Page 1

Pag.3 ESTADO

O crack, a pedra da morte, vai desestruturando as famílias e derretendo a dignidade humana.

José Adécio defende produtores

Coluna Fogo Cruzado WWW.JORNALCENTRAL.COM.BR

ANO XIV NÚMERO 145 R$ 1,50

24 DE ABRIL DE 2010

“...TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO...” Um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade diz: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho...”. O poeta não se referia à pedra de crack, uma droga que vem acabando com a dignidade humana e destruindo muitas famílias. Páginas

4e7

Não podemos ficar inertes diante tão grave ameaça à sociedade e à destruição das famílias angicanas que tem sido o crack.

Marcos Loló

O crack é o mais avassalador e devastador de todo conjunto de entorpecentes, que deixa o usuário em maior dependência química.

Frederico Souza

Vereador - Angicos

Psicólogo

ADUTORA SERRA DE SANTANA

Pag.8 GUAMARÉ

Pag.3 LAJES

Prefeito sanciona lei que cria Escola Técnica do Petróleo e Gás

Vereador quer solução para caos administrativo no hospital de Lajes

Escola Técnica do Petróleo e Gás vai formar jovens para o mercado de trabalho.

Vereador César Militão cobra da diretoria da Apami, que hospital volte a ter médicos.

Pag.5 ESTADO

Pag.5 SANTANA DO MATOS

GOVERNADOR Iberê visita obras de adutora que será inaugurada nos próximos dias

Pag.12

Projeto que reduz jornada de trabalhoéaprovado Vereador Edinaldo Florêncio, “Naldinho”, teve aprovado projeto que reduz jornada de trabalho dos enfermeiros para 30h semanais.

Página 9

LAJES

Lajes chora morte de padre Antônio Carlos Pessôa

Deputada destaca crescimento de emprego no RN A deputada estadual Márcia Maia [PSB] lembrou na Assembleia Legislativa destaque do RN no crescimento do emprego.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

2

COLUNA

Frank Zappa

“Droga não é o mal. A droga é um composto químico. O problema começa quando pessoas tomam drogas como se fosse uma licença para poderem agir como babacas”.

Fogo Cruzado

ACLECIVAM SOARES e-mail: aclecivamcentral@uol.com.br

ENTREVISTA

REPERCUTIU MUITO bem a entrevista com o vereador angicano “Júnior de Chicola”, na edição passada, quando o mesmo anunciou o seu rompimento político com o grupo do qual fazia parte, que é o PMDB do prefeito Clemenceau Alves. Em entrevista à rádio Princesa do Vale, o prefeito disse desconhecer que seu aliado fosse sair da situação para oposição. Júnior de Chicola disse que agora é liderado do advogado Deusdete Gomes, da oposição.

Vai uma pedra aí, otário? Ninguém é forçado a entrar para o mundo das drogas. Nele, só entra quem é curioso, careta e ao mesmo tempo cumpridor de um papel que muitos (que já são usuários) chamam de otários. Atualmente a droga da morte é o crack. Ela está em todos os lugares e é de fácil acesso. Não existe especificamente uma classe social determinada para que possa ter acesso ao crack, como antes existia para a cocaína. Parece até que ninguém hoje gosta de ser chamado de careta. Esta palavra é como se fosse um afronta, e para provar que não é careta precise meter o nariz numa fileira de pó, empurrar a boca num cachimbo para fumar crack, fumar um baseado ou tomar uma caixa de cerveja ou litro de cana. Desejem ser sempre caretas meus jovens. Vocês podem curtir, serem felizes, extrovertidos, sem a necessidade de usar drogas. Quer um exemplo? Pergunte aos seus pais, avós, se eles foram felizes quando jovens e se usaram drogas.

BATENDO CABEÇA

OS ALIADOS no município de Angicos estão batendo cabeça. O poder parece fascinar alguns que tentam atropelar outros. Não há mortos, mas muitos feridos. E olhe que são aliados, imagine se não fossem. O povo enxerga e sabe, a coluna não inventa.

SOBRE O CRACK

ESTA COLUNA, assim como as demais, além de duas páginas, está focando sobre o crack. Uma droga devastadora que está levando muitos jovens para um caminho obscuro onde a certeza se resume a duas coisas: cadeia ou morte. Juízo, crianças.

PTB COM ROSALBA

O PTB, de Santana do Matos, apoia a reeleição do deputado estadual Ezequiel Ferreira, mas para o governo do Estado vai com a candidata Rosalba Ciarlini [DEM].

ENCONTRO DO PR

DIA 15 de maio, o Partido da República [PR] fará encontro regional com seus filiados da Região Central e Vale do Açu. O encontro vai acontecer na cidade do Assu, onde o presidente da legenda, deputado federal João Maia, pretende traçar metas e diretrizes para as eleições deste ano.

GEAN CARLOS

MESMO DISTANTE das eleições de 2012, informações lá da cidade de Ciaçara do Rio do Vento dão conta que o presidente do diretório municipal do Partido Progressista [PP], Gean Carlos de Almeida, poderá ser o vice de Emanoel Andrade. Gean foi um dos articuladores da primeira campanha do exprefeito Felipe Muller, “Felipão”.

MAGNOS PAULO

COM O slogan “Sonhar é preciso, lutar é muito mais”, o colunista Magnos Paulo, que assina coluna neste mensário, está decidido que será candidato a vereador na cidade de Fernando Pedroza em 2012. Parece que não será apenas Magnos Paulo deste mensário.

O LADO BOM

RÁDIO PREFEITO DE Angicos, Clemeneau Alves disse que a imprensa deveria sair do trivial político e fazer matérias educativas. Foi feliz além da conta nas colocações feitas durante audiência pública que tratou de insegurança e drogas. Prefeito, manda tua rádio fazer informativos, entrevistas, programas alertando sobre violência, drogas, etc, e deixar de fazer politicagem barata.

RÁDIO I TANTO COISA no município de Angicos para ser abordado, fora essa questão de insegurança e drogas, e a rádio se preocupando e trazer notícias do plano nacional. Isso todos veem nos telejornais. Informe, por exemplo, quanto a prefeitura recebe e gasta mensalmente.

É preciso, meu caro leitor, e até mesmo os jovens que leem esta coluna, ser um pouco duro e utilizar a palavra burro. É, mas é necessário, pois muitos que utilizam, fumam o crack, não sabem sequer de que ele é composto. Basta somente dizer que na mistura tem a cal virgem e ácido sulfúrico. Nada pior que produza declínio físico e mental. Daí surgem os infartos, AVC, danos cerebral e pulmonar e uma infinidade de males. Não sabendo de que é composto o crack e utilizar é pura burrice e é ainda mais burro aquele que conhece o seu potencial destruidor e mesmo assim ainda o usa. E não é somente o crack, cabe para outras drogas, com cocaína, maconha etc. Já que “estamos” num texto alucinógeno, troque o cachimbo do crack, um baseado, a caneta para puxar uma fileira de pó, prefira ficar “louco”, maluco, doidão, embriagado de amor, faça sexo, muito love, até ficar esgotado, fique leve, exercite todos seus músculos. Prefira morrer fazendo amor que cheirando e fumando porcaria.

