Page 1


Mensagem do Presidente Pelo nono ano consecutivo (desde 2003), apresentamos aos públicos com quem nos relacionamos (colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores, acionistas), nosso Balanço Social, onde destacamos algumas de nossas mais importantes conquistas e atitudes como contribuição à sustentabilidade do nosso negócio e do nosso planeta. O ano de 2010 trouxe consigo crescimento e desenvolvimento para todos os brasileiros, como resultados da crença na superação das crises, do investimento em tecnologia, do crescimento do mercado interno, da melhoria dos fundamentos da economia e da integração de todos quantos participam deste mercado em franca ascensão. Ao longo do ano que passou, procuramos desenvolver ações para que possamos deixar um mundo melhor para nossos descendentes, sempre focados em alguns de nossos compromissos fundamentais: • Buscamos o desenvolvimento sustentável, desafiando a crise com investimentos na consolidação, crescimento e desenvolvimento da nossa organização, contribuindo para a geração de empregos e de impostos. •Agimos com ética, transparência, respeito às leis, aos públicos de relacionamento e ao meio ambiente que orientaram nossas decisões ao longo de 2010, fortalecendo princípios e valores com os quais desejamos ser percebidos. • Prosseguimos os investimentos na nossa base de florestas plantadas e manejadas de maneira sustentável (garantidos pela certificação FSC), que fornecem matéria prima, energia renovável e retorno econômico com um impacto ambiental mínimo. De cada tonelada de CO2 lançada na atmosfera, a floresta plantada resgata 3 a 4 toneladas, pois o ciclo de crescimento do pinus (14 anos), favorece a absorção de gás carbônico da atmosfera. Também é importante destacar que dos 5,1 milhões de hectares da base florestal de papel e celulose no Brasil, cerca de 2,2 milhões são para fins industriais e 2,9 milhões – mais de 50% - são áreas de florestas nativas preservadas. • Melhoramos o relacionamento com as comunidades, procurando minimizar os impactos sociais, respeitar e atender as demandas locais, criar e manter canais de diálogo, abertura das fábricas


para visitação de escolas, universidades e comunidades. • Mantivemos o uso de materiais provenientes de reciclagem (o papel é um dos produtos mais reciclados no Brasil, e que na Adami S/A representa 95% da matéria prima empregada na fabricação dos nossos papéis). Além dos benefícios econômicos, somam-se outros ambientais e sociais, como a recuperação e recolocação no ciclo de consumo, geração de renda para aparistas e pequenos fornecedores, normalmente excluídos de oportunidades profissionais. • Melhoramos o consumo, descarte e reciclagem de água, através de tratamento primário e secundário, devolvendo a água à natureza após tratamento adequado para retornar ao leito dos rios, bem como reaproveitando a água utilizada no processo via circuito fechado. • Investimos na redução de consumo de energia direta e indireta, através do consumo de fontes renováveis – energia de hidrelétrica, biomassa e subprodutos da madeira – e através de equipamentos mais modernos, que consomem menos energia para os processos. • Incentivamos o equilíbrio nas relações de trabalho, com emprego de mão de obra local, com investimentos em educação, formação, qualificação e especialização, com valorização e desenvolvimento através de oportunidades e treinamento, com crescimento da massa salarial, com investimentos em saúde, qualidade de vida, segurança, benefícios, ginástica laboral, serviços ambulatoriais e odontológicos, e relacionamento com sindicatos representativos das categorias a que pertencem nossas atividades. A soma de nossas ações durante o ano de 2010 melhorou nossa organização, o clima interno, os investimentos, o retorno societário, as comunidades e resultou na conquista do Selo Social, honraria atribuída pelo município de Caçador, através da Câmara Municipal, às empresas e instituições que investem em ações voltadas à cidadania, ética, saúde, assistência social, meio ambiente, esporte, lazer e qualidade de vida. Gostaríamos de dividir este prêmio com todos que estiveram engajados conosco em 2010. É uma grande satisfação apresentar ao público este balanço que contém algumas de nossas ações de sustentabilidade da organização, certos de que estamos contribuindo para a melhoria de nosso mundo social, ambiental e econômico. Boa leitura a todos.

José Adami Neto Diretor Presidente


História

Em busca de novas oportunidades, o fundador da empresa, Sr. José Rossi Adami, nascido no município de Caxias do Sul e recém formado em contabilidade, estabeleceu-se em Caçador, iniciando sua atividade no ramo madeireiro. Em 1942, constituiu a ADAMI & Cia. Ltda., empresa destinada à produção de caixas de madeira, preparação de madeiras aplainadas e comércio de madeiras brutas. Diante da necessidade de acompanhar na época, o crescente desenvolvimento do setor, efetuou-se em 1956, a primeira reestruturação, passando à atual designação de ADAMI S/A. – MADEIRAS, embora ainda mantendo como suas principais atividades, a serraria e beneficiamento de madeira (caixas, tábuas, etc.). No final da década de 60, foi instalada a Fábrica de Pasta Mecânica, destinada ao aproveitamento comercial de resíduos da atividade madeireira e diante da necessidade de agregar maior valor ao produto, foi instalado um equipamento para produção de “papelão pinho”


ou “papelão paraná”, largamente utilizado na época, em embalagens de calçados, chocolates, camisas e outros. Em 1974, iniciou-se a adquisição de máquinas usadas para produção de papel e após reforma e montagem, iniciou sua produção em 1976, destinando todo o papel produzido, para o mercado de papéis de embrulho, como o HD, manilha, manilhinha, strong, etc. Em 1975 iniciou com recursos próprios, as reposições florestais através do plantio de mudas de pínus, produzidas em seus próprios viveiros. Ao longo dos anos, foise desenvolvendo novos negócios sempre ligados à sua principal atividade e no ano de 1982 concluiu-se as instalações da Fábrica de Embalagens, dando início à produção de papelão ondulado para a confecção de caixas. Em 1994, a empresa implantou uma moderna serraria para produção de blocks, blancs, molduras e outros produtos destinados ao mercado externo. Através da capacidade e visão empreendedora de seus dirigentes, a Adami S/A mantémse em constante crescimento, através dos investimentos tecnológicos e o aprimoramento de seus processos de produção, substituindo e ampliando continuamente a capacidade de suas máquinas e equipamentos. No primeiro semestre de 2008, efetuou-se a normatização da logomarca, com o objetivo de padronizar a sua identidade visual sob todas as formas de aplicação, bem como apresentar aos públicos interno e externo, uma imagem que traduz com precisão a sua forma de

organização. Em 2009 adquiriu e importou máquinas e equipamentos dentro da mais moderna tecnologia existente no mundo e no início de 2010 deu início à produção de portas, lançando a marca Vert – abra suas portas para o verde. Utilizando no seu processo produtivo matéria-prima extraída de florestas próprias e certificadas, a nova fábrica, moderna e competitiva, está em plena operação para suprir a demanda nesse segmento de mercado. A empresa tem como política atender as necessidades de seus clientes, melhorando continuamente sua infra-estrutura, tecnologia fabril e qualidade dos seus produtos, contando com a satisfação de seus colaboradores e atuando nas questões ambientais em respeito à natureza e a sociedade.


“Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, Respeito à Natureza e Valorização do Ser Humano.”

Crescimento

Comprometimento

Continuidade

Responsabilidade

Sustentabilidade

Liderança

Respeito


Selo Social 2010

Com o intuito de reconhecer e estimular as empresas que investem em projetos sociais, contribuindo assim para o desenvolvimento do município, o Poder Legislativo Municipal instituiu o Selo Social de Caçador, através da Lei 2.731 de julho/2010 e a Adami S/A foi uma das escolhidas, na categoria indústria. Segundo o Poder Legislativo Municipal, a entrega do Selo Social é uma forma de valorizá-la pela realização de iniciativas voluntárias, que visam integrar considerações de natureza ética, social e ambiental às suas interações com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, governos e comunidades, bem como o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Ações de planejamento e desenvolvimento voltadas à qualidade de vida no trabalho são realizadas pela empresa através de políticas e projetos sociais. Esse reconhecimento reflete a preocupação constante da empresa em considerar os seus colaboradores como um dos principais pilares de sustentabilidade da organização. Com uma visão empreendedora a diretoria em sua gestão prioriza a responsabilidade social, investindo em ambientes seguros, saudáveis e produtivos, oportunizando sustentabilidade nos negócios e benefícios para toda comunidade. Esta premiação representa a conquista do comprometimento da diretoria da Adami S/A e de todos os seus colaboradores.


