Issuu on Google+


Prezado cliente, É com muita satisfação que apresentamos o nosso catálogo de reprodutores zebuínos corte 2012, seguindo firmemente na premissa de lhe ofertar material genético comprovadamente superior, advindo dos mais renomados programas de seleção e de nossos parceiros que neles são destaques. O comportamento do mercado de Inseminação Artificial (IA) vem em marcada ascensão e, ao confrontarmos os números de 2011 sobre os de 2010 verifica-se mais de 23,55% no cômputo geral de doses e mais de 26,81%, especificamente nas raças de corte. Estima-se ainda que cerca de 60% de todo o montante de inseminações já ocorra utilizando-se da técnica da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O departamento de raças de corte da Semex Brasil, ciente da responsabilidade que nos cabe como provedores de genética eficiente, vem agradecer o reconhecimento do mercado pelo nosso esmero em qualidade de produtos e serviços. O aumento de nossa participação de mercado nos mostra que a condução dos trabalhos se encontra em rumo acertado, sendo atingido um crescimento da ordem de 36,21% e de 53,19% em doses comercializadas. Muitos são os responsáveis por esse sucesso, dentre eles nossa equipe comercial e de colaboradores internos, que passam por treinamento constante, buscando melhoria contínua em todos os processos. Os investimentos em infra-estrutura vêm sendo realizados com intuito de melhorar ainda mais a qualidade dos produtos Semex. Sempre assegurando e reafirmando nosso compromisso em oferecer a melhor genética funcional e balanceada para o seu rebanho. Nosso empenho em melhor servir aos produtores para aprimorar a pecuária de corte nacional é maior a cada visita as fazendas, a cada acompanhamento de resultados no campo, a cada cliente visitado e a cada encontro pelo país. Nossa equipe de profissionais é dedicada em oferecer o melhor atendimento superando as expectativas no campo, mantendo a credibilidade que a Semex possui e cumprindo a nossa missão de colocar a empresa como a melhor do setor no Brasil. Para a Equipe Semex será um prazer agregar mais produtividade e rentabilidade ao seu negócio. Continue contando conosco. Uma boa estação reprodutiva de 2012.


SEMEX

Solutions Selo criado para identificar os touros integrantes da bateria SEMEX já consagrados em programas de IATF. Para conceder este selo a Semex leva em consideração um número mínimo de rebanhos e de fêmeas inseminadas, divididas por categorias – Novilhas, Primíparas e Pluríparas. Usar sêmen com selo IATF Semex é garantia de melhores resultados nos programas de IATF. Nosso produto de Sêmen Sexado - Semexx™, oferece uma nova e rápida solução para a reposição do rebanho. O uso do Sêmen Sexado - Semexx™ permite que o produtor melhore geneticamente seu rebanho sem ter que recorrer às reposições caras e que podem trazer riscos sanitários. Ao utilizar Sêmen Sexado - Semexx™, o produtor consegue ter um controle do futuro genético do seu rebanho. Os reprodutores Health$mart™ da Semex são identificados como aqueles que produzem as vacas mais valiosas e rentáveis do rebanho. Estes touros se sobressaem por imprimir nas suas filhas fertilidade, velocidade de ordenha, menor contagem de células somáticas, vida produtiva e facilidade de parto. O produtor ao utilizar um touro Health$mart™ terá um impacto financeiro positivo, economizando em contas com veterinários e medicações, tempo de mão de obra. Os touros Health$mart™ proporcionam melhores índices reprodutivos e aumento da produção. O programa de embriões da Semex trabalha com produtores de todo o mundo acelerando o progresso genético, diversificando as linhagens de sangue e a rentabilidade de criatórios de sete raças de leite e de um número considerável de raças de corte. O programa Semex Embryo trabalha somente com embriões de alta qualidade genética e embrionária e a sua utilização traz enormes ganhos de qualidade aos rebanhos nacionais. A cada ano milhares de touros entram nas centrais ao redor do mundo. Poucos destes touros retornam à coleta sendo colocados nos catálogos e usados pelos produtores novamente. Aqueles que obtêm sucesso com a segunda geração de filhas são considerados pelo mercado como a elite da raça e passam a ser os mais procurados. A Semex produz muitos touros que se encaixam nessa elite da pecuária leiteira e estes animais são chamamos de Master Series™.

O Semex Progressive é um programa diferenciado que tem como finalidade atender a demanda dos produtores progressistas. Criado e desenvolvido por técnicos altamente capacitados e com enorme experiência de campo, o programa fornece assessoria, planejamento, treinamento e acompanhamento para os clientes que querem crescer e contar com resultados rentáveis. O Semex Progressive é um programa moderno e personalizado, onde cada produtor conta com um projeto exclusivo, elaborado conforme seus objetivos e com as características do seu rebanho.

Pesquisadores da Semex desenvolveram o Repromix™, um produto que combina o ejaculado de três touros na mesma dose de sêmen, obtendo um poderoso “cocktail” . Cada dose Repromix™ é um pacote de alta fertilidade, indicado especialmente nos Programas de IATF e em vacas repetidoras. Cada touro que compõe um grupo Repromix™ foi selecionado depois de cuidadosas avaliações de qualidade do sêmen e taxas de não-retorno. Disponível com ai24™ ou separadamente, o programa de acasalamento computadorizado Promate™ é o mais avançado sistema de gerenciamento genético disponível para os produtores. Este software reduz as perdas por consanguinidade, melhorando o desempenho e longevidade. A extensa lista de touros Promate™ proporciona soluções personalizadas para que os criadores atinjam suas metas de melhoramento. Os touros Repromax™ , como o nome já diz, são animais de máxima fertilidade, eles representam o melhor dos melhores quando pensamos em taxas de prenhez, são altamente confiáveis, tendo ainda altos valores genéticos. Para chegar a um touro Repromax™ a Semex analisa as Taxas de Concepção do Touro (SRC), a Análise Agro-Tech (ATA) e taxas de não-retorno para estabelecer então a única avaliação internacional de fertilidade do mundo. A Semex é uma empresa líder em pesquisa genômica e seus produtos Genomax™ representam as melhores opções para o produtor. Os produtos Genomax™ disponibilizam a genética de amanhã para os dias atuais. Muitos reprodutores Genomax™ serão atrativos para grandes leiterias, visto que estes touros jovens já receberam resultados de genomas favoráveis enquanto que ainda estão à espera das provas de suas primeiras filhas. O ai24™ é a solução da Semex para a IA mais eficiente. A peça principal do programa de reprodução ai24™ é o Heatime™. O Heatime™, um sistema de detecção do cio que trabalha 24 horas por dia, 365 dias do ano. Com este programa os produtores vão experimentar incrementos nas taxas de prenhes, menos problemas de saúde, menor custo de mãode-obra e diminuição do número de vacas secas na propriedade.

Através da SRC Supply e de sua rede de Representantes a Semex disponibiliza aos criadores, uma vasta linha de produtos. Importadores ou nacionais os produtos comercializados pela SRC Supply como tosquiadeiras, cabrestos, bomba de drech, clear magic, tatuadores, descongeladores de sêmen entre outros tem a garantia de qualidade da Semex. Para facilitar a vida dos criadores a SRC Supply também comercializa uma completa linha de hormônios reprodutivos. Em uma só operação os produtores podem fazer a compra do sêmen e dos protocolos para os programas de IATF / TETF.

acesse

www.semex.com.br

Para atender a demanda crescente de genética de Caprinos e Ovinos, a Semex montou uma bateria de reprodutores de expressão para que o setor cresça forte tornando-se um dos mais importantes do país. O programa foi montado em parcerias com centrais de produção de sêmen e embriões que tem, além da estrutura para a produção de sêmen, animais comprovadamente melhoradores. A genética superior e a qualificação de técnicos através dos cursos de Inseminação Artificial são as melhores ferramentas que a Semex Caprinos & Ovinos disponibiliza para os criadores melhorarem seus rebanhos.

e saiba mais sobre nossos

programas e serviços 03


04


05


A Origem Buscando a melhoria genética de seu rebanho, Laucídio Coelho, pecuarista do antigo Estado de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), adquiriu em 1941 de José Barbosa, pecuarista de Uberaba (MG), 200 touros Nelore PO. Em 1950, adquiriu uma partida de vacas do Dr. Menezes, da Fazenda Indiana, do então Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Ávido por melhoria na produção, Laucídio Coelho foi precursor na utilização de maquinário agrícola no estado e adoção de vacinação contra brucelose em todas as fêmeas de seu rebanho, realizando seleção genética para as características que mais valorizava: rusticidade, fertilidade e precocidade de acabamento. Em 1976, devido a processo sucessório, Helio Martins Coelho, médico e filho caçula de Laucídio, recebeu parte deste rebanho. Como consequência da formação cultural concluída nos Estados Unidos, aplicou neste rebanho modernos conceitos de seleção de animais a campo, por desempenho econômico e funcional. No mesmo ano, Dr. Helio Coelho iniciou parceria de pesquisas com o Centro Nacional de Gado de Corte – Embrapa, visando a melhoria nutricional e genética de seus animais.

O Programa Genética Aditiva No início da década de 80, Helio Coelho desenvolveu uma seleção baseada no modelo animal. Em 1991, entrou para o Programa de Melhoramento Genético Nelore Brasil, coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que atualmente avalia cerca de 1.700.000 animais de 530 fazendas, de propriedade dos mais renomados selecionadores do Brasil. A partir de então, Helio Coelho implantou o Programa de Qualidade Genética Aditiva, cujo compromisso de avaliação dos animais baseia-se no preceito de que os filhos devem ser iguais ou superiores a seus pais, eliminando obrigatoriamente todos os animais inferiores. Neste programa de qualidade são destacadas as características de maior valor econômico, como a fertilidade, a precocidade sexual e de acabamento, aliadas à qualidade da carne e rusticidade. Os resultados começaram a aparecer com o reconhecimento da ANCP, através de prêmio de produtor com Maior Progresso Genético no Programa Nelore Brasil. De todas as novilhas da geração 2008 acasaladas, 74% obtiveram prenhez entre os 11 e 14 meses de idade. O touro REM Noturno foi destaque no Sumário da ANCP de outono/2011, sendo líder para acabamento de carcaça (DACAB), destaque para idade ao primeiro parto (DIPP), probabilidade de parto precoce (D3P) e características quantitativas de carcaças (DAOL). O Programa de Seleção Genética Aditiva apresentou tanto sucesso que foi implantado nos rebanhos das raças Braunvieh (Pardo-suíço Corte), Composto Montana e Gir Leiteiro, conquistando também a liderança nas avaliações destas raças.

