Page 1

Área

Continental News Ano 3 nº34

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13

www.acontinews.blogspot.com

São Vicente, Março de 2012

É Grátis

Justiça proíbe todas as festas de rua em São Vicente

A medida atende liminar concedida pela Justiça à ação civil movida pelo Ministério Público. O anúncio foi feito pelo prefeito Tercio Garcia em reunião no Salão Nobre do Paço Municipal. (Pag 2)

Distrito da Área Continental completa 13 anos

Lagoa do Quarentenário está na entrada da Área Continental, região que mais cresce em toda cidade

Eleições 2012

Após 16 anos, cidade pode ter cinco candidatos a prefeito Pag 3

Empresa recebe multa por mau cheiro na Vila Ema Pag 5 Avenida Quarentenário recebe primeiros trabalhos Pag 4

(Pag 7)


Parlamento Festas de rua estão proibidas na cidade A Prefeitura de São Vicente está proibida de autorizar a realização de eventos e manifestações de cunho cultural, religioso, cívico ou de qualquer outra esfera em avenidas e vias de trânsito rápido da Cidade. A medida atende liminar concedida pela Justiça local à ação civil movida pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo contra o Município. O anúncio foi feito pelo prefeito Tercio Garcia em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de abril, no Salão Nobre do Paço Municipal. No encontro, o prefeito reuniu representantes de tradicionais eventos promovidos na Cidade, como Desfile das Escolas de Samba, Desfile Cívico Militar, Bloco Ba-Bahianas Sem Taboleiro, provas esportivas, procissões, Cãominhada, entre outros, para comunicar a decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Vicente, Eurípedes Gomes Faim Filho, que atendeu pedido do MP. Na decisão, o magistrado ressaltou que o prefeito “se abstenha de autorizar a realização de qualquer evento, seja carnavalesco, cívico, comemorativo da Cidade, nas avenidas Ayrton Senna, Padre Manoel da Nóbrega, Presidente Wilson, Linha Amarela ou qualquer outra via arterial ou de trânsito rápido existente no Município de São Vicente, sob as penas da lei”. “Hoje, todas as manifestações nas avenidas e vias arteriais de São Vicente estão suspensas”, comunicou o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura recorrerá da decisão judicial dentro do prazo legal. O prefeito decidiu fazer o comunicado para garantir o cumprimento da liminar e evitar que entidades que organizam desfiles sejam pegas de surpresa, como a Associação Capacetes de Aço, que realizará no mês de julho próximo as comemorações referentes à Revolução Constitucionalista de 1932. Tercio explicou que, em relação ao Carnaval, por exemplo, se esforçou em busca de alternativas para a realização do desfile durante sua gestão, justamente para minimizar os transtornos ao trânsito. “Em oito anos, o Carnaval foi realizado em sete locais diferentes da Cidade. Há dois anos, em uma pesquisa realizada com os munícipes, constatamos que mais de 90% dos vicentinos concordaram que deve haver Carnaval na Cidade”. Representantes das entidades atingidas pela medida presentes na reunião não concordaram com a proibição do Ministério Público. “Vejo a decisão como um ato contra a democracia. Temos que manifestar nossa indignação”, declarou o secretário de Cultura, Renato Caruso. O presidente da Associação das Escolas de Samba de São Vicente, Cláudio da Silva, sugeriu uma coleta de assinaturas e uma manifestação pública pela derrubada da liminar. Todos os representantes de entidades aderiram à proposta.

Continental News 2 São Vicente, Abril de 2012

O único jornal que está na Área Continental

www.acontinews.blogspot.com

Vacinação contra a gripe H1 N1 começa no dia 5 de maio em todo Estado A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas a partir de 5 de maio, somente na Baixada Santista serão 280 mil pessoas. O número corresponde à meta de 80% dos 6,6 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado. Para garantir abrangência da imunização, a campanha, que acontecerá até 25 de maio em todo o Estado, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1 (Gripe suína), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros 2 tipos do vírus influenza – A

(H3N2) e B. “Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.

A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Agulhadas Foco na Área Continental

Eu sou candidato

O pré-candidato a prefeito pelo PHS, Fernando Xavier pretende concentrar suas ações na Área Continental, caso seja eleito em outubro. No dia 18 de abril, ele se reuniu com representantes do Fiesp (Federação das Industrias dos Estado de São Paulo) para tentar viabilizar projetos que possam desenvolver o Distrito industrial de São Vicente.

