CARINE SPONCHIADO

Equipada com o que há de mais moderno, no Instituto Sponchiado, Carine oferece aos seus pacientes exames ultrassonográficos em diversas áreas, dentre elas: ginecologia e obstetrícia, urologia, medicina interna, musculoesquelético, pequenas partes, partes moles e biópsia guiada por ultrassom, discriminados abaixo:

US Abdome Total US Abdome Superior US Pelve via Abdominal US Pelve via Transvaginal US Pelve com Doppler US Parede Abdominal US Região Inguinal US de Partes Moles US Vias Urinárias US de Fígado e Vias Biliares US do Hipocôndrio Direito US de Próstata via Abdominal US de Ombro US de Cotovelo US de Punho US de Mão US de Joelho US de Tornozelo US de Pé US de Braço US de Antebraço US de Coxa

US de Panturrilha US Doppler Hepático US Doppler Renal US Obstétrico Perfil Biofísico Fetal US Obstétrico US Obstétrico 3D/4D US Obstétrico com Transluscência Nucal US Doppler Obstétrico US Morfológico de 1º Trimestre US Morfológico de 2º Trimestre US de Mamas US de Axilas US de Glândulas Salivares US de Região Cervical / Pescoço US de Tireoide US de Tireoide com Doppler US de Bolsa Testicular US de Bolsa Testicular com Doppler US Transvaginal para Controle de Ovulação/ reserva ovariana Biopsia de Mama (PAAF e CORE BIOPSY) Biopsia de Tireoide (PAAF)

45


MONIQUE SPONCHIADO Referência na odontologia no Oeste da Bahia, Monique Sponchiado Baggio, casada, mãe da Angelina e Laura, formou-se no ano de 2011 na Universidade Paulista (UNIP), em 2013, finalizou a especialização na área de reabilitação oral e estética Orofacial pela Faculdade Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e vem atuando, desde sua formação, na cidade de Barreiras. Com vasta experiência e pioneira na área de transformar sorrisos de forma natural com Lentes de contato Dentais, a reabilitação oral estética está em seu DNA. “É muito recompensador reabilitar um paciente devolvendo não somente o sorriso, mas também sua função mastigatória e autoestima”, ressalta Monique. Atuando nas reabilitações orais, desde a restauração de resina composta direta às próteses de porcelana sobre implantes, Dra. Monique se preocupa não somente com a estética dental, mas, principalmente, com a saúde bucal e oclusal dos pacientes, com o tratamento das DTM (Disfunções Temporo Mandibulares), parafunções com placas miorrelaxante e toxina botulínica na prevenção do bruxismo e desgaste dental. “Hoje, investindo cada vez mais em tecnologia, trago aos meus pacientes o conforto dos tratamentos com Scanner Intraoral e o Laser de Érbio Yag, o litetouch para remoção de lentes de contato dentais sem desgaste dental, sem anestesia na grande maioria dos casos, que pode ser aplicado em diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos e hoje é a maior inovação em tecnologia da odontologia”, afirma. Já na área de Harmonização Facial, há a integração de toda a reabilitação com a estética facial que complementa no processo de rejuvenescimento e aumento da autoestima por meio de Botox e preenchimentos faciais na prevenção de rugas e marcas de expressão, harmonizando face e sorriso. “Para 2021, investirei, cada vez mais, em novas tecnologias, em uma odontologia digital, integrada e humanizada. O ÍS training course será também um novo desafio e de grande importância para a nossa região ”, finaliza.

46

MÔNICA SEFELDT Para os papais que desejam iniciar os cuidados odontológicos, a clínica conta com a odontopediatra Mônica Seefeldt. Formada há 10 anos pela Unievangélica, há sete, ela trabalha com odontopediatria e habilitação em óxido nitroso. “O instituto foi um sonho que se realizou. Sempre sonhamos juntos, e acredito que, quando temos pessoas que sonham e agem para que este se realize, são pessoas que devemos ter e estar por perto. Aqui é muito mais do que uma empresa, é uma família. O que me fez estar aqui hoje foi, acima de tudo, a união, carinho e objetivos em comum de toda equipe para oferecer o melhor para nossos pacientes”, aponta Mônica. Cuidados com a saúde bucal visando à criança, como um todo, e a família, orientação sobre orientação, sono, escovação, uso do flúor, tratamento bucal relacionado ao bebê, criança e adolescente, avaliação e instalação de aparelhos e terapia fotodinâmica na odontologia são os principais serviços oferecidos pela profissional.


Formado há 15 anos em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas, em 2006 foi aprovado no concurso para residência em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial do Hospital Santo Antônio - OSID / UFBA, cursou a residência, com dedicação exclusiva, por três anos, quando recebeu o convite da University of Pittsburgh (USA) para conhecer e participar da rotina no departamento de cirurgia maxilofacial. Em 2010, veio para Barreiras para ser preceptor do curso de residência em Cirurgia BucoMaxiloFacial no Hospital do Oeste - HO. Já em 2013, iniciou o mestrado em implantodontia na Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas - SP, tendo finalizado em 2016. Em 2020, apesar das dificuldades que o ano trouxe, teve a oportunidade de realizar o curso de artroscopias das articulações temporomandibulares no Hospital Sírio Libanês. No Instituto Sponchiado, atua na área da implantodontia na qual realiza todos os procedimentos cirúrgicos necessários para a reabilitação com implantes dentários e na área da Cirurgia BucoMaxiloFacial, atuando no tratamento das desordens Temporomandibulares, nos traumas de Face (fraturas dos ossos da face), nas patologias da face (cistos e tumores), na correção das deformidades faciais através de cirurgia ortognática e nas cirurgias bucais, principalmente nos casos de extrações dos terceiros molares. “Sou muito feliz com a minha profissão e, sem dúvida, um dos pontos mais motivadores é o feedback positivo dos pacientes. Poder compartilhar a felicidade deles ao finalizar de cada tratamento é algo extremamente gratificante”, afirma o cirurgião.

MARIANNA BASTOS Formada em Odontologia, com especialização em Endodontia e Saúde Coletiva e Mestrado em Ciências da Saúde, Marianna Bastos faz parte da equipe multiprofissional do Instituto Sponchiado. Ela atua na área da endodontia, com especialização pela Universidade Paulista-GO, sendo responsável pelo tratamento endodôntico dos pacientes (tratamento de canal), que agrega diversas tecnologias na área, oferecendo um tratamento seguro. “Ao tratar a dor, na maioria das vezes, me deparo com situações em que o paciente apresenta medo ou ansiedade frente às consultas odontológicas, devido a traumas anteriores. Por meio de um atendimento humanizado, baseado no vínculo com os pacientes e confiança, tenho obtido êxito na realização dos procedimentos, buscando sempre minimizar o nível de estresse e ansiedade” aponta. Após a formação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, a profissional ingressou na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, pela mesma Universidade, se especializando em Saúde Coletiva. Buscando trilhar a carreira acadêmica, ela teve a oportunidade de realizar o Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia. Nesse período, Marianna realizou estudos sobre qualidade de vida, saúde bucal e geral, ansiedade odontológica e saúde materna, obtendo resultados que redirecionaram sua prática clínica, tanto no atendimento de gestantes, quanto do público em geral, visto que atende a todas as idades. “Pretendo utilizar dos conhecimentos adquiridos durante a residência e mestrado para desenvolver atividades de promoção e cuidados em saúde bucal voltados para a atenção de gestantes, ressaltando a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação, por meio do pré-natal odontológico” finaliza Marianna.

MATÉRIA DE CAPA FEV 2021

WALTER SURUAGY

47


MATÉRIA DE CAPA

ALINE BRASSANINI

48

“A minha expectativa, que já está se tornando realidade no Instituto Sponchiado, é a realização de um atendimento de excelência e humanizado em que eu possa resolver não só o problema que levou o paciente até mim mas também compreender as causas, sarando a raiz do problema”, diz a médica integrativa. Com cursos voltados para as áreas de performance, longevidade, metabologia do esporte, e nutrologia esportiva, a profissional oferece atendimentos voltados para emagrecimento, hipertrofia, otimização metabólica, reposição hormonal, sono, digestão, ansiedade, transtorno de humor, estresse, fadiga, libido, dentre outros. “Para 2021, pretendo inovar com o REAC (a sigla significa Radio Eletric Conveyer Assimetric), uma terapia que otimiza a resposta do sistema nervoso por meio do uso de correntes rádio elétricas assimétricas possibilitando um equilíbrio da mente com o corpo. A tecnologia é segura, indolor, não-invasiva e sem efeitos colaterais. Não há contraindicações ao REAC e seus resultados são de longa duração. Esse tratamento, que é realidade em grandes centros e tem indicações como depressão, Alzheimer parkinson, autismo, hiperatividade, cognição e dores crônicas, agora está presente em Barreiras, promovendo a melhora de vidas aqui”, aponta Aline. Ainda com novidades da área da medicina do futuro integrativa, ela oferece a soroterapia como adjuvante nos tratamentos de emagrecimento, detoxicação do fígado, ativadores metabólicos, energizantes, suplementação de vitaminas e aminoácidos em protocolos individualizados de acordo com a necessidade de cada organismo, garantindo longevidade e qualidade de vida ao paciente que a busca.

RAFAELA MORAES Nutricionista com pós-graduação na área de nutrição esportiva, Rafaela atua há pouco mais de dois anos com atendimento em consultório e em academia, nas áreas de Nutrição Clínica, Esportiva e Funcional, com ênfase em doenças crônicas não transmissíveis, emagrecimento e hipertrofia. “O meu objetivo é auxiliar quem me procura a encontrar o seu caminho único de evolução, que não só traga resultados, como também permita trazer alegria em comer bem, mais consciência e conhecimento para quem me procura. Gosto de escutar as pessoas, do olho no olho, de entender o que cada um busca para, só assim, poder propor uma mudança alimentar que seja viável e realista. Nesse sentido, o Instituto Sponchiado proporciona uma experiência única e agradável, desde a sua estrutura, conforto, cuidado individual e exclusivo com cada indivíduo, como também um grupo de profissionais fundamentais que podem auxiliar meus pacientes nessa caminhada aos resultados”, aponta Rafaela. A profissional realiza consulta nutricional individual e integrativa, análise de composição corporal com bioimpedância e adipômetro e, como novidade para o ano 2021, será oferecido o serviço da Avaliação Metabólica InBody. “Na primeira consulta, vamos conversar bastante, porque quero identificar os hábitos alimentares, rotina, sintomas, possíveis deficiências e alergias alimentares, solicitação e/ou avaliação de exames do paciente. Faço a avaliação física com bioimpedância/ adipômetro para identificar o percentual de gordura e massa muscular, e assim traçar as melhores estratégias. Elaboro plano alimentar na hora da consulta com metas, receitas, orientações nutricionais e, quando necessário, suplementos conforme o objetivo”, finaliza.