Os Critérios de Seleção Dentro do Programa de Seleção Genética Aditiva, vários critérios são utilizados para identificar os animais geneticamente superiores. Estes critérios são: longevidade produtiva, fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna, crescimento e conformação frigorífica, acabamento de carcaça, temperamento dócil e caracterização racial (funcional). Para tanto, são utilizadas todas as tecnologias disponíveis para mensurar, identificar e quantificar os resultados. Assim, o manejo é realizado totalmente a campo, as novilhas são desafiadas precocemente, os animais avaliados por ultra-sonografia de testículos e de carcaça, escores visuais e marcadores moleculares. Trata-se de um processo realizado para garantir uma correta identificação da genética nas gerações seguintes. Desta forma, o Programa de Seleção Genética Aditiva considera que cada animal vale seu potencial genético medido e que é possível buscar excelência em ganhos máximos de produção, dando prioridade às características econômicas e funcionais, sem prejuízo por características raciais.


REM RICKET

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 4237 | Nasc.: 29/09/2006 Quark Col. Pai

Zefec Abdala Bnuva Col.

REM Ricket Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso aos 120 dias Peso ao Desmame Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,85 0,85 0,84 0,82 0,79 0,20 0,22 0,20 0,74 0,75 0,60

DP120 DP210 DP365 DP450 DPE365 MP120 DIPP D3P AOL DACAB MGT

6,81 10,77 15,35 17,23 1,57 3,51 -0,94 54,80 3,32 0,63 20,10

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 980 kg Perímetro Escrotal 39 cm 1,67 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 54 cm 78 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,45 cm Comprimento Corporal 1,77 cm Conjunto de Carcaça

REM Nona Mãe

Rambo da MN REM Fiza

REM Ricket mantém-se absoluto entre os líderes do Sumário da ANCP pelo 4o. ano consecutivo; Indiscutivelmente, é a melhor opção de touro quando se procura um animal COMPLETO, ou seja, TOP em TODAS as características; Padronização de produção; Excepcional relação de Custo x Benefício; Alia prova e caracterização racial; Indicações: linhagem IZ e Visual.

1% 0,5% 2% 2% 0,1% 1% 4% 1% 0,1% 0,5% 0,1%

08

Progênie de REM RICkET - Lote Comercial Fazenda Limeira - Senador Guiomard/AC


REM NOSTAURO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMT 2831 | Nasc.: 05/12/2002 Rambo da MN Pai

Tango A 1359 da MN

REM Nostauro Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso aos 120 dias DP120 0,87 7,95 Peso ao Desmame DP210 0,87 11,17 Peso ao Ano DP365 0,88 14,81 Peso ao Sobreano DP450 0,86 16,49 Perímetro Escrotal DPE365 0,83 0,19 Maternal MP120 0,58 3,76 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,55 -0,33 Área de Olho de Lombo AOL 0,78 1,06 Mérito Genético Total MGT 0,75 13,43

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.035 kg Perímetro Escrotal 44 cm Altura na Garupa 1,70 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 55 cm Profundade Corporal 72 cm Perímetro Torácico 2,35 cm Comprimento Corporal 1,82 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

REM Jurpila Mãe

Quark Col. REM Gerpa

Cada vez mais consagra-se como o grande avô da Genética Aditiva; Destaque nas diversas características maternais avaliadas, com altas acurácias; Dá continuidade à duas grandes linhagens, RAMBO MN e QUARk COL, através de sua mãe (REM Jurpila), grande produtora de animais TOP na população avaliada pela ANCP no decorrer dos anos; Ressalta ainda seu valor para o acréscimo produtivo decorrente das DEPs para ganhos de Peso e Musculosidade; Indicações: linhagens Manah, IZ, Visual e Iguaçu.

0,5% 0,5% 2% 2% 20% 0,5% 50% 7% 2%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

09


REM SABELO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 4787 | Nasc.: 29/10/2007 REM Nashe Pai

Everest III REM kendra

REM Sabelo Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,74 6,85 Peso ao Desmame DP210 0,75 10,34 Peso ao Ano DP365 0,72 15,60 Peso ao Sobreano DP450 0,61 20,58 Perímetro Escrotal DPE365 0,63 0,93 Maternal MP120 0,13 2,89 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,13 -1,07 Parto Precoce D3P 0,15 55,85 Área de Olho de Lombo AOL 0,31 3,37 Acabamento de Carcaça DACAB 0,31 0,09 Mérito Genético Total MGT 0,44 19,19

REM Perla TE Mãe

Quark Col. REM Gerpa

Destaque como touro jovem da Reprodução Programada USP em 2009; Já impressionam os selecionadores e técnicos as primeiras safras de sua produção; Representa a continuidade dos trabalhos de REM Nashe, expoente em precocidade sexual e produção; Sua prova mostra-se bastante completa, com destaque para características de produção, musculosidade, fertilidade e materal. Indicações: linhagens Manah, IZ, Visual e Iguaçu.

1% 1% 2% 0,5% 0,5% 3% 3% 1% 0,1% 9% 0,1%

10


REM MR. CARCAÇA

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMT 3278 | Nasc.: 23/05/2004 Marisco IZ

RARIDADE

Pai

Escaldado Gama

REM MR. Carcaça Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,56 9,23 Peso ao Desmame DP210 0,57 14,01 Peso ao Ano DP365 0,53 21,56 Peso ao Sobreano DP450 0,46 21,47 Perímetro Escrotal DPE365 0,41 0,56 Maternal MP120 0,25 0,52 Idade ao Primeiro Pa Part rtoo DIPP 0,24 -0,59 Parto Precoce D3P 0,28 52,35 Área de Olho de Lombo AOL 0,46 1,97 Acabamento de Carcaça DACAB 0,46 0,25 MGT 0,38 15,61 Mérito Genético Total

REM Jiomara Mãe

Zefec Abdala REM Hiomara

Biotipo extremado para produção de carne, contemplado pelos atributos de seu nome; Amplamente utilizado em rebanhos de produção e seleção; Além de características produtivas, se destaca nas reprodutivas, colocando suas filhas na seleta parcela de fêmeas precoces e super-precoces da Genética Aditiva; Fruto da união das linhagens IZ e Zefec Abdala. Indicações: linhagens Manah, Visual, Iguaçu e Golias.

0,1% 0,1% 0,1% 0,5% 3% 50% 20% 4% 2% 2% 0,5%

11


REM SUMÁRIO

Nelore Padrão

Criador: Genética Aditiva Agropecuária | Prop.: Condomínio Parintins | Reg.: REM 4717 | Nasc.: 13/10/2007 Provador IZ

DISPONIBILIDADE

DISPONIBILIDADE

Pai

Marisco IZ Cadente IZ

REM Sumário Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 93 Kg Perímetro Escrotal 39 cm Altura na Garupa 1,64 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Ta rdio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Precoc Alto

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,64 5,11 Peso ao Desmame DP210 0,65 9,45 Peso ao Ano DP365 0,58 15,77 Peso ao Sobreano DP450 0,48 19,00 Perímetro Escrotal DPE365 0,47 1,19 Maternal MP120 0,20 1,67 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,20 -0,92 Parto Precoce D3P 0,18 51,05 Área de Olho de Lombo AOL 0,31 2,25 Acabamento de Carcaça DACAB 0,32 0,02 Mérito Genético Total MGT 0,38 17,70

REM Jogada Mãe

Zefec Abdala REM Gaca

Identificado como touro jovem no rebanho da Genética Aditiva e destaque no seu 6o. Mega Leilão; Melhor opção de filho de Provador IZ para maternal e qualidade de carcaça; Incrementa os ganhos de pesos nas mais diferentes idades, assim como as características reprodutivas e de musculosidade; Opção acertada para rebanhos participantes de programas de melhoramento genético; Indicações: linhagens Manah, Iguaçu e Visual.

5% 2% 2% 0,5% 0,1% 20% 5% 9% 1% 25% 0,5%

12


REM RINÓPOLIS

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 4339 | Nasc.: 23/10/2006 Provador IZ Pai

Marisco IZ Cadente 576

REM Rinópolis Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.075 Kg 45 cm Perímetro Escrotal 1,69 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 55 cm Profundade Corporal 78 cm Perímetro Torácico 2,50 cm Comprimento Corporal 1,74 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Indesejáv Pouca Po uca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,64 9,19 Peso ao Desmame DP210 0,64 13,61 Peso ao Ano DP365 0,66 19,28 Peso ao Sobreano DP450 0,59 23,52 Perímetro Escrotal DPE365 0,61 0,51 Maternal MP120 0,20 2,02 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,20 -0,97 Parto Precoce D3P 0,19 54,65 Área de Olho de Lombo AOL 0,42 1,07 Acabamento de Carcaça DACAB 0,42 0,24 MGT 0,45 18,21 Mérito Genético Total

REM Nastral Mãe

Rambo da MN REM Jurpila

Alia as linhagens renomadas de produtividade: IZ e MN; Filho de Provador IZ em matriz irmã inteira do REM Nostauro; Desempenho superior em qualquer idade de tomada de pesos, agregando ainda muita musculosidade; Destaca-se também para as características reprodutivas; Grande versatilidade para uso nos mais diferentes acasalamentos; Indicações: 1646 MN, Ludy e Visual.

0,1% 0,1% 0,5% 0,1% 4% 11% 4% 1% 7% 2% 0,5%

13


REM NOTURNO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMC 807 | Nasc.: 22/11/2002 REM Jairo

DISPONIBILIDADE

Pai

Nur Mahal Col. REM Gaia

REM Noturno Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame 1.046 Kg Peso Adulto 42 cm Perímetro Escrotal 1,64 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 56 cm 78 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,50 cm Comprimento Corporal 1,75 cm Conjunto de Carcaça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso ao Nascer DPN 0,78 -0,41 Peso aos 120 dias DP120 0,80 1,22 Peso ao Desmame DP210 0,80 2,98 Peso ao Ano DP365 0,82 10,13 Peso ao Sobreano DP450 0,81 11,74 Perímetro Escrotal DPE365 0,78 0,42 Maternal MP120 0,51 1,30 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,46 -2,19 Parto Precoce D3P 0,52 59,95 Área de Olho de Lombo AOL 0,76 2,95 Acabamento de Carcaça DACAB 0,76 0,75 Mérito Genético Total MGT 0,69 13,39

REM Lisboa Mãe

REM Imigrante REM Firmina

REM Noturno já se posiciona como “LINHAGEM” responsável por precocidade sexual dentro do rebanho da Genética Aditiva; Safra após safra, suas filhas marcam presença nos núcleo de fêmeas precoces; Não bastando, ainda incrementa, de forma impressionante, precocidade de terminação e musculosidade à progênie; Indicado para uso inclusive em novilhas precoces; Indicações: linhagens Visual, Manah e IZ.

