Page 1

AD ELO Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

“Um Breve Olhar...”


ÍNDICE Nota Prévia

Pág.

2

1. Entidade Local

Pág.

3

2. Zona de Intervenção do Programa LEADER II AD ELO

Pág.

3

3. Programa LEADER II - AD ELO

Pág.

5

4. Avaliação Global

Pág.

7

5. Conclusão do Programa LEADER II - AD ELO

Pág.

10

6. Repertório dos Projectos LEADER II - AD ELO

Pág.

10

Índice de Projectos

Pág.

12

1

LEADER II - AD ELO


NOTA PRÉVIA A tomada de consciência das dificuldades que os territórios rurais enfrentam em períodos de grandes mutações, exigiu a procura de novas formas de actuação e organização por parte das entidades públicas e privadas. Esta preocupação tornou-se mais pertinente quando os desequilíbrios regionais se agudizaram, tais como a mobilidade dos factores de produção e do trabalho, a atracção exercida pelos meios urbanos e a regressão de algumas actividades económicas.

No entanto, só em Fevereiro de 1997 é que se procedeu à aprovação da mesma, com a assinatura da Convenção Nacional de Financiamento, e se deu início à implementação do Programa LEADER II - AD ELO nos municípios de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova. Após os quatro anos de apoio é tempo de se lançar "um breve olhar" sobre o Programa LEADER II - AD ELO, tendo em conta as suas especificidades e os seus resultados.

Foram estes os pressupostos que estiveram na base da constituição da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que inclui diversas entidades representativas dos municípios de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova. A sua inserção na realidade local e o facto de conhecer as potencialidades e estrangulamentos do meio, permitiram empreender acções tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das populações. Com base nesta filosofia de actuação, a AD ELO realizou em 1994 uma candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II.

2

LEADER II - AD ELO


1. ENTIDADE LOCAL

2. ZONA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA LEADER II AD ELO

A AD ELO é uma Associação Privada sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, que tem como objectivo principal o desenvolvimento local e regional integrado, através da dinamização sócioeconómica e cultural (Quadro 1). Quadro 1 Ficha de Identificação da AD ELO

A Zona de Intervenção (ZI) LEADER II - AD ELO localiza-se na 2 Beira Litoral abrangendo uma área de 949,79 km . Do ponto de vista administrativo inclui cinquenta e duas freguesias de quatro municípios, pertencendo a Mealhada ao distrito de Aveiro e Cantanhede, Montemor-o-Velho e Penacova ao distrito de Coimbra (Quadro 2 e Figura 1). Quadro 2 Área Abrangida

3

LEADER II - AD ELO


Figura 1 Enquadramento da ZI LEADER II - AD ELO

REGIÃO NORTE REGIÃO CENTRO REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO REGIÃO DO ALENTEJO REGIÃO DO ALGARVE ZI AD ELO

4

LEADER II - AD ELO


3. PROGRAMA LEADER II - AD ELO A AD ELO apresentou a candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II em Agosto de 1994. Após várias dificuldades e atrasos na decisão de aprovação, só em Fevereiro de 1997 é que se procedeu à assinatura da Convenção Nacional de Financiamento, tendo-se procedido de imediato à sua divulgação (Figura 2). Figura 2 Cartaz de Divulgação

A implementação do LEADER II - AD ELO iniciou-se assim no ano de 1997 e de uma forma mais activa no segundo semestre. Nesse ano apenas tiveram execução financeira os projectos promovidos pela AD ELO. Durante o ano de 1998 é que se verificou, de uma forma gradual e crescente, a execução dos diferentes projectos de outros promotores. No ano de 1999 o LEADER II - AD ELO registou um reforço financeiro significativo, resultante das alterações orçamentais verificadas a nível nacional, bem como dos bons níveis de execução alcançados. Este facto permitiu a aprovação no segundo semestre de 1999 de um conjunto alargado de projectos que, de outra forma, não teriam enquadramento financeiro. O segundo semestre de 1999 resultou ainda na aprovação total dos projectos apresentados pelos promotores. No seguimento das orientações da Comissão Nacional de Gestão, o Programa LEADER II- AD ELO concluiu a sua execução total em 30 de Junho de 2001.

5

LEADER II - AD ELO


De entres as principais actividades desenvolvidas destacamse : Ø produção de materiais promocionais; Ø envio a todos os associados da AD ELO e a todas as Juntas de Freguesias de informação sobre o Programa LEADER II - AD ELO; Ø publicação de anúncios e reportagens em todos os jornais locais e regionais; Ø participação em programas de rádio; Ø emissão em programas de rádio de "spots" a anunciar o programa; Ø realização de colóquios/seminários; Ø presença nas feiras locais, regionais e nacionais; Ø realização de períodos de candidatura nos meses de Janeiro, Abril e Setembro; Ø análise técnica dos projectos recebidos; Ø realização de reuniões de apreciação e aprovação de projectos; Ø acompanhamento dos projectos em curso; Ø pagamentos a promotores; Ø avaliação final de projectos; Ø acções de cooperação. Cumprindo os normativos do Programa LEADER II foram colocadas as placas de identificação da ZI LEADER II - AD ELO nas principais vias de comunicação (Figura 3).

