Issuu on Google+

INFORMACM ANO 8 • Nº 36 • 2011

www.acmsaopaulo.org

ACM / YMCA São Paulo

nas Redes Sociais Entre nessa onda!

InformACM 1


2 InformACM


EDITORIAL

O mundo virtual da ACM São Paulo Três meses se passaram, a estação mudou e estamos aqui, mais uma vez, para cuidar da sua saúde e bem-estar, que são tão importantes quanto manter o corpo bonito. Afinal, ter curvas perfeitas não significa estar em dia com a saúde. Por isso, preparamos uma matéria dedicada aos exercícios funcionais, que vão colocar seu corpo para trabalhar da cabeça aos pés. Leia também sobre os benefícios das frutas, que são indispensáveis para o organismo, e os tipos recomendados para combater o colesterol, hipertensão, diabetes, TPM, entre outros. O verão está chegando e saiba como ficar bronzeado e protegido das doenças provocadas pelo sol. Facebook, Twitter, Youtube e Blog. As redes sociais estão com tudo, porém, você sabe como utilizá-las adequadamente? Aproveite e siga a ACM São Paulo. Você vai curtir! Está estressado? Venha para a ACM e mande toda sua irritação para bem longe. Primeiros socorros: você sabe como agir? Aprenda como proceder em casos de emergência. E mais: trabalho social da ACM, Jab’s 2011, acampamento infantil e tudo o que rola nas unidades. Boa leitura e até o próximo encontro!

4

João Paulo Barbosa

SAÚDE

Presidente Maria José Volpe Arouca Secretária Geral Marísia Donatelli Secretário Executivo da Divisão de Comunicação & Marketing e Jornalista responsável João Paulo Barbosa (MTB 54.268-SP) Redação Michelle Fontebasso Evellin Domingos - Estagiária Stephanie Bevilaqua - Estagiária Direção de Arte e Diagramação Patricia Medrado Victor Felix Fotos Acervo ACM São Paulo www.heroturko.com www.sxc.hu Tiragem 30.000 exemplares ACM São Paulo Departamento de Comunicação R. Nestor Pestana, 147- 11º andar CEP 01303-010 - São Paulo/SP Tel.: 11 3138-3143 revista@acmsaopaulo.org www.acmsaopaulo.org

8 ÍNDICE

EXPEDIENTE

Proteja-se contra os raios solares

COMPORTAMENTO Atividade física para domar o estresse

12

LAZER Acampamento da ACM São Paulo

14 18

ALIMENTAÇÃO O sabor benéfico das frutas ATIVIDADE FÍSICA

Mexa-se com os exercícios funcionais

20

EMERGÊNCIA Aprenda primeiros socorros e saiba como proceder em urgências

23

24

SOCIAL

“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!”. Conheça o Circo Enturmando Vila Ré

26 32

CAPA Redes Sociais

INSTITUCIONAL Fique por dentro dos eventos e notícias da ACM São Paulo

35 37

PASSO A PASSO Exercícios abdominais UNIDADES Confira o que rolou nas unidades

49

ESPECIALISTA

RESPONDE Arteriosclerose

50

FRENTE A FRENTE PASSATEMPO Saiba de quais alimentos você Teste: Você sabe se proteger deve fugir no final de semana do sol? InformACM 3


SAÚDE

Sol!

Inimigo ou amigo?

Sol é sinônimo de praia, verão e calor. Nessa época do ano é comum que as pessoas queiram mostrar curvas perfeitas. Mas apenas isso não basta, porque os brasileiros também gostam de desfilar com um corpo bronzeado. No entanto, especialistas afirmam que a estação exige atenção e cuidados. A ação dos raios solares sobre a pele desprotegida tem consequências sérias. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de novos casos de câncer de pele em 2010, foi de 5.930 pessoas, entre 2.960 homens e 2.970 mulheres, sendo que esses números aumentam a cada ano. O câncer de pele é um dos tipos mais comuns no Brasil. Pessoas que apresentam feridas na pele com duração maior do que quatro semanas, sem cicatrização, variação na cor, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, devem consultar rapidamente um dermatologista. Visite o médico pelo menos uma vez ao ano para avaliação e prevenção de doenças. Uma lesão maligna na pele, quando detectada precocemente, tem cura!

4 InformACM


InformACM 5


Para se proteger! A exposição prolongada ao sol sem protetor solar causa queimaduras, inchaço, vermelhidão e sensibilidade. Em diagnósticos mais graves é possível que se desenvolva um fotoenvelhecimento, espessamento irregular das camadas da pele e dermatoeliose (aparecimento de rugas). No caso de lesões mais profundas, como malignas e pré-malignas, a consequência é o câncer de pele. Entre 10h e 16h os raios ultravioletas B são mais fortes. Fique na sombra nesse intervalo de tempo. As pessoas de pele negra têm proteção natural, devido a maior quantidade de melanina produzida pelos melanócitos (célula que produz a melanina). Nelas, o câncer de pele é menos frequente, porém, quando ocorre, a gravidade é maior, porque geralmente o diagnóstico é tardio. O rosto é o local que o câncer mais atinge. Use bonés, viseiras, chapéus, óculos escuros e barracas de praia com tecidos grossos. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas com filtro solar! Proteja seus cabelos. Contra o ressecamento, utilize cremes sem enxágue. Existem cremes com fator de proteção solar para usar nos fios durante o dia.

A pele demora de dois a três dias para liberar e produzir melanina (pigmento que dá a cor bronzeada). Ficar muito tempo exposto ao sol no mesmo dia não acelera o bronzeado, só causa queimaduras e provoca danos à pele que pode levar ao câncer. Usar protetor ou bloqueador solar é essencial. Aplique cuidadosamente por todo o corpo, de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada duas horas. Use fator de proteção solar (FPS) 15 ou maior. Pessoas com a pele muito branca, olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar, no mínimo, FPS 25. Para o rosto e o corpo, há proteção solar química, conhecida como FPS nº 25, 30, 40,50 e 60 e proteção solar física (PPD), que são os cremes e loções. Filtros químicos: absorvem as radiações e impedem que elas atinjam as camadas mais profundas da pele. Devem ser repassados a cada duas horas, todos os dias. Filtros físicos: refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações ultravioletas (UVA e UVB) e ao infravermelho. Eles refletem e espalham a luz UV e formam um filme protetor, impedindo que a radiação ultrapasse a pele, além de provocar menos irritação cutânea. Se sua pele for oleosa, prefira os protetores em loção não oleosa (oil-free), fluido, fluido extremo ou gel. Para as secas, opte pelos protetores em gel-creme. As do tipo mista, protetores para pele oleosa. Atenção: o filtro solar em “creme” é pesado e pode escorrer ao longo do dia. A dermatologista Gisele Barbosa, explica que ficar embaixo do guarda-sol sem protetor solar também queima a pele. “Mesmo o guarda-sol com tecido grosso não protege, porque os raios solares atingem a areia e refletem na pele”. A queimadura avermelhada que aparece no final do dia é causada pela exposição inadequada em um período de até duas horas. “A pele não fica vermelha na hora, por isso é errado sair do sol somente quando perceber a queimadura”, acrescenta Gisele.

Lembre-se:

Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares. Portanto, o sol de inverno também prejudica e favorece, principalmente, o envelhecimento.

6 InformACM


Cuidados básicos para pele queimada:

Para reduzir o inchaço e a ardência:

:: Evite usar bucha, esponja e esfoliantes na região afetada;

:: Aplique loções pós-sol específicas, com produtos calmantes como a aloe-vera (babosa), três vezes ao dia; m

:: Use sabonete hidratante e suave, caso contrário pode deixar a pele ainda mais vermelha e ressecada. Aproveite e aplique também óleo hidratante de banho;

:: Abuse dos hidratantes! A pele queimada perde ág água facilmente e isso evitará a sensação de resse secamento;

:: Como a pele está quente e vermelha, evite água quente. Quanto mais fria melhor!

:: Evite usar produtos caseiros. Dependendo do ca caso, pode favorecer à infecção, principalmente se tiv tiver bolhas; :: Beba bastante líquido para ajudar na hidratação da pele; :: Procure seu dermatologista em caso de dúvidas.

Aproveite o sol! Apesar de todos os cuidados, não pense que ele é inimigo! A dermatologista Renata Von Gal explica que é necessário tomar sol diariamente (10 a 15 minutos), para estimular a absorção da vitamina D, envolvida na formação de cálcio. “Devemos desfrutar de seus benefícios, afinal faz bem para a mente e nos dá aparência saudável”.