“JAMAIS INTERROMPA SEU ADVERSÁRIO QUANDO ELE ESTIVER COMETENDO UM ERRO” Napoleão Bonaparte

ESCOLA CLIMATIZADA

A SECRETÁRIA municipal de Educação de Angicos, professora Gasparina Gonçalves, disse na Câmara Municipal que a escola Maria Odila talvez seja a única da Região Central que seja climatizada. Uma ótima notícia. Bom para professores e alunos, que viviam no forno.

RESTAURANTE POPULAR

O VEREADOR Agtônio Soares, de Pedro Avelino, aprovou requerimento solicitando do governo do Estado a implantação de um Restaurante Popular na cidade, que segundo o vereador, 90 por cento da população é carente e o serviço seria de suma importância para a cidade.

O LADO RUIM

A CHEGADA da Ufersa também tem o lado negativo que a sociedade angicana precisa assimilar rapidamente e tomar providências. São vários alunos oriundos de outras cidades, algumas de porte maior. A tendência, no entanto, é que nos finais de semana eles realizem festas, churrascos. Estudante procura também diversão, badalação. Vida de acadêmico é agitada. Mas, para isso precisa de certo controle. É isso que a sociedade deseja, mas não estão buscando, cobrando.

DROGA E SEXO

EM ANGICOS e região vai aumentar o consumo de drogas como também a prostituição. Disso ninguém se engane. É coisa natural. Claro, não aceitável, mas é tendência de uma cidade que vai se desenvolvendo, crescendo. É preciso se preparar para repelir, saber como e na hora certa.

DIFÍCIL

PARA ISSO, será necessário que os educadores, por exemplo, possam contribuir e não incentivar. Participar de calourada, tudo bem, mas que termine em noite prazerosa onde se tem menores e adolescente é cruel e condenável. Juízo, mestres!!!

CELULAR

Em poucas linhas O PROFESSOR Roberto Por Deus deixou a direção da Ufersa-Angicos. Em seu lugar fica o professor Edcarlos Alves. A posse do novo diretor aconteceu dia 16, OS ALUNOS da Ufersa-Angicos, assim como de qualquer instituição de ensino, merecem respeito. Guardadas as suas devidas proporcionalidades. Aluno de universidade lê, rala muito, em alguns momentos de folga tem que desopilar. Respeite os alunos. A VAQUEJADA de Santana do Matos, que acontece entre os dias 23, 24 e 25 de julho, já tem a confirmação das bandas Garota Safada, Alcimar Monteiro e Forró da Pegação. O radialista Luiz Macêdo, promotor do evento, garante ainda outras bandas. O PRESIDENTE da Câmara Municipal de Fernando Pedroza, vereador Mário Miranda, depois de construir a sala para o Telecentro, vai construindo um amplo gabinete da presidência uma sala para reunião. A AVENIDA principal de Lajes, Ulisses Vale, está perdendo de goleada para uma tábua de pirulito. Hora (aliás, já aos 44 do 2º tempo) da prefeitura municipal dedicar atenção especial. A ASSOCIAÇÃO Comunitária Manoel Barbosa, em Caiçara do Rio do Vento, através do seu presidente, o evangélico Francisco de Assis Barbosa realiza café da manhã especial paras as mães, no segundo domingo de maio. Será na sede do grupo dos idosos a partir das 9h. VOCÊ PODE acompanhar diariamente notícias da Região Central e do Estado através do blog www.aclecivam.com.br e no twitter www.twitter.com/aclecivam.

Espaço AURICÉLIO Medeiros

A CHEGADA da Ufersa em Angicos tem seu lado positivo no que diz respeito a educação para a região como um todo, movimenta o comércio local, é mais dinheiro circulando na cidade, e também no lado imobiliário, que em certo ponto estão se aproveitando até demais na questão do aluguel, venda de casas, terrenos etc. Está uma exploração.

A POPULAÇÃO da cidade de Pedra Preta recebeu recentemente um grande presente que foi a instalação de uma torre da operadora de telefonia celular Claro. Nesses tempos de avanços tecnológicos é inadmissível uma cidade que não pega celular e Internet.

RECUPERAÇÃO

O GOVERNADOR Iberê Ferreira já assinou ordem de serviço para recuperação da RN-126, que liga o município de Lajes a Pedra Preta.

GABINETES

O VEREADOR Magnos José, presidente da Câmara de Santana do Matos, tem cuidado primeiro dos seus colegas. Reformou e ajeitou a sala para o vice-presidente, vereador Naldinho. Agora, reforma sala para o primeiro secretário, vereador Washington Luiz.

Charge

ORDEM: CONTINUAÇÃO DA OBRA DE CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA. PE. VICENTE FERNANDES DA SILVA NETO - É Administrador Paroquial da Paróquia de São José dos Angicos / RN.

Ministério é sempre presença e participação na diaconia, isto é, do “ser para” de Cristo. Prefiguração no servo de Javé, a essência do ministério da diaconia se manifesta em Jesus Cristo, fonte de toda diaconia cristã: entrega obediente ao Pai pelos homens. Ministério é, em sua dimensão mais profunda, ser a serviço e, por conseguinte, servir como ação. Assim a diaconia é a realização do grande mandamento: amar a Deus e ao próximo. Todo ministério é serviço. Mas nem todo serviço na igreja é ministério. Todo o povo de Deus, sendo um sacerdócio régio, uma raça escolhida para proclamar as maravilhas de Deus, é um povo que serve, que se dedica. Por tanto, somente quando um membro do povo de Deus assume um serviço, que lhe foi confiado pelo bispo ou um representante dele, entra para um ministério. Por tanto esse ministério é sempre exercido em união com a igreja local ou universal. O povo eleito foi instituído por Deus, como “um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19,6). Mas dentro do povo de Is-

rael, Deus escolheu uma das doze tribos, a de Levi, reservando-a para o serviço litúrgico (Nm 1,48-53). Um rito próprio consagrou as origens do sacerdócio da antiga aliança. Os sacerdotes são aí “constituídos para intervir em favor dos homens em suas relações com Deus, a fim de oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Instituídos para anunciar a Palavra de Deus (Ml 2,7-9) e para restabelecer a comunhão com Deus pelos sacrifícios e pela oração, esse sacerdócio continua, não obstante, impotente para operar salvação. Precisa repetir sem cessar os sacrifícios e não é capaz de levar à santificação definitiva. Contudo, a Igreja vê no sacerdócio de Aarão e no serviço dos levitas, como também na instituição dos setenta anciãos, prefigurações do ministério ordenado da nova aliança (Catecismo da Igreja Católica 1541). Todas as prefigurações do sacerdócio da antiga aliança encontram em Cristo o seu cumprimento: “único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,5). Melquisedeque, “sacerdote do Deus Altíssimo” (Gn 14,18),

é considerado pela tradição cristã como uma prefiguração do sacerdócio de Cristo, único “sumo sacerdote segundo a ordem de melquisedeque” (Hb 5,10), “santo, inocente, imaculado” (Hb 7,16), que “com uma única oferenda levou à perfeição, e para sempre, os que ele santifica” (Hb 10,14), isto é, pelo único sacrifício de sua cruz. No serviço do ministro ordenado é o próprio Cristo que está presente à sua Igreja enquanto cabeça de seu corpo, Pastor de seu rebanho, Sumo Sacerdote do sacrifício redentor, Mestre da verdade. A Igreja o expressa dizendo que o sacerdote, em virtude do sacramento da ordem, age na pessoa de Cristo Cabeça. Na Igreja Católica existem as três ordens ministeriais, que vem desde as origens, que são conferidas em graus: a dos bispos, a dos presbíteros e a dos diáconos. Os ministérios conferidos pela ordenação são insubstituíveis na estrutura orgânica da Igreja. Assim, sem o bispo, os presbíteros e os diáconos, não se pode falar de Igreja. Manda Senhor operários para a vossa messe.

