Page 1

O que faz o Arquivo de CiĂŞncia e Tecnologia?


De há uns anos a esta parte, o Arquivo de Ciência e Tecnologia tem assinalado e celebrado o Dia Internacional dos Arquivos que se comemora a 9 de junho. Este ano, seguindo o desafio lançado pelo Conselho Internacional de Arquivos de partilhar a nossa experiência e a importância do nosso trabalho, organizámos o presente e-book, para explicar de uma forma simples e ilustrada o trabalho diário dos arquivistas do Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Quais as tarefas a desenvolver de forma a garantir o tratamento, a organização, a preservação e o acesso à informação produzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e dos acervos à sua guarda? Uma pequena publicação que pretende ser uma porta aberta para o Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Venha dai e siga-nos nesta viagem.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia

9 de junho de 2016


O arquivo histórico O arquivo corrente A biblioteca As iniciativas A produção de conteúdos


O arquivo histórico

Gestão de transferências Ingresso de arquivos Tratamento de arquivos externos Para além da documentação produzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Arquivo de Ciência e Tecnologia inclui arquivos históricos de entidades públicas ligadas à gestão e à organização da ciência em Portugal. Integra também acervos pessoais de cientistas e personalidades ligadas à investigação. O ACT tem também tratado acervos históricos com relevância científica, à guarda de outras entidades.


Tratamento e preservação

Toda a documentação que entra no ACT passa por um conjunto de procedimentos e tarefas que visam o seu tratamento e preservação. Os instrumentos de gestão de documentos permitem efetuar a avaliação da documentação que entra no ACT. Deste modo, é feita a seleção do que é para conservar de forma permanente e do que é para eliminar. Por último, são efetuadas ações de preservação nestes acervos, nomeadamente, a limpeza, a substituição de caixas e a remoção de metais corrosivos.


O arquivo histórico Descrição Produção de inventário e catálogo

Depois das tarefas de preservação e acondicionamento do arquivo histórico, dá-se início à descrição documental e à produção do inventário ou do catálogo. A estes registos de descrição, pode-se juntar uma imagem digital produzida a partir do documento original.


Atendimento ao público Consulta na web

Toda a informação é disponibilizada para consulta na web através do site do arquivo. O Arquivo dispõe também de uma sala de leitura para consulta presencial.


O arquivo corrente Serviço de Expediente da FCT

O Arquivo de Ciência e Tecnologia gere e apoia o Serviço de Expediente da FCT. A digitalização de toda a correspondência que entra e sai da Fundação, o preenchimento de meta-informação e o encaminhamento para os departamentos são algumas das suas tarefas quotidianas.


Sistema Eletrónico de Gestão de Arquivo

O ACT acompanha o funcionamento do Sistema Eletrónico de Gestão de Arquivo da FCT, o que se traduz, por exemplo, na atualização do plano de classificação, que permite a organização dos documentos, e em sessões de formação a todos os novos colaboradores da FCT.

Classificação e avaliação de documentos

O ACT é responsável pela produção, atualização e aplicação de dois importantes instrumentos de gestão de documentos: o plano de classificação que permite a organização estruturada de todo o arquivo da FCT; o regulamento de gestão de documentos, publicado em Diário da República, que fixa os prazos de conservação da documentação e o respetivo destino final, de conservação ou de eliminação.


O arquivo corrente Transferência de documentos para o arquivo

A gestão de transferências de pastas de arquivo, a pedido dos diversos departamentos da FCT, é feita pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia. Na sequência dessas transferências são efetuadas diversas tarefas, como a codificação das pastas, a produção de guias de remessa ou a atualização do mapa topográfico do depósito.


A biblioteca Catalogação da biblioteca

O ACT faz a catalogação da biblioteca da FCT e de outras coleções bibliográficas.

Disponibilização na web e atendimento ao público

Os recursos bibliográficos podem ser consultados presencialmente e o catálogo encontra-se disponível em linha.


As iniciativas Visitas guiadas

Semana aberta Semana do livro

Para além das tarefas relacionadas com arquivo e biblioteca, o ACT promove iniciativas com o objetivo de dar a conhecer o seu património. Através de exposições, semanas abertas, visitas guiadas ou palestras é possível conhecer melhor os conteúdos e atividades do Arquivo.


Organização e participação em encontros científicos

Para promover o debate e a partilha de conhecimentos e práticas, o Arquivo de Ciência e Tecnologia tem vindo a organizar e participar em encontros científicos nacionais e internacionais. Para além disso, organizou encontros temáticos sobre arquivos científicos, universitários, da administração pública e, em breve, sobre curadoria digital.


A produção de conteúdos Biografias Cronologia de C&T Artigos de divulgação Registos de autoridade arquivística

O tratamento da documentação à guarda do ACT, permite aos investigadores o desenvolvimento do seu trabalho científico e académico. Por outro lado, possibilita igualmente à equipa do Arquivo a produção de conteúdos que promovem o estudo da história da ciência e da organização da ciência.


Visite o site do ACT


Arquivo de Ciência e Tecnologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia Av. D. Carlos I, n.º 126 1249-074 Lisboa Portugal Telefone: 213 911 512/526 Email: arquivo@fct.pt

www.act.fct.pt

O que faz o Arquivo de Ciência e Tecnologia?  

Para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) dá a...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you