Issuu on Google+


Notas Fotografia de: João Ferreira

Nesta edição apresentamos alguns eventos, que à sua maneira especial, comemoraram a Páscoa. Além disso tivemos a oportunidade de ir a uma exposição feita por Martim Cymbron bem como à A Noite de Sketch, um espetáculo de teatro que permitia aos seus espetadores assisterem a várias peças numa mesma noite. Estivemos presentes numa iniciativa da ARRISCA e no XIV El Açor, entre outros acontecimentos na ilha de São Miguel. Ainda temos o prazer de vos trazer, atraves de uma colaboração com o Jornal O Breves, algumas noiticias de São Jorge. Assim, não percam noticias de outras ilhas que através de colaborações a Açores Clip tem vos conseguido apresentar.

Equipa: Sandro Lima (Fotógrafo e relações públicas) Brites Pacheco (Texto e edição) André Mendonça (Fotógrafo e edição) João Garcia (Edição) Colaboradores: Andreia Luís João Ferreira Fausto Costa O Baluarte Jornal O Breves Kathy Rita


Dia Internacional da Mulher XIV El Açor Live Tour 2013 Happy People Exposição Recantos da Ilha

Bass Cake Crew 3º Concurso de Omeletas EasterFest

Pag. 4 Pag. 8 Pag. 14 Pag. 20 Pag. 22 Pag. 28 Pag. 34

Easter Fusion

Pag. 42

A Noite do Sketch

Pag. 44

Gente De...

Pag. 52

De Santa Maria ao Corvo

Pag. 56


Dia Internacional da Mulher A Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de risco - Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, o Ginásio Antília, Espaço Pena Verde e a Associação Norte Crescente, com o apoio da Associação Portas do Mar e Fundação Inatel, juntaram-se para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com uma iniciativa intitulada “Salta, Roda, Vira! Salta de Século, Roda Ideias e Vira a Vida” A iniciativa, que teve lugar no Tentorium das Portas do Mar, contou com aulas de Step, Yoga, Bodycombat, Fitness e Yoga disponíveis a toda a comunidade.

4

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

5


6

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

7


XIV El Açor "Durante quatro dias, no início do mês de Março, Ponta Delgada é invadida pelo espírito académico, fervilhando a actividade tunante proveniente de todos os cantos de Portugal e não só - é a celebração do espírito Tunídeo no seu auge!"

Os Tunídeos, tuna masculina da Universidade dos Açores, pela 13ª vez organizou o “Festival Internacional de Tunas – El Açor” que contou com 6 tunas a concurso: Estudantina Académica do ISEL, Gatunos - Tuna Académica do ESEIG, Oportuna - Tuna Académica de Ciências da Saúde - Norte, Tuna Académica de Biomédicas, Tuna de Farmacia de Granada, TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto.

8

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

9


A 13ªEdição do El Açor teve como vencedores: Categoria Tuna mais Tuna TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto Categoria Melhor Tuna Tuna de Farmácia de Granada Categoria 2ª Melhor Tuna Gatunos - Tuna Académica do ESEIG Categoria 3ª Melhor Tuna TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto Categoria Melhor Instrumental Gatunos - Tuna Académica do ESEIG Categoria Melhor Estandarte Estudantina Académica do ISEL Categoria Melhor Pandeireta Tuna Académica de Biomédicas Categoria Melhor Original TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto Categoria Melhor Solista Tuna de Farmacia de Granada

10

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

11


Com a apresentação a cargo dos Tunalhos – Grupo de Jograis da Universidade dos Açores e tendo como convidado especial o Grupo Folclórico de São MIguel e como tunas convidadas a Tuna com Elas, Enf'In Tuna, TAUA foram dois dias de muita animação no Coliseu Micaelense.

12

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

13


Live Tour 2013 Happy People A Fábrica de Espetáculos, AR Produções e o Kbar, com apoio da Associação das Portas, juntaram-se para trazer aos Açores pela primeira vez Bryan Wilson & Sebastian Crayn. Este evento de Dance Music, que ocorreu em São Miguel no Pavilhão do Mar, também contou com as atuações dos DJs Fábio S. e André N. que animaram a festa pela noite dentro.