EDITOR

Aclecivam Soares

Publicação de responsabilidade da

Os conceitos e opiniões emitidos em artigos ou colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

3

POLÍTICA

Rafael Nakel

“Ou a droga aumenta a velocidade da sua partida ou atrasa o momento certo da sua chegada”.

Coluna do Herzog DA REDAÇÃO

GERAIS

ESSA DROGA devastadora não é um caso apenas de polícia. É de saúde pública. Não é apenas um problema da família ao lado, mas do nosso bairro, cidade e país. Sem um esforço solidário seremos devorados por ela.

SAÚDE

GOVERNADOR IBERÊ doente; prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), doente; marqueteiro Alexandre Macedo, idem; exsecretário estadual Vicente Freire, também; Garibaldi pai, é outro. Mas ninguém usou hospital público. Por que será?

ACERTO

ENTRE OS acertos na montagem de sua equipe, sem dúvidas que o governador Iberê ganhou pontos com o engenheiro e concunhado Leopoldo Rosado na Casa Civil. É polido, conhece bem o governante e possui trânsito livre.

DUELO

OS PRÉ-CANDIDATOS ao Senado Wilma de Faria (PSB) e José Agripino (DEM) não batem boca à toa ou por acaso. Precisam dessa emulação, ou seja, duelo, para não ficar para trás. A dosagem da arenga é que precisa ser medida.

REELEIÇÃO

NO ATUAL cenário de alianças e concorrência, pelo menos seis ou sete deputados federais se reelegerão. Quem sobra? Os mais ameaçados hoje são os mossoroenses Sandra (PSB) e Betinho Rosado (DEM). Mas a história não acabou.

FESTEJOS JUNINOS, Copa do Mundo, campanha eleitoral... O ano ainda promete muito em termos de festim e pouco trabalho. Ô Brasil forte! O CHARGISTA Túlio Ratto, diretor da revista de cultura e humor, Papangu, expõe caricaturas no Memorial da Resistência em Mossoró, até o dia 30 de abril. Depois fará exposição em Natal.

Parafraseando o presidente Lula, “nunca antes na história política do Rio Grande do Norte” formar chapa proporcional foi prioridade em relação à chapa majoritária. Pois é o que ocorre nesses tempos estranhos. No governismo, fatiado em possessões diversas, o interesse é o da sobrevivência de alguns nomes, como os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR). A aliança com PMDB, PR e PV prova isso. A chapa ao governo, que deve ser encabeçada pelo atual governador Iberê Ferreira (PSB), participou de parte dessas conversas. Intervenção para não perder muito, mas não necessariamente para dar endosso. Esse fenômeno é mais um reflexo da reforma política que não vem. Como o Congresso Nacional não legisla, cabe ao Judiciário cumprir essa tarefa, interpretando legislação que tem à mão. Por isso que as lideranças estão fazendo verdadeiras acrobacias. Resta saber como tudo isso vai chegar à cabeça do eleitor, sobretudo aquele de menor instrução. Para nós, teoricamente “esclarecidos”, está difícil entender, imagine para a massa-gente, o povão.

COM O projeto Arena das Dunas em andamento para a Copa do Mundo em 2014, também em Natal, será que vai sobrar recursos para o interior? VOCÊ PODE ler diariamente o que escrevo, via Internet, acessando este endereço: www.blogdocarlossantos.com.br. No Twitter, é aqui: www.twitter.com/bcarlossantos. PENSANDO BEM: “Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.” Henry Ford

Primeira Página Paulo

ELE NÃO para de surpreender. Para a campanha à Câmara Federal é uma incógnita, mas certamente não será apenas mais um. Falo sobre o areia-branquense Paulo Wagner (PV), vereador em Natal. Deve passar dos 100 mil votos. Anote.

Definitivo

NEM TUDO é definitivo em se tratando de política do RN, na atualidade. Alianças, apoios, chapas, qualquer coisa acertada ontem pode ser desfeita amanhã. O duelo pela sobrevivência tem doses cavalares de chantagens nos bastidores.

Vontade

PERCEBO UMA torcida desenfreada entre setores do ro-

salbismo, para que Iberê Ferreira desista da candidatura. Não é agouro, mas desejo mesmo. Querem nomeação em vez de campanha e eleição. Devagar, gente. Vamos à campanha e pronto.

Adenúbio O VEREADOR natalense e exboxeador Adenúbio Melo (PSB) não será mero coadjuvante na disputa à Câmara Federal. Integrando em torno de si a comunidade evangélica, pode atropelar até quem aparece como favorito e mais forte.

Só pra contrariar QUEM TEM coragem de mostrar a primeira pesquisa para a disputa do governo e Senado no RN, hein?

A insolência do correligionário

SÓ RINDO

CRACK

Nunca antes na história política do RN

CARLOS SANTOS e-mail: herzogcarlos@gmail.com

Chamado à Fazenda São João, o militante político "Chico" Carlos, de Governador Dix-sept Rosado, está diante do ex-governador Tarcísio Maia. É o ano de 1986. Esparramado numa rede, mãos com dedos entrelaçados, pés cruzados em chinelos em couro cru, Tarcísio é direto: - Francisco, eu soube que você anda falando do governo de José (José Agripino, governador) e dizendo que vai romper para apoiar Geraldo Melo. - É verdade, governador - dispara o interlocutor sem qualquer abalo. "Eu não estou sendo prestigiado", justifica. Para encerrar o assunto, Tarcísio é pragmático: - Então deixe aqui o que você recebeu do governo durante esse tempo! Com seu estilo atrevido, curto e grosso, incapaz de levar desaforos para casa, Chico não se sente preso pelo emprego no Banco do Estado do Rio Grande do Norte. Manda a tréplica: - O senhor também deveria deixar o que recebeu para apoiar a candidatura de Tancredo Neves. Quase transbordando de ira, mas represando a ira, Tarcísio encerra a arenga: - Francisco, por favor, se retire daqui com sua insolência...

