Issuu on Google+

l ITAQUÁ

l COPA 2014

Criança vê mãe ser morta com 11 facadas

Haja coração! Brasil pega México dia 17

POLÍCIA - PÁG. 15

Na próxima terça-feira, milhares de torcedores poaenses vão se reunir para vibrar pela Seleção Brasileira, que vai enfrentar o time do México em Fortaleza, às 16 horas. Na estreia do time de Felipão na quinta-feira, a Prefeitura de Poá preparou uma estrutura especial dentro da Praça de Eventos para transmitir os jogos e acomodar a torcida. CIDADE - PÁG. 7

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014 EDIÇÃO Nº 1215

ANO 24

R$ 1,00

l NOVELA DA LIMINAR

POAENSES REPROVAM “DUELO” ENTRE TESTINHA E CÂMARA Enquanto o prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, e os vereadores persistirem na "guerra de liminares" por causa das investigações de aumento abusivo da taxa do lixo, alguns poaenses afirmaram que esta briga política deixa outras prioridades de lado, como a saúde. A Justiça expediu uma liminar que cancelou a sessão extraordinária na Câmara que julgaria ontem o prefeito. CIDADE - PÁG. 5

Alexandre Provisor - PSL

Testinha - SDD

Deneval Dias PRB

Diogo Pernoca PROS

Edinho do Kemel Gian Lopes PPS PR

Jeruza Lisboa Reis - PTB

Lau do Azuir PTB

Lázaro Borges PROS

Madruga PSL

Mário Sumirê PSD

Marquinhos Indaiá - PDT

Marquinhos Mecânico - SDD

Neno Ferrari PROS

Ricardo Massa PP

Tonho de Calmon PDT

Welson Lopes PROS

Zé Carlos da Maçã do Amor - PDT

Confira o AT Notícias também no seu computador, tablet ou smartphone - www.altotietenoticias.com.br


2

Opinião

altotietenoticias.com.br

l FRASES

“E

ste Festival já faz parte do calendário de programações de Poá, tendo em vista que os artistas da cidade merecem este destaque, aliás, nos eventos, os cantores e bandas poaenses são sempre convocados para se apresentarem”. • Do prefeito de Poá Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.

“N

o local, teremos atendimento individual medicamentoso, psicoterapêutico e de orientação, e acolhimento em grupo, além de oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. Oferecemos, ainda, sem custo à população, condições para o repouso, bem como para a desintoxicação ambulatorial. Essa unidade vai contar com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogas, médicos, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutica, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe administrativa. Trata-se de uma estrutura plena, que terá tudo para se tornar referência em todo o Alto Tietê”. • Do secretário de Saúde de Ferraz, Luis Claudio da Rocha Guillaumon.

“E

ssas doações são muito importantes, pois além de garantirmos o conforto dos nossos pacientes nesse inverno, temos a garantia de que teremos uma reserva desses cobertores em caso de descarte”. • Do secretário de Saúde de Suzano, Eduardo Sélio Mendes Jr.

“N

a radiografia digital a imagem é mostrada em um monitor de vídeo, ao invés do processo tradicional de expor o filme contra a luz. Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação “sinal x ruído” conveniente, é possível obter uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente”. • Do vice-presidente do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), André Alonso

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l EDITORIAL

l TROMBONE

Com vocês, “A Liminar de Poá” Depois que o prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, escapou graças a uma liminar do Tribunal de Justiça sobre a sessão de julgamento que definiria seu futuro político por causa de uma denúncia de aumento abusivo na taxa do lixo, a palavra mais ouvida nos bastidores da política poaense é “liminar”. Alguns ainda brincam em chamar este procedimento judicial de “eliminar” porque, no caso do prefeito Testinha, a decisão do desembargador Ademir Benedito “eliminou” a alegria dos adversários políticos do alcaide que já contavam com a sua derrota. Mas o que é liminar? Dentro dos conceitos jurídicos, eis algumas explicações: “decisão de caráter urgente cujo objetivo é evitar perdas para uma das partes antes que o mérito de uma causa seja julgada”, “ordem judicial que determina uma providência a ser tomada antes da discussão do feito (initio litis), com a finalidade de resguardar direitos. Assim, por exemplo, a concessão de liminar em mandado de segurança, na reintegração de posse”. E foi assim que Testinha tem conseguido escapar dos ataques adversários políticos, devido à rápida ação da sua equipe jurídica. Se o alcaide é inocente ou não das perseguições que vem sofrendo, não cabe a este jornal julgar, porque a questão é meramente judicial. O jornal AT Notícias, no seu dever de informar os fatos prezando pela imparcialidade no seu conteúdo jor-

Demissões na Prefeitura?

nalístico, tem a liberdade - respaldada pela Constituição e pelos direitos da Imprensa - de analisar os fatos e levar os leitores a tirarem as suas próprias conclusões. No caso do prefeito Testinha, suas estratégias “liminares” têm sido perfeitas para que ele pudesse se recuperar das investidas adversárias, e ganhar o fôlego suficiente para se fortalecer. Isso sem falar, é claro, da burocrática máquina judiciária, que ajuda a prorrogar por meses, e anos, a análise e julgamento de milhões de processos que lotam os arquivos dos fóruns. E tudo isso se transl LIMINAR É UMA forma num DECISÃO DE CARÁTER “empurraURGENTE, CUJO -empurra” OBJETIVO É EVITAR entre adverPERDAS PARA UMA sário polítiDAS PARTES ANTES DO cos que até MÉRITO SER JULGADO se tornou em uma empolgante novela poaense, já que a liminar concedida ao prefeito Testinha tem caráter suspensório por tempo indeterminado e, a qualquer momento, a Câmara de Poá - que iria julgar o alcaide sobre a denúncia da taxa do lixo - está arregaçando as mangas e arquitetando novos recursos para derrubar a liminar e marcar - o mais rápido possível - o julgamento do prefeito. Então, que os poaenses aguardem os novos capítulos dessa novela “A Liminar de Poá”.

l NÚMEROS DA SEMANA Divulgação

200 mil

Sumiço de jornais Como perguntar jamais ofende - e sempre esclarece - por que os exemplares do AT Notícias somem rapidamente na Câmara de Poá quando a edição critica a referida Casa de Leis? Um exemplo disso aconteceu quando este jornal criticou os altos salários para os cargos de nível médio. Na mesma semana da publicação da matéria, foram deixados cerca de 50 exemplares no balcão da Câmara no dia da sessão ordinária. O curioso é que, em menos de 10 minutos após a entrega dos jornais, muitas pessoas procuraram o AT Notícias pedindo mais exemplares. Diante disso, torna-se questionável e surpreendente o “dinamismo” da distribuição de jornais dentro da Câmara.

Parabéns, Gisele! Vale registrar os parabéns à assessora de imprensa e jornalista Gisele Santos que, atenciosa aos colegas, organizou com muita competência os trabalhos na sala de imprensa para que todos pudessem cobrir a sessão de julgamento da Comissão Processante da Taxa do Lixo.

Perguntar não ofende Como está tramitando aquele processo de fraude eleitoral no Sindicato dos Servidores Públicos de Itaquaquecetuba (Sinseri)? A encrenca aconteceu durante a gestão de Dalton Dename, atual secretário municipal de Transportes e presidente do PTN, cuja sigla é do prefeito Mamoru Nakashima.

Puxão de orelha no Filló Quando é que o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Filló, vai deixar um pouco de lado a campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e olhar mais para os ferrazenses que o elegeram? A preocupação com a reeleição de Alckmin é tanta, que o alcaide nem olha para as antenas de celular que estão instaladas de forma ilegal em uma caixa d’água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na Vila Romanópolis. Acorda, prefeito!

“Secretário adjunto” golpista

• Peças foram arrecadadas na Campanha do Agasalho, em Suzano.

Naquela cidadezinha tem gente ligada ao atual governante querendo ser mais esperto do que o rei. Acontece que dizendo-se secretário-adjunto de uma pasta (porém, sem nunca ter sido), o tal sujeito procurou uma agência bancária local para fazer um empréstimo consignado. Devido ao bom papo e pompa do sujeitinho, a gerência concordou em jogar na mão do elemento a bagatela de R$70 mil em suaves prestações. No entanto, o banco exigiu prova oficial de renda e, neste caso, o caloteiro não pensou duas vezes, resolveu falsificar um documento público contendo inclusive o nome do chefe do setor de Recursos Humanos (RH) que segunda consta está uma verdadeira arara. Em suma, o golpe fora desmascarado há poucos dias e agora o envolvido tenta livrar-se da encrenca o quanto antes, mas, sem antes responder a um Processo Disciplinar Administrativo (PAD) apenas para resguardar direitos. E o pior é saber que ele não é o único golpista.

3,4 mil • Servidores atuam em Ferraz de Vasconcelos.

30% • Das obras do piscinão estão concluídas.

187 metros • É a extensão do tapete de Corpus Christi.

Colarinho sujo

100% • É o limite de descontos para os arujaenses pagarem suas dívidas municipais.

Fontes ligadas à Prefeitura de Poá informaram a coluna sobre a demissão em massa de comissionados ligados a alguns vereadores da base governista que “traíram” o chefe do Executivo, Francisco Pereira de Sousa (SDD). O jornal entrou em contato com a prefeitura para checar a veracidade das demissões, e até o fechamento da edição, não houve retorno.

300 alunos • Suzanenses participaram de uma mostra de filmes.

Av. Antônio Massa, 355 Sala 8 - Centro - Poá CEP: 08550-350 Fone: 11 4634-2590 / e-mail: redacao@altotietenoticias.com.br Diretor e Jornalista Responsável: Nilson Amâncio Filho - MTB nº 36.222 - nilson@altotietenoticias.com.br

Embora a madame daquela prefeitura tenha duas horas de almoço, ela cismou de sair em pleno horário de expediente para retocar o cabelão em um salão de beleza perto do local de trabalho. O pior foi a sujeitinha ter alegado a chefe que precisou sair para atender uma “causa social”. Mas como sua chefe não é boba e muito boa observadora, estranhou de ver uma pequena mancha de tinta de cabelo no colarinho da esperta, além do cabelão muito bem arrumado.

EDITORA Márcia Dias

editora_at@altotietenoticias.com.br

ANUNCIE

SOCIAL

Mauro Manoel

social@altotietenoticias.com.br

contato1@altotietenoticias.com.br contato2@altotietenoticias.com.br

4634-2590


Opinião

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

altotietenoticias.com.br

l ARTIGO

l COLUNA DO LEITOR

Eliane da Costa Bruini é graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

SEGURO DPVAT Decisão do STJ pode ter interpretações distorcidas em casos de danos morais

Educação no Brasil Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais: O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia). Frente aos dados, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, concluindo que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”. Talvez o bom senso sugerisse pensarmos dessa forma. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação. Logo, agora não mais pelo bom senso e sim pelo costume, a “culpa” tenderia a cair sobre o profissional docente. Dessa forma, os professores se tornam alvos ou ficam no fogo cruzado de muitas esperanças sociais e políticas em crise nos dias atuais. As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais. Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina. O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola e, em geral, a experiência demonstra que os docentes são maus executores das ideias dos outros. Nenhuma reforma, inovação ou transformação - como queira chamar - perdura sem o docente. É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão. Certamente, os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário. Podemos concordar que tal situação também é resultado de pouco engajamento e pressão por parte da população como um todo, que contribui à lentidão. Ainda sem citar o corporativismo das instâncias responsáveis pela gestão - não só do sistema de ensino, mas também das unidades escolares - e também os muitos de nossos contemporâneos que pensam, sem ousar dizer em voz alta, “que se todos fossem instruídos, quem varreria as ruas?”; ou que não veem problema “em dispensar a todos das formações de alto nível, quando os empregos disponíveis não as exigem”. Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.