Atualidade

Atualmente a Adami S/A está organizada em Áreas, Divisões, Departamentos e Setores, destacando-se através de suas Divisões que produzem madeiras de pinus serradas, brutas, beneficiadas, portas e componentes, papel para embalagens, embalagens de papelão ondulado e pasta químico-mecânica. Ainda desenvolve atividades de reflorestamento e energia elétrica em suas propriedades nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Divisão Madeireira A primeira a ser instituída, foi ao longo dos anos sofrendo transformações tanto na diversificação de seus produtos como inovações tcnológicas. Atualmente possui equipamento de última geração em seu processo produtivo, instalados em um moderno parque industrial. O processo industrial da madeireira consiste no beneficiamento da madeireira bruta em peças de acabamentos residenciais, desenvolvidas para atender as exigências do mercado internacional. Os seus clientes estão localizados nos Estados Unidos, Canadá Europa, África, Israel e Arábia Saudita. Em busca pela diversificação dos seus produtos, assim como a atuação em novos mercados, a empresa desenvolveu uma nova linha de processados em alta tecnologia e destinados à construção civil, atuando também em todo o mercado nacional. Toda matéria-prima utilizada é extraída de florestas próprias e certificadas, todo o resíduo acumulado no processo produtivo é queimado nas caldeiras, gerando vapor para os Setores de produção das Divisões Papel e Embalagens.

Divisão Papel Através dos investumentos em tecnologia, modernização dos equipamentos e melhorias no processo de produção, os papéis miolo, kraft e capa produzidos com alta qualidade nesta Divisão, são utilizados para a fabricação de chapas, que são transformadas em embalagens de papelão ondulado. Através do comprometimento de toda a equipe envolvida no processo de produção, bem como


métodos e procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade, mantêm-se um rígido controle de qualidade dos produtos, suprindo as reais necessidades dos clientes, agregando valor aos seus produtos ou serviços, contribuindo assim para o seu sucesso. A responsabilidade agrega na Divisão Papel é de vital importância para o meio ambiente, pois faz-se o processamento de papel e papelão usados, conhecidos como “aparas” coletadas em diversas comunidades, transformando-as em papel para embalagens. O crescimento de forma sustentada possibilitou a criação e utilização do slogan “Crescimento com Qualidade”.

Divisão Embalagens Na Divisão Embalagens são desenvolvidos produtos com base em requisitos especificados pelos clientes, produzidos em máquinas de alta tecnologia e monitorados através de métodos e procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade. Para atender os padrões de qualidade exigidos pelo mercado atuante, a unidade utiliza-se dos procedimentos e métodos estabelecidos e certificados (NBR ISO 9001 - 2008), inseridos no Sistema de Gestão da Qualidade.

Esta Divisão fornece embalagem de papelão ondulado para diversos segmentos de mercado tais como: alimentício, cerâmicas e vidros. produtos plásticos, couros e calçados em geral, fumo, têxteis, bebidas entre outros.


Divisão Florestal Responsável pelo projeto, implantação e manutenção das florestas, desde o licenciamento para plantio até o corte das áreas e separação seletiva das toras, essa Divisão vem concentrando todos os seus esforços no monitoramento das atividades nas Unidades de Manejo Florestal, reduzindo assim impactos ambientais e sociais. Obedecendo cuidadosamente os princípios e critérios da FSC ( Florest Stewardship Council). O objetivo é fazer com que todas as suas atividades desenvolvidas sejam ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

Setor de Pasta Químico-Mecânica Utiliza em seu processos produtivo, madeiras de espessura fina extraídas no desbaste da Floresta. Através de um processo químico e mecânico fabrica-se a pasta químico-mecânica, que serve de matéria-prima para a Divisão Papel. Localizada no município de Ponte Serrada SC, esse setor dispõe ainda de um moderno sistema de processamento de cavacos com capacidade nominal de produção superior a 18 mil toneladas de biomassa por mês, o que corresponde o dobro do consumo da Divisão Papel.


Pequena Central Hidrelétrica - PCH Visando o cresimento em um novo segmento de mercado, os Diretores da Adami S/A optaram por realizar novos investimentos e construiram a primeira Pequena Central Hidrelétrica - PCH Salto Santo Antonio. O objetivo foi o de aproveitar algumas quedas d’agua existentes em suas propriedades para gerar energia elétrica utilizadas em consumo próprio.

Política da Qualidade Atender as necessidades dos clientes, através: - Do cumprimento dos requisitos especificados e regulamentados; - Da melhoria contínua em infraestrutura, tecnologia fabril, qualidade do papel e das embalagens de papelão ondulado produzidas; - De um ambiente de trabalho adequado e seguro a todos os colaboradores; - Da capacitação dos colaboradores; - Da atuação nas questões ambientais em respeito à natureza e a sociedade.

Gestão da Qualidade Visando o cumprimento da Política e Objetivos da Qualidade, bem como a melhoria contínua de seus processos a empresa mantém um Sistema de Gestão da Qualidade certificado com base na Norma ISSO 9001:2008, nos processos de fabricação de papel e embalagens de papelão ondulado. Os processos de fabricação de papel e embalagens foram recertificados no mês de julho de 2010, pelo organismo certificador BRTUV.

Programa 5 “S” O programa 5 “S” é uma filosofia de trabalho que vem sendo adotada pela empresa, há aproximadamente 10 anos. Esta filosofia prima pela Organização, Ordem, Limpeza, Conservação e Disciplina. O programa tem tido sucesso graças ao comprometimento e responsabilidade de todos os colaboradores, pois é necessário um comportamento ou atitudes adequadas aos 5 Sensos, para que os resultados sejam percebidos nos ambientes de trabalho.


Durante o ano de 2010 ocorreram 06 ciclos de avaliações bimestrais dos Setores e o resultado premiou cerca de 717 colaboradores. “O Programa 5 “S” é o bomsenso que pode ser ensinado, aperfeiçoado e praticado para o crescimento pessoal e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.” Como forma de divulgar e fortalecer os 5 Sensos do Programa 5 “S”, em 2010 foi desenvolvido um quadro ilustrativo do Programa que está fixado em vários Setores da empresa. Os Setores que atingiram maior pontuação dentre todos os Setores da empresa foram: Divisão Papel, Laboratório, Krofta, Lagoa, Caldeira, Estação de Tratamento de águas e Pátio de Biomassa.

ADAMI S/A

S

Eliminar tudo o que é desnecessário!

Princípios do Programa 5 “S”

S

Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar!

Senso de Organização

S

Mais importante que limpar, é não sujar!

Senso de Limpeza

S

Melhorar continuamente para que os sensos anteriores não retrocedam!

Senso de Conservação

Senso de Ordem

S

Fazer do Programa 5 “S” um hábito de vida!

Senso de Disciplina

DIVISÃO PAPEL Setor de Produção 1º Lugar

Setores de Apoio Setor de Produção

2º Lugar

Preparação de Massa. Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial, Compras, Conservação e Manutenção de Pátios Jardins e Construção Civil. Fabricação de Papel. Balança, Pátio, Manutenção Elétrica, Calibração, Manutenção Automotiva e Almoxarifado.

Setores de Apoio

DIVISÃO EMBALAGENS

1º Lugar

2º Lugar

Setor de Produção

Expedição.

Setores de Apoio

Desenvolvimento de Amostras, Formas, Clicheria, Controle da Qualidade, Preparação de Tintas.

Setores de Produção

Emba II, Emba III, Midline e Acessórios.

Setor de Apoio

Manutenção Elétrica.

DIVISÃO MADEIREIRA - BENEFICIAMENTO

1º Lugar 2º Lugar

Setores de Produção

Moldureira, Alta Freqüência e Lixadeira.

Setor de Apoio

Afiação.

Setor de Produção

Destopadeiras.

Setor de Apoio

Portaria.

DIVISÃO MADEIREIRA - SERRARIA

1º Lugar 2º Lugar

Setores de Produção

Estufas e Caldeira.

Setores de Apoio

Escritório, Segurança do Trabalho e Ambulatório.