Caos administrativo Vereador César Militarão, de Lajes, cobra atendimento médico no hospital maternidade FOTO: ALDINHA

LAJES – A crise administrativa instalada na Apami, de Lajes, que é mantenedora do Hospital Maternidade Aluízio Alves, vem sendo acusada de desmandos administrativos e diante algumas denúncias, o Ministério Público poderá solicitar a prestação de contas da associação referente aos últimos seis meses. Para tentar solucionar os problemas, o vereador César Militão [PSB] propôs a realização de uma audiência pública onde a direção do hospital, o Conselho Municipal de Saúde, representado pela primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Ana Karina e o prefeito municipal Benes Leocádio, debateriam a questão e tentariam um acordo. De acordo com César Militão, o que se deseja é que o hospital volte a funcionar normalmente e que possa garantir atendimento à população. “Está faltando médico no hospital e como sendo porta voz da população lajense não posso aceitar que isso aconteça”, diz César Militão. Segundo o vereador, a questão do hospital tem si-

Adécio defende produtores de leite FOTO: ALDINHA

CÉSAR: “População não pode pagar por erro administrativo”

do meramente administrativa, “mas a população não pode pagar por problemas dos administradores. Eles que resolvam os problemas por lá. A população não pode ser penalizada por isso”, protesta César Militão. O vereador denuncia que nos finais de semana e feriado a população tem ficado sem médico, que por sua vez procuram atendimento nos municípios vizinhos, como em Angicos, Caiçara do Rio do Vento e Assu, principalmente as gestes. Nos últimos seis meses, conforme levantamento da

Secretaria Municipal de Saúde tem sido grande o número de crianças nascidas em outros municípios. “Tudo isso devido a falta de médico no hospital e consequência da política administrativa da diretoria da Apami”, ressalta César Militão. HOSPITAL – O presidente eleito da Apamim foi Eduardo Cabral, mas ele se licenciou do cargo. O vice Júnior Isídrio foi quem assumiu e disse que a culpa dos desmandos é da diretoria passada e está fazendo auditoria. Júnior Isídrio era o tesoureiro na gestão anterior.

ESTADO – Um dos cartões da luta política do deputado estadual José Adécio [DEM], tem sido a caprinovinocultura e a bovinocultura. Essa luta, conforme o deputado, nasceu a partir do momento que ele convive diariamente com pequenos produtores de várias regiões do Estado, mas especificamente da Região Central, que tem reclamado a falta de apoio do governo no que diz respeito ao aumento no preço do leite. “O preço pelo Governo do Estado por um litro de leite as usinas está fora da realidade do que necessita os produtores para continuar na atividade”, reclama José Adécio. O deputado disse que vem defendendo o aumento a muito tempo, mostrando que o programa precisa ser melhorado. “Eu entendo que o Programa do Leite deve continuar, precisa ser melhorado, para atender cada vez mais as pessoas necessitadas, as ges-

ADÉCIO: “O preço do leite pago ao produtor ainda está baixo”

tantes, idosos, enfim, precisamos de preço justo para programa ser eficiente”, diz Adécio. No entendimento do deputado, o Governo do Estado precisa pagar melhor as usinas e estas por sua vez vão melhorar o preço do litro do leite pago aos produtores. “Não pensem que a nossa luta estacionou, pelo contrário, ela ganha mais força por entender que a caprinovinocultura é importante, que os pequenos produtores não podem se endividarem e porque os laticí-

nios são importantes no processo de compra do leite”. O deputado disse que é de seu entusiasmo o crescimento da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos [APASA]. “Recentemente visitei a associação e percebi o seu crescimento diante a brilhante administração do agrônomo Marcone Angicano. São por essas coisas que defendemos a melhoria do Programa do Leite, o pagamento do preço justo à laticínios e produtores”, ressalta José Adécio.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

4

POLÍTICA

Charles Chaplin

“Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz”.

Drogas é preocupação de vereadores Câmara de Angicos movimenta sociedade para discutir sobre drogas em audiência ANGICOS – Por iniciativa da Câmara Municipal de Angicos, por meio do seu presidente Marcos Antônio de Macêdo, “Marcos Loló” [PTB], foi realizada no dia 14, na sede do Legislativo, audiência pública que contou com a presença de autoridades policiais, prefeito, vereadores e sociedade civil organizada. A discussão girou sobre dois importantes aspectos: insegurança e drogas (este último tema você confere em matéria especial na página 7), que a cada dia têmse alastrado na cidade, conforme relato de vários vereadores durante a audiência pública. Para o propositor da audiência, o vereador Marcos Loló, várias pessoas o procuraram para narrar alguns acontecidos fatos ocorridos nos últimos dias na cidade e pediu que ele fizesse alguma coisa para alertar aos pais de famílias e autoridades competentes que a situação das drogas em Angicos é assustadora. Segundo o presidente da Câmara, foi então que resolveu convocar vereadores, prefeito, sociedade e autoridades competentes como o delegado da cidade, capitão Kerginaldo, comandante da 2ª Companhia de Polícia, delegado Regional bel, Antônio Taveira, capitão Artur e tenente Ezequiel Albuquerque, os dois últimos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Prefeitura deverá criar Guarda Municipal ANGICOS – Foi durante a audiência pública do dia 14, realizada pela Câmara Municipal de Angicos, que apareceu a sugestão para que a prefeitura de Angicos crie a Secretaria Municipal de Guarda Municipal. Na ocasião, o prefeito Clemenceau Alves [PMDB] não descartou tal possibilidade, deixando claro que a prefeitura irá fazer esforço neste sentindo, o que dará ao município mais um reforço na segurança. No momento da sugestão, o vereador Jalmir Dantas foi “rápido no gatilho” e sugeriu ao prefeito que para não onerar os cofres públicos este poderia extinguir uma das atuais secretarias que fosse menos operante.

[PROERD]. De acordo com Marcos Loló, a sociedade está cobrando e os vereadores, como legítimos representantes do povo, estão se movimentando e buscando o apoio das autoridades competentes para garantir segurança à população angicana e salvar famílias que estão caindo no mundo das drogas. “Sabemos das dificuldades de se combater a questão das drogas, o tráfico, mas não podemos ficar inertes diante uma questão tão grave e que a sociedade está querendo ajuda. Além disso, não podemos deixar as famílias se desestruturarem, ficar, digamos, que na lama, bem como destruírem nosso município com o tráfico e levando aos jovens a se drogarem. Vamos combater isso”, diz Marcos Loló. JALMIR – O vereador Jalmir Dantas cobrou a implantação do Proerd na cidade, que ele havia reivindicado em 2007 durante audiência pública. “Precisamos do programa para deixar as crianças e os jovens distantes das drogas. Precisamos de ação para resguardar as famílias que são a base de tudo e para salvar o nosso grande presente que é a Ufersa”, conclamou. JÚNIOR DE CHICOLA - O vereadore Júnior de Chicola foi direto aos dois assuntos. No que diz respeito a drogas, citou exemplo

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALDINHA

ANGICOS Presidente da Câmara preocupado com avanço das drogas

DENÚNCIA Marcílio mostrando para-brisa de veículo que recebeu tiro

dentro da própria família. “Uma sociedade, uma cidade não pode se deixar ser vencida pelas drogas. Temos que agir o quanto antes”, diz o vereador. Já em relação a questão da segurança, o vereador disse que foi procurado por várias pessoas que denunciaram um policial que se encontrava embriagado atirando a esmo entre três e quatro horas da manhã. “Que esse caso seja apurado e se verdadeiro que o soldado venha a ser punido. Aqui, nós queremos polícia para nos proteger e não que possa colocar a vida de alguém em risco”, disse Júnior de Chicola. CLOVIS – O vereador

disse Agecy, lembrando que tem cobrado do deputado estadual Ezequiel Ferreira efetivo policial e uma camionete S10 para Angicos. TIAGO BRAGA – O vereador também bateu duro na questão de um policial que estava atirando em via pública. “Polícia é para garantir a segurança da sociedade, mas não para amedrontar”. MARCÍLIO TORRES – O vereador Marcílio Torres levou a foto de um veículo com o pára-brisa perfurado de bala. Segundo o vereador, as informações são de que foi o mesmo soldado em que esteve atirando em via pública. “Isso é inconcebível é merece ser apurado e punido”.