6

Figura 3 Placa de Identificação da ZI LEADER II - AD ELO

Foram criadas também as placas finais de identificação do apoio do Programa LEADER II AD ELO a fixar pelo promotor no local do projecto. O facto desta região ter uma grande tradição no trabalho em pedra, nomeadamente em Pedra de Ançã, levou a equacionar a sua elaboração com características locais.

LEADER II - AD ELO


Assim, e por forma a incentivar e apoiar as actividades tradicionais, a AD ELO decidiu produzir as placas finais em pedra de Ançã com características artesanais (Figura 4). Figura 4 Placa final do apoio do Programa LEADER II - AD ELO

A filosofia de actuação da AD ELO na sua área de intervenção assenta numa ideia fundamental - "as potencialidades e estrangulamentos da região levam à necessidade de articular acções no âmbito social, económico e cultural". Assim, torna-se difícil definir parcelarmente cada uma destas intervenções já que todas elas se entendem e justificam pelo seu carácter global. Em termos de avaliação global do Programa LEADER II - AD ELO podemos referir que o atraso de 3 anos na sua aprovação deu origem a dificuldades várias, nomeadamente em relação à mobilização e envolvimento inicial dos promotores. No entanto, e apesar da aprovação tardia, a AD ELO deu inicio à implementação do programa tendo em conta as exigências, as regras e os prazos traçados inicialmente. Nos anos de 1997 a 1999 foram recebidos 110 projectos dos quais 69 foram aprovados (Figura 5).

4. AVALIAÇÃO GLOBAL As acções desenvolvidas no âmbito da implementação do Programa LEADER II - AD ELO tiveram por base metodologias integradas e participativas, fazendo das parcerias locais pilares fundamentais da intervenção.

7

LEADER II - AD ELO


Figura 6 Distribuição dos Projectos Aprovados

Figura 5 Projectos Recebidos e Aprovados

Os 69 projectos aprovados e concluídos distribuíram-se pelos diferentes municípios e beneficiaram entidades privadas e públicas, atingindo assim uma grande diversidade de promotores (Figura 6).

8

O Programa LEADER II - AD ELO tinha como objectivo principal intervir de forma integrada no processo de desenvolvimento dos espaços rurais da ZI. Assim o Plano de Desenvolvimento Local previa o apoio aos diferentes sectores de actividade, destacando-se as áreas “3 - Apoio à Diversificação das Actividades Económicas" e “5 - Preservação e Valorização do Ambiente Natural e da Qualidade de Vida".

LEADER II - AD ELO


Ao nível da execução global os projectos enquadraram-se neste princípio tendo-se registado respectivamente 43% e 14% de investimento nestas áreas.

Figura 7 Evolução dos Montantes Aplicados

A execução financeira global ultrapassou claramente as expectativas iniciais, já que os reforços financeiros verificados levaram a que o Plano de Desenvolvimento Local que tinha previsto em 1997 300.000 contos de investimento, atingisse em 2001 um volume de investimentos na ordem dos 711.000 contos. Em termos de comparticipação comunitária, dos 65% previstos inicialmente atingiu-se em 2001 uma comparticipação média de 59% o que deu origem a um aumento de investimentos totais na ordem de 10 % (Figura 7).

9

LEADER II - AD ELO


5. CONCLUSÃO DO PROGRAMA LEADER II - AD ELO Em termos de conclusão podemos referir que o programa LEADER II - AD ELO correspondeu às expectativas dos promotores locais, traduzindo-se num motor de dinamização de muitas iniciativas complementares que por sua vez geraram efeitos de sinergias em muitas outras actividades. As dinâmicas entretanto criadas levaram a que se verificasse uma grande adesão ao programa que teria viabilizado a execução de uma maior dotação financeira. Desta forma é importante dar continuidade ao processo de mobilização e de dinamização tendo em conta a nova Iniciativa Comunitária "LEADER+" já que só com esse novo instrumento se poderão maximizar os efeitos da dinamização sócio-económica entretanto empreendida.

10

6. REPERTÓRIO DOS PROJECTOS LEADER II - AD ELO A grande diversidade de projectos e a sua distribuição espacial pela ZI dificulta a percepção global de implementação do Programa LEADER II - AD ELO (Figura 8). Assim, e por forma a localizar e identificar sucintamente os projectos aprovados, serão apresentadas, de seguida, fichas de caracterização sumária de cada projecto, distribuídas pelas áreas previstas no Plano de Desenvolvimento Local. As fichas apresentadas pretendem constituir um elenco actualizado dos projectos aprovados. Acrescente-se ainda que o programa LEADER II - AD ELO apoiou ainda os projectos relativos ao funcionamento do GAL.

LEADER II - AD ELO


Figura 8 Distribuição Espacial dos Projectos Aprovados

29

48

34 40 22 24 4128

63 51

65

39

55

26 13 15

56

18 42

58

30 54

52 33 57 53 62

43

46

66

17

44

49

59

21

23

35 60 32

50

68

16

47 19

36

38

25 14 61 2037 27 64 31 67 45

Legenda: A numeração corresponde à página onde se apresenta o Projecto.