2% 60% 40% 13% 9% 7% 30% 0,1% 0,5% 0,5% 0,1% 2%

14

REM NotURNo - Detalhe


REM THURAN

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMC 3307 | Nasc.: 18/10/2008 Jayamu da Mat. Pai

Dirigido da Mat. Farpa da Mat.

REM Thuran Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Peso aos 120 dias DP120 0,27 4,49 Peso ao Desmame DP210 0,28 8,69 Peso ao Ano DP365 0,31 17,79 Peso ao Sobreano DP450 0,26 17,10 Perímetro Escrotal DPE365 0,32 1,72 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,16 -1,36 Parto Precoce D3P 0,17 54,40 Área de Olho de Lombo AOL 0,32 2,72 Acabamento de Carcaça DACAB 0,33 0,28 Mérito Genético Total MGT 0,22 17,72

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

REM Querlousa

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv

Mãe

REM Noturno REM oziris tE

Novidade na bateria Nelore Po Prova da Semex! Destaque ao extremo unindo linhagens provedoras de precocidade! t o jovem, muito promissor, já com filhos de sua primeira safra nos tour rebanhos da Genética Aditiva; Produziu sêmen de qualidade em idade bastante jovem; tráz porte comedido, muita profundidade de costelas e musculosidade, com aprumos muito corretos e racial diferenciado;

9% 2% 0,5% 2% 0,1% 0,5% 2% 0,5% 2% 0,5%

Indicações: linhagens Manah, Iguaçu, Visual e IZ.

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

15


REM UZZO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMC 3753 | Nasc.: 02/09/2009 REM Quilano Pai

REM Nítido tE REM Jamaria

REM Uzzo Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido DDesejá esejável

Estrutura e Conformação Pouca Precocidade e Acabamento Pouca Musculatura Pouca Umbigo e Prepúcio Indesejável Caracterização erização Racial Pouca Aprumos e Cascos Indesejável Caracterização erização Sexual Pouca Ossatura Fraca Pigmentação Fraca T Temperamento Agitado Peso ao Nascer Pesado Peso ao Desmame Leve Peso Adulto 730 Kg Leve 40 cm Pouco Perímetro Escrotal 1,64 cm Baixo Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Inclinada Comprimento de Garupa 49 cm Curta Profundade Corporal 72 cm Raso 2,21 cm Pouco Perímetro Torácico Comprimento Corporal 1,67 cm Curto Conjunto onjunto de Carcaç Ca açaa Indesejável

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,27 5,60 Peso ao Desmame DP210 0,28 9,74 Peso ao Ano DP365 0,32 18,80 DP450 0,32 23,79 Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal DPE365 0,33 1,42 Maternal MP120 0,12 2,11 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,14 -0,89 Parto Precoce D3P 0,14 50,55 Área de Olho de Lombo AOL 0,31 3,29 Acabamento de Carcaça DACAB 0,31 0,50 MGT 0,25 21,49 Mérito Genético Total

REM Shirra FIV Mãe

Provador IZ REM Jurpila

Novidade na bateria Po Prova da Semex! Continuidade da genética do REM Quilano; Neto, pela linha baixa, de Provador IZ em nada menos que REM Jurpila; Destaque no Mega Leilão da Genética Aditiva de 2011; Homogeneidade em suas Deps, destacando-se para ganhos e qualidade de carcaça. Indicações: linhagens Manah, IZ, Visual e Iguaçu.

3% 1% 0,5% 0,1% 0,1% 10% 5% 13% 0,5% 0,5% 0,1%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

16


REM QUILANO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 3992 | Nasc.: 05/11/2005

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame 1.064 Kg Peso Adulto 48 cm Perímetro Escrotal 1,58 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 65 cm 84 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,49 cm Comprimento Corporal 1,93 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,87 3,83 Peso ao Desmame DP210 0,87 6,40 Peso ao Ano DP365 0,88 11,23 Peso ao Sobreano DP450 0,87 14,51 Perímetro Escrotal DPE365 0,83 1,63 Maternal MP120 0,23 1,60 Idade ao Primeiro Pa Part rtoo DIPP 0,28 -0,88 Parto Precoce D3P 0,30 51,60 Área de Olho de Lombo Ár AOL 0,76 0,99 Acabamento de Carcaça DACAB 0,76 1,02 Mérito Genético Total MGT 0,64 16,37

REM Nítido Pai

Rambo da MN REM Finca

REM Quilano REM Jamaria Mãe

Zefec Abdala Calmaria II

Seu maiores atributos estão ligados à Precocidade, seja Sexual, seja de terminação; Com a atualização de sua avaliação enética, melhoram-se ainda mais as características de ganhos de Peso e Musculosidade; opção acertada para incremento de características maternais; Indicações: Manah, IZ, Visual e Iguaçu.

15% 10% 9% 4% 0,1% 20% 5% 7% 8% 0,1% 0,5%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

17


REM QUARTUDO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 3914 | Nasc.: 04/10/2005 Quark Col. Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame 1.016 Kg Peso Adulto 42 cm Perímetro Escrotal 1,63 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 58 cm Profundade Corporal 78 cm Perímetro Torácico 2,42 cm Comprimento Corporal 1,88 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Ta rdio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Precoc Alto

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,73 8,25 Peso ao Desmame DP210 0,74 12,51 Peso ao Ano DP365 0,76 17,13 Peso ao Sobreano DP450 0,75 18,40 Perímetro Escrotal DPE365 0,69 1,07 Maternal MP120 0,24 4,35 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,25 -0,67 Parto Precoce D3P 0,26 49,00 Área de Olho de Lombo Ár AOL 0,58 0,35 Acabamento de Carcaça DACAB 0,59 0,27 Mérito Genético Total tal MGT 0,56 18,75

Pai

Zefec Abdala Bnuva Col.

REM Quartudo REM Kabi Mãe

1646 da MN REM Habba

União das consagradas linhagens de produção, Colonial e Manah; Filho de REM Kabi (1646 MN), matriz de excepcional produção na população avaliada na ANCP; trata-se de ferramenta de correção de tamanho de carcaça, agregando acabamento de carcaça, sem se abster dos atributos maternais e reprodutivos. Indicação: IZ, Iguaçu, Manah e Visual.

0,5% 0,1% 1% 1% 0,5% 0,5% 13% 40% 25% 2% 0,1%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

18


REM ROYAL

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REM 4374 | Nasc.: 24/11/2003 REM Nachif Pai

Rambo da MN Hagale 27

REM Royal Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame 1.006 Kg Peso Adulto 43 cm Perímetro Escrotal 1,62 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 55 cm Profundade Corporal 76 cm 2,4 cm Perímetro Torácico Comprimento Corporal 1,72 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,58 7,61 Peso ao Desmame DP210 0,59 13,47 Peso ao Ano DP365 0,56 19,68 Peso ao Sobreano DP450 0,54 23,65 Perímetro Escrotal DPE365 0,45 0,23 Maternal MP120 0,17 2,19 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,16 -0,94 Parto Precoce D3P 0,17 49,60 Área de Olho de Lombo Ár AOL 0,46 1,53 Acabamento de Carcaça DACAB 0,47 0,51 Mérito Genético Total MGT 0,37 17,96

Marisca tE Mãe

Marisco REM A Ifada

Muita Produtividade, através da união das linhagens Manah e IZ; Destaque para ganhos de pesos nas mais diferentes fases; Melhoria nas deps e ranking para Maternal na última avaliação genética; Além disso, agrega qualidade de carcaça e incrementa precocidade sexual; Indicações: linhagens Manah,Visual e Gim.

1% 0,1% 0,5% 0,1% 20% 9% 4% 25% 3% 1% 0,5%

19


REM ONERALDO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária | Reg.: REMC 1296 | Nasc.: 24/11/2003 REM Lustre Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso aos 120 dias DP120 0,78 1,31 Peso ao Desmame DP210 0,79 4,45 Peso ao Ano DP365 0,80 6,58 Peso ao Sobreano DP450 0,76 6,33 Perímetro Escrotal DPE365 0,73 0,55 Maternal MP120 0,20 4,46 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,21 -0,71 Área de Olho de Lombo AOL 0,70 0,12 Acabamento de Carcaça DACAB 0,70 0,19 Mérito Genético Total MGT 0,56 11,21

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame 930 Kg Peso Adulto 39 cm Perímetro Escrotal 1,64 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pai

Eslavo NF da Eld. REM Ifagar

REM Oneraldo REM Mel Mãe

onassis Col. REM Jota

Ferramenta de adequação de tamanho de carcaças; Destaque para as características de qualidade de carcaça : Musculosidade e t terminaç ão; Ressalta ainda mais seu valor através de sua DEP para Perímetro Escrotal; traz em sua linha baixa a REM Mel (onássisl Col), matriz de desempenho reprodutivo dif diferenciado na Genética Aditiva; Com o aumento no número de filhos, melhora ainda mais seu ranqueamento no sumário, passando para ttop 5%!

50% 25% 40% 40% 4% 0,5% 11% 40% 3% 5%

Indicações: Manah, IZ, trindade.

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

20


INDY

Nelore Padrão

Proprietários.: Chácara Naviraí & Carlito Guimarães | Reg.: CSCN 10608 | Nasc.: 14/01/2009 Donato de Naviraí Pai

Atma de Naviraí Batina da SM

Naviraí Indy Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável Indesejá

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP Mérito Genético Total MGT

0,25 0,25 0,21 0,13 0,16 0,20

16,11 18,39 0,42 1,01 -0,61 13,34

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Tena TE de Naviraí

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável Desejá

Mãe

Gandhi PO da NI Ondulação da SM

Reprodutor Jovem, da safra 2009, muito promissor, destaque do leilão 2012; Combinação dos melhores atributos de Donato de Naviraí e Gandhi; Com avaliação genética ainda recente, já destaca-se para as deps de ganhos de pesos, fertilidade e precocidade sexual; Indicações: Iguaçu e Ludy.

2% 1% 7% 40% 20% 2%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/2012

22


JAGAON

Nelore Padrão

Proprietário:. Chácara Naviraí | Reg.: CSCN 11355 | Nasc.: 18/02/2010 Funcionário de Naviraí Pai

Bugio TE da SM Cratera de Naviraí

Naviraí Jagaon Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável Indesejá

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 Perímetro Escrotal DPE365 Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Mérito Genético Total MGT

0,30 4,88 0,30 5,54 0,23 0,17 0,10 2,94 0,14 -0,74 0,15 51,80 0,22 7,09

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Bisca de Santa Marta

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável Desejá

Mãe

Rambo da MN Rubrica da SM

Máximo da combinação entre Funcionário de Naviraí e Rambo da MN; Forte destaque para as características de maternais e reprodutivas; T jovem que certamente ocupará seu lugar de destaque na seleção Touro do Nelore produtivo; Indicações:Ludy, Iguaçu, Visual e IZ.