Clovis Tibúrcio também disse que tem problemas com drogas em sua famílias, e que o combate não é fácil. “Por saber, presenciar, sei que é difícil, mas não podemos desistir. Somos corajosos e todos unidos vamos buscar saída para não deixar que destruam os jovens e as famílias”. AGECY - O vereador Agecy Pessoa [PTB] pediu para que a classe política esquecesse a cor partidária e unida buscasse apoio e benefícios para o município. “Foram muitos deputados estaduais, fedederais e senadores que receberam votos dos angicanos, chegou o momento de cobrar uma retribuição por esses votos”,

Em relação as drogas que reina na cidade, o vereador cobrou uma ação rápida da polícia para que não se deixe avançar cada vez mais. “Queremos ações concretas, sob pena de afastar famílias e alunos do nosso grande bem que é a Ufersa”. NETO DE DEZIM – O vereador Neto de Dezim, que devido o horário avançado da audiência não se pronunciou, disse à reportagem do JORNAL CENTRAL que todos precisam encampar essa luta contra as drogas. “Nosso município não pode ser manchete na imprensa como uma cidade que as drogas está mandando e destruindo as famílias”. FOTO: ALDINHA

Capitão promete apurar caso de soldado “atirador” ANGICOS – Participando da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Angicos, dia 14, para discutir sobre insegurança e drogas, o capitão Kerginaldo, comandante da 2ª Companhia de Polícia, ouviu atentamente os pronunciamentos dos vereadores sobre os disparos que um policial fez em via pública numa madrugada. De acordo com o capitão, a denúncia precisa formulada para que possa ser apurada. “Nós não concorda-

mos com esse tipo de coisa e vamos apurar. Em sendo verdade, as providências serão tomadas”, prometeu. Na oportunidade, o capitão disse que assim como em outras profissões existem os bons e o ruins profissionais, na polícia também existe, mas que ele não tolera este tipo de coisa para “não macular a imagem da corporação”, ressaltou. Com relação ao combate as drogas, o capitão disse que em 2010 apenas um flagrante foi efetuado. “Mas

a polícia fará, com certeza, trabalho de inteligência para tirar de circulação quem estiver traficando”, alerta. Para o capitão, a sociedade também deve dar sua parcela de contribuição para ajudar a polícia a prender os traficantes. “Quem quiser fazer denúncia, pode ligar para o telefone 35313940 , não precisa se identificar. Pedimos que não passem trotem, pois quando for algo sério, ficará difícil de quem atender a ligação acreditar”, recomenda.

CONTRA Capitão Kerginaldo promete apurar denúncias

Proerd poderá ser instalado em Angicos no segundo semestre de 2010 FOTO: ALDINHA

GOSTOU Prefeito Clemenceau observa capitão Arthur, do Proerd

ANGICOS – Participando da audiência pública sobre segurança e drogas, Artur Emilio Monteiro de Araujo, fez uma exibição de um vídeo que relata a história de vários jovens que participam Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

[PROERD]. Este programa tem como objetivo educar crianças e fazer com que elas não venham a enveredar no mundo das drogas. “É um programa de baixo custo, mas de um significado muito importante na vida de muitas crianças”, ressaltou capitão

Arthur. O prefeito angicano Clemenceau Alves, que acompanhou a exibição do vídeo, demonstrou interesse em implantar o referido programa no município, o que, segundo informações, deverá acontecer a partir do segundo semestre de 2010.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

5

POLÍTICA

João Carlos

“Crack, maconha e cocaína: o “diabo” em forma de pedra, erva e pó”.

Antena Ligada ÔNIBUS ESCOLAR DEPOIS DE mais de 13 anos de administração pública, a prefeitura do município de Fernando Pedroza comprou um inédito e necessário “ônibus escolar”. Através de convênio com o Ministério da Educação (Projeto Caminho da Escola). De parabéns o prefeito Gon.

METÁFORA

Caminho inverso

MUITOS POLÍTICOS saem do desconforto da oposição, em busca dos privilégios da situação. No município de Angicos o vereador Júnior de Chicola (PMDB), percorreu esse caminho inverso, de forma digna e honrada e não se curvou diante das humilhações do dono do poder anglicano. Motivo deste rompimento, medo da inevitável ascensão política do vereador.

Amigos do poder

NÃO ACREDITE em político que vende facilidade para resolver todas as demandas sociais do cotidiano. São sujeitos falastrões, oportunistas e irresponsáveis. Nossa Região Central está recheada destes abomináveis politiqueiros.

TODOS OS poderes executivos são constituídos pelas repugnantes falsidades dos “amigos do poder”. No entanto, este nefasto fato político anda solto na politicagem anglicana. Têm políticos engolindo os vômitos da covardia para se manter com as benesses do poder.

FRACOS

EM MUITAS eleições nos grotões nordestinos, os eleitores conscientes socialmente não têm liberdade da escolha sobre candidaturas dignas e honradas. Por esta disputa ser entre candidatos sem qualificação nenhuma. É, quase sempre, a famosa disputa entre o sujo e mal lavado.

É SABIDO que muitos são os políticos que chegam ao obcecado poder, não pela sua dignidade e competência, mas sim, pela incompetência administrativa do seu adversário.

ENROLAÇÃO

PLANO DE governo não realizado é uma verdadeira enganação social travestida de frustração e pesadelos. Ou seja, um roubo da enganação social.

DROGAS É SÉRIO o avanço das drogas. A nossa juventude está a cada dia sendo “peitada” a consumir algum tipo de droga. O crack, por exemplo, está desgraçando todos. Consciência, meus jovens!!!

Par ou ímpar

Sensacionalismo puro

DISCURSOS SEM nexos, vendendo falsa ilusão da irrealidade administrativa. Isso faz parte do currículo de político impostor, do tipo demagogo, que ataca seus adversários e nada faz socialmente para ajudar seu sofrido povo.

Orgulho pedrozense

O FUTSAL pedrozense, tornou-se referência no RN, conquistando de forma inédita dois vicecampeonatos estadual. Vice-campeão estadual (2008) e vice-campeão da Taça RN de Futsal (2009), além de ser tricampeão regional da Taça RN de Futsal. O principal responsável por toda esse evolução futebolística é o polivalente, persistente, abnegado amante do futebol, professor José Danúbio.

LOTÉRICA

FOI INAUGURADA no dia 7 de abril, a lotérica Estrela D’alva no município de Fernando Pedroza. Um marco socioeconômico para alavancar a frágil economia pedrozense. Uma organização do casal de empreendedor Sandro Salviano e Marlúcia.

