Issuu on Google+

Relatรณrio

Anual

2010

Relatรณrio Anual โ€ข 1


ACM/YMCA,

um movimento com

mais de 50 milhões de participantes ao redor do mundo. . 2 • ACM São Paulo


Junte-se a nós e

transforme vidas! Relatório Anual 2010

Associação Cristã de Moços de São Paulo Relatório Anual • 3


4 • ACM São Paulo


Marísia Donatelli

Maria José Volpe Arouca

Ajudar faz bem!

Um novo ano se inicia e junto com ele vem as novas esperanças, sonhos, metas, planos, além de avaliar tudo o que foi feito no ano anterior e com isso aprender novas lições para uma caminhada de sucesso. O ano de 2010 ainda sofreu as consequências da crise econômica mundial de 2009. Contudo, o Brasil conseguiu caminhar e fechou o ano com bons resultados. Para a nossa Instituição foi um ano de muito sucesso e cada pessoa que integra a família ACM colaborou para todas as conquistas, metas e objetivos alcançados. A ACM, pautada em seus princípios cristãos, soube, mais uma vez, de maneira sábia, determinada e com maestria superar obstáculos, transformar dificuldades em oportunidades e, principalmente, enfrentar desafios. Aliás, falando em desafios, quem não assistiu ao LIPDUB da ACM São Paulo? Mais de oito mil pessoas já fizeram isso e conheceram o bonito trabalho que a Instituição realiza. O vídeo é um sucesso na internet. Na busca pelo constante aprimoramento, colaboradores, voluntários e profissionais juntos doam seu esforço, trabalho e entusiasmo, especialmente, quando desafios são apresentados. Um agradecimento especial para esse time que faz toda a diferença na nossa Instituição! Honestidade, respeito, responsabilidade e solidariedade são os valores da ACM usados diariamente para fortalecer cada vez mais pessoas, famílias e comunidades. Nossa visão de ser um movimento internacional de voluntários e profissionais, líder no fortalecimento do ser humano continua sendo nosso desafio, que se revigora a cada ano. Com isso, convidamos você, leitor, a inspirar-se nessa premissa e deixar sua marca de qualidade em tudo o que fizer. Em 2011, junte-se a nós, em nossos trabalhos, ações e também no dia-a-dia e nos ajude a transformar muitas vidas! Lado a lado, com confiança e otimismo seguiremos firmes em nosso caminhar. Sucesso, paz, solidariedade, saúde e amor é o que desejamos a todos!

Maria José Volpe Arouca Presidente

Marísia Donatelli Secretária Geral

Relatório Anual • 5


6 • ACM São Paulo


Índice 08

Nossa história

10

Missão, Visão e Valores

12

Galeria de prêmios

14

Assistência e Desenvolvimento Social

26

Responsabilidade Socioambiental

28

Administração Central

48

Unidades

57

Diretoria, Conselhos e Comissões

64

Contribuintes da Campanha Financeira

66

Endereços

Relatório Anual • 7


Nossa história Início de tudo ...

Desde o século XVI existiam pequenos grupos de jovens cristãos, na Europa, que se reuniam para estudos bíblicos. Entretanto, nenhum deles alcançou a dimensão do movimento acemista.

8 • ACM São Paulo

A Revolução Industrial no século XIX foi a inspiração para George Williams criar a Young Men’s Christian Association (YMCA), em 6 de junho de 1844. Na época as condições de vida e de trabalho eram péssimas, as opções de lazer inexistentes e a exclusão social e a mão-de-obra infantil se destacavam fortemente. A YMCA foi fundada com o intuito de promover melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Encontros eram realizados com leituras de textos bíblicos, a fim de proporcionar integração e levar mensagens positivas aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho. Desde o século XVI existiam pequenos grupos de jovens cristãos, na Europa, que se reuniam para estudos bíblicos. Entretanto, nenhum deles alcançou a dimensão do movimento acemista. Em 1851, quando a ACM chegou aos Estados Unidos, a juventude ganhou um incentivo ainda maior, já que a Instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito. Hoje, no século XXI, a ACM/YMCA está presente em mais de 125 países, com aproximadamente 12 mil sedes, possui mais de 45 milhões de associados e é considerada uma das maiores e mais antigas organizações de jovens do mundo. É unida por meio da Aliança Mundial das ACMs (Word Alliance of YMCAs) e organizada em sub-regiões que agregam grupos de ACM, que têm por objetivo tornar sua integração mais efetiva. A internacionalidade da ACM é praticada por meio de intercâmbios entre as associações, pelo posicionamento comum em questões globais e ações conjuntas no fortalecimento da organização.


Chegada ao Brasil O Brasil conheceu o movimento acemista em 1893, quando a primeira ACM se instalou na, então, capital brasileira, Rio de Janeiro. Em 1901, outra sede foi inaugurada no Rio Grande do Sul e um ano mais tarde já movimentava a aristocrática sociedade paulistana. Depois surgiram as ACM de Minas Gerais, Brasília, Paraná, Amazonas e um acampamento em Porto Trombetas (Pará). Hoje, a ACM do Brasil é composta por sete movimentos: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sorocaba, Brasília, Minas Gerais e Itapeva. As ACM brasileiras estão organizadas por meio de uma Federação que tem como função fortalecer o movimento no país. Ela integra as sedes locais e contribui para seu desenvolvimento e expansão. Em cada estado que a ACM está presente, sua administração é independente, cada uma com suas filiais e unidades. No entanto, todas atuam com base nos mesmos princípios que orientam sua existência no mundo. A ACM no Brasil está entre as 10 maiores instituições filantrópicas e ocupa uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU (Organizações das Nações Unidas).

1ª sede da ACM São Paulo, localizada na Rua Santo Antônio.

São Paulo A ACM São Paulo, assim como todas as ACM, nasceu de um ideal voluntário, no dia 23 de dezembro de 1902. Antes de se instalar na Rua Nestor Pestana, teve outros três endereços. É uma Instituição conhecida mundialmente por sua programação diversificada, que inclui além de atividades esportivas, programas culturais e de lazer para todas as faixas etárias, envolvendo toda a família. A atuação na cidade é expressiva. São 32 locais de atendimento, divididos em 12 unidades esportivas e 20 pontos de atendimento de assistência e desenvolvimento social. É uma instituição filantrópica, reconhecida como de utilidade pública e reconhecida pelas três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Anualmente, investe pelo menos 20% de suas receitas em programas de assistência social. Essa prática está dentro dos princípios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) do Brasil. A ACM São Paulo tem a Educação Física como ferramenta im-

portante na formação de crianças, adolescentes e jovens e se mantém preocupada com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus associados. Seu trabalho tem sido desenvolvido por meio do sistema da cultura integral, de atividades planejadas e realizadas para todas as idades, sem distinção de raça, religião e posição social. Sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do ser humano, sob os aspectos espiritual, moral, cultural, físico e social. Em 2002, completou seu primeiro centenário, com uma história de sucesso, realizações importantes e inovações que a tornaram o local predileto de crianças, jovens e adultos, de várias gerações. Relatório Anual • 9


MISSÃO Fortalecer pessoas, famílias e comunidades A nossa missão oferece condições para que a sociedade seja mais justa, fortalecendo cada vez mais pessoas, famílias e comunidades. FORTALECER PESSOAS é oferecer suporte para que se desenvolvam integralmente, ampliando seus potenciais para que sejam felizes em seus afazeres, crenças e sonhos. FORTALECER FAMÍLIAS é reconhecer que a família é a base essencial para a formação do indivíduo, servindo como referencial de comportamento, valores e caráter. FORTALECER COMUNIDADES é construir uma sociedade mais justa, em que exista participação, envolvimento e comprometimento com o coletivo. A comunidade é o celeiro das lideranças de um país, fonte de manifestações culturais e sociais de um povo e é onde se aprende a respeitar e ser respeitado.

VISÃO Movimento internacional de voluntários e profissionais, líder no fortalecimento do ser humano. A ACM São Paulo cumpre seu dever de fortalecer o ser humano, apoiada nas parcerias e nos programas transformadores que realiza. O sonho por um mundo melhor é a base de tudo. MOVIMENTO INTERNACIONAL: mais de 45 milhões de participantes, presentes em mais de 125 países unidos pelo sonho de um mundo melhor, influenciado por valores cristãos. Respeito e cooperação internacional para aumentar o impacto de suas atividades e estar presente em decisões e momentos importantes da humanidade. VOLUNTÁRIOS E PROFISSIONAIS: talentos a serviço de uma instituição que acredita na parceria e define com clareza o papel e a responsabilidade de cada indivíduo presente no nosso dia-a-dia. Lado a lado, voluntários com a função de pensar a organização, dar diretrizes e salvaguardar a missão. Colaboradores profissionais com a incumbência de administrar, gerenciar e acompanhar a vida diária da entidade, prezando por excelência e garantindo uma trajetória segura ao alcance de nossa visão. LÍDER NO FORTALECIMENTO DO SER HUMANO: porque acreditamos no equilíbrio entre alma, corpo e mente. Traduzimos essa crença em programas transformadores, que beneficiam milhares de pessoas de maneira inovadora e singular.

10 • ACM São Paulo


VALORES

ESSENCIAIS

Os valores são essenciais na formação do caráter de todas as relações que estabelecemos. HONESTIDADE: qualidade daquele que é honesto, digno, íntegro. RESPEITO: sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. Apreço, consideração, deferência, obediência e submissão. RESPONSABILIDADE: obrigação de responder pelas ações próprias e dos outros ou pelas coisas confiadas. SOLIDARIEDADE: laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes. Apoio a causa, princípio etc, de outrem. Sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses de um grupo social, de uma nação ou da humanidade.

VALORES

ORGANIZACIONAIS

Norteiam as práticas da ACM e estão estabelecidos em todos os departamentos da Instituição. - Valorização da família - Parceria entre voluntários e profissionais - Prática dos princípios éticos e cristãos - Desenvolvimento de pessoas - Envolvimento internacional - Formação do caráter - Promoção da saúde - Credibilidade - Envolvimento com a comunidade - Foco na qualidade de vida

Valor: Qualidade que faz estimável alguém ou algo; valia. Importância de determinada coisa. Legitimidade, validade.

Relatório Anual • 11


Galeria de Prêmios 12 • ACM São Paulo


1997 1998 1999

Nossas conquistas

2000 2001

2002 2003 2009 2010

• Prêmio Bem Eficiente Kanitz & Associados • Prêmio Voluntário do Ano Kanitz & Associados • Maiores Equipes de Voluntários Kanitz & Associados • Prêmio Bem Eficiente Kanitz & Associados • Voluntário do Ano – Publicidade Kanitz & Associados • Maiores Equipes de Voluntários Kanitz & Associados • Guia de Filantropia Classificada em 2º lugar entre as organizações que trabalham com jovens e 15º lugar entre as Entidades Beneficentes do Brasil Kanitz & Associados • Destaque Social ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil • Prêmio Bem Eficiente Kanitz & Associados • Prêmio Qualidade de Vida Dix-Amil • Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal Instituto Paulo Freire • Concurso “YMCA Global Photo Competition 2010” World Alliance of YMCAs • Condecoração da Ordem das Entidades Centenárias. Panathlon Club de São Paulo Relatório Anual • 13


Assistência e

Desenvolvimento Social

Foto premiada no concurso “YMCA Global Photo Competition 2010”

14 • ACM São Paulo

Centro de Desenvolvimento Comunitário Julian Haranczyk


Números de

2010

20 Pontos de Assistência

e Desenvolvimento Social

12.037 Pessoas atendidas em programas sociais 730.706 Refeições servidas 2.190

Iniciação e Capacitação Profissional

2.984 Superveteranos “Faz forte o cansado e multiplica as forças do que não tem nenhum vigor”

Isaías 40:29 Relatório Anual • 15


Registros de Entidade Filantrópica e Utilidade Pública Secretaria Municipal de Assistência Social/PMSP Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Governo do Estado de São Paulo Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo

402 194/2002

Conselho Estadual de Assistência Social

0116/SP/2000

Conselho Nacional de Assistência Social

011.521/39

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo

206/CMDCA/1994

Utilidade Pública Municipal

4.730, de 01/06/1960

Utilidade Pública Estadual

4.629, de 08/01/1958

Utilidade Pública Federal

24.181, de 09/12/1947

Filiada à Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços

16 • ACM São Paulo

13.1088


Junte-se a nós! Boa alimentação, ler, escrever, brincar, praticar atividade física, adquirir cultura, ter uma profissão e, acima de tudo, poder ter um lugar onde você encontra tudo isso junto é uma grande oportunidade. A ACM São Paulo é exatamente esse lugar. Por meio do seu programa de Assistência e Desenvolvimento Social oferece para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos esses e muitos outros benefícios. Desde a década de 1930, a Instituição realiza trabalhos sociais. Ao longo dos anos foram implantados e inovados diversos serviços, programas e projetos que são destinados à proteção social básica da população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de acordo com a conceituação adotada na PNAS e na NOB/SUAS. A ACM São Paulo tem o trabalho de assistência social norteado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) e pelas normas técnicas legais que regulam a relação de parceria da ACM São Paulo com o Poder Público, em especial com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SMADS). O programa de Assistência e Desenvolvimento Social da ACM São Paulo tem como objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As atenções são primordiais para garantir proteção e seguranças sociais, o exercício da cidadania e a inclusão social. Hoje, são 20 pontos de atendimento de assistência e desenvolvimento social, localizados em bairros distintos de São Paulo e do estado, que oferecem serviço socioeducativo de iniciação e capacitação profissional, educação infantil, atividade física, cultural, artística, lazer e outros. Os associados têm um importante papel nessa estrutura, já que parte da mensalidade paga por eles é destinada aos trabalhos realizados pela Instituição. A ACM se mantém comprometida sempre com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades em que está presente, garantindo através das atividades o fortalecimento e o desenvolvimento integral de pessoas.