14

Açores Clip

Abril 2013


Para quem não está familiarizado com esta dupla, Bryan Wilson nasceu na Madeira e em 2008 começou a escrever letras para produtores musicais na Roménia, tendo sido nessa altura que se estreou no mundo da música como vocalista. Passados dois anos conheceu Sebastian Crayn e iniciaram um projeto musical em conjunto, tendo lançado o single “Happy People” em Julho de 2010, que os levou aos tops da MTV Roménia. O objetivo de Bryan Wilson e Sebastian Crayn é consolidarem o seu nome no panorama dance português e internacional. Além se serem os autores do hit “Happy People”, são também autores dos hit’s “Até a Noite Parar”, “Make you Fly” e “Ra Pa Pam”. Abril 2013

Açores Clip

15


16

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

17


Exposição Recantos da Ilha A Açores Clip teve a oportunidade de visitar a exposição de Martim Cymbron, intitulada “Recantos da Ilha” que esteve patente na Biblioteca Municipal Ernesto Canto em Ponta Delgada. Aqui fica um pequeno registo fotográfico da exposição.

Embora a sua preferência se insira no estilo surrealista, Martim Cymbron também se expressa nos padrões do realismo. Tentando opter um estilo próprio, as ideias surgem de imagens que acontecem inesperadamente; depois todo o processo é trabalhado e esquematizado, traçando esboços, recorrendo a fotografias ou revistas. À medida que está a pintar novas inspirações (ideias) surgem, resultando daí uma sequência de modificacões até ao produto final. Martim Cymbron também ensina a arte de pintar a óleo, acrílico e/ou técnicas mistas. Os seus formandos vão desde os 8 até aos 76 anos com horários durante o dia, pós laboral e aos sábados para a miudagem.

20

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

21


Bass Cake Crew Foram dois dias de animação no Pavilhão do Mar a cargo do 3ºaniversário do Bass Cake Crew “Sagres Connect Us”. Tendo tido como patrocinadores a Sagres e Moche e apoio da Açores no Coração, da Associação Portas do Mar, Cubo, Festival Maré de Agosto, Festival Monte Verde, Direção Regional da Juventude, Pousadas da Juventude, Atlânticoline e Magic Card, este aniversário contou com a atuação de diversos DJ’s. No primeiro dia atuaram os portugueses Drop Top, Alif, C-Netik, The Boy, Mc Molin e Dj’s Yuzin e no segundo dia foi a vez da sueca Jokko, T-Killerz e Benvida de Barcelona e ainda os portugueses Tape, Mc Molin e DJ’s Yuzin. Este evento também contou co m um jogo denominado de “Words Connect Us”, que consistia na colagem de diversas frases autocolantes em amigos, conhecidos, ou até em alguém que gostasse de conhecer. Quantos mais autocolantes/frases fossem colados na roupa dos participantes, mais hipóteses tinham estes de ganhar.

22

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

23


24

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

25


26

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

27


3º Concurso de Omeletas No passado mês de março a Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural de São Miguel – ARRISCA, com objetivo de angariar fundos para dar resposta ao crescente número de pessoas que pedem apoios para alimentação e pagamento de rendas, organizou o 3.º Concurso de Omeletas com o apoio da Associação Portas do Mar. Tratou-se de uma mostra de mais de dez omeletes diferentes, acompanhadas por salada, pão e bebida, tendo a animação ter ficado a cargo de Wellington Nascimento.

28

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

29


O evento contou com 400 visitantes, tendo a ARRISCA obtido um lucro de 2000 euros, dos quais 500 euros enviaram para as vítimas do mau tempo em Porto Judeu, sendo que o restante foi para o Fundo Social da associação. O evento também contou com dezasseis equipas a concurso, sendo que as duas omeletes vencedoras foram a Omelete Marinha, na categoria de “Mais Saborosa” (Associação de amigos da Ilha das Flores) e a Omelete Doce Alasca na categoria de “Melhor Apresentação” (Escola da Escola Profissional das Capelas).

30

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

31


EasterFest Foi no passado mês de março que decorreu, no Armazém 20, a EasterFest. A animação da festa, que ocorreu em dois dias e esteve a cargo de diversos Dj’s: DJ Pedro Diaz, DJ Soulsky, Richard Claine, Massivedrum e DJ Pika.

34

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

35


36

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

37


38

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

39


Easter Fusion A Organic Circle comemorou a Páscoa apresentando pela 1ªvez nos Açores ZINX, "um artista que tem vindo a causar loucura em dancefloors por todo o mundo com o seu som enérgico e característico". O evento, que ocorreu em Santa Cruz, também contou com o DJ Set de Project-X, MeditActive,bem como os DJs Micaelenses da Organic e Stereophonics. Além destes, o DJ promessa da Organic, ChoiceMaker, e Project-X juntaram-se num novo projecto chamado X-Maker, apresentando um set especialmente pensado para a Easter Fusion.

