Issuu on Google+


Atribuição-Não ComercialSem Derivados 3.0 Brasil Este é o resumo legível para leigos do Texto Legal (a licença completa).


Sumário Ochazuke.......................................................................................................... 4 Arroz para Sushi................................................................................................. 6 Tori Nanban....................................................................................................... 7 Soba................................................................................................................. 8 Berinjela ao Gengibre........................................................................................ 10 Yuan Yaki......................................................................................................... 11 Teppan Yaki...................................................................................................... 12 Peixe com Misso...............................................................................................13 Salmão No Shoyu............................................................................................. 14

ATENÇÃO! Este material trata apenas de um guia simples, com 10 receitas escritas. Esperamos que faça bom proveito do conteúdo deixado aqui. De qualquer maneira, se você quer realmente aprofundar e conhecer todos OS SEGREDOS DA CULINARIA JAPONESA. Aconselho o CURSO DE SUSHI Com o curso de sushi você vai aprender PASSO-A-PASSO (atravez de video-aulas) a fazer Sushis, Sashimis, Temakis e outras Comidas Japonesas.

CLIQUE AQUI e conheça o Curso De Sushi


SU MÁR IO

Ochazuke

1

Ingredientes: •

3 xícaras (chá) de arroz japonês

3 e 1/2 xícaras (chá) de água

1/2 colher (chá) de água

1 colher (sopa) de sementes de gergelim branco

1 folha de Nori tostado

1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

4 fatias de salmão 2 xícaras (chá) de chá verde japonês já preparado

2 colheres (chá) de Wasabi

Modo de Fazer: Lavar o arroz e deixar de molho na água durante 1 hora. Colocar numa panela com o sal e cozinhar em fogo forte por 15 minutos. Baixar o fogo ao mínimo e cozinhar mais 10 minutos. Desligar o fogo e deixar repousar com a tampa fechada mais 15 minutos. Tostar numa frigideira

Ochazuke

4


SUMARIO

seca as sementes de gergelim. Picar a folha de Nori tostada em tiras. Distribuir o arroz em 4 tigelas individuais e polvilhar com gergelim e cebolinha verde. Colocar a tiras de Nori e uma fatia de salmao enroladinha. Regar cada tigela com 1/2 xfcara de cha e servir. Ao lado de cada tigela, colocar urn pratinho com urn pouco de Wasabi para o convidado passar o salmao antes de saborea-lo.

Ochazuke 5


SU MÁR IO

Arroz Para Sushi Ingredientes: •

3 xícaras (chá) de arroz japonês

3 e 1/2 xícaras (chá) de água

1 pedaço de cerca de 5cm de Kombu

2 colheres (sopa) de Saquê

4 colheres (sopa) de açúcar

4 colheres (sopa) de Su

1 colher (sopa) de sal

2

Modo de fazer: Lavar o arroz e deixar de molho durante 1 hora. Limpar o Kombu com um pano umido, sem retirar, porem, o po branco da superficie. Cortar em tiras com uma tesoura. Levar o arroz ao fogo com o Saque e o Kombu. Assim que levantar fervura, retirar o Kombu. Abaixar o fogo e cozinhar por 15 minutos. Apagar o fogo e deixar descansar outros 15 minutos com a panela tampada. Passar para uma travessa redonda grande. Temperar com a mistura de acucar, Su e sal. Mexer com uma colher de bambu ate esfriar.

A rro z Para S ush i

6


SU MÁR IO

Tori Nanban Ingredientes: •

4 peitos de frango

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de Saquê

1 colher (sopa) de oleo de milho, soja ou arroz

1 xícara (chá) de Dashi

1/2 xícara (chá) de Shoyo

1 colher (chá) de açúcar

400g de macarrão japonês

2 talos de cebolinha verde

3

Modo de fazer: Cortar o peito de frango em tirinhas. Temperar com o sal e o Saquê. Marinar durante 10 minutos. Refogar no oleo e juntar o Dashi, o Shoyo e o açúcar. Cozinhar durante 10 minutos. Ferver 2 litros de água. Quando entrar em ebulição, colocar o macarrão, mexendo bem para não grudar. Ao levantar fervura, jogar 1/2 xícara (chá) de água fria. Proceder desta forma mais duas vezes, sempre que a água entrar em ebulição. O macarrão deverá estar cozido em 10 minutos. Escorrer e lavar com água fria. Misturar o molho de frango. Polvilhar a cebolinha verde picada e servir.

To r i N a n b a n

7


SU MÁR IO

Soba Ingredientes: •

400g de macarrão japonês

200g de file de frango

1 colher (sopa) de Saquê

5 colheres (sopa) de Shoyu

2 colheres (sopa) de Mirin

1/2 colher (sopa) de oleo de soja, arroz ou milho

4 xícaras (chá) de Dashi

3 cenouras

1 colher (chá) de Togarashi (pimenta japonesa)

sal a gosto

2 talos de cebolinha verde

4

Modo de fazer: Levar ao fogo 2 litros de agua com 1 pitada de sal. Quando ferver, colocar o macarrao, mexendo sempre para nao grudar. Ao levantar fervura, juntar 1/2 xicara (cha) de agua fria para baixar a ebulicao. Proceder desta

Soba

8


SU MĂ R IO

forma mais duas vezes, sempre que a agua levantar fervura. O macarrao devera estar cozido em 10 minutos. Escorrer e lavar em agua fria para que fique solto. Reservar. Cortar o frango em tiras finas. Temperar com o Saque, 1 colher de Shoyu eo Mirin. Refogar no oleo. Juntar o restante do Shoyu e o Dashi. Ferver durante 5 minutos. Acrescentar a cenoura ralada e cozinhar mais 2 minutos. Distribuir o macarrao em 4 tigelas e espalhar por cima o Togarashi. Cobrir com o molho de frango e cenoura. Enfeitar com a cebolinha verde picada e servir.

