Page 1

Um jeito novo de limpar S達o Paulo folder-inova-2-OK.indd 1

07/08/12 12:10


A Inova Gestão de Serviços Urbanos chegou para promover uma transformação profunda no modelo de limpeza pública da cidade de São Paulo, que no médio e longo prazo certamente trará impactos significativos em aspectos como a saúde e o bemestar da população, além da percepção que esta tem da cidade em que vive. A empresa efetivamente vem cumprindo um papel inovador ao atuar totalmente focada na qualidade dos serviços, dentro do conceito de “Cidade Limpa”, no qual deixa de receber pela quantidade de resíduos retirados das ruas da cidade e passa a ter como meta a manutenção da limpeza. Este novo modelo traz consigo três aspectos essenciais: ƒ a necessidade de aprimorar os serviços, por meio de novas estratégias de limpeza e trabalhadores treinados e orientados a agir como verdadeiros agentes ambientais da cidade; ƒ os investimentos em novas tecnologias que permitam maior eficiência e produtividade; ƒ o foco na conscientização e educação da população, para que assuma o papel que lhe cabe, como corresponsável pela manutenção da limpeza da cidade, principalmente deixando de jogar o lixo nas ruas.

Um novo

conceito

Em apenas seis meses de trabalho na região Noroeste, que abrange 13 subprefeituras de São Paulo, a Inova já mostrou a que veio, tanto da frente tecnológica quanto em educação. Esta apresentação mostra um pouco do que já foi feito nestes primeiros e decisivos meses de atuação.

Nova dinâmica na limpeza, com o aumento do efetivo que trabalha à noite, entregando a cidade limpa pela manhã e inibindo a sujeira nas ruas. Instalação de 150 mil novas papeleiras em toda a cidade (85 mil na região da Inova). 1.500 PEVs (Postos de Entrega Voluntária de recicláveis). Cerca de 55 Ecopontos, só na região atendida pela Inova. Investimento maciço em campanhas de conscientização da população. Ações continuadas de educação ambiental.

LIMPA

Equipes treinadas dentro do novo conceito de limpeza.

CIDADE

Investimento em tecnologia.

Pesquisa e avaliação da limpeza pelos munícipes

folder-inova-2-OK.indd 2

07/08/12 12:10


Uma grande equipe A Inova possui mais de seis mil colaboradores operacionais, entre encarregados, fiscais, coletores, motoristas e agentes ambientais, que no dia a dia trabalham para manter a cidade limpa e também representam a imagem da empresa perante a população. Por isso, a Inova busca cada vez mais valorizar e enfatizar a dignidade e a importância destes trabalhadores. Além dos investimentos em equipamentos de segurança e no desenvolvimento de tecnologias que gerem menos desgaste físico, o objetivo é proporcionar a eles oportunidades de desenvolvimento profissional compatíveis com a importância do papel que desempenham, como verdadeiros agentes ambientais a serviço de São Paulo. Entre as “quebras de paradigma” decorrentes de um modelo que privilegia a qualidade dos serviços e dá à concessionária liberdade para estabelecer novos métodos de trabalho, estão: ƒ

a clareza de que a tarefa dos agentes ambientais, muito mais do que limpar guias, é manter a zeladoria das ruas; a consequência é uma limpeza mais homogênea da cidade;

ƒ

o estabelecimento de uma dinâmica equilibrada entre a competência dos trabalhadores e a tecnologia, de forma a potencializar a produtividade dos serviços e ao mesmo tempo garantir menos desgaste e mais qualidade de vida; exemplo: os agentes ambientais deslocam o lixo para a sarjeta, e logo a seguir uma máquina varredeira pilotada por um terceiro homem passa recolhendo os resíduos.

Os uniformes coloridos adotados pela Inova cumprem seu papel funcional, mas não apenas isso: ajudam a reforçar a visibilidade social dos trabalhadores que zelam pela cidade.

folder-inova-2-OK.indd 3

07/08/12 12:10


Green machine, um dos novos equipamentos de limpeza adotados pela Inova

Limpeza

com tecnologia Com mais de seis mil agentes ambientais, coletores, motoristas, encarregados e fiscais em ação, um verdadeiro batalhão a serviço de São Paulo, o trabalho manual de limpeza continua a ter um papel importante no cumprimento das metas da Inova. Mas, cada vez mais, ele ganha o reforço da tecnologia, com a aquisição de máquinas como varredeiras mecânicas, sugadores, aspiradores gigantes montados sobre

chassis de caminhões e outros equipamentos, adotados de acordo com as especificidades dos serviços a serem executados e a partir da análise de pelo menos três critérios: incremento na qualidade dos serviços, aumento da produtividade, segurança e bem-estar dos colaboradores. Veja a seguir algumas das tecnologias que já estão em uso nas ruas de São Paulo.