3

Amanhã

Hoje

26°

Máxima

14°

Mínima

Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.

24°

Máxima

15°

Mínima

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite nublada com possibilidade de garoa.

l AT EXPRESSÃO

Adilson Santos, a força das redes sociais para ajudar o próximo Mais do que ferramentas de entretenimento, as redes sociais, no Brasil, têm se transformado em uma importante ferramenta de serviço e, principalmente, como forma de ajudar o próximo. Com o crescente acesso da população à internet - especialmente nos segmentos de menor renda –, algumas pessoas se sensibilizaram em usar este importante recurso a favor de quem não tem apoio para reivindicar os seus direitos. Uma destas pessoas é o blogueiro, ativista e fotógrafo Adilson Santos. Residente em Itaquera, ele já é bem conhecido em Poá, principalmente pelo seu trabalho social que começou em 2009, na “era do Orkut”, onde tinha a comunidade “Poá com Acento” (em letras maiúsculas) e o blog http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com. br . De acordo com ele, o seu ingresso ao voluntariado começou em junho de 2009,quando discutiu com o dono de uma padaria que teria se recusado a fornecer chocolate e lanches para três crianças carentes, mesmo após Santos ter pagado pela refeição. “Tal atitude, repudio veementemente, e classifico como lamentável, on-

de seres humanos, tratem com tamanha falta de humanismo seus semelhantes, os quais indefesos, pois são crianças, onde nasceram e vivem em um mundo capitalista, onde poucos detêm uma condição de boa educação, cultura, saúde, alimentação e oportunidade de ser alguém na vida. Uma terra de uma carga tributária gigante. Não adianta fazer doação para entidades de caridade, e não praticar a caridade a seu semelhante, a seu próximo, onde ele sendo mais frágil, usar deste atributo, onde mantém com esta política, a crianças mais acuadas, já criando ódio pelos adultos mais privilegiados”, comentou. O episódio ganhou força nas redes sociais e gerou discussões em Poá. Outro fato mencionado por Santos aconteceu

na época da Rio+20, no CEU Azul da Cor do Mar, na EMEF Professora Conceição Aparecida de Jesus, em Itaquera. Participante do Conselho Escolar, Santos ficou pasmo com a péssima manutenção dos banheiros com torneiras quebradas, vazando água, sem contar nas portas dos mesmos sem fechadura, azulejo e divisórias quebradas. Indignado, o blogueiro não perdeu tempo em denunciar o descaso.A resposta veio 48 horas depois, com a solução do problema. E com a comunidade Poá com Acento no Facebook (https://www. facebook.com/groups/ poacomacento/?fref=ts), outro caso que se tornou conhecido foi o da menina Ana Layla,que precisava do leite especial Pregomin por causa de uma alergia que sofria. O caso foi publicado pelo AT Notícias, onde sua mãe enfrentava dificuldades para obter ajuda do Poder Público na compra do alimento, considerado caro. Devido à divulgação do caso na comunidade de Santos, várias pessoas se mobilizaram pela causa e ajudaram a família. “Essa é a importância das redes sociais em ajudar os cidadãos a lutarem pelos seus direitos”, concluiu Santos.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça, no Recurso Especial 1.365.540/DF, de 5 de maio deste ano, de que o seguro DPVAT também deve cobrir danos morais, pode gerar distorções em sua interpretação e extensão, correndo-se o risco de que novas ações busquem este caminho, muito embora sem fundamento jurídico para tal. O seguro DPVAT é um seguro que cobre danos pessoais causados por veículo automotores em vias terrestres, com cobertura para morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares, com limites de indenizações preestabelecidas em lei. Por ser um seguro que cobre danos pessoais, houve o entendimento de que nas indenizações previstas em lei para o pagamento do seguro DPVAT estaria embutida a cobertura para danos morais, com base em interpretação análoga de precedentes do STJ, que sustentam que, em não havendo exclusão expressa dos danos morais, tais estariam cobertos pela IS Danos Corporais - Súmula 402/STJ, muito utilizada no seguro Auto. A discussão central do processo que culminou com essa decisão é quanto a possibilidade de se abater da condenação do terceiro à vitima (condenação apenas em danos morais) a indenização recebida por esta a titulo de seguro DPVAT (Súmula 246/STJ). Nesse sentido, a ratio decidendi (fundamentos jurídicos que sustentam a decisão) que levaram a edição da Súmula 246/STJ fundaram-se na necessidade de não se conceder à vítima uma indevida dupla reparação em decorrência do mesmo fato danoso, evitando o enriquecimento ilícito da vítima, isso porque a indenização do seguro DPVAT é considerada à Primeira Ordem, ao passo que a do seguro facultativo é à Segunda Ordem, portanto complementar. Assim, entenderam os Ministros que se o dano moral for concedido em razão do trauma por acidente de trânsito que culminou com a morte, invalidez permanente ou despesas médicas, é possível o abatimento do seguro DPVAT com base na Súmula 246/STJ e, em interpretação análoga à Súmula 402/STJ. Ocorre que tal situação se ajusta para a questão de ser possível o abatimento da indenização do seguro DPVAT frente à condenação do terceiro face a vitima do sinistro. O terceiro é que foi condenado em danos morais pela responsabilidade civil extracontratual decorrente de seu agir culposo. Tentar estender essa interpretação no sentido de buscar diretamente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT indenização por danos morais, seria mera tentativa desprovida de qualquer razão legal. Isso porque, o fato que gerou a morte, invalidez permanente ou despesa médica da vítima, decorreu de fato em que a Seguradora deu causa. Ora, reconhecer o dever de indenizar da Líder em danos morais é trabalhar com uma ideia infundada de “dano moral objetivo” no seguro DPVAT. O mais próximo disso que se pode chegar é quando se reconhece o dano moral puro ou “in re ipsa”, decorrente diretamente do fato. Mas da mesma forma, decorre do fato e será atribuído ao causador do dano, que no caso não será a Seguradora. Ademais, outros problemas adviriam de uma interpretação absurda dessas. Contando-se que o valor dos danos morais estariam embutidos nos valores preestabelecidos em lei (R$ 13.500,00 e R$ 2.700,00), como se quantificariam os danos morais em face da Líder? Dessa forma, interpretando sistematicamente essa decisão, passando pelas razões que fundamentaram os enunciados das Súmulas 246 e 402, do STJ, mostra-se inviável estender a interpretação dessa decisão para se buscar diretamente da Seguradora Líder indenização por danos morais decorrente de fato causador de morte, invalidez permanente ou despesas médicas e hospitalares. Rafael Kalil dos Santos é advogado.


4

Cidade

altotietenoticias.com.br

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l TRADIÇÃO

l OBRAS

Poá terá cerca de 187 metros do Tapete de Corpus Christi

Piscinão atinge 30% de obras concluídas

De Poá O município de Poá terá neste ano, Tapete de Corpus Christi de 187 metros de extensão, divididos em dois pontos situados - região central e no bairro de Calmon Viana. Devido à tradicional confecção do tapete, algumas vias serão interditadas pela Secretaria de Transportes. Aproximadamente 56 escolas municipais, além de 10 comunidades, serão as responsáveis pela confecção do tapete que estará na Rua Lídia Aparecida da Costa Barreto (82 metros), em Calmon Viana, e na Rua Padre Eustáquio (105 metros), na região central da cidade. “Assim como nos anos anteriores, as escolas municipais participam deste grande evento, embelezando as ruas com o tapete para que, posteriormen-

te, a procissão das igrejas católicas percorra sobre ele”, afirmou a chefe de projetos educacionais da Prefeitura de Poá, Francisca Bolina Amabes de Moraes, a Dedé. A confecção dos tapetes terá início na noite de quarta-feira, dia 18, com a demarcação no solo e, às 07 horas, do dia seguinte, tem início a confecção dos tapetes com serragem e outros materiais alternativos. Para a realização do evento, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana já foi acionada para fazer a interdição das vias a partir da Rua Padre Eustáquio (início da procissão às 16h30 na paróquia Matriz Nossa Senhora de Lourdes - Centro), seguindo pela Rua Lídia Aparecida da Costa Barreto até a Rua Rosa (término da procissão na paróquia Nossa Senhora de Fátima). Eduardo Guimarães

A previsão, de acordo com a Prefeitura, é que para os próximos dias o ritmo de obra acelere Maikon Bispo

De Poá Com 30% das obras concluídas, o piscinão que está sendo construído pela Prefeitura de Poá na Vila Romana, próximo à divisa com o município de Ferraz de Vasconcelos, segue o cronograma de serviços e a previsão para conclusão da obra é mantida, ou seja, em outubro de 2015. De acordo com o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, que visitou o canteiro de obras na manhã desta segunda-feira, dia 09, a obra conta com duas frentes de trabalho, sendo que a primeira já está em fase de conclusão dos serviços de implantação das paredes plásticas que cercam toda área do piscinão. “É um

FISCALIZANDO O secretário de obras esteve nas obras do piscinão na manhã desta segunda-feira (09) trabalho lento e imperceptível, pois as placas têm 40 centímetros de largura e 15 metros de profundidade, ou seja, quem passa pelo local não percebe”, enfatizou.