Embora tenha desistido da eleição a vereador, em junho Bandeira vai ser candidato sim, mas desta vez na Amalot, que em abril completou 16 anos de fundação. Nomeio do ano, ele vai disputar o pleito em busca de seu 7º mandato consecutivo na entidade da qual é fundador e único presidente até então. Na boca pequena, muitas pessoas ligadas a entidade garantem que é mais uma vitória certa, pois no último pleito Bandeira conquistou cerca de 90%

Grande viabilidade

No encontro, com o diretor regional do Fiesp-Ciesp Christóforo Kabbach, Xavier mostrou as potencialidades do Distrito, que fica na Área Continental da cidade. Ele também lembrou que a região tem grande viabilidade e possibilidade de instalação de indústrias, atraindo desenvolvimento, crescimento, emprego e renda para famílias vicentinas.

Cartão transporte

No dia 23 de abril, acontece o “Fórum Estadual de Mobilidade da Pessoa com Deficiência no Transporte Público sobre Pneus e Trilhos” em São Paulo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Metropolitano. Estarão presentes representantes das Prefeituras de Santos, Bertioga e Guarujá e das Secretarias de Transportes de São Vicente e de Trânsito de Itanhaém. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer critério único de gratuidade e cartão padrão para as pessoas com deficiência nos transportes públicos nos municípios do Estado de São Paulo.

Manifestações

Eu não sou candidato O presidente da Amalot José Severino Bandeira (Foto), garantiu que este ano ele não será candidato a vereador nas eleições municipais de outubro. Homem de confiança do governo municipal, ele trabalhará pela campanha governista, que muito possivelmente terá Caio França como representante na disputa pelo Paço Municipal. Nesta eleição, Bandeira ficará responsável pela coordenação d campanha do PSB nos bairros do Humaitá e Parque Continental.

Após o comunicado do prefeito de que as festas de rua estão proibidas em toda cidade, entidades que participaram da reunião decidiram montar, a partir de segunda-feira dia 23 de abril, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, uma barraca para a coleta de assinaturas pedindo a suspensão da liminar.

Na câmara

Além de coletar assinaturas, as lideranças de diferentes entidades também prometem estar na próxima sessão da câmara para pedir o engajamento dos vereadores no movimento que acabaram de criar. Eles marcaram para sexta-feira, dia 27, às 14 horas, uma concentração na Praça Tom Jobim, de onde partirão a pé até o Fórum para entregar o abaixo-assinado ao Ministério Público.


Comunidades

Continental News 3 Abril de 2012

O único jornal que na Área Continental www.acontinews.blogspot.com

São Vicente pode ter cinco candidatos a prefeito

Se a atual conjuntura préeleitoral se confirmar, a disputa para definir quem vai substituir o engenheiro Tércio Garcia (PSB) no comando da primeira cidade do Brasil promete ser uma das mais acirradas da história. Embora ainda muita coisa possa mudar até 6 de julho, (quando encerra o prazo para o registro das candidaturas na justiça eleitoral), São Vicente pode ter novamente cinco candidatos brigando pela vaga do chefe do executivo municipal. A última vez que isso aconteceu foi em 1996 com a vitória de Márcio França(PSB) que conquistou o seu primeiro mandato à frente da prefeitura vicentina. Mais do que uma disputa acirrada pelo posto mais alto do executivo, a eleição municipal de 2012 representa também uma renovação nos quadros políticos da Primeira Cidade do Brasil. De todos os pré-candidatos, nenhum deles integram o grupo de caciques políticos que, durante décadas, comandaram os rumos de São Vicente. Mas é preciso lembrar que, como a homologação das candidaturas acontece em julho, muita coisa pode mudar no quadro político atual. Nomes podem surgir e outros desaparecer, e alianças dadas como certas, simplesmente não

existirem. Cada vez mais o vereador Caio França (PSB) se consolida como o nome da situação na disputa de outubro. Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente, mas participações em eventos e informações de correligionários, dão como certa a candidatura do vereador que representará a continuidade de uma filosofia de trabalho iniciada há quase 16 anos, pelo seu pai Márcio França, hoje secretário de Turismo do Estado de São Paulo e deputado federal licenciado e que foi mantida nos dois mandatos de Tércio Garcia. Mesmo quando poucas pessoas falavam em sucessão municipal, o vereador Luis Claudio Bili se manifestou como o primeiro nome da oposição. No ano passado, ele deixou o PSB, partido que comanda a cidade há quatro mandatos consecutivos, fazendo duras críticas ao presidente estadual, Márcio França. Na sequência, ingressou no PP prometendo novos rumos para São Vicente. Em janeiro, Bili liderou o Movimento Político Liberta São Vicente, que no aniversário da cidade, levou para as ruas do centro, centenas de pessoas insatisfeitas com administração municipal. No entanto, pessoas do próprio PP dizem