11

LEADER II - AD ELO


Índice de Projectos Área 1 - Apoio Téccnico ao Desenvolvimento Rural “Grande Mostra do Mundo Rural” “Projecto Reánima” “Criação de um “Centro Sócio-Educativo”

Pág. Pág. Pág.

13 14 15

“Reconversão de um Edifício para a Instalação Provisória da Rota do Vinho” Pág. “Projecto de Ampliação de Estufas para Produção de Flores” Pág. “Modernização de Aviário (Equipamento Avícola)” Pág.

41 42 43

Área 5 - Preservação e Valorização do Ambiente Natural e da Qualidade de Vida

Área 3 - Apoio à Diversificação das Actividades Económicas “Reconversão dos Moinhos de Vento da Serra da Atalhada para Turismo e Estruturas de Apoio” Pág. “Aproveitamento Museológico dos Moinhos da Portela de Oliveira” Pág. “Adaptação para Museu Municipal do Imóvel Anexo à Casa da Cultura/Museu da Pedra” Pág. “Empreendimento de Animação Turística e Desportiva” Pág. “Reabilitação do Antigo Mercado Municipal/Galerias de Exposições para dinamização dos Recursos Locais”“ Pág. “Aproveitamento da Zona Turística do Vimieiro” Pág. “Mealhada à Descoberta do Concelho” Pág. “Conservação e Recuperação da Casa do Monte em Lorvão” Pág. “Elaboração de Monografia sobre os elementos de interesse Histórico, Patrimonial e Cultural do Concelho da Mealhada” Pág. “Gastronomia e Património” Pág. “Recuperação da “Casa dos Bogalhos”” Pág. “Feira das Associações” Pág. “Material Promocional - Brochura Concelhia” Pág. “Ouronéu” Pág. “Pintura Manual Trás-da-Mata Oficina Azulejaria” Pág. “Semana Cultural do Concelho de Montemor-o-Velho” Pág. “Recuperação e Beneficiação da Casa da Freira em Penacova” Pág. “I Feira do Pão e do Mel da Serra do Buçaco” Pág. “Primeira Mostra de Artesanato” Pág. “Pensar - Projecto de Dinamização Associativa” Pág. “Plaideias - Escola de Música, Unipessoal, Lda. e Casa Abreu Instrumentos Musicais, Lda.” Pág.

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

Área 4 - Valorização e Comercialização dos Produtos Agrícolas, Sílvicolas e da Pesca Local “Feira Anual de Montemor-o-Velho, 1997, 98 e 99” “Agricultura, Ambiente e Saúde Pública” “M.P.L. VET - Medicina de Produção Veterinária, Lda.” “Açude no Rio Cértima em Cardal”

Pág. Pág. Pág. Pág.

12

37 38 39 40

“Requalificação do Largo Central de Portunhos com limpeza e regularização da vala e criação de um espelho de água” “Arranjo Urbanístico do Miradouro de Reveles” “Valorização e Aproveitamento da Nascente de Ançã” “Construção de Jardins” “Valorização e Preservação do Largo da Junta de Freguesia e do Rio de Baixo” “Conservação e Recuperação dos Fornos da Cal” “Remodelação do Jardim de Lorvão” “Recuperação e Valorização Ambiental da Lagoa do Bunheiro” “Beneficiação e Reforço do Pavimento no Largo de Festas da Lameira de São Pedro” “Projecto de Espaços Exteriores do Centro Comunitário do Canedo” “Parque da Ponte de Casal Comba”

Pág. Pág. Pág. Pág.

44 45 46 47

Pág. Pág. Pág. Pág.

48 49 50 51

Pág. Pág. Pág.

52 53 54

“Cooperação Nacional: As ADL’s da Beira Litoral-Participação em Actividades Conjuntas” Pág. “Cooperação Transnacional Promoção e Divulgação dos Recursos Locais” Pág.

55 56

Área 6 - Acções em Cooperação

Área 7 - Reforço da Identidade Local “Reabilitação da Casa Rural Quinhentista” “Reconstituição e Aquisição de Trajes e Instrumentos tradicionais com vista à divulgação dos valores etnográficos da Região Gândara/Bairrada” “1ª e 2ª Semanas Culturais de Ançã” “Casa de Povo de Penacova - Remodelação e Melhoramentos” “Animarte/Cultura Popular: 1997, 98 e 99” “Recolher, Preservar e Divulgar” “Realização de Actividades Etnográficas e Jogos Tradicionais Típicos” “Núcleo de investigação” “Criação de um Centro de Documentação e Informação da Associação de Moradores da Praia da Tocha” “Edição de Livro “S. Paio de Mondego - Uma Aldeia de Tradições”” “Pontos de destaque para uma nova geração” “Remodelação e Conservação do Edifício da Biblioteca Municipal”

Pág.

57

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

58 59 60 61 62 63 64

Pág. Pág. Pág. Pág.