Já em relação a segunda frente de trabalho, o secretário enfatizou se tratar do início da escavação para a execução dos taludes. “Essa é apenas a primeira fase da escava-

ção que deixará toda a área do piscinão com uma profundidade de sete metros”, disse ele, destacando que essa parte de escavação deve ser concluída antes do início do período de chuvas, no começo de 2015. “Posteriormente, iniciamos a segunda fase das escavações que rebaixará o solo em mais cinco metros”, afirmou. A previsão, de acordo com o chefe da pasta, é que para os próximos dias o ritmo de obra acelere. “Com o término da implantação das paredes plásticas, deveremos ter aceleração no andamento dos serviços, porém, sempre é bom enfatizar que a obra está dentro do cronograma estabelecido”, concluiu Genésio.

l SAÚDE PÚBLICA

Poá vai ter Mutirão da Boa Visão hoje De Poá

TRABALHOS Tapete de Corpus Christi de Poá terá 187 metros de extensão

A Secretaria de Saúde de Poá vai realizar hoje, o “Mutirão da Boa Visão”, voltado para idosos acima de 60 anos, no Centro de Saúde - CSII, na região central. A ação visa à consulta com oftalmologista. De acordo com informações da pasta, o mutirão será feito no período das 08 às 13 horas, e os interessados precisam levar documento de identidade e comprovante de residência para passar em consulta com o médico. Segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, essa ação, além de estimular os

Maikon Bispo

LOCAL DE ATENDIMENTO O mutirão será hoje no CSII, no horário das 8 às 13 horas idosos a cuidarem da saúde dos olhos, é uma forma de aumentar o atendimento. “É importante que a população com esta faixa etária procure o CSII no

dia 14 para consulta com oftalmo, para prevenção de possíveis problemas e tratamento”, disse. O Centro de Saúde - CSII está localizado na região central do

município, na Avenida Anchieta, nº 146. O mutirão terá início às 08 horas, do dia 14 de junho (sábado) e seguirá até às 13 horas do mesmo dia.

http://www.outleds.com.br/wa_57qua8qepe3h8g3_text.png?v=1ifr


Cidade

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

altotietenoticias.com.br

5

l TESTINHA X CÂMARA

l DECISÃO

Povão aponta “desgaste” em briga entre prefeito e Câmara

Juíza diz que não precisa ter pressa para julgamento

Sessão marcada para julgar a cassação ou inocência do prefeito de Poá foi novamente suspensa pelo Poder Judiciário Fotos: Mauro Manoel

Márcia Dias De Poá Enquanto o prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha e os vereadores persistem na “guerra de liminares” por causa das investigações de aumento abusivo da taxa do lixo, a população poaense já está se cansando desta briga política que só serve para atrapalhar a administração da cidade e deixar outras prioridades, como a saúde, de lado, conforme opinaram alguns entrevistados pelo AT Notícias. E a briga entre os Poderes Legislativo e Executivo vai continuar porque ontem, a juíza da 1ª Vara Cível de Poá, Ana Cláudia de Moura, expediu uma liminar a favor de Testinha, cancelando por tempo indeterminado a sessão extraordinária que julgaria o futuro do prefeito acusado de aumentar abusivamente a taxa do lixo (veja nesta página as alegações da juíza). É a segunda vez que a votação é suspensa pela Justiça. Desta vez, a alegação é que a pauta deveria ser tratada em sessão ordinária, o que foi rebatido pelo presidente da Câ-

MARIA DA GLÓRIA “Não vai adiantar nada essa briga entre eles”

FERNANDO “Tudo isso é só briga política”

mara e vereador Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos Indaiá. Ele disse que vai recorrer, porque “a sessão ordinária é para aprovação de projetos, expediente do dia, denúncias e a extraordinária sim que é para sessões de cassação, de alguns eventos importantes da nossa cidade, então, é diferente o sentido das duas sessões”.No último dia 6, quando foi realizada a primeira sessão, Testinha conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo para cancelar o julgamento,alegando que havia falhas de interpretação nos artigos da Lei Orgânica que estavam sendo julgados pelo Legislativo. Mas a Casa de Leis recorreu e, no dia 10 pela ma-

GENÉSIO “Esta briga é um descaso com a população”

nhã, obteve parecer favorável do desembargador Ademir Benedito para retomar a sessão. Já na manhã de ontem, a sessão sequer foi iniciada, porque um oficial de justiça foi à Câmara comunicar o parecer da juíza Ana Cláudia. Até às 19 horas de ontem, o Legislativo ainda não tinha comunicado uma nova data da sessão. DESGASTE Esta foi a palavra usada pelos entrevistados pelo AT Notícias sobre a guerrinha política entre o prefeito Testinha e os parlamentares da Câmara de Poá. “Esta briga prejudica a cidade porque muita coisa deixa de ser resolvida, como o caos na saúde pública. Não vai adiantar na-

CRISTINA “Existem outras prioridades”

da essa briga entre eles, porque quem acaba sofrendo é a população”, opinou a aposentada Maria da Glória Silva. Já o agente administrativo Fernando Geraldo também apontou o cansaço neste embate político. “Tudo isso é só briga política, e eu acho que não deve se mexer em time que está ganhando. Vejo que o prefeito tem feito um bom trabalho pela cidade”, disse ele. O poaense Genésio Aparecido Fabrício Simões não fez boas críticas ao Executivo, mas espera que este impasse político seja resolvido o mais rápido possível. “Esta briga é um descaso com a população que votou no Testinha. No meu caso, ele aumentou a minha taxa do

MARIA JOSÉ Postos de saúde estão abandonados

lixo em 200%”, criticou. Recém-chegada em Poá, a cozinheira Cristina de Araújo tem acompanhado um pouco a agitação política na cidade. Mantendo uma postura imparcial, ela só espera que o caso seja resolvido logo. “Tudo isso é complicado, porque a cidade acaba perdendo tempo,sendo que existem outras prioridades”, opinou. A auxiliar de limpeza Maria José Fernandes reforçou que o povo é “que paga o pato”. “Isto se tornou um absurdo, porque o povo é quem paga o pato com esta briga entre eles. Temos tantos problemas para serem resolvidos, como o abandono nos postos de saúde”, concluiu.

l MÚSICA

Campeã: Banda Profetiza é a vencedora do Poá Festival 2014 De Poá O grande campeão da edição do Poá Festival 2014 deste ano foi a banda Profetiza, do segmento gospel. Os músicos

que passaram por todas as fases do festival comemoraram muito o lugar de destaque e o prêmio de R$ 4 mil. Outras duas bandas também alcançaram o pódio, fi-

cando em segundo lugar a MPB de Dolores Baiana e em terceiro o rock do Tomarock. As premiações para este foram de R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Segundo o secretário

de Cultura, Douglas Aspasio, cuja pasta é responsável pelo evento, todos celebraram muito a final do Poá Festival, que foi no domingo, dia 08. “O Poá Festival se tornou

tradicional no município e os artistas poaenses são muito participativos, pois é um momento deles mostrarem suas músicas inéditas e todo o talento.

De Poá Para a juíza Ana Cláudia de Moura, da 1ª Vara Cível de Poá, não há motivos para a pressa em julgar o prefeito Testinha,e que o assunto tem que ser votado em sessão ordinária. “A priori, não evidencio a urgência que justifique a convocação de sessão extraordinária para a votação do processo de cassação, mesmo porque a situação emergencial não foi fundamentada ou esclarecida no ato convocatório. Ademais, o processo já chegou ao seu fim e toda prova necessária já foi produzida. Além disso, considerando a matéria em discussão (cassação do Sr. Prefeito), não há que se cogitar de perigo na demora da votação a justificar a emergência. Ao contrário, trata-se de matéria que deve ser analisada com grande cautela e rigor. Não é admissível que questões de desinteligência políticas, o que parece ocorrer no caso, afetem o devido processo legal e a democracia”,declarou a autoridade na liminar. “O artigo 114 do Regimento Interno da Câmara Municipal esclarece as situações que possibilitam a convocação de sessões extraordinárias: “Art. 114) As sessões extraordinárias serão convocadas pelo Presidente da Câmara ou pelo Prefeito Municipal, quando houver matéria de interesse público relevante e urgente a deliberar”. Então, a convocação de sessões extraordinárias pelo Presidente da Câmara e pelo Prefeito Municipal devem estar pautadas pelo relevante interesse público e pela urgência da matéria a deliberar”, concluiu.


6

Suzano

altotietenoticias.com.br

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l INVERNO

Campanha do Agasalho: Fundo Social recebe doação de 300 cobertores Fernando Araújo

A entidade mais que dobrou as doações este ano, já que o ano passado repassou 130 cobertores De Suzano O Fundo Social de Solidariedade de Suzano recebeu na tarde de hoje (11) uma doação de 300 cobertores da Associação de Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris). A doação fez parte da Campanha do Agasalho 2014, que teve evento oficial de encerra-

mento no período da manhã. A entidade mais que dobrou as doações este ano, já que o ano passado repassou 130 cobertores. “A Acoris já é nossa parceira e realiza um trabalho sério, em todas nossas campanhas. Que a atitude deles sirva de exemplo para outras entidades. Com solidariedade, a ci-

l EVENTO

BOM TRABALHO A doação fez parte da Campanha do Agasalho 2014

l INVESTIMENTOS

Fernando Araújo

300 pessoas participam da 9ª Caminhada da Komatsu De Suzano A 9ª caminhada ocorreu no último dia 08, realizada pela Komatsu do Brasil, Prefeitura e SESI de Suzano, contou com a participação de cerca de 3000 pessoas. Com o objetivo de elevar a conscientização da população local, o evento já é parte do calendário da cidade e, conta com a participação de pessoas de outras cidades, como Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e outras. A caminhada teve início na Prefeitura de Suzano, onde cada pessoa pôde trocar 01 KG de alimento por um Kit ecológico (Camiseta e Ecobag feitas de Material PET e 01 garrafi-

nha de água). “Ao todo arrecadamos 3 toneladas de alimentos que serão doados à famílias carentes da região”, divulgou a empresa. Durante a caminhada a interação com o público foi grande, com várias dicas e mensagens para a preservação do meio ambiente. Ao chegar no SESI (ponto final da Caminhada) houve a entrega de lanches e sorteio de sete bicicletas, além de entretenimento para as crianças como piscina de bolinha, pula-pula, entre outros e, para a população em geral contamos com o apoio de unidades móveis de parceiros para aferição de pressão, orientação odontológica e atendimento em geral.

dade fica melhor. Para quem pode se unir para ajudar, é algo que não custa muito. É muito gratificante ver que as pessoas confiam no Fundo Social para a realização de trabalhos sociais”, disse a presidente do órgão e primeira-dama, Nilce Ramos Tokuzumi. O presidente da Acoris, Ademilson Bernardes, ressaltou a importância do trabalho constante para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa é uma forma de co-

l EDUCAÇÃO

Suzano ganhará 11 novas unidades de ensino De Suzano

REUNIÃO O empreendimento atenderá uma demanda local e proporcionará o desenvolvimento econômico e turístico do município

Divulgação

Prefeito Tokuzumi recebe representantes comerciais da rede hoteleira Ibis De Suzano

PRESENÇA Evento mobilizou suzanenses no último dia 8

locar em prática nosso espírito de solidariedade. Estamos com um bom relacionamento e uma parceria muito forte com a administração municipal. Procuramos sempre colaborar com as campanhas do Fundo Social”, ressaltou. O Fundo Social ainda aceita doações de agasalhos, já que o inverno começa no final deste mês e persiste até setembro. Para obter informações de como fazer sua doação, basta ligar no número 4745-2188.

O prefeito Paulo Tokuzumi recebeu nesta semana em seu gabinete, os representantes comerciais da rede hoteleira Ibis. A reunião serviu como ponto partida para o início dos trabalhos de implantação de uma unidade na cidade, além de trazer grandes perspectivas para Suzano no que se refere ao investimento imobiliário, geração de emprego e desenvolvimento turístico. Na ocasião, os representantes Paulo Mélega e Iara Vasconcelos apresentaram para o prefeito o projeto arquitetônico do empreendimento, que será construído em fren-

te ao shopping, entre as ruas Sete de Setembro e Armando Sales de Oliveira. A unidade contará com 132 apartamentos totalmente estruturados, além de restaurante e estacionamento. De acordo com Tokuzumi, o empreendimento atenderá uma demanda local e proporcionará o desenvolvimento econômico e turístico do município. “Será mais um ganho para Suzano, que está sendo local de investimento até como forma de um legado da Copa do Mundo. Além disso, estamos dando a oportunidade de investimento para pessoas de Suzano, proporcionando assim mais um ca-

nal de emprego, renda e desenvolvimento”, pontuou. O próximo passo do grupo Sol Brasil Empreendimentos representante da rede Ibis - será a entrada junto à Prefeitura de todas as inscrições municipais e protocolos para a regularização do hotel. “Após o interesse comercial que tivemos em Suzano, fizemos uma série de pesquisas de mercado para selecionarmos as modalidades de investimento. Com certeza esse empreendimento será um sucesso e conseguiremos trabalhar de forma que a cidade seja beneficiada direta e indiretamente, por meio de uma referência comercial”, ressaltou Paulo Mélega.