N a primeira semana de abril, durante um encontro entre membros do PTB, realizado na Câmara, o exsecretário de Relações Governamentais, Fernando Gomes, que se afastou do governo no dia 5 de abril, foi apresentado como nome do PR para a disputa municipal. O Psol também promete lançar candidatura Segundo informações de quem que, Bili corre o risco de ficar esteve no encontro, a opção foi de fora da disputa, pois lideran- bem aceita entre as lideranças ças do partido estão dispostas a das duas legendas. Na ocasião, não conceder legenda para ele também foi anunciado que a entrar na corrida. Entretanto, composição da chapa teria um não tem nada confirmado, e, representante do PTB como vice. até o momento, ele foi o único Para ocupar a vaga, o partido, que manifestou, publicamente, que tem Cidinha Oliveira como o desejo de ser prefeito de São presidente na cidade, indicou Vicente. os nomes do vereador Diogo Ba-

Praça do ponto final do Humaitá ganhará complexo cultural e espotivo

Praça receberá investimento de 2,2 milhões durante construção O prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, assinou no dia 27 de março, na Caixa Econômica Federal (CEF), o convênio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para a construção de uma praça cívica e cultural em área de 3.662,34 metros quadrados no Conjunto Humaitá, no trecho da Quadra 141, onde hoje funciona o ponto

final das linhas de ônibus intermunicipais. O investimento, de R$ 2.206.339,42, incluindo a contrapartida da Prefeitura, permitirá a construção de uma quadra poliesportiva e coberta de 4216,30 m² e mais dois blocos de edificações. Um deles, com 404,88 m², abrigará um miniauditório com 60 lugares, mais camarim, cabi-

ne de som, biblioteca, vestiário e um telecentro. Outro bloco terá duas salas multiuso e a coordenação da praça. “O objetivo é criar um espaço para eventos culturais, esportivos e de lazer, dentro do projeto que a Prefeitura apresentou e a coordenação do PAC2 aprovou”, afirmou o prefeito Tercio, logo após a assinatura do convênio com a CEF, que é a instituição bancária que repassará os recursos. O então secretário de Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária (Sedur), Leo Santos, disse que o próximo passo será a elaboração do edital e a abertura da licitação: “É uma importante conquista para a população do Humaitá, que há anos espera um melhor aproveitamento daquele enorme espaço público”, disse Leo, lembrando que o projeto prevê a urbanização completa da área de 3.662,34 m², com calçadas, drenagem, sarjetas, bancos e jardins.

tista e do ex-vereador Professor Rubinho, cuja base eleitoral e a Área Continental vicentina. Durante encontro do PHS na Assembleia Legislativa, em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dirigentes estaduais do partido fizeram um anuncio que deixou muitas pessoas surpresas: o partido teria candidato próprio na disputa da prefeitura de São Vicente. Para enfrentar o pleito, o escolhido foi o advogado Fernando Xavier, militante do partido na cidade. Na ocasião, os dirigentes estaduais do PHS também garantiram que não existe a possibilidade do partido desistir da disputa na Primeira Cidade do Brasil. Em conversa com o Continental News, Xavier informou que está buscando fortalecer as parcerias “para ser a verdadeira oposição em São Vicente”. Para fechar a lista dos possíveis nomes na eleição pelo cargo mais alto do executivo vicentino, está o PSol que promete, até maio, definir o seu candidato. Três militantes colocaram os seus nomes a disposição, são eles: Sargento Silva, Andre Luiz de Jesus Pereira, o Duda, e o dentista Newton Dinamarco, que segundo informações de filiados ao PSol tem mais chances de ter a candidatura apoiada por todos.