Setor de Produção

Fábrica de Paletes.

Setor de Apoio

Manutenção Automotiva.


Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e reutilizar o que é possível, a empresa mantêm uma política de coleta seletiva de resíduos sólidos nos processos produtivos e nas áreas administrativas. No ano de 2010 foram melhorados alguns coletores de resíduos sólidos da área administrativa e fabril e ações foram implementadas no sentido de minimizar os desperdícios de resíduos recicláveis.

Boas Práticas de Fabricação A empresa adota a ferramenta de Boas Práticas de Fabricação adequada ao processo de fabricação de embalagens, com o intuito de agregar valor à embalagem enviada aos seus clientes. Com as Boas Práticas de Fabricação é possível evitar a presença de corpos estranhos nas embalagens (poeira, metal, plástico ou qualquer outro resíduo), além de preservar limpeza e a higiene no processo de produção e junto aos colaboradores.

Manutenção do Programa 5 “S” na Escola do Castelhano A Adami S/A acompanhou durante o ano de 2010 o projeto “Crescendo com o Programa 5 “S”” implantado por colaboradores da empresa na Escola do Castelhano. O enfoque dado ao projeto além da manutenção e disseminação do programa foi o incentivo ao plantio de árvores nativas no ambiente escolar e o conhecimento das técnicas utilizadas para tal, bem como os benefícios de se viver em um planeta saudável. Projeto Adami e o Meio Ambiente Com o objetivo de promover o embelezamento ao meio ambiente, resgatar a consciência ecológica e ambiental, bem como deixar marcas ambientalmente corretas vinculadas a história dos colaboradores da Adami S/A, nasceu em 2008 o projeto “Adami e o Meio Ambiente”. No ano de 2008 foram plantadas 29 mudas de espécies nativas, em 2009 foram plantadas 20 mudas de espécies nativas e em 2010 foram plantadas mais de 50 mudas de espécies nativas de nossa região. Desde o lançamento do projeto já somamos mais de 100 mudas de árvores plantadas por colaboradores que completam 10 anos de empresa. A cada ano este número crescerá fazendo com que as ações ambientais tornem-se cada vez mais significativas.


Projetos, Benefícios, Saúde e Segurança

O Setor de Serviço Social cuida do que tem valor para as pessoas, visando desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida. No setor desenvolvem-se projetos e políticas sociais embasados nas necessidades dos Colaboradores visando, com isso, a excelência de resultados.

Festa da Criança Levar alegria e descontração às crianças, faz com que todo ano seja realizada a “Festa da Criança”. Em parceria com o SESI a Adami S/A realizou em 17 de outubro de 2010 o projeto que todo ano é aguardado com grande expectativa pelos colaboradores e principalmente pelos seus filhos. O evento contou com a participação de 1.100 crianças com idade de até 12 anos, totalizando um público de 3.550 pessoas.

Kit Escolar Com o programa de distribuição do Kit Escolar a Adami S/A tem em vista potencializar avanços e diminuir a desigualdade na educação. Pensando nisso a empresa distribui gratuitamente um kit escolar para os filhos dos colaboradores, com idade entre 5 e 14 anos. No ano de 2010 foram distribuídos 1.014 kits.

Transporte dos Colaboradores Assegurar a comodidade e o bem estar de seus colaboradores é um objetivo primordial da Adami S/A que, pensando na economia e assumindo assim a responsabilidade dos custos, a empresa oferece transporte gratuito em todas as Divisões.


Campanha de Saúde Bucal Com o apoio e incentivo da Adami S/A, no mês de setembro os professores da ginástica laboral do SESI - Serviço Social da Indústria, aproveitaram os horários da ginástica para efetuar uma campanha de saúde bucal, em todos os Setores onde acontece a ginástica laboral. Os colaboradores receberam orientações sobre noções de higiene bucal, como forma correta e horários de escovação da arcada dentária, aplicação de flúor, cuidados com o consumo de produtos que contém açúcares, entre outros. A saúde começa pela boca, por isso a importância da educação e da prevenção. Durante a campanha foram distribuídos kits contendo creme dental, fio dental e escova.

Vacinação contra a gripe Todo ano, o fim do verão e a chegada das estações do outono e inverno provocam quedas de temperatura e consequentemente trazem muitas preocupações com a onda de gripe que atinge quase todo o país. A AdamiS/A, pensando no bem estar dos seus colaboradores, tomou a iniciativa efetuando a aquisição das doses de vacina e através dos Ambulatórios Médico das Divisões Papel, Embalagens e Madeireira, efetuou uma forte campanha de imunização combinada, ou seja, a prevenção contra a gripe A (H1N1) e gripe comum (sazonal), disponibilizando-as gratuítamente à todos. A campanha se estendeu no período de 08 de março à 01 de junho de 2010, envolvendo os colaboradores inseridos em todos os Departamentos e Setores da empresa. Durante a campanha foram vacinados 1.020 colaboradores e também repassadas diversas informações sobre procedimentos preventivos, através de medidas básicas de higiene e limpeza, bem como a manutenção de hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas para repelir o virus. Diante de febre alta repentina acompanhada de tosse, procurar imediatamente o atendimento médico e evitar a auto-medicação.


Ginástica Laboral Em 2004 a Adami S/A recebeu o certificado do Serviço Social da Indústria SESI – Caçador pela implantação do “Projeto Ginástica Laboral” na empresa. Há seis anos o projeto atua na rotina dos colaboradores do Escritório Central (Matriz) e das Divisões Papel, Embalagens, Madeireira e Setores de Apoio. Com o projeto a empresa tem por objetivo incentivar os colaboradores a praticar atividades físicas, bem como atuar no comportamento preventivo e monitoramento de pequenas atitudes e hábitos. “Saúde e bem-estar dos colaboradores, é preocupação constante da empresa”.

Comunicação Corporativa Com objetivo de zelar pela identidade visual e boa imagem da empresa, perante os seus públicos internos e externos, o Setor de Comunicação Corporativa segue padrões previamente estabelecidos que visou a criação e manutenção das relações sustentáveis, fazendo com que as pessoas tenham a mesma imagem da empresa. Dentre as responsabilidades inerentes ao Setor, está a de trabalhos para manter os padrões de publicações, bem como a análise dos resultados.


Prêmios Com o intuito de estimular e incentivar os colaboradores à frequência no trabalho, a Adami S/A instituiu e mantém o prêmio assiduidade, prêmio produção e cesta básica. O prêmio assiduidade contempla aqueles que durante o mês não tiveram ausências. O prêmio produção contempla todos aqueles que atuam no Setor de Produção das Divisões que superaram metas estabelecidas anteriormente. Já a cesta básica comtempla aqueles que atuam nas Unidades de Manejo Florestal.

Cuidando da saúde das pessoas Cuidar da saúde dos colaboradores, promovendo qualidade de vida, é uma das práticas mantidas pela Adami S/A. A empresa disponibiliza aos seus colaboradores o Plano de Saúde Adami – Unimed atendendo, desde 2007 com 3.214 usuários, entre colaboradores e dependentes diretos. O plano tem abrangência local (Caçador e Ponte Serrada). Com essa ação a empresa contribui para a manutenção da qualidade de vida e saúde de seus colaboradores e familiares tanto no seu ambiente de trabalho quanto familiar.

Associação Atlética Adami Com um ambiente próprio para realização de eventos e de lazer a Associação Atlética Adami disponibiliza aos colaboradores associados e familiares, uma Sede Social, com espaço amplo e aconchegante, para a prática do lazer, bem como a realização de festas. Com apoio e incentivo do Adami S/A, a Associação organiza e monitora a participação dos colaboradores nos eventos esportivos que acontecem no município.


Refeições Saudáveis Diante da preocupação em manter um padrão saudável na alimentação, é cada vez mais comum que as empresas se preocupem com a qualidade dos alimentos oferecidos a seus colaboradores. Visando melhorar a qualidade da alimentação e também das instalações dos restaurantes da empresa foi realizado no início 2010 uma reestruturaçaõ no restaurante industrial da Divisão Madeireira. Entre os serviços oferecidos destacam-se o cardápio com opção de grelhados feitos na hora, a otimização do fluxo no bufê, a modernização dos equipamentos, utensílios e mobiliários, bem como a criação do “Grupo Cardápio” onde os colaboradores podem participar ativamente com sugestões e melhorias de cardápio e ambiente.