LIMPEZA DE VIAS E LOGRADOUROS LITTLE CART - equipamento se sucção - aspira pira os resíduos diretamente para um reservatório.. Permite um melhor aproveitamento da mão de obra, recolhendo os resíduos e limpando uma área maior que a equipe convencional. Substituirá o uso da vassoura em áreas de média dia a intensa deposição de resíduos.

TURBO-AIR - aspirador montado sobre chassi de caminhão, possui escovas que deslocam os resíduos para uma área de sucção, em um processo de injeção e aspiração de ar. Auxilia na limpeza de guias e sarjetas, com boa produtividade e sem riscos aos trabalhadores.

folder-inova-2-OK.indd 4

CROSSWIND - equipamento de grande porte para limpeza de vias e logradouros públicos com alto fluxo de veículos, com montagem e chassi semelhantes ao Turbo-Air.

PELICAN - Para grandes áreas externas, com produtividade média de até 25km/dia lineares, é equipado com sistema de jato de água, escovas laterais e uma escova central; remove e realiza a sucção mecânica dos resíduos por meio de um sistema de esteira.

07/08/12 12:10


AUSA BD 202 HL - varredeira 4x4 com sistema de compensação permanente, direção hidráulica, arranque elétrico e bomba d’água elétrica de 12,5L/min, que permitem uma produtividade média de 5 Km/h. De fácil operação, é normalmente utilizada em calçadões e sarjetas de áreas com grande fluxo de pessoas.

SACOS PERSONALIZADOS - adoção de sacos personalizados com estampas de folhagem para armazenagem dos resíduos retirados das ruas até o momento do seu recolhimento.

GREEN MACHINE 414 - também utilizado em áreas movimentadas, possui capacidade de limpeza de até 9.500m²/h, com aspersão de água e um ventilador de compactação que suga os resíduos, reduzindo-os a um terço de seu tamanho original.

CAPINA LIMPEZA DE FEIRAS LIVRES BIG BAGS - além de procedimentos como lavagem e higienização, para a coleta dos resíduos de feiras livres foram adotados bags com capacidade para mil litros e dotados de refil interno descartável, que permitem uma melhor condição higiênica no local e entorno da feira livre, além de uma maior agilidade para a coleta dos resíduos, com consequente liberação ao tráfego local.

LIMPEZA DE BUEIROS ECCO FILTRO - cesto para contenção de resíduos em bueiros e bocas de lobo com capacidade de 300 litros, fabricado em material termoplástico reciclável; impede o envio desses resíduos para as galerias e consequentemente para os rios e outras fontes hídricas. CAMINHÃO COM HIDROJATO - caminhão equipado com hidrojato de alta pressão e tanque d’agua com capacidade mínima de 9 m3, para locais onde haja necessidade de limpeza mecanizada de bocas de lobo. Possui capacidade para sucção de detritos sólidos, pastosos e líquidos. HIPERVAC - projetado e construído para atender às mais rigorosas condições de trabalho, na desobstrução e limpeza de bocas de lobo e bueiros, representa a mais avançada tecnologia de hidrojateamento e vácuo, realizando simultaneamente a desobstrução e remoção de materiais.

folder-inova-2-OK.indd 5

CAPINADEIRA HIDRÁULICAutilizada para os serviços de raspagem e capina dos leitos e canteiros centrais de ruas e avenidas, atinge uma produtividade de 5 km/hora de faixa, adequandose a qualquer tipo de piso e infraestrutura urbana, com escovas rotativas graduais que vão de 0 a 450 RPM.

PAPELEIRAS CHIPS - As 85 mil papeleiras instaladas na região Noroeste da cidade estão equipadas com chips na parte interna da tampa; eles armazenam dados como endereço e posição geográfica da papeleira, o que permite fazer o controle das higienizações e da manutenção nos equipamentos, com o auxílio de um equipamento móvel utilizado pelas equipes responsáveis.