A ACM São Paulo, no limiar da sua existência, mesmo passando por dificuldades de toda a espécie, desenvolveu várias atividades com o intuito de beneficiar pessoas e a sociedade paulistana, quando a necessidade se fazia presente. .

Relatório Anual • 17


Política de Assistência Social das ACM do Brasil Com base na LOAS, na PNAS/2004 e na NOB/SUAS, a ACM São Paulo e demais ACM do Brasil elaboraram sua política com o objetivo de alinhar suas ações na área de assistência social à legislação referida acima. Assim, fazem parte dessa política os seguintes princípios: I. Reconhecimento da primazia do Estado na formulação e regulação da Política Pública de Assistência Social; II. Reconhecimento do caráter público das ações de assistência social desenvolvidas pela ACM, enquanto parceria do Estado; III. Respeito à condição de cidadania e à dignidade do usuário, à sua autonomia e a seu direito a serviços de qualidade e ao acesso às demais políticas públicas, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade, bem como, a exposição de sua imagem sem prévia autorização do mesmo ou do responsável legal;

O objetivo geral da ACM é garantir, em parceria com o Estado, proteção social aos usuários, estimulando a capacidade de “enfrentamento” das condições geradoras de exclusão social e visando a conquista de autonomia, resiliência, sustentabilidade e protagonismo.

18 • ACM São Paulo

IV. Respeito ao direito dos usuários à convivência familiar e comunitária; V. Respeito aos valores culturais, às crenças religiosas, aos valores pessoais dos usuários e às diferenças; VI. Reconhecimento dos valores universais como base para o desenvolvimento humano e social; VII. Reconhecimento da igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza; VIII. Reconhecimento da matricialidade sociofamiliar, ou seja, da centralidade da família como núcleo social básico de proteção e educação das crianças e adolescentes, de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social; IX. Reconhecimento da territorialização e da intersetorialidade como pressupostos para a operacionalização da Política de Assistência Social, ou seja, reconhecimento da necessidade de integração e articulação desta com as demais políticas para uma ação concentrada no território de vivência dos usuários, a fim de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessa população.


Confira os Programas e Serviços de Assistência e Desenvolvimento Social realizados e o número dos atendimentos em 2010. Caminho da Criança e do Adolescente (CCA) Este programa foi o primeiro a ser criado pela ACM São Paulo, na década de 1930. Tem por objetivo proporcionar a crianças, adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, acesso à atividades esportivas, recreativas, educacionais, culturais, sociais e de lazer, de forma a contribuir para seu desenvolvimento físico e socioafetivo, bem como para o processo de proteção e inclusão social dos atendidos e de suas famílias. As unidades Campos do Jordão, Santo Amaro, Guarulhos, Itaquera, Centro, Carapicuíba, Osasco, Norte, Lapa, Pinheiros, Ribeirão Preto e São José dos Campos beneficiaram juntas 1407 crianças e adolescentes.

Cidadania e Inclusão Social Nomeado inicialmente de bolsistas, em 2010, o programa Cidadania e Inclusão Social atendeu 1392 crianças, adolescentes, jovens e adultos, provenientes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. Tem por objetivo possibilitar o acesso dos beneficiários às atividades regulares da ACM (sociais, culturais, físicas, desportivas e recreativas). É oferecido nas unidades de Alphaville/Barueri,Campos do Jordão, Centro, Guarulhos, Itaquera, Lapa, Norte, Osasco, Pinheiros, Ribeirão Preto, Santo Amaro e São José dos Campos.

CCA - unidade Norte

Espaço Amigo Tem por objetivo oferecer atividades complementares à escola e apoio psicossocial e sociofamiliar a crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. Por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, esse programa contribui para o processo de proteção e inclusão social da população da Vila Ré, bairro onde atua o Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) Enturmando Vila Ré. Atendeu 1347 crianças e adolescentes.

Centro para Crianças e Centro para Adolescentes Promover proteção social a crianças e adolescentes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência de participação, relações de afetividade, respeito e autoridade, autonomia e inserção social, que garantam a sociabilidade e convivência em grupo, ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública são alguns dos objetivos desse programa que possui convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo e atendeu 674 crianças e adolescentes. É oferecido nos CDCs Lapa, Santo Amaro, Vila Maria e Leide das Neves Jabaquara. Relatório Anual • 19


Socioeducativo Crescendo para o Futuro Tem por objetivo proporcionar a crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, acesso a atividades esportivas, recreativas, culturais, educacionais, sociais e de lazer, de forma a contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo, bem como para o processo de proteção e inclusão social dos beneficiários e de suas famílias. Esse programa é oferecido nos CDCs Carapicuíba, Julian Haranczyk, Jardim Mutinga e Pinheiros. Atendeu 478 crianças e adolescentes.

Iniciação e Capacitação Profissional Criado na década de 80, o objetivo deste programa é proporcionar a adolescentes, jovens e adultos, pertencentes a famílias de baixa renda, conhecimentos, desenvolvimento de competências básicas e capacitação para o exercício de atividades profissionais, possibilitando aos beneficiários condições para lidar com novos desafios e para interagir socialmente, visando o exercício da cidadania e à inserção no mercado de trabalho. São realizados cursos contínuos, com estrutura própria, como de cabeleireiro, corte e costura, informática, serigrafia, marcenaria, manicure e pedicure, entre outros. Disponibilizaram esse programa: CDC Julian Haranczyk, Alphaville/Barueri, Osasco, Lapa e Enturmando Vila Ré, atendendo 2.190 pessoas.

Superveteranos Desde 1975, a ACM também desenvolve um trabalho junto à população com faixa etária superior a 60 anos. O objetivo é oferecer proteção social aos idosos, proporcionando acesso a atividades sociais, culturais, físicas e recreativas, de forma a contribuir para o atendimento de necessidades básicas, próprias do processo de envelhecimento. As unidades Alphaville/Barueri, Campos do Jordão, Centro, Guarulhos, Itaquera, Lapa, Norte, Osasco, Pinheiros, Ribeirão Preto, Santo Amaro e São José dos Campos oferecem esse programa gratuitamente e atenderam 2984 pessoas.

Educação Infantil A ACM São Paulo também desenvolve, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade de São Paulo e com a Secretaria da Educação da Prefeitura de Guarulhos, um trabalho na área da Educação Infantil, que tem como finalidade o desenvolvimento integral, nos aspectos psicológico, intelectual e social das 231 crianças participantes, no Centro de Educação Infantil Ítalo Brasil Portieri, CDC Julian Haranczyk e na unidade Guarulhos.

Segurança Alimentar

Apresentação Artística CDC Vila Maria

20 • ACM São Paulo

Os serviços de assistência e desenvolvimento social realizados com crianças e adolescentes oferecem aos beneficiários alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, garantindo a segurança alimentar e nutricional dos usuários durante sua permanência na Instituição. Todas as unidades dispõem desse programa, totalizando 730.706 refeições servidas em 2010.


Número de Usuários por Tipo de Serviço, Unidade e Faixa Etária - 2010 SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 31 a 59

60 ou +

Diversas

Total de Usuários por por Unidade

Faixa etária Unidades

0a5

6 a 11 12 a 17 18 a 30

CDC Carapicuíba CDC Enturmando Vila Ré CDC Julian Haranczyk CDC Leide das Neves Jabaquara CDC Santo Amaro CDC Vila Maria ACM Barueri/Alphaville e CDC Jd. Mutinga ACM e CDC Itaquera ACM e CDC Lapa ACM e CDC Pinheiros

-

60 722 111 159 97 133 72

44 617 139 38 57 70 30

8 4 -

-

-

-

104 1.347 254 197 154 203 102

16

119 60 43

31 60 -

-

-

-

-

150 120 59

SUBTOTAL

16

1.576

1.086

12

-

-

-

2.690

SERVIÇOS DE ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER 31 a 59

60 ou +

Diversas

Total de Usuários por por Unidade

Faixa etária Unidades ACM Barueri/Alphaville e CDC Jd. Mutinga ACM Campos do Jordão ACM Centro ACM Guarulhos ACM e CDC Itaquera ACM e CDC Lapa ACM Norte ACM Osasco e CDC Franz Voegeli ACM e CDC Pinheiros ACM Ribeirão Preto ACM Santo Amaro ACM São José dos Campos SUBTOTAL

0a5

6 a 11 12 a 17 18 a 30

-

-

-

-

-

156

114

270

1 -

39 126 108 12 72 66 64

24 92 108 18 115 51 48

16 11 48 -

4 27 35 -

46 359 297 359 388 252 412

385 51 75 221

129 962 564 428 658 444 745

3 -

20 37 30 75

58 33 30 182

23

30

132 60 132 400

17 84 87 -

227 217 279 710

4

649

759

98

96

2.993

1.034

5.633 Relatório Anual • 21


Número de Usuários por Tipo de Serviço, Unidade e Faixa Etária - 2010 SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

31 a 59

60 ou +

Diversas

Total de Usuários por por Unidade

-

-

-

-

121 86 24

-

-

-

-

231

Faixa etária Unidades

0a5

CDC Ítalo Brasil Portieri CDC Julian Haranczyk ACM Guarulhos

121 86 24

-

-

SUBTOTAL

231

-

-

6 a 11 12 a 17 18 a 30

SERVIÇOS E PROJETOS DE INICIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E OUTROS 31 a 59

60 ou +

Diversas

Total de Usuários por por Unidade

Faixa etária Unidades

0a5

6 a 11 12 a 17 18 a 30

CDC Julian Haranczyk ACM Osasco e CDC Franz Voegeli ACM e CDC Lapa CDC Enturmando Vila Ré ACM Barueri/Aphaville e CDC Jd. Mutinga

-

-

879 138

550 158

445 297

157 111

69

2.031 773

-

-

89 88

21 -

18 -

-

88 375 -

128 176 375

SUBTOTAL

-

-

1.194

729

760

268

532

3.483

31 a 59

60 ou +

Diversas

856

3261

1566

TOTAL GERAL DE USUÁRIOS Faixa etária 0a5

6 a 11 12 a 17 18 a 30

251

2.225

3.039

839

Total de Usuários: 22 • ACM São Paulo

12.037


Usuários por Programa/Serviço - 2010 Nº de Usuários por Unidade

Nº de Usuários por Programa

ACM Barueri/Alphaville ACM Campos do Jordão ACM Centro ACM Guarulhos ACM Itaquera ACM Lapa ACM Norte ACM Osasco ACM Pinheiros ACM Ribeirão Preto ACM Santo Amaro ACM São José dos Campos

114 20 385 51 78 170 75 221 17 84 87 90

1.392

ACM Campos do Jordão ACM Centro ACM Guarulhos ACM e CDC Itaquera ACM e CDC Lapa ACM Norte ACM Osasco e CDC Franz Voegeli ACM e CDC Pinheiros ACM Ribeirão Preto ACM Santo Amaro ACM São José dos Campos

63 218 216 150 100 117 112 78 73 60 220

1.407

Centro para Criança e Centro para Adolescente

ACM e CDC Lapa CDC Santo Amaro CDC Vila Maria CDC Leide das Neves Jabaquara

120 154 203 197

674

Socioeducativo Crescendo para o Futuro

CDC Carapicuíba CDC Julian Haranczyk ACM Barueri/Alphaville e CDC Jd. Mutinga ACM e CDC Pinheiros

104 213 102 59

478

Iniciação e Capacitação Profissional

CDC Julian Haranczyk ACM Osasco e CDC Franz Voegeli ACM Barueri/Alphaville e CDC Jd. Mutinga CDC Enturmando Vila Ré ACM e CDC Lapa

885 649 352 176 128

2.190

ACM Barueri/Alphaville ACM Campos do Jordão ACM Centro ACM Guarulhos ACM Itaquera ACM Lapa ACM Norte ACM Osasco ACM Pinheiros ACM Ribeirão Preto ACM Santo Amaro ACM São José dos Campos

156 46 359 297 350 388 252 412 132 60 132 400

2.984

Espaço Amigo

CDC Enturmando Vila Ré

1.347

Educação Infantil

CEI Ítalo Brasil Portieri CDC Julian Haranczyk ACM Guarulhos

Programa

Cidadania e Inclusão Social

Caminho da Criança e do Adolescente

Superveteranos

Unidade de Prestação de Serviço

121 86 24

1.347 231 Relatório Anual • 23


Programa Iniciação e Capacitação Profissional - 2010 Nº de turmas

Nº de Usuários

4 4 14 4 4 24 2

55 89 286 43 61 287 64

56

885

16 4 4

207 62 51

8 4 8 1

165 70 85 9

Subtotal

45

649

Subtotal

35 35

352 352

Subtotal

8 8

176 176

Subtotal

20 20

128 128

164

2.190

Curso

CDC Julian Haranczyk

Serigrafia Corte e Costura Industrial Informática Básica Marcenaria Tecendo Arte Pães Artesanais Marketing Subtotal

ACM Osasco e CDC Franz Voegeli

Técnicas em Administração e Informática Operador de Máquina de Costura Industrial Especialização em Modelagem e Confecção Industrial de Blusas Manicure e Pedicuro Cabeleireiro Informática - Noturno Bijuteria

ACM Barueri/Alphaville e CDC Jardim Mutinga

Iniciação à Informática

CDC Enturmando Vila Ré

Iniciação à Informática

ACM e CDC Lapa

Iniciação à Informática

Total

24 • ACM São Paulo


Número de Refeições Servidas por Unidade - 2010 Nº de Refeições Servidas

Unidade

88.916 15.683 115.651 189.068 43.172 40.144 72.560 16.500

CEI Ítalo Brasil Portieri CDC Carapicuíba CDC Enturmando Vila Ré CDC Julian Haranczyk CDC Leide das Neves Jabaquara CDC Santo Amaro CDC Vila Maria ACM Barueri/Aphaville e CDC Jd. Mutinga ACM Centro ACM Guarulhos ACM e CDC Itaquera ACM e CDC Lapa ACM Norte ACM Osasco e CDC Franz Voegeli ACM e CDC Pinheiros

12.960 25.561 31.320 44.575 9.583 4.213 20.800

* Almoço e/ou lanche.