COMPETÊNCIA

DR. BRUNO Cabral vem realizando um eficiente trabalho na área odontológica em Angicos e adjacências. Um trabalho competente, recheado de muita modernidade e vocação profissional.

AMBIENTAL

NA POLÍTICA da Região Central, há um imenso desequilíbrio ambiental. São muitos sapos para comerem poucos vagalumes.

MAGNOS PAULO e-mail: magnospcolunista@yahoo.com.br

EM FOCO Saga do benefício

MUITOS POLÍTICOS aparecem bem nas fotos a custa do dinheiro público. Porém, dificilmente esses oportunistas praticam alguma benevolência social com seus próprios recursos. É ruim.

Dilema social

NO BRASIL, um jovem de 16 anos tem o direito e responsabilidade social de votar, mas ao mesmo tempo com a mesma idade tem a famigerada proteção judicial de não responder na justiça pelo seu ato criminal. Uma aberração.

Privado x público

MUITOS POLÍTICOS no Brasil confundem de forma intencional da esperteza o que é “público e privado”. Todavia, no final das contas, os mesmos misturam tudo e quem perde mesmo é o povão.

Descalabro

UM GESTOR público que con-

ANIVERSÁRIO

O EMPRESÁRIO pedrozense no ramo dos empréstimos financeiros, José Klécio, comemora amanhã, 25, seus 4.4, com uma grande festa em Fernando Pedroza. E haja Skol.

centra o dinheiro público para dividir com os burgueses aliados deixando de lado os mais necessitados socialmente, torna-se um poder paralelo recheado de muita podridão maléfica.

Recall político

BEM QUE deveria ser feito um recall na política nacional. Parece que quase todos os políticos já nascem politicamente com camuflado defeito de fábrica e na peça da engrenagem da ganância para corrupção.

Escabreados

DIANTE DE tanto sofrimento e abandono social, muitos manipulados eleitores estão mais conscientes politicamente sobre seu ingrato líder.

Pensando bem

UMA ADMINISTRAÇÃO pública, uma benevolente ação social, vale mais do que mil palavras bonitas dos gestores demagogos.

Realidade brasileira NOS GROTÕES nordestinos, muitos governos municipais são verdadeiras indústrias de mercenários, fabricando diariamente milhares de miseráveis. E haja corrupção!!

Realidade política

A CADA dia que passa nossos eminentes políticos têm apenas capacidades de somarem abomináveis vícios da roubalheira, ao mesmo tempo subtraírem virtudes da dignidade sobre as esquecidas demandas sociais.

FOTO: ASSESSORIA

Cooperativas de saúde Deputado João Maia aprova Projeto de Lei para saúde

DEPUTADO João Maia aprova mais um importante projeto

Prefeitura compra micro-ônibus para secretaria de saúde LAJES – Através da Comissão Permanente de Licitação, a Prefeitura Municipal de Lajes, realizou no dia 12 de abril licitação na modalidade pregão presencial para aquisição de um micro-ônibus com capacidade para 28 pessoas. O transporte será destinado à Secretaria Municipal de Saúde para ser utilizado no transporte de pacientes. A empresa vencedora foi a Super Motors, que é do Rio Grande do Norte, que apresentou o valor do veículo de R$ 184 mil, e terá prazo de entrega de

15 dias, após a emissão da ordem de compra. De acordo com o prefeito Benes Leocádio [PP], essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, que a exemplo de outras secretarias, vem trabalhando sempre pensando no bem estar da população. Para Benes, as ações administrativas as vezes podem demorar um pouco, “mas que elas com certeza vão chegar. Não se pode resolver tudo ao mesmo tempo, mas com paciência e persistência as mudanças acontecem”.

ESTADO – O deputado federal João Maia [PR] aprovou na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio um Projeto de Lei de autoria do deputado Rafael Guerra (PSDB/MG) que regulamenta as atividades das cooperativas de saúde para gerar mais empregos e melhorar o atendimento médico nos hospitais. Através de um voto em

separado, o deputado João Maia garantiu o benefício para todas as categorias de saúde e não apenas para os médicos, como desejava o autor da proposição. O parlamentar lembra que a regulamentação das cooperativas de saúde é uma antiga reivindicação dos profissionais da área para evitar a atuação de cooperativas fraudulentas. Tais cooperativas operam

no mercado como meras intermediárias de mão-deobra, subtraindo direitos trabalhistas e praticando concorrência desleal. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda a organização de trabalhadores em cooperativas como forma de gerar mais emprego e melhorar condições de trabalho. De acordo com Jão Maia,

todos os profissionais de saúde, do enfermeiro ao médico, realizam um trabalho essencial para a população. “Todos eles têm direito à organização em cooperativas que garantam o aumento das oportunidades de emprego, assegurem direitos trabalhistas aos cooperados e ofereçam melhores serviços aos consumidores”, disse o deputado João Maia.

Projeto de Naldinho que reduz jornada de trabalho de enfermeiros é aprovado FOTO: CEDIDA

30 HORAS Vereador Naldinho teve projeto aprovado por unamidade

SANTANA DO MATOS – Na sessão do dia 7 de abril, o vereador Erinaldo Florêncio Xavier da Costa “Naldinho” [PTB], entrou com Projeto de Lei de n° 09/2010, que estabelece a jornada de trabalho para os profissionais de enfermagem, em 30 horas semanais. De acordo com o vereador, atualmente os enfermeiros, no âmbito municipal, trabalham 40 horas semanais. “A lei também beneficiará os técnicos e auxiliares de enfermagem com a mesma carga horária de trabalho”, ressalta Naldinho.

O projeto entrou para apreciação dos demais vereadores no dia 9 e na sessão do dia 16 e foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, um total de oito, na referida sessão. O projeto segue para que num prazo até trintas dias, o prefeito Francisco de Assis Silva “Assis da Padaria” [PSB], possa sancionar ou vetar. “Eu espero que o prefeito possa sancionar, caso contrário, faremos esforço para derrubar o veto, pois é um projeto em benefício de uma classe trabalhadora importante”, comenta Naldinho.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

6

COLUNA

Nildo Lage

“O caminho das drogas é como a trajetória das águas de um rio, que vão e não voltam jamais”.

Notícias do Vale

LÚCIO FLÁVIO e-mail: princesa@assunet.com.br

DROGAS Autor da proposição que deu origem à realização de uma audiência pública com o objetivo de promover um amplo debate envolvendo toda a sociedade civil organizada de Porto do Mangue, área litorânea do Vale do Açu, com referência ao crescimento do consumo de drogas no município, o vereador Carlos Antonio Alves da Silva, “Carlinhos do Rosado” (PMDB), considerou salutar a iniciativa. Para ele, o debate foi válido na medida em que procurou expor uma crescente preocupação no município.

CALENDÁRIO

A PARTIR da última segunda-feira, dia 19 de abril, começou o calendário de pagamento relativo ao SeguroSafra, exercício 2008/2009, que vai beneficiar a mais de 850 agricultores do município de Santana do Matos. O dado foi confirmado pelo secretário municipal de Agricultura, Francisco de Assis Faustino Júnior, “Júnior Faustino”.