FEV 2021

BRUNO PATEL “Formado em medicina desde os 24 anos de idade, adquiri experiência profissional na área de cirurgia geral, onde atuei por 4 anos, no estado do Paraná. Após esse período, já na cidade de São Paulo, dediquei-me à formação e atuação em cirurgia plástica. No último ano, realizei o fellowship em cirurgia da mama no IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), assim como passei a integrar o corpo docente do Instituto Boggio, que oferece cursos na área de cosmiatria - ciência que estuda os cuidados com a pele por meio de procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos, tais como preenchedores, Botox®, peeling, microagulhamento, entre outros”, afirma Dr. Bruno Patel. No Instituto Sponchiado, o profissional realiza atendimentos em cirurgia plástica em procedimentos de contorno corporal (abdominoplastia, lipoaspiração, torsoplastia), cirurgias da mama, cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), correção de tumores de pele e cicatrizes, rinoplastia, cosmiatria (preenchedores, Botox®). “Desde minha vinda, fui muito bem recebido em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, portanto, até o fim do primeiro semestre de 2021, vamos dobrar os horários de atendimento nessas cidades, aumentando também as datas de cirurgia. Espero que, com essa atenção extra, os pacientes possam ser beneficiados, e a cirurgia plástica, bem como a medicina, possam evoluir na região”, aponta.

49 Foto: Tarcy Araújo

LARISSA PINTO MACÊDO Com o intuito de agregar com os atendimentos psicológicos, a psicóloga pós-graduada em teoria cognitivo-comportamental e em avaliação psicológica Larissa Pinto Macêdo também faz parte da equipe do Instituto Sponchiado. “Meu trabalho ajuda pessoas que vivem o dilema do efeito sanfona por conta de uma má relação com a alimentação. Com uma atuação de forma individual, trabalho para que os pacientes percebam as emoções e motivações que fazem com que eles queiram comer determinada comida, assim, ao decorrer das sessões, os pacientes percebem que, nem sempre, precisamos atender a todas as nossas vontades. Além disso, ajudo os pacientes que sofrem com distorção de imagem, transtornos de ansiedade, depressão e demais patologias que se associam ou podem se associar a uma compulsão alimentar”, afirma. Com atuação na área social por três anos, e dois anos na área escolar, a psicóloga trabalha com foco na área cognitivo-comportamental. “A teoria cognitiva comportamental é um modelo de psicoterapia desenvolvida pelo Dr Aron Beck e seus colaboradores. A TCC, como é conhecida, tem começo, meio e fim. Ao longo das sessões, trabalhamos técnicas que ajudarão o paciente a lidar com várias situações do cotidiano e auxilia-ló a ser o seu próprio ‘terapeuta’, melhorando a autoconfiança e autoconhecimento. Um dos grandes diferenciais da TCC é que, comparado a outros tipos de psicoterapias, os resultados são mais rápidos”, finaliza Larissa.


MATÉRIA DE CAPA

50

EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO O ÍS oferece aos seus pacientes o que há de mais novo no quesito tecnologia, contando com equipamentos de última geração e inovadores como scanner intraoral, impressora 3D, raio-x digital, raio-x panorâmico, microscopia endondôntica, laser cirúrgico, REAC neuromodulação, bioimpedância, além de aparelho de ultrassom de última geração, o Voluson E6 BT19 – GE, que oferece excelente qualidade de imagem 2D, 3D/4D e Doppler colorido, espectral e pulsado. Com tecnologia de renderização avançada, o Sistema Voluson E6 oferece imagens 3D/4D com realismo anatômico excepcional, aumentando, desse modo, a confiança no diagnóstico em exames críticos. Além disso, o ÍS conta com o mais moderno laser do mundo Litetouch para cirurgias sem anestesia e remoção de laminados Cerâmicos sem desgaste dentário.“Nossa estrutura é ampla, completa e integrada à tecnologia de ponta para oferecer excelência, segurança e conforto aos nossos pacientes”, afirma Carine. E não é só a tecnologia que merece destaque no Instituto Sponchiado. O trabalho integrado e multidisciplinar é outro fator de garantia à qualidade dos atendimentos prestados, com profissionais qualificados. “Certa vez, uma paciente me procurou porque lhe deram 70 anos, e ela tinha 56. O sorriso dela causava essa impressão. Então, eu trabalhei nesse caso por um ano e meio com o Dr. Walter (ele na parte de implantes e eu na parte de coroa e estética). Depois de finalizado o tratamento, ela se sentiu mais autoconfiante, teve uma maior autoestima. A partir daí, ela emagreceu 20 quilos, fez uma cirurgia plástica e mudou radicalmente de vida. Tudo motivado por um sorriso”, lembra Monique.


FEV 2021

51 Projeto de interiores - Jessica Nunes

Por essa motivação, o Instituto Sponchiado conta com cirurgião dentista, dentista com especialização em reabilitação oral, dentista com especialização multiprofissional, odontopediatra, nutricionista, endocrinologista, ultrassonografia, psicóloga e cirurgião plástico. “Eu abro as portas para o meu paciente fortalecer uma autoestima e uma autoconfiança a partir do sorriso. Naturalmente ele vai buscar outros tratamentos para se sentir melhor. A partir daí, nós buscamos a endocrinologia, a ultrassonografia, a nutrição, a cirurgia plástica e a psicologia (para trabalhar o processo ao longo desse período e superar os medos e traumas). Atualmente, contamos com nove profissionais das áreas de odontologia e medicina para oferecer uma jornada completa ao nosso paciente. Assim, além de sermos expert em reabilitação oral, também visamos a uma odontologia e medicina preventivas, com um olhar pautado na prevenção e diagnóstico precoce de doenças, na saúde oral das gestantes, no pré-natal odontológico e ultrassonográfico e nas doenças de primeira infância”, ressalta Monique.

@institutosponchiado 77 3611.3082 77 99938.5395 Rua Guarujá, n 544, Renato Goncalves, Barreiras-BA


O ESPAÇO Investimento de primeira linha, com tecnologia de ponta e profissionais renomados se agrega ao projeto arquitetônico do Instituto Sponchiado, criado para oferecer uma experiência receptiva, acolhedora e de confiança aos seus pacientes. “Monique e Carine trouxeram uma ideia de clínica muito moderna e integrativa. Usos que se complementam, atendimentos multidisciplinares, profissionais de várias áreas, opções de cursos [...] então, a arquitetura deveria seguir essa mesma linha e expressar o conceito que elas pretendiam criar: algo moderno, aconchegante, acolhedor e novo”, aponta Bruna Andrighetti, arquiteta responsável pelo projeto do Instituto.

52 52

Entre projeto e execução, o Instituto Sponchiado demorou cerca de dois anos para ficar pronto e, finalmente atender, de forma integrada, os pacientes de Barreiras e região. “Num terreno modesto, de 360m², elas queriam fazer uma clínica arrojada, agregando diversos usos, com o maior número possível de ambientes, de modo que todos os espaços fossem amplos, bem iluminados

e ventilados e atendessem as normas técnicas vigentes. Encaixar tudo isso foi o maior desafio. Felizmente, atemporalidade, funcionalidade, linguagem clean, espaços que privilegiam o contato com a natureza e a interação entre os usuários são as principais características do meu trabalho e esse diferencial foi importante para trazer os conceitos que Carine e Monique queriam”, lembra Bruna.


MATÉRIA DE CAPA FEV 2021

Ao final da obra, o projeto superou as expectativas de todos. “O Instituto não tem cara de hospital ou clínica como os demais. A Bruna traduziu todos os nossos desejos criando um espaço funcional, moderno e acolhedor, que passa conforto e confiança não somente aos nossos pacientes, mas também aos nossos colaboradores e profissionais que trabalham conosco nesse ambiente”, ressalta Monique.

53

@brunaandrighettiarquitetura 77 9 9118 6336


54


55

FEV 2021


56


57

FEV 2021


58


59

FEV 2021


Texto: Carol Freitas

Se você precisa dar um upgrade na parte elétrica da sua casa, apartamento ou comércio, você precisa conhecer o trabalho de Jean. Técnico eletricista há 11 anos no mercado, o profissional é referência na área, principalmente com luminárias de alto padrão.

60

Além disso, o técnico eletricista pode te ajudar com sonorização residencial e comercial. Cuidado e atenção aos prazos são essenciais para a entrega de um trabalho bem feito que garante não só a beleza e o padrão na parte elétrica, mas, principalmente, conforto e segurança a você e a sua família. “Todas as pessoas que contratam meu serviço, em primeiro momento, são clientes, mas, com o desenrolar do trabalho, nos tornamos amigos devido a todo o cuidado que tenho para que tudo saia perfeito”, afirma Jean. Agende uma visita e faça um orçamento.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

ELETRICISTA DE ALTO PADRÃO


FEV 2021

LUXO E SOFISTICAÇÃO SEM SAIR DE BARREIRAS Dedicada ao mercado vidreiro, atenta às demandas e solicitações de seu clientes e parceiros, a empresária Elisângela Machado, proprietária da Cristalis, conta com fornecedores estabelecidos nos grandes centros do país, e oferece a Barreiras e região Oeste tudo que há de mais moderno e sofisticado. Conheça um pouco mais:

e profissionais com alto grau de treinamento e profissionalismo. Além disso, temos como diferenciais o requinte, o acabamento de qualidade e prezamos pela pontualidade na entrega dos nossos produtos e serviços.

POR QUE PROCURAR A CRISTALIS PARA ATENDER A PROJETOS SOFISTICADOS?

Gratidão é um sentimento maravilhoso pelo qual podemos expressar o carinho e o prazer por todos nossos clientes e parceiros. Esse sentimento de superar desafios e poder cumprir nossos compromissos juntos aos nossos clientes é muito gratificante e ele só e possível devido a uma equipe extremamente comprometida com o trabalho, com a empresa e com cada cliente, que é a razão de nossa existência.

Quando o cliente busca a Cristalis, traz consigo as expectativas da realização de um sonho e nós adequamos suas necessidades com intuito de buscar a aproximação da expectativa com a realidade. O cliente vem por meio de indicação de outros clientes satisfeitos e ou por profissionais que buscam a excelência na execução dos seus projetos idealizados. Para isso, contamos com equipe qualificada e comprometida com a realização dos sonhos e anseios dos nossos clientes ampliando com clareza as ideias e projetos. QUAIS OS DIFERENCIAIS DA CRISTALIS? Com uma cultura de trabalho a longo prazo, que gerou um relacionamento de cooperação muito grande com nossos fornecedores e parceiros, a Cristalis se especializou em fornecer produtos diferenciados, atendimento personalizado

Foto: Iagor Manfredini

Fotos: Marcos Reis

COMO RESUMIR OS 15 ANOS DA CRISTALIS NO MERCADO?

A BUSCA DO OURO A busca por tons dourados surge como tendência em diversos ambientes como sinônimo de luxo e glamour sem deixar de lado o bom gosto e conforto. Esse é o mais novo desafio proposto à Cristalis, que tem como principais diferenciais a diversidade de produtos assinados por grandes designers e marcas já consolidadas e reconhecidas em todo mercado. Desse modo, a loja garante projetos executados com extremo êxito em diversas obras.