A última vez foi em 1996

Márcio França venceu a eleição há 16 anos

Caso todas as pré-candidaturas se confirmem, a disputa será equivalente a corrida de 1996, último ano em que a Primeira Cidade do Brasil teve cinco nomes brigando pela preferência do eleitorado. Na

ocasião, os candidatos na disputa eram: Márcio França (PSB), que acabou sendo eleito para o seu primeiro mandato, Miguel Pasquarelli Filho (PTB), Irineu Prado Bertozzo (PT), Ricardo Gonçalves Rocha (PMDB) e Marieta Santos da Silva (PMN). Desde então, as três eleições municipais seguintes em São Vicente tiveram, em média, apenas dois candidatos. Em 2000, foram às urnas Márcio França (PSB) e Sérgio do PT, quando França conquistou o segundo mandado com 93,00% dos eleitorado vicentino, registrando a melhor votação da história. Em 2004, Tércio Garcia (PSB) ficou com a prefeitura ao derrotar Brito Coelho (PT), que depois integraria o governo do engenheiro. Em 2008, Tércio conquistou a reeleição no primeiro turno superando Henrique Simões Martins Carvalho (PSDC) e Raimundo dos Santos Oliveira (PMN).

Para anunciar no Continental News (13) 3564-2539 ou continental.news@yahoo.com.br


Administração

Continental News 5 São Vicente, abril de 2012

O jornal que está mais perto de você

www.acontinews.blogspot.com

Moradores da Vila Ema sofrem com cheiro forte Faz algum tempo que os moradores da Vila Ema são obrigados a manter uma rotina. Sempre por volta das 20 horas, trancam-se em casa, escondem os rostos com lenços ou simplesmente deixam suas residências para não sentirem o cheiro que sai do Parque Industrial de São Vicente, que fica bem próximo do bairro. Na noite do dia 16 de abril, a rotina ganhou cores dramáticas. O odor era insuportável, muitas pessoas passaram mal e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) acabou sendo acionada para verificar o que estava acontecendo. Um dos técnicos esteve presente e acabou autuando a empresa Serbel, que trabalha com desidratação de óleo de combustível, o que, segundo a Cetesb, poderia ter provocado o odor. Mesmo mais de 12 horas do

incidente, era possível sentir um leve cheiro de produto químico no ar. A autônoma Vera Lúcia, 53anos, que mora na rua 10, disse que o odor sempre aparece por volta das 20 horas de segunda à sexta-feira. Ela conta que é comum pessoas passarem mal por causa da poluição. “Quando o dia está nublado o cheiro é mais forte”, afirmou. “Já tentamos falar com as fábricas, mas o cheiro não passa”, afirma o aposentado Otávio Alves Machado, morador da rua 10. Ele garante que o problema acontece há muito tempo. Segundo Machado, por causa da poluição passou a ter problemas respiratórios depois que passou morar no bairro, há quatro anos. “Eu hoje tenho falta de ar e faço tratamento. Agora, tenho que ir Comunidade está bem fica próxima do Parque Industrial a cada 15 dias fazer inalação, mas quando o cheiro está muito com a fumaça ou encontrar uma semana no posto de saúde”, gaforte, vou duas ou três vezes na solução para não prejudicar o rantiu. meio ambiente e todos nós”. Fernanda Silvares, 26 anos, que mora na Rua 9, bem próxima de uma chaminé que solta Relatório e Multa fumaça 24 horas por dia, disse De acordo com o gerente que, na noite do dia 16, uma ambiental de Santos da Comvizinha teve que ser socorrida panhia de Tecnologia de Saàs pressas. Mãe de uma crineamento Ambiental (Cetesb), ança de nove meses, Fernanda César Eduardo Padovan Vaacredita que alguma coisa prelente, o relatório montado após cisa ser feita para que o proba vistoria técnica foi avaliado e lema não mais aconteça. “Eu a Cetesb decidiu que a empresa acho que eles poderiam parar deveria ser autuada com multa

de natureza grave que pode chegar até R$ 92.200. A Cetesb deu prazo de 30 dias para a empresa regularizar a situação e melhorar o sistema de controle de odor. Se o problema permanecer, novas multas podem ser aplicadas. O supervisor operacional da Serbel, Ricardo Leal, informou que os trabalhos seguem normalmente, mas acredita que vistorias deveriam ser feitas em outras empresas da região. ”Verificamos todos os equipamentos e estava tudo normal. Aqui é uma área com diversas empresas, que também devem ser avaliadas.”