Dia mais Saudável Em outubro é comemorado o “Dia Mundial da Alimentação”, sendo assim a Fische Haus Cozinha Industrial por meio de suas nutricionistas e estagiárias do curso de nutrição, com o apoio da Adami S/A, promoveu uma campanha com o intuito de orientar os colaboradores sobre hábitos alimentares saudáveis, bem como efetuar a conferência de peso e altura, IMC -Índice de Massa Corporal. A “Campanha Dia mais Saudável” foi realizada pelo segundo ano consecutivo obtendo ótimos resultados.


Projeto Verde Vida

A Adami S/A procura incentivar o desenvolvimento de organizações que tem cunho social, um exemplo disso é a compra de materiais reciclados fornecidos pelo “Projeto Verde Vida” que é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e que atua desde 1994 no município de Chapecó, desenvolvendo um importante trabalho social, educacional e ambiental. Uma organização certificada e reconhecida como de utilidade publica municipal, estadual e federal. Os trabalhos são desenvolvidos nas Áreas de assistência social, educação e meio ambiente, oferecendo oficinas sócio educativas aos adolescentes com o objetivo de proporcionar uma formação para a vida e o encaminhamento para o primeiro emprego. O Verde Vida Programa Oficina Educativa mantém sua sustentabilidade com a coleta de materiais recicláveis e assim consegue gerar empregos e proporcionar atendimento sócio educativo para adolescentes carentes, na faixa etária de 13 a 17 anos e que estejam freqüentando a escola. Através das oficinas sócio educativas oferecidas, trabalham conceitos como: respeito ao próximo, valorização da vida, valores éticos e morais, participação ativa, cooperação, senso crítico diante das situações vivenciadas e, principalmente, a reflexão sobre as escolhas que cada um faz em sua vida. A venda dos recicláveis é a forma de viabilizar recursos financeiros, para manter e ampliar as atividades sociais do Programa. O trabalho de coleta, destinação e reprocessamento dos resíduos proporciona para a sociedade, economia de água, energia e matéria prima, além do espaço do aterro sanitário. O Verde Vida é muito mais que uma organização que faz coleta seletiva de lixo.Seus principais objetivos são: • Contribuir para redução de problemas sociais; • Promover educação ambiental, conscientização e debates sobre o meio-ambiente; • Buscar elevar a auto-estima dos adolescentes e seus familiares; • Ampliar a geração de renda através de empregos e qualificação profissional; • Prestar ampla assistência social; • Ampliar e fortalecer as parcerias e os relacionamentos do Programa; • Estimular práticas de relações democráticas e participativas; • Contribuir com o desenvolvimento pleno e

autônomo das pessoas; • Ampliar o atendimento pedagógico e social do Programa • Pessoas: a parte mais importante da organização: Valorizar colaboradores e parceiros. Oportunizar crescimento profissional e pessoal.


Habitação A Adami S/A mantém uma política de habitação para seus colaboradores. O programa dispõe de 100 casas que são destinadas a titulo de beneficio aos colaboradores e familiares, com o objetivo de reduzir o custo com aluguel no orçamento financeiro da família, para que esta possa investir na aquisição do seu próprio imóvel.

Adami Solidária A Adami solidária foi criada a mais de 5 anos com o objetivo de desenvolver o “espírito voluntário” dos colaboradores, este grupo desenvolve ações com as comunidades mais carentes. No ano de 2010 foram realizadas diversas ações dentre elas a campanha do “Natal da Criança Feliz” onde foram doados brinquedos e alimentos não perecíveis. Nesta campanha algumas entidades do município de Caçador receberam as doações entre elas Associação Maria Rosa, Creche Mickey (Aceias), Projeto Social Vasco da Gama e Casa lar.

Prática Esportiva Praticar esportes contribui para a melhoria da qualidade de vida, proporcionando bem estado físico e mental. Por acreditar nessas melhorias é que a Adami S/A incentiva a participação de seus colaboradores nas práticas esportivas, dentre elas, podemos destacar a participação na Olimpíada Sesiana organizada todo ano pelo SESI e no ano de 2010 houve a participação de 466 colaboradores da empresa, em 23 modalidades. O destaque ocorreu na modalidade de futebol - “Copa SESI-Fase Estadual”, disputada na cidade de Brusque/SC, conquistando a segunda colocação.


SIPAT - 2010 Com o slogan “Corra do Sedentarismo”, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes das Divisões Papel, Embalagens, Madeireira, Florestal e Apoio Administrativo, organizaram a 24ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho, que aconteceu no mês de dezembro/2010. Sendo considerada a doença do próximo milênio, realizaram-se diversas palestras, bem como a distribuição de materiais orientativos sobre prevenção à ociosidade e o sedentarismo. Ressaltou-se a importância dos exercícios físicos, fundamental para a saúde e longevidade.

Brinde de Natal Já se tornou tradição na Adami S/A, a entrega de uma cesta de natal para cada colaborador, como forma de agradecimento pelo empenho e dedicação no desenvolvimento das atividades durante o ano. Uma equipe de colaboradores da empresa e Supermercado Cereal organizaram e distribuíram 1.900 cestas de natal.

Seguro de Vida em Grupo Como forma de oferecer proteção, amparo e tranquilidade, a seus colaboradores e dependentes, a Adami S/A matém um seguro de vida em grupo, com garantias básicas e cobertura extensiva aos cônjuges.


Nossa Gente Nossa História O programa Nossa Gente Nossa Historia reconhece e valoriza a contribuição dos colaboradores e diretores para com a organização contribuindo para seu crescimento, consolidando assim sua trajetória de sucesso. Em 2010 este reconhecimento aconteceu no dia 17 de abril, com a presença de 230 pessoas para prestar sua homenagem aos 130 colaboradores que completaram 10, 15, 20, 25, 30 e 45 anos de trabalhos prestados a Adami S/A.

Nesta data realizou-se também a homenagem ao diretor vice-presidente Sr. Victor Baptista Adami Filho pelos 20 anos de trabalho e dedicação a empresa. Na ocasião o Diretor Presidente Sr. José Adami Neto e o Diretor Financeiro Osmar Telck agradeceram o profissionalismo dos colaboradores enaltecendo a importância de cada um dos homenageados.

Com o objetivo de proporcionar maior comodidade, bem-estar e demonstrar respeito àqueles que estão contribuindo para o sucesso da empresa, efetuou-se uma alteração no layout possibilitando a reestruturação e revitalização da Àrea de Lazer das Divisões Papel e Embalagens. O ambiente possui sala para assistir TV, sala de jogos com mesas de sinuca, além de outras mesas para diversar modalidades de jogos.

Área de Lazer e Descanso


Inclusão de PNE’s Reconhecendo a diversidade de seus colaboradores, a empresa apóia a inclusão de “Portadores de Necessidades Especiais”, gerando oportunidade de emprego e assim possibilitando seu desenvolvimento. Este programa tem como objetivo, manter e inserir as pessoas portadoras de necessidades especiais no quadro funcional, adaptandoas nas atividades e ambiente de trabalho, dando-lhes a oportunidade de apresentar o seu potencial, além de contribuir para um melhor convívio na sociedade.

Saúde Ocupacional O SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, através de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados, desenvolve, implanta e monitora programas e ações que buscam continuamente a melhoria dos ambientes e das condições de trabalho, objetivando a preservação da saúde e manutenção da integridade física de todos os colaboradores. A empresa mantém políticas de segurança do trabalho e dos colaboradores, as quais estabelecem normas, diretrizes e responsabilidades em todos os níveis de hierarquia, onde cada um tem definidas suas obrigações para as questões relacionadas com a manutenção de ambientes de trabalho adequados e principalmente de condições e atitudes seguras na realização das suas atividades. A identificação de riscos no desenvolvimento das atividades nos diversos ambientes, bem como o planejamento para o controle destes, são objetivos permanentes na Adami S/A. Todos os colaboradores realizam obrigatoriamente os exames de saúde ocupacional, para total controle da sua saúde, bem como da avaliação da eficácia das medidas preventivas adotadas.