50% 40% 25% 3% 10% 6% 20%

Fonte: Sumário ANPC/USP - Nelore Brasil - FEV/12

23


BIRIMBAU DO IZ

Nelore Padrão

Criador: Instituto de Zootecnia | Prop.: Fazenda Taperi | Reg.: IZSN A 408 | Nasc.: 28/10/2002 Sapirão do IZ Pai

Óbrio IZ Nizera IZ

Birimbau do IZ Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

0,59 0,14 0,43 0,50 Perímetro Torácico aos 378 dias - Macho 0,50 0,49 Perímetro Escrotal aos 378 dias 0,63 Altura ao Sobreano - Machos 0,56 Área de Olho de Lombo Espessura de Gordura Lombo ao Ano 0,46 Espessura de Gordura Garupa ao Ano 0,48 0,48 Peso Fêmeas aos 550 dias 0,61 Altura ao Sobreano - Fêmeas 0,18 Dias ao Parto Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso aos 210 dias Peso aos 378 dias - Machos

Fonte: Sumário 2011 -IZ

1,94 3,35 11,64 37,09 4,36 0,51 2,08 7,42 -0,17 -0,23 32,15 1,84 -1,76

Libia IZ Mãe

Facultoso IZ Gazela IZ

Filho de Sapirão do IZ em vaca Facultoso; Facilidade de parto e crescimento rápido; Maior DEP para AOL da história do IZ; Suas provas mostram seu potencial para a produção de carne, sem, no entanto, elevar tamanho de suas filhas como matrizes; Na prova de ganho de peso do IZ, colocou 4 entre os 10 melhores animais para Consumo Alimentar Residual; Excepcional opção para uso em programas de melhoramento genético e em rebanhos registrados.

25


A Agro-Pecuária CFM iniciou suas atividades no Brasil em 1908. Em mais de 100 anos de história no país, foi pioneira na utilização de enfoque empresarial na exploração agrícola e pecuária. Atualmente a empresa está centrada no setor agrícola, com destaque para a cana de açúcar, e pecuária sendo líder do mercado brasileiro na produção de touros geneticamente avaliados. Na produção de bovinos de corte, a CFM foi pioneira na seleção massal da raça Nelore. Em 1980 iniciou a seleção para produção da necessidade interna dos touros de reposição com foco em características de real valor econômico como peso, precocidade sexual e de acabamento. A CFM iniciou seus trabalhos de avaliação genética através de controle zootécnico individual de seus animais, e em 1995, todos os animais passaram a ser analisados em conjunto através de um programa de avaliação genética para geração de Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) sob orientação do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP, campus de Pirassununga. O Programa da CFM foi o primeiro projeto da raça Nelore a ser aprovado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária a Abastecimento (MAPA) para a emissão do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, programa instituído pelo MAPA em 1995. O reconhecimento do MAPA garante que somente os animais efetivamente melhoradores sejam utilizados internamente e comercializados como touros, limitando ao máximo de 30% dos melhores animais nascidos em cada safra. O CEIP é a garantia de ganhos efetivos de produtividade. Todo o processo de seleção dos animais é realizado com base em medidas rigorosas, tomadas de animais criados totalmente em regime de pastagem, com mensuração de características ligadas ao desempenho reprodutivo, ponderal e de conformação frigorífica. O Programa de seleção do Nelore CFM é feito totalmente a pasto, pois entendemos que assim estamos selecionando animais de maior eficiência ao sistema de produção mais difundido no país e de menor custo de produção. Para os critérios de seleção são utilizados características de peso, conformação de carcaça e precocidade sexual, que compõem o Índice CFM, formado pela ponderação abaixo.

PD = Peso a desmama ajustado para 7 meses ou 205 dias de idade. Este peso é importante para seleção de vacas mais eficientes, que desmamem um bezerro bom e pesado todo ano.

I CFM = Índice CFM que é utilizado para classificar e ranquear os animais dentro da avaliação genética e parâmetros para emissão do CEIP, segundo os critérios do MAPA.

Musc = é uma avaliação visual da quantidade de músculo na carcaça do animal. A CFM realiza esta avaliação visual para obter animais mais pesados e que têm mais carne na carcaça e, portanto, maior rendimento no frigorífico e desta forma, maior receita para o produtor.

I CFM = 20% PD + 40% GPSob + 20% Musc + 20% PE

GPSob = ganho de peso da desmama ao sobreano (18 meses). Este é o peso que tem mais importância para a CFM, pois é o ganho de peso feito totalmente a pasto, sem influência do ambiente e leite materno, e por isso é o ganho de peso de menor custo para o produtor.

PE = Perímetro escrotal aos 18 meses de idade (550 dias). Além de animais mais pesados e de melhor carcaça a CFM busca animais mais precoces sexualmente que entrarão em estação de monta mais cedo. A forma de fazer esta seleção no macho é através do perímetro escrotal que está relacionado com a precocidade sexual e puberdade da suas filhas.

Desta forma a CFM utiliza um Índice de Seleção (I CFM) focado em características de real importância e retorno econômico para a fazenda e que irá refletir em animais mais produtivos e de maior rentabilidade na produção de carne.


CFM MARCO

Nelore Padrão

Prop:. Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 244708-04N1 | Nasc.: 08/09/2002

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Índice CFM ICFM

0,83 0,81 0,77 0,79 0,78 0,76 0,77

0,22 7,83 5,69 12,70 20,53 2,04 0,38 0,58 0,63 13,37

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 970 kg Perímetro Escrotal 42 cm Altura na Garupa 1,60 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 52 cm Profundade Corporal 77 cm Perímetro Torácico 2,34 cm Comprimento Corporal 1,76 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

CFM Jim Pai

CFM Ensino EL 602593

CFM Marco SF432899 Mãe

CFM Galego RG405493

União de duas linhagens de muita relevância na seleção da CFM: Ensino e Diamante, via CFM Galego; T de biotipo muito interessante, caracterizado pela modernidade de sua Touro carcaça de tamanho mediano e bastante precoce; Posiciona-se como o LÍDER para Musculatura em seu Sumário; Facilidade de trabalho inclusive na categoria de Novilhas Precoces; Indicação: linhagens IZ, Manah, Kulal AJ e CFM Tietê.

3% 0,5% 1% 1% 2% 2% 0,1% 0,1% 0,1%

Fonte: Sumário de Touros Nelore CFM 2011

28

Fazenda Nhuverá: Filho de CFM MARCO ao sobreano


CFM MINÉRIO

Nelore Padrão

Criador : Agropecuária CFM | Prop.: Laço Forte Agropecuária | Reg.: CEIP 244346-04N1 | Nasc.: 07/10/2002

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Prob.Prenhez aos 14 meses PP14 Índice CFM ICFM

0,90 0,33 0,88 11,80 6,86 0,86 11,55 23,35 0,87 1,45 0,86 0,37 0,86 0,44 0,85 0,48 0,64 22,42 12,17

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 953 kg Perímetro Escrotal 42 cm Altura na Garupa 1,55 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 59 cm 77 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,32 cm Comprimento Corporal 1,76 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

CFM Diamante Pai

CFM JC 094487 EL532187

CFM Minério SF005596 Mãe

CFM Coliseu EL534893

Fruto do acasalamento consagrado da CFM: Diamante em fêmea PRECOCE Tietê (CFM Coliseu); Listado entre os destaques para PP14; Prova muito equilibrada e completa, o que assegura seu posto entre os TOP 10 do Sumário com disponibilidade de sêmen, sendo considerado como sucessor do CFM Diamante; Relação muito harmônica no conjunto de carcaça: Conformação x Precocidade x Musculatura. Indicações: linhagens Kulal AJ, Manha e IZ.

1% 0,5% 1% 0,5% 10% 2% 1% 1% 0,5% 0,5%

Fonte: Sumário de Touros Nelore CFM 2011

29

Fazenda Nhuverá: filho de CFM MINéRIO a desmama


CFM NÚCLEO

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária CFM, Luis Otávio Matias e José Valentim Queiroz | Reg.: CEIP 243310-05N1 | Nasc.: 21/10/2003

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Índice CFM ICFM

0,82 0,80 0,75 0,77 0,76 0,74 0,75

0,64 7,69 4,62 10,28 17,97 0,80 0,29 0,45 0,44 9,74

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 983 kg Perímetro Escrotal 44 cm Altura na Garupa 1,45 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 51 cm 71 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,37 cm Comprimento Corporal 1,73 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

CFM Jaraguá Pai

CFM Guaporé SF05997

CFM Núcleo SF352200 Mãe

CFM Diamante SF275090

Fruto do Núcleo de fêmeas precoces e super precoces da CFM; Posiciona-se entre os TOP para Precocidade e Musculosidade; Escolha acertada para correção de biotipo tardio; Referência ainda para as características de ganhos de peso e maternal; Ref Abertura de genealogia no tocante à linhagem paterna; Indicações: IZ e Manah.

20% 2% 3% 10% 1% 2% 3%

Fonte: Sumário de Touros Nelore CFM 2011

30


CFM OBSTINADO

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária CFM, Luis Otávio Matias e José Valentim Queiroz | Reg.: 260342-06N2 | Nasc.: 15/07/2004

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Nascer PN Peso à Desmama PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Índice CFM ICFM

0,72 0,69 0,59 0,61 0,63 0,60 0,60

1,42 9,52 5,10 15,53 25,05 -0,10 0,52 0,58 0,62 12,53

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 995 kg Perímetro Escrotal 40 cm Altura na Garupa 1,60 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 54 cm Profundade Corporal 77 cm Perímetro Torácico 2,40 cm Comprimento Corporal 1,71 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

CFM Hercules Pai

CFM Espartano EL648195

CFM Obstinado SF029998 Mãe

CFM Diamante SF224194

Harmonia de produção evidenciada pelo EQUILÍBRIO de sua característica de carcaça (CPM); Destaque ABSOLUTO para Ganho Pós Desmama e Peso ao Sobreano; Excelente ferramenta para a produção de animais muito pesados e bem terminados; Apresenta em sua genealogia grandes produtores da CFM: Espartano (Vindouro IZ), Tietê e Diamante; Indicações: IZ, Manah, Kulal AJ.