Rua Dom Pedro II, número 619 Renato Gonçalves 77 3611-5158/3612-3121 @cristalisdesign

61


Arquitetura

Projetos com requinte e sofisticação

62


FEV 2021 Foto: JoĂŁo Menna

Projeto realizado por Jessica Nunes, em parceria com a arquiteta Laryssa Barcia www.jessicanunes.com.br

63


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

DESPERTE A SUA MELHOR VERSÃO A sua melhor versão aparece quando você se arrisca e permite se descobrir, deixando de ser vítima das circunstâncias da vida e tornando-se protagonista da sua própria história.

nidade de despertar novos sonhos pessoais e profissionais, de sermos melhores hoje do que fomos ontem. Para isso, precisamos ser intencionais em nossas ações para colhermos novos resultados.

E o início de um novo ano nos abre a oportu-

E isso não vai funcionar se compartilharmos

64

dos versos da canção de Zeca Pagodinho, que diz “deixe a vida me levar”, mas assumindo o controle da sua vida e despertando o que há de melhor em você. Como fazer isso? Como despertar o melhor que há em mim?

PARE DE PROCRASTINAR SE COMPROMETA COM VOCÊ MESMO

1 3

Quantas tarefas, projetos, sonhos são adiadas para depois? Certamente, em algum momento da sua vida, isso já aconteceu. Acredito que todos nós já passamos por isso... O importante é ter cuidado para a procrastinação não se tornar um comportamento, pois quando isso ocorre e se torna constante, são vários os efeitos nas diversas áreas da vida, como profissional, relacionamentos e família, infelizmente, gerando impactos negativos. Então, não deixe para amanhã aquilo que pode ser feito hoje!

ESTABELEÇA METAS Estabelecer as metas é fundamental para te ajudar a esclarecer os passos a serem tomados e monitorar o seu progresso na caminhada da sua melhor versão, tornando claro o que deseja ser e o que deseja alcançar. Em vez de focar no que ficou para trás ou se preocupar com o futuro, volte o seu olhar para o hoje, pois as metas são um fator importante para que você realize os seus sonhos.

E aí, pronto para viver a melhor versão de si mesmo? O caminho para despertar o melhor de si mesmo pode não ser o mais fácil do mundo, se você está disposto a superar os desafios sem pretextos e desculpas, alcançará sua melhor versão. Nesta caminhada, o que fará a diferença entre ter sucesso ou não será a sua ATITUDE! Vanessa Viana

2 4

Muitas pessoas são “experts” em se “pré-ocupar” com tudo e todos - menos com si próprio. Dessa forma, os dias vão passando e, quando se dão conta, o tempo passou! E, para conhecer a sua melhor versão, é preciso voltar o olhar para si, buscando aprender algo novo a cada dia, superando os medos e desafios, não abrir mão de seus sonhos e objetivos, mas se comprometendo em realizá-los, por mais árduo que seja o caminho.

NÃO DESISTA O esforço e a persistência fazem parte de toda conquista. Sabe qual é o problema das pessoas que desistem? Nunca chegam a lugar algum! Elas desistem nos primeiros obstáculos... Não entendem que existe um processo e que, neste processo, as dificuldades virão, e que desistir não é uma opção.


PROJETOS COMPLEMENTARES PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

FEV 2021

CERRADO ENGENHARIA:

Conceituada no mercado da construção civil, a Cerrado Engenharia, hoje, conta, em seu portfólio, com o mais novo empreendimento da cidade: o City House. O prédio terá os projetos elétrico, hidráulico, sanitário, segurança (PPCI) e comunicação elaborados pela equipe técnica da Cerrado Engenharia.

“Ao longo dos sete anos de experiência em execução de obras e projetos, elaborar os projetos do City House, o mais novo empreendimento da Solare Construtora, nos trouxe, além dos desafios, a certeza de que estamos fazendo um trabalho coerente e de qualidade.” Jader Luiz, engenheiro civil responsável técnico da Cerrado Engenharia.

65

77 9 8828-0577 @cerrado_engenharia contato@cerradoengenharia.com


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

66

UM NOVO JEITO DE MORAR Sempre que pensamos em “condomínio vertical”, ou seja, em condomínio de edifícios, temos em nossa mente a imagem de uma comunidade com muitas reclamações, muita confusão, apartamentos pequenos e sem áreas externas para poder viver um pouco em ambiente aberto. Porém, hoje, a nova tipologia de condomínios que se multiplica no mercado são os condomínios clube, onde as pessoas podem desfrutar de muitos espaços ao ar livre, os quais propiciam qualidade de vida aos moradores, já que todos os equipamentos de lazer e convívo estão situados nas áreas internas dos condomínios, totalmente cobertas pelas equipes de segurança.


FEV 2021 O Life Park Condomínio Clube, projetado pelo Arquiteto Raphael Sangalli e edificado pela Nexgroup Construtora e Incorporadora, na cidade de Canoas - RS, foi um marco para a cidade. Além de trazer este novo estilo de morar para a cidade, ainda trouxe grandes transformações para o bairro onde se situa. O projeto contou com alargamento de avenidas, ampliação do Parque Capão do Corvo, criação de ciclovia, enfim, uma reestruturação do entorno do empreendimento, todas essas, exigências do município como contrapartida para liberação da construção. Quadras esportivas, piscina, salões de festa temáticos, playground infantil para diversas faixas etárias, áreas de praça internas, pista de caminhada, e mais inúmeros espaços que somam ao todo 82 espaços de lazer, estão presentes no Life Park. Na busca por melhor qualidade de vida, tranquilidade para criar os filhos com segurança, áreas amplas para convívio, o novo formato de condomínio começa a se popularizar pelas cidades e se torna sucesso de vendas.

ARQUITETURA

raphasangalli@gmail.com (77) 98164 1227 @sangalli_arquitetura

67


BODYTALK – TERAPIA PARA DORES FÍSICAS E EMOCIONAIS Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

A Saúde pode ser vista como o potencial de uma bela sinfonia gerada por consciência – uma certa qualidade irredutível do SER. O nosso corpo sente tudo que passamos no cotidiano, seja no âmbito físico ou mental/emocional. Algumas doenças podem surgir pela falta de comunicação entre seus órgãos, células e emoções. Os SINAIS e SINTOMAS são meios que a CONSCIÊNCIA utiliza para se comunicar e mostrar que algo não está seguindo em ordem natural. Escutar o seu corpo e aprender a diminuir as resistências, equilibrar o que está distorcido e seguir o fluxo natural é viver de forma orgânica, autêntica e saudável. Por vezes, perdemos tempo com dores, intoxicações, infecções, desconfortos, baixa energia ou stress desnecessário. Sim, existem recursos práticos e que funcionam para facilitar (demais) a nossa VIDA. O Sistema Bodytalk, uma abordagem de medicina energética integral, eficaz, não invasiva e segura, auxilia o equilíbrio, a integração e sincronia do sistema e partes do corpo, facilitando assim a função NATURAL do seu corpo de estar em homeostase, vivendo de forma saudável.

68

Uma saúde comprometida sugere que a habilidade inata, natural do corpo de curar-se e manter esse estado de sincronia interna, encontra-se deficiente, devido aos desequilíbrios causados pelo estress da vida cotidiana. Quando submetidos a stresses constantes, o cérebro não mais funciona como deveria. Quando há uma exigência maior do nosso corpo-mente, existe em nós um mecanismo que faz com que o cérebro “se desligue”. O nosso SER humano fica esquecido, e passamos a nos comportar como sobre-humanos, super-heróis. Muitas vezes o resultado disso é a irritabilidade, dores e, em médio e longo prazo, a insensibilidade, insônia, dor crônica, doenças degenerativas, imunossupressão. Estabelece-se um desconforto para o indivíduo sem uma causa aparente. Quando usamos o Bodytalk, observamos mudanças, transformações rápidas, como, por exemplo, uma criança hiperativa se acalma, dores desaparecem, o sono é reestabelecido e a digestão torna-se mais fácil. As técnicas de Bodytalk ativam imediatamente o corpo para que uma resposta de cura seja iniciada no organismo. É uma técnica executada por meio de toque leves, estimulações ou toques suaves, para facilitar a comunicação e as ligações necessárias para o armazenamento das mudanças realizadas. O corpo responde com equilíbrio aos estímulos, de forma que seja auxiliado o restabelecimento da saúde. Na minha prática, uso essa ferramenta para auxiliar meus pacientes em seus processos de restabelecimento do estado de saúde, potencializando o resultado de outras intervenções (medicina alopática ou complementar), e eu mesma ainda me surpreendo com o resultado, o que me encoraja a compartilhar algo que ajuda tanto as pessoas.


FEV 2021

Uma família dedicada ao cuidado de sua

família.

COLETA DOMICILIAR Com a coleta domiciliar, poderá solicitar que o laboratório vá até você! Com 69 conforto do seu lar, não precisará se deslocar até o laboratório para realizar seus exames.

RESULTADOS RÁPIDOS Priorizamos os resultados a serem entregues, onde a maioria deles, conseguimos no mesmo dia!

PARCERIA COM GRANDES LABORATÓRIOS Todos os exames terceirizados são enviados para laboratórios parceiros com extrema qualidade e reconhecidos pelos maiores programas e certificações de qualidade do país.

Matriz:

Posto de Coleta:

In Vitro Laboratório de Análises Clínicas Ltda: Rua Café Filho, 210, Primavera, Barreiras-BA, 47803-100

Edifício Charrua: Tv. Cel. Magno, 1.121, Centro, Barreiras-BA

(77) 3611-6680

(77) 3612-8376

in_vitro.brrs


O MICROSCÓPIO OPERATÓRIO NA ENDODONTIA O uso do Microscópio Operatório no tratamento de canal permite expressivas vantagens, desde o diagnóstico até o ato operatório, abrindo assim novas perspectivas de tratamento e, principalmente, de prognóstico. Ampliando a visão do campo operatório, o endodontista é capaz de diminuir riscos de causar acidentes durante o tratamento, como por exemplo o desgaste acentuado desnecessário.

completa das raízes; e microcirurgias parendodônticas.

A Endodontia é a área da Odontologia que mais se beneficiou com a introdução da Magnificação (microscópio operatório). Essa tecnologia está sendo rapidamente incorporada ao cotidiano do profissional que busca oferecer um tratamento de excelência aos pacientes e comunidade odontológica em geral.

As vantagens são inúmeras: precisão na localização de canais extras, acessórios, achatados e calcificados; limpeza de áreas que não são visualizadas a olho nu (istmos, polos); remoção de núcleos e pinos intracanais e de instrumentos fraturados; tratamento de perfuração iatrogênica; dentes com reabsorções e formação in-

Atualmente, os endodontistas que possuem esta ferramenta tecnológica são capazes de resolver casos clínicos e salvar dentes que antes eram indicados à extração, maximizando os índices de sucesso na Endodontia.

