Issuu on Google+

Área

Continental News Ano 2 nº22

“Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive”. (Eclesiastes 3:12)

São Vicente, 11 a 25 de junho de 2011

www.continentalnews.com.br

Cidade pode ganhar mais vereadores Projeto de lei já foi apresentado e só espera votação. Nos bastidores maioria dos vereadores é favorável ao aumento de cadeiras o que pode dar mais chances a candidatos novatos. Pag 3

Pneus viram lixeiras Mercadante eseteve em São Vicente

Ministro libera recursos para o Cidade Digital

Pag 4

Em dois anos cresceu o número de microempresários Pag 4

Dicas saudáveis para enfrentar o Inverno Veja as dicas de especialistas para passar bem os dias mais frios do ano de uma forma saudável Pag 6

Pag 2


Parlamento Pneus descartados vira lixeira ecologia A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), lançou nesta semana, na EMEF Prefeito Luiz Beneditino Ferreira, o projeto Lixeiras Ecológicas. Confeccionadas com pneus recolhidos pela Coleta Seletiva, as lixeiras são as mais novas aliadas da Cidade na luta pela preservação do meio ambiente e conscientização da população. Luiz Humberto Lacerda, assistente técnico da Codesavi e idealizador do projeto, explica que com quatro pneus, da mesma largura, sulco e aro, e alguns arrebites e arruelas se monta uma lixeira, e que é possível montar até quatro unidades por dia. Hoje, a Codesavi gasta cerca de R$ 120,00 na compra de uma lixeira grande. Com o projeto, esse gasto cai R$ 10, 30, já que os pneus são recolhidos pela empresa e os arrebites, arruelas e tinta para a pintura das lixeiras têm baixo custo.

Continental News 2 São Vicente, junho de 2011- 1ª quinzena

www.continentalnews.com.br

Cruzamento Perigoso

Cruzamento do Rio Branco é um dos mais perigosos da Área Continental

Audiência Pública A Câmara Municipal de São Vicente convida a população para participar da audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira, dia 17, de junho às 10 horas, no Auditório Dr. Oswaldo Marques . O objetivo é debater as alterações propostas no Projeto de Lei Complementar n.° 36/10 e respectivas emendas, relativamente à disciplina do uso e ocupação do solo do Município. Os logradores em pauta sãos: Avenida Pérsio de Queiroz Filho, no Catiapoã, Rua do Estudante, no Parque Bitaru, Rua Jardel França, na Cidade Náutica, Rua Dr. Donald Alexandre Kealman, no trecho compreendido entre a Rua José Fernandes e a Rua Manuel Lopes Figueiredo, no Jardim Rio Branco, Rua Dr. Antônio Ferreira Gandra, no Jardim Três Estrelas, Rua João Maria Horta, no Catiapoã, Rua Sete, na Vila Nova São Vicente, Rua Eduardo Cação, Rua Dezoito, no Jardim Rio Branco, Rua Santo Antônio, no Jardim Guassú, Avenida Eng.° Saturnino de Brito, Rua Manuel Nieves Gonzalez, Rua General Canrobert Pereira da Costa, no Catiapoã, Avenida Sambaiatuba, e área com inscrição cadastral n.° 34-099990000-34001-000 junto à Prefeitura. A Câmara Municipal fica na Rua Jacob Emmerich, 1195- Parque Bitarú.

O jornal que está mais perto de você

O cruzamento entre as avenidas Ulisses Guimarães e Quarentenário, no Rio Branco, é um dos locais com o trânsito mais perigoso da Área Continental. Além de ser o entroncamento de duas importantes avenidas de tráfego intenso, os abusos, falta de respeito às regras de trânsito e a sinalização deficitária ajudam a contribuir com o caos. Embora haja semáforos, nos cruzamentos é comum motoristas não respeitarem o sinal vermelho, pararem na contramão e vans pegarem passageiros fora dos pontos. Para piorar, as faixas de trânsito e de rolamento estão praticamente apagadas. Nos horários de pico, pela manhã e no fim da tarde, os inevitáveis congestionamentos se tornam piores. Há registro de batidas e incidentes freqüentes. Para mudar a situação, a sugestão é que sejam colocados agentes de CET nos momentos de trânsito mais intenso. Se nada for feito, logo acontecerá uma tragédia no local.