Os trâmites para construção de 11 novas unidades de ensino em Suzano (seis escolas estaduais e cinco creches), em parceria com o governo do Estado, já estão avançados. A secretária Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, se reuniu na manhã desta quarta-feira (11), em São Paulo, com o assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estadual de Educação, José Afonso Carrijo, para saber o andamento dos processos. Para o prefeito Paulo Tokuzumi, que anunciou a conquista desses equipamentos no final do ano passado, a viabilização dessas unidades vai amenizar a demanda educacional acentuada que existe hoje na cidade. “Educação tem sido uma de nossas prioridades. Estamos empenhados em trazer cada vez mais escolas para Suzano. Tenho certeza de que iremos contemplar bairros importantes e oferecer mais qualidade no ensino estadual e um respaldo ainda melhor para as famílias que precisam de uma creche perto de casa”, completou. As escolas serão implantadas nos bairros Cidade Miguel Badra, Recreio Sertãozinho, Jardim Ana Rosa (Palmeiras), Vila Urupês, Residencial Nova América e Jardim Quaresmeira II. Já as creches serão construídas no Jardim Márcia, Saúde, Nova América e Recreio Sertãozinho.


Região

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

altotietenoticias.com.br

7

l COPA DO MUNDO

Transmissão do jogo do Brasil atrai torcedores e lança”Copa Junina” Maikon Bispo

Na próxima terçafeira, às 16 horas, os poaenses vão se mobilizar para assistir o jogo do Brasil contra o México De Poá A população vibrou com a vitória do Brasil na primeira partida da Copa do Mundo, nesta quinta (12), na Praça de Eventos, em Poá. No local foi e serão transmitidos todos os jogos da seleção brasileira, em um telão de 8x6 metros. Além das partidas,

TENSÃO Todos atentos a primeira partida do Brasil no Mundial de Futebol haverá também a tradicional festa junina, sob a temática de “Copa Junina”, que terá iní-

cio nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 19 horas. O evento, que une a festa

ao Mundial de Futebol, é realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo. “A Praça de Eventos já está toda enfeitada, com um clima junino e futebolístico. As pessoas podem vir, porque além da festa com as barracas típicas, a transmissão do primeiro jogo já mostrou que o ambiente será sempre animado”, disse o chefe da pasta de Cultura, Douglas Aspasio. A “Copa Junina” está confirmada para ser realizada em todos os fins de semana até o dia 13 de julho, mas quando houver jogos da seleção brasileira durante a semana, por

exemplo, haverá apresentação musical. Já para os dias de festa junina (sexta, sábado, e domingo) haverá shows com “Sanfonias

l A "COPA JUNINA" ESTÁ CONFIRMADA PARA ACONTECER EM TODOS OS FINAIS DE SEMANA ATÉ O DIA 13 DE JULHO, SEGUNDO INFORMOU A PREFEITURA do Abianto” que são vários artistas que fazem parte da Caravana do Cesar do Acordeon. Sobre as exibições do jogo,

o secretário de Turismo, Fernando Miranda, afirmou ainda que a final e a disputa pelo terceiro lugar também serão transmitidas no telão, independente da participação do Brasil ou não: “É claro que nossa torcida é para o Brasil na final”, disse. A comemoração junina começa sempre na sexta-feira, a partir das 19 horas e a transmissão dos jogos, é claro, respeita o horário das partidas. ( Confira programação completa abaixo). A Praça de Eventos está localizada na Avenida Antônio Massa, nº 150, na região central do município.

l ESPORTES

l TRANSPORTES

Reunião com a Caixa trata sobre o Centro de Iniciação ao Esporte

Audiência aberta vai discutir Passe Livre Jogos do Brasil alteram Estudantil nesta segunda-feira, dia 16

De Poá A Administração Municipal de Poá se reuniu ontem no gabinete, com os representantes da Caixa devido ao Centro de Iniciação ao Esporte (CIE Módulo III), que será construído no bairro Jardim Nova Poá. Todos os documentos referentes a este equipamento já foram entregues a instituição financeira. De acordo com a secretária de Esportes, Terezinha do Nascimento, este Centro de Iniciação ao Esporte tem a previsão de início da obra para este ano e ele vem por meio de um recurso federal, no valor de R$ 3,8 milhões, no qual vai beneficiar a população e, claro, os esportistas. “Poá saiu na frente e em termos de documentações tudo foi entregue, devido ao trabalho técnico e ágil dos colaboradores da pasta e a importante atenção que a Caixa nos oferece”, disse.

O novo espaço terá um ginásio de esportes, além de áreas voltadas para as modalidades Salto em Altura, Raia de Atletismo (110 metros), Salto em Distância, Salto Triplo e Arremesso de Peso. “É importante frisar que este recurso, agora está mais que garantido e a contrapartida da Prefeitura é o terreno”, enfatizou Terezinha, que disse ainda que esse novo complexo poliesportivo será implantado ao lado do Bosque do Jardim Nova Poá. Segundo o gerente regional da Caixa, Edson Roberto Macena de Britto, esta será uma grande obra para o município, que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da cidade. Compartilhando da mesma opinião o gerente da Caixa de Poá, Henrique Fernandes, reforçou ainda que o banco esta sempre presente em projetos como este e parabeniza a cidade pela conquista.

l FUNCIONAMENTO

Julien Pereira

De Poá A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Poá realizará na noite desta segunda-feira, dia 16, uma audiência aberta na Câmara Municipal para discutir a proposta de implantação do Passe Livre Estudantil. O objetivo, segundo o secretário da pasta, Marcos Pacheco, é discutir prioridades, requisitos, beneficiados, entre outros temas que deverão compor o projeto de lei que, posteriormente, será encaminhado ao legislativo poaense. “Estamos iniciando os trabalhos e essa audiência será muito importante para o direcionamento desse projeto”, afirmou. Esse projeto tem todo apoio do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, que quer facilitar o acesso dos alunos às escolas e, assim, fomentar a educação. “Essa é uma das maneiras de incentivarmos as nossas crianças e jovens a

expediente no Legislativo poaense De Poá

BENEFÍCIO Passe Livre Estudantil será discutido na Câmara Municipal estudarem, o prefeito tem essa preocupação e pediu para que trabalhássemos nesse sentido”, finalizou Pacheco. A audiência aberta será rea-

lizada às 19 horas da segunda-feira, dia 16, na Câmara Municipal, situada na Rua Vereador José Calil, nº 100, Centro de Poá.

O expediente na Câmara de Poá será alterado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Segundo a portaria 092/2014, nas datas em que a seleção brasileira entrar em campo nos dias 17 e 23 de junho, o expediente vai se encerrar duas horas antes das partidas esportivas. No dia 17, a disputa será com o México, às 16 horas, em Fortaleza, Ceará. Para encerrar a fase de grupos, no dia 23 (segunda-feira), o duelo entre Brasil e Camarões, em Brasília, será às 17 horas. Os trabalhos não serão empreendidos nos departamentos administrativos, bem como nos gabinetes dos parlamentares, sendo retomados normalmente, no dia útil seguinte a cada jogo da seleção brasileira, a partir das 9 horas.


8

altotietenoticias.com.br

Região

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l IMPOSTOS

Prefeituras recebem R$ 535 milhões no primeiro repasse de ICMS do mês Benefício também envolve as 10 prefeituras do Alto Tietê, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda Da Redação O governo do Estado de São Paulo depositou na última terça-feira R$ 535,9 milhões em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas, incluindo as 10 cidades do Alto Tietê. O repasse feito pela Secre-

l OS VALORES CORRESPONDEM A 25% DA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO, QUE SÃO DISTRIBUÍDOS ÀS PREFEIFTURAS COM BASE NO IPM taria da Fazenda é referente ao montante arrecadado no período de 2 a 6 de junho. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de

Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade. Para o mês de junho, a Secretaria da Fazenda estima um repasse total de R$ 2 bilhões distribuídos em quatro depósitos semanais para os municípios paulistas. Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov. br), no link Municípios e Parcerias > Repasse de Tributos. Nos cinco primeiros meses do ano a Secretaria da Fazenda depositou R$ 9,73 bilhões aos municípios paulistas. Em 2013, em 53 depósitos realizados, o Governo de São Paulo repassou às prefeituras do Estado o total de R$

24,02 bilhões. Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes

l NOS CINCO PRIMEIROS MESES DO ANO, A SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA JÁ DEPOSITOU R$ 9,73 BILHÕES AOS MUNICÍPIOS PAULISTAS depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até 5 períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, co-

mo por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações. Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º). Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os crit��rios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.

Divulgação

MELHORIAS O repasse feito pela Secretaria da Fazenda é referente ao montante arrecadado no período de 2 a 6 de junho


SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

Região

altotietenoticias.com.br

9 Divulgação

l CONTAMINAÇÃO

Câmara denuncia antenas em reservatório de água Casa de Leis cobrou explicações da Prefeitura e da Sabesp sobre a presença das antenas De Ferraz A instalação de antenas, aparentemente, de uma operadora de celular ou similar de maneira quase que imperceptível na torre da caixa d’água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na Rua Gothard Kaesemodel Junior, na Vila Romanópolis, em Ferraz de Vasconcelos, está causando muita apreensão aos moradores vizinhos. Afinal, é comprovado por cientistas o perigo de acontecer radiação por elementos químicos nas proximidades e o temor aumenta ainda mais no caso específico porque os equipamentos ficam dentro e no topo da caixa d’água. Além disso, a presença das antenas levanta suspeita de ilegalidade. O vereador Claudio Ramos Moreira (PT) apresentou um requerimento para que seja enviado um ofício a Sabesp

pedindo explicações a respeito das antenas de telefonia ou não localizadas na torre da caixa d’água de sua propriedade. O pedido de dados foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09. O documento do petista tem como principal fi-

l "O MAIS LAMENTÁVEL DE TUDO ISSO É QUE O NOSSO MUNICÍPIO PARECE UMA TERRA SEM LEI", DISSE O VEREADOR CLÁUDIO RAMOS nalidade descobrir se, de fato, toda aquela verdadeira parafernália de equipamentos eletrônicos está de acordo com o que determina a lei municipal nº 2.422, de 02 de outubro de 2001, que regulamenta o assunto.

Segundo Claudio Ramos, contatos preliminares já foram feitos junto a Prefeitura Municipal e a resposta é que não existe nenhum tipo de registro oficial a cerca do tema, já que, a instalação de antenas de rádio, televisão, telefonia e de telecomunicações em geral precisa ser submetida à aprovação do Poder Executivo. A legislação pertinente prevê ainda que o procedimento deve obedecer aos limites da faixa de frequência estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a legislação favorável à matéria. A normativa da lei local diz ainda que a municipalidade tem de exigir laudos assinados por um físico ou engenheiro especialista. A lei municipal diz que os estudos devem apresentar as medidas nominais do nível de densidade da potência nos limites da propriedade onde encontra-se instalada a antena,

nas edificações vizinhas e nos edifícios com altura igual ou superior do equipamento num raio de 250 metros de distância da base da torre da referido aparelho. “Em princípio, posso adiantar que no caso da antena na caixa d’água da Sabesp é visível a sua irregularidade, mas, o bom senso indica que devemos esperar o posicionamento da empresa concessionária. O mais lamentável de tudo isso é que o nosso município parece uma terra sem lei”, critica Claudio Ramos. O OUTRO LADO Procurada pelo jornal, a Prefeitura informou que o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Obras já multou e notificou as empresas proprietárias das antenas no local citado. O prazo para a regularização dos equipamentos é de 30 dias a contar da data de 10 de junho de 2014.