FISCALIZAÇÃO SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO - composto por um terminal móvel, valida os funcionários externos e os insumos utilizados nos serviços, além de otimizar o tempo de respostas aos munícipes. Por meio do equipamento, o fiscal visualiza os setores e locais os quais deve fiscalizar no dia, tarefa cujo cumprimento é validado por georeferenciamento. O terminal também transmitirá solicitações e reclamações protocoladas pelo departamento de atendimento e evidências como fotos com latitude e longitude, data, hora e depoimentos. Permite ainda fazer apontamentos de locais com dificuldades de execução de serviços, abertura de ordens de serviços (internas) para conserto em lixeiras, retrabalho e outros.

07/08/12 16:28


Para ser bem-sucedido, o novo modelo de limpeza da cidade de São Paulo necessita da adesão da população a uma nova mentalidade, na qual o cidadão passa a ter uma postura ativa, cobrando e avaliando os serviços, por um lado, e contribuindo para a manutenção da cidade limpa, por outro.

des e ONGs – enfocam aspectos como relação entre saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida, informação sobre a constituição dos resíduos, sua importância e seus impactos no meio ambiente, orientação sobre a minimização da geração de resíduos e sobre a forma correta de Neste primeiro semestre de atuação, 85 acondicioná-los para coleta. Dezenas de mil novas papeleiras foram instaladas nas apresentações já foram realizadas, e a 13 subprefeituras atendidas pela Inova. meta é chegar a 800 até o final do ano, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Mudança de cultura Se a população cumprir a sua parte, a expectativa é que milhares de toneladas de resíduos deixem de ir para as ruas e bocas de lobo todos os dias nos 4.079 km de vias mantidas pela empresa, que, tendo menos lixo para retirar das ruas, poderá se dedicar cada vez mais ao aprimoramento dos serviços prestados à municipalidade e à população. O estímulo a esta nova cultura vem sendo criado por meio de ações educativas e de campanhas de conscientização. As ações educativas – apresentações em escolas, comunida-

folder-inova-2-OK.indd 6

Já a campanha “Eu limpo São Paulo”, desenvolvida conjuntamente pela Inova e pela empresa responsável pela limpeza na região Sudeste da cidade, foi lançada em junho, com o objetivo de atingir maciçamente a população de São Paulo, enfatizando a importância da participação do cidadão na manutenção da cidade limpa. Para isso, foi veiculada em todos os canais abertos de TV, nas rádios de maior audiência na cidade, nas revistas e jornais de maior circulação, além da internet, por meio das principais redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter). Outros veículos importantes para a difusão do conceito de Cidade Limpa são a própria frota de caminhões da Inova, além de equipamentos e papeleiras, adesivados com materiais da campanha.

07/08/12 12:11


Eu limpo São Paulo A campanha foi lançada em junho, com investimentos maciços na veiculação em todos os tipos de mídia. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas tenham sido atingidas por meios das rádios, ao menos 3,3 milhões por meio de revistas e jornais, e 8 milhões por meio de anúncios nas TVs abertas. De julho a outubro a campanha permanece

aos munícipes pelo descarte correto do lixo

ativa de várias formas: na internet nos

e até um concurso para eleger o “bairro mais

veículos e papeleiras e também nas chamadas

limpo” de São Paulo.

“ações táticas”, iniciativas pontuais que en-

Uma “terceira onda” de ações acontecerá no final

volvem o uso de mídias em metrô e ônibus,

do ano, com novos anúncios veiculados na mídia

faixas estendidas nos cruzamentos, distribui-

para consolidar o conceito de Cidade Limpa junto

ção de folders, adesivos e sacolinhas, ações

à população.

com artistas nos chamados “pontos viciados”,

Somados, os investimentos da Inova e da

de descarte de lixo e entulho, ilusionistas no

SOMA com a campanha “Eu limpo São Paulo”

centro da cidade, papeleira que “agradece”

atingirão R$ 10 milhões em 2012.

EU U LIMPO LIMPO, VOCÊ LIMPA LIMPA. SÃO PAULO FICA LIMPA.

folder-inova-2-OK.indd 7

07/08/12 12:11


www.inovagsu.com.br www.eulimposp.com.br

folder-inova-2-OK.indd 8

07/08/12 12:11

Folder Inova  

Desenvolvido para divulgaçao da empresa de limpeza urbana de São Paulo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you