Page 50

plataforma GSM-R, quando em funcionamento. As grandes linhas de orientação do SDAI conferemlhe características que o caracterizam como uma ferramenta de Suporte à Decisão nas vertentes referidas de seguida.

1. OPERAR COMO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD), ORIENTADO ÀS 'KEY FUNCTIONS': • Gestão da Manutenção (orientado ao Operador de Manutenção): 'Responsáveis pelos diferentes níveis de manutenção', disponibilizando no dia a dia e em tempo real “aproximado” toda a informação relativa ao estado operacional das frotas de veículos envolvidas, possibilitando no curto prazo uma 'eficiente gestão de chamada dos veículos à oficina e a preparação do trabalho de Manutenção em oficina' - recursos humanos, ferramentas e sobresselentes, reduzindo-se assim os tempos de imobilização do MCF, e a médio longo prazo a 'optimização dos ciclos de manutenção' e dos demais recursos a este associados; • Exploração Comercial (Orientado ao veículo): Diagnosticar 'Online' as Avarias surgidas no decorrer da exploração do material circulante, sugerindo ao 'pessoal da condução' e da 'manutenção em linha' uma lista de acções de desempanagem rápidas. 'Upload' de informação para Sistemas PIS e de entertenimento em geral. • Gestão de Operações: Providenciar informação sobre a 'health condition' do MCF, suportando a decisão de o manter ao serviço sob um determinado conjunto de condições técnicas; • Projecto de Reengenharia 'Favorecer o feedback' automático dos dados de manutenção e exploração para os 'fabricantes', despoletando acções de reengenharia (ex. actualização de 'software' remota) com vista ao aumento da fiabilidade intrínseca do MCF.

2. INTEGRAÇÃO NA FILOSOFIA DE MANUTENÇÃO RCM

>48

A metodologia RCM, introduzida de facto pela primeira vez na década de 60 na área da aviação civil, providencia uma forma prática e estruturada de se alcançarem resultados optimizados na estratégia de manutenção adoptada para cada sistema alvo.

O objectivo central é o determinar das acções necessárias para garantir que os activos físicos cumprem as funções que lhe são exigidas no enquadramento do seu contexto operacional. Um dos aspectos determinantes na implementação dos programas de gestão de manutenção é a obtenção de informação/dados suficiente sobre a performance de uma dada frota de MCF, tais como falhas correlacionadas, avarias e outras medidas que permitam aferir a condição do equipamento. A avaliação, agrupamento e comparação de uma quantidade apreciável de informação, cada vez mais comum com a cresecente automatização dos sistemas/processos embarcados no MCF, e não poderão ser geridos de forma eficiente por um sistema de informação generalista (não customizado) no qual é dada importância apenas a parâmetros de integração global. Na metodologia RCM, diferentes tipos de componentes e equipamentos conduzem inevitavelmente ao desenvolvimento de distintas políticas de manutenção, que envolvem naturalmente uma grande variedade de padrões de modos de falha. A análise destes padrões exige, para além do 'background knowledge' dos fabricantes, o conhecimento e formação pericial do operador de manutenção, que devem ser harmoniosamente integrados na ferramenta RCM que é o 'Computerized Maintenance Management System' (CMMS) composto neste projecto pelos seguintes módulos constituintes do SDAI: i. Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD); ii. MCF com 'bakbone' de comunicações e rede inteligente de sensores; iii. CTG de MCF - Servidor do Sistema Pericial com o respectivo Motor de Inferência embebido (ferramentas de inteligência artificial); iv. SIG: Sistema de Informação Geográfico; v. A r q u i t e c t u r a C l i e n t e - S e r v i d o r , disponibilizada de forma simples e eficiente por um 'browser Internet’ O SGBD é baseado em 'SQLSERVER'© com upgrade planeado para um 'ORACLE'© 'server', em que as ferramentas 'Open Plataform Communication' (OPC 'Communication Standard') desempenham um papel preponderante por forma a permitir a assumpção de todo o sistema como sendo de plataforma aberta. Foi seguido o modelo REMAIN OREDA, em que os modos de falha e as actividades de manutenção se encontram ligadas no SGBD.

Revista FERXXI - 7ºCongresso Nacional - Teses  

Publicação relacionada com sistemas de transporte. Realizada pela ADFER - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Ferroviário. Speciali...

Revista FERXXI - 7ºCongresso Nacional - Teses  

Publicação relacionada com sistemas de transporte. Realizada pela ADFER - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Ferroviário. Speciali...

Profile for adfer
Advertisement