PERIGO A proximidade das antenas ao reservatório pode propiciar o risco de contaminação da água


10

altotietenoticias.com.br

Região

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l PREVENÇÃO

l MÚSICA

Prefeitura faz nebulização de veneno contra dengue

Guararema Fest Show 2014 traz grandes nomes da música sertaneja

Ação é mais um reforço contra a doença, bairros serão contemplados de acordo com o cronograma Divulgação

De Guararema A Prefeitura de Guararema iniciou nesta semana a nebulização de inseticida nas residências para combater o mosquito da dengue. Os trabalhos iniciais são realizados por uma empresa especializada em prestação de serviços para controle de vetores e pragas urbanas, incluindo o Aedes aegypti. O primeiro bairro a ser beneficiado foi o Nogueira. O cronograma deverá contemplar outros pontos da cidade. Na próxima semana, as equipes darão andamento a 2ª fase do programa, que incluirá a nebulização em casas no centro da cidade. Até agora foram cerca de 70 casas. Para que a ação seja efetuada é necessário que a população colabore, permitindo a entrada dos agentes. Com antecedência, os agentes informam sobre o procedimento. A nebulização é a borrifação do veneno que combate o Aedes Aegypti. Ela elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.

AÇÃO Na próxima semana, as equipes darão andamento a segunda fase do programa Para os profissionais da área, o descuido ainda é uma das principais razões para a procriação do Aedes Aegypti, uma vez que a população deve estar ciente das medidas necessárias para combater à dengue. Entre elas, manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados, além de não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, bu-

racos de árvores, entre outros. Existem dois tipos de dengue, denominadas clássica e hemorrágica - esta, mais grave e que tem mais chances de levar o paciente à morte. Ela pode ser causada por quatro tipos de vírus. Na primeira infecção, normalmente o indivíduo desenvolve a doença clássica, mas, se voltar a se infectar, pode contrair a dengue hemorrágica. A dengue demora sete dias para se manifestar. Os sintomas da doença são febre alta, mal-estar, falta de apetite, dores de cabeça e nos músculos e sangramento de gengivas e nariz. Ainda pode ocasionar

l IMPOSTOS

manchas vermelhas na pele, dores nas costas e até hemorragias internas. Por esta razão a importância dos trabalhos de nebulização. Seguem as orientações abaixo: Durante a aplicação do inseticida, pessoas e animais deverão permanecer na calçada, só retornando 30 minutos após o término da aplicação. Se chover ou ocorrer qualquer imprevisto, o serviço será transferido para o dia útil seguinte. PREPARAÇÃO DO IMÓVEL Guarde em local fechado ou mantenha cobertos: a) alimentos, água, utensílios de cozinha; b) roupas limpas penduradas no varal (mesmo molhadas); c) bebedouros e comedouros para animais, gaiolas de passarinhos, aquários e colmeias; d) capacetes de motociclistas. Para facilitar a entrada e circulação do inseticida, mantenha abertas portas, janelas e cortinas; levante roupas de cama e toalhas de mesa compridas. Retire os veículos da garagem.

De Guararema Os cantores “Munhoz & Mariano”, Paula Fernanda e a dupla “Thaeme & Thiago” são algumas das atrações que prometem agitar a 4ª edição do “Guararema Fest Show”. A festa realizada pela Federação de Rodeio do Estado de São Paulo, em parceria com a Confederação Nacional de Rodeio e apoio de Prefeitura Municipal de Guararema, acontecerá nos dias 26, 27,28 e 29 de junho. Os convites já estão à venda no site www.totalacesso.com. O 1º lote já foi totalmente vendido. Desde a última segunda-feira (9/06) paga-se R$ 60,00, pacote por pessoa para as 4 noites. Já por apresentação os convites custam R$30 (individual). Os shows aconte-

cerão na Rua João Barbosa de Oliveira s/nº, Freguesia da Escada, onde será montada uma ampla estrutura, com praça de alimentação, palco amplo, área VIP, banheiros e estacionamento. A dupla Munhoz & Mariano se apresenta no dia 26. No dia 27/6, “Jads & Jadson” sobem ao palco. Paula Fernandes, intérprete da canção “Um Ser Amor” canta no dia 29/06. Na noite anterior, o público vai prestigiar “Thaeme & Thiago” e “Zé Henrique & Gabriel”. O 4º “Guararema Fest Show” será organizado pela Federação de Rodeio do Estado de São Paulo, um órgão certificado pela Confederação Nacional de Rodeio. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4693-3156. Divulgação

ATRAÇÃO O 4º “Guararema Fest Show” será organizado pela Federação de Rodeio do Estado de São Paulo

l SHOW

Prorrogado, Refis segue até 7 de agosto Projeto Musicando acontece hoje De Arujá Prorrogado até 7 de agosto, o Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura de Arujá é a última oportunidade do contribuinte renegociar as dívidas municipais contraídas até 31 de dezembro de 2013, aproveitando desconto de até 100% nos encargos. Com a nova sede do Departamento de Execução Fiscal instalada na Rua Raposo Ta-

vares, nº 54, no Centro, a cobrança dos débitos será intensificada após o prazo estabelecido no Refis. DESCONTOS A tabela de descontos em juros e multas durante o prazo de prorrogação obedece aos mesmos critérios do Decreto 6.206/2014, que instituiu o programa: parcelamentos de até 48 vezes, mensalidade mínima de R$ 60 para pessoa física e R$ 180 para empresa e abatimentos de Refª 773 - Com 200m2 sendo, 2 dorm,1 Suite,1Sl,1Copa,3 wcs,Lav,quintal e gar p/ 3 autos + edícula no fundo com 3 com,proximo atacadão Seta e comércios, ponto de ônibus, Aceita proposta, R$ 230.000,00 Refª 772 - Excelente Sobrado Com 3 dorm. 2 suíte todos com aquecedor, 1 sl. 1coz. Planejada, 2wcs. 1 lav. Garagem 5 autos, 2com. no fundo, churras, portão

40% a 100%. Para aderir, o cidadão ou empresário deve comparecer à Prefeitura com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel, RG, CPF e comprovante de endereço (água, luz ou telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. O parcelamento também pode ser feito pelo sitewww. prefeituradearuja.sp.gov.br, até às 23h59 de 7 de agosto.

automático. Aceita proposta, aceita carro como parte de pagamento. R$350.000,00

De Arujá Hoje, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza a 3ª Mostra Musical do Projeto Musicando, preparada pelo professor Bruno Prado. As apresentações serão realizadas a partir das 19h00, no Clube União Arujaense (Avenida Amazonas, nº 100). O evento contará, mais uma vez, com a atuação de bebês e crianças atendidas

Venha conferir R$120.000,00

Refª 594 - Ótima casa sendo 230 metros, 2dorm,sala,coz e 1 wc, garagem, ótima localização.Vale a pena conferir R$180.00,00

Ref. 705 - Ótima casa porteira fechada moveis simples com 1 Coz,2 Dorm,1 WC, com 1065m2 com pomar - OBS: Aceita Proposta/carro como parcelas R$ 120.000,00

Refª 627 - Ótima casa com 150m2 com 2dorm,1Sl,1Coz,1 Wc,lavanderia,garagem para 2 carros, excelente localização

Refª 693 -  Ótima Chácara 100% Financiado pela caixa  com área total de 1100 m2 e 150 m2  de construção. Sendo 2 Dorm,1 Sl,

pelo projeto. A mostra ainda terá a participação dos alunos do coral, das estudantes do curso preparatório para professoras, da Banda Sinfônica Municipal e a entrega de certificados. Prado ressalta que todos podem participar da iniciativa: “A Secretaria vem dando oportunidade para que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso à cultura. Queremos que todos venham nos prestigiar,

1 Coz, 1 WC, 1salão de festas com churrasqueira e fogão a lenha, piscina, pomar, agua de poço, varanda em volta, ótima localização, aceita carro em bom estado na negociação , e doc. OK R$ 370.000,00 Refª 61 Ótima Chácara, 1.100 M2, sendo 3Dorm,1suíte com didro, 1SL, 1coz planej. varanda, lav, +1 sobrado novocom 2 dor, 1 sl, 1coz, 1 wc,Aceita proposta,

a entrada é livre a toda a população”. PROJETO O Musicando tem por objetivo estimular a musicalidade do público infantil ao mesmo tempo em que incentiva o envolvimento entre mães e filhos. Isso porque as aulas de música, que acontecem no Clube União, podem ser frequentadas tanto pelas crianças quanto por suas mães.

troca por casa em Mauáe Ribeirão Pires! Aceitamos 3 carros na negociação R$ 380.00,00


SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

Região

altotietenoticias.com.br

11

l SAÚDE PÚBLICA

l XÔ, PRECONCEITO!

Mutirão da saúde mobiliza comunidade neste domingo

“Parada do Orgulho LGBT” encerra Semana da Diversidade em Itaquá

Pedro Ferreira

O 2º Mutirão da Saúde é uma realização da Fundação Budista Tzu Chi em parceria com a entidade Parceiros da Visão De Ferraz Moradores da região da Vila Santo Antonio e adjacências, em Ferraz de Vasconcelos, poderão passar por consulta médica gratuita nas áreas de cardiologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ultrassonografia e eletrocardiograma durante o 2º Mutirão da Saúde. O evento preventivo ocorre amanhã, a partir das 8 horas, na Escola de Educação e Formação Pedagógica (Ediforp II), na Rua Tapiras, 100. Em compensação, por ser grátis a procura tende a ser grande e, portanto, a organização avisa que as vagas são limitadas. Na ação, os presentes terão a oportunidade de medir a sua pressão arterial, fazer teste de glicemia, exame de papanicolau, massagem chinesa, corte de cabelo e receber orientação jurídica, entre outras, atividades comunitárias. O 2º Mutirão da Saúde é uma realização da Fundação Budista Tzu Chi em parceria com a entidade Parceiros da Visão. O ato beneficente tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), da fábrica Alegrete Artefatos de Alumínio e da Virgu’s Comunicação Visual e Artes Gráficas. De acordo com o voluntário Venzelo Gomes de Oliveira, o popular Gomes da Ótica, na primeira edição no município, em julho do ano passado, o Mutirão da Saúde proporcio-

nou mais de 500 atendimentos médicos. Por isso, ele acredita que este ano, o número de pessoas beneficiadas poderá ser ainda maior. Gomes da Ótica ressalta também que além de cidades como Ferraz de Vasconcelos, o evento beneficente está presente em comunidades carentes de Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, São Bernardo do Campo e em Itaquaquecetuba. Além disso, bairros como o de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o Jardim Ângela, na Zona Sul e Cocaia, em Guarulhos também recebem a ação social da Fundação Budista Tzi Chi, no Brasil. Aliás, a entidade não possui fins lucrativos e está centrada em quatro missões, ou seja, caridade, medicina, educação e cultura. “Tzi Chi significa compaixão e assistência”, diz Gomes da Ótica. Criada, em 1966, em Taiwan, pela