65 66 67 68

LEADER II - AD ELO


“GRANDE MOSTRA DO MUNDO RURAL”

AD ELO

PROMOTOR AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

ÁREA 1.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 6.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.500.000$00

DESCRIÇÃO Presença da AD ELO no Stand da BeiRa Litoral, na Grande Mostra do Mundo Rural em Lisboa na FIL, com os objectivos de promover a região, promover e reforçar o papel das ADL’s e promover e valorizar os produtos locais.

13

ZI LEADER II - AD ELO


“PROJECTO REÁNIMA”

AD ELO

PROMOTOR Associação Fernão Mendes Pinto

ÁREA 1.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 6.670.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.002.000$00

DESCRIÇÃO Criação de um serviço internet acessível à população, elaboração de um inquérito que permitiu conhecer a percepção que as populações têm da sua zona, elaboração de um manual de recursos locais e o reforço das equipas de trabalho dos pólos de desenvolvimento local da AFMP.

14

MONTEMOR-O-VELHO


“CRIAÇÃO DE UM “CENTRO SÓCIO-EDUCATIVO””

AD ELO

PROMOTOR AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

ÁREA 1.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 19.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 14.925.000$00

DESCRIÇÃO Construção e equipamento de uma estrutura polivalente que sirva para a realização de cursos de formação, de centro de documentação e de local de realização de encontros de trabalho.

15

ZI - LEADER II - AD ELO


“RECONVERSÃO DOS MOINHOS DE VENTO DA SERRA DA ATALHADA PARA TURISMO E ESTRUTURAS DE APOIO”

AD ELO

PROMOTOR Centro de Convívio e Cultural de Zagalho e Vale do Conde

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 41.671.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 25.002.600$00

DESCRIÇÃO Recuperação de moinhos de vento, reconvertendo-os em unidades de alojamento, inseridas no Turismo em espaço rural, dando assim origem a um pequeno aldeamento turístico, o qual contará também com a recuperação de um moinho tradicional e de um moinho museu.

16

PENACOVA


“APROVEITAMENTO MUSEOLÓGICO DOS MOINHOS DA PORTELA DE OLIVEIRA”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Penacova

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 11.732.340$00

COMPARTICIPAÇÃO 7.039.404$00

DESCRIÇÃO Criação de um espaço adequado para o desenvolvimento e apoio à actividade turística dentro do âmbito da reabilitação das actividades sócio-culturais tradicionais do concelho, através do aproveitamento museológico de um moinho na Portela de Oliveira.

17

PENACOVA


“ADAPTAÇÃO PARA MUSEU MUNICIPAL DO IMÓVEL ANEXO À CASA DA CULTURA/MUSEU DA PEDRA”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Cantanhede

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 66.099.650$00

COMPARTICIPAÇÃO 39.659.790$00

DESCRIÇÃO Reabilitação do imóvel anexo à Casa da Cultura, com vista à construção de um Museu da Pedra. Pretendendo-se assim conservar e transmitir uma parte da história do concelho de Cantanhede, ligada ao culto e trabalho da pedra efectuado na região.

18

CANTANHEDE


“EMPREENDIMENTO DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA E DESPORTIVA”

AD ELO

PROMOTOR Parque do Reitor - Empreendimento de Animação Turística e Desportiva, Lda.

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 15.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 9.000.000$00

DESCRIÇÃO Criação de um Kartódromo, com o objectivo de dinamizar o concelho na área do modelismo e do desporto automóvel de competição.

19

MONTEMOR-O-VELHO


“REABILITAÇÃO DO ANTIGO MERCADO MUNICIPAL/GALERIAS DE EXPOSIÇÕES PARA DINAMIZAÇÃO DOS RECURSOS LOCAIS”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 37.908.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 22.744.800$00

DESCRIÇÃO Recuperação/reconversão do antigo Edifício do Mercado Municipal, transformando-o numa galeria de exposições.

20

MONTEMOR-O-VELHO


“APROVEITAMENTO DA ZONA TURÍSTICA DO VIMIEIRO”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia de S. Pedro de Alva

ÁREA 3.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 22.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 13.200.000$00

DESCRIÇÃO Reconstrução de um edifício destinado a um espaço de convívio, com a criação de churrasqueiras, duches, estacionamentos, arruamentos, zonas de lazer, passeios, arborização e jardinagem de todo o espaço envolvente.

21

PENACOVA


“MEALHADA - À DESCOBERTA DO CONCELHO”

AD ELO

PROMOTOR Escola Profissional Vasconcellos Lebre

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 4.955.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.973000$00

DESCRIÇÃO Elaboração de uma produção multimédia (CD-ROM) de divulgação e promoção turística do concelho de mealhda.

22

MEALHADA


“CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA CASA DO MONTE EM LORVÃO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Penacova

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 8.468.773$00

COMPARTICIPAÇÃO 5.081.264$00

DESCRIÇÃO Recuperação, reabilitação e reconstrução de um edifício de interesse histórico, arquitectónico e patrimonial, de forma a obter um local onde serão expostos trabalhos de artesanato, realizadas palestras de divulgação e que funcione como casa de alojamento sempre que necessário.

