Page 1

PERSONAGENS

CUCA

BOTO COR – DE – ROSA É O DEUS DOS RIOS E PROTETOR DOS PEIXES. OS BOTOS SE REÚNEM ÀS MARGENS DOS RIOS NAS NOITES DE LUAR PARA CANTAREM E DANÇAREM. AO CAIR DA NOITE, O BOTO SE TRANSFORMA EM UM BONITO RAPAZ QUE CANTA LINDAS CANÇÕES. AS ÍNDIAS NÃO RESISTEM AO SEU CANTO MARAVILHOSO E O ACOMPANHAM PARA O FUNDO DO MAR.

A CUCA É UMA VELHA FEIA QUE APARECE À NOITE PARA LEVAR EMBORA AS CRIANÇAS BAGUNCEIRAS, QUE NÃO GOSTAM DE DORMIR CEDO. AS MÃES, QUANDO ESTÃO CANSADAS, CANTAM CHAMANDO A CUCA PARA QUE VENHA CUIDAR DOS FILHOS DESOBEDIENTES.

BOITATÁ É UMA COBRA MUITO GRANDE QUE COME OS OLHOS DOS ANIMAIS QUE MORREM. ELA GUARDA EM SEU SANGUE A LUZ DOS OLHOS DE TODOS OS BICHOSQUE COMEU. PASSOU, ENTÃO, A APARECER COM UM LUZEIRO COMO SE FOSSE UM FOGO AMARELO AZULADO.ELE ASSUSTA MUITA GENTE NAS NOITES DE VERÃO.

.


PROTEGE OS ANIMAIS DA FLORESTAS EMALTRATA OS ANIMAIS DOMÉSTICOS.

IARA É UMA LINDA MOÇA DE LONGOS CABELOS NEGROS QUE MORA NO FUNDO DOS RIOS. TEM UMA VOZ MARAVILHOSA QUE ENCANTA OS MOÇOS. QUANDO ELES FICAM HIPNOTIZADOS COM SEUS CANTOS, LEVA-OS PARA O FUNDO DAS ÁGUAS E DE LÁ ELES NÃO SAEM MAIS.

CAIPORA MORADOS DAS MATAS, O CAIPORA É UM MOLEQUE PELUDO QUE APARECE MONTADO NUM PORCO SELVAGEM.

SACI-PERERÊ É UM NEGRINHO DE UMA PERNA SÓ, MUITO ESPERTO E ATREVIDO. USA UM GORRO

VERMELHO E GOSTA DE FUMAR CACHIMBO. COSTUMA FICAR INVISÍVEL E APARECE E DESAPARECE NUM REDEMOINHO DE VENTO. NÃO É MALDOSO MAS GOSTA DE FAZER TRAQUINAGENS COMO APAGAR O FOGO, ASSUSTAR OS VIAJANTES E TRANÇAR CRINAS DE CAVALO. PARA PEGÁ-LO BASTA USAR UMA PENEIRA PARA COLOCÁ-LO NUMA GARRAFA.


CURUPUIRA É UM MENINO ÍNDIO BEM CABELUDO. MORA NO TRONCO DAS ÁRVORES E ANDA PELAS FLORESTAS, SEMPTRE PROTEGENDO OS ANIMAIS QUE LÁ VIVEM. TEM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS E, POR ISSO, SEUS RASTROS CONSEGUEM ENGANAR SEUS INIMIGOS.

MULA-SEM-CABEÇA É UM ANIMAL QUADRÚPEDE COM A APARÊNCIA DE UMA MULA. NÃO TEM CABEÇA E SOLTA FOGO PELO PESCOÇO. COM O SEU GALOPE ASSUSTA AS PESSOAS QUE SAEM A NADAR NAS NOITES DE LUA CHEIA. PARA AFUGENTÁ-LO BASTA ESCONDER DENTES E UNHAS

LOBISOMEM É UM ANIMAL COM O CORPO DE CACHORRO, ORELHAS DE CACHORRO E ROSTO DE HOMEM. APARECE NO CEMITÉRIO E NAS ENCRUZILHADAS DURANTE AS NOITES DE SEXTA-FEIRA, NA LUA CHEIA. DIZEM QUE O LOBISOMEM É UM HOMEM QUE NASCEU DEPOIS DE SETE IRMÃS. PARA MATÁ-LO BASTA JOGAR ÁGUA BENTA EM SEUS PÊLOS.


TRAVA-LÍNGUA O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA. PINTO PELADO PULOU DA PANELA PARA O PENICO.

UM TIGRE, DOIS TIGRES, TRÊS TIGRES. O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE QUAL ERA O DOCE MAIS DOCE O DOCE RESPONDEU PRO DOCE QUE O DOCE MAIS DOCE É O DOCE DE BATATA DOCE.

A ARANHA ARRANHA O JARRO O JARRO ARRANHA A ARANHA.


PARLENDAS CADÊ O TOUCINHO QUE TAVA AQUI? O GATO COMEU. CADÊ O GATO? CORREU O RATO. CADÊ O RATO? FOI PRO MATO. CADÊ O MATO? O FOGO QUEIMOU. CADÊ O FOGO? A ÁGUA APAGOU. CADÊ A ÁGUA? O BOI BEBEU. CADÊ O BOI? TÁ AMASSANDO TRIGO. CADÊ O TRIGO? A GALINHA ESPALHOU. CADÊ A GALINHA? TÁ BOTANDO OVO. CADÊ O OVO? O PADRE COMEU. CADÊ O PADRE? FOI REZAR A MISSA. CADÊ A MISSA? O POVO JÁ VIU. CADÊ O POVO? FOI PRA CASA.