Por último, e não menos importante, o Microscópio Operatório é uma poderosa ferramenta de comunicação com o paciente, pois é capaz de visualizar as imagens do tratamento. Assim, tanto paciente quanto dentista têm uma real compreensão do procedimento que está sendo executado.

Em Barreiras, os endodontistas Hugo Bastos e Iãçama Dourado são pioneiros e referências nessa área. Possuem essa e outras tecnologias com o objetivo de oferecer uma Endodontia de Excelência.

Foto: Iagor Manfredini

70

A Clínica Odontológica é, muitas vezes, considerada um trabalho artesanal que requer uma dedicação minuciosa devido às estruturas em que o dentista trabalha: os dentes e os tecidos que os envolvem. Por serem repletos de pequenos detalhes, é imprescindível uma visão apurada por parte do operador. Por conta disso, a Magnificação do campo operatório foi sempre um objetivo almejado na Odontologia.

Endodontia Microscópica e Cirúrgica Oral Clin - Odontologia Integrada Barreiras - BA 77 3611-6094 / 99129-8859

Endodontia microscópica especializada Rua Capitão Manoel Miranda, 822, Sala 305, 2º andar, Barreiras -BA 77 9 8115-6965 / 77 3611-2725


71

FEV 2021


Quem nunca parou para pensar: qual o meu lugar no mundo? Se eu não existisse, faria diferença? Que lugar eu ocupo (e o que faço) com minhas convicções, dúvidas e ações? Sim, aquele momento existencial, muitas vezes, divisor de águas no curso da vida.

Sirva-se do “meu” para pensar e se apropriar do “seu” lugar no mundo. Mundo interno ou externo? Ambos estão interligados. Seu interior, seja o lado consciente ou sombrio, revela-se a cada ato, voz e silêncio, mistura-se ao que é externo e volta para você, numa construção sem fim dos dois mundos. Dar-se conta desse lugar pode fazer a diferença para sua realização, seu equilíbrio e bem-estar, para seu autoconhecimento, suas conquistas, sua saúde mental.

72

Muitas pessoas sentem-se perdidas, com um vazio emocional e existencial, nada é suficiente, as coisas e pessoas não fazem sentido ou não têm valor, incluindo elas mesmas. Vão catando o que encontram pela frente, no caminho que a vida apresenta e com o que seus viventes e acontecimentos decidem. Sem sentido, sem escolhas, sem consciência, sem desejo aparente, sem objetivos, com o peso da insatisfação, da lamúria, da infelicidade e, muitas vezes, do adoecimento. Como na popular Lei do caminhão de lixo, pessoas andam por aí carregadas de lixo (frustrações, raiva, rancor, traumas), acumulando sempre mais, precisando descarregar. Você aceita o lixo delas ou simplesmente recusa e segue em frente? Você aceita o lugar delas no mundo ou sabe qual é o seu, com tudo que lhe pertence? Reconheça o que é seu e não tome o lixo alheio para você, nem saia descarregando esse lixo em outros lugares. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar. Seu lugar no mundo começa dentro de você. É secreto e só seu. Precisa ser descoberto, construído, conquistado. Não é gratuito. Ele pode estar cheio de coisas bobas, misteriosas, interrogações e certezas, de prazer e dor, de orgulho e vergonha. Mas, nele, você pode ser livre, é onde você pode ser quem quiser. Ao descobrir esse lugar, expanda-o para seu mundo exterior, e seja você na sua essência verdadeira. Seu lugar no mundo pode ser onde você está, o melhor lugar!

Patrícia Teubner Psicóloga CRP 03/02616 Psicoterapia psicanalítica presencial e online Centro Médico. Rua Guadalajara, 176, 2º andar. Centro, Barreiras-BA. (77) 9.9967-5020 @patriciateubnerpsicologa

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

MEU LUGAR NO MUNDO


FEV 2021 Foto: Iagor Manfredini

AS DORES DE CABEÇA E O BRUXISMO 73

Sabe aquela sensação de acordar com o “rosto cansado” e, após os primeiros minutos, vem aquela dor de cabeça? Sabia que essa dor de cabeça pode estar associada ao Bruxismo e à DTM (Disfunção Temporomandibular)?

cabeça é consequência de uma outra doença, como no caso da associada à DTM. Com o correto diagnóstico e tratamento adequado do Bruxismo e da DTM, se consegue melhora significativa também na dor de cabeça.

A cefaleia (dor de cabeça) está entre os sintomas mais relatados pelos pacientes com Bruxismo e DTM e se caracteriza por uma dor em pressão ou aperto, normalmente localizada na região lateral da cabeça de um dos lados e está mais comumente associada à DTM do tipo muscular.

Entretanto, existem os casos em que uma associação de cefaleia primária, como a enxaqueca, e a DTM estão presentes. Nesses casos, uma condição pode piorar a intensidade e frequência da outra. O tratamento correto da DTM não cura a enxaqueca, porém se observa uma melhora das crises.

É importante esclarecer que nem toda dor de cabeça está associada à DTM. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, existem mais de 200 tipos de dor de cabeça e as mais comuns são as primárias, quando a dor de cabeça em si é a própria doença. Como exemplo de cefaleia primária temos a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional. Já nas cefaleias secundárias, a dor de

É importante que todos estes casos tenham uma abordagem conjunta entre cirurgião-dentista e neurologista visando ao completo diagnóstico de todas essas condições para que se obtenham os melhores resultados, devolvendo qualidade de vida aos pacientes. Se você suspeita que é portador de Bruxismo ou DTM, procure um cirurgião-dentista.


LITE TOUCH: O LASER, QUE É NOVIDADE, CHEGA EM BARREIRAS Texto: Carol Freitas

A novidade é que, agora, você conta com a mais nova tecnologia em laser na Thailla Clínica Odontológica. O laser de Er: YAG Lite Touch tem um nome difícil, mas é um facilitador em diversos tratamentos odontológicos. “Com tecnologia de Israel, esse laser tem a capacidade de remover cárie dental em 90% dos casos sem anestesia, sem vibração, sem dor e com alto poder de descontaminação bacteriana na dentina, nas bolsas periodontais e tratamentos endodônticos, tudo isso graças a sua tecnologia que fornece a energia laser diretamente ao tecido alvo, maximizando as suas capacidades de corte”, afirma Thailla.

74

Esse é um dos primeiros recursos tecnológicos que atua em tecido duro e tecido mole para corte, sem gerar aquecimento e danos aos tecidos próximos à área de implantação, por isso, é considerada uma terapia minimamente invasiva, além de acelerar o processo de

cicatrização, diminuir o sangramento em cirurgias e reduzir o tempo de procedimento, apresentando uma maior aceitação dos pacientes ao tratamento odontológico. Dentre as várias indicações clínicas, o laser também pode ser utilizado na odontologia estética. “Ele consegue remover facetas de porcelana rapidamente e sem trauma ao paciente. O laser tem sido clinicamente comprovado em muitas publicações e artigos revisados para o tratamento de aplicações em Odontologia Estética, Endodontia, Implantodontia, Periodontia, Odontologia Pediátrica, Odontologia Restauradora, Patologia Oral e Cirurgia Maxilo-facial. Além disso, ele pode ser usado em todas as idades, não há contraindicação. Também contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada e que está em constante aperfeiçoamento para melhor te atender”, finaliza Thailla.

Rua Antônio Lopes de Menezes, 62, São Desidério - BA 77 9 9978-3653 Rua Professor Guiomar Porto, 135, Ed. San Rafael, 1º Andar, Sala 01, Barreiras - BA 77 3611-0596 / 77 9 98106485


TENHO UM NÓDULO EM MINHA TIREOIDE. E AGORA?

FEV 2021

Foto: Iagor Manfredini

75

Geralmente o nódulo é percebido ao acaso por familiares que observam aumento de volume no seu pescoço ou pelo seu médico em consulta de rotina por outras razões. Ao notá-lo, primeiramente, tenha calma! Esta é uma patologia relativamente comum e acomete cerca de 10% da população adulta, mas apenas 5 a 10% dos casos são malignos. O médico responsável pelo tratamento de doenças tireoidianas é o endocrinologista. E você deve ter mais pressa para ser avaliada nas seguintes situações: °Percepção de crescimento rápido do nódulo; °Nódulos endurecidos e fixos; °Idosos e pacientes do sexo masculino; °Pacientes que receberam radioterapia na região de cabeça e pescoço; °História familiar de câncer de tireoide ou neoplasia endócrina múltipla; °Presença de adenomegalia regional (linfonodos no pescoço); Na sua avaliação endocrinológica, serão realizados exames complementares para melhor avaliação do nódulo de acordo com cada

caso. Dentre eles, dosagem de hormônios tireoidianos, ultrassonografia, PAAF (punção aspirativa por agulha fina), ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia da tireoide. Com esses resultados disponíveis, medidas podem ser tomadas, levando em consideração principalmente o resultado da PAAF quando essa for realizada. Nódulos muito pequenos ou com características de baixíssimo risco de malignidade não são puncionados. Em caso de malignidade, será indicado cirurgia (tireoidectomia). Se a citologia for benigna, geralmente a conduta é acompanhamento clínico em intervalos regulares. Entretanto, mesmo em caso de benignidade, caso o nódulo cause desconforto ao paciente (dificuldade para engolir, respirar ou incômodo estético), podemos também indicar tratamento cirúrgico ou escleroterapia (em caso de lesões predominantemente císticas) com excelentes resultados. Medicações podem ser prescritas em caso de alterações hormonais associadas.


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

76

Rua 26 de Maio, 533, Centro, Barreiras - BA Av. JK, 3563, Edifício Torre 11, Sala 11A, Luís Eduardo Magalhães - BA (77) 3611 0789/(77) 3628 6453


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

FEV 2021

FADIGA DE ADRENAL NÃO EXISTE

Se você recebeu o diagnóstico de fadiga da adrenal, desconfie, pois tal diagnóstico não existe. Esse termo é utilizado por alguns profissionais para justificar erroneamente as queixas frequentes de cansaços crônicos, indisposição, fraqueza, dificuldade em acordar pela manhã, entre outros. Todos esses sinais e sintomas são inespecíficos e estão associados a diversas doenças e/ou estilo de vida atual. A principal causa de fadiga é a relacionada ao estilo de vida, seja por alimentação irregular, sedentarismo, obesidade, estresse do cotidiano ou sono irregular. Entretanto, não podemos deixar de afirmar que existem sim, doenças das glândulas suprarrenais, as quais cursam com insuficiência adrenal, porém são raras e graves, e requerem tratamento específico, bem como acompanhamento com endocrinologista. Antes de colocar a adrenal como a principal causa de “fadiga”, é de suma importância uma avaliação médica minunciosa, caracterização do quadro, investigação clínica e laboratorial adequada. Os defensores da “fadiga adrenal”, eventualmente, recomendam a “reposição de hormônio adrenal” (hidrocortisona, prednisona, prednisolona e dexametasona), principalmente através de fórmulas manipuladas. De fato, inicialmente, o uso do corticoide pode melhorar alguns sintomas e sensação transitória de bem-estar e energia, lembrando que tal medicação tem efeito analgésico, imunossupressor, e faz com que o paciente acredite que encontrou o problema. Todavia, sabemos que não é a causa-base e que, a longo prazo, o uso indevido de corticoide leva a uma série de problemas graves, mesmo em baixas doses, como aumento da pressão arterial sistêmica, ganho de peso, aumento da glicose no sangue, alterações no humor (como depressão e/ou ansiedade), redução na massa óssea (osteoporose), entre outros. Além disso, o uso prolongado dessas medicações pode, inclusive, atrapalhar o funcionamento adequado das próprias adrenais em longo prazo. Portanto, se você usa corticoide, deve haver um diagnóstico que justifique o uso. Caso contrário, deve ser reavaliado o medicamento em uso e o diagnóstico. Lembre-se que não existe fadiga adrenal e não há justificava do uso de qualquer tipo de corticoide.