Não esqueça

das crianças... Elas adoram sol, praia, piscina e parque de diversões. O protetor solar aparece em último lugar na lista delas e alguns cuidados precisam ser tomados antes de protegê-las. Renata alerta que em crianças menores de seis meses, não é recomendável aplicar protetores solares comuns. O ideal é usar os 100% físicos, que são manipulados. Para os mais velhos, prefira os hipoalergênicos. A criançada pode abusar de óculos de sol, bonés, chapéus e camisetas com proteção ultravioleta. Fontes: Gisele Barbosa - dermatologista - CRM SP 116046 Website: www.dragisele.med.br Renata Von Gal, dermatologista – CRM 109.360 E-mail: vongal@hotmail.com

InformACM 7


COMPORTAMENTO

e s s e r t

Es

Na ACM, sua irritação não tem vez! 8 InformACM


e

InformACM 9


A correria do dia-a-dia deixa qualquer um a mil por hora. Acordar cedo, dormir tarde, trânsito, trabalhar, estudar e lidar com as tarefas domésticas. Quem nos acompanha nessa rotina? O estresse!

Atualmente, o termo estresse é muito usado. Derivado da palavra inglesa “stress”, significa o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão. Em 1936, foi introduzida a expressão no jargão médico e biológico, que traduz o esforço de adaptação dos mamíferos para enfrentar situações em que o organismo perceba ameaça à sua vida ou a seu equilíbrio. Qualquer agressão ou algo que cause desconforto pode provocar estresse. Mudanças no estado de equilíbrio como algo perigoso ou até mesmo uma boa notícia são características da doença. Porém, lembre-se que em cada pessoa há sintomas, manifestações ou efeitos diferentes. As consequências de situações estressantes dependem de tempo, da intensidade do estresse, da duração ao longo da vida e da forma como cada um

lida com ele. O organismo fica sob tensão constante, se prepara para enfrentar situações ameaçadoras ou perigosas e reage para a luta ou fuga, que pode resultar em gastrite, úlcera, mau funcionamento do intestino, pressão alta, infarto ou doenças psíquicas, como depressão e síndrome do pânico. A psicóloga Sueli Ribeirão ressalta que o estresse independe da profissão e do meio em que a pessoa vive. No entanto, as condições ambientais das grandes cidades e da sociedade ocidental aumentam seu índice. O que vai determinar o alto nível de estresse é a insatisfação da própria pessoa consigo e com a vida. Os fatores externos influenciam, mas o descontentamento com o mundo é o principal agravante. Para prevenir, não existe receita ou solução.

O que vai determinar o alto nível de estresse é a insatisfação da própria pessoa consigo e com a vida

10 InformACM


Praticar atividade física é uma das

principais soluções para ter uma vida saudável e produtiva

Os exercícios físicos são boa opção para aliviar a tensão e de quebra ficar calminho, calminho. Exercitar-se causa um efeito estimulante sobre o organismo e relaxa o estado psíquico. Sem falar que na atividade física você encontra uma pausa para toda a aceleração diária, impulsionando o corpo a enfrentar os desafios. Esse processo acontece através de dois mecanismos: o psicológico, porque melhora a capacidade de concentração, respiração e principalmente de sociabilização do indivíduo; e o fisiológico, em que a atividade física ajuda na produção dos hormônios endorfina, beta endorfina e serotonina. Todos promovem a sensação de bem-estar e alegria. Outros benefícios, como autoestima, diminuição da depressão e, consequentemente, o alívio do estresse, são proporcionados a quem se joga na malhação. As atividades da ACM mais recomendadas para aliviar o estresse são: dança do ventre e de salão, artes marciais, hidroginástica, natação, esportes de quadra, alongamento e as aulas dos programas YFitness e YWellness. Mais informações sobre os horários das atividades você encontra no site www.acmsaopaulo.org Escolha a unidade mais próxima da sua casa ou do seu trabalho e torne seu dia-a-dia mais agradável!

Fonte: Sueli Ribeirão Moura Soares, psicóloga. CRP: 06/8820

InformACM 11


LAZER

Amizades, aprendizado, brincadeiras, diversĂŁo, alegria e a Turma do George. Tudo isso e muito mais vocĂŞ encontra no acampamento

12 InformACM


Quem conhece o acampamento da ACM São Paulo sabe que é sinônimo de diversão e alegria para a criançada, em ambiente descontraído e acolhedor. A garotada desfruta de área verde, natureza privilegiada, prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa, arvorismo e trilha ecológica. Com programação diversificada a cada temporada (janeiro e julho), inclui atividades recreativas, culturais, sociais, esportivas, jantares temáticos, histórias na fogueira, gincanas, entre muitas outras em um local com muitas opções de lazer, instalações confortáveis, comodidade, segurança, piscina, jogos de futebol, quadra poliesportiva, trilhas, discoteca e playground. A atividade “O grande jogo” é a preferida dos participantes. Começa no início da semana e termina no último dia, na fogueira da amizade. A brincadeira, assim como as outras, é desenvolvida em equipe. A instrutora de atividade física Mariana Laporta explica que as crianças participam entusiasmadas das temporadas. A proposta oferecida permite vivenciar experiências que conduzam à responsabilidade, autonomia e integração, de maneira lúdica e atraente. “A ACM preza pela filosofia de aprender brincando. Dessa forma, o convívio torna-se prazeroso”, diz. A convivência entre os acampados proporciona desenvolvimento e responsabilidade, aprendizagem e disciplina, o que agrega novos conhecimentos. “Os pais sempre falam

que as atitudes dos filhos após a semana do acampamento mudam, pois voltam mais organizados, responsáveis, menos tímidos etc”, ressalta. O acampamento é dividido em duas semanas: infantil (5 a 10 anos) e teen (10 a 14 anos), para melhor trabalhar os temas abordados, de acordo com as idades. Reflexão ao pôr-do-sol com músicas tradicionais do acampamento da ACM, devocionais antes das refeições, momento cívico (hasteamento e arriamento da bandeira nacional), hino do acampamento e a fogueira da amizade, que na última noite selam todas as amizades ao redor da fogueira, são diferenciais do Acampamento da ACM São Paulo. Associado à Abae (Associação Brasileira de Acampamentos Educativos), o acampamento da ACM tem sempre um intuito pedagógico e educativo que influencia positivamente na formação de pessoas melhores, construção de valores, respeito ao próximo e a vida, vivência de novas experiências sociais e contribuição para a vida escolar, familiar e social, estimulando a independência dos acampados. Podem participar crianças e jovens, associados ou não da ACM São Paulo. A saída para a viagem é feita, geralmente, das unidades Lapa e Centro. Colaboração: Mariana Ferro Laporta, líder de setor divisão de crianças e adolescentes. Leonardo César Manara Gonzaga, instrutor de atividades e diretor de programa de acampamento.

InformACM 13


ALIMENTAÇÃO

Frutas

Elas são essenciais para uma vida saudável, além de gostosas e nutritivas

14 InformACM


Quantas vezes você já deve ter ouvido que para manter a saúde do corpo, o ideal é consumir alimentos saudáveis. No entanto, isso não acontece quando estamos gripados, por exemplo, já que a maioria das pessoas prefere remédios a tomar um suco de laranja. As frutas são fontes de vitaminas antioxidantes (C, A e E), pois combatem os radicais livres, protegem as células contra processos degenerativos e de envelhecimento, previnem uma série de doenças, fortalecem o sistema imunológico e facilitam a digestão. Todas as frutas são essenciais para o organismo. Segundo a nutricionista Silvania Carrenho Sergent, não existe uma escala de importância para comê-las. Porém, existe a carência parcial de certas vitaminas (hipovitaminose) e a extrema (avitaminose). “As frutas fornecem minerais que têm função construtora por fazer parte da construção de vários tecidos no organismo,

formação de hormônios, hemoglobina e função reguladora para atividades metabólicas, estímulos nervosos, entre outros”, explica Silvania. A nutricionista Camila Santarossa acrescenta que as frutas podem e devem fazer parte da refeição, mas nunca podem substituí-la. “São recomendadas nos lanches intermediários ou como sobremesas, por serem saudáveis e possuir poucas calorias. A refeição deve ser nutricionalmente completa e balanceada, a fim de suprir as necessidades energéticas de cada indivíduo contendo proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais”, afirma. Problemas cardiovasculares, por exemplo, podem ser prevenidos com o consumo das frutas, mas se o indivíduo já possuir o problema é necessário seguir tratamento específico.