42

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

43


A Noite do Sketch A Pontilha, no final do mês de março, regressou com o formato da Noite do Sketch no Teatro Ribeiragrandense. Esta segunda edição contou com 4 espetáculos teatrais de 15 minutos, intitulados "O encontro" (texto de Lando Reis, encenação de Fátima Sousa, ArtePalco), "Chá das 5" (texto e encenação de André Melo, Pontilha), "Amén" (texto e encenação de Sandra José, interpretação de André Melo, Pontilha) e por último "8.44 - o vosso Pai, Diabo!" (texto e interpretação de Sandra José). Além disso, A Noite do Sketch contou com uma performance de dança contemporânea coreografada e interpretada por Carolina Rocha, bem como com a participação musical de Nuno Brito.

44

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

45


46

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

47


48

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

49


52

Aรงores Clip

Abril 2013


Gentes de ...

Abril 2013

Aรงores Clip

53


Com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada 54

Açores Clip

Abril 2013


Manuela e António são um dos três casais que ainda mora na Segunda Rua de Santa Clara. Zona de risco, devido à erosão provocada pelo mar, a despovoar o quanto antes. Os poucos vizinhos foram saindo devagarinho e neste momento Manuela queixa-se do isolamento e até de um certo abandono. Conheceram-se na despedida de solteiro do irmão de Manuela. No início não percebeu o interesse de António, mas depois de muitas viagens de mota para visitá-la, Manuela entendeu que afinal ele gostava dela, e não da sua melhor amiga. Para consolidar o Sim, ela escreveu-lhe uma carta que ainda guarda há trinta e seis anos.

Abril 2013

Açores Clip

55


De Santa Maria... ...ao Corvo

56

Aรงores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

57


Noticias de Santa Maria Procissão do Senhor dos Passos em Vila do Porto Numa organização da Irmandadeda Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, domingo, dia 10 de março, saíu para as ruas de Vila do Porto a Procissão do Senhor dos Passos, o que, segunda reza a tradição, acontece há 306 anos, ou seja desde 1707. A procissão, presidida pelo Pe. Rui Silva, saiu da igreja denominada do “ Senhor dos Passos”, abrilhantada pela música da Banda Recreio Espirituense e pelos cânticos do Grupo Coral de Vila do Porto. Ao longo do percurso a procissão parou nos chamados “passos” – pequenas capelinhas - onde são exibidos quadros lembrando os locais por onde Cristo passou a caminho do Calvário.

Foto: Ana Loura 58

Açores Clip

Abril 2013


Um dos pontos altos desta cerimónia religiosa é a simulação do encontro de Jesus com a sua Mãe Maria, que aconteceu junto ao frontespício da Igreja Matriz de Vila do Porto, e a chegada ao Calvário, que foi junto à antiga Igreja do Convento de Santo António. Nestes lugares de grande significado para os cristãos é feito o sermão do encontro e o sermão da crucificação, desta vez a cargo do Pe. Vitor Arruda que numa oratória esclarecedora, tenta reavivar na memória dos crentes o que foi o encontro da Mãe e do Filho, e o momento da crucificação. Esta cerimónia religiosa acontece por quase todo o País, atingindo em muitos locais uma grande pujança e participação

das populações, atraindo muitos forasteiros nacionais e estrangeiros. É uma devoção que remonta à idade média, e diz-se que foi introduzida pelos cruzados para lembrar os locais por onde andou Jesus Cristo desde os momentos que precederam à sua condenação até à crucificação no monte Calvário. O Baluarte

Foto: Ana Loura

Foto: Ana Loura Abril 2013

Açores Clip

59


Noticias da Terceira AJITER - 10º Aniversário A AJITER – Associação Juvenil da ilha Terceira – comemorou no passado dia 14 de abril a seu 10º aniversário na Quinta da Nasce-Água, em Angra do Heroísmo. Para assinalar esta data, a associação apresentou ao público ali presente um vídeo com a retrospectiva destes anos de actividade. A AJITER é uma instituição sem fins lucrativos, que foi constituída em Abril de 2003, partindo, segundo um dos membros fundadores, Osório Silva, do “objectivo essencial de promover um reforço do Associativismo Juvenil na comunidade Açoriana, como forma privilegiada para a promoção da integração dos jovens na comunidade onde se encontram inseridos, numa palavra o combate à indiferença generalizada que, por vezes, muito se faz sentir na nossa juventude. De realçar que em 2002 o nosso projeto institucional entrou na fase embrionária muito inspirado no projeto existente na Ilha de Santa Maria, com a Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria (AJISM).” Desde então, muito tem sido o trabalho desenvolvido, com a intervenção social e comunitária nas mais variadas áreas de relevo para a juventude, desde a educação para a cidadania, passando pela 60