77


UMA RESPOSTA À CULPA

Foto: Iagor Manfredini

A logoterapia proporciona a coragem de deixar a culpa como culpa, não no sentido de acusação e repreensão, mas como oportunidade para uma nova reflexão sobre as possibilidades positivas de uma mudança de atitude e para oportunizar o amadurecimento pessoal” (XAUSA, 2019). Nestes 17 anos de psicologia, uma das queixas mais comuns é a culpa. Não raro, as pessoas trazem a dor de não terem elaborado bem algo que fizeram ou deixaram de fazer. Numa definição simples, a culpa pode ser traduzida pela responsabilidade que se tem por algum dano causado a alguém. É uma das garantias que temos na vida e está presente não apenas nas nossas autoavaliações sobre a existência, mas também nos conflitos que vivemos. Os relatos mais comuns são a procrastinação, a mentira e as traições. Todo mal-estar está concentrado em um passado que gerou uma dor no presente e que costuma paralisar as pessoas, prejudicando o futuro.

78

A partir das muitas histórias que ouço, dos processos que conduzo e dos estudos sobre o desenvolvimento humano, cheguei à conclusão de que é necessário elaborar uma forma de extrair algum sentido na culpa. Isso pode ser feito quando a nossa liberdade é reconhecida. Fazemos escolhas porque somos livres e sabemos que podemos decidir mais outras tantas vezes. A saída, não para se livrar da culpa, mas para lhe dar algum valor, reside na responsabilidade assumida ao reparar o dano e nos tornarmos pessoas melhores. Uma dica é pensar que a culpa é uma pessoa que sempre nos visita e que nos pergunta: o que você vai fazer comigo? Que possamos estar motivados a mudar e a crescer por uma vida para além de nós mesmos. E isso só é possível quando aceitamos nossas as culpas e dores geradas pelos nossos atos e nos empenhamos num reparo ao estrago. Quem é você depois da culpa?

Av. ACM 670 - Sandra Regina, Edifício Indusmaq, Sala 203, 47802-147 Barreiras - BA (77) 99970 5331 /licialedsspsicologia


FEV 2021

TIRE AS SUAS DÚVIDAS SOBRE A LIPO ENZIMÁTICA Perder gordura é o desejo de grande parte da população brasileira. Não é à toa que os procedimentos estéticos para realçar o bem-estar e autoestima das pessoas não param de crescer, principalmente, os que não necessitam de intervenção cirúrgica. Entre eles, destaca-se a lipo enzimática. Você já ouviu falar? O que é a lipo enzimática? Um procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de enzimas que destroem a gordura corporal. As substâncias aplicadas são selecionadas de acordo com cada paciente e o foco de ação. Além disso, é necessário um período de 24 horas sem atividade física após o procedimento (após esse período, as atividades físicas podem ser retomadas normalmente). Em qual parte do corpo posso fazer a lipo enzimática? Muitas regiões respondem bem ao procedimento, mas, as mais comuns são: abdômen, culote, flancos (costas), papada, abaixo dos glúteos (entre o posterior da coxa e bumbum). Como a lipo enzimática funciona? As aplicações podem ocorrer de duas maneiras: intramuscular ou subcutânea. A primeira é indicada para quem deseja um emagrecimento geral. Seu objetivo é estimular o metabolismo e acelerar a perda de gordura corporal. Já a subcutânea é para perda de gordura localizada, e é aplicada na área a ser tratada. Após o tratamento, a região pode apresentar inchaço, hematomas e nódulos. Essas reações são comuns e não exigem maiores preocupações. No entanto, caso não desapareçam em duas semanas, o profissional deve ser procurado novamente.

79

Quais os riscos da lipo enzimática? Como todo procedimento estético, antes de fazer uma lipo enzimática, é preciso uma avaliação. A técnica é segura, mas possui contraindicações como: pessoas com doenças autoimunes, doenças de pele, alérgicas às enzimas, gestantes e lactantes de amamentação exclusiva.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Onde realizar o procedimento? A lipo enzimática pode ser realizada em clínicas dermatológicas e estéticas, sempre com a supervisão de um responsável técnico habilitado. Apesar de simples, é necessário que o aplicador tenha a técnica necessária para que o tratamento seja efetivo. Saber analisar o quadro do paciente, assim como escolher as enzimas corretas e onde aplicá-las, somente um especialista pode fazer. Se você deseja esclarecer dúvidas a respeito da lipo enzimática, entre em contato. Será um prazer atendê-lo e realizar seu tratamento.

77 3611-6968 62 99981-2194 @mariaeduardadorea Rua Aníbal Alves Barbosa, 419, sala 203, centro. Barreiras-Bahia

Maria Eduarda Dorea Farmacêutica bioquímica especialista em Farmácia Estética


COMO FUNCIONA O BIOMAGNETISMO? Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

As sessões de Terapia de Biomagnetismo atuam no bom funcionamento das células do corpo para auxiliar no equilíbrio energético como dissonância e do pH ( potencial de hidrogênio), com o objetivo de auxiliar na eliminação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Em tecidos e órgãos sadios, o pH é neutro. Quando esse pH se torna ácido ou alcalino, o ambiente fica propício para a sobrevida de agentes patógenos e que potencializam as mais variadas doenças. “O PH é o potencial de hidrogênio, ou seja: o grau de acidez ou alcalinidade que contém na água. Como o nosso corpo possui 70% de água, o biomagnetismo ajuda o organismo a recuperar seu equilíbrio (homeostase). Essa técnica se utiliza de campos magnéticos gerados por esses ímãs”, explica O terapeuta Joziel da S. Cruz. O impacto magnético produzido pela aplicação dos imãs faz com que os patógenos sucumbam, facilitando a recuperação de diversos desequilíbrios e restabelecendo a saúde. São ímãs de cargas positivas e negativas que têm a finalidade de nivelar esse pH. “ O feito que conseguimos com essa técnica é o ajuste do equilíbrio interno do organismo e, com isso, o alívio dos sintomas”, diz.

80

QUAL É A ORIGEM DO BIOMAGNETISMO? O primeiro cientista a estudar o efeito do magnetismo sobre os sistemas vivos foi o americano Albert Rou Davis, no período de 1930. Alguns tempo depois, Walter C Rawls Jr -, a partir de experimentos sobre a influência do ímã no sistema biológico, patenteou o método de rastreamento e diagnóstico de algumas doenças. Na década de 1970, Dr. Richard Gerber, cientista da NASA, percebeu que os astronautas apresentavam um encurtamento passageiro da perna direita após regressarem de suas missões no espaço. A partir disso, intensificou suas pesquisas e descobriu que seria possível corrigir as alterações ao expor esses astronautas a um campo magnético. “Acredite: hoje, a cada 5 pessoas, 2 encontram-se com este fenômeno sem ir ao espaço”. Estamos vivendo a síndrome da escassez magnética. No fim da década de 1980, os estudos aprofundados de Isaac Goiz Duran sobre os princípios do magnetismo e biomagnetismo deram origem à técnica. O fenômeno da perna curta foi um ponto que Goiz deu o seu próprio nome (o par de Goiz) por inúmeros problemas que causa. Hoje, a técnica é difundida em países como México, Chile, Equador, Argentina, Itália, Portugal, Espanha e agora conhecida nos Estados Unidos e também no Brasil. APLICAÇÕES DO BIOMAGNETISMO O biomagnetismo é um método preventivo que busca o equilíbrio bioenergético celular. É uma terapia não invasiva, que pode ser utilizada de forma simultânea com tratamentos alopáticos tradicionais. Este sistema alternativo não se contrapõe a outros métodos terapêuticos. “É uma prática integrativa e complementar de saúde e auxilia no combate de dores e inflamações, estimula a circulação sanguínea e oxigena os tecidos”, acrescenta Joziel da S. Cruz , Terapeuta Biomagnetista CNT 74.207/BA.

Rua José Bonifácio, 79, Centro de Barreiras – BA


FEV 2021

Prevenção é autocuidado! Que em 2021 seja essa a sua prioridade. Procure atendimento multiprofissional para cuidar da sua saúde.

Atendimento profissional e humanizado são os pilares do Instituto Médico, que há 20 anos dispõe do que há de mais moderno e tecnológico para cuidar da sua saúde e da sua família.

Dr Paulo Henrique Urologista - CRM - 11025 Dr Glauber Paraizo Urologista - CRM - 13973 Sabrinne Pereira Mota Psicóloga Clínica e Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica - CRP - 03/21864 Drª Maria Goreti Nutricionista Clínica e Esportiva - CRN - 5-6699 Drª Fernanda Vasconcelos Clínica Médica/Nutróloga RQE 19592/RQE 19593/CRM 36203 Drª Dirce Brandão Fisioterapeuta Pélvica CREFITO - 157768F Geilza Paraizo Psicóloga e Terapeuta Sexual CRP - 036652 Drª Michele Walker Dermatologia - CRM - 30.931 BA Dr. Ageu Valverde Cir. Geral e Aparelho Digestivo RQE 19189 RQE 19590 CRM 18810

81


Foto: Iagor Manfredini

82

Dr. Ageu Valverde Médico CRM- BA 18801 Cirurgião Geral RQE 19590 Cirurgião do Ap Digestivo RQE 19589 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

DOENÇA DO REFLUXO A doença do refluxo gastroesofágico ocorre em 10 a 20% dos adultos. Ela é caracterizada pelo funcionamento inadequado de um músculo chamado esfíncter esofagiano inferior, localizado entre o final do esôfago e o estômago. Esse músculo é responsável por impedir que o conteúdo do estômago retorne ao esôfago. O esôfago não é preparado para receber o líquido ácido do estômago, gerando vários problemas: esofagite (irritação da parede do esôfago), que nos graus mais intensos pode gerar até sangramento digestivo, pneumonia aspirativa (o líquido gástrico vai para os pulmões), câncer de esôfago (quando esse refluxo persiste por vários anos sem tratamento). Esse problema pode se manisfestar atra-

vés de sintomas de azia/queimação, dor de garganta, gosto amargo na boca, entre outros. Essa doença é agravada pela obesidade, alimentos gordurosos, bebidas cafeinadas e gasosas (principalmente refrigerantes), álcool, tabagismo e certos tipos de medicamentos. O diagnóstico é confirmado por exames de endoscopia digestiva alta, phmetria e manometria esofágica. O tratamento envolve mudanças de hábitos, dietas, medicações e, em certos casos, a cirugia para o tratamento do refluxo, sendo a modalidade videolaparoscópica a mais indicada, devido à menor invasão. Procure sempre o especialista gastro clínico ou cirurgião.