“Todas as frutas são essenciais para o organismo”

Frutas indicadas para combater: Colesterol:

Romã, abacate, açaí, maçã e morango morango;

Hipertensão:

Frutas ricas em potássio, como maçã e damasco;

TPM:

Morango e melancia que ajudam a eliminar água e reduzem o inchaço; melão que é fonte de vitamina B6 e reduz as dores de cabeça e a irritabilidade; figo e banana, ricos em magnésio, reduzem as dores de cabeça, a fadiga e a compulsão por doces - características dessa fase;

Radicais livres:

As frutas cítricas e também o mirtilo mirtilo, amora, ameixa preta, preta framboesa, morango, cereja, uvas vermelhas e roxas, acerola, melancia e caju são ricas em antioxidantes que combatem radicais livres;

Diabetes:

No tratamento do diabetes todas as frutas são permitidas, porém, o tamanho das porções deve ser determinado individualmente pelo nutricionista, de acordo com as necessidades do paciente.

Infecções:

O consumo adequado de frutas em geral reforça o sistema imunológico, tornando-o mais resistente à infecções, como a Cranberry Cranberry, frutinha vermelha parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, que age contra infecções urinárias, ou o limão que além de ser antioxidante, também é antisséptico e é usado para tratar infecções respiratórias.

InformACM 15


Faz

bem... :: Maçã: rica em B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro. Seu aroma acalma e relaxa. O consumo regular da maçã é excelente para prevenir colesterol e manter a taxa em níveis aceitáveis, devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. A maçã apresenta propriedades medicinais e produz efeitos benéficos sobre o coração, além de prevenir a arteriosclerose - assunto que você confere na página 49. Melhora, ainda, a circulação sanguínea e reduz o trabalho cardíaco, o que permite prolongada vida útil ao coração. :: Banana: é rica em potássio, portanto é indicada para ser consumida por hipertensos, por repor potássio perdido. :: Laranja: é rica em sais minerais e vitamina C, possui também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. Auxilia na resistência a infecções, gripes, na cicatrização de feridas e queimaduras e combate o envelhecimento. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C que o organismo precisa. :: Morango: é rico em vitamina A, B, C, fósforo, potássio, sódio, cálcio e ferro. Por isso, seu consumo evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango ainda possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina, que tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Também possui ferro, que faz parte da formação do sangue.

16 InformACM

:: Abacaxi: rico em vitamina A, C, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, manganês e cálcio. Ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, reduzir inflamações e acelerar a cicatrização de tecidos. Facilita a digestão de produtos protéicos, como carnes, peixes e aves. :: Melancia: rica em licopeno, auxilia na eliminação do ácido úrico e outras toxinas. Por ser um alimento de difícil digestão, o ideal é ingerir apenas uma fatia no intervalo entre as refeições. :: Pêra: combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaliniza o estômago. :: Mamão: rico em vitamina A, combate a artrite e sua enzima facilita a digestão, além de ser laxante. O tipo formosa é o que contém menos açúcar. De acordo com a pirâmide alimentar, uma pessoa saudável deve consumir de três a cinco porções de frutas por dia. A quantidade varia de acordo com as necessidades nutricionais individuais. É mais saudável consumir a fruta “in natura” e com a casca, que é fonte de fibras e preserva o teor de vitaminas. Constipações intestinais (a famosa prisão de ventre), problemas de pele (dermatite ou descamações), enfraquecimento dos ossos, unhas, pele, cabelo, entre outros são algumas consequências para aqueles que não consomem a quantidade adequada de frutas. O Brasil possui grande variedade de frutas. Aproveite todos os benefícios que elas proporcionam ao organismo e consuma o que cada época oferece!


Ah... o verão!

FRUTAS

Para garantir bronzeado bonito e uniforme, algumas frutas ricas em vitamina A, C e betacaroteno ajudam, e muito, como o mamão, manga, caju, damasco, laranja, maracujá, melão, nêspera e tangerina, que podem melhorar a fixação do bronzeado, porque ativam a melanina, substância que dá coloração à pele. Atenção! Exposição demasiada ao sol, pode causar desidratação, febre, desmaio, delírio, choque, pressão sanguínea perigosamente baixa e batida irregular do coração. Por isso, é importante ingerir líquido, de2 a 3 litros por dia no verão. Abuse de água, suco de frutas e água de coco.

& MEMÓRIA

O consumo diário de frutas contribui para a manutenção da boa memória e concentração. A fisetina é uma substância encontrada no morango, pêssego, uva, kiwi e principalmente na maçã. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância é considerada fundamental para manter a memória jovem, pois sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) , além de fortalecê-las. A amora é capaz de reverter déficits de memória associados à idade, segundo pesquisadores do The Peninsula College of Medicine and Dentistry, na Inglaterra. A ameixa preta, amora, framboesa, cereja e abacate também contribuem para a memória e concentração.

COMBATE AO ESTRESSE Estudos mostraram que a laranja promove melhor funcionamento do sistema nervoso, é ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e a fadiga. Em outro estudo recentemente publicado no Nutrition Journal (EUA), especialistas citam que o melão contém o componente chamado “superóxido dismutase”, que tem propriedades antioxidantes benéficas que previnem o dano provocado pelos radicais livres nas células e tecidos, o que reduz os sintomas do estresse e da fadiga.

Fontes: Camila Santarossa, nutricionista - CRN 21.244. Silvania C. C. Sergent, nutricionista clínica – CRN/3 - 20.185.

InformACM 17


ATIVIDADE FÍSICA

Exercícios

de funcional

A bola da vez são os exercícios funcionais que estão fazendo a cabeça dos alunos nas academias. São realizados com ou sem equipamentos, baseados nos movimentos humanos e vivências motoras diversas. Eles têm o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver diversas habilidades físicas, como equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Ótimos para garantir a realização de tarefas diárias com segurança sem risco de lesões, desenvolvendo ações específicas com resultados mais rápidos e eficazes para atividades específicas que o praticante realiza na sua vida. A InformACM traz entrevista com o instrutor técnico e coordenador de ginástica, Luis Fernando Livoratti, sobre o funcional que vai colocar seu corpo para trabalhar da cabeça aos pés!

18 InformACM


InformACM: Quais as funções e vantagens dos exercícios? Luis: Aperfeiçoar a condição física devolvendo todas as funções naturais do corpo e garantindo a prática de atividades, como por exemplo, tarefas de casa com qualidade. A vantagem é que é aplicado de forma personalizada, atende as necessidades específicas, resgatando a função e extraindo as dificuldades apresentadas. InformACM: Existe alguma idade adequada para a prática? Luis: Não. Pessoas de todas as idades podem praticar a atividade. InformACM: Os exercícios são específicos para idosos, jovens, mulheres etc.? Luis: Não existe especificidade nessa questão, pois todos terão condições de prática. A diferença é que cada um apresenta uma dificuldade ou objetivo e o treinamento funcional estará pronto para solucionar a questão. InformACM: Quais áreas mais trabalhadas? Condicionamento, musculação, aeróbica etc.? Luis: Para que seja treinamento funcional é imprescindível trabalhar todas as capacidades físicas. Muitas vezes os exercícios oferecem o desenvolvimento de mais de uma delas ao mesmo tempo. InformACM: Quais são os benefícios? Luis: Me Melhora da capacidade cardiovascular (resistência aeró aeróbia), da força e resistência nos músculos

Fonte: Luis Fernando Livoratti, Instrutor Técnico e Coordenador de Ginástica

(sustentação de sobrecargas), da coordenação motora (realização de tarefas com movimentos melhores) e a flexibilidade (condição de movimentos em melhor amplitude). Tendo em vista essas capacidades ocorre a correção postural e articular com a compensação da musculatura corporal total. InformACM: Há quanto tempo existe essa modalidade? Luis: Há mais de 25 anos, provém de técnicas de fisioterapia e ficou muito conhecida em treinamentos desportivos, em que se trabalhavam habilidades específicas de uma atividade motora necessária (ex: futebol, vôlei etc.) InformACM: Foi criada por alguma instituição? Luis: Não existe uma instituição criadora, o que existe são fatos históricos da utilização de treinamentos que geram o nome funcional. InformACM: Há diferença na prática por homens ou mulheres? Luis: Não há diferenças que podemos comentar em relação ao sexo, o importante é respeitar os limites de cada praticante e seus objetivos.