4% 5% 0,1% 0,5% 0,1% 0,1% 0,1% 0,5%

Fonte: Sumário Touros Nelore CFM 2011

31

Novilhas Precoces filhas de CFM OBSTINADO


CFM SAXÃO

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária CFM, Laço Forte e Olhos d’ Água Empreendimentos | Reg.: MB 0753 08 | Nasc.: 05/11/2008 CFM Marco Pai

CFM Jim EL 602593

CFM Saxão Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável Indesejáv

Peso ao Nascer PN Peso ao Desmame PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Prob. de Prenhez 14 meses PP14 Índice CFM ICFM

1,68 14,31 15,42 18,26 32,57 1,79 0,59 0,66 0,64 22,00 15,00

CH 4487 05

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável Desejáv

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer 35 Kg Peso ao Desmame 222,9 Kg Peso Adulto - 22 M 513 Kg Perímetro Escrotal - 22 M 30 cm 141,5 cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Mãe

CH RM11 05 CH 0150 00

Maior Dep para Materno Total de todo o Mega Leilão CFM 2010; Neto e bisneto de fêmeas SUPER Precoces e Top 10% para Probabilidade de Prenhez aos 14 meses; Carcaça muitíssimo equilibrada entre Conformação, Precocidade e Musculosidade; T ainda em teste de progênie, dando continuidade aos trabalhos Touro de seu pai, o CFM Marco;

1% 0,1% 0,5% 0,1% 2% 0,5% 0,1% 0,1% 10%

Indicações: linhagens CFM Tietê, CFM Diamante, IZ, Manah, Kulal AJ.

Fonte: Catálogo Oficial Mega Leilão CFM 2010

32


CFM TUDOR

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária CFM, Laço Forte e Olhos d’ Água Empreendimentos | Reg.: CEIP SF 0230 09 | Nasc.: 16/08/2009 CFM Queops Pai

CFM LG 3585 03 ART 069 04

CFM Tudor Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável Indesejáv

Peso ao Nascer PN Peso ao Desmame PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Prob. de Prenhez 14 meses PP14 Índice CFM ICFM

0,70 10,65 6,40 13,56 24,21 2,28 0,54 0,62 0,68 20,50 14,90

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável Desejáv

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer 35 Kg Peso ao Desmame 233,6 Kg Peso Adulto - 22M 585 Kg Perímetro Escrotal - 22M 36,5 cm Altura na Garupa 147,6 cm Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

SF 1022 06 Mãe

CFM Notável EL 5031 93

Possui em sua genealogia, além de CFM Quéops, 4 fêmeas Super Precoces e 2 Precoces; Não podia deixar de ser TOP para Precocidade Sexual (PP14); Maior Dep para Musculosidade dos touros teste de progênie e segunda maior para Precocidade do Mega Leilão CFM 2011; Reprodutor em teste de progênie; Indicações: linhagens CFM Diamante, IZ, Manah, Kulal AJ.

2% 1% 0,5% 0,5% 0,5% 0,1% 0,1% 0,1% 2%

Fonte: Catálogo Oficial Mega Leilão CFM 2011

33


CFM NATIVO

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 243148-05N1 | Nasc.: 03/10/2003 CFM Jade Pai

CFM Granito SF301597

CFM Nativo Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejáv

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejáv el

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Nascer PN Peso ao Desmame PD Materno Total Mat. Total Ganho Desm. ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB Perímetro Escrotal PE Conformação C Precocidade P Musculatura M Prob. de Prenhez 14 meses PP14 Índice CFM ICFM

0,86 -0,04 0,84 5,21 2,58 0,80 13,12 18,33 0,81 1,03 0,80 0,35 0,80 0,24 0,79 0,28 0,62 22,59 9,81

Fonte: Sumário de Touros Nelore CFM 2011

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça Ca

SF155599 Mãe

CFM Ensino SF397394

Opção de genealogia dentro da seleção da CFM; Indicação pertinente para programas de Melhoramento Genético; Destaque para Pós Desmama e Peso ao Sobreano; Promove adequação de tamanho de carcaças; Indicações: linhagens CFM Diamante, CFM Tietê, IZ, Manah, Kulal AJ.

0,5% 3% 3% 50% 0,5% 3%

34


Bezerrada na hora certa. Lucro o tempo todo.

Não perca tempo em garantir lucro certo na pecuária de corte. O uso dos protocolos de IATF permite a programação do manejo reprodutivo para lucratividade o ano todo. Sincrocio®: Agente luteolítico e sincronizador de cio. Sincrogest®: Dispositivo intravaginal de liberação lenta de Progesterona. Sincrodiol: Estrógeno injetável para uso em programas reprodutivos. Sincroforte: Análogo sintético do GnRH.


www.nelorequalitas.com.br fale@nelorequalitas.com.br

c o @ m 0 2

me

to

2

0

fone: (62) 3097-1030

s a ses a p


NO MENOR TEMPO COM A MAIOR EFICIÊNCIA.

212

mil

Animais do programa em nosso banco de dados

1,42

milhão

Informações verificadas e catalogadas gerando avaliações importantes

O Nelore Qualitas é um programa de melhoramento genético de animais da raça Nelore que foi criado no ano de 2001, e em 2002 foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e recebeu a autorização para emitir o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) para os touros e matrizes produzidos pelo programa. Atualmente o Nelore Qualitas reúne 35 fazendas no seu sistema de seleção e melhoramento genético, todos embasados na mesma filosofia de produção e seleção à pasto, mantendo total coerência com o sistema de produção de carne do Brasil. Nosso programa trabalha para que o rebanho chegue a 20@ em 20 meses à pasto, ou seja, no menor tempo com a maior eficiência para atingir ainda mais rentabilidade.

www.nelorequalitas.com.br fale@nelorequalitas.com.br fone: (62) 3097-1030


QLT FATOR SS

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Rancho SS | Reg.: SS 7805 | Nasc.: 09/08/2006 Marisco IZ

Avaliações Funcionais Ponto Ótimo ACC Angulação Garupa 0,02 Aprumos 0,05 Frame 0,04 Ossatura 0,15 Umbigo -0,10 Ponto Máximo ACC Boca 0,16 Espess. Couro (mm) 0,10 Inserção de Cauda 0,09 Musculosidade 0,40 Pigmentação 0,24 Profundidade 0,21 Reprodução 0,39 Temperamento Temperament 0,23 Úbere -0,02 Composições Funcionais Conjunto onjunto Estrutural Conjunto Reprodutivo

DEP 0,35 0,36 0,58 0,47 0,58 DEP 0,52 0,45 0,37 0,57 0,58 0,58 0,55 0,47 0,38

4

2

0

2

Inclinada Curvo Baixo Pouca Curto

QLT Fator SS

Plana Retos Alto Muita Longo 4

2

0

2

411

4

Estreita Fino Alta Pouca Pouca Pouca Fraca Bravo Pequeno

Mãe

Larga Grosso Baixa Muita Muita Muita Forte Calmo Grande 4

2

0

2

Filho de Marisco IZ em matriz precoce descendente de CFM Century XXI; Avaliação genética muito equilibrada!

Forte Forte 1

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

ACC

Peso ao Nasc. Direto PN Peso Desm. Direto PD Peso Desm. Materno Materno Total MA Total MAT. T Ganho Peso Pós Desm. GPD Peso ao Sobreano GPSOB Perímetro Escrot. 15 meses PE Musculosidade MUSC Índice Qualitas IQualitas

0,47 0,57 0,16

2

3

4

Destaque em produtividade: desde a sua primeira safra, seus filhos já se firmaram como touros CEIP, impressionando por DEPs de Musculosidade e Perímetro Escrotal;

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

DEP

Média

100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

Indicações: linhagens CFM Diamante, CFM Tietê, IZ, Manah, Kulal AJ.

>50% 1% >50% 15% 1% 1% 1% 1% 1%

50 40 55

Ferramenta certeira para uso em programas de melhoramento genético;

TOP/Rank

--------------------

0,3 7,5 -0,1 3,0 0,51 6,1 13,6 0,55 1,24 0,57 0,40 12,30

CFM 010999 (CFM Century XXI) 135

Grande destaque no Sumário Nelore Qualitas desde 2010;

4

Fraco Fraco

Fonte: Sumário Nelore Qualitas 2012

Pai

4

Escaldado IZ CM 8178

30 35

20 25

10 15

0 05

38

Filho de QLT FAToR - Confinamento UFG/2010


QLT JAGUAR

Nelore Padrão

Prop:. Agropecuária Topgen e Fazenda Taperi | Reg.: 1869/09 | Nasc.: 26/09/2009 KulaI AJ Pai

CFM Visão 248187 JC

QLT Jaguar Custo por @ no R$ 46,24

Custo por @Total

R 125

R$ 53,48

Mãe

Avaliação Funcional Característica

Avaliação Genética Peso Desm. Direto PD Materno Total MA Total MAT. T Ganho Peso Pós Desm. GPD Peso ao Sobreano PE Perímetro Escrot. 15 meses PE Musculosidade MUSC Índice Qualitas IQualitas

Fonte: Leilão Nelore Qualitas 2011

Notas 1

2

3

4

5

Curvos Caída Alta Fina Clara Curto

Retos Plana Baixa Grossa Escura Comprido 1

2

3

4

Touro jovem do Programa Nelore Qualitas, destacado como um dos ToP 10 do leilão de 2011; Ranqueado ainda entre os ToP 5 melhores animais para Custo de @ Produzida em Confinamento e Custo de @ Produzida Total, evidenciando sua Eficiência Alimentar!

5

Fraca Débil Pouca Raso Fraco Bravio

Forte Forte Muita Profundo Forte Calmo

DEP

Média

8,7 5,4 1,3 10,0 1,55 0,55 12,20 100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

Impressiona pela pigmentação firme, bons aprumos, muita profundidade de costelas e bom racial.

1% 2% 25% 2% 1% 1% 1%

50 40 55

Filho de Kulal AJ em matriz de linhagem CFM bastante aberta e interessante;

TOP/Rank

---------------

Ponto Ótimo Aprumos Garupa Ins. Cauda Ossatura Pigmentação Umbigo Ponto Máximo Boca Estrutura Musculosidade Profundidade Reprodução T Temperament o

CFM Lógico (CFM Ibope) M 338

30 35

20 25

10 15

Indicações: linhagens CFM Diamante, CFM Tietê, IZ e Manah.