Instituto Médico de Barreiras Elo Medical (Santa Maria da Vitória) Edifício Três Poderes, 1 andar, sala 106 (Luís Eduardo Magalhaes) Hospital Central Ortoclinica Telefones: 77 3611-7165 77 99918-7165 77 99974-3937 77 99906-9009 institutoqualitte@gmail.com @ageuvalverde Ageu Valverde


REMÉDIOS PARA

FEV 2021

Foto: Iagor Manfredini

EMAGRECER Existem vários tipos de remédios para emagrecer, com diversos mecanismos de ação e múltiplas possibilidades de combinação para ajudar na perda de peso. Uma vez analisados cada caso, história clínica, exame físico e avaliação metabólica (exames), precisamos definir qual medicação se encaixa melhor em cada caso. Algumas auxiliam no tratamento para ansiedade, compulsão alimentar, ajudando os beliscadores; outras medicações atuam inibindo o centro hipotalâmico da fome, aumentando, inclusive, o gasto energético; já outros remédios estimulam o centro cerebral da saciedade, deixando o paciente mais satisfeito com menos comida do que ele está habituado; outros atuam lentificando o trânsito intestinal, aumentando o intervalo entre as refeições e também a saciedade; por último, uma outra classe reduz a absorção da gordura ingerida (que vai ser perdida nas fezes), educando sobre quais alimentos são mais gordurosos.

83

O leque terapêutico é grande e deve ser escolhido com muita ponderação e responsabilidade; e como qualquer doença crônica, é necessário uso a longo prazo, contínuo.

Dra. Fernanda Vasconcelos Nutróloga RQE 19593 Médica CRM-BA 36203 Clínica Médica RQE 19592 Pós-graduada em Medicina do Esporte

@fer_vasconceloss Fernanda Vasconcelos Instituto Médico de Barreiras Elo Medical (Santa Maria da Vitória) Edifício Três Poderes, 1 andar, sala 106 (Luís Eduardo Magalhães) Hospital Central Ortoclinica 77 3611-7165 77 99918-7165 77 99974-3937 77 99906-9009


Foto: Iagor Manfredini

84

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA ESPECIALIZADA NO PÓS-CIRÚRGICO As abordagens cirúrgicas vêm passando por constantes atualizações e o suporte no pós-operatório vem acompanhando essa evolução. A Abordagem Fisioterapêutica Especializada é composta por um plano terapêutico específico para cada paciente. Esse trabalho é baseado nas formações de referências e voltado ao pós-operatório, que se aplica desde a consulta pré-operatória, sendo um fator importante para conscientizar e orientar nossos pacientes quanto ao pós-operatório. O tratamento fisioterapêutico sempre será personalizado de acordo com as in-

dividualidades de cada paciente, levando em consideração o procedimento cirúrgico realizado e as condições apresentadas no pós-operatório, não se resumindo apenas a uma técnica isolada como, por exemplo, a drenagem linfática manual. Nosso arsenal terapêutico é amplo e conta com experiência clínica e recursos que minimizam os efeitos inflamatórios de um pós-cirúrgico, como a aplicação de Taping linfático e de contenção na abordagem imediata (intraoperatório); acessórios cirúrgicos de alta performance; alta tecnologia, como a fotobiomodulação no trabalho preventivo de possíveis intercorrências e complicações; drenagem linfáti-

ca manual; terapia manual; cinesioterapia, exercícios respiratórios e a Metodologia de Aceleração Cicatricial M.A.C. Essa parceria entre a Drª Mara Alessandra e a Drª Joyce Elias nasceu do amor em comum pela fisioterapia dermatofuncional voltada ao reparo tecidual. A nossa missão é promover um pós-operatório de qualidade, como menor número de sessões, oferecendo o que há de mais atual e eficaz na reabilitação tecidual. Invista em sua cirurgia. Faça fisioterapia!

Abordagem Fisioterapêutica Especializada em Cirurgia Plástica e Intercorrências e

Abordagem Fisioterapêutica Especializada

Complicações cirúrgicas.

em Cirurgia Plástica e Intercorrências e

@mara_alessandraporto (77) 99993-5345 (77)3611-8481 Instituto de Cirurgia Plástica Vênus

Complicações cirúrgicas. @joyceeliasfisioterapia 77 999410328/ 77 9998358312

(77)99801-5501 / (77)3611-4137 Clínica Avivah

Clínica de Fisioterapia

Barreiras - BA

Rua Pará, número 607, Centro, Luís Eduardo Magalhães-BA


FEV 2021

Q U E I X A S S E X UA I S

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

DIZER OU GUARDAR?

Instituto Médico de Barreiras, Rua Dom Pedro II, 648, Renato Gonçalves, Barreiras - BA geilzap@yahoo.com.br @geilzaparaizo (77) 99945 5853 (77) 3611 7165 / (77) 99918 7165

85


A contratação de um especialista em consultoria empresarial não deve ser vista como um custo para a empresa, mas sim, como um investimento que traz retornos financeiros e institucionais para a companhia. Confira algumas das vantagens de contar com uma consultoria empresarial especializada:

86

1. Neutralidade Uma visão de fora da organização pode atentar para fatores que não estão sendo levados em consideração pelos gestores. Dessa forma, é possível ter insights e colocar em prática ações para solucionar possíveis problemas ou mesmo otimizar processos já existentes. Além disso, analisar a organização de uma perspectiva externa tende a ser mais confiável, pois costuma se afastar das relações pessoais para identificar problemas que podem passar despercebidos pelas lideranças. 2. Assertividade A possibilidade de explorar novos caminhos pode parecer fantástica ou, algumas vezes, assustadora para os empreendedores. Inovar ou manter a estratégia do negócio? Com uma consultoria especializada, é possível tomar essas decisões de maneira mais fácil e embasada, apoiadas em dados concretos sobre o mercado e sobre as especificidades da empresa. Utilizando técnicas de inteligência de mercado, os especialistas podem indicar qual o melhor caminho a seguir em determinado momento. 3. Avaliação de prioridades Em cenários de incertezas financeiras, cortes de gastos acabam se tornando necessários e recorrentes. Uma consultoria especializada ajuda o empreendedor a entender quais as necessidades prioritárias da empresa, e se os cortes de gastos estão sendo efetuados da melhor forma. Você pode querer reduzir custos com a folha de pagamentos dos funcionários, por exemplo. Mas, em vez de demitir, é possível criar estratégias de gestão de pessoas focadas em aumentar a produtividade e reduzir custos. Em longo prazo, isso irá significar redução no índice de turnover e fortalecimento da cultura organizacional.

4. Uso de ferramentas e indicadores Uma consultoria empresarial trará o conhecimento necessário para que o empreendedor utilize as ferramentas e indicadores corretos para conquistar os seus objetivos. Além disso, o consultor irá auxiliar o empresário a avaliar o sucesso ou o fracasso das ações implementadas e propor novas ações para a sua empresa. 5. Foco Ao contar com uma consultoria empresarial, esses profissionais estarão totalmente focados na gestão do negócio, e conseguirão manter também as pessoas essenciais nesse processo focadas. Com esse estímulo externo, trazido por consultores, os gestores e colaboradores designados conseguem focar na gestão estratégica do negócio, o que seria difícil sem esse auxílio externo. Em um mundo cada vez mais global, gestores e empreendedores devem ter a consciência de que os processos estão em constante mudança. Criar mecanismos alternativos para reinventar produtos, serviços e as metodologias internas da empresa é uma demanda cada vez mais frequente, tanto dos consumidores quanto dos próprios colaboradores. A DESTAQUE CONSULTORIA conta com serviços especializados de consultorias e instrutorias com o objetivo de diagnosticar as necessidades de cada empresa e ainda recomendar as melhores soluções e estratégias que impulsionarão o negócio.

@destaqueconsultoria (77) 99834 7168/99971 0006 Ana Cristina Marçal

Yago Araújo de Queiroz

Advogada – OAB/BA 48.552

Contador – PA-021217/O

Administradora – CRA/BA 12.285

Especialista em Controladoria, Finanças e

Especialista em Marketing e Finanças

Tributos

Consultora Financeira e Gestão Empresarial

Consultor Contábil e Empresarial

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

CONSULTORIA EMPRESARIAL: POR QUE ESSE INVESTIMENTO VALE A PENA?


FEV 2021

Foto: Iagor Manfredini

87

A GARANTIA NO CONTRATO DE LOCAÇÃO Todo contrato possui a sua especificidade e não seria diferente com o contrato de locação. Ao ser celebrado, para garantir segurança jurídica para ambas as partes, locador e locatário, alguns requisitos devem ser observados, entre eles a garantia locatícia.

compromete a cumprir com as obrigações do locatário caso este não as cumpra.

A função da garantia é proteger o locador em caso de eventual inadimplência do locatário, por isso, no momento da contratação, o locador exige a apresentação da garantia pelo locatário como condição da locação.

Não, a cumulação é vedada. Para cada contrato de locação só pode existir uma garantia, inclusive a existência de duplicidade de garantia em contrato de locação constitui contravenção penal.

A Lei do Inquilinato apresenta os tipos de garantias que podem ser exigidos pelo locador, as mais usadas são: a caução, a fiança e o seguro fiança.

Observe que a legislação se preocupa em preservar o direito do locador e do locatário, permitindo a exigência da garantia pelo locador e evitando que o locatário seja prejudicado com imposições onerosas, como a exigência de mais de uma garantia no contrato de locação. Portanto, as partes devem ser cautelosas e seguir a legislação para ter um contrato equilibrado e evitar prejuízos desnecessários.

A caução pode ser em dinheiro (até 03 vezes o valor do aluguel), bem imóvel ou bem móvel; na fiança, o contrato é garantido por um terceiro; e, no seguro fiança, a seguradora se

A pergunta é: O Locador pode exigir mais de um tipo de garantia?