INDEFINIÇÃO

CONSIDERADA UM dos cinco principais eventos institucionais do governo do estado do Rio Grande do Norte a Feira de Negócios do Vale do Açu ainda carece de confirmação no que se refere à realização da etapa de 2010. A programação chegou a ser anunciada publicamente para o final do mês de maio próximo pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Assú, empresário Wild Diniz. Porém, esta semana o próprio dirigente procurou a imprensa para afirmar que a questão ainda não está oficialmente definida. O dirigente classista declarou que a indefinição é motivada por uma série de fatores.

GESTÕES

A CÚPULA diretiva do Consórcio Intergestores Vale Unido lançará nova ofensiva junto à direção estadual da Petrobras com o objetivo de que dois de seus municípios-membros sejam contemplados com o programa “Terra Pronta”, voltado para o preparo do solo de pequenos proprietários rurais e que é realizado anualmente em parceria com prefeituras e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Este foi um dos encaminhamentos da primeira reunião ordinária do ano do colegiado, sexta-feira última, dia 9, em Assu.

REIVINDICAÇÃO

NUMA AUDIÊNCIA que realizou na manhã da última sexta-feira, 16 de abril, na capital do estado, com o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior (PP) solicitou o empenho dele no sentido de encampar gestões junto ao Palácio do Planalto, a fim de que se materialize a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que dispõe da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Vale do Açu – ZPE do Sertão. O encontro foi testemunhado pelo coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Antonio de Abreu, Zeca Abreu.

INVESTIGAÇÃO

PUBLICADO POR intermédio do exemplar da última quintafeira, 15 de abril, do Diário Oficial do Estado (DOE), cópia da Resolução n° 001/2010, emitido pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Rio Grande do Norte, que dispõe sobre a redefinição e alteração nas atribuições da primeira e terceira Promotorias de Justiça da comarca com sede em Assu e que compreende também os municípios de Carnaubais e Porto do Mangue.

CARTÕES O CALENDÁRIO esboçado pela empresa Soluções Ltda., vencedora do certame licitatório que se voltou para a contratação da empresa especializada que se encarregará de organizar e executar o processo seletivo público na instância da prefeitura municipal de Lajes, região Central potiguar, prevê que a partir de segunda-feira, 19 de abril, iniciaria a etapa de distribuição dos cartões de identificação aos candidatos oficialmente inscritos. Essa fase terá seguimento até o dia 30 de abril, uma sexta-feira. O período de inscrições para o concurso público transcorreu de 8 a 24 de março último.

PARTIDO

CANDIDATO A uma cadeira na câmara municipal de Assu nas eleições de 2008, o dirigente comunitário Francisco D’Arc Miguel do Nascimento, “Chico de Vilalba”, confirmou que está assumindo o comando do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

DO VALE Benefício

UM TOTAL de 88 sócios e famílias reconhecidamente pobres domiciliados no conjunto residencial Soledade II, zona periférica de São Rafael, foi beneficiado com a distribuição de 1.800 quilos de gêneros alimentícios. De acordo com o vereador e presidente da câmara municipal rafaelense, Francisco Alves Medeiros Filho (PRB), a entrega dos produtos aconteceu por intermédio da Associação de Desenvolvimento Social de Soledade II (Adesol), organização fundada em 1998.

Insatisfação

A DECISÃO da Petrobras de remanejar para a região do Recôncavo Baiano a unidade de avaliação de projetos mereceu crítica por parte do prefeito municipal de Afonso Bezerra, região Central potiguar, Jackson Bezerra (PSB). Na interpretação do prefeito, a medida penalizou enormemente os municípios do

R Norte e coloca Afonso Bezerra como um exemplo desta situação. “Para mim foi um grande equívoco da companhia transferir o setor de análise de projetos para uma região que não conhece nossa realidade”, desabafou.

Litígio A CONTENDA hoje existente entre os municípios de Assu e Carnaubais por uma área que reúne as comunidades rurais de Vila Nova, Mutambinha e Poço Verde, onde há uma expressiva concentração de poços de petróleo explorados pela Petrobras e que geram uma significativa receita de royalties, não se traduz num caso isolado. Situação semelhante envolve outros municípios também localizados na região do Vale do Açu. Idêntica situação é vivida pelas cidades de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra. O fato é reconhecido pelo prefeito alto-rodriguense, Eider Assis de Medeiros (PMDB).

RUPTURA A DIVERGÊNCIA de posições com referência ao pleito eleitoral majoritário de outubro vindouro acabou se constituindo na peça-chave para o distanciamento do Partido dos Trabalhadores (PT) do bloco de sustentação política do prefeito Ivan de Souza Padilha (PMDB) na cidade de Pendências, região do Vale do Açu. A ruptura política foi decidida na última terça-feira, dia 13, pelo diretório municipal petista. Há comentários de que outros fatores contribuíram para a definição. FOTO: ASSESSORIA

Comemorando resultado Márcia Maia destaca crescimento do emprego no RN ESTADO – O crescimento do emprego no Rio Grande do Norte foi tema pronunciamento da deputada estadual Márcia Maia [PSB] em sessão extraordinária no plenário da Assembleia Legislativa. O Estado foi destaque da região com avanços na geração de novos postos de trabalho. A vice-presidente do Legislativo destacou os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. “O Rio Grande do Norte está de parabéns. Se o Nordeste ocupou a segunda posição no ranking de crescimento percentual desde

2003, registrando um aumento de 47,90%, nosso estado foi o grande destaque da região com um aumento de 63,03% na geração de emprego entre 2003 e 2009”, afirmou. Ainda segundo a parlamentar, no mês de março deste ano, foram gerados 1,2 mil empregos celetistas, correspondendo à elevação de 0,34% em relação ao mês anterior e refletem em termos a absolutos e relativos o melhor de toda a série histórica do CAGED para o período. Tal resultado decorreu principalmente do desempenho positivo nos setores da Construção Civil (+1.365 postos) e Serviços (+1.014 postos).

Márcia lembra que os programas de qualificação e inserção de jovens no mercado do Trabalho geridos pelo Governo do Estado tem proporcionado esse crescimento e garantidos os números positivos no estado. Segundo ela, o programa Primeira Chance por exemplo já atendeu 10.322 mil pessoas entre 2003/2008, somando investimentos de R$ 30,3 milhões, com 3.048 empresas parceiras em 24 municípios. Contratados por um período de um ano, metade dos jovens acaba se efetivando no emprego. Além disso, a parlamentar destacou a implantação do programa Projovem nos municípios de Assu, Angi-

cos, Caicó, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Itajá, João Câmara, Lagoa D'anta, Lajes, Monte Alegre, Parelhas, Santa Cruz, bem como, a ampliação do programa em São Gonçalo do Amarante e Touros. “Nos últimos 12 meses, nosso estado conquistou 16.233 novos postos de trabalho, um acréscimo de 4,85% no nível de emprego. Essa é a prova de que o estado vive o resultado de políticas públicas acertadas no que condiz à geração de emprego e renda, ações que temos acompanhado de perto para garantir que a população possa ganhar em qualidade de vida”, avaliou Márcia.