0 05

39


COBRE AJ

Nelore Padrão

Criador e Prop.: Agropecuária Jacarezinho | Reg.: 477406 AJ | Nasc.: 13/09/2006 Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 910 Kg Perímetro Escrotal 42 cm Altura na Garupa 1,64 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 52 cm 77 cm Profundade Corporal 2,33 cm Perímetro Torácico Comprimento Corporal 1,71 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2011

100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

Cobre AJ RM

Mãe

Único filho de Itaúba AJ no Sumário Aliança 2011; Excepcional prova, caracterizada por seu caráter CoMPLETo; TTamanho moderado e Deca 1 para Precocidade e Musculosidade;

3 1 1 5 1 1 10 1 1 1 1 1 1 10 1 1

50 40 55

Pai

Zefec Abdala RM

Deca

--------------------------

-0,37 Peso ao Nascer PN Dias para 160 Kg Dias 160 7,27 Ganho Nasc. à Desm. GND 3,51 Conformação à Desm. Cd 0,89 0,01 Precocidade à Desm. Pd 0,35 0,30 Muscosidade à Desm. Md 0,20 Umbigo à Desm. Ud 14,03 Índice Desmama Idesm 62,38 Dias para 400 Kg Dias 400 Ganho Nasc. ao Sobreano GNS 10,62 Conformação ao Sobreano Cs 0,21 0,63 Precocidade ao Sobreano Ps 0,84 0,58 Muscosidade ao Sobreano Ms Umbigo Ao Sobreano Us 0,20 Perím. Escrot. Ajust. a Idade Peip 0,69 18,51 Índice Final Aliança Ifinal

Itaúba AJ

30 35

20 25

10 15

opção de genealogia para uso em rebanhos que participem de programa de melhoramento genético; Indicações: CFM, IZ e Manah.

0 05

42


ANUM AJ

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária Jacarezinho | Reg.: 367504 AJ | Nasc.: 26/10/2004

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 900 Kg Perímetro Escrotal 44 cm Altura na Garupa 1,65 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 52 cm 73 cm Profundade Corporal 2,30 cm Perímetro Torácico Comprimento Corporal 1,73 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

Dicavalcanti AJ Pai

Anum AJ 7708/94 AJ Mãe

--------------------------

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2011

AJRM 5494 0116/91

Destaque entre os filhos de Dicavalcanti AJ; Instrumento de correção de tamanho de carcaças muito pequenas;

Deca -0,64 Peso ao Nascer PN Dias para 160 Kg 8,82 Dias 160 Ganho Nasc. à Desm. GND 4,24 Conformação à Desm. Cd 0,19 0,94 Precocidade à Desm. Pd 0,36 0,28 Muscosidade à Desm. Md 0,27 Umbigo à Desm. Ud 1,69 Habilidade Materna H Mat 16,42 Índice Desmama Idesm 56,87 Dias para 400 Kg Dias 400 Ganho Nasc. ao Sobreano GNS 9,99 Conformação ao Sobreano Cs 0,36 Precocidade ao Sobreano Ps 0,92 0,52 0,44 Muscosidade ao Sobreano Ms Umbigo Ao Sobreano Us 0,28 Perím. Escrot. Ajust. a Idade Peip 0,23 16,51 Índice Final Aliança Ifinal

Jarow 121389JZ

opção de linhagem para trabalho em programas de melhoramento genético;

2 1 1 1 1 1 10 2 1 1 1 1 1 1 10 4 1

Equilíbrio entre as características de CPM; Indicações: CFM, IZ, Kulal AJ e Manah.

43


TAMBAQUI AJ

Nelore Padrão

Prop.: Agropecuária Jacarezinho | Reg.: 506805 AJ | Nasc.: 29/09/2005

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2011

100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

30 35

20 25

10 15

Kulal AJ 411195 AJ

Tambaqui AJ 001297 AJ Mãe

AoRM 53971 188094 AJ

Continuidade dos trabalhos de responsabilidade do Kulal AJ, através de Fangio AJ; Impressiona pelo biotipo extremamente precoce, aliado a boa caracterização racial;

3 2 2 1 1 1 3 1 1 1 1 1 1 3 2 1

50 40 55

Pai

Deca

--------------------------

-0,38 Peso ao Nascer PN Dias para 160 Kg 6,92 Dias 160 Ganho Nasc. à Desm. GND 2,80 Conformação à Desm. Cd 0,89 0,20 Precocidade à Desm. Pd 0,27 0,38 Muscosidade à Desm. Md -0,07 Umbigo à Desm. Ud 14,80 Índice Desmama Idesm 50,70 Dias para 400 Kg Dias 400 Ganho Nasc. ao Sobreano GNS 7,10 Conformação ao Sobreano Cs 0,30 0,39 Precocidade ao Sobreano Ps 0,90 0,47 Muscosidade ao Sobreano Ms Umbigo Ao Sobreano Us -0,09 Perím. Escrot. Ajust. a Idade Peip 0,53 15,27 Índice Final Aliança Ifinal

Fangio AJ

Completo em desempenho, passando muito bem por Desmama e Sobreano; Prova extremada em todas as DEPs de produção! Indicações: linhagens CFM Diamante, CFM Tietê, IZ e Manah.

0 05

44


ACARÁ AJ

Nelore Padrão

Criador: Agropecuária Jacarezinho | Reg.: 744705 AJ | Nasc.: 26/09/2005

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio Tardio

Rápido Grande Precoce Precoce

Possibilidade de trabalho inclusive em fêmeas Kulal AJ, sem ultrapassar o limite de cosanguinidade;

Deca

T Tamanho bastante moderado, o que lhe confere a habilidade de correção de tamanho;

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 930 Kg Perímetro Escrotal 43 cm Altura na Garupa 1,58 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 48 cm 73 cm Profundade Corporal 2,34 cm Perímetro Torácico Comprimento Corporal 1,73 cm Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

-0,08 Peso ao Nascer PN Dias para 160 Kg Dias 160 5,45 Ganho Nasc. à Desm. GND 2,50 Conformação à Desm. Cd 0,85 0,15 Precocidade à Desm. 0,34 Pd 0,21 Muscosidade à Desm. Md 0,05 Umbigo à Desm. Ud 11,88 Índice Desmama Idesm 39,01 Dias para 400 Kg Dias 400 Ganho Nasc. ao Sobreano GNS 6,66 Conformação ao Sobreano Cs 0,26 0,45 Precocidade ao Sobreano Ps 0,85 0,44 Muscosidade ao Sobreano Ms Umbigo Ao Sobreano Us 0,05 Perím. Escrot. Ajust. a Idade Peip 0,56 14,00 Índice Final Aliança Ifinal

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2011

100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

Pai

30 35

20 25

10 15

0 05

AJRMR37000 829495 AJ

Acará AJ 382602 Mãe

5 2 2 2 1 2 7 2 1 1 1 1 1 7 2 1

50 40 55

Kanu AJ

KulaI AJ 6927/94

Sobreano de destaque notável; Indicações: linhagens CFM Diamante, CFM Tietê, IZ, Manah e Kulal AJ.

45


UIRAPURU AJ

Nelore Padrão

Criador: Agropecuária Jacarezinho | Prop.: Natureza Produtos Veterinários | Reg.: CEIP 524604AJ | Nasc.: 19/10/2004

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2011

100 90 95

80 85

70 75

60 65

45

30 35

20 25

10 15

0 05

Jarrow 12 1389 JZ

Uirapuru AJ 904599 AJ Mãe

KulaI AJ 532796 AJ

Ferramenta para a pecuária de Ciclo Curto, onde altos desempenhos à desmama são buscados; Filho de Dicavalcanti AJ presente com grande representatividade em número de rebanhos e em número de filhos, com DEP para Musculosidade bastante atrativa;

6 2 2 1 2 1 6 1 3 3 3 3 2 5 4 2

50 40 55

Pai

Deca

--------------------------

0,09 Peso ao Nascer PN Dias para 160 Kg Dias 160 6,42 Ganho Nasc. à Desm. 2,97 GND Conformação à Desm. Cd 0,95 0,19 Precocidade à Desm. Pd 0,22 0,35 Muscosidade à Desm. Md 0,01 Umbigo à Desm. Ud 13,37 Índice Desmama Idesm 16,11 Dias para 400 Kg Dias 400 Ganho Nasc. ao Sobreano GNS 3,77 Conformação ao Sobreano Cs 0,12 0,13 Precocidade ao Sobreano Ps 0,95 0,22 Muscosidade ao Sobreano Ms Umbigo Ao Sobreano Us 0,00 Perím. Escrot. Ajust. a Idade Peip 0,19 8,64 Índice Final Aliança Ifinal

Dicavalcanti AJ

Caracteriza-se pela boa funcionalidade devido a seus aprumos corretos, pigmentação firme, umbigo corrigido e caracterização racial; Destaque para seu Índice Desmama diferenciado; Indicações: Kulal, CFM Diamante, CFM Tietê, IZ e Manah.

46


X MAN

Nelore Mocho

Criador e Prop.: Carlos Viacava | Reg.: CVCF3410 | Nasc.: 10/10/2008

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso aos 120 dias Peso ao Desmame Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça aça Mérito Genético Total

0,28 0,28 0,32 0,32 0,31 0,18 0,17 0,16 0,16 0,26

DP120 DP210 DP365 DP450 DPE365 MP120 IPP AOL DACAB MGT

6,32 8,11 15,25 16,26 0,48 2,52 -0,74 1,60 0,00 13,83

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 913 kg Perímetro Escrotal 46 cm Altura na Garupa 1,68 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 55 cm 75 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,33 cm Comprimento Corporal 1,79 cm Conjunto de Carcaça

Backup Pai

Fajardo da GB Amagdala

X Man de CV Peruíbe de CV Mãe

Mombassa de CV Frutal de CV

Destaque no Nelore Mocho, incrementando suas avaliações nas caracterísiticas de produção e de carcaça; T de muita abertura e profundidade de costelas, favorecendo Touro terminação de carcaça; Participante da Reprodução Programada ANCP 2010, selecionado pelo critério de fertilidade; oferece fferece oportunidade de trabalho por possuir linhagens abertas em sua genealogia;

2% 4% 2% 2% 5% 6% 10% 3% 40% 2%

Caracterização Racial impecável.

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

48


LONGHINI

Nelore Mocho

Criador e Prop.: Carlos Viacava | Reg.: CVCV 3538 | Nasc.: 13/11/2003 Helíaco da JAVA Pai

1646 da MN Delia da JAVA

Longhini de CV Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso aos 120 dias Peso ao Desmame Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça aça Mérito Genético Total

0,65 2,53 0,65 2,41 0,68 6,88 0,68 7,84 0,62 0,46 0,27 0,93 0,31 -1,24 0,14 48,75 0,15 0,34 0,51 8,93

DP120 DP210 DP365 DP450 DPE365 MP120 DIPP AOL DACAB MGT

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 948 kg Perímetro Escrotal 44 cm Altura na Garupa 1,63 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 50 cm 73 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,33 cm Comprimento Corporal 1,77 cm Conjunto de Carcaça

Itaoca de CV Mãe

Huracan de Sausalito Araponga de CV

opção de Genealogia no Nelore Mocho; Muita produtividade em pacote de caracterização racial exemplar; Destaque para características reprodutivas e de carcaça; Ferramenta para correção de biotipo animal, rumando para acabamento de Carcaça e Musculosidade.