Horários

de funcionamento

do studio funcional com alunos Unidade Pinheiros

Terça e quinta-feira

7h às 8h 8h às 9h

Sexta-feira

7h às 8h

InformACM 19


EMERGÊNCIA

Primeiros

socorros Você já passou por alguma situação em que teve que aplicar os primeiros socorros?

Acidentes em casa ou na rua, como queimaduras ou ferimentos, por exemplo, podem acontecer em momentos inesperados. Você sabe como proceder em casos de emergência? Os primeiros socorros são as primeiras providências quando ocorre um acidente. É o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional. As medidas começam com atitudes essenciais, como avaliação rápida da vítima, aliviar condições que

20 InformACM

ameacem a vida ou que possam agravar o quadro (com a utilização de técnicas simples e específicas) e por fim acionar corretamente um serviço de emergência local. O que não pode faltar na hora de um acidente são a solidariedade e informações básicas do que fazer e o que NÃO fazer na hora do imprevisto. Aí vão algumas dicas de como agir em situações comuns no dia-a-dia. São conceitos simples e fáceis de aprender, que juntos de vontade e decisão de ajudar podem salvar vidas.


Casa

Esportes

Queimaduras

Cãibras

:: Remova a fonte de calor;

:: Alongue sempre antes e depois dos exercícios. Massageie a área afetada. Esfregar o músculo atingido ajuda a aliviar a dor e auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área;

:: Resfrie imediatamente a área queimada com água fria por alguns minutos. Isso faz com que bloqueie o calor e a queimadura não aumente seu grau; :: Retire objetos que possam armazenar calor, como brincos, anéis, cintos etc.;

:: Estimule a recuperação. Descanse e reidrate-se com líquidos que contenham eletrólitos (sódio).

:: Proteja a área queimada com gaze, lenço ou pano limpo umedecido;

Afogamento

:: Não force a retirada da roupa grudada. Tire somente o que soltou.

:: Acalme a vítima, a mantenha em repouso, aquecida, com roupas secas e deitada com a cabeça na lateral. Caso o afogado inconsciente seja deixado sozinho, ele deve ser colocado na posição de recuperação que mantém o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilite a saída de líquidos;

Nunca...

:: Use pasta de dente, manteiga, óleos etc. Além de dificultarem o diagnóstico, aumenta o risco de infecção, causando mais dor na hora de retirar; :: Não fure as bolhas.

Envenenamento

:: O procedimento mais conhecido em caso de afogamento é a respiração boca-a-boca, que deve ser feito por alguém experiente, para não complicar mais o estado da vítima.

Pele

:: Proteja-se usando luvas; lave a região; retire roupas contaminadas; agasalhe a vítima.

Inalação :: Cuidado para não inalar o produto; areje o ambiente; não provoque vômito; controle sinais vitais; descubra qual o veneno e envie ao hospital.

Ingestão

*Cuidado

com as crianças e idosos! A maioria dos acidentes acontece dentro de casa.

:: Identifique o veneno; não provoque vômitos se ele for ácido e, se possível, leve a embalagem.

InformACM 21


Trânsito Batidas, atropelamentos e acidentes diversos Ferimentos Leves: :: Limpe-os com água e sabão; não aplique soluções; proteja o ferimento com gaze, não tente retirar farpas, vidros ou partículas de metal; não toque no ferimento com os dedos sujos.

Abdominais

:: Não tente retirar objetos estranhos; caso órgãos internos estiverem expostos, não tente colocá-los no lugar; cubra os ferimentos com algum tecido limpo umedecido.

Tórax

:: Cubra com pano limpo; aperte moderadamente para estancar o sangue, cuidando da respiração da vítima.

Cotidiano Convulsão

:: Afaste as pessoas e os objetos que possam causar lesões ou fraturas; vire a vítima de lado e proteja a cabeça; afrouxe as roupas; observe a respiração; limpe secreções salivares e se a vítima quiser dormir após passar a convulsão, deixe-a à vontade enquanto aguarda o socorro. Não imobilize os membros e não tracione a língua ou coloque objetos para segurá-la. *Mesmo que a lesão seja leve, procure sempre por um médico, pois algumas vezes as pequenas coisas podem se transformar em futuros problemas.

Serviços e telefones em caso de emergência

Cabeça

193

Olhos

192

:: Deite a vítima de costas, afrouxe suas roupas; agasalhe-a; coloque uma compressa com pano limpo nos ferimentos. Se o sangramento for na boca, nariz ou ouvido, coloque a vítima de lado para que o sangue possa escorrer. :: Peça para vítima não esfregar os olhos; cubra-os com compressas úmidas e não utilize colírios anestésicos.

NÃO...

:: Dê nada para ingerir, nem mesmo água. A ingestão pode interferir de forma negativa nos procedimentos hospitalares; Aplique torniquete (instrumento para comprimir artérias);

Resgate do corpo de bombeiros Qualquer perigo identificado, como fogo, fumaça, faíscas, vazamento de substâncias, gases, líquidos, entre outros.

SAMU

(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Todo o tipo de acidente.

190

Polícia Militar Acionar caso o acidente ocorra em locais sem serviço próximo de socorro.

:: Tire o capacete do motociclista. É uma ação de risco que pode agravar o quadro; :: Mantenha o cinto de segurança preso; :: Movimente a vítima, pois pode piorar ou causar uma lesão. Só a movimente caso ela corra perigo.

22 InformACM

Fonte: Denise Paulini Monteiro, pós-graduada em enfermagem.


t h il g

FRENTE A FRENTE

Final de semana

Você é daqueles que já na sexta-feira começa a temer por todas as calorias irresistíveis que consumirá no final de semana? Pode ficar tranquilo! A InformACM preparou um cardápio com cara de final de semana, mas com as calorias de segunda a sexta. Assim, você não passa vontade e ainda continua com sua alimentação saudável!

FUJA!

PREFIRA!

PIZZA

COMIDA CHINESA

4 queijos – 1 fatia – 432 calorias

60 gramas de arroz chop suey com 60 gramas frango xadrez – 140 calorias

BATATA FRITA

CENOURA CRUA (TIPO SNACK)

60 gramas – 310 calorias

X-SALADA COM MAIONESE 1 unidade – 738 calorias

60 gramas – 26 calorias

SANDUÍCHE DE FRANGO COM MAIONESE 1 unidade – 298 calorias

REFRIGERANTE

SUCOS NATURAIS

Guaraná - 200ml – 100 calorias

Maracujá- 200ml – 20 calorias

SORVETE

PICOLÉ DE FRUTAS

Chocolate - 60 gramas – 110 calorias

Limão – 1 unidade – 55 calorias

MACARRÃO COM MOLHO BRANCO

MASSAS INTEGRAIS À ALHO E ÓLEO

200 gramas – 358 calorias

PASTEL

Queijo - 1 unidade – 240 calorias

200 gramas – 210 calorias

SALGADOS ASSADOS

Pão de queijo – 1 unidade – 170 calorias

InformACM 23


SOCIAL

Enturmando

Vila Ré

Centro de Desenvolvimento Comunitário

24 InformACM


O Centro de Desenvolvimento Comunitário Enturrmando Vila Ré (CDC Vila Ré), projeto social Enturmando da AC ACM CM São Paulo, em parceria com o Governo Estado, foi inaugurado há 17 anos, em 1993, do Es stado fo como projeto da Secretaria do Menor do Governo de São Paulo, em parceria com a Cia. Do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô). O serviço socioassistencial desenvolvido no CDC, anteriormente conhecido como Turma da Rua, é denominado espaço amigo desde 2004. Disponibiliza 500 vagas para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os educandos, por meio da arte circense, aprendem e desenvolvem habilidades que no futuro trarão benefícios na vida profissional e como cidadãos. Além da arte do circo, os participantes aprendem música, esportes, dança, artes plásticas, ginástica olímpica e rítmica. As atividades são direcionadas de forma que as crianças e adolescentes desenvolvam a autoestima, confiança, trabalho em conjunto e convivência social. Os beneficiários se apresentam para escolas e para a comunidade e em eventos de final de ano. O CDC funciona de segunda a sexta-feira.