ATENDIMENTO O evento ocorre amanhã, na Escola de Educação e Formação Pedagógica (Ediforp II) monja Cheng Yen, a Fundação Budista atua voluntariamente, hoje, em mais de 70 países, sobretudo, em apoio a vítimas de desastres naturais. No País, em 1996, a seca no nordeste brasileiro chamou à atenção de voluntários que em conjunto com órgãos chineses foram à região distribuir alimentos aos flagelados. Em outubro de 2008, foi à vez da aldeia indígena Xa-

vantes, próxima ao Rio Amazonas, em Matogrosso, ganhar a ajuda da conceituada entidade internacional. Para a monja Cheng Yen, a falta de amor ao próximo tem sido a raiz de muitos problemas no planeta, mas, com vontade sustentada, misericórdia e doações, a harmonia eterna pode ser alcançada. Mais informações sobre o Mutirão da Saúde: (11) 98430-0985.

l SALÃO DE BELEZA

Instrumentos deverão ser esterilizados De Ferraz Salão de cabeleireiro, manicure, pedicure, métodos invasivos, comestológicos e similares instalados, em Ferraz de Vasconcelos, poderão ser obrigados a realizar a desinfecção e a esterilização de equipamentos e instrumentos usados em clientes. A nova determinação faz parte de um projeto de lei substitutivo a ser votado em

primeira discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09, a partir das 18h. O texto é de autoria da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), mas, a ideia original é dos vereadores (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Roberto Antunes de Souza (PMDB) e Marcos Antonio Castello (SDD), o Ratinho. Pela proposta, a desinfec-

ção e a esterilização de equipamentos e aparelhos utilizados serão feitas ao final de cada uso, em local acessível e na presença de clientes. Além disso, a futura norma manda ainda que os estabelecimentos fazer a afixação de cartaz em lugar visível e de fácil leitura com os seguintes dizeres: “Evite doenças infectocontagiosas: exija que a esterilização dos equipamentos seja realizada na sua presença”.

De Itaquá Cerca de 10 mil pessoas participaram da “8ª Parada do Orgulho LGBT de Itaquaquecetuba”, que teve como tema “Lei João W. Nery Já”, - que dispõe sobre o reconhecimento da identidade de gênero -, o evento que encerrou a programação da Semana da Diversidade foi realizado no domingo (8), no centro da cidade. A atividade contou com a presença do prefeito do município Mamoru Nakashima e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima. “Estamos aqui para falar de igualdade e combater o preconceito. Mais do que prestigiar essa festa, eu ressalto que no meu governo todo mundo sempre terá espaço. Desejo que Itaquaquecetuba se destaque pela tolerância e respeito aos direitos do próximo independente das diferenças”, declarou Dr. Mamoru, que no fi-

nal de abril sancionou a lei que institui 17 de maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia. No palco, a programação foi comandada por artistas consagrados pela população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Entre eles, o bonde “Os Alerkins”, “Leyllah Diva Black”, “Marion K”, “Robytt Moon”, “Michele Summer” e “Alex Furttado”. A apresentação ficou por conta de Nildo Jaffer e Silvetty Montilla. Este ano, a Semana da Diversidade contou com uma programação variada. Com apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura - por meio das secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo e Segurança -, o evento realizado pelo Fórum LGBT do Alto Tietê teve exibição de documentários, premiação, palestras, rodas de conversa e exposições.

l EDUCAÇÃO

Sindicato indaga falta de professores em creches De Itaquá O Sindicato dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba (Sinseri) informou que enviou um ofício à Prefeitura solicitando informações sobre um plano de estruturação nas creches que abrange as alterações nos horários dos professores. Segundo alguns pais que pediram para não ser identificados, algumas creches estariam trabalhando somente com as auxiliares de professores, conehcidas como “tias”.

“Estamos aguardando a resposta da Prefeitura”, disse o sindicato nesta semana. Procurada pelo jornal, a Prefeitura afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a informação sobre a falta de professores não procede. “Não está havendo corte de professores e, muito pelo contrário, estamos convocando os profissionais que foram aprovados no último concurso”, divulgou a assessoria, por meio de nota enviada ao jornal. (MD)


12

altotietenoticias.com.br

Região

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l HABITAÇÃO

Itaquaquecetuba e Guarulhos terão mais de 1,2 mil novas moradias populares A2 Fotografia / Milton Michida

Governador Geraldo Alckmin liberou aporte para construção de habitações, que atenderão famílias com renda de até R$ 1,6 mil Da Redação Os municípios de Itaquaquecetuba e Guarulhos receberam aporte para a construção de 1.242 novas moradias populares. A medida foi anunciada no último domingo, pelo governador Geraldo Alckmin, que ainda autorizou a transferência de terrenos para entidades conveniadas para ações habitacionais. “Na habitação, a primeira boa notícia é para o conjunto habitacional Vila São Miguel, em Itaquaquecetuba. Nós já tínhamos liberado R$ 14 mil por unidade e estamos autorizando, hoje, mais R$ 20 mil por unidade. Estamos li-

ALCKMIN Com as obras já aprovadas para Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Biritiba Mirim, o Governo do Estado iniciará na região trabalhos para atender 80 mil pessoas berando R$ 1,9 milhão ao todo. São 138 apartamento para terminar o conjunto habitacional, que vai ficar um dos mais bonitos de São Paulo”, afirmou o governador. “Estamos liberando, ainda, R$ 10

milhões para a aquisição de terreno em Guarulhos, no empreendimento Santa Genoveva. Serão mais 1.104 unidades habitacionais”, completou Alckmin. As moradias dividem-se em

1.104 unidades para o empreendimento Santa Genoveva, no município de Guarulhos, e 138 unidades para famílias de baixa renda no empreendimento Vila São Miguel, no município de Itaquaquecetu-

ba. O investimento do Estado de São Paulo, a fundo perdido, é de R$ 26,7 milhões. O recurso federal é de R$ 92 milhões. Com mais R$ 0,8 milhão de recursos de entidade, o investimento geral chega a R$ 119,5 milhões. Já autorização de transferência de terrenos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) viabilizará a execução dos empreendimentos Curuçá I, Tiradentes V, Lajeado L e Guaianazes M, na cidade de São Paulo, com aporte do Governo do Estado. As entidades que receberão as áreas são: Movimento Sem Terra de São Miguel Paulista, a Associação de Moradores Irmã Lucinda e o Centro de Promoção Humana e Cidadania. RECURSOS O governador Geraldo Alckmin ainda anunciou, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), in-

vestimentos no valor de R$ 20 milhões para obras de asfaltamento de ruas, pavimentação e drenagem de vias e estradas, reforma e construção de muros e serviços complementares em alguns municípios da Grande São Paulo Leste. “Estamos autorizando, hoje, recursos para infra-estrutura do município de Santa Isabel. Recursos também, R$ 2,7 milhões, para Biritiba Mirim. E para Itaquaquecetuba, que é a maior cidade da região, R$ 14,4 milhões para a prefeitura”, afirmou Alckmin. O valor repassado para Itaquaquecetuba será utilizado para importantes obras de acesso viário e contenção de alagamentos, em uma região densamente ocupada por famílias de baixa renda. Somadas às obras já aprovadas para Santa Isabel e Biritiba Mirim, o Governo do Estado iniciará na região trabalhos para atender uma população estimada de 80 mil pessoas.


Social

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

altotietenoticias.com.br

Mauro Manoel

13

social@altotietenoticias.com.br

l REFLITA Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto Shinyashiki

Parabéns para Tia Dininha

V

Emocionadíssima,a aniversariante é cumprimentada por Elvis

irginia Alves dos Santos, a tia Dininha, completou idade nova no último dia 29, e no dia 30 ganhou festa surpresa dos filhos, sobrinhos e netos no salão privê do Suzaninho. Além dos beijos, abraços e presentes, ela ganhou um show do seu astro predileto, o cover do cantor Elvis Presley interpretado por Lúcio Negrão. Parabéns, Tia Dininha! Te desejo muita saúde, amor e paz!

Elvis, a aniversariante Virginia, a filha Gislene, os netos Jean Luca e Maria Eduarda, e os filhos Cristian e Eder

Parabéns para Marta

H

oje, minha amiga Marta Fernanda está arrancando mais uma folhinha do calendário e vai ganhar abraços e muito carinhos dos amigos e familiares. Esta coluna deseja muitas felicidades! Lúcio Negrão com Verginia Amâncio Gislene com os filhos Jean Luca e Duda

Tia Dininha recordando os velhos tempos

Marcos, Vania Amâncio e Mário Palmuti

A

Márcia, Karol, Virginia, Nice e Mariane

Meiri Palácius com o cantor Lúcio Negrão

Festa na Asfar-Su

chiquérrima Tiyoko Luzia Abe Diniz foi empossada presidente da Associação de Famílias de Rotarianos de Suzano (Asfar-Su) realizada na As-

sociação dos Rotarianos de Suzano em tarde de muita festa.Ela divide a cena com seus filhos Otavio, Nathália e seu esposo José Raimundo de Araujo Diniz

l IDADE NOVA Hoje • Ruth Rocha, Ítala Zocolaro e Michele Romão

Dia 15 • Tony Kiyoshi Hayakawa e Celso Marques da Silva

M

Idade Nova

eu amigo Luiz Fernando Soares de Oliveira e seu filho Fernando completaram idade nova e comemoraram juntos em uma festança no E.C.XI Paulista onde reuniu muitos amigos queridos e familiares para os parabéns. Na foto, o amigo Ban-

guela - como é conhecido pelos amigos - divide a cena com sua esposa Rita de Cássia Cordeiro de Oliveira, e sua mãe Manoela Soares de Oliveira, o também aniversariante Fernando Cordeiro de Oliveira Filho e o caçula Vitor de Oliveira.