Edith Maria Melo Cavalcante Advogada Imobiliarista


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

ESPERANÇA 88

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Lamentações de Jeremias A palavra “esperança” tem sua origem no latim. Ela é derivada de SPES, que tem o significado de “confiança em algo positivo”. Essa palavra latina deu origem ao verbo Sperare, que veio dar origem ao nosso “esperar”, em latim significava “ter esperança”. gramatica.net.br Nada mais apropriado que iniciar um novo tempo e uma nova estação com Esperança, ou seja, confiança de que algo novo e melhor está por vir. E essa prática começa pelo poder incrível que Deus nos deu: sermos capazes de pensar, escolher e criar uma realidade. O convite a você é: tenha esperança. Encha-se de boas expectativas. Escolha confiar que existe um novo amanhecer e com esperança [antecipação alegre que algo especial vai acontecer]. Crie sua realidade. O propósito em trazer à memória o que pode dar esperança é para um reinterpretar das circunstâncias e posicionar o foco ajustado nas oportunidades e possibilidades. Quando você olha para o futuro, o que vê? Visualize seu futuro cheio de paz e esperança. Esse é o seu lugar, essa é a vida que lhe espera, uma vida cheia de confiança e paz! Quando o foco está ajustado pela esperança, a vida plena e abundante se manifesta. “Desenhe uma linha no chão essa semana

e atravesse seus medos, seus obstáculos (...) e seu passado. Deus já lhe deu o lugar onde você está prestes a ir. Onde você está indo no futuro, Deus já lhe deu no passado”. JB Carvalho Desafie-se a ir além. Eleve o nível da sua expectativa. Entramos em uma nova temporada. Ouse sonhar e ouse realizar! Veja o futuro com confiança e com a mente de esperança! Apresente-se ao mundo! Viva o design original.

“Porquanto somente eu conheço os planos que determinei a vosso respeito, declara o Senhor ... plano de vos dar esperança e um futuro melhor”. Jr. 29. 11 Traga à memória o que lhe enche de esperança! FELIZ JORNADA DE ESPERANÇA.

Quando a esperança é o foco, a prosperidade acontece. Da mesma etimologia temos “pro – spere”, sig. Prosperar, evoluir conforme o esperado, tornar-se próspero. (Dicionário online) No design original, o propósito vem juntamente com a responsabilidade de frutificar na jornada, e a esperança é a terra fértil para suas conquistas. ‘Esta é a tua hora. O seu momento na história’.

@adnachrisostomocoach /adnachristomocoach (77) 99141 0521


FEV FEV2021 2021

OS DIREITOS DA PERSONALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DO DIREITO Fotos: Acervo Pessoal

O termo personalidade é algo exterior, que ressoa para além do indivíduo, uma marca distintiva de qualquer ser humano. Este significado é de origem greco-romana de mais de 2.500 anos, comum entre as peças de teatro em que atores utilizavam máscaras feitas de argila e sustentadas por uma vareta. A etimologia da palavra vem do latim persona, personare que significa ressoar, máscara. A psicologia conceitua a personalidade como: “A possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter meio onde vivem seus aspectos culturais, educacionais, religiosos, hábitos, crenças e heranças fisiológicas, raça, cor, etc. particularidades.” (Simone Pinto Reis, SUESC, RJ, 2009). Logo, a personalidade é uma construção social que nos distingue uns dos outros, ou seja, uma máscara que define o que somos enquanto sujeitos sociais. Somente no século XVII a ideia que o direito originava de uma força divina começou a sofrer um processo de laicização, ou seja, iniciava-se a ideia de que o homem teria direitos que lhe seriam inerentes (perspectiva antropocêntrica). Após a escravidão e dos regimes nazifascistas, especialmente, após a Segunda Guerra Mundial, com a proliferação do princípio da dignidade da pessoa humana nas constituições, bem como a declaração de direitos universais da ONU (Organizações das Na-

ções Unidas), passou-se a assegurar os interesses existenciais da pessoa humana e distanciar-se a ênfase no patrimônio. Assim, altera-se, qualitativamente o foco da tutela jurídica, posicionando o ser humano como centro gravitacional.

89

No Brasil, após diversas influências de outros países, foi identificada a necessidade de “despatrimonialização” do direito civil como um indispensável processo de humanização do direito privado, indo além daquele rol de direitos enumerados no Código Civil, como o direito ao nome, à liberdade, à privacidade, à honra, à imagem, à autoria, à integridade física, entre outros. Dessa forma, os direitos da personalidade se tornaram um componente central para uma moderna e constante visão do ordenamento jurídico, ao situar o ser humano no coração do direito civil contemporâneo, cuja consequência principal é sua elasticidade interpretativa frente as mudanças constantes da sociedade. Daí a justificativa dos direitos da personalidade serem compreendidos como cláusula geral de proteção e promoção da pessoa humana. Em outras palavras, esses direitos se tornaram uma noção inacabada que deve ser cultivada constantemente. Por isso, a importância de revisitar regularmente tais direitos para aperfeiçoar a busca mutável na proteção da pessoa humana em uma visão sistêmica.

@estrelaneto.adv www.estrelaneto.com.br


SEU FILHO ESTÁ PREPARADO PARA O MUNDO PÓS-PANDEMIA?

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

De repente seu filho começou a usar o computador por mais tempo e, o que antes era um recurso para o entretenimento, se transformou em uma ferramenta de aprendizado. Mais do que isolar boa parte da população mundial em casa, a pandemia COVID-19 trouxe novas perspectivas, principalmente para crianças e jovens, com desafios emocionais e a aceleração de processos, como uma vida mais digital. Em entrevista à CNN Brasil, ainda em abril, o filósofo Leandro Karnal lembrou que três fatores aceleram a história: guerras, revoluções e epidemias. “O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível”, disse.

90

Ainda em 2018, o historiador Yuval Noah Harari, em seu livro “21 lições para o século 21”, já havia alertado para a nova configuração global e mudanças que acontecem sem que o mundo as perceba. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mentais – ainda durante a infância e juventude - é ponto decisivo para que as novas gerações consigam êxito nas novas realidades, segundo o autor. O emprego, como conhecemos, vem sofrendo ao longo das últimas décadas mudanças em vários países, de forma irreversível. “Humanos têm dois tipos de habilidades — física e cognitiva. No passado, as máquinas competiram com humanos, principalmente em habilidades físicas, enquanto os humanos se mantiveram à frente das máquinas em capacidade cognitiva. Por isso, quando trabalhos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só os humanos possuíam: aprender, analisar, comunicar e acima de tudo compreender as emoções humanas”, escreveu Harari. “Há 14 anos o SUPERA – rede de escolas de ginástica para o cérebro, chama a atenção do Brasil para esta necessidade que se faz ainda mais urgente hoje: precisamos desenvolver as habilidades cognitivas de crianças, jovens e adultos. Quanto mais abertos estivermos a essas mudanças, mais rápido vamos nos adaptar à nova realidade trazida pela pandemia”, alertou Felipe Jacobsen, diretor e coordenador pedagógico do SUPERA em Barreiras.

O SUPERA oferece um curso que reúne ferramentas pedagógicas como o ábaco, apostilas com exercícios cognitivos, jogos online e de tabuleiro, entre outras, para trabalhar com três conceitos básicos em sala de aula, norteadores da prática de ginástica cerebral: novidade, variedade e desafio crescente, com uma equipe multidisciplinar de educadores dedicada diariamente a ampliar a oferta e o grau de dificuldade do conteúdo O Método SUPERA é a maior franquia de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina, pioneira do segmento no país e conta com mais de 450 unidades. As unidades estão preparadas para atender os alunos de todas as idades. Crianças, jovens, adultos e idosos podem praticar os exercícios para o cérebro para (melhorarem seu desempenho) se dar bem na escola, potencializar a atenção nos estudos, melhorar a performance na vida profissional, ativar o raciocínio e a memória e ganhar qualidade de vida. Desde o início de sua história, há 14 anos, até hoje, a franquia de escolas SUPERA já treinou mais de 170 mil alunos em todo o Brasil e este número tende a crescer cada vez mais, uma vez que a ginástica para o cérebro representa uma grande tendência de mercado.


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

NESTE ANO (OU SERIA NESSE?),

FEV 2021

GRAMATIQUE-SE

QUERO PAZ NO MEU CORAÇÃO

Quem nunca se pegou questionando qual pronome demonstrativo usar, que atire a primeira pedra. Essa é uma das dúvidas que mais pegam as pessoas não apenas na escrita, mas também no discurso. Por isso, querido leitor, venho aqui para desvendar esses pronomes danados com você.

Carol Freitas é revisora, corretora e professora de gramática e redação. Formada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, é uma apaixonada pela Língua Portuguesa e suas regras e ensina português para quem cansou de errar, no instagram @aprendicomcarol.

PRONOMES ESTE, NESTE, DESTE: Servem para indicar algo que está próximo de quem fala: “Dê-me esta caneta, por gentileza.” No exemplo, deve-se entender que a caneta está perto de quem pediu; servem também para indicar algo que ainda será dito no texto / discurso: “Tenho apenas este sonho: ser feliz”. O uso do pronome esTe indica que o sonho ainda será explicitado. Por fim, quando se refere a tempo, esses pronomes indicam tempo presente: “Neste ano, quero paz no meu coração”. Ao escolher usar esTe, o falante deixa claro que o ano ao qual se refere é o ano corrente.

PRONOMES ESSE, NESSE, DESSE: Servem para indicar algo que está próximo de quem ouve. “Dê-me essa caneta, por gentileza.” Diferentemente do primeiro exemplo, nesse caso, deve-se entender que a caneta está perto de quem ouve o pedido; servem também para indicar algo que já foi dito no texto / discurso, mas ainda está próximo do que será dito: “Ser feliz, esse é o meu único sonho.” Finalmente, quando queremos usar esses pronomes para nos referir a tempo, eles indicarão um passado próximo. “2020, esse foi um ano que entrou para a história.”

A primeira coisa que você deve saber, então, é: os pronomes demonstrativos servem para localizar algo no espaço, no tempo e dentro de um discurso (que também pode ser no texto). O que isso quer dizer? Que a depender do pronome utilizado, aquilo de que se fala pode estar próximo de quem fala ou de quem ouve, pode estar em um tempo futuro ou passado ou pode ainda ser dito ou já ter sido dito. Vamos lá:

91

PRONOMES AQUELE, NAQUELE, DAQUELE:

Já esses pronomes são claros no que se propõem. Servem, de modo geral, para indicar algo que está distante tanto de quem fala quanto de quem ouve: “Aquela caneta é sua?”. Ademais, dentro de um texto ou discurso, servem também para se referir a algo que foi dito anteriormente, mas também está mais distante: “Gosto de Maria e de Joana, dessa um pouco menos e daquela um pouco mais”. Daquela se refere a Maria, que, por ter sido apresentada antes, está mais distante no discurso. Por fim, ao se referir a tempo, esses pronomes se relacionarão com um tempo tanto no futuro quanto no passado, mas também distante: “Você se lembra daquele ano em que prometemos nos amar para sempre? E todas aquelas promessas que você me fez?”

Bom, agora que você já consegue diferenciar esses pronomes, desejo que esTe ano seja de muita paz no seu coração e que você consiga se esforçar o suficiente para realizar os seus sonhos. Me acompanhe no @aprencicomcarol e treine seus conhecimentos de Língua Portuguesa todos os dias!