Além da arte do circo, os participantes aprendem música, esportes, dança, artes plásticas, ginástica olímpica e rítmica

InformACM 25


CAPA 26 InformACM


@

Redes

soci is InformACM 27


Há 10 anos o mundo já se habituava à nova realidade da comunicação: as redes sociais. A partir da evolução dos computadores e da facilidade de ter internet em casa, no trabalho e acessá-la em vários lugares, como bares, restaurantes e lan houses, as redes sociais se tornaram comuns no dia-a-dia até de pessoas que não estavam acostumadas com tecnologia como os idosos. Atualmente, os sites Facebook e Twitter dominam o mundo virtual. Eles são meios de se conectar a outras pessoas pela internet. A maioria oferece vários níveis de controle de privacidade, entre eles o Facebook que permite que outras pessoas encontrem seu perfil pela procura do nome ou endereço de e-mail e, ao mesmo tempo, protege as informações particulares, que só podem ser acessadas com sua permissão. O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas que desejam dividir fotos, experiências, acontecimentos, eventos e trocar mensagens. De acordo com a analista de conteúdo e mídias sociais da agência UAU!Digital, Daniella Pimenta, o interessante de seguir grandes veículos de comunicação tanto no

No Brasil, cerca de 55 milhões de pessoas têm internet em casa e mais de 78 milhões têm algum tipo de acesso à rede, seja no trabalho, no celular ou em lan houses

28 InformACM

Twitter quanto no Facebook é ter sua timeline atualizada, ou seja, saber quais são as últimas postagens ou mensagens dos usuários das redes sociais, quando não há tempo para acessar o site de grandes revistas ou jornais. Essa integração que o Facebook e o Twitter proporcionam traz informação praticamente em tempo real. Daniella ressalta que quando uma notícia é postada rapidamente, ela pode não conter fatos apurados de forma mais intensa e, por isso, é recomendável ler duas ou mais fontes para ter informações mais precisas. Apesar de cada vez mais a comunicação ser digital, ainda não é possível prever se algum dia será tudo virtual. Hoje, há mais de 200 milhões de usuários cadastrados no Twitter ao redor do mundo, o que demonstra a força das redes sociais e do poder do compartilhamento de informações via web. No Brasil, cerca de 55 milhões de pessoas têm internet em casa e mais de 78 milhões têm algum tipo de acesso à rede, seja no trabalho, pelo celular ou em lan houses.


Saiba as diferenças entre as principais redes sociais usadas no Brasil

Facebook

Escrita

Fotos

Vídeos

Twiter

Youtube

Nã há limite de escrita. Não Caso não caiba em determiCa nado espaço, utilize outros modos disponíveis.

Há limite de espaço em cad cada postagem. São possíveis somente 140 caracteres por publicação.

Há grande espaço, no entanto, só é utilizado para descrição e apresentação dos vídeos.

Não há limites. Você pode publicá-las em álbuns, página de amigos ou até em sua própria página, que leva o nome de mural.

Não é possível adicioná-las, porém, você pode usar um suporte (twitpic) e adicionálas em uma publicação.

A plataforma não as publica, porque não se encaixa com a proposta do site.

Você pode carregá-los no próprio Facebook ou colocar links do Youtube e de outros sites.

Podem ser postados uma vez que você diminua o link ou compartilhe pelo ícone do Twitter ou Youtube.

Essa é a finalidade do site, postar vídeos. Todo seu conteúdo é recheado deles.

InformACM 29


Controle e postagem nas Redes Sociais:

nova profissão digital Confira a entrevista com a jovem colaboradora da ACM, Thays Aguiar, que foi contratada pelo Departamento de Comunicação para monitorar os acessos às redes sociais. Thays cuida da parte de mídias sociais, as quais envolvem a ACM.

InformACM – Thays, como funciona a divulgação de uma empresa através de mídias sociais?

InformACM - O que significa seu trabalho para a ACM São Paulo?

Thays - No caso da ACM, divulgamos as aulas, as atividades, eventos e projetos sociais da Instituição no Twitter, Facebook e Picasa.

Thays - Ele demonstra a importância que damos aos acemistas e permite que eles participem e contribuam com suas opiniões. Introduzir uma instituição com mais de 100 anos como a ACM em redes sociais é uma forma de modernizá-la e acompanhar o mercado, sem perder a credibilidade e respeito construídos ao longo dos anos.

InformACM - Você acha que é uma tendência o trabalho com mídias sociais em grandes empresas? Thays - Sim, porque as redes sociais são formas mais diretas e simples de se comunicar com o público alvo.

Conheça nossos endereços virtuais e junte-se a nós!

30 InformACM

@acmsaopaulo

acmsaopaulomkt

facebook.com/ymcaacm

picasaweb.com/acmspymca mspymca


Redes sociais e o trabalho Assim como as redes sociais podem gerar novos empregos, elas também auxiliam na procura por um. Empresas já possuem ampla rede de serviços disponíveis na internet. Links como “fale conosco”, “siga-nos” ou “curtir” são frequentes. Quem procura por emprego pode focar em uma empresa pelas redes sociais, uma vez que ela siga, atualize e esteja conectada com o que acontece em seu futuro emprego. A analista Daniella acrescenta que em relação aos empregos, existem sites específicos para divulgação

de vagas de trabalho e de perfis profissionais, além de redes sociais exclusivas, como o LinkedIn, o Branchout, entre outros. “Podemos dizer que são os classificados repaginados e adaptados a presença maciça da internet em nossas vidas. Quanto a disseminação de projetos profissionais é um campo mais do que propício para isso. As pessoas têm a oportunidade de divulgar seus produtos e empresas de diversos segmentos para o mundo todo, com apenas uma postagem no Twitter ou no Facebook, por exemplo”, finaliza.

Veja algumas dicas: :: Acesse o site da empresa que você gostaria de trabalhar; :: Procure links relacionados não só a empregos, mas também aqueles ligados às redes sociais; :: Potencialize seus contatos. Poste no seu Facebook, Twitter ou qualquer outra rede aquilo que você deseja. Talvez alguém se manifeste e possa te ajudar; :: Veja quem participa das redes e tente encontrar pessoas influentes. Mas não se esqueça da “etiqueta virtual”. Não envie e-mails repetitivamente; :: Crie um site ou blog. Assim você pode publicar ideias ou aquilo que lhe interessa; :: E por fim, seja sempre participativo!

Etiqueta virtual :: Não abrevie palavras; :: Algumas empresas liberam o uso das redes, no entanto, é necessário bom senso; :: Seja claro e objetivo nas mensagens; :: Não baixe arquivos e fotos que não tenham ligação com o trabalho; :: Policie-se nos comentários. Não exponha suas opiniões de forma agressiva; :: Não “lave roupa suja” sobre a empresa ou o chefe nas redes sociais. Fonte: Daniella Pimenta - Analista de conteúdo e de mídias sociais da agência UAU! Digital.

InformACM 31


INSTITUCIONAL

Campanha Financeira da ACM São Paulo

Os programas desenvolvidos pela ACM São Paulo proporcionam a crianças e adolescentes, provenientes de famílias de baixa renda, a oportunidade de sonhar, aprender, brincar e conviver. Nos 20 pontos de atendimento social da Instituição, localizados em bairros distintos da cidade e do estado de São Paulo, são oferecidas diversas atividades nas áreas social, educacional, cultural, de expressão artística, saúde, educação física, lazer, recreação e de iniciação e capacitação profissional. O Projeto Mão Amiga é mais uma forma de contribuir com os trabalhos sociais realizados pela ACM São Paulo e tem por objetivo elevar a qualidade de vida de seus beneficiários. A área de Assistência e Desenvolvimento Social da Instituição atendeu em 2010, 2476 crianças, de 0 a 11 anos e 3.039 adolescentes, de 12 a 17 anos, oferecendo atividades físicas, culturais, sociais, reforço escolar, alimentação etc. Para realizar o projeto, a Instituição conta com auxílio de investidores, que adotam financeiramente uma ou mais crianças (R$ 70,00) atendidas por um dos CDCs (Centro de Desenvolvimento Comunitário) e, dessa maneira, contribuem para transformar suas vidas. Associados e não associados podem contribuir com o projeto, através do site ou ficha de adesão, que pode ser retirada nas unidades esportivas com o secretário executivo. Apadrinhe uma criança e fortaleça cada vez mais pessoas, família e comunidades. Mais informações: secgeral@acmsaopaulo.org ou 11 3138-3124.