Fernanda quer uma solução


Comunidades

Continental News 4 São Vicente, Abril de 2012

O único jornal que está na Área Continental

www.acontinews.blogspot.com

Iniciada duplicação da Avenida Quarentenário A primeira fase da duplicação da Avenida Quarentenário, principal ligação entre os bairros da Área Continental de São Vicente, já está sendo executada. Nesta primeira etapa da obra, que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas que moram na região, os trabalhos, que estão sendo executados por homens da subprefeitura, consiste na colocação de manilhas que servirá para escoamento das águas em dias de chuva. Depois a região será aterrada para ser iniciado o trabalho de terraplanagem Para deixar o terreno na altura do nível da avenida, a subprefeitura está recolhendo entulho e restos de con-

strução, existente em grande quantidade em todos os bairros da região, depositando no local e iniciando o nivelamento do terreno. Os trabalhos começaram próximo a rua 11 do Quarentenário, onde mais de um quarteirão da via já foi coberto. A subprefeitura esclarece que diferentemente do que foi noticiado e denunciado por alguns moradores, “a colocação de entulho não se trata de descarte irregular, algo bastante comum na região, ou práticas contra o meio ambiente, mas sim de uma importante obra de mobilidade para os bairros da Área Continental de São Vicente”. A subprefeitura explicou que depois que for concluída o

Homens da prefeitura já começaram a colocar as manilhas que servirão para a drenagem da nova Avenida aterramento dos cerca de 2 quilômetros da via, será iniciada a terraplanagem, colocação de manilhas para drenagem das águas em dias de chuvas e, na última fase, o asfaltamento. Quando estiver concluída a ampliação da Avenida Quarentenário,

a subprefeitura acredita que os problemas registrados no local, como acidentes e congestionamentos serão solucionados. Se não ocorrer atrasos, a duplicação da Avenida Quarentenário deve ser concluídos em 100 dias.

Associação do P. Continental faz 24 anos A Associação de Moradores do Parque Continental realizou uma grande festa em comemoração aos 24 anos da entidade. O evento, realizado no domingo de Páscoa contou com a presença de cerca de 240 pessoas entre associados, moradores e familiares. Esta foi a primeira vez que a entidade, presidente Por José Carlos Pérola, realizou uma festa em referencia a data. “Fizemos a festa para comemorarmos essa vitória para o bairro”, disse Pérola. Para o Dia das Mães, a entidade está preparando também uma grande celebração que deverá contar com baile dançante e distribuição de brindes. No dia 27 de maio, na sede da Associação, acontece a segunda castração de animais do Parque Continental em 2012 em parceira com uma ONG especializada no serviço. Capoeira- Já estão abertas as inscrições para as aulas de capoeira com o mestre Anderson que a entidade via passar a oferecer para a população. As aulas acontecerão na sede da Associação do Parque Continental Avenida Célula Mater, 920.

Mercado da construção deve movimentar R$ 800 milhões na Baixada O clima entre os principais empresários dos setores da construção civil e imobiliário que atuam na Baixada Santista é de estabilidade e crescimento sustentável. O momento é de colher os louros de uma economia aquecida e encontrar alternativas para atender à demanda e movimentar cerca de R$ 800 milhões na economia local, só em 2012, com a entrega e venda de empreendimentos em andamento e o start de novos negócios. São R$ 350 milhões de investimentos da Miramar Construtora.

A melhor do Brasil por 3 anos chegou em São Vicente. Prepara Cursos agora mais perto de você.

Av. Antonio Emmerich, 9 - Centro Fone: 3304-8641 www.prepara.com.br

CURSOS PROFISSIONALIZANTES


Especial

Continental News 6 São Vicente, abril de 2012

O jornal que está mais perto de você

www.acontinews.blogspot.com

Semifinais do Quarentão Quatro times entram em campo neste sábado, para disputar a semifinal do campeonato Quarentão de futebol amador da Área Continental. Os jogos serão disputado no Campo da Sociedade, no Humaitá (Ao lado do Posto de Combustível), a partir das 14h30. O primeiro confronto será entre o Sport do Rio Branco x Conquista de São Vicente. Na sequência, às 15h50 Bertioga x Guarani. Sport e Bertioga por terem feito as melhores campanha na primeira fase, jogam com a vantagem do empate para irem à final. Os dois vencedores disputarão a decisão do campeonato no próximo dia 28 de abril também no campo da sociedade a partir das 15 horas. O campeonato para jogadores a partir dos 40 anos é disputado pelo Guarani pega o Bertioga no campo da Sociedade, no Humaitá quinto ano consecutivo.