Agulhadas Agora é para valer?

Quem já esta em ritmo de campanha é o vereador licenciado e secretario Claudio BiIi do PSB. Após se reunir com várias lideranças e presidentes de partidos anunciou que vai disputar a vaga de prefeito de São Vicente nas próximas eleições.

Cobra que não engole sapo !

Pois é quem anda pelas ruas da Área Continental, principalmente, no bairro Humaitá, corre o risco de se deparar com Bile em rodas de liderança tomando café da tarde.

Partido do Gilberto Kassab

Corre a boca pequena o secretario Bili tem ido muito à Capital almoçar com o prefeito paulistano Giberto Kassab, idealizador da nova sigla partidária Partido S D (PSD), que ainda está em processo de criação. Se até o final do prazo, imposto pela Justiça Eleitoral, a legenda se concretizar teremos uma eleição de grande porte com disputas acirradas. Ou será que isso é mais um capítulo de novela e acabará em brotinho?!

Não estar dormindo !!

A tropa de elite do PSB também não esta brincando não. Com risco de perder alguns nomes, a tropa de elite tem atacado nos cafés vicentinos recrutando novos soldados até mesmo de algumas personagens que já não se via há tempos no cenário político tais como: os ex-vereadores Toninho da Lojinha e Davi Mendonça.

Presidente, bom negócio!

Começou a correria das pequenas siglas partidárias. É nessa época que os chamados partidos de gaveta começam a tomar vida. E, a disputa é de gente grande, pois, tem gente que vai dormir presidente de partido e acorda como apenas mais um filiado.Quem pode mais chora menos!

Convenção do PTD

O PTD de São Vicente faz convenção no dia 17 de julho das 9 às 17 horas no auditório da Câmara de Municipal de São Vicente.

Novo comando

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) tem novo comando no Município é Marcelo Gurgel. Du-

rante convenção partidária, o presidente do diretório estadual, disse que o objetivo é eleger 50 vereadores e sete prefeitos em todo o Estado de São Paulo. “O PHS não é partido que desfaz executivas municipais, pois quem cuidar bem do partido terá autonomia e não vamos intervir, esse é o nosso compromisso e vamos respeitar a história de cada município”.


Comunidades

Continental News 3

O jornal que está mais perto de você

São Vicente, 11 a 25 de junho de 2011

www.continentalnews.com.br

São Vicente negocia aumento de número de vereadores Negociação. Essa será a palavra de ordem na Câmara de São Vicente nas próximas semanas. Tudo porque o vereador Marco Bitencourt (PRP) surpreendeu a todos e, na última sessão legislativa, apresentou proposta de emenda à Lei Orgânica do Município ampliando o número de vereadores no Município de 15 para até 23 parlamentares. Embora o assunto fosse recorrente nos corredores da Câmara, poucos legisladores falavam sobre o tema Caso aprovado, Câmara mais cadeiras já na eleição de 2012 abertamente. Agora, porém, a discussão deve ser cada Festa da Padroeira vez mais intensa e acaloraA Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no Rio Branda, uma vez que o número co, vai realizar a festa da Padroeira entre os dias 17 e 25 de de cadeiras pode ficar como junho com a presença de padres convidados e a realização está, ir a 23, ou até se estab- de festividades na rua da igreja, que pelo primeiro ano saiu elecer em uma quantidade da condição de capela para se tornar uma paróquia. No dia intermediária, hipótese mais 26, quando encerra o evento, o Bispo Diocesano Dom Jacir provável. Francisco Braido será o responsável pela celebração da misA medida apresentada sa de encerramento. A Paróquia Nossa Senhor do Perpétuo por Bitencourt se baseia Socorro, fica na rua Gilberto Esteves Martinhs, 711, no Rio na Emenda Constitucional Branco. As festividades começam sempre às 18h30.