Texto: Carol Freitas

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

92 92

30 ANOS DE DOÇURA

Uma história doce com toques de timidez, mas muita perseverança e dedicação. Assim se pode resumir as três décadas da Doçura, lanchonete e buffet tradicional de Barreiras. “A história da Doçura tem início de forma bem tímida. Tudo começou na minha própria residência. Ainda durante o exercício do ofício de professora, um casal de amigos conseguiu, depois de muito insistir, me convencer a preparar minha primeira ‘encomenda’. Assim surgiam os primeiros clientes dessa jornada que até hoje atende a nossa sociedade”, lembra Olíbia Maria Souza Barbosa, proprietária da Doçura. Depois da primeira experiência, foi a hora de seguir nas encomendas. Uns salgados daqui, uns doces dali e pronto, o boca a boca estava feito e a publicidade entre os amigos e conhecidos fez com que Olíbia encarasse sério o novo ofício e

levasse a cozinha para o endereço no qual a Doçura se encontra do dia 12/01/1991 até os dias hoje. “Como em todo novo negócio que se cria, a nossa maior dificuldade foi empreender sem nunca antes ter tido experiência semelhante. Prospecção de clientes, montagem da equipe de colaboradores, gestão do negócio, burocracia; tudo isso passou a fazer parte do cotidiano de uma família sem tradição comercial”, conta. Atualmente, a Doçura Buffet, além de servir as delícias como tortas, rocamboles, salgados e doces no espaço físico, também é especializada em fornecimento de buffets para eventos sociais e corporativos, como aniversários, casamentos, ceias de Natal e Ano-Novo, confraternizações, dentre outros. “Nosso principal serviço é o buffet. Nos especializamos ao longo dos anos no atendimento a eventos

particulares e corporativos com as mais diversas características. Atendemos dos menores aos maiores públicos, em Barreiras ou fora dela”, aponta Olíbia. A fórmula de sucesso para essa longevidade no mercado é simples, mas não é nada fácil: qualidade, profissionalismo e cliente como foco. Por isso, o famoso boca a boca do início da Doçura ainda serve nos dias de hoje. “Nossos clientes são os maiores ‘promoters’ do negócio. Mantendo uma tradição que acompanha a idade do negócio, temos a cada dia reconhecida a qualidade do nosso trabalho. Por isso, para 2021, temos algumas novidades, entre elas está a disponibilização dos nossos produtos em redes de supermercados para que nossos clientes possam levar nossas doçuras congeladas para as próprias casas”, finaliza Olíbia.

Av.: Benedita Silveira ,50 Barreiras-BA (77) 3611 3820 (77) 98117 7773 www.docurabuffet.com.br @docurabuffet


93

FEV 2021

Fotos: Rafael Passos Matos


CONHEÇA O INCRÍVEL SABOR DA PARRILLA, UMA SURPRESA PARA O PALADAR Texto: Redação Fotos: Divanildo Silva

Texturas, cores, aromas, sabores, culturas. É possível viajar o mundo estando em apenas um lugar: a Confraria Cozinha Internacional. Com um cardápio apetitoso e requintado, o restaurante possui gastronomia diversificada e conta também com a culinária internacional entre as opções para um delicioso jantar ou almoço a dois, sozinho, com os amigos ou em família. Além da reconhecida cozinha internacional há quase 20 anos, a tradicional Confraria inova, como sempre, trazendo para Barreiras a Parrilla Argentina. O churrasco é uma das paixões dos brasileiros. Mas a Parrilla, típica dos pampas e utilizada no preparo de grelhados, tanto no Uruguai quanto na Argentina, tem conquistado um número cada vez maior de consumidores e amantes da boa gastronomia.

94


FEV 2021

A Parrilla usa grelhas móveis no lugar dos espetos. É construída com canaletas, normalmente em formato de V, levemente inclinadas, e conta com um receptor de gorduras, assim não pinga na brasa e não forma labaredas de fogo. Nela, é possível assar carnes, legumes e frutas, garantindo o sabor e as principais características de cada alimento. Marco Alvarez, empresário e restauranteur da Confraria Cozinha Internacional, explica a diferença entre a tradicional churrasqueira e a Parrilla. “O importante é destacar que a Parrilla não é uma churrasqueira e, sim, um sistema diferenciado de fazer assados. Enquanto a churrasqueira cozinha e assa o alimento, a Parrilla consegue grelhar sem deixar que cozinhe por dentro. Isso é garantia de suculência”, destaca. “O carvão ou madeira são queimados separadamente numa caixa chamada ‘fire box’, de modo que o monóxido de carbono resultante da queima do carvão por meio da fumaça, que é comprovadamente tóxico, não interfira no aroma e sabor da carne, tornando-a mais saudável e saborosa”, acrescenta Marco.

Na Confraria, são encontrados somente cortes nobres, como: Tomahawk, Prime Rib, T-Bone, Beef de Ancho e Chorizo, Picanha, Assado de Tira e Porterhouse. “Todos esses cortes têm suas especificidades regionais de cada nacionalidade. Encontramos aí cortes argentinos, urugauaios, norte americanos, canadenses e brasileiros”, aponta Marco. Além dos pratos saborosos e diferenciados, os drinks, as cartas de vinhos e as sobremesas são um convite à parte para vivenciar novas e únicas experiências tanto visuais, quanto auditivas. Isso porque a apresentação dos drinks e dos pratos é sempre surpreendente e agradável aos olhos e, para quem ama uma boa música, a Confraria Cozinha Internacional também inova com shows e atrações de fora que frequentemente visitam a casa abrilhantando as noites com músicas de qualidade. Outro destaque está nos festivais gastronômicos. Neles, é possível mergulhar um pouco mais pro-fundamente nas culinárias de todo o mundo, como as cozinhas mexicana e a italiana. Tudo em um só lugar e com um sabor e experiência inigualáveis. Isso é Confraria Cozinha Internacional.

Rua Francisco Macedo, 1038 Morada Nobre, Barreiras-BA 77 9 81140806 77 3611 3448 @confrariabarreiras

95


DELIAVE: UM NOVO CONCEITO EM CARNES Texto: Carol Freitas Foto: Divanildo Silva

96 96

Já imaginou o seu churrasco de maneira diferente? A Deliave Casa de Carnes pensou e trouxe para Barreiras e região um novo conceito em carnes para tornar a sua experiência como churrasqueiro ou como consumidor totalmente inovadora e diferenciada. “Nossa carne é um produto para ser apreciado, sentir sabor, textura, por isso o nosso carro-chefe está nos cortes nobres”, afirma Alex, proprietário da Deliave. Há 16 anos no mercado, antes, onde é a casa de carnes, funcionava um frigorífico. Alex é contador por profissão, mas açougueiro e assador por paixão. Na busca por cortes diferenciados para fazer os próprios churrascos, percebeu que, em Barreiras, quase não havia opções que o agradassem. Foi aí que ele, jutamente com a esposa Leonice, resolveram empreender. “Juntando essa falta de opções e paixão por esse universo das carnes, resolvemos ampliar e modernizar a Deliave, introduzindo cortes nobres e produtos diferenciados, inclusive, trazendo cortes de raças nobres como Angus e Wagyu (considerada uma das carnes mais nobre do mundo), assim como cordeiros da raça dopper, e suínos da raça Duroc”, conta Alex. Se você acha que a Deliave é um lugar apenas para comprar carnes com cortes diferenciados, está enganado. “Iniciamos, no ano passado, um processo de ampliação e introduzimos mais produtos, que são as carnes nobres e carnes exóticas - como jacaré, pato, marreco, dentre outras - tudo certificado pelo Ibama. Temos também uma linha de produtos marinados e temperados prontos para o cliente só colocar na churrasqueira ou forno. Hoje nós também temos uma sala ampla de desossa com segurança sanitária para que possamos fazer a desossa e embalagem dos cortes nobres para colocar diretamente nas nossaos expositores refrigerados. Somos um casal jovem com pensamento no futuro. Por isso, procuramos sempre por ideias e produtos inovadores”, aponta Leonice.


FEV 2021

97

E não para por aí. Outra novidade trazida pela Deliave é o Dry Aged, um processo em que os cortes de carne bovina são armazenados, sem embalagem protetora, em temperaturas de refrigeração por 20 a 60 dias (podendo chegar a períodos mais longos). É um processo de maturação a seco e uma verdadeira arte que confere às carnes um sabor único e maciez inigualável. Além disso, a Deliave dispõe de um ambiente amplo, aconchegante e pronto para atender o seu churrasco do início ao fim. “Não somos apenas uma casa de carnes, a nossa paixão pelo churrasco nos levou a criar um ambiente completo. Por isso, dispomos de um Emporium com produtos, sais, temperos, todos os utensílios para churrasco e diversas bebidas. Quando pensamos na estrutura, com o nosso arquiteto Sergio Causs, gostaríamos de algo que remetesse aos grandes centros urbanos e eu te digo que não ficamos para trás. Eu considero a nossa casa de carnes, hoje, como referência em todo o Oeste e arrisco dizer que, em termos de estrutura e produtos específicos, estamos entre as três maiores da Bahia”, pontua Alex.


98


99

FEV 2021


BONS MOMENTOS GASTRONÔMICOS NO CONFORTO DO SEU LAR Texto: Carol Freitas Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

100

O conhecimento técnico aliado ao amor pela cozinha foram os ingredientes para a receita de sucesso que entrou oficialmente no mercado no período inicial da pandemia: o D’Gust Show. “Nós já fazíamos jantares para alguns grupos, amigos e familiares. O nosso trabalho é personalizado, temos um cardápio com sugestões de menu e também temos a opção de montar um menu conforme o desejo do cliente, até porque trabalhamos com exclusividade”, afirma Dagislane, administradora do empreendimento. A exclusividade vai além do atendimento impecável. Na preparação dos pratos e escolha dos menus, tudo é considerado: a separação dos temperos, os pratos à mesa do cliente e toda a experiência gastronômica que isso oferece. “Nós tornamos a refeição um momento especial e diferente daquilo que ele está acostumado. Por isso, além de fazer a entrega a domicilio, também temos o serviço de atender no local. Seja em residências, chácaras, para um casal ou mais pessoas, almoço ou jantar, nós preparamos e servimos o nosso cliente onde ele estiver ou quiser”, pontua Ruzel Cezar, chef culinarista do D’Gust Show.

A prioridade do D’Gust Show é o atendimento de qualidade em busca da satisfação plena do cliente. “Existe todo o cuidado na escolha de cada prato, de acordo com o que cada um gosta, na quantidade certa para que todos fiquem saciados, o momento de servir cada prato, a higienização dos utensílios. Para que todos se sintam à vontade e sem ter que sair daquela boa conversa pra ver ou se preocupar com o que servir, no momento em que a reserva é feita, já montamos toda a programação, para que seja servido tudo quentinho com alimentos frescos, feitos naquele momento. Como exemplo, temos a ostra que é aberta na hora, na frente da pessoa”, ressalta Ruzel.

D’GUST SHOW

Além disso, o D’Gust Show tem cardápio especialmente montado para as crianças (no menuzinho kids) e só trabalha por agendamento, visto que há um plajenamento por trás de toda essa execução para levar o que há de melhor na culinária contemporânea, regional, nacional e internacional em qualidade, sabor e apresentação. Entre em contato! 77 99804-0102 @_dgustt


101

FEV 2021


102