Issuu on Google+


ď‚— Havia um gato chamado

Tobias. Ele era rechonchudo, peludo, de olhos azuis, cinzento como a noite e tinha apenas duas patas. Era sonhador e imaginava alcançar o cÊu.


 Tobias ,todos os dias,

observava atentamente o céu. No céu escuro destacava- se uma estrela. Esta era tão brilhante, tão grande e tão poderosa que o fascinava…


 No céu brilhavam muitas

estrelas, mas aquela era especial! Tobias, olhando para a estrela, punha-se a pensar porque é que aquela sobressaía no meio das outras.


 Um dia pôs-se a pensar

como podia chegar à estrela. Até que lhe veio uma ideia à cabeça: subir o monte mais alto do mundo! Pensava que assim realizaria o seu desejo.


ď‚— Mas o que ele nĂŁo sabia era

que existia uma planta carnĂ­vora no topo desse monte. Era uma planta bonita, cor de rosa, imponente, mas muito perigosa.


ď‚— A caminho do topo do

monte, reparou na bonita planta, ainda distante, olhou para ela mas sem deixar de perder de vista a sua brilhante estrela e, contente, continuou o seu caminho.


 Quando finalmente chegou

ao topo do monte, pôs-se a observar a planta. Porque tinha a sensação que subindo à planta poderia chegar à estrela. Mas parece que esta não gostou nada da brincadeira.


 Sentindo-se observada,

começou a mexer-se a uma velocidade alucinante que fez com que o Tobias rodopiasse. Tobias ficou tonto, mas continuava a olhar para a sua estrela. Afiou as unhas e …


 Com o pelo todo de pé, fez

frente à planta que o tentava comer. Era uma planta carnívora. Tobias tentava ultrapassar a planta mas com muita dificuldade e já cansado.


 Lutava com todas as suas

forças… mas a luta parecia impossível de vencer. Tobias estava todo dorido, tonto e sem rumo.


 Sentindo a força que vinha

do céu, o gato Tobias consegue recuperar as energias e sai vencedor. Olha para a sua estrela e agradece a coragem e determinação que esta lhe deu para que continuasse o seu caminho.


 De repente, sente um

impulso… Estava a voar de encontro a uma luz muito forte, a sua estrela. “Será possível?” Pensava Tobias, “vou ter com a estrela?”


- É VERDADE, estou à beira da minha estrela! Enrola-se nela, todo contente. - És tão bonita! Ainda mais brilhante do que imaginava! Cheia de vida e de cor! É mesmo especial! É a minha estrela!


Trabalho realizado por: DIOGO SANTOS, Nยบ10, 6ยบB.


O Gato e a Estrela