Se vocĂŞ quer realmente aprofundar e conhecer todos OS SEGREDOS DA CULINARIA JAPONESA. Aconselho o CURSO DE SUSHI

Soba

9


SU MÁR IO

Berinjela Ao Gengibre Ingredientes: •

4 mini-berinjelas

1/2 colher (chá) de sal

6 colheres (sopa) de oleo de arroz, milho ou soja

4 fatias de limão

2 colheres (sopa) de gengibre ralado

1/2 xícara de shoyu

5

Modo de fazer: Lavar e cortar as berinjelas ao meio. Salpicar sal, besuntar com oleo e grelhar durante 20 minutos. Cortar em fatias e arrumar travessa de ceramica japonesa, enfeitando com rodelas de limão e montinhos de gengibre. Regar com shoyu e servir.

Berinjela Ao Ge ngibre

10


SU MÁR IO

Yuan Yaki Ingredientes: •

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de shoyu

2 colheres (sopa) de mirin

2 colheres (sopa) de saquê

4 fatias de peixe em postas

2 colheres (sopa) de oleo

4 galhos de agrião

4 porçoes de kamaboko

6

Modo de fazer: Misturar o suco de limão, o shoyu, o mirin e o saquê. Colocar o peixe de molho nesta mistura durante 2 a 3 horas, virando de lado de vez em quando. Retirar o peixe do molho e untar bem com oleo. Grelhar 3 minutos de cada lado, regando com o molho. Servir com galhinhos de agrião e porçoes de kamaboko.

Yu a n Ya k i

11


SU MÁR IO

Teppan Yaki Ingredientes: •

4 camaroes graúdos

4 postas de salmão fresco

1 colher (sopa) de suco de limão

4 colheres (sopa) de oleo de arroz

3 colheres (sopa) de Dashi

6 colheres (sopa) de shoyu

2 pimentoes verdes sem sementes

1 pimenta vermelha sem sementes

1 nabo

7

Modo de fazer: Lavar e secar o peixe e o camarão. Regar com suco de limão. Untar com oleo as postas de peixe e os camaroes. Grelhar alguns minutos de cada lado. Servir com o molho preparado com o Dashi, o Soyu, o pimentão e a pimenta picadinhos e porçoes de nabo ralado.

Te p p a n Ya k i

12


SU MÁR IO

Peixe Com Misso Ingredientes: •

4 files de cavalinha

sal a gosto

1 pedaço de cerca de 25g de gengibre

2 colheres (sopa) de Saquê

1 xícara (chá) de Dashi

5 colheres (sopa) de Misso Vermelho

2 colheres (sopa) de açúcar

8

Modo de fazer: Lavar o peixe e secar com papel de cozinha. Polvilhar com sal e cortar cada file em 3 pedaços. Descascar e cortar o gengibre em fatias finas. Arrumar os pedaços de peixe no fundo de uma panela. Adicionar os pedacinhos de gengibre, o Saquê e o Dashi. Levar ao fogo e deixar levantar fervura. Dissolver o Misso com o açúcar em um pouco do caldo de peixe. Misturar o Misso ao peixe e ferver mais 3 minutos. Servir em tigelinhas individuais.

P e i x e C o m M i s so

13


SU MÁR IO

Salmão No Shoyu Ingredientes: •

4 files de salmão fresco

1 colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de oleo de arroz, soja ou milho

2 colheres (sopa) de Saquê

4 avelãs ou amêndoas

1 xícara (chá) de Dashi

3 colheres (sopa) de Mirin

1/2 xícara (chá) de Shoyu

2 colheres (sopa) de Su

1 colher (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de água

2 claras de ovo

1 nabo

1 limão

9

Salmão No Shoyu

14


SU MÁR IO

Modo de fazer: Lavar e secar os files de salmão com papel de cozinha. Temperar com sal e fritar levemente de ambos os lados no oleo quente. Colocar num prato refratário e banhar com o Saquê. Reservar. Misturar o Dashi ao Mirin, ao Shoyu e ao Su. Colocar numa panela e levar ao fogo. Dissolver a farinha na água e juntar ao molho Dashi, mexendo sem parar ate engrossar. Apagar o fogo e acrescentar as avelãs. Reservar. Bater as claras em neve firme e juntar o nabo ralado e 1 pitada de sal. Distribuir essa mistura de claras sobre os files. Levar ao forno bem quente por 5 minutos. Retirar e cobrir com o molho de avelãs bem quente. Servir enfeitado com rodelas de limão.

Salmão No Shoyu

15


SU MÁR IO

Peixe no Saquê Ingredientes: •

4 files de peixe olho de boi

1 xícara (chá) de saquê

1/2 xícara (chá) de Mirin (Vinho doce de arroz)

2 colheres (sopa) de Shoyu

2 colheres (sopa) gengibre ralado

10

Modo de fazer: Lavar e secar o peixe com papel de cozinha. Colocar numa caçarola os files inteiros e regar com o Saquê. Levar ao fogo e deixar levantar fervura. Misturar o Mirin, o açucar e o Shoyu. Adicionar a mistura ao peixe e cozinhar durante 10 minutos para reduzir bem o líquido. Servir os files numa travessa com um pouco de gengibre ralado numa extremidade.

Se você quer realmente aprofundar e conhecer todos OS SEGREDOS DA CULINARIA JAPONESA. Aconselho o CURSO DE SUSHI

Salmão No Shoyu

16


Curso de sushi