40% 50% 30% 25% 5% 40% 1% 40% 25% 11%

49


DODGE

Brahman

Criador e Prop.: Ricardo Caldeira Viacava | Reg.: KDAO 78 | Nasc.: 06/05/2008 JDH Sir. Marri Manso Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.028 kg Perímetro Escrotal 45 cm Altura na Garupa 1,54 cm Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa 54 cm 79 cm Profundade Corporal Perímetro Torácico 2,33 cm Comprimento Corporal 1,81 cm Conjunto de Carcaça

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade de Acabamento

Lento Pequeno Tardio

Rápido Grande Precoce

--------------------------

Peso aos 120 dias DP120 0,27 4,94 Peso ao Desmame DP210 0,27 6,69 Peso ao Ano DP365 0,27 6,26 Peso ao Sobreano DP450 0,25 7,66 Perímetro Escrotal DPE365 0,19 0,40 Idade ao Primeiro Parto DIPP 0,16 -1,66 Parto Precoce D3P 0,03 51,50 Área do Olho de Lombo AOL 0,15 0,26 MGT 0,23 12,16 Mérito Genético Total

Pai

Dodge FIV RV Miss OB TE 35 Mãe

95

80 85

70 75

60 65

Sua mãe é destaque para produtividade acumulada (PAC); Sua progênie ressalta suas caracterísiticas com carcaça profunda e volumosa; Indicado tanto para rebanhos puros quanto para o cruzamento industrial.

7% 8% 10% 6% 4% 2% 15% 30% 3%

50 40 55

45

30 35

20 25

10 15

MR V8 444/4 Miss Four Star 489/3

Filho de Marri Manso, destacado reprodutor responsável por peso, qualidade de carcaça e fertilidade em sua produção;

Fonte: Sumário ANCP/USP - FEV/2012 100 90

JDH Domino Manso 42 JDH Queen Lila Manso

0 05

50


IMA 97

Brahman Mocho

Prop:. Grupo IMA | Reg.: IMA 97 | Nasc.: 03/07/2006 Mr. V8 846/5 Pai

JDH Gotham Manso Miss V8 653/5

Mr. IMA POI FIV 97 Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável Indesejá

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável Desejá

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso à fase Mat. Ef. Direto PM-ED Peso à Desm. Ef. Direto PD-ED Peso ao Sobreano Ef. Direto PS-ED Total Mat. do Peso à fase Mat. TMM Total Mat. do Peso à Desm. TMD Idade ao Primeiro Parto IPP Perím. Escrotal ao Sobreano PES Índice ABCZ IABCZ

0,06 0,13 0,15

-0,05 2,66 5,47 0,40 1,80 0,09 -21,18 0,05 -0,12 0,71

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Miss Pilar POI 263 Mãe

Pecquias 38 One 1 Pecquias 55 Invicta

Excepcional opção de Gothan Manso em matriz Pecquias; Carcaça voltada ao extremo para modernidade e produção; Destaque para Musculosidade evidenciada; Muita pigmentação, aprumos corretos e racial; Opção para trabalhos em rebanhos puros e em cruzamento industrial.

53% 29% 23% 34% 25% 18% 70% 24%

Fonte: Geneplus - Emprapa - Edição 2011

51


IMA 179

Brahman

Prop.: Grupo IMA | Reg.: IMA 179 | Nasc.: 13/11/2006 JDH Westin Manso 80/1 Pai

JDH Madison de Manso 737/4 JDH Lady Charla Manso 557/4

Mr. IMA POI 179 Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso à fase Mat. Ef. Direto PM-ED Peso à Desm. Ef. Direto PD-ED Peso ao Sobreano Ef. Direto PS-ED Ganho de Peso Pós-Desm. GPD Total Mat. do Peso à Fase Mat. TMM Total Mat. do Peso à Desm. TMD Idade ao Primeiro Parto IPP Perím. Escrotal ao Sobreano PES Índice ABCZ IABCZ

0,26 5,05 0,21 6,76 0,21 12,92 0,18 28,17 0,19 1,54 0,16 0,69 0,18 -1,13 0,16 0,08 8,70

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça

Miss Pilar POI 875 Mãe

Equilíbrio e volume de carcaça; Beleza racial e umbigo corrigido; Grande musculosidade na carcaça, alicerçada em bons aprumos e ossatura; TTerminação de carcaça mensurada como superior via marcadores moleculares.

3% 5% 5% 1% 20% 40% 8% 20% 4%

* Execução Técnica CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética

Fonte: Sumário PMGZ - ABCZ 2012

JDH Sir Marri Manso Miss Pilar POI 79

52


LAPSO

Tabapuã Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Curta Raso Pouco Curto Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Comprida Profundo Muito Comprido Desejável

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso à fase Mat. Ef. Direto PM-ED Peso à Desm. Ef. Direto PD-ED Peso ao Sobreano Ef. Direto PS-ED Peso à fase Mat. Ef. Materno PM-EM Peso à Desm. Ef. Materno PD-EM Total Mat. do Peso à fase Mat. TMM Total Mat. do Peso à Desm. TMD Idade ao Primeiro Parto IPP Índice ABCZ IABCZ

0,52 6,83 0,53 6,17 0,41 9,37 0,17 1,37 0,17 1,53 0,28 4,79 0,28 4,62 0,18 -5,78 5,24

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Comprimento de Garupa Profundade Corporal orporal Perímetro Torácico Comprimento Corporal Conjunto de Carcaça

Criador: Alberto Giocondo | Prop.: Fazenda Buona Sorte | Reg.: AGNJ 6 | Nasc.: 20/12/2003

Parintins da Tab. Pai

Estágio de Tab. Venosa de Tab.

AG Lapso TE da Jangada AG Helba da Jang. Mãe

2% 25% 30% 20% 30% 4% 25% 50% 40%

Ruan TE do Muc. Payaranda da DB

Tabapuã modelo de biotipo produtivo: carcaça volumosa, costelas compridas e bem arqueadas; Destaque também para características maternais; Funcionalidade através de dorso bastante forte, umbigo corrigido e boa pigmentação;

*Execução Técnica CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética

Opção para rebanhos puros e cruzamento industrial.

Fonte: Sumário PMGZ - ABCZ 2012

SARDÔNICO

Tabapuã Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável

Criador: Fazenda Buona Sorte | Reg.: CCC1673 | Nasc.: 10/03/2003

804-296 Itabaiana Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso à fase Mat. Ef. Direto PM-ED Peso à Desm. Ef. Direto PD-ED Peso ao Sobreano Ef. Direto PS-ED Ganho de Peso Pós-Desm. GPD Peso à fase Mat. Ef. Mat. PM-EM Peso à Desm. Ef. Materno GPD Total Mat. do Peso à Fase Mat. TMM Total Mat. do Peso à Desm. TMD Idade ao Primeiro Parto IPP Perím. Escrotal ao Sobreano PES Índice ABCZ IABCZ

0,77 0,78 0,73 0,66 0,24 0,22 0,42 0,41 0,32 0,43

0,5% 0,5% 0,5% 1% 90% 90% 12% 15% 5% 0,5% 2%

8,46 12,87 20,17 24,23 -0,52 -1,13 3,71 5,31 -19,16 0,69 13,31

--------------------------

Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pai

296 Salgado Itabaiana Salgado da Prata

Sardônico CC Quadrilha CC Mãe

Sibilino da Taba Idalina CC

Filhos de excelente produção à pasto; Superior nas DEPs de ganhos à Desmama, Ano e Sobreano; Opção de linhagem na raça pura; Ótima opção para cruzamento industrial.

* Execução Técnica CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética

Fonte: Sumário PMGZ - ABCZ 2012

54


JURUNA

Guzerá

Proprietário: Chácara Naviraí | Reg.: CSCG 1993 | Nasc.: 08/09/2010 Apollo TE do DER Pai

Gobbo IT Atalaia do Pinhal

Juruna de Naviraí Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável Indesejá

Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,26 0,23 0,23 0,13 0,15 0,04 0,13 0,13 0,19

DP365 DP450 DPE365 MP120 DIPP D3P AOL DACAB MGT

17,29 16,11 1,20 3,86 -0,74 52,50 0,85 -0,04 17,67

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto onjunto de Carcaça Ca aça

Cinta de Naviraí

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável Desejá

Mãe

Acaso S Varoa de Naviraí

Continuidade dos trabalhos de Gobbo IT, através de Apollo TE do DER, em vaca Acaso S top 8%; Focado em características reprodutivas e de fertilidade; Opção para selecionadores da raça, que foquem em Maternal.

2% 4% 0,1% 0,5% 4% 1% 7% 80% 0,5%

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - FEV/12

56


CONGO

Guzerá

Proprietário: Tommaso Mambrini | Reg.: EOPG 13 | Nasc.: 18/09/2007 Embaixador TE FP Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca Fraca Agitado Pesado Leve Leve Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável

Muita Muita Muita Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Alto Plana Profundo Largo Desejável

Peso à fase Mat. Ef. Direto PM-ED Peso à Desm. Ef. Direto PD-ED Peso ao Sobreano Ef. Direto PS-ED Ganho de Peso Pós-Desm. GPD Peso à fase Mat. Ef. Mat. PM-EM Total Mat. do Peso à Fase Mat. TMM Total Mat. do Peso à Desm. TMD Idade ao Primeiro Parto IPP Perím. Escrotal ao Sobreano PES Índice ABCZ IABCZ

0,21 0,21 0,21 0,18 0,17 0,18 0,18 0,18 0,14

20% 9% 5% 10% 50% 25% 25% 1% 60% 7%

4,06 8,23 14,55 15,87 0,83 2,86 4,23 -41,37 -0,03 12,15

--------------------------

Estrutura e Conformação Precocidade e Acabamento Musculatura Umbigo e Prepúcio Caracterização erização Racial Aprumos e Cascos Caracterização erização Sexual Ossatura Pigmentação T Temperament o Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundade Corporal orporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

Pai

Besouro ROE Homenagem AM

Congo FIV E.O.P. Elza TE da O. Parda Mãe

Besouro ROE Raposa TE da Onça Parda

Reprodutor JOVEM e promissor; Com a finalização de sua avaliação genética inicial, surpreende nas características de ganhos de peso, maternal e fertilidade; Grande destaque para precocidade sexual; Opção para rebanhos puros e cruzamento industrial.