Total

730.706

Relatório Anual • 25


Responsabilidade

Socioambiental 26 • ACM São Paulo


Junte-se a nós e mude o planeta Se preocupar com o meio ambiente é um assunto que todos deveriam tomar consciência e, mais do que isso, colocar em prática. Quem mora nas grandes cidades, infelizmente, acaba sofrendo mais consequências dos maus tratos do meio ambiente, como por exemplo, poluição dos carros, fábricas, aviões e também do próprio ser humano, que ao invés de zelar pelo ambiente em que vive, joga lixos e mais lixos nas ruas e bueiros, ocasionando enchentes e muitos outros problemas. A ACM São Paulo também se preocupa com a qualidade do meio ambiente. Durante o ano diversas ações foram realizadas, desde a conscientização até a efetivação nas mudanças diárias de hábitos. Reciclamos copos plásticos e papéis (utilizando os dois lados), reaproveitamos as sobras de alimentos, distribuímos adesivos pelos prédios com mensagens educativas, como também o desligamento de um dos elevadores durante o período de menor circulação de colaboradores e associados. Realizamos o Projeto Ypê Amarelo, em parceria com o hotel Tryp Higienópolis. O objetivo desse projeto foi conscientizar as crianças sobre a importância da sustentabilidade. Os CDCs (Centro de Desenvolvimento Comunitário) também estão engajados, junto com as unidades esportivas, em preservar e cuidar melhor do planeta. O CDC Vila Ré há quase 11 anos trabalha com alguns projetos, como “Ecovivência”, “Paz também se aprende”, “Paz começa comigo”, “VIVAH – vivenciando valores humanos”, “Dia Ecológico”, “Pensar globalmente e agir localmente”, entre outros. O objetivo desses projetos é estimular a participação de crianças e adolescentes na construção de um mundo melhor, além de orientálos e conscientizá-los sobre a influência das questões ambientais da qualidade de vida e do bem-estar da sociedade. O Projeto Educação Ambiental é um projeto de reciclagem de lixo, realizado pelas crianças do CDC Santo Amaro. Já o CDC Leide das Neves desenvolve o projeto Bióleo, em

que é feita reciclagem de óleo residual de cozinha, em parceria com o Instituto PNBE de Desenvolvimento Social. Os CDCs Jardim Mutinga e Julian Haranczyk também desenvolvem com os beneficiários trabalhos de conscientização. Nossas escolhas cotidianas são os primeiros passos para as mudanças. A sustentabilidade só é verdadeiramente alcançada com ações mútuas no ambiente familiar, no trabalho e entre amigos. Hoje, o movimento acemista divide sua proteção e cuidados com os associados, com o meio ambiente também. Junte-se a nós e transforme o planeta.

Relatório Anual • 27


Administração Central

28 • ACM São Paulo


Sustentabilidade Estamos ouvindo – e vamos ouvir cada vez mais – a palavra sustentabilidade. Ela está presente no ambiente corporativo, nas capas de revistas e jornais, na televisão, nas discussões acadêmicas e até nas rodas de amigos. Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. É o que permite a perenidade de uma organização, programas e projetos que necessitam dos mais variados recursos de forma intermitente. A ACM São Paulo, há mais de 100 anos, se sustenta por meio do seu quadro associativo, que é composto por diversos indivíduos que contribuem financeiramente para a manutenção de uma estrutura e recebem em troca a possibilidade de participar dos diversos pro-

gramas, nas áreas cultural, esportiva e educacional. Sempre preocupada com a formação integral do ser humano, a Instituição também investe parte da sua receita em prestação de serviços sociais à população de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social, sendo parte integrante da rede de proteção social do Estado. Para isso, continuará cuidando de seus títulos e certificados que denotam seu compromisso público e das imunidades e isenções tributárias garantidas pela legislação. Parcerias, contratos e compromissos primarão pela excelência ética e pelo constante aprimoramento de todos os instrumentos jurídicos que cercam a ACM São Paulo.

“Louvai ao Senhor todas as nações, louvai todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco e a verdade do Senhor é para sempre. Louvai ao Senhor” Salmos 117:1

Relatório Anual • 29


Secretaria Geral A Secretaria Geral lidera todo o quadro profissional da ACM São Paulo, zelando pela administração e organização juntamente com a Diretoria. Em 2010, a Diretoria e Secretaria Geral realizaram um coordenado trabalho com as unidades, divisões e áreas da Instituição, através de estratégias e processos estabelecidos pelas comissões, que realizaram reuniões permanentes. Entre as ações realizadas, cabe ressaltar:

30 • ACM São Paulo

• Visitas às unidades e reuniões com os Conselhos; • Participação nas reuniões da Federação Brasileira das ACM e na Assembleia Geral Ordinária; • Celebração do Aniversário Mundial e Comemoração do Dia do Acemista, com jantar no Memorial da América Latina; • Homenagem recebida na Câmara Municipal de São Paulo, no Dia do Esportista; • Jantar comemorativo para a outorga do prêmio “Ordem das Entidades Centenárias”, do Panathlon Club de São Paulo; • Reuniões e visitas do Comitê de Receita Extraordinária às unidades e empresas, destacando a visita ao Bradesco, para receber apoio financeiro; • Publicação do Relatório Anual 2009 e Plano de Ação 2010; • Homenagem ao acemista Amin Ary Neto, em Deerfield - USA, em conjunto com o Rotary Club e a Associação Comercial de Barueri/Alphaville; • Participação no Jantar Anual e Reunião da Diretoria da ACM de Mission Valley – San Diego, para celebração de parceria. • Realização do Bazar Acervo Voluntário com renda destinada para os programas sociais da ACM; • Ato Ecumênico, em celebração aos 108 anos da ACM de São Paulo e comemoração do Natal; • Jantar de Confraternização de final de ano, com a participação da liderança acemista.


Internacional • Participação na Rede Mundial das ACM Urbanas – Comitê Executivo; • Participação no 17º Conselho da Aliança Mundial e Fórum Internacional de Jovens, em Hong Kong – China, de 17 a 24 de julho, com delegação brasileira composta por 23 pessoas, destacando a participação de 09 jovens da ACM de São Paulo;

Visitas recebidas • Grupo de jovens da ACM da Alemanha, sob a coordenação de Gerd Bethke, vinculados ao programa de Missão; • Delegação da ACM de Norfolk, Virgínia, composta por jovens, diretores e profissionais, para a realização de um trabalho em conjunto com os centros sociais da ACM São Paulo; • Sra. Cindy Harris, da ACM de South Hampton Roads, Virgínia – USA; • Sra. Megan Gilders, da ACM de Rockies, USA; • YMCA Blue Ridge Assembly, Carolina do Norte/USA; • Sr. Alveiro Valencia, da ACM de Bogotá, Colômbia; • Sr. Rodhia Herrera, da ACM de Temuco, Chile; • Sra. Emmanuele Pradel e Julie Boulanger, da YMCA Language School, Montreal – Canadá; • Sr. Albert Sánchez, ACM da Espanha; • Os jovens Ana Luiza, Joana e Rui, da ACM de Portugal; • Srs. Martin Garcia, Marcos Garcia e Wanda Vargas, ACM da Venezuela.

Assuntos legais e Jurídicos A ACM São Paulo, por meio de sua Comissão Jurídica juntamente com seu escritório de advocacia, continua trabalhando rigorosamente para a adequação à nova legislação da Assistência Social. O departamento cumpre com suas finalidades institucionais para garantir os benefícios relativos às imunidades e assegurar a manutenção de suas Utilidades Públicas nos Âmbitos: Municipal, Federal e Estadual.

Campanha Financeira A Campanha Financeira da ACM São Paulo tem a função de captar contribuições de pessoas físicas e jurídicas, inclusive através de parcerias com fundações sociais, que são mantidas por entidades privadas e os programas do poder público. Tem por objetivo tornar a ACM e os programas sociais autossustentáveis, através da melhoria nas instalações e ampliação da capacidade de atendimento. Todo associado que ingressa na ACM investe nos programas, pois parte do valor pago na manutenção mensal é destinada ao trabalho de desenvolvimento social. Em 2010, as principais lideranças da Instituição e da comunidade se envolveram nessa causa. Com o tema “Junte-se a Nós e Transforme Vidas” ações foram realizadas, como o LIPDUB, Campanha dos Cofrinhos, Campanha da Nota Fiscal Paulista, eventos, entre outras. Também foram várias formas para os doadores contribuírem com os projetos sociais na Instituição: Nota Fiscal Paulista, Criança Solidária, Doação Solidária, FUMCAD, Projeto Mão Amiga e Pag-Seguro (doação online). Para fortificar ainda mais a campanha convidamos pessoas físicas e jurídicas para juntarem-se a nós e investirem na ACM São Paulo. Relatório Anual • 31


Administração e Finanças A Divisão de Administração e Finanças, através da gestão e controle dos recursos e por meio de inovações tecnológicas, visa o desenvolvimento e sustentabilidade da Instituição Os departamentos Contabilidade, Financeiro, Compras e Tecnologia da Informação fazem parte da Divisão e trabalham para que as unidades ofereçam bom atendimento aos associados. Com sistema eficaz, toda a equipe trabalha integrada para o excelente desempenho das funções.

As melhorias nas unidades proporcionaram mais qualidade e comodidade para os associados.

32 • ACM São Paulo

Construção e reformas • Unidade Osasco: inaugurou, no dia 09 de setembro, o novo espaço de condicionamento físico, com moderna aparelhagem, esteiras e bicicletas. São 595 metros quadrados de sala de musculação. Na ocasião também foram inauguradas a nova recepção e sala de YCycling, com 30 bikes. Com novo espaço e o ambiente aconchegante, o clima de amizade e a variedade de atividades ficaram ainda melhores. • Unidade Santo Amaro: nova área de estacionamento, propiciando maior conforto e segurança aos associados. • Unidade Centro: aquisição de esteiras modernas para área de condicionamento físico. Em 2010, todas unidades receberam benfeitorias, manutenções preventivas e aquisição de equipamentos para modernização de seu programa. Os projetos de melhorias foram feitos para investimentos futuros.


Comunicação & Marketing A Divisão de Comunicação & Marketing da ACM São Paulo desenvolve trabalhos que têm por objetivo captar e fidelizar associados, fortalecer e divulgar o nome da Instituição, tornando cada vez mais ágil e clara a comunicação com os públicos interno e externo.

Departamento de Comunicação: • Padronização da comunicação visual das unidades; • Aprimoramento dos personagens infantis da Turma do George; • Mudança de formato e layout da revista InformACM, tornando-a ainda mais interativa e fácil para transportá-la; • Criação de vídeos e materiais promocionais para a Campanha Financeira 2010; • Permutas e parcerias com grupos de teatro, desenvolvendo a imagem cultural da ACM; • Ações na web buscando a propagação e divulgação da marca ACM (redes de relacionamento, sites, blogs); • Pesquisa de Satisfação com os associados; • Gravação do LIPDUB (vídeo para Youtube) da ACM São Paulo; • Padronização dos horários das unidades; • Projeto visual para as unidades Santo Amaro e Norte; • Criação de chaveiro e kit manicure personalizados; • Urnas Nota Fiscal Paulista; • Anúncio no metrô; • Novo vídeo institucional; • Novas carteirinhas coloridas para associados; • Envio constante de release para mídia.

Em 2010, a ACM São Paulo buscou desenvolver trabalhos que não só promovessem maior visibilidade, mas que também propiciassem maior interação entre colaboradores e acemistas. .

Relatório Anual • 33


Eventos Apoio geral na cobertura e suporte de eventos, assessoria de imprensa, desenvolvimento de troféus, convites, fotos, certificados e e-mail marketing;

ONG Brasil 2010

Editorial

Assessoria de Imprensa

• • • • •

Produção de releases, divulgações, atendimento à imprensa.

Revista InformACM – 02 edições; Integra – 12 edições; Relatório Anual 2009 e Plano de Ação 2010; Jornal Vibe ACM (Jovens) - 01 edição; Boletim ACM em Ação CDC Santo Amaro - 04 edições; • Revista Infantil: “A Turma do George” - 02 edições.

