Page 62

O ano de 2009 marcou uma importante etapa de viragem e expansão na sua vida institucional. Desde logo devido à alteração da sua imagem institucional, que foi adaptada aos novos desafios da nova era da comunicação como forma da aproximar-nos, a cada dia que passa, da jovialidade dos nossos jovens. Para além disso, num projecto de carácter estruturante que visa em parte a sua expansão institucional, a AJITER lançou o Cartão AJITER, que é o Cartão Jovem dos Terceirenses, o qual para além de toda a sua dimensão social e empreendedora, confere um conjunto de benefícios e mais-valias a todos os seus detentores, com um simbólico custo de 5,75 Euros. Este projeto veio, aliás, a ser um importante impulso na actividade da associação. Prova disso foi o número de actividades e projectos que cresceram exponencialmente a partir desta altura e o trabalho da AJITER começou a ser expandido à totalidade da Região Autónoma dos Açores. Desta forma, pode-se destacar a Campanha europeia “Help – Por uma vida sem tabaco” até aos Açores, o projeto “Jovens Açorianos – 20 Estratégias Contra a Pobreza e Exclusão Social” de forma a assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010, a “Agenda IGUALAÇORES 2010” ou a “Corrida da Igualdade”.

62

Açores Clip

Abril 2013

Em 2010, a AJITER foi reconhecida pelo Governo Regional dos Açores com o Estatuto de Instituição Utilidade Pública e, posteriormente, em 2012 adquiriu, também, o estatuto de ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente. 2010 foi também ano importante do ponto de vista interno, a AJITER inaugurou a sua nova Sede. Nestes anos, as atividades não têm parado. Importa salientar a aposta que tem sido feita na promoção de Campos de Férias e no trabalho com jovens a partir dos 10 anos. Os Campos de Férias “Empreend(a)çor” e “Açores-Europa” em qualquer uma das suas edições são, precisamente, disso grande exemplo.

A aposta no empreendedorismo e na capacitação jovem passou também a ter outro destaque com a realização de projectos como o “Co(E)mpreender – Empreendedorismo e Criação de Emprego: Como faze-lo em mercados pequenos”, realizado em parceria com o ISCTE. A aposta na valorização da relação entre os conceitos de empreendedorismo e preservação ambiental é também importante e exemplo disso são as edições do peddy-paper “Pegada Ecológica”.

Por fim, e não menos importante, a ligação internacional e as mais-valias provenientes do intercâmbio de boas práticas foram sendo sempre uma prioridade. Deste modo, realce-se os vários projectos internacioA intervenção do campo de nais em que a AJITER já particférias “Empreend(A)çor, veio, ipou e/ou promoveu. aliás, a ser reconhecida em 2012, no I Encontro Nacional Texto: AJITER Fotografias: Fausto Costa sobre Crianças e Jovens em Risco, realizado no ISCTE, com o Prémio para Melhor Poster do Encontro.

Açores Clip - Edição de Abril 2013  

Nesta edição apresentamos alguns eventos, que à sua maneira especial, comemoraram a Páscoa. Além disso tivemos a oportunidade de ir a uma ex...