Page 1

INFORMATIVO (CPI-3)

O INTERIOR TRÊS EM NOTÍCIAS - ANO 4 – EDIÇÃO Nº 45 – DEZEMBRO/2011

POLÍCIA MILITAR Uma Instituição da grandeza de São Paulo 1- 2 Aniversário da Polícia Militar

3 CPI-3 recebe Prêmio Polícia Militar da Qualidade

4 Ocorrência de Destaque do 15º BPM/I Policial Padrão do Ano 2011

5 Policiais Militares participam da 87ª Corrida Internacional São Silvestre Origem do Natal

D

esde 1831, a Polícia Militar do Estado de São Paulo fazse presente na vida e na história de São Paulo.A caminho de completar dois seculos, atua na prevenção e na garantia dos direitos adquiridos. A e ssência d a Ins t ituiçã o é o s e u compromiss o na D efesa da V i da, da integridade física e da dignidade das pessoas,além de fazer o primeiro atendimento aos conflitos existentes na nossa sociedade tão complexa. Uma Institução que trabalha para garantir, no âmbito de suas atribuições constituições a pa z so c ial e os direito s i n dividuai s e de expressão pública, impedindo os abusos, as arbitrariedades e o ferimento aos direitos das outras pessoas. Você verá que, mesmo sem fazer, a PM está presente 24 horas por dias, sete dias por semana, com os mais v ariados servi ç os e atuando nas mais d i versas s itu a çõe s . Perceberá ta m bém uma polícia alinhada com o seu tempo e c apacitada para re sponder aos desafios da modernidade.

O Início... 1830 Nas primeiras décadas do século XIX, a São Paulo colonial ainda era o ”burgo dos estudante”, fortemente marcada pela presença da Faculdade de Direito,criada por ordem de Dom Pedro I, em 1827. O ato da criação pode ser reconhecido pela reunião do conselho da Província de São Paulo, presidida pelo brigadeiro Rafael Tobias de Ag ui a r , realizada em 15 de dezembro de 1831. O efetivo inicial era composto por 1 00 homens a pé e 30 a cava l o . A parti r d e março de 1 8 3 2, a Co r po r ação, p e la falta d e aquar tel amento pr óp rio, f o i instalada na ala térrea do convento do Carmo

situada no quadrilátero da Sé e hoje demolida.

A milícia paulista, nos seus 180 anos de existe ncia, foi organizada e reorganizada diversas vezes. Inicialmente, recebeu o nome de Guarda Municipal Permanente. No século XX, foi denominada Força Policiail, Força Pública, entre outras denominações. Em 1926, foi criada a Guarda Civil de São Paulo, como corporação auxiliar da Força Pública, mas sem o caráter militar dessa denominada Força P o l ic i a l, F o rça Pública , e ntre o ut r as denominações.Em 1926, foi criada a Guarda Civil de Sao Paulo, como corporação como auxiliar da Força Pública, mas sem o caráter militar dessa.


Informativo (CPI-3)

A menor subunidade da Guarda Municipal Permanente, em 1831, era a esquadra, formada por um cabo e 24 soldados.Em 7 de abril de 1857,em decorrência da Lei no 575, foi criada a banda de Música do Corpo Policial Permanente,composta de um mestre,com graduacao de primeiro sargento,e 17 músicos soldados. Quando São Paulo tinha cerca de 30 mil habitantes, o trânsito era mais lento, e seus veículos eram bondes puxados por burros.As atividades do Corpo Policial Permanente já atendiam 50 munici pios,além da capital. Em 10 de março de 1880, os trabalhos, os trabalhos de extinção de incêndio na capital do Estado de São Paulo profissionalizaramse, com a criação da Seção de Bombeiros composta por 21 homens,sndo um álferes,um primeirosargento,um segundosargento e 18 bombeiros, cerne do atual Corpo de Bombeiros da PM.

A importancia da estética A Missão Francesa permaneceu ate 1924, influindo na organizaca o e na formação do caráter da Poli cia Militar ( PM), aliando a estética militar ao serviço de policiamento ostensivo voltado para as necessidades comunitárias. A doutrina francesa, fundada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade,que se traduzem no respeito à dignidade da pessoa humana e na defesa intransigente dos direitos humanos, persiste nos dias atuais, mantendo na PM uma visãohumanista, voltada para a formação moral e patriótica do policial militar, com dedicação incansável à instrução,para bem servir à comunidade paulista e brasileira. Em 9 de abril de 1970,após unificação da Força Pública com a Guarda Civil de São Paulo, a polícia paulista recebeu o nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em 1888,já era insuficiente o efetivo de 20 homens e,por isso,o governo provincial elevou a 30 o número de praças. Naquela época, os avisos de incêndios eram transmitidos por meio de rebates nos sinos das igrejas ou por comunicações verbais de partiuclares, que corriam até a porta do quartel de bobeiros para tal fim. O governo do Estado de São Paulo conratou uma missão de militares franceses para instrui rem a Poli cia Militar em um processo voltado à modernização da instituição.