Exercícios físicos ajudam a evitar depressão De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é uma doença que afeta aproximadamente 17 milhões de brasileiros. Um estudo apresentado por pesquisadores da Universidade Metodista de Dallas – Estados Unidos – afirma que os exercícios físicos podem agir como antídoto contra a depressão e distúrbios de ansiedade, já que através da atividade física é possível atingir os sistemas de neurotransmissores no cérebro ajudando a estabelecer comportamentos mais positivos. Para a psicóloga e coordenadora terapêutica do Hospital Dia da Clínica Maia Prime, Ana Cristina Fraia, “os exercícios promovem a liberação de endorfinas pelo sistema nervoso central, causando uma sensação de bem-estar que pode permanecer por várias horas mesmo depois de encerrado o exercício”. Ana Cristina explica que os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa

e dependem da intensidade e permanência. “Exercícios físicos associados ao tratamento médico e multiprofissional promovem um grande senso de realização nos pacientes, tornando-os mais confiantes e contribuindo com a melhora da autoestima”. De acordo com a especialista, todos os exercícios são indicados para melhorar o quadro de

depressão: “porém os aeróbicos e principalmente a corrida são os melhores, por estimularem mais rapidamente a liberação de endorfinas”. Mais importante do que a escolha da atividade é sua frequência: “se possível, o ideal é praticar exercícios diariamente ou no mínimo três vezes por semana”.

Exercícios físicos podem agir como antídoto

Prazo para declarar o IR 2012 está chegando ao fim

Expediente

É uma publicação criada e desenvolvida pela editora Continental News. CNPJ:11060856/0001-79 Diretoria administrativa: Diretor: Uilians Uilson Santos (MTB 33.576) Diretor: Joelso Pereira Santos Secretária: Ana Paula de Souza Santos

Redação, administração e publicidade: Rua Dr.º José Singer, 637 sala, 1 altos - Humaitá - São Vicente (SP) - Cep:11349-000 tels: (13) 3564-2539/ (13) 9792-4254 / (13) 9150-5333 e-mail: continental.news@yahoo.com.br site: www.continentalnews.com.br ; blog: www.acontinews.blogspot.com Circulação: semáforos, pontos de ônibus, comércio, bancas de jornal e residências dos bairros da Área Continental de São Vicente (SP). Impressão: Diário do Litoral. Os artigos e opiniões assinadas não representam necessáriamente a posição do jornal e seus diretores.

Os contribuintes que ainda não declararam o imposto de renda têm apenas mais alguns dias para cumprir a obrigatoriedade. O prazo se encerra no dia 30 de abril e aqueles que deixaram para a última hora devem agilizar o processo, informando os rendimentos o quanto antes a fim de escapar da multa mínima de R$ 165,74, valor para pessoa física.

Segundo Dora Ramos, contadora há mais de vinte anos e fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial, é importante as pessoas se atentarem ao prazo. “A Receita não abre exceções e os contribuintes que não cumprirem com a data limite terão que arcar com o custo da multa independente do motivo que o impediu de declarar”, explica.

Já aqueles que providenciaram as informações dentro do prazo estipulado poderão verificar as possíveis pendências na declaração acessando o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). Vale lembrar que a ajuda de um especialista é sempre recomendável no caso de dúvidas que possam surgir no decorrer do processo.


Área Continental

Continental News 7 São Vicente, abril de 2012

O jornal que está mais perto de você

www.acontinews.blogspot.com

Houve avanços, mas há muito a melhorar

Neste 19 de abril, o Distrito da Área Continental, único de São Vicente, completa 13 anos de sua criação. A data foi instituída em 1999 pelo então prefeito, Márcio França. Na época, o Distrito da Área Continental foi composto pelos bairros do Humaitá, Parque das Bandeiras, Jardim Rio Branco, Vila Ema, Samaritá, Quarentenário e Parque Continental. Neste período, novos bairros surgiram, houve um aumento da população e de eleitores, os imóveis se valorizaram, o comércio dá fortes sinais de desenvolvimento, foram feitos vários investimentos públicos para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Entre todas, a principal transformação na Área Continental foi mesmo o da quantidade de moradores. No início dos anos de 1980, a região, com imensas áreas des-

Dilena sonha com a Rua 13 asfaltada Apesar da região ter registrado avanços em várias aspectos, o calçamento continua sendo um dos principais desejos da maioria das pessoas que