Açores Clip

Abril 2013

educação para a saúde, prevenção de comportamentos de risco, solidariedade, combate à exclusão social, desporto, promoção do acesso à nova sociedade de informação, valorização do património histórico e cultural da Ilha Terceira, entre muitas outras. Numa fase inicial surgiu o primeiro projeto internacional da AJITER, o projeto “Raices II”, projeto realizado no âmbito do programa de iniciativa comunitária “Interreg IIIB”, Açores, Madeira e Canárias, o qual viria a ter como produto final o “Roteiro da Ilha Terceira”, produto todo ele desenvolvido por jovens. A par com isso, e numa altura em que o Futsal praticamente não tinha expressão na ilha, eis que surge o “Futsal AJITER”, atividade que veio a ter a devida continuidade nos anos se-

guintes e constituindo aquela que é uma das grande imagens de marca da associação. As preocupações sociais em matéria de saúde deram origem aos Seminários de Educação para a Saúde “Saude@ Juventude@XXI” e a vários projectos de solidariedade. No domínio da saúde, destaca-se, também, o lançamento do site sobre saúde sexual e reprodutiva “sexualidadejuvenil.info” Noutro domínio, e no sentido de apostar em vectores importantes como a formação, informação e diversão associadas à disseminação de importantes mensagens para a sociedade e para os jovens, viria a surguir outra actividade marcante para este percurso. As várias edições da “Academia da Juventude”.


Abril 2013

Aรงores Clip

61


O ano de 2009 marcou uma importante etapa de viragem e expansão na sua vida institucional. Desde logo devido à alteração da sua imagem institucional, que foi adaptada aos novos desafios da nova era da comunicação como forma da aproximar-nos, a cada dia que passa, da jovialidade dos nossos jovens. Para além disso, num projecto de carácter estruturante que visa em parte a sua expansão institucional, a AJITER lançou o Cartão AJITER, que é o Cartão Jovem dos Terceirenses, o qual para além de toda a sua dimensão social e empreendedora, confere um conjunto de benefícios e mais-valias a todos os seus detentores, com um simbólico custo de 5,75 Euros. Este projeto veio, aliás, a ser um importante impulso na actividade da associação. Prova disso foi o número de actividades e projectos que cresceram exponencialmente a partir desta altura e o trabalho da AJITER começou a ser expandido à totalidade da Região Autónoma dos Açores. Desta forma, pode-se destacar a Campanha europeia “Help – Por uma vida sem tabaco” até aos Açores, o projeto “Jovens Açorianos – 20 Estratégias Contra a Pobreza e Exclusão Social” de forma a assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010, a “Agenda IGUALAÇORES 2010” ou a “Corrida da Igualdade”.

62

Açores Clip

Abril 2013

Em 2010, a AJITER foi reconhecida pelo Governo Regional dos Açores com o Estatuto de Instituição Utilidade Pública e, posteriormente, em 2012 adquiriu, também, o estatuto de ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente. 2010 foi também ano importante do ponto de vista interno, a AJITER inaugurou a sua nova Sede. Nestes anos, as atividades não têm parado. Importa salientar a aposta que tem sido feita na promoção de Campos de Férias e no trabalho com jovens a partir dos 10 anos. Os Campos de Férias “Empreend(a)çor” e “Açores-Europa” em qualquer uma das suas edições são, precisamente, disso grande exemplo.

A aposta no empreendedorismo e na capacitação jovem passou também a ter outro destaque com a realização de projectos como o “Co(E)mpreender – Empreendedorismo e Criação de Emprego: Como faze-lo em mercados pequenos”, realizado em parceria com o ISCTE. A aposta na valorização da relação entre os conceitos de empreendedorismo e preservação ambiental é também importante e exemplo disso são as edições do peddy-paper “Pegada Ecológica”.

Por fim, e não menos importante, a ligação internacional e as mais-valias provenientes do intercâmbio de boas práticas foram sendo sempre uma prioridade. Deste modo, realce-se os vários projectos internacioA intervenção do campo de nais em que a AJITER já particférias “Empreend(A)çor, veio, ipou e/ou promoveu. aliás, a ser reconhecida em 2012, no I Encontro Nacional Texto: AJITER Fotografias: Fausto Costa sobre Crianças e Jovens em Risco, realizado no ISCTE, com o Prémio para Melhor Poster do Encontro.