COMPROMISSO COM O CIDADÃO DA POLÍCIA MILITAR Mostramos quem é a Polícia Militar: suas bases filosoficas,históricas, estratégicas, legais e humanas. Sua polícia é feita por pessoas como voce ? que trabalha, estuda e luta para garantir um dia tranquilo e um futuro melhor. Estamos aipara o que der e vier, seja homem, seja mulher, nao importa a cor, a crenca ou a raca, nao queremos saber sua idade, o que interessa eo que se faca para melhorar a vida de toda a sociedade.


Informativo (CPI-3)

CPI-3 recebe Prêmio Polícia Militar da Qualidade em “Grau Prata”

O

Comando de Policiamento do Interio - Três (CPI-3, que abrange 93 municípios da região de Ribeirão Preto, foi certificado em “Grau Prata” com o Prêmio Polícia Militar da Qualidade, por se destacar na prestação de serviços à comunidade, que busca, de forma contínua e incansável, o aprimoramento de suas atividades. O CPI-3 foi alvo de auditoria, realizada por equipe integrada por civis de notório saber em administração e gestão da qualidade e por oficiais que possuem indubitável conhecimento na área de gestão da qualidade, sendo certo que a avaliação dos auditores consagrou como merecedor do Prêmio Polícia Militar da Qualidade no Grau Prata, pois demonstrou seriedade e continuidade nas práticas de excelência na gestão, além de comprovado aprimoramento de seu cotidiano administrativo A entrega ocorreu no dia 6 de dezembro de 2012, em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da Capital paulista . A conquista é resultado do esforço e da busca pela qualidade. A premiação é um reconhecimento que nossas atividades estão no caminho certo, comentou animada. Ela explicou, ainda, que a unidade desenvolve um trabalho de padronização de procedimentos e preza pelo aprimoramento no atendimento à população.

O PPMQ-2011-Grau Prata vem coroar os esforços de cada integrante de nossa Força de Trabalho no mister respeitar e materializar no dia a dia os auspícios de aprimoramento da gestão, como forma de galgar continuamente a melhora no processo de formação que contribui inexoravelmente para a evolução das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública O Coronel PM Renato Cabral Catita, agradece o empenho de todo o efetivo do Comando de Policiamento do Interior Três, aos Oficiias e as Praças, pelo empenho dedicado a mais esta conquista e convoca a todos a continuarem a melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados a sociedade de Ribeirão Preto e Região, o que engrandece o nome da Unidade e também de nossa Instituição.


Informativo (CPI-3)

15º BPM/I – 5ª CIA PM

Policial Padrão do Ano

]

OCORRÊNCIA DESTAQUE DEZEMBRO/2011 POLICIAIS MILITARES PARTICIPANTES 3º Sgt PM Fernando César Caminitti Sd PM Claudinei Roberto de Paula Sd PM Anderson Alves Evangelista Sd PM Renan Pinheiro

A

Camara Municipal de Ribeirao Preto,em Sessao

Solene no dia 08 de dezembro

prestou

homenagem ao Policial Padrão do Ano de 2011.

Essa homenagem e de autoria de Vereadora Silvana Resende, aprovada na Camara Municipal conforme a