FUI AO CEMITÉRIO TÉRIO TÉRIO TÉRIO ERA MEIA-NOITE NOITE NOITE NOITE VI UMA CAVEIRA VEIRA VEIRA VEIRA ERA VAGABUNDO BUNDO BUNDO BUNDO

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO CACHIMBO É DE BARRO BATE NO JARRO O JARRO É DE OURO BATE NO TOURO O TOURO É VALENTE BATE NA GENTE A GENTE É GRACO CAI NO BURACO O BURACO É FUNDO ACABOU-SE O MUNDO


LENDAS: TUCUMÃ – O SURGIMENTO DA NOITE NO INÍCIO NÃO EXISTIA NOITE. ESTA PERTENCIA A UMA ENORME SERPENTE QUE A MANTINHA NO FUNDO DAS ÁGUAS. QUANDO A FILHA DA SERPENTE SE CASOU, EXIGIU QUE VIESSE A NOITE PARA PODER SE DEITAR. O ESPOSO AVISOU A TRÊS MENSAGEIROS PARA QUE TROUXESSEM A NOITE. A SERPENTE, SENHORA DA NOITE, ENTREGOU-LHES UM CÔCO TUCUMÃ, FECHADO COM CERA DE ABELHA, DIZENDO QUE ALI ESTAVA O QUE VIERAM BUSCAR. NÃO DEVERIAM ABRI-LO POIS A NOITE PODERIA ESCAPAR. NA VOLTA, OS ÍNDIOS PERCEBERAM QUE DO CÔCO SAÍAM RUÍDOS DE SAPOS E GRILOS. UM DELES, O MAIS CURIOSO, CONVENCEU OS AMIGOS A ABRIREM O CÔCO. E ASSIM FIZERAM. LOGO QUE DERRETERAM A CERA, A NOITE SAIU DO CÔCO, ESCURECENDO O DIA. A FILHA DA SERPENTE ABORRECEU-SE, POIS AGORA DEVERIA DESCOBRIR COMO SEPARAR O DIA DA NOITE. DESTA FORMA, AO SURGIR A GRANDE ESTRELA DA MADRUGADA, CRIOU O PÁSSARO CUJUBIM, ORDENANDO-LHE QUE CANTASSE PARA QUE NASCESSE A MANHÃ. EM SEGUIDA, CRIOU O PÁSSARO INHAMBU, QUE DEVERIA CANTAR À TARDE, ATÉ QUE VIESSE A NOITE. ASSIM, A FILHA DA SERPENTE PÔDE SE DEITAR E TODOS OS SERES PUDERAM DORMIR.


BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO FOLCLORE 1. FEITA DE PANO OU PLÁSTICO, É A PREFERIDA DAS MENINAS 2. VOA NO CÉU, TEM LINHA E RABIOLA 3. ELE SE MOVIMENTA COM O VENTO 4. SÃO REDONDINHAS, DE VIDRO, PREFERIDA DOS MENINOS 5. É RISCADA NO CHÃO, TEM OS NÚMEROS DE 1 A 10, JOGASE UMA PEDRINHA E PULA COM UM PÉ SÓ 6. É DE ESCONDER E UMA CRIANÇA PRECISA ACHAR TODO MUNDO 7. AS CRIANÇAS FORMAM UM CÍRCULO E CANTAM PARA DANÇAR


PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES 1. DECIFRE AS FRASES ABAIXO. EM

FECHADA NÃO ENTRA

______________________________________________________________

O QUE OS

NÃO VÊEM O

NÃO SENTE

_______________________________________________________________ QUEM SAI NA

É PARA SE

_______________________________________________________________ FILHO DE

,

É

_______________________________________________________________ ÁGUA MOLE,

DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA.

_______________________________________________________________ MAIS VALE UM VOANDO.

NA

DO QUE

_______________________________________________________________ 2. DECIFRE AS BRINCADEIRAS TE CA PE ___________________

MI DO NÓ __________________

MA DA QUEI ___________________

ES PI DE COM ___________________

BRA GA CE CA ___________________

RE TAS VA ____________________

QUE


CRUZADINHA 1. GOSTA DE NADAR E É COBERTO DE PENAS 2. ANIMAL COBERTO DE LÃ, É O MACHO DA OVELHA 3. GOSTA DE MILHO E É A MÃE DOS PINTINHOS 4. VIVE NAS ÁRVORES, PULANDO DE GALHO EM GALHO 5. GOSTA DE BREJO E É MACHO DA RÃ 6. MACHO DA CABRA 7. MACHO DA VACA 8. RASTEJA PELO CHÃO E ALGUMAS SÃO VENENOSAS 9. USADO NAS CORRIDAS OU NO TRABALHO NO CAMPO 10.SÍMBOLO DA SABEDORIA TEM OLHOS GRANDES E GOSTA DA NOITE


This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

folclore  

É UMA COBRA MUITO GRANDE QUE COME OS OLHOS DOS ANIMAIS QUE MORREM. ELA GUARDA EM SEU SANGUE A LUZ DOS OLHOS DE TODOS OS BICHOSQUE COMEU. PAS...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you