Dia 16 • Marina Guedes

Dia 17 • Elaine Abrahão e Seike Hayakawa

Dia 18 • Rita de Cássia Sperândio e Márcia Rossi de Barros

Dia 19 • Bruno Massa

Dia 20 • Inácio Padoan e Selma Xidieh Bonfá


14

Classificados

altotietenoticias.com.br

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

CONTRATA-SE PROFESSORES DE INGLÊS

ÓTIMO SALÁRIO VALE TRANSPORTE Formadas em letras ou tradução com vivência no exterior ou certificados Internacionais. Favor enviar C.V para: curriculum.rh.fk@bol.com.br

EXTRAVIO DE NOTA FISCAL NOME DA EMPRESA: LOG SUL LOGISTICA E TRANSPORTES LTDA-ME - AVENIDA: CUNHABUENO, 386 - SALA 07 - CENTRO DE POA - MUNICIPIO DE POÁ - CNPJ: 06.289.301/0001-63 - INSCRIÇÃO ESTADUAL: 546.116.479.110. Houve o extravio das notas fiscais conforme AIDF e a numeração abaixo informada TIPO DE AIDF: 100035947806 - SERIE: NÃO HÁ SERIE E NEM SUBSERIE - Nº SEQUENCINICIAL 01 A 2000 - MODELO 8N ,CONHECIMENTO DE TRANSPORTE RODOVIARIO DE CARGA - DATA DO PEDIDO 23.12.2005 - E AIDF DE 19/01/2006 Nº AIDF103969071006 – INSCRIÇÃO ESTADUAL:546116479110-MODELO08CONHECIMENTO DE TRANSPORTE RODOVIARIO DE CARGA 01 A 2000

l EDITAIS DE PROCLAMAS Registro Civil do Município de Poá R. Fernando Pinheiro Franco, 67, Centro (nascimentos, casamentos, óbitos, reconhecimento de firmas, autenticações, etc.). Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo Artº 1525 do Código Civil Brasileiro: DIEGO NOVAES DE SOUSA e RAFAELA ARAUJO PINTO, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, ajudante geral, nascido em Guarulhos - SP, aos 31/10/1988, residente e domiciliado Rua Dourado, 70, Vila Julia, Poá - SP, filho de ARTUR MARTINS DE SOUSA e de JOSÉNI ARAUJO NOVAES; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Ferraz de Vasconcelos - SP, aos 09/07/1991, residente e domiciliada Rua Dourado, 70, Jardim Ivonete, Poá SP, filho de CARMELINDO ALVES PINTO e de MARIA APARECIDA ARAUJO ALVES. JULIO CESAR OLIVEIRA DA CRUZ e THALYA BUENO DOS SANTOS, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, ajudante geral, nascido em Suzano - SP, aos 30/04/1995, residente e domiciliado Rua Itaborai, 45, Agua Vermelha, Poá - SP, filho de PAULO CEZAR MATOS DA CRUZ e de ANDREA CRISTINA

DE OLIVEIRA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, estudante, nascida em Suzano - SP, aos 04/12/1997, residente e domiciliada Rua Itaborai, 45, Agua Vermelha, Poá - SP, filho de JORGE DIAS DOS SANTOS e de ISAURA BUENO DE SOUZA. JOSÉ ANTONIO VIEIRA DA SILVA e JULIANA SOUZA MACEDO, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, vigilante, nascido em Presidente Janio Quadros - BA, aos 27/05/1982, residente e domiciliado Rua Deputado Nelson Fernandes, 293, Cidade Kemel, Poá - SP, filho de JOSÉ ANTONIO VIEIRA SOBRINHO e de DERCI VIEIRA DA SILVA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, operadora de cobrança, nascida em Macaubas - BA, aos 08/02/1986, residente e domiciliada Rua Deputado Nelson Fernandesm 593, Cidade Kemel, Poá - SP, filho de MILTON PEREIRA DE MACEDO e de MARIA DAS DORES DE SOUZA MACEDO. MAICON BRAZ DOS SANTOS e JACIRA ROSA DA SILVA, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, porteiro, nascido em São Paulo SP, aos 15/11/1978, residente e domiciliado Rua Alto Brilhante, 77, Vila Santa Luiza, Poá - SP, filho de PAULO DOS SANTOS e de MARIA ALICE BRAZ DOS SANTOS; e a pretendente: sol-

teira, de nacionalidade brasileira, copeira, nascida em Itiuba - BA, aos 19/11/1979, residente e domiciliada Rua Alto Brilhante, 77, Vila Santa Luiza, Poá - SP, filho de MANOEL ALVES DA SILVA e de MARIA ROSA DA SILVA.

miciliada Rua José Alexandre Almeida Luiz, 55, casa 01, Vila Jaú, Poá - SP, filho de EMILTON BARRETO DE ANDRADE e de MARIA DAS GRAÇAS SANTOS DE ANDRADE.

RUBENS JERONIMO DA SILVA e VIVIANE LEITE DA SILVA, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, pintor, nascido em São Paulo - SP, aos 08/03/1969, residente e domiciliado na Rua Barretos, 334, Jd. Débora, Poá - SP, filho de GERALDO GERONIMO DA SILVA e de MARIA VITORIA DE OLIVEIRA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Poá - SP, aos 17/02/1986, residente e domiciliada na Rua Guariba, 16, Jd. Debora, Poá - SP, filho de CARLOS BEZERRA DA SILVA e de LINDINALVA LEITE SILVA.

UESLEI DISIDERIO MARQUES e TATIANE LOPES ALENCAR, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, ajudante geral, nascido em Buritirama - BA, aos 07/02/1992, residente e domiciliado na Rua Dom Pedro II, 1663, Jd. Emilia, Poá - SP, filho de NILTON DE SOUZA MARQUES e de OZENILDE DISIDERIO MARQUES; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Buritirama - BA, aos 15/04/1993, residente e domiciliada na Rua Dom Pedro II, 1663, Jd. Emilia, Poá - SP, filho de LORISVALDO DE SOUZA ALENCAR e de ELENITA LOPES ALENCAR.

ANTONIO CLAUDIO DA SILVA PRADO e ALINE SANTOS DE ANDRADE, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, projetista, nascido em Suzano - SP, aos 28/11/1984, residente e domiciliado Rua José Alexandre Almeida Luiz, 55, casa 01, Vila Jaú, Poá SP, filho de LUIZ CARLOS DOS SANTOS PRADO e de CREMILZA DA SILVA PRADO; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, professora, nascida em Suzano - SP, aos 09/08/1989, residente e do-

JOSÉ DOS SANTOS PEREIRA e MARIVAN DE MELO SILVA, sendo o pretendente: divorciado, de nacionalidade brasileira, pedreiro, nascido em Cuité - PB, aos 10/12/1963, residente e domiciliado na Rua Calil Hadad, 308, casa 02, Vila Varela, Poá - SP, filho de JOAO PEREIRA DOS SANTOS e de MARIA DAS MERCES SANTOS; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Cuité - PB, aos 07/10/1974, residente e domiciliada na Rua Calil Hadad, 308, casa 02, Vila Varela, Poá - SP, filho de JOSÉ SILVA

LIMA e de MARIA EDILEUSA DE MELO SILVA. LUIS ANTONIO DA SILVA e ANA PAULA DOS SANTOS AMORIM DE SOUZA, sendo o pretendente: divorciado, de nacionalidade brasileira, vigilante, nascido em Manhumirim - MG, aos 18/11/1967, residente e domiciliado na Rua Primeiro de Maio, 263, Calmon Viana, Poá - SP, filho de ORIENTE FERREIRA DA SILVA e de TEREZINHA DE JESUS SILVA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, industriaria, nascida em São Paulo - SP, aos 26/05/1989, residente e domiciliada na Rua Primeiro de Maio, 263, casa 02, Calmon Viana, Poá - SP, filho de EDUARDO AMORIM DE SOUZA e de REGINA ALVES DOS SANTOS. RODOLFO PALHIARTE DE LIMA ALMEIDA e MARIA JANAINA MARQUES DE LIMA, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, pedreiro, nascido em Ferraz de Vasconcelos - SP, aos 09/11/1986, residente e domiciliado Rua Uruaçu, 650, casa 04, Jardim Violeta, Poá - SP, filho de CLAUDEMIR PALHIARTE DE ALMEIDA e de LUCIMA MARIA DE LIMA ALMEIDA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, supervisora de call center, nascida em Serra Talhada - PE, aos 26/08/1988, residente e domiciliada Rua Uruaçu, 650, casa 04, Jardim Viole-

ta, Poá - SP, filho de LOURIVAL ALVINO DE LIMA e de MARIA CICERA MARQUES DE LIMA. MAICON DA SILVA GOMES e JOELZA ALENCAR NASCIMENTO, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, op. de produção, nascido em Poá - SP, aos 29/11/1991, residente e domiciliado Residente na Rua Diva, 475, casa, Calmon Viana, Poá - SP, filho de WAGNER GOMES e de JOSÉLEIDE GOMES DA SILVA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, estudante, nascida em Jacobina - BA, aos 25/08/1991, residente e domiciliada Lot. Manoel Felix da Rocha, Quadra B Casa, 51 Mundo Novo, Jacobina - BA, filho de ADRIANO OLIVEIRA NASCIMENTO e de JOELMA ALENCAR DO NASCIMENTO. ANDRE PEREIRA DA SILVA e ELIANA DIAS DE OLIVEIRA, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, analista de logistica, nascido em Poá - SP, aos 10/03/1972, residente e domiciliado Rua Antonio Pedro, 17, Vila Varela, Poá SP, filho de HELCIO DA SILVA e de HELENA PEREIRA DA SILVA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, operadora de telemarketing, nascida em Mogi das Cruzes - SP, aos 25/07/1974, residente e domiciliada Rua Antonio Pedro, 17, Vila Varela, Poá - SP, filho de JAIR DIAS DE

OLIVEIRA e de IRACEMA LUIZA DE OLIVEIRA. CLAUDIO ANTONIO DE ARRUDA e JUSSARA DE JESUS ROSA, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, soldador, nascido em Cornelio Procopiio - PR, aos 06/06/1962, residente e domiciliado Rua Ida Camaroto Said, 170, Vila Monteiro, Poá - SP, filho de AUZÔNIO TAVARES DE ARRUDA e de ODETE ILARIO DE ARRUDA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Queimadas - BA, aos 19/01/1976, residente e domiciliada Rua Ida Camaroto Said, 170, Vila Monteiro, Poá - SP, filho de JOSÉ FRANCISCO ROSA e de TEREZA MARIA DE JESUS. OSVALDO ASSIS DA SILVA e PRISCILA MENDES REZENDE, sendo o pretendente: divorciado, de nacionalidade brasileira, pedreiro, nascido em Acajutiba - BA, aos 11/10/1968, residente e domiciliado Rua Brasão, 42, Vila Oceania, Poá - SP, filho de OLAVO BORGES DA SILVA e de MARIA JOSÉ ASSIS SILVA; e a pretendente: solteira, de nacionalidade brasileira, decoradora, nascida em Suzano - SP, aos 14/04/1987, residente e domiciliada Rua Pedro Americo, 127, Vila Oceania, Poá - SP, filho de ANTONIO CARLOS REZENDE e de TEREZINHA MENDES REZENDE. RENE ALVES DOS REIS

e SYLVIA ARAUJO CORREA, sendo o pretendente: divorciado, de nacionalidade brasileira, mecanico, nascido em São Paulo - SP, aos 11/09/1966, residente e domiciliado Rua União, 800, Bloco 01, Apto 41, Jardim America, Poá - SP, filho de JOÃO MENEZES DOS REIS e de JOSÉFA ALVES DOS REIS; e a pretendente: divorciada, de nacionalidade brasileira, do lar, nascida em Manaus - AM, aos 20/03/1977, residente e domiciliada Rua União, 800, Bloco 1, Apto 41, Jardim America, Poá - SP, filho de NELSON FIGUEIREDO CORREA e de MARIA WALTENILDA ARAUJO CORREA. BRUNO PEREIRA DOS SANTOS e MICHELE DOS SANTOS, sendo o pretendente: solteiro, de nacionalidade brasileira, controlador de acesso, nascido em São Paulo - SP, aos 07/06/1995, residente e domiciliado Rua Samuel Morelli Filho, 222, Pedreira, Itaquaquecetuba - SP, filho de JOSÉ PINTO DOS SANTOS e de ESTHER PEREIRA DOS SANTOS; e a pretendente: do lar, nascida em aos 00/00/0000, residente e domiciliada, Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente, que afixo no lugar de costume e publico pelo jornal local. Poá, 12 de junho de 2014. O Oficial : Bel. Ademir Afonso Cacciolari