A realização de exames médico objetiva aprovar clinicamente as pessoas para o desenvolvimento das atividades inerentes ao cargo que irá ocupar. Os profissionais do SESMT buscam constantemente o aprimoramento de medidas de controle dos riscos gerados nos processos de produção, monitorando os ambientes, máquinas e equipamentos, bem como a conscientização dos colaboradores através de treinamentos. Também controla e monitora os programas de conservação auditiva, atendimento odontológico, Preservação dos Riscos Ambientais, Perfil Profissiográfico Previdênciário, PCMSO entre outros.


Responsabilidade Ambiental

A busca constante de crescimento alicerçado no Desenvolvimento Sustentável tem sido a meta estabelecida pela empresa para todas suas ações, principalmente aquelas voltadas para o uso e preservação dos recursos naturais. Para tanto, em junho de 2007, a empresa obteve a Certificação Florestal de suas unidades de manejo, mais precisamente de suas florestas. A Certificação Florestal pode ser entendida como um instrumento de mercado que visa discriminar e favorecer sistemas de produção ambientalmente apropriados, socialmente benéficos e economicamente viáveis. Os produtos oriundos de florestas certificadas, ou feitos com insumos das mesmas, podem sustentar o selo verde do FSC®, o qual é reconhecido internacionalmente. O bom manejo florestal tem seu foco dirigido para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade de uma área específica, em benefício da população e da indústria. O processo de Certificação Florestal obtido pela empresa provocou uma série de mudanças organizacionais, as quais vêm garantindo a sustentação do selo verde pelo terceiro ano consecutivo, estando prevista para o ano de 2012 a Recertificação Florestal. Para a manutenção da Certificação Florestal, diversas ações foram desenvolvidas durante este período, dentre as quais, para o ano de 2010 destacamos as seguintes:


Ações Ambientais e Sociais Projeto Protetor Ambiental A responsabilidade ambiental da empresa também está voltada para a Educação, neste sentido, foi firmada parceria com a Polícia Militar do Estado, através da Polícia Ambiental, para o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental chamado de Protetor Ambiental, cujo objetivo é proporcionar condições de aprendizado aos Protetores Ambientais, através de atividades teóricas e práticas voltadas para a preservação do meio ambiente e integração social. Fazem parte do projeto, adolescentes entre 12 e 14 anos, totalizando 30 alunos. A Adami S/A participou do projeto financiando os uniformes, material, transporte dos alunos para as atividades e práticas, bem como disponibilização da trilha ecológica para as aulas práticas. O Corpo Docente é formado por policiais militares ambientais ou profissionais que atuam na área ambiental, com disponibilidade para atuar de forma gratuita. As disciplinas que compõe o curso de Protetor Ambiental são: Polícia Militar, Biodiversidade, Flora, Fauna, Solo, Atmosfera, Água no planeta, Atividades Potencialmente Poluidoras, Atividades Extra-Curriculares, Visitas, Viagens de Estudo e Atividades Práticas. A primeira turma de Caçador iniciou em 2008 com 20 alunos, sendo que em maio de 2010, formaram-se 16 novos Protetores Ambientais.

Adensamento de Áreas de Preservação Permanente

A empresa vem sistematicamente enriquecendo as áreas de preservação permanente, nas Fazendas Jangada e Cachoeira, através do plantio de mudas nativas da região, cujo projeto em parceria com a ONG APREMAVI, teve início em 2008, sendo que até o ano de 2010 foram plantadas mais de 100.000 mudas. O Objetivo do plantio das mudas nativas visa uma maior diversificação de espécies e melhoria da biodiversidade local, com aumento do fluxo gênico das espécies, devendo servir de modelo a ser replicado nas demais as áreas da empresa.


Ações Ambientais e Sociais Monitoramento Ambiental

Fomento Florestal Fomento Florestal

O Monitoramento Ambiental consiste no acompanhamento constante das atividades florestais que possam ocasionar impactos ambientais durante sua execução. Através da análise criteriosa da atividade é possível determinar o grau de impacto. De acordo com a intensidade são realizadas ações para a mitigação do impacto. No ano de 2010 foram realizadas mais de 100 análises em 17 diferentes atividades florestais onde os resultados mostraram que a cada ano o grau de impacto vem diminuindo e, em alguns casos desaparecendo. Ações como orientação técnica, alterações nos sistemas de trabalho, mudança em equipamentos, avaliação de aspectos climáticos, ambientais ou topográficos entre outros, são tomadas em razão do índice de impacto ambiental de uma determinada operação. O resultado positivo está sendo alcançado em razão dos constantes treinamentos de nossos funcionários, assistência técnica de qualidade, melhorias nos equipamentos utilizados nos trabalhos e principalmente pelo Trilha Caminho das Pedras monitoramento Trilha Caminhoambiental. das Pedras

O programa florestal da está em O programadedefomento fomento florestal voltado para os pequenos produtores rurais, presa está voltado para os pequenos produtores principalmente do município de Caçador e rurais, principalmente do município de Caçador circunvizinhos. Foi elaborado com o intuito e circunvizinhos. Foi elaborado com o intuito de de se constituir em uma fonte depara renda se constituir em uma nova nova fonte de renda os para os mesmos, e alternativa de suprimento mesmos, e alternativa de suprimento para os conpara os consumidores de matéria prima. sumidores de matéria prima. Foi iniciado em 2008 e até 2010, Foi iniciado 2008área e, até plantada 2010, contade comPinus uma conta com em uma área plantada de Pinus taeda de 1.254,56 hectares Taeda de 1.254,56 hectares e 2.540.984 emudas, 2.540.984 mudas, compreendendo 94 fomentacompreendendo 94 fomentados. O dos, consisteconsiste na distribuição de mudasde e assistênprograma na distribuição mudas ciaassistência técnica ao longo do ao período previsto para o e técnica longo do período previsto para o ciclo de plantio. ciclo de plantio.

Foto

A Trilha “Caminho das Pedras” foi criada em 2008 com o objetivo dedas proporcionar aos visitantes A Trilha Caminho Pedras foi criada em 2008 o contato direto com a natureza, observando que com o objetivo de proporcionar aos visitantes o contato é possível consorciar a atividade produtiva com a de mudas de espécies nativas direto com a natureza observando que é possível consorProdução preservação ambiental se tem consciência ciar a atividade produtiva quando com a preservação ambiental de seus limites e que elas representam. quando se tem consciência de seus limites e que elas rep- O Viveiro Florestal da empresa Adami, além de Em parceria com a Polícia Ambiental de resentam. produzir espécies de rápido crescimento utilizadas para Caçador foram realizadas diversas visitas com alunos de escolas Em parceria come aparticulares Polícia Ambiental deos Caçaplantios comerciais e Fomento Florestal, produz tampúblicas do município. dor foram realizadas diversas visitas com alunos de escobém espécies nativas de nossa região. São mudas das Os estudantes através dos monitores, receberam las públicas esobre particulares do município. Os estudantes, mais variadas espécies, desde frutíferas como o Ingá amorientações a floresta e sua interação com através dos monitores, receberam orientações sobre a arelo (Ingá sellowiana), Pitanga (Eugenia uniflora), Arao meio ambiente. Conheceram várias espécies arbóreas nativas de com nossa região e receberam floresta e sua interação o meio ambiente. Puderam çá (Psidium cattleianum), Guavirova (Campomanesia informações sobre os animais habitam conhecer várias espécies arbóreassilvestres nativas deque nossa região xanthocarpa) até espécies de madeira mais nobre como essas áreas.informações sobre os animais silvestres e receberam que Araucária (Araucaria angustifolia), Imbuia (Ocotea po habitamOs visitantes essas áreas. puderam comparar na realidade rosa), Cedro (Cedrella fissilis). a diferença entre puderam plantios comparar florestais na e realidade florestas Os visitantes No ano de 2010 foram produzidas cerca de 300 nativas, percebendo a importância da existência a diferença entre plantios florestais e florestas nativas, mil mudas utilizadas no adensamento de florestas nativas de cada uma delas no meio ambiente. Entenderam percebendo a importância existência de cada da uma empresa, doações para escolas do Município, órgãos que a interação do homemdacom a natureza pode ser delas no meio ambiente. Entenderam que a interação do Municipais, Estaduais e outras entidades. Foram utilizarealizada, desde que se tenha o conhecimento e a homem com para a natureza pode ser realizada desde das que também se para a concretização do projeto interno da consciência tal interação. tenha o conhecimento e a consciência para tal interação. empresa Nossa Gente Nossa História, onde nos últimos três anos foram plantadas mais de 100 mudas.