23

PENACOVA


“ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA SOBRE OS ELEMENTOS DE INTERESSE HISTÓRICO, PATRIMONIAL E CULTURAL DO CONCELHO De MEALHADA”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 1.987.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.192.200$00

DESCRIÇÃO Elaboração de um roteiro artístico/Cultural, capaz de identificar locais, conjuntos de valor e interesse histórico de nível local ou nacional.

24

Mealhada


“GASTRONOMIA E PATRIMÓNIO” AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 1.450.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 870.000$00

DESCRIÇÃO Realização de actividades de promoção das riquezas concelhias ao nível gastronómico, patrimonial, histórico e turístico. Pretendeu-se assim manter viva uma velha tradição gastronómica da região em complementaridade com toda a parte monumental.

25

MONTEMOR-O-VELHO


“RECUPERAÇÃO DA CASA DOS BOGALHOS” AD ELO

PROMOTOR Fábrica da Igreja Paroquial de Cantanhede

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 18.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 9.000.000$00

DESCRIÇÃO Recuperação e adaptação de uma habitação rural típica e antiga do Séc. XVII, com criação de um espaço para a realização de diversas actividades de relevante interesse cultural e social, preservando em simultâneo o património arquitectónico.

26

CANTANHEDE


“FEIRA DAS ASSOCIAÇÕES”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL

Feira

5.600.000$00

COMPARTICIPAÇÃO

Das 3.360.000$00

DESCRIÇÃO Realização de uma Feira das Associações, com o objectivo de mostrar todo o movimento associativo do Concelho, aos níveis

Associações

desportivo, social e cultural.

27

MONTEMOR-O-VELHO


“MATERIAL PROMOCIONAL - BROCHURA CONCELHIA” AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 3.1.2

INVESTIMENTO TOTAL 6.600.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 3.960.000$00

DESCRIÇÃO Edição de uma brochura concelhia destinada à divulgação e promoção de pontos de interesse turístico existentes no município (Históricos, Culturais e Gastronómicos). .

28

Mealhada


“OURONÉU”

AD ELO

PROMOTOR Manuel Miranda dos Santos

ÁREA 3.2.1

INVESTIMENTO TOTAL 8.298.443$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.149.222$00

DESCRIÇÃO Modernização de oficina e do artigo fabricado, através da aquisição de equipamento que permite a construção de novas peças, aproveitando os conhecimentos antigos e recuperando a arte da estampagem do ouro.

29

CANTANHEDE


“PINTURA MANUAL TRÁS-DA-MATA OFICINA AZULEJARIA”

AD ELO

PROMOTOR Cerâmica Artística Trás-da-Mata, Lda

ÁREA 3.2.2

INVESTIMENTO TOTAL 2.695.726$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.347.863$00

DESCRIÇÃO Criação de um catálogo publicitário dos produtos concebidos pela empresa, servindo assim para a divulgação e promoção dos mesmos.

30

MEALHADA


“SEMANA CULTURAL DO CONCELHO DE MONTEMOR-O-VELHO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 3.2.2

INVESTIMENTO TOTAL 5.850.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 3.510.000$00

DESCRIÇÃO Conjunto de actividades que visaram a transposição para a Feira Popular de Lisboa da iniciativa ocorrida em Montemor-o-Velho intitulada “Gastronomia e Património”.

31

MONTEMOR-O-VELHO


“RECUPERAÇÃO E BENEFICIAÇÃO DA CASA DA FREIRA EM PENACOVA”

AD ELO

PROMOTOR Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova

ÁREA 3.2.2

INVESTIMENTO TOTAL 3.817.775$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.290.665$00

DESCRIÇÃO Criação de um espaço destinado a expôr e promover um conjunto de elementos representativos da cultura e suas raízes, dos trajes e utensílios das actividades tradicionais, do folclore e do artesanato da região, constituindo assim um museu da comunidade.

32

PENACOVA


“I FEIRA DO PÃO E DO MEL DA SERRA DO BUÇACO”

AD ELO

PROMOTOR Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa

ÁREA 3.2.2

INVESTIMENTO TOTAL 2.800.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.680.000$00

DESCRIÇÃO Reunião dos apicultores da região na “I Feira do Pão e do Mel da Serra do Buçaco”, promovendo assim a venda do Mel da Serra do Buçaco, bem como a criação de uma Associação Regional de Apicultores.

33

Mealhada


“PRIMEIRA MOSTRA DE ARTESANATO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 3.2.2

INVESTIMENTO TOTAL 3.326.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.995.600$00

DESCRIÇÃO Valorização e incentivo de iniciativas culturais que promovam o Concelho de mealhada, através da reunião dos artesãos na 1ª Feira de artesanato do Município de Mealhada.

34

Mealhada


“PENSAR - PROJECTO DE DINAMIZAÇÃO ASSOCIATIVA”

AD ELO

PROMOTOR PENSAR - Associação de Desenvolvimento Integrado de Penacova

ÁREA 3.3.1

INVESTIMENTO TOTAL 2.292.403$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.375.442$00

DESCRIÇÃO Dotação dos equipamentos necessários ao funcionamento da instituição para que o promotor possa assim realizar as suas actividades de desenvolvimento no município de Penacova.