“Revista InformACM” Edição n° 34, com novo formato e tamanho.”

34 • ACM São Paulo

Número de divulgações através de releases: 280

Matérias de destaque na mídia Voluntariado Programa Manhã Gazeta (Tv Gazeta) Esportes na terceira idade Programa Manhã Gazeta (Tv Gazeta) Como cuidar bem dos pés Matéria veiculada no programa Hoje em Dia (Rede Record) Em tempo de copa as crianças se interessam mais pelo futebol Matéria veiculada no Jornal do SBT Noite (SBT) Problemas nos joelhos Matéria veiculada no Jornal do SBT Manhã (SBT) A expectativa de vida do brasileiro aumentou Matéria veiculada no Jornal SBT Noite (SBT) Saúde Bucal Matéria veiculada no Jornal da Band (TV Bandeirantes) Mídia Espontânea Programa Silvio Santos (SBT) Rádio Trianon Participação no programa Geração Saúde (4 vezes)


Publicidade & Propaganda Internet Criação de cinco blogs para as unidades, do perfil da ACM São Paulo no site Picasa para divulgação de fotos dos eventos, atualizações no site da ACM, monitoramento de informações nos principais sites de relacionamento e inserção de doação on line no site.

Campanhas Durante todo o ano o conceito criativo das campanhas foi “FamíliaACM”, acompanhado por quatro chamadas: - Descubra como faz bem participar dessa família; - Pratique bem-estar e saúde; - Pratique um novo estilo de vida; - Pratique saúde da melhor forma.

Anúncios publicados: 152

Apoio Cultural Gravação de cenas para o seriado Alice, da HBO, na piscina da unidade Centro; Preparação física da cantora Adryanna Ribeiro; Preparação física da atriz Adriana Alves (Rede Globo); Gravação de cenas para o longa metragem As melhores coisas do mundo, direcionado por Laís Bodanszky; Apoio na produção do curta metragem L!, direcionado por Thais Fujinaga.

Teatro O Colecionador de Crepúsculos; O Falecido.

Um dos temas das campanhas da ACM São Paulo em 2010: Pratique saúde da melhor forma! .

Relatório Anual • 35


Turma do George A ACM São Paulo lançou em 2010, a revistinha da Turma do George. É direcionada para crianças e adolescentes associados e para os filhos dos colaboradores. O objetivo da revista é retratar a diversidade das raças, culturas e classes sociais. As histórias trazem sempre um aprendizado ou curiosidade sobre a ACM ou algum fato que acontece no dia-a-dia das crianças. A primeira edição saiu em janeiro de 2010, somente para as crianças do acampamento e as outras foram encartadas com a revista InformACM. Na terceira revistinha, as crianças puderam participar da promoção “Dê um nome para o novo mascote da turma” e concorrer a um laptop infantil. Esse concurso foi direcionado para os associados e também para os filhos de colaboradores. Entre os filhos dos colaboradores, o nome mais criativo foi Amicão, enviado pelo Raphael Neves Ruiz, filho da colaboradora Darci Ap. Neves Ruiz, do DGP. De todas as sugestões recebidas, o nome Pingo, enviado por Rubens F. Rocha, associado da unidade Norte, foi o escolhido. Conheça os personagens:

George Jr Adora todos os esportes e está sempre inventando brincadeiras para se divertir com sua turma. É muito criativo, alegre, atencioso e se preocupa com o bem-estar do próximo.

Alex Não pode ver um biscoito que já vai comendo, mesmo quando está praticando esporte fica sonhando com seu biscoito favorito. Metido à corajoso, mas não passa de um medroso.

Caio É o certinho da turma. Não gosta de bagunça e nunca tira sua gravata borboleta. Faz média com todo mundo.

Melissa Muito esperta e astuta, sempre se da bem. Adora irritar os meninos.

Yoko Melhor amiga da Melissa, ela é toda delicada, muito educada e calma. Yoko só tem um problema: vive atrasada e a desculpa é o fuso-horário.

36 • ACM São Paulo


Departamento de Promoção de Quadro Social Projetos e Parcerias: • Intensificação dos contatos para fechamento de Projetos & Parcerias com empresas e instituições de interesses comum em ações promocionais conjuntas.

Campanhas promocionais Em 2010, as campanhas também foram focadas em associado traz associado, uma vez que foi apontada na pesquisa realizada com o quadro associativo, no segundo semestre, que o maior índice de novas adesões é através de indicações de amigos e parentes já associados. Essas campanhas garantiram êxito, inclusive nas parcerias com empresas para suporte financeiro dessas ações, como exemplos: • Promoção Indique & Ganhe – viagem para um resort em Porto Seguro/Bahia; • Apresente um amigo e ganhe uma ecobag exclusiva ACM; • Promoção ACM na Copa – TV de plasma de 42’; • Apresente um amigo e ganhe uma camiseta exclusiva da ACM/ YMCA alusiva à Copa. Todas as ações ocorreram através de concurso cultural referente a assuntos de interesse do público da ACM.

LIPDUB ACM São Paulo A Divisão de Comunicação & Marketing produziu o lipdub da ACM São Paulo. É um vídeo animado que mostra as atividades físicas e o trabalho de assistência e desenvolvimento social da Instituição. Cerca de 150 pessoas participaram da gravação, entre colaboradores, associados e voluntários. Foi gravado em setembro, na unidade Centro, ao som da música Meteoro, interpretada pelo cantor Luan Santana. Para assistir ao vídeo entre no site www.youtube.com e digite no campo da pesquisa Lipdub ACM São Paulo. Assista e repasse para seus amigos!

Relatório Anual • 37


Programa Geral A Divisão de Programa Geral tem por objetivo cuidar da formação integral do ser humano. Realiza diferentes eventos, nas áreas cultural, social, ambiental, educação física, entre outras. Seu conselho é formado por voluntários de diversas áreas e sempre busca o constante aprimoramento das atividades realizadas, oferecendo o melhor para o associado.

• • • • •

Ginástica Olímpica, Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol); Participação no encontro Latino-americano e Caribenho das ACM (ALACACJ); Coordenação da Rede de Educação Física Latino-americano e Caribenha (ALACACJ ); Coordenação do Encontro Nacional de Educação Física da Federação Brasileira das ACM; Feira da Saúde – ação comunitária em parceria com a Universidade São Judas Tadeu; Workshops e treinamentos (Natação, Musculação, Ginástica e Esportes).

Principais eventos • Posse do Conselho da Divisão de Programa Geral – Hotel Tryp Higienópolis; • Entrega dos manuais: Crianças e Adolescentes, Jovens, Adultos, Educação Física e Saúde, Programa Internacional; • Comemoração do Dia do Acemista Esportivo (atividades esportivas para crianças, jovens, adultos e masters) – Ginásio Municipal do Pacaembu; • Premiação da Ordem das Entidades Centenárias – Panathlon Club São Paulo.

Educação Física e Saúde A ACM tem a Educação Física como ferramenta importante na formação de crianças, adolescentes e jovens. Sua prática regular é fundamental para vida saudável, equilíbrio corporal, autoestima e qualidade de vida. A Instituição se mantém preocupada com a saúde, bem–estar e qualidade de vida de seus associados. Eventos destaques: • Certificação e Implantação dos Programas YFitness e YWellness nas YMCA Setúbal / Portugal, Venezuela e México; • Manual YWellness (stúdios e centro de bem-estar); • Acemíadas Esportivas 2010 (Natação,

38 • ACM São Paulo

YFitness O YFitness foi criado por profissionais da área de educação física da ACM São Paulo com o objetivo de inovar a área esportiva da Instituição. Uma metodologia de ensino para condicionamento físico que padroniza aulas de ginástica, oferecendo ao praticante a oportunidade de desenvolver, de forma progressiva, seu condicionamento independentemente de quando se inicia a participação nas aulas. O programa se diferencia por oferecer suporte com profissionais especializados, aulas adaptadas e preparadas de acordo com as necessidades de cada turma, além de ser altamente motivantes. Elas podem ser desenvolvidas em salas de ginástica, academias, condomínios, clubes e serviços voltados à saúde. O YFitness credenciou as YMCA da América Latina.


YWellness

Acampamento

Considerando que o ser humano precisa de hábitos saudáveis que levam à qualidade de vida, o YWellness foi criado para trabalhar, especialmente, com exercícios respiratórios que, em geral, combatem o estresse e o cansaço, ajudam a eliminar dores por todo o corpo, melhoram a circulação, atuam diretamente no cérebro irrigando-o com sangue novo e limpo e fortalece a memória. O YWellness credenciou as YMCA da América Latina.

Contato com a natureza, brincadeiras, esportes de aventura e muitas histórias inesquecíveis. Foi nesse clima de descontração e com programação repleta de atividades educativas e lúdicas que aconteceu o tradicional acampamento da ACM São Paulo, na Toca do Tuim, em Itapecerica da Serra, em janeiro e julho de 2010. Num local com muitas opções de lazer, instalações confortáveis, comodidade, segurança, piscina, jogos de futebol, quadra poliesportiva, bosque, trilhas, discoteca e playground, o compromisso do acampamento de difundir valores e educar com base nos princípios foi cumprido com excelência. As semanas foram divididas em infantil e teen para melhor direcionamento do trabalho pedagógico. As turmas do acampamento, mais uma vez, foram alvo de várias aparições na mídia impressa, dando excelente projeção à atividade.

Crianças e Adolescentes Lugar de criança é na ACM. Como sempre, as crianças são parte integrante de todas as atividades na ACM, sejam elas esporte, educação ou cidadania. Resgatando a importância do BRINCAR, nossos Educadores buscam sempre novos conhecimentos e novas perspectivas para sua missão de educar e encantar. As crianças e adolescentes participam das classes regulares, campeonatos e festas, desfrutando de diversos programas que garantem diversão o ano todo, sendo eles: • Temporada de Acampamento de férias (janeiro e julho); • Projeto Ypê Amarelo ACM/Hotel Tryp Higienópolis; • Comemoração do Dia das Mães – unidades; • Comemoração do Dia dos Pais – unidades; • Semana da criança (Dirigente Júnior por um dia) – unidades.

Estação Criança Um dia reservado especialmente para as crianças repleto de alegria, diversão, sorrisos e muita brincadeira. Em 2010, cada unidade da ACM São Paulo promoveu o Estação Criança para seus associados locais.

Acampamento ACM São Paulo: Toca do Tuim Relatório Anual • 39


CampusACM O CampusACM, área responsável pelo desenvolvimento e orientação das ações voltadas ao jovem na ACM São Paulo, é também um conceito de trabalho que considera a Instituição um espaço multidisciplinar, onde o indivíduo participa de atividades de aprendizado que serão responsáveis por parte de sua formação.

Encontro Nacional de Líderes Em janeiro, a ACM São Paulo recebeu jovens líderes de todas as partes do Brasil para mais um tradicional Encontro Nacional de Líderes. Os participantes discutiram a educação como ponto central inspirados no questionamento. “Educação Resolve?”. Atividades sociais e de integração foram destaques no evento. Além das atividades tradicionais, os jovens participaram de um jogo chamado “YMCA Polis”, uma ferramenta criada pela ACM de São Paulo com o intuito de desenvolver habilidade de liderança. O jogo simula, sob muita pressão, a administração municipal da capital.

Dia Global do Voluntariado Jovem Para celebrar a importância do voluntariado jovem e orientar a sociedade sobre a contribuição que eles podem oferecer, os jovens voluntários aderiram, pelo terceiro ano consecutivo, ao Dia Global do Voluntariado Jovem. 12 Ações sociais simultâneas foram realizadas em diferentes pontos do Estado de São Paulo envolvendo temas como meio ambiente e combate à Aids.

40 • ACM São Paulo

YMCA Líderes Foi implantado em 8 unidades da ACM São Paulo. É uma iniciativa da ACM na América Latina e do Caribe que consiste em treinamento de liderança sistematizado em 16 semanas. Aprendizado, diversão e amizade são pontos fortes do programa que forma jovens para atuarem na comunidade, inspirados nos princípios da ACM.

Hike Em 2010, se somados todos os trajetos caminhados pelos jovens da ACM São Paulo, totaliza-se 2000 km de caminhada em meio à natureza por meio do programa Hike. A atividade teve Ribeirão Preto e Campos do Jordão como bases e continua no seu processo de desenvolvimento. De caráter rústico tem por objetivo fortalecer o respeito à natureza, desenvolver valores e amizades oferecendo aos participantes grandes emoções e desafios num percurso em que cada participante busca a superação.

Corpo de Líderes Em todas as unidades da ACM São Paulo jovens se reuniram semanalmente para trabalhar em prol das comunidades e dos programas da ACM, participando de atividades sociais, festas e outros eventos durante o ano inteiro.

Conselho Mundial das ACMs e Fórum Mundial de Jovens Ao todo, nove jovens líderes da ACM São Paulo participaram dos mais importantes eventos mundiais da ACM Internacional. Em 2010, a viagem para Hong Kong foi fruto de intenso trabalho de preparação e mobilização de recursos.


Jabs Em 2010, a competição aconteceu na cidade de Brasília e reuniu cerca de 400 atletas. Por sete dias os jovens conviveram de maneira saudável com participantes de outras partes do país e ainda conheceram a capital federal.

Você pode parar a Aids A campanha contou com jovens voluntários que foram em diversas casas noturnas para entregar material educativo.