Foto


Produção de mudas de espécies nativas O Viveiro Florestal da Adami S/A, além de produzir espécies de rápido crescimento utilizadas para os plantios comerciais e Fomento Florestal, produz também espécies nativas de nossa região. São mudas das mais variadas espécies, desde frutíferas como o Ingá amarelo (Ingá sellowiana), Pitanga (Eugenia uniflora), Araçá (Psidium cattleianum), Guavirova (Campomanesia xanthocarpa) até espécies de madeira mais nobres como Araucária (Araucaria angustifolia), Imbuia (Ocotea porosa), Cedro (Cedrella fissilis) e o Ipê Amarelo (Tabebuia Alba). No ano de 2010 foram produzidas cerca de 300 mil mudas utilizadas no adensamento de florestas nativas da empresa, doações para escolas do Município, órgãos Municipais, Estaduais e outras entidades. Foram utilizadas também para a concretização do projeto interno da empresa Nossa Gente Nossa História, onde nos últimos três anos foram plantadas mais de 100 mudas.

Monitoramento Ambiental O Monitoramento Ambiental consiste no acompanhamento constante das atividades florestais que possam ocasionar impactos ambientais durante sua execução. Através da análise criteriosa da atividade é possível determinar o grau de impacto. De acordo com a intensidade, são realizadas ações para a mitigação do impacto. No ano de 2010 foram realizadas mais de 100 análises em 17 diferentes atividades florestais onde os resultados mostraram que a cada ano o grau de impacto vem diminuindo e em alguns casos desaparecendo. Ações como orientação técnica, alterações nos sistemas de trabalho, mudança em equipamentos, avaliação de aspectos climáticos, ambientais ou topográficos entre outros, são tomadas em razão do índice de impacto ambiental de uma determinada operação. O resultado positivo está sendo alcançado em razão dos constantes treinamentos de nossos colaboradores, assistência técnica de qualidade, melhorias nos equipamentos utilizados nos trabalhos e principalmente pelo monitoramento ambiental.


Investimentos Divisão Madeireira

A instabilidade do mercado financeiro, assim como, às oscilações cambiais e a crise imobiliária americana, são fatores que afetam as empresas madeireiras de forma arrasadora. No entanto, enquanto muitas empresas optaram por diminuir a mão-deobra ou até mesmo o fechamento de muitas fábricas, a Adami S/A considerou este fato como incentivo para a constante busca de novas estratégias, visando a fidelidade de seus clientes e também a conquista de novos mercados. Através de pesquisas realizadas observou-se uma nova expectativa de mercado. A empresa hoje atua no mercado interno, com produtos diferenciados para atender esta demanda. Os produtos Vert são direcionados para a construção civil, focando a proteção ambiental como fundamental na fabricação de seus produtos. O aumento constante na demanda deste setor proporcionou o investimento em máquinas e equipamentos de alta tecnologia, além da fábrica de portas importada da Alemanha, que teve sua inauguração oficial em 05 de julho de 2010, a empresa investiu também na atualização tecnológica da fábrica já existente. Utilizando no seu processo produtivo, matéria-prima extraída de florestas próprias e certificada, a nova fábrica de portas Vert, moderna e competitiva, está em plena operação e com metas mensais extremamente audaciosas para suprir a demanda que existe nesse segmento de mercado. Agregando esse novo empreendimento à estrutura já existente, apresenta uma condição de equilíbrio entre as exportações e a venda no mercado nacional, dando estabilidade e segurança aos negócios da Divisão Madeireira.


Visando o aumento da produção, qualidade, segurança e melhor aproveitamento da matéria-prima, a Adami S/A através de seu espírito empreendedor buscou no mercado equipamentos que suprissem sua atual necessidade. Outros investimentos realizados recentemente foram a aquisição e instalação de Software Ecopower – sistema de secagem das estufas, montagem da Cabine de pintura para acabamentos e recuperação de portas e batentes, além de linha de montagem de kits.

Divisão Papel Durante o ano de 2010, deuse continuidade nas obras do “Tratamento de Efluentes Secundário”. A finalização deste projeto dará maior eficiência ao tratamento do efluente, reduzindo a emissão de substâncias na atmosfera, solo ou corpos d’água, consistindo num processo biológico, do tipo lodo ativado, onde a matéria organica (poluente) será consumida por microorganismos aeróbios. Quando entrar em funcionamento, o processo de tratamento secundário poderá chegar à 95% da sua eficiência, bem como a eliminação nos níveis de poluentes. Com o objetivo de otimizar a produção de papel, bem como melhorar sensivelmente a sua qualidade, no mês de abril fez-se uma parada na máquina de papel para a instalação de novos equipamentos. Foi instalado um “Honeywell” que dispõe de um sistema para a medição online do perfil, umidade e gramatura do papel. Essa nova tecnologia também controla o “Devronizer” (chuveiro de vapor), o qual possui válvulas de vapor com ajuste automático, cujo objetivo é o de melhorar o perfil de umidade da folha de papel produzida.


Foi instalado um raspador duplo na 2ª Prensa Superior com coletor de água. Esse equipamento permitiu a retirada da água extraída no Nip de Prensagem, que devido ao incremento de velocidade da máquina de papel, ocasionava um spray reumedecendo o feltro. O uso dessa nova tecnologia permitiu melhorar a eficiência da seção de prensagem. Na oportunidade, efetuou-se a instalação da “Tela Clean Belt, que consiste em um equipamento com tecnologia que proporciona a limpeza contínua na tela do 1º Grupo Inferior.

Após os ajustes nos equipamentos e o comprometimento de toda a equipe de colaboradores, bem como dos parceiros de trabalho, no mês de novembro, a máquina de papel atingiu a incrível marca de velocidade, chegando a operar com 800 mpm. O sucesso alcançado com esse passo gigantesco, somente foi possível de ser alcançado, devido ao esforço e dedicação das equipes envolvidas.

Efetuou-se também a troca do economizador da Caldeira Bremer. Essa substituição de equipamentos proporcionou um melhor rendimento térmico do sistema de geração de vapor, aumentando a eficiência na operação.


Em novembro de 2010 a máquina de papel atingiu a incrível marca de velocidade chegando a operar com 800 mpm. O sucesso alcançado com esse passo gigantesco só foi possível com a ajuda e comprometimento de toda a equipe bem como os parceiros de trabalho.

No mês de setembro, efetuou-se a aquisição de um pá-carregador Random modelo RK406-B 4x4. Essa máquina é apropriada para melhorar as condições de descargas das aparas, as quais são utilizadas como matéria prima para fabricação do papel miolo, kraft e capa.

Divisão Embalagens Nos últimos tempos o mercado vem atravessando momentos de grandes transformações, obrigando contínuas implementações de melhorias nos sistemas de gestão e chegando até os processos industriais, sempre dentro de ambientes com recursos escassos. É necessário saber utilizar estes recursos de forma inteligente e eficaz, pois somente assim se obterá vantagem competitiva para sobreviver e prosperar. Em meio a essas transformações, é impressionante a velocidade com que os avanços tecnológicos chegam às empresas. A todo instante nos deparamos com novas tecnologias sendo inseridas nos processos, bem como a utilização desta para a criação e fabricação de novos produtos, considerando que tudo acontece de forma ágil e rápida, num mercado bastante competitivo, com clientes também cada vez mais exigentes. Objetivando acompanhar essas evoluções tecnológicas, para aplicá-las na otimização dos processos de produção de embalagens de papelão ondulado, durante o ano de 2010, deu-se continuidade na implantação do sistema de conversão on-line na conversão e continuidade ao projeto onde interliga as impressoras no sistema gerencial

de produção. Em tempo real pode-se fazer o acompanhamento da produção da máquina, eliminando os apontamentos manuais e melhorando a qualidade da informação. Criouse o setor de melhorias de processo, iniciando com um projeto piloto na impressora Midline e o retorno apresentou um ganho de produtividade equivalente a 20%. Ainda em 2010 deu-se inicio à construção do novo barracão, onde será instalada a nova onduladeira BHS com previsão de start-up no primeiro semestre de 2011. Desta forma, acreditamos que estamos no caminho certo para atender os nossos clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços compatíveis com os novos tempos que estão aí.