35

PENACOVA


“PLAIDEIAS - ESCOLA DE MÚSICA, UNIPESSOAL, LDA. E CASA ABREU - INSTRUMENTOS MUSICAIS, LDA.”

AD ELO

PROMOTORES Plaideias - Unipessoal, Lda, e Casa Abreu - Instrumentos Musicais, Lda

ÁREA 3.3.1

INVESTIMENTO TOTAL 2.937.283$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.468.642$00

DESCRIÇÃO Dotação do imobilizado corpóreo e incorpório necessário ao arranque e funcionamento das empresas, que se propôem a desenvolver a sua actividade no ensino da música e na comercialização de instrumentos musicais.

36

MONTEMOR-O-VELHO


“FEIRAS ANUAIS DE MONTEMOR-O-VELHO 1997, 98 e 99”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 4.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 22.151.204$00

COMPARTICIPAÇÃO 13.290.722$40

DESCRIÇÃO Realização de 3 "Feiras Anuais de Montemor-o-Velho" que visaram promover e realçar as potencialidades locais, por forma a criar condições de desenvolvimento, de aumento de rendimentos e de melhoria da qualidade de vida das populações.

37

MONTEMOR-O-VELHO


“AGRICULTURA, AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA”

AD ELO

PROMOTOR Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte

ÁREA 4.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 3.764.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.258.400$00

DESCRIÇÃO Realização de jornadas temáticas que foram de encontro às preocupações que se vêm sentindo nos últimos anos, quanto à influência das novas práticas agrícolas no equilíbrio ambiental e na saúde de homens e animais.

38

MONTEMOR-O-VELHO


“M.P.L. VET - MEDICINA DE PRODUÇÃO VETERINÁRIA, LDA”

AD ELO

PROMOTOR " M.P.L. VET - Medicina de Produção Veterinária, Lda”

ÁREA 4.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 2.600.050$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.560.030$00

DESCRIÇÃO Implementação e expansão, de uma PME, "M.P.L. VET Medicina de Produção Veterinária, Lda.", orientada para a área de prestação de serviços médico-veterinários em animais de interesse pecuário nas explorações agrícolas existentes.

39

CANTANHEDE


“AÇUDE NO RIO CÉRTIMA EM CARDAL”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia de Antes

ÁREA 4.2.1

INVESTIMENTO TOTAL 13.641.750$00

COMPARTICIPAÇÃO 8.185.050$00

DESCRIÇÃO Construção de um açude para permitir a retenção das águas no Rio Cértima reforçando assim o regadio na zona, constituída por solos agrícolas de boa qualidade, especialmente adequadas à produção de milho e hortícolas.

40

MEALHADA


“RECONVERSÃO DE UM EDIFÍCIO PARA A INSTALAÇÃO PROVISÓRIA DA ROTA DO VINHO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 4.2.1

INVESTIMENTO TOTAL 28.575.673$00

COMPARTICIPAÇÃO 17.145.404$00

DESCRIÇÃO Recuperação do antigo edifício da destilaria do Instituto da Vinha e do Vinho, com vista à instalação da sede da rota do vinho da bairrada.

41

MEALHADA


“PROJECTO DE AMPLIAÇÃO DE ESTUFAS PARA PRODUÇÃO DE FLORES”

AD ELO

PROMOTOR António Gomes Ferreira

ÁREA 4.2.1

INVESTIMENTO TOTAL 8.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.800.000$00

DESCRIÇÃO Aumento da área de exploração, através da construção de novas estufas, bem como da aquisição de equipamentos e construção de infra-estruturas necessárias ao funcionamento das mesmas, para aumentar a quantidade e diversidade da oferta de flores.

42

MEALHADA


“MODERNIZAÇÃO DE AVIÁRIO (EQUIPAMENTO AVÍCOLA)”

AD ELO

PROMOTOR Graça Maria do Espírito Santo Nicolau

ÁREA 4.3.1

INVESTIMENTO TOTAL 2.940.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.764.000$00

DESCRIÇÃO Modernização e equipamento de aviário, visando asim a colocação de um sistema de abertura e fecho automático de janelas, de um sistema de nublização, de uma linha de comedouros e de um silo e o isolamento térmico do mesmo.

43

MONTEMOR-O-VELHO


“REQUALIFICAÇÃO DO LARGO CENTRAL DE PORTUNHOS COM LIMPEZA E REGULARIZAÇÃO DA VALA E CRIAÇÃO DE UM ESPELHO DE ÁGUA”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia de Portunhos

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 8.583.120$00

COMPARTICIPAÇÃO 5.149.872$00

DESCRIÇÃO Valorização da qualidade de vida e do ambiente natural da localidade de Portunhos, através da pavimentação do largo central e da limpeza e regularização de parte do leito da vala.