(PEC) 58, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009. Essa norma autorizou uma revisão no número de cadeiras nas Câmaras Municipais, além de uma redução no repasse orçamentário de cadacidade para o Legislativo - o que, em São Vicente, representou1%. Consultados, os vereadores da Cidade ainda mostram uma indefinição em seus futuros posicionamentos. Dos 15 legisladores atuais, apenas seis pontuam suas opiniões neste momento, sendo três favoráveis ¬ Marco Bitencourt (PRP), Juracy Francisco, o Jura (PT) e Wilson Vargas, o Tiça(PDT)¬ e três contrários¬ Diogo Batista (PP), Paulo Lacerda (PSB) e Pedro Gouvêa (PSB). Os outros nove, afirmam analisar o assunto. No entanto, segundo conversas informais com

os próprios vereadores, é possível observar que pelo menos outros quatro parlamentares estejam muito propensos a votar a favor do projeto,embora divirjam quanto ao número de cadeiras. Outro,tende a ser contrário. Como o projeto requer uma aprovação de dois terços da Casa (10 votos), a disputa promete ser acirrada. Mediante esse quadro, daqui para frente, a tendência é que uma série de discussões seja desencadeada. O próprio projeto prevê isso. Uma vez apresentada a proposta de emenda,esta passará obrigatoriamente pela Comissão de Direito e Justiça que, a partir de terça-feira, terá cinco dias para apresentar um parecer. Uma vez aprovado, o tema será debatido em plenário, o que deve ocorrer em dez dias. Para valer a partir de 2012, a definição deve sair até setembro deste ano.

Marcelo Correia analisa seu momento político O vereador Marcelo Correia(PP) fala sobre a sentença do TRE e suas pretensões políticas para 2012 Continental News - Como está sua situação com o Tribunal Regional Eleitoral? Vereador Marcelo Correia – Em agosto de 2010, eu era candidato a deputado federal e também vereador da Cidade, isso porque a lei não obriga ocupantes de cargo parlamentar e legislativo se afastarem de suas funções. Estive num evento ao qual a Prefeitura e a CDHU entregaram moradias para população. Ocorre que me fotografaram e me denunciaram ao Ministério Público Eleitoral, que não aceitou a denuncia. Não contente, a pessoa decidiu levar o caso ao Tribunal Regional Eleitoral, que aceitou e me citou através de correspondência. Porém, perdi o prazo de apresentar minha defesa e acabei sendo condenado.

ACN- Então, o senhor foi condenado e perdeu seu diploma de suplente de deputado federal? Marcelo - Está bem explicito: A Justiça cassou meu diploma de 14º suplente de deputado federal eleito com 10.500 votos. ACN- Essa sentença atinge seu mandato de vereador? Marcelo - Deixo claro que não fui cassado a vereador e não vou ter nenhum problema com a Lei da Ficha Limpa. ACN- O senhor acredita que está sendo vítima de perseguição política? Marcelo - Sim. Porque o denunciante agiu de má fé, alegando que fui protagonista do evento. ACN - Este episódio lhe serviu de lição? Marcelo - Serviu de lição sim. Pena que as pessoas não entendem que ser vereador não é se tornar ini-

migo de A ou B. As pessoas precisam compreender que o vereador deve trazer melhorias para qualidade de vida da população. ACN - Até que ponto a condenação pode manchar a sua carreira ou teu futuro político? Marcelo - Não mancha. As pessoas sabem da perseguição política que venho sofrendo e têm me apoiado. Meu eleitorado cresceu porque tive coragem de ser candidato a deputado federal. Perceberam que existe alguém, na cidade que quer fazer a diferença, principalmente, na Área Continental. ACN- No ano que vem o senhor será candidato a prefeito ou a vereador? Marcelo -Precisamos de oxigenação na política vicentina. Sou candidato a reeleição a vereador, mas seu eu tiver oportunidade vou ser candidato a prefeito.