PCH - Passos Maia Dando continuidade na diversificação dos seus produtos, a ADAMI S/A, juntamente com outra empresa Societária, iniciaram a construção de um novo empreendimento, a Pequena Central Hidrelétrica – PCH, Passos Maria. Esse novo empreendimento terá todo seu potencial de geração de energia elétrica voltada para comercialização no mercado livre. A PCH Passos Maia está sendo construída às margens do rio Chapecó, no Município de Passos Maia, no Estado de Santa Catarina. A PCH Passos Maia terá uma potência instalada de 25 MW e uma energia média de 14,02 MW. O planejamento, a administração e o gerenciamento geral das obras da PCH Passos Maia está sob a responsabilidade da empresa Engevix Engenharia S.A. Embora seja um investimento audacioso, as empresas societárias estão seguindo à risca o cronograma dos Programas Socioambientais que visam a preservação e manutenção da biodiversidade, os quais foram elaborados, aprovados e inseridos no projeto da obra.

A visão estratégica da Adami S/A, demonstrada através da busca pelo aperfeiçoamento e otimização nos processos de produção, bem como a manutenção dos povoamentos e manutenção das estradas, incentivou a aquisição de novas máquinas e equipamentos com tecnologia de última geração. Em se tratando de máquinas e equipamentos florestais, a empresa busca sempre o que há de melhor disponível no mercado, visando agilizar o trabalho nas Unidades de Manejo Florestal, garantindo cada vez mais a segurança e a qualidade nas operações realizadas.

Divisão Florestal


No começo de 2010 chegaram duas máquinas da Komatsu, sendo uma Motoniveladora MOD-GD5553 e um Trator de Esteiras D-51 Ex-22, ambas equipadas com cabine fechada e climatizada, além de monitoramento via satélite Komtrax. Ao disponibilizar informações de consumo de combustível, mensurador de temperatura da água, horas de funcionamento do motor, raio de atuação, entre outros dados, facilita na hora da manutenção das máquinas, além de prevenir possíveis roubos.

No final do primeiro semestre chegou mais um equipamento de última geração, adquirido da Komatsu Forest. Trata-se de um Harvester 911.4 equipado com cabine climatizada, kit de lubrificação centralizada e cabeçote Valmet 360.2, o qual realiza a derrubada, traçamento, retirada de galhos das árvores e empilhamento. A aquisição e utilização de novas tecnologias na área florestal consolida a Adami S/A como uma das principais empresas florestais do Estado de Santa Catarina.


Destaques

Reunião com Representantes - Embalagens Com o objetivo de trocar informações relevantes ao mercado de “Papelão Ondulado” e também definir diretrizes para o próximo ano, realizou-se no início de dezembro de 2010, no Salão de Eventos do Hotel Esplanada do Contestado, um encontro envolvendo Diretores da Adami S/A, Gerentes da Área Comercial, Gerentes das Áreas de Logística e Produção de Embalagens, com os Representantes Comerciais. Dentre os diversos assuntos abordados, debateu-se sobre as mudanças e perspectivas de mercado, explanação sobre a nova estrutura organizacional da Divisão Embalagens e elaboração do manual dos representantes.

Participação em Eventos Sadia - Paranaguá A SADIA – Unidade de ParanaguáSC realizou em agosto/2010, a “X Semana de Segurança Alimentar” e a AdamiI S/A participou do evento, sendo representada pelos Colaboradores do Setor de Pós Vendas - “Assistência Técnica”, que na oportunidade efetuaram uma apresentação da Adami S/A, através de vídeo institucional e realização de palestras com informações sobre manuseio, armazenamento e transporte de embalagens, informações técnicas sobre o papelão ondulado como testes físicos, formação da chapa, etc.


A Adami S/A agradece a oportunidade de contribuir com informações precisas, visando a manutenção da excelente qualidade dos produtos fabricados pela Sadia e sente-se honrada pela parceria proveniente de longa data.

SENAI - Semana da Indústria A Adami S/A se fez presente no evento que o SENAI realizou em comemoração ao “Dia da Indústria”. Foi uma semana repleta de novas ideias, oportunidade em que diversas empresas efetuaram exposição dos seus produtos, bem como os processos de fabricação e utilização de novas tecnologias. A “Semana da Industria 2010” teve paletras onde foram abordados vários temas, dentre eles a contaminação de óleo, tintas flexográficas, cabos especiais-lapp kabel, rolo corrugador, segurança de máquinas, qualidade de energia, inovação em sistemas de automação hidráulica, disjuntores modulares, dispositivos de proteção contra choques elétricos - DRs, bem como surtos e descargas atmosféricas - DPs. A Adami S/A utilizou um stand para demonstração de todo o ciclo da atividade madeireira e também a exposição dos novos produtos Vert lançados no mercado nacional.


Adami e BRF A equipe do Setor de Pós-Vendas participou em abril/2010, da Semana Técnica, organizada pela Brasil Foods, unidade de Salto Veloso. Neste evento são convidados a participar somente os principais fornecedores desta unidade, a fim de demonstrar os seus processos de fabricação. Com um quadro funcional de aproximadamente 560 colaboradores, a BRF unidade de Salto Veloso, tem como maior item de produção o Hambúrguer com 110 ton/dia e em volumes menores os itens de Embutidos, bem como, o Frango Defumado.

Uma equipe de colaborador Adami S/A (Divisões Papel e Embalagens) promoveram um encontro juntamente com uma equipe da Brasil Foods, Unidades de Videira e Carimbei para manter o bom relacionamento comercial e contribuir para aprimorar os conceitos e práticas de desenvolvimento e utilização das embalagens. Com isso, a Adami S/A contribui para a criação de um diferencial competitivo. A parceria da ADAMI S/A e da BRF não pararam por ai. Responsável pela compra das embalagens de papelão ondulado para a BRF esteve visitando a Adami S/A, com o objetivo de conhecer o processo de fabricação do papel e das embalagens,além de fortalecer a parceria que ao longo vem se solidificando entre as empresas.

Durante o evento a nossa equipe de PósVendas explicou, de maneira resumida, todas as etapas de fabricação do papel e da embalagem de papelão ondulado, ilustrando sua apresentação com a exposição dos principais elementos utilizados nos processos de fabricação, ou seja, sementes e mudas de pinus, pasta químicomecânica, cavacos, refiles, amostras de papel (todas as gramaturas), amostras de chapas de papelão ondulado (ondas B, C e BC), amostras de embalagens, um clichê e uma forma. Em agosto a BRF - Brasil Foods, com o intuito de promover a integração entre clientes e fornecedores, convidou as equipes de colaboradores do Setor Comercial das empresas CSM de Chapecó, Videplast de Videira e Adami S/A para um competição esportiva, na qual os colaboradores da Adami S/A ganharam todos os jogos conquistando o 1º lugar.


Participação na MercoAgro Em setembro a Adami S/A participou da 8ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, MERCOAGRO 2010, na cidade de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, onde 650 expositores do setor estiveram presentes. O evento acontece a cada dois anos, sendo a maior feira regional do setor da América Latina e agrupa o maior e mais completo conjunto de insumos para o processamento industrial de carnes, como máquinas, equipamentos, implementos, embaladoras, condimentos e embalagens entre centenas de outros itens. A empresa montou um moderno e aconchegante stand onde recepicionou os visitantes, principalmente seus atuais e novos clientes. Foram três dias de acesso às novas tecnologias e aos principais conhecedores do mercado de carnes do Brasil e do exterior.

2º COMBI Em dezembro de 2010, a Corporação de Bombeiros Voluntários de nossa cidade organizou o 2° COMBI (Competição entre brigadas de incêndio), tendo como local o Parque das Araucárias. A competição foi aberta às equipes de brigadas da região, bem como aberto ao público em geral que puderam assistir as competições. A Adami S/A participou com duas equipes que compõe a Brigada, conquistando a 1ª e a 3ª colocação e ficando com o troféu rotativo juntamente com a brigada de bombeiros voluntários de Concórdia.