Lagoa do Quarentenário fica na entrada da Área Continental

abitadas, abrigava pouca mais de 12 mil pessoas. Hoje, cerca de 30 anos depois, conta com uma população de mais de 100 mil moradores, superando a maioria das cidades paulistas. Um fator determinante para o desenvolvimento e aumento do número de moradores foi, sem dúvida, a melhoria de acesso à região. Antes da inauguração da Ponte dos Barreiros, em 1996, quem precisasse se deslocar do centro da cidade até alguns dos bairros da região, era obrigado atravessar Praia Grande ou Cubatão, num trajeto que leva mais de uma hora em dias normais, na temporada de verão, o percurso era feito em mais de 3 horas. Apesar das melhorias, é indiscutível reconhecer que ainda falta muito para que a Área Continental possa ser equiparada ao restante da cidade. Gera-

ção de postos de trabalho, melhorias sociais, escolas técnicas, áreas de lazer, asfaltamento de ruas, são algumas das solicitações que a população costuma fazer nos encontros com as autoridades. Entretanto, a prefeitura lembra que nos últimos quinze anos, foram feitos investimentos significativos principalmente em educação, saúde, pavimentação, habitação, comércio e projetos sociais que ajudaram a diminuir as diferenças sociais. Mesmo concentrando quase a metade da população de São Vicente, o Dia Municipal da Área Continental ainda é pouco lembrado. Apenas uma Associação promete fazer eventos em comemorações a data (ver matéria Pag 4) e, poucas pessoas sabem que esse dia, presente no calendário oficial de eventos da cidade de São Vicente, existe.

daria para a Área Continental como presente a diminuição em 50% da cobrança da passagem de lotação para quem circula dentro dos bairros da região. “Muitas vezes, preciso circular apenas dentro do Rio Branco e pago como se fosse para o centro da cidade. Eu acredito aumentaria o numero de usuários. Conheço muitas pessoas que moram no Quarentenário e estudam no Rio Branco e deixam de pegar uma condução por não ter R$ 5,00 por dia”. O aposentado Jaqueson Soares, 52 anos, não vê a hora de ver as ruas do Parque Continental totalmente calçadas. Para ele, esse seria o melhor

presente que a Área Continental poderia receber. Ele conta que tem dificuldades para se deslocar nos dias de chuva. “Esse é o local que eu escolhi para morar e viver, mas gostaria de vê-lo arrumado”, completou.

O asfalto seria o presente que a população daria vivem na Área Continental. O Continental News foi às ruas e perguntou para moradores de diferentes bairros: Qual o presente que você daria para a Área Continental nestes 13 anos de criação? Moradora da Rua 13, do Rio Branco há cerca d 23 anos, Dilena Lucia Ferraz tem um sonho: ver a sua rua asfaltada. Ela que acompanhou de perto a evolução do bairro, conta que viu muitas ruas nascerem e serem calçadas e a dela, que liga a Avenida Quarentenário à Marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, continua esburacada e cheia de lama. “Tomara que com esse aniversário, a

gente consiga a nossa rua asfaltada”, disse.” Eu sou bastante feliz no Rio Branco, mas para ficar melhor eu quero a minha rua asfaltada”. Para melhor as condições da região, o comerciante Ivan Sergio Costa, que mora e trabalha no Quarentenário, daria como presente melhor infraestrutura e mais policiamento. “Se eu tivesse condições, daria uma nova Avenida Quarentenário, pois estamos precisando de mais infraestrutura. E ainda aumentaria o efetivo policial, aqui poderíamos ter uma base móvel da Policia Militar”, afirmou. Cleber Santos Souza, morador do Parque das Bandeiras,

Ivan quer mais infraestrutura e segurança

“Eu vi toda a transformação da Área Continental de perto” Nos últimos 20 anos, Ulisses Garavatti foi o servidor público que mais participou e acompanhou de perto as transformações pelas quais a Área Continental passou. Atuando na Prefeitura desde 1993, ele dirigiu departamentos, esteve à frente de quatro secretárias municipais e é o subprefeito que mais tempo esteve no cargo, criado em 1999 ano em que o distrito foi instituído. Ao todo, são quase 19 anos de relacionamento direto com a região continental. Um dos seus primeiros trabalhos foi a remoção das famílias para que o traçado da Avenida Angelina Pretty fosse executado, antes mesmo da Ponte dos Barreiros estar pronta. Nesta fase, teve que agir na área social, usar a habili-