SÍNTESE HISTÓRICA: Após ocorrerem dois roubos a Postos de Combustíveis localizados na área da 5ª Cia PM, ambos na sequência e cometidos por indivíduos com as mesmas características, fato que levou os policiais militares a ficarem com vistas a uma motocicleta Honda CG 125 preta ocupada por dois indivíduos. Durante patrulhamento pelo Jardim Tropical, os milicianos depararam com uma motocicleta ocupada por indivíduos com características semelhantes e ao abordá-los, estes empreenderam fuga, sendo acompanhados por várias ruas do bairro e ao adentrarem em uma área de preservação ambiental, o garupa evadiu-se para o interior da mata, enquanto o condutor da motocicleta seguiu sentido os fundos do bairro Jardim Tropical II, sendo acompanhado a todo o momento e pela Avenida Geralda Rocha Silva, ao fazer uma conversão à esquerda para adentrar à Rua Sebastião Belém, veio a perder o controle da motocicleta e consequentemente a cair ao solo, sendo imediatamente detido e em busca pessoal, foram localizados no interior de suas vestes 02 (dois) revolveres, sendo um cal. 32 e o outro cal. 38, ambos municiados com 06 (seis) munições intactas, bem como dinheiro, celulares e duas michas. Foi dada voz de prisão ao indivíduo e conduzido ao plantão policial, tendo o Delegado Plantonista autuado em flagrante por Roubo e Porte Ilegal de Arma de Fogo. Com essa atitude, os Policiais Militares demonstraram perspicácia, postura pró-ativa, preparo e comprometimento profissional, bem como, acusado tirocínio policial, retirando do convívio da sociedade, um indivíduo que vinha cometendo ilícitos em nossa cidade, bem como apreendido duas arma de fogo, além de elevar, mais uma vez, o nome da Corporação perante a Imprensa e a sociedade.

resolução 40/ 2002. O

Soldado

PM

Abramovicius

pertencente ao efetivo do 3o BPM/ I foi escolhido pelo Comandante do Policiamento do Interior Três para receber o “Diploma de Policial Padrao do Ano” , que edestinado a Policiais Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Florestal,Poli cia Rodoviaria,Poli cia Federal e Guarda Civil Municipal. O objetivo e prestar tributo aos agentes da seguranca publica da cidade.


Informativo (CPI-3)

Policiais Militares do CPI-3 participam da 87ª Corrida Internacional de São Silvestre 2011 Os Policiais Militares, 1º Sgt PM Antonio Carlos Rossi Ribeiro, 1º Sgt PM Aclério Batista Leite e Reinaldo de Jesus Neves do CPI-3 participaram da 87ª Corrida Iinternacional de São Silvestre. A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais tradicional, corrida de rua do Brasil, sendo realizada anualmente, na Cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro. Criada no dia 31 de dezembro de 1925, a Corrida de São Silvestre, inicialmente, era restrita a homens e brasileiros, exceto os moradores imigrantes do país, somente em 1945, houve a participação de um atleta estrangeiro não imigrante, convidado pelos organizadores da corrida. De lá pra cá, a Corrida de São Silvestre sempre teve a participação de atletas internacionais. Mulheres também não eram bem vindas na Corrida de São Silvestre, até 1975, somente homens participavam da corrida, quando no mesmo ano as Nações Unidas declararam como sendo o Ano Internacional da Mulher.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO DE 2012 A TODOS Origem do Natal e seu significado. O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabe com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial e comemoração. Na Roma Antiga o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois esse foi o tempo que os três Reis Magos demoraram para chegar até a cidade de Belém e entregar seus presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa história. O Comando de Policiamento do Interior Três, Cel PM Renato Cabral Catita e o Chefe do Estado Maior do CPI-3, Tenente Coronel PM Mario Luiz Gabellini desejam a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, com muita saúde, cheio de realizações e que todas as nossas esperanças e sonhos se tornem realidade. (Fonte: Google).

A primeira atleta brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre foi Carmen Oliveira, em 1995. Até 1988, a corrida era disputada à noite, por volta das 23:30 e tinha de 6 a 8 km, variando constantemente. Em 1989, a São Silveste foi adaptada para cumprir as determinações da Federação Brasileira de Atletismo, seu horário passou a ser às 15 horas e a distância a ser percorrida foi fixada em 15 km. Sendo reconhecida oficialmente como uma Corrida Internacional de Atletismo e incluída no calendário oficial de atletismo. Em 2011, a Corrida Internacional de São Silvestre teve um novo ponto de chegada, a Praça Túlio Fontoura, em frente ao Obelisco do Ibirapuera. Parabéns aos policiais militares participantes.

DIRECAO GERAL: Coronel PM Renato Cabral Catita Tenente Coronel Mário Luiz Gabellini SUPERVISAO: Maj PM Luis Antonio Fernandes Rosa COLABORADORES: Sd PM Lucimar Paiva Sd PM Temp Carla Denadai Foto: Sgt Leite, Sgt Neves e Sgt Rossi

EDITOR: 1º Sgt PM Adiel Gomes Pereira

Informativo do CPI-3  

Setor de Comunicação Social do CPI-3 Distribuição Mensal