Adriano de Britos Secretário Executivo de Proj. e Relações Institucionais

32 InformACM

Aarão Ruben de Oliveira Presidente do Comitê de Mobilização de Recursos Extraordinários

Jab’s 2011

Em sua 38ª edição, os Jogos Acemistas Brasileiros (Jab’s) aconteceram em São José dos Campos, interior de São Paulo, de 16 a 23 de julho. A cada ano a Federação Brasileira das ACMs, organizadora do evento, nomeia uma ACM do Brasil para ser a sede dos jogos. Em 2010, foi realizado em Brasília. Cerca de 450 jovens associados, com idade entre 15 e 21 anos, das ACMs do Brasil e uma equipe da Gâmbia, África do Sul, participaram do campeonato. A abertura ocorreu no SESI com um desfile das delegações. As modalidades disputadas pelos atletas foram o vôlei, futsal, handebol, basquete, natação, tênis de mesa e corrida 5/10km. O Jab’s contou com competições esportivas, atividades recreativas, culturais e sociais. A ACM São Paulo parabeniza os atletas que suaram a camisa no Jab´s 2011 e agradece a todos que ajudaram, em especial o Sesi e a Prefeitura Municipal da Cidade de São José dos Campos - SP, pelo apoio.

Sra. Marísia Donatelli - Secretária Geral da ACM São Paulo; Sr. Antonio Gervásio de Paiva Diniz; Presidente do Conselho da ACM São Paulo; unidade São José dos Campos


ACM/YMCA é escolhida para discursar na Assembléia

Geral da ONU

A ACM/YMCA foi indicada para discursar em nome dos jovens do mundo, durante a cerimônia de abertura da Reunião de Alto Nível para temas de juventude, dia 25 de julho, em Nova York, Estados Unidos. Romulo Dantas, que já atuou na ACM São Paulo como voluntário e secretário executivo e hoje trabalha na Aliança Mundial da YMCA em Genebra – Suíça representou a Instituição com o discurso sobre a força da juventude. Ele dividiu a tribuna com Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas e Josepf Deiss, ex- presidente da Suíça e atual presidente da Assembléia Geral da ONU.

ACM/YMCA São Paulo participa da

Brazil Sports Show

A ACM São Paulo participou da feira de esportes Brazil Sports Show, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, de 11 a 14 de agosto. Com o intuito de preparar o país para 2014 e 2016, ocasião em que ocorrerá a Copa do Mundo e Olimpíadas, respectivamente, agregou pessoas e empresas ligadas as atividades esportivas. Atrações de nutrição e medicina esportiva, fitness, palestras, artes marciais, entre outras estavam na programação da feira. A ACM São Paulo promoveu atividades, como avaliação física, demonstrações do programa de ginástica YFITNESS e YWELLNESS, natação, basquete e vôlei, e também deu dicas sobre nutrição. O secretário executivo Marco Antonio Olivatto ministrou a palestra Oportunidades e Tendências do Mercado Fitness e Bem-estar. A TV ACM São Paulo fez a cobertura do evento.

Super Férias No mês de julho não faltou atividade para a criançada curtir as férias. O Super Férias deste ano trouxe muitas brincadeiras, o que garantiu a diversão da garotada nas 12 unidades. Atividades na piscina, na quadra, ao ar livre, gincanas, danças, pinturas, brincadeiras com bola e muitas outras. Foi assim a diversificada, educativa e lúdica programação do Super Férias.

InformACM 33


Corpo

Turma do George no acampamento Museu de Arte Étnica – ACM São Paulo Esse projeto teve como objetivo brindar os associados da ACM São Paulo e a comunidade, com a exposição de réplicas de famosas obras de grandes mestres da pintura. O público, de todas as idades, visitou a mostra, participou de atividades, discussões sobre os diferentes estilos, tirou fotografias criativas e exercitou a missão da ACM de fortalecer pessoas, famílias e comunidades, através da arte e cultura. Essa exposição itinerante, “Museu de Arte Étnica”, começou na unidade Lapa, no dia 18/05, e percorreu as unidades da ACM São Paulo, encantando os olhares do público acemista até chegar a unidade Pinheiros, que encerrou esse belo projeto, com exposição na Fnac, em 31/08. A colaboradora Andrea Toledo foi a responsável pelo evento.

34 InformACM

Além das diversas atrações que o acampamento Toca do Tuim oferece, na temporada de julho uma atração especial fez a alegria da garotada. A visita do George! O novo mascote da ACM aproveitou as férias para fazer uma visitinha no acampamento e encontrou por lá muita diversão e alegria! Foi uma festa! As crianças brincaram com os personagens e ganharam uma foto com a turma toda! Não conhece o George e sua turma? Retire a revistinha na recepção da sua unidade.


O verão se aproxima e chegou a hora de focar as atenções no abdome. Nós ajudamos! Exercícios de abdominal para fazer sua barriga deixar qualquer um com inveja.

PASSO A PASSO

Prepare-se Exercício 1:

Abdominal com as pernas na fitball Deite no colchonete e apóie as pernas sobre a bola, de maneira que fiquem confortáveis para as costas. Coloque as duas mãos atrás da cabeça para apoiá-las, inspire e ao soltar o ar faça uma flexão da coluna. Faça força para elevar os ombros do chão, sem movimentar a bola. Ao chegar ao ponto mais alto, retorne para a posição inicial, inspirando novamente.

Principal erro: Não elevar os ombros do chão e curvar excessivamente o pescoço, sobrecarregando a coluna cervical. InformACM 35


Exercício 2

:

Abdominal sentado na fitball Sente sobre a bola e ande alguns passos para a frente, deixando a coluna apoiada. Tente manter o quadril elevado, como se estivesse deitado. Os joelhos ficam flexionados a 90 graus. As mãos estão atrás da cabeça para apoiá-la. Inspire para preparar, e ao soltar o ar eleve o tronco, fazendo uma leve flexão da coluna e empurrando o abdome para dentro, como se quisesse grudar o umbigo na bola. Retorne à posição inicial inspirando novamente, deixando no máximo o tronco paralelo ao chão (não descer muito).

Principais erros: Ficar movimentando o quadril para cima e para baixo, e curvar excessivamente o pescoço.

Exercício 3: Prancha na bola

Apóie os antebraços na bola e deixe os pés no chão, separados na largura do seu quadril. Eleve os joelhos e deixe-os estendidos. Procure ficar imóvel, com o corpo reto, como se fosse uma tábua. Contraia o abdome (empurrando o umbigo para dentro), assim como os glúteos. Mantenha a respiração sempre constante.

Principais P i i i erros: Deixar o quadril muito para baixo, sobrecarregando a região da lombar ou deixar o quadril muito elevado, diminuindo a eficiência do exercício.

Exercício 4:

flexão/ extensão do quadril (ou elevação das pernas) Apóie os cotovelos no chão e mantenha o peito aberto; tome cuidado para não “afundar” o pescoço. Coloque a fitball entre os tornozelos e faça força para apertá-la. Leve as pernas para cima inspirando, e ao soltar o ar, desça- as lentamente. Quanto mais perto do chão você levar as pernas, mais difícil ficará o exercício. O mais importante é não deixar a coluna movimentar durante o exercício, pois o movimento está apenas no quadril.

Principais incipais ncipais erros: Má postura de tronco (afundar o pescoço) e curvar a coluna, sobrecarregando a lombar.

Colaboração: Viviane Ferreira Jorge Neto - Instrutora de Atividade Física, unid. Pinheiros

36 InformACM


Alphaville

Alameda Araguaia, 63 Barueri/SP – CEP: 06400-000 Telefone: +55 11 4166.1600 Secretário Executivo: Eudes de Araújo Supervisor de Operações: Daniel Camargo Líder de Quadro Social: Tereza Cristina dos Santos

Festa julina

No mês de julho, a unidade promoveu a festa julina, que reuniu aproximadamente 850 pessoas. Associados, Conselho de Programa, Y´S Men´s Club Alphaville, voluntários e a empresa Blue Ville marcaram presença no arraiá!

3º Lançamento do YFitness e YWellness Realizado nos dias 16 e 17 de agosto, com aproximadamente 500 pessoas. As empresas CNA Alphaville Inglês Definitivo, Mary Kay (Produtos de Estética) e Restaurante Georgius participaram do evento.

Destaques da agenda!

22 e 23/10 adulto Torneio aberto de vôlei o inin masculino e fem 29/10 Estação Criança

Campeonato Brasileiro de Futsal No ginásio da unidade, o torneio aconteceu no período de 17 a 24 de setembro, e fez a criançada suar a camisa.