Ulisses ocupou o cargo de Subprefe ito da Área Continental dade de negociação e colocar em prática os conhecimentos da formação de Técnico de Edificações. Além de deslocar famílias, participou da construção de casas, do desenho e abertura de ruas no Quarentenário, hoje Jardim

Irmã Dolores. “Naquela época, havia, na região, a pistolagem, onde muitas pessoas morreram por causa de briga pela terra”, recorda. Nestas quase duas décadas, esteve à frente de trabalhos de urbanismos importantes que ‘ajudaram a colocar ordem’ na região, como a colocação de rede coletora de águas de chuva, sistema de saneamento básico, calçamento de ruas e mapeamento de bairros inteiros. “Eu sou desenvolvimentista”, é o que gosta de enfatizar em suas conversas. Entre todas as mudanças que viu de perto, para Garavatti, a maior foi mesmo o aumento do número de moradores. Ele lembra que no começo dos anos de 1990, os bair-

ros concentravam pouco mais de 15 mil pessoas, hoje 20 anos depois, já supera muitas cidades, passando dos 100 mil habitantes. Ele acredita que muitas das mudanças só ocorrem porque os moradores acompanham e fiscalizaram a atividade pública. “A população tem sempre que querer mais e cobrar os seus governantes”. E no aniversário do Distrito, ele deixa uma mensagem para os moradores. “A população da Área Continental nunca deve perder esse jeito de ser, guerreiro e de sempre brigar pelos seus direitos. É com essa atitude que vai dar qualidade de vida para os seus filhos”. Entre os vários trabalhos que executava e fiscalizava, antes de deixar o cargo

se Subprefeito no início de abril, pois em outubro tentará uma das cadeiras da Câmara Municipal, estava a duplicação da Avenida Quarentenário, principal ligação de acesso entre os bairros da Área Continental, cujas obras estão no início. Embora reconheça que a região evoluiu, Ulisses acredita que muito ainda precisa ser feito para que um novo salto de qualidade aconteça. Para ele, a conclusão do asfaltamento dos 30% das ruas e a mudança da praça de pedágio, são as principais mudanças que precisam acontecer.“Hoje, a Área Continental precisa de uma urbanização social, que é bons colégios, bons cursos de capacitação e boa rede de saúde”.


Contracapa

Continental News 8 São Vicente, abril de 2012

O jornal que está mais perto de você

www.acontinews.blogspot.com

Associação vai comemorar aniversário da Área Continental Embora o aniversário da Área Continental seja na quintafeira, dia 19, a comemoração acontecerá mesmo no dia 21, sábado, feriado de Tiradentes. A Associação Renova São Vicente preparou duas atividades para comemorar o aniversário de 13 anos do único Distrito da cidade. A intenção é mobilizar morador-

es para que conheçam a região e tomem conhecimento da data. As atividades da Associação Renova São Vicente, começam bem cedo, às 7h30 horas, do sábado dia 21, com a Caminha da Melhor Idade. Os participantes, adeptos da prática esportiva e da qualidade de vida, percorrerão várias ruas do bair-

ros do Jardim Rio Branco . A concentração do passeio será na Rua 22 do Rio Branco, próxima à Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio. Após o passeio, será oferecido um café da amanhã para os participantes. Logo depois, às 8 horas, será dada a largada de um passeio ciclístico que terá como destino final as cachoeiras do bairro de Paratinga, na Zona Rural. A participação nos dois Cardoso quer que a data seja eventos é gratuita e está sendo sempre lembrada

aguardada a participação particpantes O presidente da Associação Renova São Vicente, o comerciante Wilson Cardoso, disse que a intenção é fazer com os moradores conheçam a região e, ao mesmo tempo, iniciar a tradição de se comemorar a data. “Queremos que todo ano as pessoas passem a comemorar o aniversário do Distrito da Área Continental, que é o local onde moramos”, disse.

Feira de Artesanato O projeto Cultura na Praça apresenta neste final de semana a Feira Itinerante de Artesanato. Formada por artesãos da Cidade, o evento acontece em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura. Com o objetivo de agregar diferentes tipos de produção artesanal e atender as diferentes demandas do mercado. A feira é montada de sexta e sábado, na Praça Coronel Lopes, e de domingo na Praça Ipupiara, sempre das 13 às 18 horas.

Edição 34  

Proibição de festas em São Vicente; Aniversário da Área Continental; Cidade pode ter cinco candidatos a prefeito depois de 16 anos; Empresa...