Page 1

AGENTES DA JUSTIÇA

PREFEITURA DE APUCARANA

6

PROMOTORAS LEGAIS POPULARES ATUAM NAS COMUNIDADES

Através da informação sobre seus direitos, todas as cidadãs e cidadãos garantem a justiça social. Pensando em levar mais conhecimento ao público feminino, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família formou as Promotoras Legais Populares, lideranças comunitárias que receberam noções básicas de direitos humanos das mulheres, organização e funcionamento do Estado e do Poder Judiciário. No ano passado, trinta e duas líderes comunitárias foram capacitadas através de curso de formação. Depois de formadas, as PLP's disseminam consciência e informações sobre direitos, atuando voluntariamente nas comunidades e tornandose ponte entre a população e o poder constituído Em 2012, o projeto será ampliado. As inscrições estão abertas para a formação de nova turma, que contará com 100 promotoras legais.

Nosso papel é levar a paz, a justiça e a verdade...

“ Jandira Soares da Silva Moradora da região central

No curso de Promotoras Legais Populares, além do conhecimento jurídico e das leis, nós aprendemos a acolher as pessoas e a orientá-las. Através da capacitação, eu pude perceber que posso ser uma ponte para ajudar alguém. Acho que o nosso papel maior é justamente esse: levar a paz, a justiça e a verdade a quem precisa, porque a gente vive em uma sociedade que ainda tem muita violência, contra a mulher, as crianças, os idosos. Então, nós promotoras atuamos nas comunidades ajudando a resgatar essas pessoas em situação de violência. O curso me formou, informou e me fortaleceu para eu ser uma agente transformadora, que mostra a quem está oprimido um caminho, seja jurídico ou de aconselhamento pessoal, para que saia dessa situação. Empregar esse conhecimento na comunidade é muito satisfatório, pois a gente fica feliz de ser o suporte para alguém. Eu entendo que estou fazendo meu papel de cidadã ajudando a resgatar a cidadania do outro, estimulando-o a buscar os seus direitos, recuperar seus valores, a autoestima e a felicidade. As Promotoras Legais Populares realizam esse trabalho por doação. Não temos nenhum tipo de contrapartida, a não ser o amor que recebemos de volta das pessoas auxiliadas.

Jornal Mulherpag6  

PREFEITURA DE APUCARANA Nosso papel é levar a paz, a justiça e a verdade... Jandira Soares da Silva Moradora da região central

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you