InformACM 37


Campos do Jordão Rua Joaquim Correa Cintra, 320 Campos do Jordão/SP – CEP: 12460-000 Telefone: +55 12 3662.6347 Secretário Executivo: Renato da Silva Montijo Quadro Social: Gislaine Rocha

Festa junina A festa ocorreu na unidade, com a participação e colaboração dos associados. As crianças do ballet e futsal dançaram quadrilha e a turma da musculação arrasou na quadrilha country. Sorteios e diversão tomaram conta do arraiá!

Destaque da agenda!

19/09 a 30/10 Jogos da Primavera

38 InformACM


Centro Rua Nestor Pestana, 147 São Paulo/SP – CEP: 01303-010 Telefone: +55 11 3138.3000 Secretária Executiva: Izabel Aparecida Vito Lopes Líder de Quadro Social: Gláucia Jailice Cruz

ACM in Concert

O evento aconteceu no auditório da unidade, no mês de julho e aproximadamente 110 convidados e 50 músicos estiveram presentes. O ACM in Concert contou com a presença do Coral Cultura Inglesa.

Lançamento do livro

“Minutos Preciosos”, do Sr. Emílio Zambon de Mendonça

Encontro Networking Viagem a Barretos, Bebedouro e Olímpia.

No mês de agosto, cerca de 138 empresários participaram do encontro, no auditório da unidade. A empresa BNI foi a organizadora do evento.

Lançamento de aulas do YFitness e YWellness.

InformACM 39


Guarulhos

Rua Assis Chateaubriand, 205 Guarulhos/SP – CEP: 07090-230 Telefone: +55 11 2472.5600 Secretário Executivo: Esmeraldino J. Gonçalves Pereira Supervisor de Programa: Luciano Saragossa Santiago Líder de Quadro Social: Tais Ferreira Bento

Comemoração solene do Dia do Acemista

Sarau cultural,

realizado no dia 29 de julho.

em Guarulhos, realizado no dia 29 de junho, no Teatro Nelson Rodrigues.

Parceria da ACM com a Guarda Municipal de Guarulhos.

Destaques da agenda! 15/10 Comemoração do Dia das Crianças 17/10 Palestra sobre suplemento alimentar e dicas para o verão 22/10 Reinauguração do ginásio 23/10 3 horas nadando 01 a 30/11 Viaja Brasil (percorrer na esteira ou na bike as distâncias relativas as capitais do Brasil)

40 InformACM

Reinauguração do ginásio! A unidade a fim de atender com excelência os associados reinaugura o novo ginásio, que passou por reformas no telhado, sistema de iluminação, pintura e substituição do piso.

11/11 Cinema no CCF 13/11 ACM no bosque 21 a 25/11 Avaliação para mudança de níveis 11/12 Torneio aberto de natação 15 e 16/12 Maratona YStep/ YEssence 17/12 Confraternização de fim de ano 01 a 20/12 Torneios internos


Itaquera

Rua Léo de Afonseca, 47 São Paulo/ SP – CEP: 08280-560 Telefone: +55 11 2744.2000 Secretário Executivo: Esmeraldino J. Gonçalves Pereira Secretário Executivo do Programa: José Pales de Vasconcelos Líder de Quadro Social: Renata Cristina Dias

Festa julina

A unidade promoveu sua festa julina com muita integração e alegria. Cerca de 1200 pessoas compareceram.

Palestra sobre qualidade de vida

A palestra foi realizada na ETEC São Matheus, em junho, na (SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES), com aproximadamente 100 convidados. O instrutor de atividade física Rogério dos Santos, responsável pela divisão de educação física da unidade Itaquera, falou sobre qualidade de vida.

Posse dos novos membros do Y´S MEN Itaquera em agosto. Reinauguração do ginásio poliesportivo

Almoço do dia do amigo

No dia 30 de julho, uma comemoração para lembrar e reunir amigos!

No dia 27 de agosto, a unidade Itaquera preparou programação especial para a reinauguração do ginásio, que passou por reforma para receber os associados. A inauguração do ginásio poliesportivo aconteceu na primeira gestão do, então, diretor da ACM e presidente da unidade, o saudoso Cássio Arouca, em 15 de setembro de 1984, e sua reinauguração marca a gestão do atual diretor da ACM e presidente da unidade, Avanir Duran Galhardo.

InformACM 41


Lapa

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100 São Paulo/SP – CEP: 05078-000 Telefone: +55 11 3839.5800 Secretária Executiva: Cristina Francesca Neglia Líder de Quadro Social: Patricia Santos Leite

Festa Julina

Cerca de 1800 pessoas participaram dessa animada e divertida festa!

Torneio de vôlei 4x4 Misto

A competição que aconteceu de 23 a 31/07 contou com a participação de aproximadamente 50 atletas.

Circuito de Corridas de Rua

Aconteceu no mês de agosto, no clube escola da Lapa Pelézão. Estiveram presentes 2000 participantes. Da equipe YRunning ACM Lapa foram 120 pessoas.

Destaques da agenda!

03/10 a 09/11 de Futebol Society V Campeonato Máster 15/10 Festa da família

Agradecimento Especial

30/10 Passeio Ciclístico

Parabenizamos o Y’s Men Club São Paulo Lapa pelos 25 anos de dedicação ao CDC da ACM Lapa.

tividades de Ainda em outubro - Fes Lapa da irro aniversário do ba

42 InformACM


Norte

Rua José Amato, 39 – Bairro do Limão São Paulo/SP – CEP: 02518-120 Telefone: +55 11 3959.5050 Secretário Executivo: Rubén Milcíades V. Bordón Secretário Executivo do Programa: Edney Delgado Líder de Quadro Social: Rúbia Carmo

FESTA JULINA

O mês de julho deu espaço ao “arraiá”, com cerca de 900 pessoas, todos comemoraram a festa “julina” com muita diversão e alegria!

CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY ADULTO O segundo turno do campeonato de society aconteceu em julho. Para mais informações, acesse: www.amigosdaacm.com.br

MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO

Em agosto, aconteceu a meia maratona do Rio de Janeiro com a equipe YRUNNING da unidade Norte.

Destaques da agenda! 22/10 Estação Criança 29/10 Feira da Saúde 19/11 Duathlon Aquático

InformACM 43


Osasco

Av. Das Flores, 453 Osasco/SP – CEP: 06110-100 Telefone: +55 11 3685.8900 Secretário Executivo: Silvio Luiz Brandão Britts Supervisor de Operações: Edílson José da Piedade Líder de Quadro Social: Rosimeire Oliveira Rocha

Desfile 7 de setembro Inauguração das novas salas

Bike do Café Preto Feijoada com Pagode

Destaques da agenda! 22 ou 23/10 Boi no rolete 29/10 Estação Criança 30/10 Aberto de Natação Infantil 6/11 Travessia São Roque (Divisão) 19/11 Feira das Nações 20/11 Showbol infantil

44 InformACM

22 22/11 Palestra Motivacional (Y´s Mens Club) Pa 24/11 24 Viagem superveteranos Via 25 a 27/11 Viagem para Paraty (Y´s Mens Club) Via 26/11 26 Day Camp Da 27/11 27 1ª Pedalada unidade Osasco


Pinheiros

Praça dos Omaguás, 88 São Paulo/SP – CEP: 05419-020 Telefone: +55 11 3817.8377 Secretário Executivo: Marco Antonio Olivatto Secretário Executivo do Programa: André Passantino Líder de Quadro Social: Ana Paula da Silva Cunha

Natpijamas

Você já viu alguma vez crianças e professores vestindo pijamas e calçando touca de banho ao mesmo tempo? Não? É porque você não conhece o Natpijamas!

Festa Julina

Destaques da Aula de Yoga a

agenda! 9

partir de 01/0

V copa Bom de

Bola - 17/09 a

30/10

InformACM 45


Ribeirão Preto Rua Paschoal Bardaro, 526 Ribeirão Preto/SP – CEP: 14020-340 Telefone: +55 16 3623.2151 Secretário Executivo: Fábio Sampaio Líder de Quadro Social: Nadimara Roberta Paschualete

FESTA JULINA DA ACM FOI UM SUCESSO A unidade realizou no dia 02 de julho, com enorme sucesso, sua festa julina, com a presença de mais de 900 pessoas. O evento contou com muita música, comidas e bebidas típicas, brincadeiras, quadrilhas, sorteios, além da presença da dupla Carlos Henrique e Daniel. A festa contou com o apoio de várias empresas/entidades, como ACIRP - Polícia Militar - Gráfica Rochedo Conceito Comunicação - Chopp Germânia - Bebidas Ipiranga – Revida Revide - Gazeta de Ribeirão – Jornal Enfim – BellaCitta – Armazém Suplementos - Rádio na Geral, entre outros parceiros.