Abril 2013

Aรงores Clip

63


Noticias de São Jorge Duas medalhas de bronze em Torneios Continentais Pan-Americanos

O Judo Clube S. Jorge  participou em duas competições de âmbito mundial, na América latina (Uruguai e Argentina), estas participações foram levadas a cabo pelos atletas: André Soares (-66kg), Carlos Luz (-81kg) e Tiago Rodrigues (-90kg) e com apoio da SATA Internacional.  No Torneio Continental do Uruguai, que se realizou no fim de semana de 16 e 17 de março em Montevideo – Uruguai, André Soares acaba por ser eliminado na primeira ronda e Tiago Rodrigues alcança o 7ºlugar ao levar de vencido o atleta do Uruguai, Diego Gonzalez, perdendo a seguir com atleta Chileno -Thomas Briceno e Eduardo Silva, atleta brasileiro. Enquanto Carlos Luz atinge brilhantemente a medalha de bronze, depois de vencer os atletas Daniel Yanez do Uruguai, Fernando Salazar do Chile, perdendo nas 4ªs de final com o Brasileiro Filipe Costa, para de seguida, nas repescagens, vencer o atleta peruano, Gadiel Miranda e, na disputa da medalha, o conceituado e fortíssimo atleta Húngaro – Krissan Szabolcs.  No Torneio Continental da Argentina, que se realizou nos dias 22 e 23 de março, em Bue64

Açores Clip

Abril 2013

nos Aires, foram igualmente estes mesmos atletas que representaram Portugal, tendo André Soares alcançado a nona posição ao vencer o atleta argentino, Miguel Albarracin (atleta 2 vezes olímpico), para de seguida perder com o atleta Russo e vencedor da prova e, 8º do ranking mundial, Alim Gadanov. Tiago Rodrigues brilhantemente atinge os quartos de final ao levar de vencido o atleta Juan Romero do Uruguai, para de seguida perder com o vencedor prova, o russo Kamil Magomedov, na repescagem vence o argentino José peralta, para de seguida na disputa da medalha de bronze, conceder a vitória por vantagem mínima, ao experiente atleta brasileiro Eduardo Santos, (também atleta olímpico), notese que nesta competição estavam presentes vários atletas olímpicos, nomeadamente, a seleção da Rússia, de onde se encontravam vários campeões olímpicos e medalhados a este nível. Carlos Luz, mais uma vez nesta competição volta a brilhar ao levar de vencido o argentino Janvier Bergaglio e de seguida o fortíssimo Szabolcs Krizsan da Hungria, para na meia final defrontar o atleta russo e medalhado olímpico em Londres, Ivan Nifontov, que perde por vantagem mínima (yuko),

na  disputa da medalha, não deixa fugir a oportunidade de arrecadar para o seu currículo mais uma medalha de bronze, que muito honra o nosso clube açoriano. Com estas duas internacionalizações cumprem-se quase plenamente os objetivos do clube e dos seus atletas e que são, a obtenção de mínimos para o campeonato do mundo de seniores,  que se realizará em agosto próximo no Rio de Janeiro – Brasil, palco dos próximos Jogos Olímpicos 2016


III Semana Aberta da EPISJ Decorreu de 19 a 21 de Março a 3ªEdição da Semana Aberta, evento da responsabilidade da Escola Profissional da Ilha de São Jorge. "A realização da Semana Aberta já se tornou uma tradição na Escola Profissional da Ilha de São Jorge e tem como objetivo abrir as portas da escola a toda a comunidade jorgense, promovendo um leque de atividades destinado a diversos públicos", referiu Fernanda Melo, Diretora Pedagógica da EPISJ, na projeção do evento. A partilha de experiências e saberes, o convívio, workshops, seminários, visitas à quinta agrícola, atividades tradicionais, demonstrações e um festival de sopas fazem parte do programa deste ano. O Breves

Visita do Lar de Idosos João Inácio de Sousa

Palestra com os finalistas da EBI/S Velas

Festival de Cocktails

Seminário sobre Teatro

Seminário Genealogia Jorgense

Conversa: O estado da Agropecuária em S.Jorge Abril 2013

Açores Clip

65


Noticias do Corvo Mais uma vez, tal como no mês de fevereiro, o Corvo recebeu um grupo 60+, desta vez proveniente de São Miguel. Foi uma semana repleta de atividades, desde a noite de chamarritas, karaoke bem como passeios turísticos pelos pontos de interesse na ilha e atividades em conjunto com os seniores da Santa Casa da Misericórdia. Kathy Rita

66

Açores Clip

Abril 2013


Abril 2013

Aรงores Clip

67



Açores Clip - Edição de Abril 2013