@CampusACM É um projeto piloto de fomento e desenvolvimento econômico que pretende ser a ponte entre jovens estudantes e organizações que precisam de suporte voluntário para se fortalecerem em diferentes áreas de conhecimento. Na primeira etapa do projeto, alunos do Senac São Paulo e voluntários da ACM foram envolvidos no atendimento do Instituto APSE, localizado no centro da capital. Como resultado desse trabalho foram desenvolvidas peças de comunicação para a organização, como um site, banner e cartões de visita.

Encontro Paulista de Líderes Realizado na unidade Lapa, o EPALI 2010 tratou do tema Mobilização de Recursos: Tempo, Talento e Dinheiro. Como resultados foram compartilhadas boas práticas de mobilização e produzidos vídeos sobre o tema.

CampusACM Nigth Out Em 2010, aconteceram mais duas edições da maratona cultural juvenil da ACM. Atrações, como danças de rua, do ventre, stand-up comedy, maracatu, teatro e muita música ofereceram aos participantes diversão saudável e segura. A unidade Alphaville também realizou a primeira experiência local do evento com grande sucesso.

Em 2010, 1700 jovens foram mobilizados em programas entre unidades da ACM São Paulo. .

Relatório Anual • 41


Adultos / Masters Desde 1975, a ACM São Paulo também desenvolve trabalhos com a terceira idade. Todas as atividades favorecem a elevação da autoestima e a convivência social, com repercussões positivas na vida pessoal e familiar. Durante o ano inteiro são realizadas oportunidades de sociabilização, como atividades especiais, encontros, passeios e festas, o que contribui para a saúde física e mental dos participantes. Destacamos algumas delas: • Encontro da Melhor Idade - 11 a 14 /05 Local: Serra Negra – Hotel Vale do Sol – 200 pessoas Unidades: Alphaville, Centro, Lapa, Guarulhos, Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro e Osasco; • XIII Salão de Artes – Fase Local – maio e junho. Unidades: Campos do Jordão, Centro, Lapa, Guarulhos, Pinheiros, Norte, Santo Amaro e Osasco; • Projeto VIVA VIDA – 25/09 Parque da Maturidade, em Barueri. Participação de 530 associados das 12 unidades da ACM São Paulo; • Baile da Melhor Idade da ACM SÃO PAULO Local: unidade Osasco - 18/11 - 100 participantes Unidades: Alphaville, Centro, Lapa, Guarulhos,Santo Amaro e Osasco; • XIV Salão de Artes ACM SÃO PAULO - FASE GERAL Quadros premiados do Salão Local - 22/11 Unidades: Centro, Lapa, Guarulhos, Pinheiros, Norte e Santo Amaro; • 2º CRUZEIRO - 12 a 16/12 Búzios e Ilhabela Participação de 333 pessoas Unidades: Alphaville, Centro, Lapa, Guarulhos, Itaquera, Norte, Santo Amaro e Osasco.

42 • ACM São Paulo

Viva Vida A 18º edição do Viva Vida aconteceu no Parque da Maturidade, em Barueri. O evento é direcionado para os associados da terceira idade de todas as unidades da ACM São Paulo. Durante um dia inteiro, eles participaram de diversas atividades, como aulas de ginástica e dança de salão, gincanas, apresentações de dança e baile. Uma área também foi dedicada à saúde para realização de testes gratuitos e informações e dicas de como manter uma boa saúde. A proposta do Viva Vida é promover a integração entre os associados e o público em geral, alertar sobre a importância da atividade física regular como prevenção de doenças, longevidade, bem-estar, elevação da autoestima e proporcionar um dia agradável e divertido.


Programa Internacional O Programa Internacional é o departamento da ACM que trabalha para proporcionar aos associados as melhores oportunidades do exterior. Localizado no prédio da unidade Centro, tem parcerias com 19 ACM do Brasil e no exterior, com companhias aéreas, operadoras, agentes de viagem e empresas de seguro, além de manter criteriosos contatos com consulados e embaixadas dos países em que desenvolve seus programas. Os produtos oferecidos pelo departamento são: Cursos de idiomas, Trainee Program, Internship, YExperience Abroad, ICCP, Staff Exchange, Voluntariado Internacional, Reservas de Hotéis, Viagens e Turismo, Seguro Viagem, Passagens Aéreas, Intermediação Cambial, Cartão VTM, em países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Estados Unidos, Canadá, México, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Japão. As principais propostas do Programa Internacional são: oferecer aos interessados a participação em intercâmbios com segurança, crescimento profissional, pessoal e cultural, além de muito lazer e diversão.

Intercâmbios Culturais Trainee & Internship Program O Training/Internship é um programa de estágio para os jovens desenvolverem suas habilidades profissionais em organizações nos Estados Unidos, nas seguintes áreas: Administração, Hotelaria, Turismo e Educação Física. É preciso ter no mínimo 18 anos, inglês intermediário e compromisso de retornar ao Brasil após o término do programa. Em 2010, 4 pessoas participaram desse programa. Parceiros: YMCA Blue Ridge Assembly - Carolina do Norte, EUA YMCA of the Rockies - Colorado, EUA YMCA Camp Duncan – Chicago Sandy’s Office Supply Relatório Anual • 43


Staff & Volunteer Exchange Program

ICCP-International Camp Counselor Program O programa ICCP propicia aos participantes o aperfeiçoamento cultural e profissional em trabalho nas áreas de esporte, cultura e lazer e ainda proporciona ao estudante a oportunidade de aplicação prática das teorias aprendidas em salas de aulas, por meio de situações reais da vida e trabalho. A experiência contribui para a formação educacional e profissional, além de adequá-lo às exigências do mercado. Os participantes atuam nos acampamentos como monitores, nas áreas de psicologia, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física, realizando diversas atividades para os acampantes, garantindo sua saúde, segurança e bem-estar. Em 2010, 24 pessoas participaram do ICCP. Parceiros: YMCA Camp Silver Beach YMCA International, New York, EUA YMCA of the Rockies

Objetiva o aperfeiçoamento profissional e cultural de colaboradores, voluntários e associados da ACM São Paulo e ACM parceiras. Os profissionais compartilham e adquirem novas habilidades, além de trazer inovações e conhecimentos para suas áreas de atuação, resultando na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Em 2010, oito colaboradores/voluntários participaram do programa. Parceiros: YMCA South Hampton Roads, Virginia, EUA YMCA International, New York, EUA YMCA Vancouver, Canadá (Acampamento) YMCA Itália (Acampamento) YMCA Argentina YMCA Uruguay YMCA México YMCA Peru YMCA Portugal

Teens Program Programa com adolescentes em parceria com a YMCA South Hamptom Roads. Em 2010, 12 pessoas participaram.

ACM estreitando laços A ACM São Paulo mantém suas portas abertas para as ACM (YMCA) de todo mundo, criando oportunidades para treinamentos técnicos aos profissionais e a aquisição de novos conhecimentos em suas respectivas áreas. YMCA Colômbia YMCA Temuco/Chile YMCA Language School, Montreal/Canadá YMCA of the Rockies, USA YMCA Blue Ridge Assembly, Carolina do Norte/USA Espanha Venezuela Alemanha

CURSO DE IDIOMAS Participantes: 23

44 • ACM São Paulo


Treinamentos e Palestras Acampamento Toca do Tuim

Acomodações NYC, EUA Prestação de serviços da ACM São Paulo para reservas e emissões de vouchers referentes acomodações em NY, EUA e eventuais hospedagens na ACM São Paulo. Em 2010, 21 pessoas participaram. Parceiros: YMCA West Side YMCA Vanderbilt

ACM São Paulo Prestação de serviços da ACM São Paulo para reservas dos quartos, com o objetivo de atender aos colaboradores das unidades, ACM parceiras e intercambistas de outros países. Número de Participantes: 145

Eventos especiais 1) YMCA World Urban Network (Conference) A WUN (Rede Mundial das ACM Urbanas) realiza anualmente um trabalho voltado para a capacitação de CEOs/Secretários Gerais das maiores ACM urbanas do mundo e o fortalecimento delas.

2) 17th YMCAWORLD COUNCIL Evento promovido pela Aliança Mundial das ACM a cada quatro anos. Em 2010, aconteceu de 19 a 24 de julho, em Pequim, e reuniu representantes de mais de 130 países, que discutiram os mais variados temas e traçaram os rumos da Instituição em âmbito mundial. Número de Participantes: 14

3) ACM leva você aos Parques da Disney Pacote turístico realizado em conjunto com a Área de Crianças e Adolescentes. Número de Participantes: 31

Treinamento realizado com participantes do programa ICCP, visando estratégias de monitoria e liderança com os grupos de crianças. Participantes: 13

Palestra sobre o Canadá Zach Taylor ministrou palestra sobre o Canadá e as oportunidades de intercâmbios, como estudo e trabalho. Participantes: 60

Orientações técnicas / High School (Burnaby): Sally Thompson orientou sobre o Grupo Burnaby District que proporciona oportunidade de High School (intercâmbios colegiais) para adolescentes.

Palestra sobre doações de órgãos: Cindy Harris ministrou palestra sobre Doação de Órgãos e falou sobre os trabalhos que realiza nos Estados Unidos. Locais: Unidade Centro Rotary Club SP Barra Funda (Edifício Itália) Participantes: 70

Serviços Passagem aérea: 57 pessoas compraram suas passagens pelos serviços da ACM. Seguro viagem: 51 pessoas adquiriram seguro viagem pela ACM.

Relatório Anual • 45


Desenvolvimento Organizacional Benefícios Incentivo à Capacitação No ano de 2010, o Programa de Incentivo à Capacitação se estendeu e, com isso, beneficiou colaboradores em cursos de graduação, pós-graduação e idiomas. Também proporcionou oportunidade de intercâmbio para 13 colaboradores, nas ACM: • YMCA / ACJ - Buenos Aires, Argentina; • YMCA - Camp Hanes - Carolina do Norte, EUA; • YMCA - Camp Silver Beach - Virginia, EUA; • YMCA - China; • ACM - Coimbra, Portugal; • YMCA - Espanha; • YMCA - Guatemala; • YMCA - México; • YMCA - Nicarágua; • YMCA / ACJ - Perú; • YMCA / ACJ - Montevideo, Uruguai; • YMCA / ACJ - Venezuela.

YExcellence O Programa YExcellence também teve continuidade e para garantir sua qualidade, novos facilitadores foram capacitados em 2010, totalizando 43 colaboradores das áreas de programa, desenvolvimento social e operacional da ACM. Com o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver ainda mais os colaboradores da ACM foram implantadas novas capacitações: Comprometimento; Ética; Equilíbrio Emocional; Organização e Planejamento; Comunicação; Espírito de Equipe; Conhecimento e Dinamismo, além das capacitações voltadas para a área institucional, que são direcionadas à história, filosofia, estrutura, Ação Cristã e Desenvolvimento Social da Instituição.

Parcerias As parcerias com estabelecimentos de ensino foram expandidas, proporcionando descontos em cursos de graduação, pósgraduação e idiomas, nas Instituições Callan (Unidade de São José dos Campos), CNA, Colégio Brás Leme, Faculdades Integradas Rio Branco, FAMOSP, Fisk, Instituto Phorte, Instituto Wanderley Luxemburgo, SEVEN, UNICASTELO e nas universidades Anhembi Morumbi, Gama Filho, Ibirapuera, Mackenzie, São Camilo e São Judas. Os momentos de lazer também não podem ser esquecidos. Por isso, novos convênios com empresas de lazer foram assinados, o que proporcionou descontos aos colaboradores para o Cinemark, Hopi Hari, Playcenter, Viva Parque, Wet’n Wild e Parque da Xuxa.

Benefício Amigão Foi criado com o objetivo de proporcionar um benefício a mais para os colaboradores. Nos meses de junho, julho e dezembro, todos os colaboradores puderam indicar até cinco nomes de amigos para tornarem-se associados da ACM. Com a indicação, o beneficiado recebe desconto significativo no valor da inscrição e manutenção durante doze meses.

46 • ACM São Paulo


Liderança Profissional

Integração de novos colaboradores Foi elaborado o Manual de Integração do Colaborador para os novos colaboradores. Com informações importantes e imprescindíveis, tem por objetivo informar sobre as normas e procedimentos internos da Instituição. Para reforçar essas informações, todos os meses acontece um encontro com os recém-contratados, nomeado de Capacitação de Integração de Novos Colaboradores.