Região

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

altotietenoticias.com.br

15

Polícia l ASSASSINATO

Marido executa mulher com 11 facadas Divulgação

O crime aconteceu no último dia 9, na casa da família em Itaquaquecetuba

Divulgação

Márcia Dias De Itaquá O delegado titular do Setor de Homicídios de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues Queroz, pediu a prisão temporária do ajudante geral Manoel Luiz Gomes Junior, de 34 anos. Ele é acusado de ter executado a própria esposa Valdinete Cassimira da Conceição, de 40 anos, com 11 facadas, na frente da filha de 5 anos do casal. O crime aconteceu den-

CRIME Valdinete levou 11 facadas

PROCURA-SE Junior levou a filha na fuga

tro do apartamento da família, localizado na rua Cambuci, no Jardim Odete, na peri-

que está foragido. Ele,que não tem antecedentes criminais, levou a filha consigo. Valdinete

l MALUCA

feria da cidade. As causas do assassinato só serão esclarecidas com a prisão do acusado,

l FERRAZ

Agente de Ferraz tenta Policial é eliminado em afogar os próprios filhos assalto na Vila Jamil Do RJ Uma agente de saúde, de 42 anos, moradora da cidade de Ferraz de Vasconcelos, tentou matar os dois filhos, de 4 e 7 anos, após dirigir cerca de cinco horas até Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O crime aconteceu nesta semana, na Praia de São Francisco. R.G.B.S., de 41 anos, parou seu carro na Avenida Quintino Bocaiuva, em frente à orla. Depois disso, desceu com os dois filhos e entrou no mar com os menores. Dois policiais militares, que faziam patrulhamento de rotina no bairro, foram chamados por pessoas que presenciaram a cena. Os PMs mergulharam e conseguiram retirar a mulher e salvar os meninos. De acordo com as testemunhas, a suspeita segurava os menores em baixo do nível da água. As crianças foram levadas para o quartel dos Bombeiros de Charitas, que é próximo ao local, e uma delas foi reani-

mada na hora. A agente de saúde foi encaminhada ao 77º Distrito Policial de Icaraí. Em depoimento, a mulher contou que tentou afogar as crianças porque queria “salvá-las do mundo”. O pai das crianças, um mecânico, de 46 anos, foi até Niterói após saber do crime. Ele contou que a esposa sofre de depressão, mas que se recusava a tomar os remédios. O mecânico disse que saiu para trabalhar normalmente na segunda-feira, deixando a mulher e os filhos em casa. Ao retornar, assustou-se ao não encontrar ninguém. O marido afirmou não saber o porquê de a mulher ir para o Rio de Janeiro, já que eles nunca foram até Niterói. A suspeita foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e já foi transferida para o Presídio Feminino de Bangu, na Zona Oeste do Rio.As crianças passam bem e foram entregues ao pai. A Polícia Civil deve instaurar inquérito para investigar os motivos do crime.

De Ferraz Um policial militar, de 32 anos, foi executado a tiros, na madrugada do último domingo, durante um roubo, em Ferraz de Vasconcelos. Antes de morrer, a vítima ainda conseguiu acertar um dos suspeitos. Três homens foram detidos. Por volta das 5 horas, o agente André de Araujo Gonçalves, seguia em um carro Ford Fiesta prata, pela Avenida Governador Jânio Quadros, no bairro Vila Jamil, quando na altura do número 1.765, foi abordado por três homens armados. De acordo com testemunhas, os suspeitos saíram de uma Kombi branca e começaram a atirar na direção do agente. A vítima levou um tiro no peito e outro no braço. O policial ainda conseguiu balear um suspeito, o montador Ricardo Flor Correia, de 20 anos, que foi colocado na Kombi pelos comparsas. Antes de fugirem, os homens roubaram a arma do PM e o seu celular. Pessoas que passavam pelo lo-

cal chamaram a Polícia Militar (PM). Quando os agentes chegaram, encontraram a vítima ainda com vida e a socorreram para o Hospital Regional de Ferraz. Depois do crime, os agentes começaram a fazer buscas pelos hospitais da região, à procura do montador que havia sido baleado. Eles conseguiram localizá-lo no Hospital Santa Marcelina, de Tiradentes. Na unidade de saúde, os PMs conversaram com a namorada do suspeito, que contou que o montador havia pedido para que ela mentisse e dissesse que eles haviam sido vítimas de um roubo. Por meio dela, os agentes conseguiram encontrar os outros dois suspeitos, Carlos Eduardo Silva, de 27 anos, e Ramon Santos Ribeiro, de 20, todos moradores de Guaianases. Inicialmente, os dois negaram o crime, no entanto, os policiais localizaram uma blusa suja de sangue. No Distrito Policial (DP) Central da cidade, os suspeitos contaram que pretendiam assaltar a vítima, mas ela reagiu ao roubo atirando.

foi golpeada na cabeça, olhos e pescoço. De acordo com o delegado, tudo começou com uma discussão entre o casal. A execução aconteceu no quarto, que estava todo revirado quando a polícia chegou ao local após ter sido acionada pelos vizinhos. “Uma vez acionados, comparecemos no imóvel e pudemos certificar que a vítima já se encontrava morta, e aproveitando para encontrarmos vestígios do crime, bem como indícios e qualificação de seu autor, localizamos no interior da bolsa da vítima um pedaço de papel escrito: “Trabalho Junior 4755-3171”. Assim, entramos em contato com a pes-

soa de “Cícero”, que se intitulou patrão do acusado e este nos forneceu sua ficha funcional com foto e qualificação completa, eis que é funcioná-

l SUZANO

l BLITZ

Lanchonete é alvo de “arrastão”

Operação tem 100 policiais e 40 viaturas

De Suzano Uma lanchonete, localizada na Rua Baruel, 288, na Vila Costa, em Suzano, foi alvo de um “arrastão” no último fim de semana. Quatro bandidos entraram no local e renderam funcionários e clientes por volta das 21h20. Um dos criminosos estava armado. Pelo menos R$ 200 e objetos diversos foram levados. A Polícia Civil vai analisar as imagens do circuito de segurança do estabelecimento para tentar identificar os bandidos. O caso foi registrado como roubo na Delegacia de Polícia (DP) Central. De acordo com informações do comerciante, de 26 anos, os bandidos chegaram em duas motocicletas. Eles entraram com capacetes e toucas ninjas. Qualquer informação sobre os indivíduos pode ser denunciada para a Polícia Militar (PM) por meio dos telefones 190 e 181.

l DE ACORDO COM O DELEGADO, TUDO COMEÇOU COM UMA DISCUSSÃO ENTRE O CASAL, E A MENINA DE 5 ANOS VIU A MÃE SER MORTA PELO PAI rio da firma devidamente registrado”, comentou o delegado, acrescentando que ele já foi reconhecido por uma testemunha.

Da Região A Polícia Civil da região e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) realizaram nesta semana uma operação para combater a criminalidade em Suzano. Segundo o chefe da operação, o delegado Alexandre Batalha, a ação é uma determinação do seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha, e tem como objetivo diminuir os índices de roubos, furtos de veículos e comércios em Suzano. “A operação se concentra em pontos estratégicos para diminuir os crime e dar mais segurança para a população”, destacou Alexandre Batalha. Para realizar a ação foram destacados cerca de 100 policiais de vários Distritos Policiais (DPs) da região. Os agentes contaram com quase 40 viaturas e seguiram, até a meia-noite de ontem, fazendo patrulhamento e abordagens de pessoas. Além disso, o delegado também destacou que nos próximos dias o agentes do Garra devem continuar em Suzano, mesmo após o término da operação. Até o fechamento desta edição, os dados sobre prisões e apreensões ainda não tinham sido divulgados.


16

altotietenoticias.com.br

Cidade

SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2014

l FÉ

Fiéis de Poá celebram Missa de Santo Antônio

Fotos Mauro Manoel

Dezenas de pessoas se concentraram ontem na Capela de Santo Antônio, na Praça Central Márcia Dias De Poá

Levando sacolinhas plásticas e muita fé, vários devotos poaenses se concentraram na praça Santo Antônio, no centro da cidade, na manhã de ontem. O objetivo era participar do culto em homenagem a Santo Antônio, que foi celebrado pelo padre Reginaldo da Silva, na capelinha localizada na praça. Além daqueles que foram receber o pão como forma de garantir a fartura em casa, outros levaram vários sacos do alimento para doá-lo aos mais carentes. Afinal, Santo Antônio não é somente para atender os pedidos de apaixonados, mas também é conhecido como o protetor dos mais carentes.

FÁTIMA Restauração do casamento

DEVOÇÃO Dezenas de fiéis se concentraram na Praça Central de Poá

De acordo com a programação da Igreja Matriz de Poá, o primeiro culto foi celebrado às 10 horas e o segundo, às 15 horas. Na primeira missa, o padre Reginaldo começou o culto falando sobre a preocupação do santo com os pobres, e enfatizou que ele também protege os lares e as famílias. Era o culto perfeito para a dona de casa Fátima Silva, que estava orando e pedindo pela restauração

no casamento. “Já recebi muitas graças dele porque tenho fé, e hoje estou aqui para pedir a restauração do meu casamento”, comentou. Evangélica, a aposentada Efigênia Soares Silva respeita a tradição católica, e brincou dizendo que nunca precisou “pedir marido” para o santo. “Eu acho tudo isso maravilhoso e lindo, porque tudo o que fala

em nome de Deus, é maravilhoso”, disse. No culto, o padre ministrou a palavra e, em seguida, celebrou a hóstia com os devotos. Muitos se ajoelharam na calçada em oração, enquanto os demais ficaram em pé, meditando. Após o último louvor da missa, começou a entrega dos pãezinhos, que se encerrou em poucos minutos devido à intensa procura.

l FIQUE SABENDO

A história do pãozinho de Santo Antônio Da Redação Santo Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados. Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento. Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer. Mais do que a lenda da origem do “Pão de Santo Antônio”, importa perceber toda a riqueza do seu simbolismo. Sem dúvida ele revela toda a riqueza da dimensão apostólica da vida de Santo Antônio. O pão simboliza vida e fraternidade. Quando se diz que

falta o pão, dizemos que falta a comida, falta o alimento, falta o necessário para a vida. Por isso, Jesus ensina a pedir o pão de cada dia, em outras palavras, que Deus nos conceda a vida, para que possamos realizar a sua vontade, para que o seu Reino venha, e, assim, seu nome seja santificado, ele que é nosso Pai. Como diz Santo Irineu: A glória de Deus é a vida do ser humano. Por isso, diz São Tiago em sua carta: “A religião pura e imaculada diante de Deus Pai é visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e conservar-se sem mancha neste mundo” (1,27). Através de Santo Antônio, Nosso Senhor está convidando continuamente os cristãos a pensarem no bem do próximo, a amarem o próximo como a si mesmos e a darem uma atenção especial ao necessitado, ao pobre. Claro que não se trata apenas do pão de Santo Antônio, da esmola oferecida ao frade ou ao Convento, com as palavras: “para os seus pobres”. Extraído da Revista “Grande Sinal”, autoria de Frei Alberto Beckhauser


Jornal at noticias edição 1215 14 de junho de 2014