* Execução Técnica CTAG - Centro Técnico de Avaliação Genética

Fonte: Sumário PMGZ - ABCZ 2012

57


REGIÃO

RS RS RS RS RS RS RS SC SC SC PR PR PR PR PR PR PR PR PR

Bagé Carazinho Erechim Ibirubá Pelotas Santa Rosa Teutônia Balneário Camboriú Joaçaba Pinhalzinho Arapoti Campo Mourão Cascavel Castro Curitiba Francisco Beltrão Guarapuava Londrina União da Vitória

Carlos Eduardo D. dos Santos Lucinir Rodrigues Jorge Cardoso Eduardo Rauber Mario Vieira/Elias Moura José Augusto Thum Marcos Vinicius Piassini Volnei Lopes Pimentel Eduardo Alexandre Fey Fábio José Reckziegel Fernando Labiak Evangelista Adriano Siqueira de Almeida Antonio Vilmar Camboim Hilton Ribeiro Luis Carlos Gomes (Pestana) Ivair Luiz Bennati Cristiano da Silva Marcelo Trigo de Moura Márcio Luiz Weber

(53) 3311-0641 | (53) 9965-6596 (55) 9697-0230 | (55) 8144-8586 (54) 9629-3818 (54) 9928-0858 | (54) 8148-5538 (53) 9951-8538 | (53) 9981-2254 (55) 9628-7026 (51) 3762-4457 | (51) 9934-3041 (47) 9909-7149 | (48) 9956-0481 (47) 9952-3691 | (49) 9921-9693 (49) 3366-2371 | (49) 9915-9967 (43) 9651-5577 (44) 9997-1449 | (43) 9123-9701 (45) 9987-2673 | (45) 9121-8827 (42) 9973-0469 | (47) 9963-2384 (42) 9912-7687 | (42) 3231-2228 (46) 9115-3954 (42) 3624-3389 | (42) 9934-2459 (43) 9101-8062 (42) 9911-9866 | (42) 8831-8764

bage@semex.com.br carazinho@semex.com.br erechim@semex.com.br ibiruba@semex.com.br pelotas@semex.com.br santarosa@semex.com.br teutonia@semex.com.br balneariocamboriu@semex.com.br joacaba@semex.com.br pinhalzinho@semex.com.br arapoti@semex.com.br campomourao@semex.com.br cascavel@semex.com.br castro@semex.com.br curitiba@semex.com.br franciscobeltrao@semex.com.br guarapuava@semex.com.br londrina@semex.com.br uniãodavitoria@semex.com.br

SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG RJ RJ ES

Avaré Araçatuba Batatais Bragança Paulista Birigui Guaratinguetá Itapentininga Monte Alto Presidente Prudente São João da Boa Vista São José do Rio Preto Barbacena Cambuquira Cataguases Governador Valadares Itajubá Lavras Passos Patos de Minas Piumhi Pompéu Uberaba Uberlândia Unaí Barra Mansa Rio de Janeiro Vitória

Marcos Aurélio Dias Amaury Resende Mancilha Luiz Alberto Perroni Sibin Roverio Mimessi Fabiano Pantarotto/Juliano S. Pazian Fernando Reis Pereira Ricardo Ventura Climeni Rodrigo Fiorani Paulo Sérgio Bacarin Marcio Getulio Luiz Carlos Flauzino Arcelino José Giarola Luiz Sandro Almeida Marcos Alves de Souza Alexandre L. Cabral de Oliveira Alessandra Merrichelli /José Farias Guilherme Corsini Salles Marco Antonio P. Carvalho Adilson Gonçalves Costa Lucas Eduardo Pereira Coimbra Christiano Farley Flores da Mota Luiz Fernando R. Oliveira Daniella Martins da Silva Giovane Felipe de Almeida Gustavo Ramos de Souza Luiz Carlos Cairo Carlos Tadeu Bastos Rosa

(14) 3733-4263 | (14) 9644-9267 (18) 3301-6101 | (18) 9782-5125 (16) 3662-1878 | (16) 9109-5834 (11) 4033-9105 | (11) 9967-5816 (18) 9163-0944 (12) 3133-1841 | (12) 7811-4201 (15) 9748-3986 | (43) 8801-5989 (11) 9325-4017 (18) 3222-5307 | (18) 9729-0821 (19) 9743-1009 (17) 3353-0900 | (17) 9182-8995 (32) 3332-2667 | (31) 9139-3027 (11) 4656-1061 | (35) 9913-1177 (32) 3421-1096 | (32) 9984-4085 (33) 3273-3444 | (33) 8868-1255 (35) 9183-1100 | (35) 9823-2218 (35) 3821-7217 | (35) 8416-2281 (35) 3522-0277 | (35) 9122-8703 (34) 3823-3574 | (34) 9975-2239 (37) 9969-4443 | (37) 9913-4507 (37) 3523-4300 | (37) 9902-6671 (34) 3236-7418 | (34) 9976-0545 (34) 3215-2459 | (34) 9971-8984 (38)3677-6140 | (38) 9956-2435 (24) 3322-2245 | (24) 7834-2222 (21) 2295-2237 | (21) 9493-6164 (27) 9987-3185 | (27) 3722-1299

avare@semex.com.br aracatuba@semex.com.br batatais@semex.com.br bragancapaulista@semex.com.br birigui@semex.com.br guaratingueta@semex.com.br itapentininga@semex.com.br montealto@semex.com.br presidenteprudente@semex.com.br saojoaodaboavista@semex.com.br saojosedoriopreto@semex.com.br barbacena@semex.com.br cambuquira@semex.com.br cataguases@semex.com.br governadorvaladares@semex.com.br itajuba@semex.com.br lavras@semex.com.br passos@semex.com.br patosdeminas@semex.com.br piumhi@semex.com.br pompeu@semex.com.br uberaba@semex.com.br uberlandia@semex.com.br unai@semex.com.br barramansa@semex.com.br riodejaneiro@semex.com.br vitoria@semex.com.br

Sudeste

DF GO GO GO GO MT MT MT MT MS MS MS

Brasília Goiânia Jataí Jussara Rio Verde Cuiabá Guarantã do Norte Rondonópolis Vila Rica Campo Grande Corumbá Nova Andradina

Marcelo Parente de Pinho João Antônio Sátiro Fernando Baraldi Lopes Fernando Vidal e Junqueira Valdemir Lima José Roberto Córdula Edair Reinaldo Miglioli Carlos Celio Fialho Altino Alberto de Freitas Jr. Wagner Granado Carlos de Barros R. Leite Marcelo Gavinha Lopes

(61) 3340-7644 | (61) 9984-4735 (62) 3240-0490 | (62) 9138-9760 (64) 3631-4363 | (64) 9646-0036 (62) 9602-3009 | (62) 8515-4979 (64) 3621-3759 | (64) 8137-1515 (65) 9916-2186 | (65) 8456-7010 (66) 8421-7606 | (66) 9987-1328 (66) 3411-5937 | (66) 9216-7530 (66) 3554-1838 | (66) 9956-7223 (67) 3029-7675 | (67) 8121-7675 (67) 9643-5441 (67) 3441-2883 | (67)9978-3943

brasilia@semex.com.br goianiasul@semex.com.br jatai@semex.com.br jussara@semex.com.br rioverde@semex.com.br cuiaba@semex.com.br guarantadonorte@semex.com.br rondonopolis@semex.com.br vilarica@semex.com.br campogrande@semex.com.br corumba@semex.com.br novaandradina@semex.com.br

Centro-Oeste

PA PA PA RO RO TO|MA TO AC

Belém Marabá Xinguara Ouro Preto do Oeste Vilhena Imperatriz Palmas Rio Branco

Alexandre da Costa Coroa Fabricio Molina José Luiz Dantas Alexandre Finotti Mansano Ismael dos Santos Jr. Macélio Araujo Canguçu Juliano Kummer Edson Gomes Batista

(91) 3242-1046 | (91) 9115-3519 (94) 8139-3635 | (94) 9185-7619 (94) 3426-3049 | (94) 9152-1341 (69) 3461-4400 | (69) 9907-0308 (69) 3322-9588 | (69) 8474-6183 (99) 3582-8860 | (99) 8114-7154 (63) 8111-6211 | (63) 3217-5069 (68) 3244-1500 | (68) 9953-1216

belem@semex.com.br maraba@semex.com.br xinguara@semex.com.br ouropretodooeste@semex.com.br vilhena@semex.com.br imperatriz@semex.com.br palmas@semex.com.br riobranco@semex.com.br

Norte

NOME

TELEFONE

E-MAIL

SE|AL BA PB|PE PB CE

Batalha Paulo Afonso Recife João Pessoa Fortaleza

André Gama Ramalho Jandirson Campos Torres José Aguiar Leite Felipe Ferreira A. de Lima Gilberto Ramos

(82) 3531-1156 | (82) 9984-1054 (75) 8822-6409 | (75) 9114-6686 (81) 3442-4884 | (81) 9977-8441 (83) 9921-4100 (85) 3271-2378

batalha@semex.com.br pauloafonso@semex.com.br recifenorte@semex.com.br joaopessoa@semex.com.br fortaleza@semex.com.br

Sul

UF

Nordeste

Consulte Nossos Representantes Regionais

Acesse o site: www.semex.com.br e consulte os contatos dos nossos Gerentes/Supervisores Técnicos no menu comercial.


NELORE PADRÃO

NELORE MOCHO

REM MR. carcaça................................11 REM NOSTAURO......................................09 REM NOTURNO......................................14 REM ONERALDO.....................................20 REM QUARTUDO.....................................18 REM QUILANO........................................17 REM RICKET.............................................08 REM RINÓPOLIS.....................................13 REM ROYAL..............................................19 REM SABELO............................................10 REM SUMÁRIO ........................................12 REM THURAN..........................................15 REM UZZO...............................................16

LONGHINI......................................49 X MAN.......................................................48

CFM MARCO............................................28 CFM MINÉRIO..........................................29 CFM NATIVO............................................34 CFM NÚCLEO...........................................30 CFM OBSTINADO...................................31 CFM SAXÃO..............................................32 CFM TUDOR.............................................33 ACARÁ AJ..................................................45 ANUM AJ..................................................43 COBRE AJ..................................................42 TAMBAQUI AJ.........................................44 UIRAPURU AJ.........................................46 BIRIMBAU IZ............................................25 INDY............................................22 JAGAON............................................23 QLT FATOR...............................................38 QLT JAGUAR............................................39

BRAHMAN DODGE.....................................................50 IMA 179.....................................................52

BRAHMAN MOCHO IMA 97.......................................................51

TABAPUÃ LAPSO.......................................................54 SARDÔNICO............................................54

GUZERÁ CONGO......................................................57 JURUNA............................................56

Semex Solutions....................................03 Critérios de Seleção ..............................04 Interpretação das Provas .....................05


Catálogo Virtual Raças de Corte - Zebu 2012