Edição 223- Mar/Abr 2004

Page 2

Jornal da ACM

3

ACAMED EMPOSSA SUA TERCEIRA DIRETORIA A Academia Catarinense de Medicina empossou sua terceira Diretoria em solenidade realizada na noite de 27 de março, na sede da ACM. O novo Presidente eleito para a ACAMED é o pediatra e neonatologista Nelson

micos e colegas dirigentes da Academia , declarou o novo Presidente da ACAMED na cerimônia de posse, que contou com a participação dos acadêmicos, familiares, lideranças da ACM, do CREMESC, do SIMESC e Cooperativas Médicas. Destacou-se a presença também do historiador e Membro Benemérito da ACAMED, professor Carlos Humberto Corrêa, do Presidente da Academia Catarinense de Odontologia, Osny Lisboa, e do ex-Governador, Dr. Ivo Silveira, único Sócio Honorário da ACM. Dr. Nelson Grisard é professor de Pediatria aposentado, livre docente e Doutor pela UFSC. Foi Presidente do Conselho Regional de Medicina e é Conselheiro Suplente do DR. NELSON GRISARD RECEBEU A PRESIDÊNCIA DA ACAMED Conselho Federal de Medicina. DAS MÃOS DO DR. MURILLO CAPELLA Atualmente é professor de Ética MéGrisard, que já vem definindo as ações de dica, Bioética e Pediatria na Univali. Tem ditasua gestão, algumas de ordem administrativa do conferências e escrito textos sobre Bioétiinterna e outras relacionadas com as entida- ca e Ato Médico para livros jurídicos. A condes médicas do estado e Academias congê- vite do Instituto Histórico de Santa Catarina, neres. É uma missão difícil suceder o Dr. proferiu aulas sobre Saneamento no Século Murillo Ronald Capella, mas sinto-me esti- XXI e Assistência Médica na Ilha de Santa mulado com a presença e o apoio dos acadê- Catarina .

CERIMÔNIA DEPOSSE CONTOU COM APARTICIPAÇÃO DOS DIRIGENTES DAS ENTIDADES MÉDICAS E CONVIDADOS ESPECIAIS

Acadêmicos Eleitos

Presidente Dr. Nelson Grisard n Vice-Presidente Dr. Bruno Schlemper Junior n 1º Secretário Dr. Álvaro José de Oliveira n 2º Secretário Dr. José Warmuth Teixeira n 1º Tesoureiro Dr. Jorge José de Sousa Filho n 2º Tesoureiro Dr. Elisiário Pereira Filho n Diretor de Patrimônio Dr. Vanildo José Ozelame n Orador Dr. Luiz Carlos Espíndola n

LAGES SERÁ A SEDE DO V FEMESC A Associação Médica da Serra, em Lages, será a sede do V Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina FEMESC, nos dias 24 e 25 de maio, quando serão abordados como temas centrais a remuneração (SUS, sobreaviso, plantão, pró-labore) e as condições do trabalho médico no estado. Para que o evento repita o sucesso das edições anteriores, uma comissão formada por dois diretores da ACM, do CREMESC e do SIMESC vem trabalhando com dedicação e cuidado para elaborar a programação do encontro. As entidades médicas nacionais Confederação Médica Brasileira (CMB), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), as cooperativas médicas Unimed e Unicred e os médicos parlamentares já estão recebendo ofícios comunicando a realização do evento.

Promovido pelo COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina), o FEMESC este ano estará sob a coordenação do Sindicato dos Médicos. A presença dos colegas de todo estado

é muito importante, pois o FEMESC é a oportunidade dos profissionais trocarem experiências, discutirem problemas e proporem soluções , convida o Secretário-Geral do Sindicato, Dr. João Pedro Carreirão Neto.

CINCO ANOS EM DEFESA DA CLASSE

A primeira edição do FEMESC, em 1998, ocorreu na sede da ACM, em Florianópolis, num debate inédito que reuniu lideranças e médicos de todo estado para discutir sobre convênios médicos, IPESC e a defesa da LPM (Lista de Procedimentos Médicos) da AMB. Já o II Fórum, em 1999, teve como palco o município de São Francisco do Sul, onde a pauta central discutiu o Sistema Único de Saúde, a importância da representatividade do médico nos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, ensino médico, seguro obrigatório contra erro médico e atrasos nos pagamentos de honorários. O III FEMESC, em 2000, aconteceu na cidade de Balneário Camboriú, cenário escolhido para o lançamento de uma das mais importantes campanhas já realizadas no setor, em favor da qualidade do ensino médico e contra a criação de novos cursos de medicina sem a comprovação da necessidade social, sem a infra-estrutura indispensável e corpo docente capacitado. O IV Fórum foi na cidade de Blumenau, com destaque ao tema do Trabalho Médico , nas suas mais variadas faces, tratando de maneira especial a respeito de sobreaviso e plantão nos hospitais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.