Destaques da 29/10 avera 4ª Luau da Prim

46 InformACM

agenda!


Santo Amaro

Rua Florenville, 280 São Paulo/SP – CEP: 04745-080 Telefone: +55 11 5696.9600 Secretário Executivo: Gilberto Mariani Supervisor de Operações: Fábio Luiz da Silva Líder de Quadro Social: Daniela Godoi

Disney On Ice

As crianças da unidade Santo Amaro tiveram a oportunidade de ver um lindo espetáculo dos personagens da Disney, em junho, no ginásio do Ibirapuera.

Noite do Crepe

Três horas nadando

Os atletas da unidade nadaram durante três horas e mostraram todo seu talento, espírito de equipe e competitividade.

Festa Julina

Comidas típicas, apresentações, bingo, entre outras atrações divertiram a festa julina da unidade, que aconteceu em julho e reuniu aproximadamente 1500 pessoas.

Viagem a Campos do Jordão

Destaques da

agenda!

22/10 Supino Campeonato de

InformACM 47


São José dos Campos Rua José Alves dos Santos, 172 São José dos Campos/SP – CEP: 12230-300 Telefone: +55 12 3935.2000 Secretário Executivo: Renato da Silva Montijo Líder de Quadro Social: Zuleika Marquesani

Corrida Oscar Fashion Running com equipe YRunning

Festa Julina

A festa foi uma delícia! Todos aproveitaram as barracas de doces, cachorro quente, vinho quente e quentão, e também as de brincadeiras. Cerca de 2000 pessoas estiveram presentes. Uma câmera digital foi sorteada!

Destaques da

agenda!

tubro 26 E 27 de ou Sete Lagos Hotel Fazenda o ra pa Passeio gueta Local - Guaratin

48 InformACM


ESPECIALISTA RESPONDE

Arter A Ar Arte err e Arteriosclerose A arteriosclerose é uma doença mais comum do que se imagina. É o endurecimento das artérias, causado pela perda de elasticidade de suas paredes. Quando há depósito de gordura (ateromas) nas grandes artérias, o processo é chamado de aterosclerose. As duas situações provocam a diminuição da parede interna das artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo. Atinge o coração, que pode levar ao infarto; o cérebro, com crises leves até o acidente vascular cerebral e as pernas, provocando dor ao andar e até amputações por gangrena. Os sintomas variam de acordo com o órgão atingido pela diminuição da quantidade de sangue que chega ao local. Sempre falamos sobre a importância dos bons hábitos alimentares, da prática de exercícios físicos e não fumar, porque o cigarro aumenta o risco de acidente vascular e infarto três vezes mais do que uma pessoa não fumante. E são exatamente essas medidas que previnem a doença. É importante que o diagnóstico seja feito precocemente. O primeiro passo é a avaliação pelo médico especialista e realização de exames de colesterol, triglicérides, ultra-sonografia vascular e angiotomografia (método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo). Os cuidados para prevenir a arteriosclerose devem começar na infância, já que as crianças adoram comer fastfoods, frituras e gorduras, o que contribui para a doença.

Mudar o estilo de vida, através de exercícios e dieta livre das comidas industrializadas e gordurosas é essencial em qualquer idade. No caso do tratamento clínico, ele é combinado com uma série de medicamentos para combater colesterol e triglicérides (gorduras presentes no sangue), hipertensão arterial, trombose e outros. Já o tratamento cirúrgico deve ser feito nos casos em que há alterações significativas nas artérias. Não há indícios de que o fator genético seja importante na arteriosclerose, por ser uma doença correlacionada com vários fatores, como idade, sexo (atinge mais os homens), aumento de colesterol e triglicérides, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e outros.

Colaboração: Dr.Jose João Lopes - CRM: 35130

Errata

Na edição passada, trocamos a foto do Especialista Responde, Dr. Sidney Schapiro, ortopedista. Inform ACM Inform ACM49 49


PASSATEMPO

Você sabe se proteger do sol? Faça o teste e descubra Responda as questões abaixo, marque a letra correspondente e depois confira qual apareceu o maior número de vezes.

1. Em qual situação abaixo o filtro solar deve ser aplicado? a) Sempre que o sol está a pino b) Somente na praia c) Todos os dias, mesmo que o tempo esteja nublado

2. Que fator de proteção solar você costuma utilizar? a) FPS 8 b) FPS15 c) FPS 30

3. Quando vai a praia, quais acessórios você leva? a) Chinelos, óculos escuros e canga amarrada na cintura ou bermudão b) Boné, guarda-sol comum e saídas de banho como, vestidos e camisetas c) Camisetas, shorts, chapéus e guarda-sol de tecido grosso

4. Quais são os períodos em que devemos usar o bloqueador solar? a) Sempre que vou me expor ao sol b) Das 10h às 16h c) O dia todo

50 InformACM

Maioria A Cuidado! Você não está protegido do sol. Preste atenção nas recomendações médicas. Use fatores de proteção solar acima de 15 FPS, pois aqueles mais baixos encontram-se somente em cosméticos e loções bronzeadoras. Atenção também quanto aos horários, e abuse do filtro solar. Acessórios levados para a praia e horários de exposição também são assuntos que você deve se preocupar. Maioria B Atenção. Siga mais as recomendações. Carregar filtro solar na bolsa não é garantia de prevenção contra o câncer de pele. Sabemos que você utiliza o protetor, mas atenção quanto a seu uso. Você precisa se informar melhor sobre a incidência dos raios ultravioleta e seguir à risca as recomendações sobre horários, produtos e modo de usar o protetor. Maioria C Parabéns! Tudo indica que você sabe cuidar da sua pele. Seu risco de desenvolver câncer de pele é mínimo. Portanto, continue assim e se possível, repasse tudo aquilo que sabe sobre o sol e proteção para sua família e amigos.


Anúncio Este espaço está esperando por você! Divulgue seu negócio aqui na InformACM para mais de 50 mil pessoas e garanta ótimos resultados. Entre em contato conosco: Telefone: 11 3138 3141 E-mail: patricia.mkt@acmsaopaulo.org

InformACM 51


Junte-se a nós e ajude a construir vidas melhores! Mais que um Associado, um investidor Social. São várias as formas de contribuir com os projetos sociais da ACM São Paulo. Confira as opções e ajude-nos a criar oportunidades para pessoas, famílias e comunidades.

Doação

Criança Solidária

Solidária

Com o objetivo de despertar o sentimento de solidariedade em nossas crianças, a ACM São Paulo criou a campanha Criança Solidária. Para participar, basta solicitar o cofrinho com o instrutor de atividade da sua unidade. Após a arrecadação, o cofrinho deverá ser devolvido à ACM São Paulo e a criança recebe um certificado de reconhecimento.

Acesse o site da ACM São Paulo

www.acmsaopaulo.org 1.: Clique no ícone Como Doar 2.: Preencha o formulário com seus dados ou de sua empresa e escolha a opção de doação. 3.: Digite o valor e Confirme.

Projeto

Mão Amiga Transforme seus créditos em ação solidária. Para doar basta escolher uma das opções abaixo: 1.: Repasse seus créditos disponíveis no site da NFP, www.nfp.fazenda.sp.gov.br, como doação para a ACM São Paulo. 2.: Deposite as Notas Fiscais que não foram cadastradas no ato da compra com o CPF/CNPJ nas urnas de coleta da sua unidade.

Acesse o site do FUMCAD www.fumcad.prefeitura.sp.gov.br e siga as instruções: 1.: No campo Clique e Doe Agora selecione Doação direcionada. 2.: Busque a entidade: ACM Associação Cristã de Moços de São Paulo.

3.: Escolha um projeto da ACM. 4.: Preencha com seus dados e o valor da doação e clique em Confirmar. 5.: Para concluir, clique em Finalizar Doação.

Tem como objetivo a inclusão e integração social de crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, através do desenvolvimento da confiança e respeito em si mesmo e do enriquecimento do nível cultural, social e educacional. Para contribuir, basta apadrinhar uma ou mais crianças através de doação mensal. Veja mais detalhes em nosso site ou com o Secretário Executivo da sua unidade.

acmsp.mkt

Atendimento ao Investidor

Tel.: 11 3138 3124 secgeral@acmsaopaulo.org 52 InformACM

www.acmsaopaulo.org


InformACM