Marcelo Correia analisa seu momento politico ACN- Quais são suas prioridades para este fim de mandato? Marcelo - Eu tenho um foco no Social, temos o nosso Espaço Social Marcelo Correia que em três anos já

chegou atender mais de 400 pessoas por mês. Leia mais no site do Continental News www.continentalnews.com.br


Comunidades

O jornal que está mais perto de você

Continental News 4 São Vicente, 11 a 25 de junho de 2011

www.continentalnews.com.br

Ministro anuncia 15 milhões para São Vicente Digital O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou nesta sexta-feira, que a segunda fase do Projeto São Vicente Digital representará um investimento de R$ 15 milhões para cursos de capacitação dos usuários da internet e professores; fiscalização; gerenciamento e controle do sistema, além de grande novidade que é a identificação biométrica de todos os usuários dos serviços públicos. O contrato foi assinado pelo ministro; pelo prefeito Tercio Garcia; o deputado federal Márcio França e secretário de Estado de Turismo; o presidente da Câmara Pedro Gouvea e o secretário de Ciência e Tecnologia de São Vicente, Carlos Santiago. Mercadante lembrou que a educação é, hoje, prioridade nos países da Comunidade Econômica Européia, deix-

Ministro visitou a prefeitura na manhã do dia 10 de junho ando claro que as nações, deste porte (330 mil habitanpara se tornarem competiti- tes) a oferecer total cobertuvas no mundo atual, devem, ra de internet gratuita para primeiro, incluir seus ci- seus cidadãos”. dadãos. “Por isso, São VicenA meta, explicou o ministe sai na frente, se tornando tro, é estender agora a nova a primeira cidade do Brasil

Em dois anos, 11 mil empreendedores No período entre julho de 2009 e maio último 11.364 trabalhadores tornaram-se Empreendedores Individuais (EI), segundo levantamento do Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista. O levantamento inclui os trabalhadores das cidades da Baixada que trabalham por conta própria, das mais diversificadas áreas das mais de 400 listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Os exemplos são os mais diversos: jardineiros, pipoqueiros, vendedores, artesãos, engraxates.

Todos eles podem se tornar empreendedores e obter benefícios, como o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que proporciona a emissão de notas fiscais, e a aposentadoria. A legislação específica enquadra o empreendedor individual que tenha receita bruta anal de R$ 36 mil.

tecnologia da identificação biométrica à toda população, que, depois de cadastrada, não precisará mais apresentar documentos para ser atendida, bastando apenas encostar o dedo num painel. Os principais objetivos desta segunda fase são facilitar o trabalho dos servidores e o acesso aos serviços públicos, além de melhorar o planejamento estratégico desses serviços. O ministro lançou esta tecnologia, após encerrar a primeira fase do São Vicente Digital, projeto que já viabilizou internet grátis a 22 mil lares na Cidade por meio da instalação de sete torres, 26 antenas repetidoras, 36 Centros de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social (Catis), 81 lousas digitais nas escolas municipais, além de 151 pontos de acesso à internet nas unidades administrativas da Prefeitura. O projeto,

que começou no dia 28 de junho de 2010, é uma conquista do deputado federal Márcio França (PSB), hoje secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Logo após a solenidade de encerramento da primeira fase do projeto, o prefeito Tercio Garcia destacou os esforços realizados pela Prefeitura para aproximar a população da Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia e do orgulho que sente por ter tornado possível aos munícipes o acesso à internet, algo que atualmente é essencial, mas que parecia inalcançável.

Errata:

Diferentemente do que publicamos na última edição, o vereador Marcelo Correia não corre o risco de perder o mandato devido ao processo que responde junto ao TRE.


Galeria de Ofertas

Continental News Continental News 8 5 São Vicente,11 a 25 de junho de 2011

O jornal que está mais perto de você

www.continentalnews.com.br

Galeria de Ofertas a melhor notícia para o seu negócio: (13) 3564-2539

Precisa-se de

Representante Comercial Interessados ligar para: (13) 3564-25 39 em horário comercial