44

CANTANHEDE


“ARRANJO URBANÍSTICO DO MIRADOURO DE REVELES”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.800.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.080.000$40

DESCRIÇÃO Recuperação, manutenção e preservação do Miradouro de Reveles, ex-libris do município, belo e ancestral.

45

MONTEMOR-O-VELHO


“VALORIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DA NASCENTE DE ANÇÔ

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Cantanhede

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 16.064.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 8.032.000$00

DESCRIÇÃO Recuperação, valorização e aproveitamento da zona envolvente da nascente de Ançã com a criação de um espaço lúdico e social de convívio e vivências múltiplas.

46

CANTANHEDE


“CONSTRUÇÃO DE JARDINS”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 5.177.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.588.500$00

DESCRIÇÃO Construção de um Jardim no lugar do Amieiro, que passou pela transformação de uma zona degradada numa zona de lazer.

47

MONTEMOR-O-VELHO


“VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO LARGO DA JUNTA DE FREGUESIA E DO RIO DE BAIXO”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia da Pocariça

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 5.177.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.588.500$00

DESCRIÇÃO Arranjo paisaístico da zona envolvente do edifício da junta de freguesia da Pocariça e do espaço a norte do mesmo, atravessado pela vala, designada por Rio de Baixo.

48

CANTANHEDE


“CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS FORNOS DA CAL”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Penacova

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 9.878.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 5.926.800$00

DESCRIÇÃO Recuperação e conservação de fornos da cal degradados, para fins turísticos e culturais como a exposição e ou venda de artesanato.

49

PENACOVA


“REMODELAÇÃO DO JARDIM DE LORVÃO”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia de Lorvão

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 9.828.465$00

COMPARTICIPAÇÃO 5.897.079$00

DESCRIÇÃO Recuperação do Jardim de Lorvão que se encontrava em avançado estado de degradação, transformando-o assim num espaço mais aprazível para todos os que o utilizam.

50

PENACOVA


“RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DO BUNHEIRO”

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia da Tocha

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 8.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.000.000$00

DESCRIÇÃO Recuperação e reabilitação ambiental de uma zona completamente degradada, com criaçãode um espaço de lazer.

51

CANTANHEDE


“BENEFICIAÇÃO E REFORÇO DO PAVIMENTO NO LARGO DE FESTAS DA LAMEIRA DE SÃO PEDRO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 2.937.250$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.762.350$00

DESCRIÇÃO Melhoramento, preservação e conservação do “Largo da Aldeia”, tornando-o num local mais apetecível, agradável e acolhedor, de forma a fazer renascer o prazer da confraternização e do convívio entre as pessoas da aldeia.

52

MEALHADA


“PROJECTO DE ESPAÇOS EXTERIORES DO CENTRO COMUNITÁRIO DO CANEDO”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 16.905.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 10.143.000$00

DESCRIÇÃO Protecção e valorização de um ponto importante na estrutura da paisagem com desiquilíbrios de âmbito ecológico e humano, tornando-o assim num espaço aprazível quer ao nível biofísico, quer aos níveis cultural e social.

53

MEALHADA


“PARQUE DA PONTE DE CASAL COMBA”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Mealhada

ÁREA 5.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 11.315.110$00

COMPARTICIPAÇÃO 6.789.066$00

DESCRIÇÃO Realização de um conjunto de intervenções físicas num espaço degradado existente , criando assim um novo espaço aprazível onde é possível descançar, fazer desporto ou simplesmente estar em contacto com a natureza.

54

MEALHADA


“COOPERAÇÃO NACIONAL: AS ADL’s DA BEIRA LITORAL PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES CONJUNTAS”

AD ELO

PROMOTOR AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

ÁREA 6.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 4.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.400.000$00

DESCRIÇÃO transferência de “Know How” entre associações de desenvolvimento local, na promoção da região e valorização dos produtos locais.

55

ZI - LEADER II - AD ELO


“COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS LOCAIS”

AD ELO

PROMOTOR AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

ÁREA 6.2.1

INVESTIMENTO TOTAL 7.600.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 4.940.000$00

DESCRIÇÃO Realização da transferência de “Know How” na montagem de processos de desenvolvimento local e formação de agentes institucionais de desenvolvimento local, através do contacto com Instituições de Regiões da Itália, Alemanha, França, Espanha e Irlanda.

56

ZI - LEADER II - AD ELO


“REABILITAÇÃO DA CASA RURAL QUINHENTISTA”

AD ELO

PROMOTOR Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 25.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 15.000.000$00

DESCRIÇÃO Recuperação de uma casa rural antiquíssima, visando a instalação de uma secção museológica, de uma sala de trabalho de apoio a artesãos e sala de exposição e venda de artesanato.

57

MEALHADA


“RECONSTITUIÇÃO E AQUISIÇÃO DE TRAJES E INSTRUMENTOS TRADICIONAIS/DIVULGAÇÃO DOS VALORES ETNOGRÁFICOS DA REGIÃO GÂNDARA/BAIRRADA”

AD ELO

PROMOTOR Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.984.099$00

COMPARTICIPAÇÃO 1.190.459$00

DESCRIÇÃO Reconstituição e aquisição de trajes e instrumentos tradicionais para o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, com vista à divulgação da Etnografia e do Folclore, que caracterizam a Região Gândara/Bairrada.