Perfil Organizacional Unidades

Desenvolvimento Social

Total

Contrato CLT

589

135

724

Estagiários

68

04

72

Prog. Jovem Cidadão

63

04

67

Total geral de colaboradores:

863

Secretária Geral Marísia Donatelli Secretários Executivos Ana Maria Spaggiari Cristina Francesca Neglia Esmeraldino José G. Pereira Eudes de Araújo Fábio da Silva Sampaio Flavio Roberto A. G. Rosa Gilberto Mariani Izabel Aparecida Vito Lopes João Paulo Barbosa Marco Antonio Olivatto Marcos Janowsky Renato Montijo Roberto Uria Mendez Robson Pereira Rubén Milciades Vera Bordón Silvio Luiz Brandão Britts Estudantes do Curso de Formação de Secretários Executivos da ACM Adriano de Britos André Passantino Edney Roberto Delgado José Pales de Vasconcelos Relatório Anual • 47


Unidades

48 • ACM São Paulo


Números de 45.780 associados

2010

1.342 voluntários 863

colaboradores

12 unidades esportivas 20 pontos de Assistência e

Desenvolvimento Social

“Louvai ao senhor, e invocai o seu nome; fazei conhecidas suas obras entre os povos”. Salmos 105:1

Relatório Anual • 49


ALPHAVILLE Associados: 2.521 / Classes regulares: 235 Confira os eventos que foram destaque em 2010. Junho – Torneio Copa do Mundo 02/07 – Festa Julina 29/08 – Feijoada 02/10 – Estação Criança 22/10 – Festa das Nações 27/11 – Pedalada Dezembro - Cruzeiro Marítimo Amostra de Dança

CAMPANHA FINANCEIRA

• Campanha da Nota Fiscal Paulista • Festas • Doações de Pessoas Físicas

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Quadro com regulamento do Condicionamento Físico e Piscina

• Painéis de divulgação na entrada do vestiário masculino, feminino e da sala de fitness • Demolição da antiga lanchonete • Pintura da sala de fitness e ginásio • Portas de saída de emergência no condicionamento e ginásio

CAMPOS DO JORDÃO Associados: 513 / Classes regulares: 34 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 10/10 – Estação Criança (157 crianças) 11/12 – Festival de Dança (112 participantes) 13/11 a 05/01 – Exposição de Árvores de Natal (50 empresas participantes)

50 • ACM São Paulo

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Ampliação do Condicionamento Físico • Aquisição de equipamentos CAMPANHA FINANCEIRA

• Exposição de árvores de natal • Doação de vidros • Campanha da Nota Fiscal Paulista • Campanha dos Cofres


CENTRO Associados: 5.512 / Classes regulares: 460 Confira os eventos que foram destaque em 2010. • Divulgação da ACM em 3 palestras por mês realizadas em parceria com a Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro (3.000 pessoas) • Promoção do Encontro de empresários realizados 1 vez por mês • Café da manhã para recepcionar os novos associados. Realizado 1 vez por mês. (40 associados em cada encontro) • Sarau Cultural - realizado toda última quinta-feira do mês (50 pessoas em cada Sarau) 17 e 18/04 – Copa ACM de Futsal (350 pessoas) 30/05 – Torneio Interno de Ginástica de Solo (150 pessoas) 26/06 – Mostra interna de Dança (220 pessoas) 03/07 – Festa Julina (1800 pessoas) 18/09 – Chá da tarde (200 pessoas) 23/10 – Estação Criança (250 pessoas) 29/11 – Gindança (800 pessoas)

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Aquisição de equipamento para melhorar a qualidade do ar da piscina • Aquisição de 10 novas esteiras para condicionamento físico • Aumento da potência do ar condicionado • Inauguração do espaço Moacyr Brondi Daiuto CAMPANHA FINANCEIRA • Diversos eventos • Arrecadação do Conselho da unidade • Campanha da Nota Fiscal Paulista • Campanha do Cofrinho Criança Solidária

GUARULHOS Associados: 3.099 / Classes regulares: 133 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 13/03 – Dia do amigo (570 associados e convidados) 10/04 – Mostra de Dança (600 pessoas) 17/04 – Noite Árabe (205 associados) 05/05 – Bailão da Melhor Idade (320 superveteranos) 28/05 a 27/06 – 1ª Copa de Futsal Maria Flausina Lopes (372 atletas) 28/06 – Dia do Acemista (400 pessoas) 17/07 – Festa Julina (1700 pessoas) Agosto e setembro – VI Copa Primavera Outubro – Passeio para Caldas Novas (50 associados) 28/10 – Aniversário dos 48 anos da unidade Guarulhos (150 convidados) 31/10 – Festival Interno de Natação (320 associados e convidados) 11/12 – Festa de Confraternização (680 convidados e associados)

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Troca da fiação elétrica dos vestiários e piscina CAMPANHA FINANCEIRA

• Contribuições individuais (dinheiro e produtos) dos Conselheiros

Relatório Anual • 51


ITAQUERA Associados: 2.030 / Classes regulares: 140 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 12/02 - Baile da alegria (50 participantes) 13/03 - 12 horas de voleibol (95 participantes) 21/03 - Aniversário unidade Itaquera (350 participantes) 08/05 - Início torneio de futebol society ACM empresa (8 empresas, com 100 participantes) 17/05 - 2° YRunning infantil (Corrida de rua Infanto-juvenil, com participação de 95 crianças) 03/07 - Caravana à Estância Alto da Serra (90 Participantes) 18/09 - Teatro com pizza- Apresentação da peça “MÃOS AO ALTO SÃO PAULO”, realizada no teatro da Casa do Cristo Redentor. (350 pessoas) 04/12 - 2ª Mostra de Dança (500 convidados) 10/12 - Confraternização veteranos (200 participação) 12 a 16/12 – Cruzeiro ACM (20 associados) 17/12 - Natal CDC (130 participantes) BENFEITORIAS E REFORMAS

• Reestruturação do playground

(doação da unidade Guarulhos) • Pintura das linhas demarcatórias do ginásio poliesportivo • Pintura das paredes do ginásio e reforma de uma parte do piso • Manutenção e revitalização das borrachas da quadra de futebol society • Recuperação dos azulejos da piscina recreativa externa

também o esforço de cada um, o que resultou o crescimento e a solidificação da unidade na região de Itaquera e na ACM São Paulo.

CAMPANHA FINANCEIRA

A unidade Itaquera está em 4º lugar no cadastro de notas fiscais paulistas e há uma efetiva participação do Conselho da unidade em relação a Campanha Financeira. A unidade destaca ainda a interação da equipe de colaboradores com a missão da ACM, como

LAPA Associados: 2.642 / Classes regulares: 175 Confira os eventos que foram destaque em 2010. Abril – Noite Beneficente (350 participantes) Abril / maio / junho – Novos Talentos de Futsal (800 participantes) Outubro – Festa da Família (500 participantes) Outubro – Passeio Ciclístico e Feira da Saúde e Cidadania (600 pessoas) Dezembro – Espetáculo de Final de Ano (1170 participantes)

52 • ACM São Paulo

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Troca do piso da piscina CAMPANHA FINANCEIRA

• Noite Beneficente • Campanha do Cofrinho • Visitas à Empresas • Doações de Conselheiros • Campanha da Nota Fical Paulista


NORTE Associados: 2.008 / Classes regulares: 172 Confira os eventos que foram destaque em 2010. CAMPANHA FINANCEIRA

24/04 – Festa Italiana (700 participantes) 11/05 a 16/12 – Campeonato Interno de Futebol Society Adulto (70 associados) 03/07 – Festa Julina (1000 pessoas) 23/10 – Estação Criança (500 participantes) 27/11 – Baile do Havaí (200 pessoas)

• Campanha do Cofrinho • Campanha Nota Fiscal Paulista • Contribuições espontâneas • Jantar Dançante, em 25 de setembro, com 205 participantes

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Pintura dos corredores internos e corrimão do prédio esportivo

OSASCO Associados: 3.318 / Classes regulares: 200 Confira os eventos que foram destaque em 2010. Janeiro – Super Férias (100 crianças) Fevereiro – Matinê da Folia (150 crianças) Março – Semana da Mulher (80 associadas) Março – Lançamento YFitness (60 alunos por aula) Abril – Festival de Natação Infantil (140 crianças) Abril – Aula de inglês lúdica na Brinquedoteca – ACM e Skill (30 crianças) Maio – Mostra de Dança / Dia das Mães (300 pessoas) Maio – Encontro da Melhor Idade (80 Superveteranos) Junho – Dia do Acemista (100 participantes) Julho – Festa Julina (1000 pessoas) Agosto – Workshop YFitness e YWellness (100 pessoas) Outubro – Estação Criança (108 crianças) Novembro – Bolo na Caneca (Y’s Mens Club Jardim das Flores com CDC) (100 crianças) Novembro – Young & Rock (Festival Beneficente de Bandas) (180 pessoas) Novembro – Palestra “Lei Maria da Penha” (50 pessoas) Dezembro – Lof ’s Final (15 crianças)

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Brinquedoteca • Lanchonete • Condicionamento Físico • Avaliação Física e Exame Médico • Recepção • Quadro Social

CAMPANHA FINANCEIRA

• Primeiro Concurso de Beleza Menina Acemista (140 pessoas)

• Campanha da NFP

Relatório Anual • 53


PINHEIROS Associados: 1.584 / Classes regulares: 125 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 07 a 28/04 – Campeonato Interno de Vôlei (20 participantes) 26/05 – Dia do Desafio (300 participantes) 29/05 – Acantonamento da Copa (59 crianças) 18/09 a 07/11 – Copa Bom de Bola (480 participantes) 23/10 – Festival de Natação Infantil (60 crianças) 07/11 – Maratona Indoor (40 participantes) 09/12 – Festa de Encerramento das Crianças (70 participantes)

CAMPANHA FINANCEIRA

• Arrecadação Espontânea • Doação do Y’s Men Club • Campanha da Nota Fiscal Paulista

RIBEIRÃO PRETO Associados: 1.005 / Classes regulares: 185 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 07/02 - Circuito Saúde - ACM / ACIRP / Prova Porto Búzios (500 participantes) 13/03 - 3º Encontro de Mulheres (200 participantes) 02/04 - Hike Acemista (22 participantes) 24/05 - 1ª Reunião para Formação do Y´Mens Club (23 participantes) 03/07 - 10ª Festa Julina (700 participantes) 08/07 - 1º Chá Beneficente no Tênnis Country Club (200 participantes) 16/10 - 7º Torneio Aberto de Natação Infantil (120 pessoas) 23/10 - Estação Criança (60 crianças) 20/11 - 3º Luau da Primavera (500 participantes) 26/11 - Viagem para Thermas de Ubatan (25 pessoas)

54 • ACM São Paulo

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Pinturas de salas e manutenção de equipamentos • Melhoria na sala de CCF com a aquisição de sete esteiras e mais quatro bicicletas (originadas através da doação das unidades: Centro e Osasco) • Troca do equipamento de som do CCF CAMPANHA FINANCEIRA

• 1º Chá Beneficente da ACM • Doações pessoais realizadas por voluntários e profissionais • Venda de cartões de Natal em parceria com o Rotary Club Ribeirão Preto • 3º Luau da Primavera • Distribuição de cofrinhos para os Rotary Kids e Rotaract Club visando a captação de recursos através dos seus filiados • Visitas a empresas potenciais para doação de recursos e materiais, visando a execução do projeto de ampliação da unidade


SANTO AMARO

Associados: 2.091 / Classes regulares: 140 CAMPANHA FINANCEIRA

Confira os eventos que foram destaque em 2010. 27 a 29/01 – Fitness Verão (30 alunos por aula) 16/02 – Baile de Carnaval Infantil (40 crianças) 06/03 – Festa à Fantasia (70 convidados) 10/04 – Feira da Saúde (150 beneficiados) 16/05 – Dia das Mães (80 crianças) 19/06 – Cãominhada (20 participantes) 03/07 – Festa Julina (600 pessoas) 27/08 – Noite do Crepe (45 pessoas) 30/10 – Acantonamento Haloween (94 crianças) 16/11 – Maratona YJump (50 participantes) 18/12 – Festival de Natal (160 participantes)

• Feijoada Beneficente • Jantar Dançante com crepe • Churrascos • Passeios: Atibaia, Pintado na Brasa e Thermas dos Laranjais • Café da Tarde • Acantonamentos • Eventos organizados pelas classes • Aulas especiais • Campanha do Cofrinho Criança Solidária • Confecção de Camiseta para as classes • Campanha da Nota Fiscal Paulista • Arrecadação do Conselho da unidade

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Transformação do jardim de entrada • Reforma da área total do subsolo em estacionamento de veículos

• Transferência da sala de condicionamento físico/ musculação para o 2º andar

• Nova sala de bike • Transferência das atividades da sala 3 para o antigo Setor Infantil • Transferência do Setor Infantil para o 1º andar

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Associados: 1.966 / Classes regulares: 96 Confira os eventos que foram destaque em 2010. 12/06 – ACM na Praça (55 participantes) 12 a 16/07 – Super Férias (60 crianças) 17/07 – Festa Julina (2000 pessoas) 16/10 – Estação Criança (200 participantes) 02/12 – Festival de Dança, no Teatro Cine Santana (340 participantes)

BENFEITORIAS E REFORMAS

• Pintura da sala de promoção de vendas • Troca do parque de máquinas • Troca de equipamentos do Cond. Físico

CAMPANHA FINANCEIRA

• Campanha da Nota Fiscal Paulista • Campanha do Cofre

Relatório Anual • 55


56 • ACM São Paulo


Reconhecimento do trabalho Agradecemos o entusiasmo e trabalho de todos os voluntários e profissionais que possibilitaram o resultado do sucesso da ACM São Paulo em 2010. Feliz jornada aos que darão continuidade aos trabalhos em 2011.