Unico jornal que está na Área Continental


Bem Estar

Continental News 6

O jornal que está mais perto de você

São Vicente, 11 a 25 de junho de 2011

www.continentalnews.com.br

Não engorde no inverno

Inicie sempre as refeições principais com um prato de sopa

O Inverno é, realmente, uma época que convida a acumular uns quilos a mais. E isso tem uma explicação: o frio leva-nos ingerir mais calorias para garantir a manutenção da nossa temperatura corporal. Por isso, existe uma maior tendência para procurar refeições mais quentes e pesadas, normalmente sinónimo de uma maior ingestão calórica. Os alimentos muito ricos em gordura, sobretudo de origem animal (carne, enchidos, queijos, etc) acabam por estar no topo da lista das preferências. Por outro lado, o acumulo extra de calorias, não é compensada com a perda energética. E quando

se entra num ciclo vicioso, apenas a força de vontade individual pode ter alguma coisa a dizer. Assim, uma das opções, passa por aumentar o consumo de hortofrutícolas e leguminosas, nomeadamente, na sopa. A sopa, para além de água, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos protetores, é rica em fibras, que regulam o apetite e ajudam a manter o trânsito intestinal controlado, evitando a sensação de inchaço. Inicie sempre as refeições principais com um belo prato de sopa. Outro cuidado a ter são os métodos culinários. A opção pela cozinha a vapor para além de preservar o sabor e os nu-

trientes dos alimentos evita que se acrescente gordura extra. Os cozinhados e ensopados também constituem uma opção a ter em conta, já que permitem uma maior combinação de alimentos. Outro truque passa pela persistência e aumentar a prática de atividade física. O Inverno também é sinónimo de dias com sol, por isso, há sempre a alternativa de uma caminhada com os amigos ou a família. Se a vontade de comer fora das refeições insistir em aparecer, lembre-se da fruta, prefira hidratos de carbono complexos e não se esqueça de beber frequentemente líquidos (água, chá, sucos).

Evite ressecamento, cuide de sua pele

Expediente

É uma publicação criada e desenvolvida pela editora Continental News. CNPJ:11060856/0001-79 Diretoria administrativa: Diretor: Uilians Uilson Santos (MTB 33.576) Diretora de Redação: Deborah Alves: (MTB 31.284) Diretor: Joelso Pereira Santos Secretária: Ana Paula de Souza Santos

Redação, administração e publicidade: Rua Dr.º José Singer, 637 sala, 1 altos - Humaitá - São Vicente (SP) - Cep:11349-000 tels: (13) 3564-2539/ (13) 9792-4254 / (13) 9150-5333 e-mail: continental.news@yahoo.com.br site: www.continentalnews.com.br ; blog: www.acontinews.blogspot.com Circulação: semáforos, pontos de ônibus, comércio, bancas de jornal e residências dos bairros da Área Continental de São Vicente (SP). Impressão: Diário do Litoral. Os artigos e opiniões assinadas não representam necessáriamente a posição do jornal e seus diretores.

No inverno é comum que com o tempo seco e os banhos quentes o corpo sofra mais e que as partes mais sensíveis, como a pele, mãos, pés e cabelos percam a integridade e o viço natural. Mas com um pouco de disciplina e cuidado, pode-se passar pelo inverno sem temer as agressões do frio. A pele fica mais sensível e propensa a problemas como ressecamentos, inflamações e consequente descamação. O banho, deve ser morno e – evite os sabonetes agressivos, dê preferência à base de glicerina ou ainda aqueles feitos para bebês e crianças. Usar hidratantes e cremes corporais que mantenham a lubrificação na pele por mais tempo. Atenção especial à área das mãos, dos pés, cotovelos e joelhos.

Usar hidratantes e cremes corporais que mantenham a lubrificação na pele por mais tempo


Oportunidades

Continental News 7

O jornal que está mais perto de você

São Vicente, 11 a 25 de junho de 2011

www.continentalnews.com.br

Inscrições para 601 vagas na Finep já estão abertas A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) já está com as inscrições abertas para candidatos interessados em participar do concurso público, que irá selecionar profissionais para 601 vagas de cadastro reserva nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os cargos são de nível superior e médio, com salários que vão de R$ 1.728 a R$ 6.295,35.