58

CANTANHEDE


“1ª E 2ª SEMANAS CULTURAIS DE AnÇÔ

AD ELO

PROMOTOR ANTIANA - Centro cultural de Ançã

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.470.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 882.000$00

DESCRIÇÃO Realização de um conjunto de actividades através de um trabalho conjunto de todas as associações da freguesia com o objectivo de reforçar o espírito de comunidade e associativismo, procurando simultâneamente incentivar e promover o artesanato.

59

CANTANHEDE


“CASA DO POVO DE PENACOVA - REMODELAÇÃO E MELHORAMENTOS”

AD ELO

PROMOTOR Casa do Povo de Penacova

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 3.948.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.368.800$00

DESCRIÇÃO Realização de um conjunto de melhoramentos estruturais, que permitem a realização de actividades culturais e sociais.

60

PENACOVA


“ANIMARTE / “CULTURA POPULAR: 1997, 98 e 99”

AD ELO

PROMOTOR Associação Fernão Mendes Pinto

ÁREAS 3.2.2 e 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 11.252.605$00

COMPARTICIPAÇÃO 6.751.563$00

DESCRIÇÃO Preservação, divulgação e promoção dos hábitos e costumes, rituais e práticas festivas, artes e ofícios, artesanato, gastronomia, passatempos e outros valores importantes no desenvolvimento equilibrado da região.

61

MONTEMOR-O-VELHO


“RECOLHER, PRESERVAR E DIVULGAR”

AD ELO

PROMOTOR Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.000.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 600.000$00

DESCRIÇÃO Recolha, tratamento e divulgação da cultura popular e tradicional da região, através de entrevistas e gravações da informação e posterior divulgação através da reprodução de trajes.

62

MEALHADA


“REALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES ETNOGRÁFICAS E JOGOS TRADICIONAIS TÍPICOS”

AD ELO

ÁREA Associação de Melhoramentos "Os Amigos de S. Caetano”

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 986.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 591.600$00

DESCRIÇÃO Intercâmbio cultural e recreativo entre gerações, legando aos mais novos o gosto pelas tradições existentes na freguesia de S. Caetano.

63

CANTANHEDE


“NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO”

AD ELO

PROMOTOR Associação Fernão Mendes Pinto

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 3.780.333$00

COMPARTICIPAÇÃO 2.268.200$00

DESCRIÇÃO Recolha (levantamento do património do Concelho), Tratamento (compilação, contextualização e catalogação do material recolhido) e Divulgação Pública da informação, através de seminários, publicações e outros meios.

64

MONTEMOR-O-VELHO


“CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA PRAIA DA TOCHA”

AD ELO

PROMOTORES Associação de Moradores da Praia da Tocha

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.187.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 712.200$00

DESCRIÇÃO Recolha documental (escrita, tradição oral e fotográfica) da implementação da comunidade local em Palheiros da Tocha, fazendo assim uma retrospectiva histórica dos factos mais relevantes, como a comunidade piscatória sazonal, pastoreio e habitação tradicional (Palheiros da Tocha).

65

CANTANHEDE


“EDIÇÃO DE LIVRO “S.PAIO DE MONDEGO - UMA ALDEIA DE TRADIÇÕES””

AD ELO

PROMOTOR Junta de Freguesia de S. Paio do Mondego

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 1.125.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 675.000$00

DESCRIÇÃO Edição de um livro, sobre temas, que vão desde a breve história da fundação do povoado, relações do passado e do presente, até outras áreas como as festas e romarias, ranchos e lendas, crendices, gastronomia e algumas considerações gerais.

66

PENACOVA


“PONTOS DE DESTAQUE PARA UMA NOVA GERAÇÃO”

AD ELO

ÁREA Associação Diogo de Azambuja (E.P.M.V)

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 5.450.000$00

COMPARTICIPAÇÃO 3.270.000$00

DESCRIÇÃO Estudo, conservação e divulgação do património cultural, tendo em vista o enriquecimento das gerações actuais e futuras, através da criação de um profundo sentido de orgulho, dignidade, identidade e inclusão na comunidade.

67

MONTEMOR-O-VELHO


“REMODELAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL”

AD ELO

PROMOTOR Câmara Municipal de Penacova

ÁREA 7.1.1

INVESTIMENTO TOTAL 14.471.551$00

COMPARTICIPAÇÃO 8.682.930$00

DESCRIÇÃO Recuperação e conservação do edifício da Biblioteca Municipal, de forma a criar e revitalizar um espaço de preservação cultural e de divulgação de formas de saber-fazer e estar tradicionais.

68

PENACOVA


AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Rua António Lima Fragoso - Nº 22 - 3060 Cantanhede Tel: 231 419 550 Fax: 231 419 559 EMAIL: adelo@mail.telepac.pt web page: www.ad-elo.org

Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II

e-book-Brochura_LEADERII  

Resumo de todos os projetos aprovados no âmbito da iniciativa comunitária LEADER II AD ELO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you