“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” Romanos 12 : 4,5

Relatório Anual • 57


RELAÇÃO DE DIRETORIA, CONSELHOS E COMISSÕES 2011

Walter Luiz Lapietra 2º Vice-Presidente

Marcos Antônio Garcia (Rev.) Marcos Paulo de A. Salles Marília Silva Alves de Castro Maurício Cristioglu Ozires Silva Philipp Martin UlrichTribukait Ricardo Lenz Cesar Ronaldo Queiroga de Oliveira Valter Kwast

Lourival Bogolenta 1º Secretário

Marísia Donatelli Secretária Geral

RELAÇÃO DE DIRETORIA

Maria José Volpe Arouca Presidente José Antônio F. Antiório 1º Vice-Presidente

Jethro Pires 2º Secretário

Edemar de Souza Amorim Presidente Aarão Rubén de Oliveira Clóvis Arantes Salviano Júnior Munir Leite Aboissa Ronaldo Queiroga de Oliveira

COMISSÃO JURÍDICA

COMISSÃO

Lísias Guimarães Alcântara 1º Tesoureiro

Custódio Filipe de J. Pereira Presidente

Vanderley Nunes Bastos 2º Tesoureiro

Andréia Cortez Cecília Maria Tosta Eid Jethro Pires Marcos Antônio Garcia (Rev.)

58 • ACM São Paulo

DE CONSTRUÇÃO

Marília de Castro Presidente DE RECURSOS HUMANOS

Aarão Ruben de Oliveira Airton Castro Guardia Andréia Cortez Avanir Duran Galhardo Cecília Maria Tosta Eid Clóvis Arantes Salviano Clóvis Arantes Salviano Júnior Clóvis Tharcísio Prada Custódio Filipe de Jesus Pereira Duarte Vaz P. de Castro Júnior Edemar de Souza Amorim Elisa Guerra Malta Campos Francisco Antônio Fraga Leonardo B. Tamagusuku Luciano Humberto Lampi Marcel Batsleer Marco Antônio de Bello

COMISSÃO

COMISSÃO DE FINANÇAS

Duarte Vaz P. de Castro Júnior Francisco Antônio Fraga Marcos Paulo de Almeida Salles

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

Marco Antônio de Bello Presidente Avanir Duran Galhardo Clóvis Tharcísio Prada Elisa Guerra Malta Campos

Lísias Guimarães Alcântara Presidente COMISSÃO

José Antônio F. Antiório Lourival Bogolenta Marcel Batsleer Vanderley Nunes Bastos

DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Airton Castro Guardia Presidente Camila Andrade Fenandes Leonardo B. Tamagusuku Luciano Humberto Lampi Maurício Cristioglu Walter Luiz Lapietra


COMUNITÁRIO

Luzia de Camillis Bressan Márcia Campos Mendes Pereira Maria do Carmo M.Shimohirao Maria Edith Costa de Almeida Maria Eunice de O. F. Chiaradia Maria José Colacioppo Maria Luiza da Ressureição Maria Tereza de A. Neto Cabral Maria Therezinha de Castro Silva Marlene Soares A. Saito Myriam Davi Risk Neyde Mazzante Fasanella Nilza Mazzante Pugliesi Nilva Gubolin Nascimento Noely Oliveira Siqueira Mestre Sidney Silva Araújo Sonia Sanches Ramos Suely Salete Paes Manso Tatsue Pacheco de Castro Tereza Piccicolo Valter Kwast Walkyria Passos Claro

Alda Lupatelli Farina Presidente

JUNTA PATRIMONIAL

COMISSÃO DE RECEITA

REPRESENTANTES DA ACM

EXTRAORDINÁRIA

SÃO PAULO NA DIRETORIA

Aarão Ruben de Oliveira Presidente

DA FEDERAÇÃO

Airton Castro Guardia Avanir Duran Galhardo Custódio Filipe de Jesus Pereira Edemar de Souza Amorim Ozires Silva

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DA QUALIDADE

BRASILEIRA DAS ACM

Alda Lupatelli Farina Benemar França Carlos Jerônimo da S. Gueiros Clóvis Arantes Salviano Duarte Vaz P. de Castro Júnior Elisa Guerra Malta Campos Francisco Juliani José Moisés Arana Marcel Batsleer Mohamad Ali El H. El Fakih Rogério Pinto Coelho Amato Sergio Ávila

Marcel Batsleer Presidente CONSELHO DE

Airton Castro Guardia Duarte Vaz P. de Castro Júnior Jethro Pires Lísias Guimarães Alcântara Philipp Martin Ulrich Tribukait Ricardo Villares Lenz Cesar Vanderley Nunes Bastos

COMISSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Clóvis Arantes Salviano Presidente Andréia Cortez Duarte Vaz P. de Castro Júnior Huáscar Nabuco de Abreu Walter Luiz Lapietra

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E APOIO

MARÇO 2010 A MARÇO 2011

Alice Santos da Silva Andréia Cortez Berenice Nikaido A. Borsetti Branca Arouca de Barros Carmen Cila C. da Silva Carmen Ciris C. da Silva Celso Francisco Pongeluppe Cristina Alves de O. Pannain Durval Cândido de Araújo Elizabeth Almeida Franco Elvira C. Martinez Emílio Redondo Fabregat Geraldo Makiyama Isaíra Testai Freitas Lélia Lobato Farias e Silva Lourdes Marchetti Lúcia de Castro

Daniel de Lima Giovanni Rossi Rosa Hans Joachim Schmidt Luzia Schiapim dos Santos Paulo Roberto Silveira Mazzei Sergio D’Avila

CONSELHO FISCAL MARÇO 2010 A MARÇO 2011

Avelina Cevidane Perri Francisco Juliani Pedro Batista Moretti Suplentes Maria Helena R. F. U. Fagundes Rubens Scalet Relatório Anual • 59


CONSELHO DE DIVISÃO

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO DE JOVENS

DE PROGRAMA GERAL

PEDAGÓGICA DE CRIAN-

CAMPUS ACM

Francisco Antônio Fraga Presidente

ÇAS E ADOLESCENTES /

Leonardo Tamagusuku Presidente

Angela Sbragia Avelina Cividanes Perri Cesar Patti Denise Oliveira Alonso Golda Boruchowski Hudson Ventura Teixeira Jony Adams José Geraldo Massucato Maria Alie Brollo Maurício Coutinho Monika Palkoski Natanael Gomes Paulo de Aguiar Prouvot Raul Guatini Rosana Freneda Rosana Santos Sidney Fraga Teresinha Domingues Tereza Buturi

ACAMPAMENTO

Johnny Silvatti Adams Presidente Cintia Corrêa Laires Adams Danilo Peruchi Fernando Gutierres Juliana Roccia Maria Clara Piva Rosana Santos

COMISSÃO TÉCNICA DE TRABALHO ADULTO

Angela Sbragia Cesar Patti Maurício Coutinho Monika Palkoski Natanael Gomes Rosana Freneda

COMISSÃO DE PROGRAMA COMISSÃO TÉCNICA

INTERNACIONAL

PEDAGÓGICA DE

Alessandra Noronha David Medeiros Neves Francimar Luciano da Silva Sidney Fraga

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

José Geraldo Massucato Presidente Avelina Cividanes Perri Cláudio Duarte Denise Oliveira Alonso Gabriela Molinari Hudson Ventura Teixeira Loyde Del Nero Daiuto Paulo de Aguiar Prouvot Teresinha Daninger Isobe Tereza Buturi

60 • ACM São Paulo

Aline Lopes Alyne Antonieta Borges André Henrique S. de Oliveira André Vicente Oliveira da Silva Anna Eunice Ferreira de Mello Arcilon Alves da Rocha Júnior Bruna Muller Batistelli Barros Bruno Barbosa Caldas Camila Fernandes Carolina Malta Campos Christiane Cardoso Ferreira Débora Henglen Denis Queiroz da Silva Diego Luis Noronha Érica Teles de Menezes Fábio Fábregas Cairolli Gabrielle Alves José Guilherme Afonso Juliana Zabot Leandro de Toledo Leonardo Bernardo de Souza Lucas Rossi Marcela Camargo O. de Faria Marcello Alves Margoni Marcos Kaynny C. S. S. Silva Mariana Fronza Filetti Marina Scott Savioli Mohamad Ali El H. El Fakih Nathália Leite Alves Rafael Mendes


CONSELHOS DAS UNIDADES ALPHAVILLE Presidente Walter Luiz Lapietra Vice- Presidente Heitor de Piratininga Furnis Conselheiros Aparecido José Gomes da Silva Bruno Taioli Christos Ioannis Stravogiannis Cláudio Anibal Cleto Cláudio Ramos da Silva Gil Lancaster Jorge Luiz da Silva José Carlos Marcato José Maria Monterossi Lima Maria Izabel Ferreira Amaro Philipp Martin Ulrich Tribukait Waine Amaro Billafon Wilton Taparelli Chade Secretário Executivo Eudes de Araujo Secretário Executivo AED Gilberto Mariani Supervisor de Operações Daniel Camargo

CAMPOS DO JORDÃO Presidente Marilda Molina Vice-Presidente Valéria Kara José Pinheiro Conselheiros Alberto de Almeida Bernardino Ana Maria de Almeida Navajas Carlos Yamauchi Eduardo Moreira da Cruz Neto

José Carlos Rebello de Carvalho Marília Richieri Oswaldo Bifulco de Moraes Wânia Regina R. Diniz Bachman Suplentes Dulce Helena Martinez Sandra de Camargo G. Donaio Wagner Cardoso da Silveira Secretário Executivo Renato Silva Montijo Secretário Executivo AED Marco Antônio Olivatto

CENTRO Presidente Jethro Pires Vice-Presidente Lys dos Santos Conselheiros Benemar França Carmen Ciris C. da Silva Fernando Túlio Colacioppo Jr. Francisco Antônio Fraga Huáscar Nabuco de Abreu José Alarico Rebouças Marco Antônio de Bello Marcos Antônio Garcia Maria Lúcia Strazzeri Munir Leite Aboissa Roque Cortes Pereira Tatsue Satoh Pacheco de Castro Valentim Fraga Browne Yukihiko Saito Suplentes Francisco Juliani Rafael Mendes de Vasconcellos

Secretária Executiva Izabel Ap. Vito Lopez Secretário Executivo AED Marcos Janowsky

GUARULHOS Presidente Vanderley Nunes Bastos Vice-Presidente Primo Poli Conselheiros Alexandre Parra de Siqueira Antônio Roberto Marchiori Anunciato Thomeo Sobrinho Carlos Katsudi Ishiara Eduardo Gomes Figueiredo Eduardo Kamei Yukisaki Geraldo Lúcio Nogueira Jorge Iarossi José Joaquim Pinto da Silva Júlio César Alves Lima Maria Clara Faccini Mendes Nello Poli Neto Oswaldo Choli Filho Paulo Sérgio Rodrigues Alves Rogério Santovito Secretário Executivo Esmeraldino José G. Pereira Secretário de Executivo AED Esmeraldino José G. Pereira Supervisores de Operações José Carlos dos Santos Luciano Saragossa

Relatório Anual • 61


ITAQUERA Presidente Avanir Duran Galhardo Vice-Presidente Silvio José Gonçalves Conselheiros Adão Ramos Lopes Sanches Alice Coutinho Magro Angelo Beraldo Sobrinho Armindo Mota Moreira Emílio A. Daccache Francisco Nicolau Heide Monteiro Vieira Nicolau Homero Cardoso Josemar Jacinto de Araújo Manuel Nunes da Costa Noely Oliveira Siqueira Mestre Orlando Russo Filho Reynaldo Alves Siqueira Silvio Rangel de Oliveira Secretário Executivo e AED Esmeraldino José G. Pereira Supervisor de Operações José Pales de Vasconcelos

LAPA Presidente Osvaldo Soares Vice-Presidente Estevam Amódio Conselheiros Antônio Luiz Cavaliere Antônio Simidamore Arlindo Galgaro Carlos do Carmo Curado Henrique Isliker Pátria Hermínio de Oliveira Neto Joaquim Flávio de Mores Filho José Antônio Urea José Carlos de Barros Lima José Furian Filho Luiz Pasetti Luzia Schiapim dos Santos

62 • ACM São Paulo

Sidney Gasparetto Ubirajara de Oliveira Vagner Marcelo Sanchez Suplentes Rubens Scalet Mariano Garcia Camacho Secretária Executiva Cristina Francesca Néglia Secretário Executivo AED Marcos Janowsky

NORTE Presidente Clóvis Tharcísio Prada Vice-Presidente Silvio Sinti Conselheiros Armando Baptista Lopes Arturas Eringis Clóvis Arantes Salviano Júnior Durval Cândido de Araújo Luís Carlos Magaldi Secretário Executivo Rubén Milcíades Vera Bordón Secretário Executivo AED João Paulo Barbosa Supervisor de Operações Edney Roberto Delgado

OSASCO Presidente Sérgio Sidney Manojo Vice-Presidente Lourival Bogolenta Conselheiros Álvaro Meneguelli Antônio Luigi Camandoni Arthur Carlos Chizzolini Benedito Ferreira dos Santos Christian Bennecke

Cristiano Peraro Lafonte Murillo Elis Regina Bergara Devechio José Antônio F. Antiório José Paschoal Filho Juracy Rubens Faria Dalle Lucca Luiz Barta Filho Osamu Kasuga Oswaldo Rodrigues de Oliveira Suplentes Gilson Biondo Marcos Benedito da Silva Ziro Yanagimori Secretário Executivo Silvio Luiz Brandão Britts Secretário Executivo AED Flávio Roberto A. G. Rosa Supervisor de Operações Edilson Piedade