Os profissionais com ensino superior podem se inscrever para as vagas de analista, escolhendo entre as 17 especialidades: Administração de Materiais e Licitações, Biblioteconomia, Processos Organizacionais, Recursos Humanos, Contabilidade, Crédito, Finanças, Comunicação Social, Desenvolvimento de Sistemas, Suporte, Jurídica, Análise de

PAT São Vicente oferece 52 vagas 20 para eletricista com NR 10 5 para promotor de venda 5 para faxineiro 4 para fiscal de loja 3 para carpinteiro 3 para repositor 2 para supervisor de telemarketing 2 para agenciador de propaganda

1 para engenheiro civil 1 para cartazeiro 1 para açougueiro 1 para mecânico de refrigeração 1 para motorista de caminhão 1 para técnico em edificações 1 para líder de elétrica 1 para auxiliar de turismo receptivo

Projetos (I, II e III), Análise de Garantias, Auditoria e Serviço Social. Já aqueles com nível médio têm três opções: Apoio Administrativo, Secretariado e Suporte Técnico (que exige formação técnica). Há, também, possibilidades para pessoas com deficiência. Inscrições As inscrições deverão ser

feitas somente via internet, até o dia 3 de julho, por meio do site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio. org.br). As taxas são de R$ 42 para cargos de ensino médio e R$ 80 para os de nível superior. Provas As provas serão aplicadas no dia 31 de junho, em São

PM - SP abre vagas para Curso de Formação de Oficiais

Abertas 140 vagas de delegadoO Diário de Oficial Polícia no Estado do Estado Secretaria de Segurança de São Paulo deste sábado, 11 de junho, trouxe um lançamento muito aguardado pelo universo concurseiro: o edital do concurso de 140 vagas para delegado de polícia. Os interessados deverão ter nível superior em direito, não sendo necessário estar inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Também é pré-requisito possuir habilitação para dirigir na categoria “B” (carro), não ter antecedentes criminais, estar em dia com o serviço militar e registrar conduta irrepreensível na vida pública e privada. A remuneração inicial é composta por salário base, regime especial de trabalho policial (RETP), adicional de local de exercício (ALE) e adicional de insalubridade. O salário ainda varia com a lotação: de R$ 5.810,30 em cidades com mais de 500 mil habitantes e de R$ 5.495,30 naquelas com até 500 mil pessoas. De acordo com a

Pública, no topo da carreira, o holerite pode marcar até R$ 12,6 mil, já incluídas todas as gratificações. Vale destacar que sete vagas, o equivalente a 5% do total das oportunidades, serão reservadas a concursandos portadores de necessidades especiais. Como participar – As inscrições serão recebidas, entre os dias 16 e 27 deste mês, no site www.policiacivil. sp.gov.br/concursos . A taxa de inscrição será de R$ 57,59. A Acadepol disponibilizará unidades de Poupatempo/ Infocentro para candidatos que não dispõem de acesso à internet – confira a relação completa no edital em anexo. Candidatos que sejam estudantes de curso de nível fundamental, médio, superior, pós-graduação ou curso pré-vestibular e estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos podem requerer redução de 50% do valor da taxa de inscrição.

Paulo e no Rio de Janeiro. Estão divididas em duas etapas, objetivas e de redação. Para as funções de analista, haverá questões de português, inglês, espanhol, ética no serviço público, inovação e conhecimentos específicos. Já os técnicos terão português, matemática, ética no serviço público e conhecimentos básicos e específicos.

Entre os dias 20 de junho e 19 de julho de 2011, a Polícia Militar do Estado de São Paulo receberá inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Serão 90 vagas destinadas a profissionais com nível Médio completo. Requisitos Ter no máximo, 26 anos de idade; Ensino Médio; quitação com as obrigações eleitorais; estar em dia com as obrigações militares; no caso de Praça da PM, apresentar comportamento disciplinar Bom; ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas e não registrar antecedentes criminais; não ter respondido a processo administrativo cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com a função policial-militar, se agente público; e ter, no mínimo, descalço

e descoberto, 1,65m (homem) e 1,60m (mulher). Para participar do concurso público de provas e títulos, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico www.vune-

sp.com.br entre as 10h do dia 20 deste mês e as 16h do prazo limite. A taxa será no valor de R$ 120,00. Os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita (partes I e II), prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e análise de títulos. Sendo que as partes escritas terão os municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba, como locais de avaliação. Mas a confirmação da data e do horário e as informações sobre local para a realização das mesmas, serão divulgadas por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) - Poder Executivo - Seção I - Concursos.


