Page 1

ARQUIVOS EM DESTAQUE Os fundos paroquiais que estão já integralmente disponíveis na Internet são os indicados na tabela à direita. 35% dos documentos dos fundos paroquiais estão disponíveis na Internet, em pesquisa.adb.uminho.pt ! Assim, antes de pedir a pesquisa ou reprodução, verifique se o mesmo está já disponível. Se estiver, poderá imprimi-lo ou descarregar o ficheiro com a imagem digital do documento. No total, o ADB disponibilizava no dia 1 de outubro de 2014, 432 361 imagens em linha dos fundos paroquiais e do arquivo da Família Araújo de Azevedo (“Arquivo do Conde da Barca”).

Código de referência

Fundo

UI

Concelho de Amares PT/UM-ADB/PRQ/PAMR09

Paróquia de Ferreiros

22

PT/UM-ADB/PRQ/PAMR13

Paróquia de Lago

35

PT/UM-ADB/PRQ/PAMR16

Paróquia de Portela

19

PT/UM-ADB/PRQ/PAMR23

Paróquia de Torre

25

Concelho de Barcelos PT/UM-ADB/PRQ/PBCL01

Paróquia de Abade de Neiva

27

PT/UM-ADB/PRQ/PBCL03

Paróquia de Adães

26

Concelho de Braga PT/UM-ADB/PRQ/PBRG01

Paróquia de Adaúfe

63

PT/UM-ADB/PRQ/PBRG02

Paróquia de Arcos

13

PT/UM-ADB/PRQ/PBRG18

Paróquia de Gondizalves

17

Concelho de Fafe PT/UM-ADB/PRQ/PFAF26

No destaque desta edição, apresentamos o fundo da Paróquia de Ferreiros, concelho de Amares.

Paróquia de Santa Cristina de Arões

29

Concelho de Póvoa de Lanhoso PT/UM-ADB/PRQ/PPVL30

Paróquia de Santa Tecla de Geraz do Minho

12

Paróquia de Ferreiros Código de referência: PT/UM-ADB/PRQ/PAMR09 Localidade: Ferreiros, concelho de Amares Datas: 1607 – 1911 Dimensão e suporte: 15 lv.; papel A paróquia de Santa Maria de Ferreiros ou de Nossa Senhora da Expectação integrava o concelho de Entre Homem e Cávado, extinto em 31 de dezembro de 1853, data em que passou para o concelho de Amares. Era abadia de apresentação da Mitra. Em 1758 existiam na paróquia duas confrarias, a de Nossa Senhora do Rosário e a do Santíssimo Sacramento. É paróquia da diocese de Braga. Fonte imediata de aquisição ou transferência -- Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Amares em 1918, 1953, 1972, 1976, 1999 e 2011. Âmbito e conteúdo – Assentos de batismos, casamentos, óbitos; róis de crismados, de legados e obrigações de missa. Sistema de organização -- Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente. Condições de acesso -- Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação. Idioma e escrita -- Português; escrita latina. Disponibilidade de reproduções digitais em linha -- 100%, 22 UI*. * UI (Unidades de instalação): na descrição arquivística, cada conjunto de documentos ordenados de uma série é designado por unidade de instalação (UI). Tipicamente, nos fundos paroquiais, uma unidade de instalação corresponde a um livro ou a partes de um livro se o mesmo incluir registos de várias séries (nos chamados livros “mistos”).

6 | Out 2014

arcaz

Arquivo Distrital de Braga


O acesso remoto remoto (Internet) à pesquisa em em julho, agosto e setembro Em pleno período estival, a interface de pesquisa registou 4611 novos utilizadores entre os 11647 acessos de 57 países, de que se destacam 8953 de Portugal, 1586 do Brasil, 583 de França, 86 de Espanha, 85 dos Estados Unidos, 57 do Reino Unido e 49 da Bélgica. 90,22% acederam a partir de um computador, 5,13% usando um “tablet” e 4,65% um telemóvel. Ao lado, a distribuição dos diversos “navegadores” usados no acesso à interface de pesquisa do ADB.

Vinho, Património Cultural e Enoturismo O Arquivo foi convidado a participar no simpósio “Vinho, Património Cultural e Enoturismo” que decorrerá em 7 e 8 de novembro, em Barcelos. Apresentaremos uma comunicação sobre “O património arquivístico do ADB, a vinha e o vinho”.

Arquivística e competitividade na Administração Local: ferramentas inovadoras para a gestão da informação. O 11.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais vai realizar-se no distrito de Braga, nos dias 14 e 15 de novembro, em Esposende. Sob o tema “Arquivística e competitividade na Administração Local: ferramentas inovadoras para a gestão da informação”, é promovido e organizado pelo Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e será uma oportunidade para todos os profissionais conhecerem algumas ferramentas que permitem promover a competitividade na Administração Local e ter contacto com experiências da sua aplicação em várias organizações. ________________________________________________________________________________________________________________________

O “Arcaz” é uma folha informativa do Arquivo Distrital de Braga. www.adb.uminho.pt Diretor: António Sousa. N.º 6 – Outubro 2014 Cabeçalho: Livro de registos da Paróquia de Ferreiros, Amares (séc. XVII) Contactos: telef.: 253601178 ; sec@adb.uminho.pt Pesquisas e reproduções: adb@adb.uminho.pt Distribuída por correio eletrónico e disponível no Issuu -- http://issuu.com/ADBraga -- e Youscribe -- http://www.youscribe.com/arquivo_adb .Pesquisa pesquisa.adb.uminho.pt/welcome | Pinterest http://pinterest.com/arquivoadb/ | Twitter https://twitter.com/arquivo_adb Facebook https://www.facebook.com/ADB.UM | LinkedIn http://www.linkedin.com/company/arquivo-distrital-de-braga-universidade-do-minho

Arcaz 6 201410  

Information bulletin / Folha informativa do Arquivo Distrital de Braga.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you