PINHEIROS Presidente Edemar de Souza Amorim Vice-Presidente Paulo de Aguiar Prouvot Conselheiros Airton Castro Guardia Duarte Vaz P. de Castro Júnior Ernesto Guerra José Guilherme Afonso Luis Carlos Nardelli Luiz Augusto de A. Moura Arêas Rafael Lugli Tatonetti Renato Spadafora Rosana dos Santos F. Rocha Teresinha Domingues Isobe Secretário Executivo Marco Antônio Olivatto Secretário Executivo AED Marco Antônio Olivatto Supervisor de Operações André Joseph Passantino


RIBEIRÃO PRETO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Presidente Amir Calil Dib Vice-Presidente Plauto Garcia Leal Filho Conselheiros Agueda Dernovsek Zerbinatti Francisco Carlos Júlio Pinghera Geralda Rodrigues R. Bernardini José Carlos Carvalho José Paulo Prado José Roberto H. Romero Marcos Mendes Biasoli Mazer Paulo Zerbinatti Sandro Clécio Silva de Souza Sonia Cristina Maggioto Secretário Executivo Fábio da Silva Sampaio Secretário Executivo AED Flávio Roberto A. G. Rosa

Presidente Antônio Gervásio de P. Diniz Vice-Presidente Clóvis Arantes Salviano Conselheiros Celso Rubens Alves de Moura Cláudio José de Q. Salviano Felipe Antônio Cury Francisco Humberto de O. Roxo José Luiz Nunes do Couto Maurício Basto Barros Newton Camargo de Moraes Ronaldo Queiroga de Oliveira Sebastião de Souza Pinto Talmir Canuto Costa Suplentes Hugo Barros José Humberto Linhares Dutra Mário Domingos de Morais Maximilian Trevisan Secretário Executivo Renato Silva Montijo Secretário Executivo AED Marco Antônio Olivatto

SANTO AMARO Presidente Paulo Gonçalves Peres Vice-Presidente Luiz Alevato Pinto Grijó Conselheiros Ariovaldo Willians Nogueira Edmilson Andrade de Barros Edson Mendes Neves Edson Wander Vieira Marcel Tadeu Toral dos Santos Maria Cristina Pesso Maria José Colacioppo Maria José Souto Maior Lopes Ralph de Carvalho Retz Silva Rosa Mileo Rosa Simei Bruno Secretário Executivo e AED Gilberto Mariani Supervisor de Operações Fábio Silva

João Gomes de Moraes João José de Paula Soares Jurandir Ramos de Souza Laudirley Ferreira Dourado Loredana Piovesan Glasser Luiz Otávio Bezerra de Assis Marcos Aurélio Mesquita Alves Roberto Santos Moreno Simone Martinez Quilici Vera Lúcia Bellezzo Secretário Executivo e AED Esmeraldino José G. Pereira

CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO JULIAN HARANCZYK Presidente Aarão Ruben de Oliveira Vice-Presidente Luiz Alberto Zappa Conselheiros Carlos Roberto dos Santos Fábio de Souza Santos Gilmar Loredo Homero Alves Siqueira João Carlos Romão Relatório Anual • 63


CONTRIBUINTES

CAMPANHA FINANCEIRA 2010 • A. Lupatelli Com. Jóias Me • Aarão Ruben de Oliveira • ABIMAQ - Assoc. Bras. Ind. Máq. E Equip. • Adão Ramos Lopes Sanches • Adeilson Damacena da Silva • Airton Castro Guardia • Alda Lupatelli Farina • Aldenizo Candido da Silva • Alessandro Poli Veronezzi • Alice Coutinho Magro • Alice Ferraz • Álvaro Meneguelli • Amir Calil Dib • Ana Alves Dias • Ana Maria Fortes Strele • Ana Maria Spaggiari • Angelo Beraldo Sobrinho • Antonia Vaz Gonçalves • Antonio Luiz Cavalieri • Antonio Marcos de Oliveira • Antonio Simidamore • Arcilon Rocha • Ariovaldo Willian Nogueira • Associação Banespiana de Assistência Social • Associação de Mulheres de Negócios - BPW • Associação Paulista de Educação e Cultura • Avanir Duran Galhardo • Banco Bradesco S/A. • Belem Car Veículos Ltda • Benemar Franca • Bruno Pepe Gois

64 • ACM São Paulo

• Bruno Taioli • Carlos Deon Coelho Paiva • Carmen Ciris Crescencio • Carmo Adm. de Bens Próprios e Partic. S/C Ltda. • Carolina Malta Campos • Carolina Ribeiro • Caroline Marcheis Quinteiro • Cássia Aparecida Paulino • Celina Francisca Barbosa • Celso Ramos • Celso F. Pongeluppe • César Reis inf. Serv. Ltda. • Cicera Gonçalves leite • Cidália da Silva Braga • Clarissa dos Santos Fazio • Cláudia B. de Barros • Cláudia Malandrino • Claúdio Ramos • Claudio Salviano • Clóvis Arantes Salviano • Clóvis Arantes Salviano Junior • Clóvis Tharcísio Prada • Contribuição Espontânea Lapa • Cristina Augusta Ferreira • Daniel Lopes Gonçalves • Deivyson Leonardo • Denis de Queiroz Silva • Edifar Construtora e Engenharia Ltda. • Edvaldo Ailder Catalani • Elisa Guerra Malta Campos • Elisabete Gomes de Souza • Elisabeth Almeida Franco

• Elvira C. Martinez • Embrase - Empresa Bras. de Servs. Gerais Ltda. • Emílio A. Daccache • Estevam Amódio • Fabio da Silva Sampaio • Federação Brasileira das ACM • Felipe Silva Gonçalves Rocha • Ferraz Inteligência de Moda • Filtertek do Brasil Ind. e Com. S/A. • Francisco José • Francisco Nicolau • Francisco Wilson Malandrino • Gabriel Leite de Oliveira • Gabriela dos Santos • Geraldina Maria de Melo • Gerson Araujo • Gilberto Oliveira Andrade • Golda Boruchovski • Heide Monteiro Vieira • Henrique Isliker Patria • Hermínio de Oliveira Neto • Irineu Sussumu Sumitoshi • Irma Rieck Dombrowsky • Isaíra Testai Freitas • Jethro Pires • Joaquim Flávio de Melo filho • Jorge Luiz da Silva • Jorge Ricardo Iarossi • José Antonio F. Antiório • José Antonio Urea • José Carlos de Barros Lima • José Carlos Marcato • Jose Damacena do Nascimento


CONTRIBUINTES

CAMPANHA FINANCEIRA 2010 • Jose Gonçalves Gomes • José Guilherme Afonso • Juliana Zabox • Julieta Elias • Júlio César Alves Lima • Kátia Aparecida Lima da Silva • Keita Ind. e Comércio Ltda. • La Salete Ribeiro Dias • Lais Leite de Oliveira • Laudo Natel • Liliana Macruz • Loredana E. Piovesan Glasser • Loyde Del Nero Daiuto • Lucia Maria M. Malvazi • Lucia Maria Simões • Luciene Oliveira Borba • Lucineide Maria dos Santos • Luis Carlos Magaldi • Luis Carlos Ricardo da Silva • Luis Eduardo Ribeiro • Luiz Celso Vieira • Luiz Pasetti • Luzia Schiapim dos Santos • Márcia Campos Lima • Márcia Murth Oliveira • Marcos Antonio Garcia • Marcos Janowsky • Maria Celeste Burzo Sagradi • Maria Cláudia Malandrino • Maria Cristina Pesso • Maria do Carmo Shimohirao • Maria Inez G. Correia • Maria Izabel Ferreira Amaro • Maria José Colacioppo • Maria José Volpe Arouca • Maria Luiza da Ressurreição

• Maria Ramos de Melo • Maria Zila Maciel Pompeu • Marilda Molina • Marisia Donatelli • Marlene Soares A. Saito • Mateus Inácio Nemésio • Mohamad Ali El Harfuche El Fakih • Munir Leite Aboissa • Nathalia Leite Alves • Neves Molen Harbs • Nives Molena Harb • Noely Oliveira Siqueira Mestre • Nova Tupy Aparas e Reciclagem Ltda. • Osvaldo Soares • Ozires Silva • Paulo Gonçalves Peres • Paulo Rogério da Silva • Primo Poli • Raphael Mange • Robson Pereira • Rodrigo Augusto Barboza • Rodrigo Martinez Lopes • Romulo Augusto Gomes Dantas • Ronaldo Queiroga de Oliveira • Rosana Rigat Xavier de Aquino • Ruth Corrêa Franco • Sadoko Yumura • SAP Brasil Ltda. • Satia Vesugi • Sebastião de Souza Pinto • Sebastião Lemes de Andrade • Sergio Souza Gomes • Serviling Serv. Com.

Emp. Ltda. • Sidney Gasparetto • Silvio José Gonçalves • Silvio Rangel de Oliveira • Simone Martinez Quilici • Solange Maria Leite de Oliveira • Spitaletti S/A. Concreto Protendido • Suely Salete Paes Manso • Talmir Canuto costa • Tatiana Ferreira dos Santos • Thais Catalani Morata • UBC Creative Publicidade Ltda. • Unibanco AIG - Vida e Previdência • Vanderley Nunes Bastos • Vera Regina Preto • Vilma Henrique de Souza • Viviane Fontes Ribeiro • Vlademir de Abreu • Waine Amaro Billafon • Walter Luiz Lapietra • Willian Pinheiro • Wilma Ruiz de Faria • Yolanda Rachel de Oliveira • Yoshie Yagi Yoshimura • Y’s Men’s Club São Paulo Centro • Y’s Men’s Club Internacional - Pinheiros • Y’s Men’s Club Santo Amaro • Y’s Men’s Club São Paulo - Norte • Yukihiko Saito • Zenira Grisotto Relatório Anual • 65


ENDEREÇO DAS UNIDADES DA ACM SÃO PAULO Alphaville

Osasco

CDC Julian Haranczyk

Alameda Araguaia, 63 Barueri/SP CEP: 06400-000 Telefone: +55 11 4166.1600

Av. Das Flores, 453 Osasco/SP CEP: 06110-100 Telefone: +55 11 3685.8900

Rua Crato, 22/A Guarulhos/SP CEP: 07230-590 Telefone: +55 11 2412.8414

Campos do Jordão

Pinheiros

CDC Vila Maria

Rua Joaquim Correa Cintra, 320 Campos do Jordão/SP CEP: 12460-000 Telefone: +55 12 3662.6347

Praça dos Omaguás, 88 São Paulo/SP CEP: 05419-020 Telefone: +55 11 3817.8377

Rua Dias da Silva, 632 São Paulo/SP CEP: 02114-001 Telefone: +55 11 2954.3670

Centro

Ribeirão Preto

Rua Nestor Pestana, 147 São Paulo/SP CEP: 01303-010 Telefone: +55 11 3138.3000

Rua Paschoal Bardaro, 526 Ribeirão Preto/SP CEP: 14020-340 Telefone: +55 16 3623.2151

CDC Leide das Neves – Jabaquara

Guarulhos

Santo Amaro

Rua Assis Chateaubriand, 205 Guarulhos/SP CEP: 07090-230 Telefone: +55 11 2472.5600

Rua Florenville, 280 São Paulo/SP CEP: 04745-080 Telefone: +55 11 5696.9600

Itaquera

São José dos Campos

Rua Léo de Afonseca, 47 São Paulo/ SP CEP: 08280-560 Telefone: +55 11 2744.2000

Rua José Alves dos Santos, 172 São José dos Campos/SP CEP: 12230-300 Telefone: +55 12 3935.2000

Lapa

CDC Carapicuíba

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100 São Paulo/SP CEP: 05078-000 Telefone: +55 11 3839.5800

Av. Deputado Emílio Carlos, 945 Carapicuíba/SP CEP: 06310-160 Telefone: +55 11 4181.3195

Norte

CDC Enturmando Vila Ré

Rua José Amato, 39 – Bairro do Limão São Paulo/SP CEP: 02518-120 Telefone: +55 11 3959.5050

Rua Santo Henrique, 50 São Paulo/SP CEP: 03664-010 Telefone: +55 11 2684.3601

66 • ACM São Paulo

Rua Nelson Fernandes, 257 São Paulo/SP CEP: 04319-000 Telefone: +55 11 5588.4878

CDC Pinheiros Rua Deputado Lacerda Franco, 381 São Paulo/SP CEP: 05419-020 Telefone: +55 11 3816.6009

CDC Santo Amaro Rua Ângelo Herrero, 168 São Paulo/SP CEP: 04746-070 Telefone: +55 11 5524.9018

CDC Jardim Mutinga Rua Herval Velho, 146 Barueri/SP CEP: 06463-230 Telefone: +55 11 4688.0107

Centro de Educação Infantil Ítalo Brasil Portieri Rua Pedro de Toledo, 1809 São Paulo/SP CEP: 04309-034 Telefone: +55 11 5571.7035


EXPEDIENTE Publicação anual da Secretaria Geral da ACM São Paulo secgeral@acmsaopaulo.org – www.acmsaopaulo.org Coordenação: Divisão de Comunicação & Marketing Jornalista Responsável: João Paulo Barbosa – MTB: 54.268-SP Projeto Editorial: Departamento de Comunicação e Marketing Projeto Gráfico e Diagramação: Patricia Medrado e Renan Martins Revisão: Michelle Fontebasso e Fernanda Oliveira Fotos: Acervo da ACM São Paulo Banco de imagens - Internet Relatório Anual • 67


68 • ACM São Paulo


ACM São Paulo - Relatório Anual 2010