SENAI Casa Aberta Colaboradores da empresa que freqüentam cursos profissionalizantes no SENAI, participaram do evento “SENAI CASA ABERTA” realizado no mês de outubro de 2010, oportunidade em que a unidade de Caçador abriu suas portas para oferecer a todos os visitantes, orientação profissional através dos projetos desenvolvidos, bem como o acesso às mostras tecnológicas e atrações culturais. O evento oportunizou aos estudantes, de mostrar suas habilidades aplicando a teoria na prática e propondo soluções para as indústrias.

SEAD 2010 Como forma de incentivar a busca de novos conhecimentos, no mês de setembro a Adami S/A oportunizou aos seus colaboradores, a participação no “Seminário Regional de Administração – SEAD-2010. Dentre os colaboradores participantes, vários são acadêmicos do curso de Administração de Empresas. O evento aconteceu na Arena Multiuso da Uniarp e a empresa foi uma das patrocinadoras, efetuando também aquisição de ingressos que foram distribuídos gratuitamente para os colaboradores que demonstraram interesse em participar. O evento contou com apresentação cultural, cases de sucesso com foco no tema Inovação e debate onde perguntas elaboradas por acadêmicos do curso de Administração, foram respondidas pelos participantes.


Treinamento e Desenvolvimento Investir no desenvolvimento de pessoas significa contribuir para a sustentabilidade da organização. Com esta possibilidade os colaboradores podem explorar seu potencial de aprendizagem e aprimorar sua capacidade produtiva, visando mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Temos como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente contribuindo para um clima organizacional saudável. A capacitação e o treinamento são recursos do desenvolvimento de pessoas que buscam o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, torna-se de suma importância desenvolver e aprimorar o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do cenário organizacional, sendo indispensável o desenvolvimento para capacitar, integrar e estimular as pessoas na busca pela excelência profissional.

Com este intuito no ano de 2010, efetuaram-se investimentos em cursos e treinamentos correspondentes a R$ 505.586,64 com 129.917 horas, envolvendo treinamentos internos e externos, cursos técnicos profissionalizantes, cursos de graduação e especialização. Para melhorar ainda mais a capacitação técnica na Divisão Papel podemos destacar alguns dos cursos e treinamentos que ocorreram em 2010; Curso Size Press (voltado a melhorias na parte operacional da produção de papel), Treinamento de Measurex e caixa de vapor, além de Operação do Sistema Engeman. Na Divisão Embalagens e Áreas de Apoio Administrativo foi enfatizado os treinamentos técnicos e principalmente comportamentais com; Tecnologia em Impressão Flexográfica (100 horas de treinamento com abordagem na qualidade do processo de impressão, ajustes de máquinas, tintas, clichês e etc.), treinamento operacional na Corte e Vinco Rotativa, Curso Básico em Excel, treinamento do Sistema de documentos de controle da qualidade e Desenvolvimento de lideranças (Logística).


Na Divisão Madeireira foram oferecidos cursos de Tecnologia da Madeira e Curso de Operador de CNC. Nas Unidades de Manejo Florestal, foram oferecidos os seguintes cursos e/ou treinamentos; Treinamento de Primeiros Socorros, Operador de Harwest e Forwarder, Operador de Roçadeira, Operador de Motosserra, Operador de tratores Florestais, Aplicação de Agrotóxicos (combate a formigas), Sensibilização para o FSC (Forest Stewardship Council) entre outros. Nos setores administrativos foram proporcionados diversos cursos e treinamentos com o objetivo de agregar novos conhecimentos e aprimorar as atividades técnicas e comportamentais. A empresa investe em bolsa de estudos aos seus colaboradores para cursos tecnicos, superior, especialização e idiomas conforme criterios da “Politica de Bolsas de estudo”, as bolsas pagas pela empresa são de 40% a 70%.

Curso Técnico em Celulose e Papel, com Habilitação na Fabricação de Embalagens Em parceria SENAI de Caçador e Adami S/A em 2010 formou a 1ª turma no “Curso Técnico em Celulose e Papel, com Habilitação na Fabricação de Embalagens Ressaltamos que o Curso Técnico em Celulose e Papel já formou várias turmas, mas com “habilitação na fabricação de embalagens” é a 1ª turma que se formou no Brasil. Este cursos teve duração de dois anos (2600 horas), com turma formada somente por colaboradores da Adami S/A, os quais receberam 70% de bolsa.

Esta habilitação permitiu aos técnicos, conhecimento teorico e pratico das diversas atividades da área da celulose, papel e embalagens de papel ondulado contribuindo na melhoria dos processos fabris bem como desenvolvendo profisionais com capacidade tecnica, profisional e pessoal.

Treinamentos Florestal Nas Unidades de Manejo Florestal, foram oferecidos os seguintes cursos e/ou treinamentos: •Curso sobre Primeiros Socorros •Treinamento sobre Operador de Harwest e Forwarder; •Treinamento sobre Operador de Roçadeira; •Treinamento sobre Operador de Motosserra •Treinamento sobre Operador de Tratores Florestais; •Treinamento sobre Aplicação de Agrotóxicos (combate a formigas) .


Curso de Tecnologia em Impressão Flexográfica O sucesso das empresas está na capacidade de gerir idéias criativas e inovadoras, bem como a busca constante pelo aperfeiçoamento e/ou aprimoramento técnico, fundamental para agilizar a superação dos desafios que costumeiramente se apresentam. Para isso, é necessário a seleção e manutenção de equipes bem preparadas para o desenvolvimento das suas funções. Acreditando no potencial da equipe de colaboradores que desenvolvem as atividades no Setor de Impressoras na Divisão Embalagens, no período de 13 de outubro a 19 de novembro de 2010, realizou-se o curso de “Tecnologia em Impressão Flexográfica”, para a 1ª. equipe composta de 36 colaboradores participantes.

Com 100 horas de duração, o curso foi ministrado pelo Sr. Toledo, professor do SENAI, que de forma prática e objetiva, aplicou todo o conteúdo alternando entre a teoria e a prática. O curso abordou temas como a história da flexografia, qualidade no processo de impressão, ajustes de máquinas, tintas, clichês e impressões de alta definição, com até quatro cores. Essa iniciativa tem como objetivo principal, melhorar ainda mais a capacitação técnica das equipes de Impressoras e Áreas de Apoio, para atender uma demanda cada vez maior de nossos clientes, na qualidade de impressão. Em breve, serão abertas as inscrições para a segunda equipe de colaboradores do Setor, com previsão para iniciar em janeiro de 2011. Os participantes exibiram seus trabalhos, unindo experiências, proporcionando impulso e mobolizando energias para um objetivo comum. O curso abordou temas específicos da área de flexografia. Essa iniciativa tem como objetivo principal, melhorar ainda mais a capacitação técnica das equipes de Impressoras e Áreas de Apoio, para atender uma demanda cada vez maior de nossos clientes.


Indicadores e Desempenhos Sociais Folha de pagamento - Valor bruto Encargos sobre a Folha de pagamento - INSS FGTS

R$ 35.217.107,39 R$ 10.294.283,16 R$ 3.121.180,86

Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual

404.828,60

Educação, Capacitação e Desenvolvimento Profissional

505.586,64

Seguro de Vida em Grupo

364.306,62

Alimentação (Refeições)

1.500.028,41

Transporte dos Colaboradores

685.579,96

Plano de Saúde

806.121,59

Atendimento - Saúde Ocupacional

411.870,93

Atendimento Odontológico

71.796,60

Homenagem aos Colaboradores

48.142,20

Ginástica Laboral

24.094,96

Festa da Criança

21.586,80

Kit Escolar p/filhos de colaboradores

13.009,60

Prêmios de Assiduidade

980.176,81

Prêmios de Produção

104.086,74

Brindes de Natal

136.866,33

Total de colaboradores no quadro em 31/12/2010 1.853 Admissões ocorridas durante o ano de 2010 697 Total de colaboradores com idade superior a 50 anos em 31/12/2010 177 Total de colaboradores do sexo feminino em 31/12/2010 188


Balanço Social 2010

Matriz: Rua Nereu Ramos, 196 – Centro Divisões Papel e Embalagens: Rodovia SC-302, km. 6,5 Divisão Madeireira: Estrada Municipal, CDR-455 Fone: (49) 3561 3000 89.500-000 – Caçador – SC

www.adami.com.br

Profile for Adami

Balanço social 2010  

Balanço social 2010  

Profile for adami4
Advertisement