Contracapa

O jornal que está mais perto de você

Continental News Continental News 8 8 São Vicente, junho de 2011 / 1º Quinzena

www.continentalnews.com.br

Dinheiro manchado sacado em bancos deve ser trocado na hora O Banco Central (BC) editou mais uma regulamentação sobre cédulas danificadas por dispositivos antifurto. Segundo informação divulgada no dia 9 pelo BC, quando o cliente sacar cédula manchada em um banco ou terminal de autoatendimento, a instituição financeira deverá trocar a nota danificada. “Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira”, diz o BC, em nota. Os bancos deverão enviar as cédulas manchadas ao Banco Central e arcar com os custos dos serviços de análise e reposição das cédulas danificadas. Segundo comunicado do BC, “as medidas adotadas têm como objetivo preservar o interesse do cidadão e contribuir para inibir furtos e

roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas”. Com o aumento de casos de explosão de caixas eletrônicos por criminosos, os bancos têm instalado dispositivos antifurto nessas máquinas. Esse mecanismo mancha com tinta rosa as cédulas do caixa eletrônico danificado. No dia 1º, o BC editou normas que tornaram essas cédulas manchadas inválidas. A orientação do BC era que, no caso de saque de dinheiro em caixas eletrônicos fora do horário de expediente bancário, o cliente deveria registar ocorrência em uma delegacia, além de re- Notas manchadas não devem ser usadas no comércio tirar um extrato da conta. No caso, o cliente poderia ser extrato não são obrigatórios horário de atendimento do ressarcido.Agora, segundo para que o banco tenha que banco, a orientação era re- assessoria de imprensa do ressarcir o cliente, já que as tirar um extrato e procurar a BC, o registro de ocorrência instituições têm registros dos instituição financeira. Neste na delegacia e a retirada do saques. Além disso, o res-

Famílias recebem titularidade de moradias O Prefeito Tercio Garcia entregou no dia 8 de junho a titularidade das moradias onde vivem 56 famílias que estavam sob ameaça de despejo, em uma área onde antes funcionavam as fábricas Fertiplan e Fertibase, na Esplanada dos Barreiros. Na oportunidade, o casal Maria do Carmo e José Januário, representando

os moradores, assinaram simbolicamente o novo documento de posse. A assinatura aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura na presença dos moradores e autoridades. As famílias, cuja maioria é formada por exfuncionários das fábricas, haviam ocupado a área depois de terem seus direitos trabalhistas negados.

sarcimento terá que ser feito imediatamente. Na página do BC, é possível consultar perguntas e respostas sobre as cédulas manchadas por dispositivos antifurto. Uma das orientações disponíveis no site é que, caso o saque seja feito em terminais 24 horas, o cidadão deve procurar qualquer agência de seu banco para trocar a nota. No caso de beneficiários do Bolsa Família ou de aposentados sem conta bancária, a orientação é procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. Em outras situações (que não seja o saque em banco ou caixas eletrônicos), o BC mantém a orientação de que o cidadão deve recusar o recebimento de cédulas manchadas de rosa.

Testes de Hepatite C no Shopping São Vicente realizará 3 mil testes gratuitos para diagnóstico da Hepatite C. Os exames serão realizados entre os dias 17 e 23 de junho, das 10h às 19h, no Shopping Brisamar. Os resultados do exame são imediatos e todos os pacientes com teste positivo serão encaminhados para acompanhamento. A ação é uma iniciativa da Roche. Popularmente conhecida como “doença silenciosa”, a hepatite C raramente apresenta sintomas e pode não se manifestar no organismo por mais de 20 anos.

Precisa-se de Representante Comercial Interessados ligar para: (13) 3564-25 39 em horário Comercial


11-25 de junho de 2011