MÁRCIA MAIA Deputada comemora crescimento do emprego no RN

Projetos de Lei homenageiam Jaime e Zélia

JALMIR Projetos denomina nome de ex-prefeitos aos bairros

ANGICOS – O vereador angicano Jalmir Dantas de Araújo [PP] apresentou três Projetos de Lei que estão em tramitação na Câmara Municipal. Um desses projetos é o que denomina de bairro Prefeita Zélia Alves, que fica localizado na Central do Trabalhador até a BR-304. O outro projeto que denomina de Bairro Prefeito Jaime Batista, começa das

imediações do ginásio Chico Sola e também segue a BR304, sendo que segue o alinhamento da RN, passando em frente a churrascaria de Canindé Felipe e do outro lado pega o conjunto feito pelo ex-prefeita Albaniza Sueli e vai até a saída de acesso a BR-304, que é o atalho para quem vem do município de Fernando Pedroza. “São localidades que na realidade não possuem uma

denominação que conste na prefeitura como realmente criadas. Como todos sabem, existem denominações ‘batizadas’ a priori e pronto. Daí achamos por bem, criar verdadeiramente denominações, dando nomes de pessoas que fizeram história política no município”, ressalta Jalmir Dantas. Já o terceiro Projeto de Lei é o que institui o programa de plantio de árvores

frutíferas em escolas, praças, vias e bens públicos municipais. O programa, segundo o projeto do vereador, será executado pelo órgão competente da municipalidade, podendo este promover a doação de espécies de árvores frutíferas a serem plantadas por pessoas que assim solicitarem. “A cidade precisa ser arborizada”, ressalta Jalmir.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

7

ESPECIAL

Landis Ragon

“A mente humana é um sistema muito complicado. Desequilibre esses sistema com falta de oxigênio, drogas ou religião e você terá resultados perigosos”

Crack derrete a dignidade humana Uma das drogas mais consumidas nos últimos anos bate à porta de todas as classes sociais REGIÃO CENTRAL – Não é mais surpresa que dentre todos os componentes do “time das drogas”, o crack é o “craque” que mais tem matado nos últimos anos. O crack é o mais avassalador e devastador de todo conjunto de entorpecentes ou dos elementos alucinógenos, que deixa o usuário o mais dependente, periculoso e debilitado possível. Ninguém pode imaginar o quanto é crítica a situação de como se encontra um usuário e dependente de crack. Assim como ninguém também sabe dimensionar o quanto crítica é a situação porque passam os seus ente queridos que nada fizeram para merecer castigo tão grande. Na Região Central é assustador o número de jovens que estão entrando para “o time das drogas” e exatamente consumindo o crack que é uma droga extremamente viciante e de consequências devastado-

PEDRA MORTÍFERA Consumo de crack aumenta na Região Central

ras para a vida. São poucos os pais de fa-

mílias e até usuários conscientes de que o crack po-

de levar à morte rapidamente. O que muitos usuá-

rios não sabem e não se importam, mas a verdade é que em menos de dois anos de vício, ele pode morrer. Também, são poucos os pais de famílias que têm conhecimento que seus filhos, com idade entre 10 a 24 anos, são os que mais utilizam o crack. Uma prova disso, é o menor J.S.L, 17, que mora no município de Angicos e já há quatro anos é usuário de droga. “Eu comecei fumando maconha e há quase dois anos fumo crack. Tem dia que fumo até 10 pedras”, diz. Quando a reportagem do Jornal Central pergunta onde é que ele compra, o menor diz que em todos os bairros de Angicos é possível comprar. “Aqui tem em todo lugar, em Fernando Pedroza também tem”, diz. J.S.L diz ainda que tem vontade de deixar e que já tentou algumas vezes, mas devido a abstinência ficava suando frio e com febre. “Não tinha nem forças para me levantar. Só que caio na tentação e começo a fu-

mar novamente”, diz. Ele lembra que tem um amigo que também está tentando se livrar do vício. “A maior dificuldade que enfrentamos é a falta de um local que possa nos afastar daqueles que nos oferecem e de um tratamento mais constante. Eu sei que é dificil largar o vício do crack e sou consciente que meu caminho é a morte e eu estou antecipando. O que não fiz até agora foi roubar para comprar crack, mas perdi o emprego por conta da droga”, destaca. O menor é taxativo ao firmar que se tivesse dinheiro como “uns boy aí que tão fumando, eu fumava de 10 a 20 pedras por dia, porque o efeito passa rápido e a gente fica querendo mais”, ressalta. Quando perguntado se tem muitos jovens de classe média consumindo crack, o menor diz que tem vários, mas que “eles estão dando vacilo. Não sabem curtir e qualquer hora podem dançar”, alerta.

FOTO: DE FATO

Desajuste familiar contribui para que jovens caiam nas drogas, diz psicólogo ESTADO – Para o psicólogo Frederico de Souza Costa “Fred”, que atende em Mossoró, as últimas estatísticas mostram que para cada jovem que consomem drogas, principalmente hoje o crack, existe um motivo diferente. A maioria dos jovens, ressalta Fred, entra para o mundo das drogas pela questão da curiosidade, querer experimentar, seguido da influência de amigos e também, no caso do crack, por ser considerada uma droga barata “mas que é pura ilusão”. O psicólogo exemplifica a questão de acharem que o crack é uma droga ba-

rata, e aí cometerem um erro, pois a partir do momento que a pessoa fuma o crack, “isso logo na primeira vez, a possibilidade de ficar dependente da droga e de 90%. Como o efeito é rápido, ele vai fumar novamente, chegando a fumar entre 5 a 10 pedras por dia. Então, do ponto de vista financeiro, é um barato que sai caro”, ressalta. Fred adverte que quem se vicia, dificilmente sairá, pois não existe cura. “O bom é não entrar, é não fumar o crack ou qualquer outro tipo de droga”, adverte acrescentando que em caso de consumir, pedir logo ajuda.

SAIBA IDENTIFICAR USUÁRIO DE DROGAS Falta de motivação para estudar ou trabalhar; Mudanças bruscas de comportamento. Troca do dia pela noite; Inquietação, Irritabilidade, ansiedade, cacoetes. Perda de interesse pelas atividades rotineiras. Insônia; Olhos avermelhados, olheiras. Necessidade cada vez maior de dinheiro. Desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro, etc. Há alterações súbitas de humor, uma intensa euforia, alternada com choro ou depressão; Há perda de sono ou apetite, insônia, intercalada com períodos de sono demorado, troca do dia pela noite; Começa a se relacionar com amigos diferentes; Fica mais descuidado com a higiene pessoal; Muda o vocabulário, usando termos mais pesados; Tem atitudes de culpa e reparação: agride os pais, chora, se tranca no quarto; Passa noites fora de casa; Apresenta apetrechos como espelhinhos, fósforos, canudos, usados para cheirar cocaína; Aparecem entre os pertences restos de fumo, maconha ou crack; Tem receitas de medicamentos ou caixas de comprimidos de psicotrópicos; As roupas, lençois ou mantas têm cheiro forte de solvente; Há vestígios de pó branco nos bolsos;

Para os familiares, o psicólogo diz que é necessário ficar atento em relação aos filhos. Na maioria das vezes, muitos nem ouviram sequer falar em crack, mas por influência dos amigos acabam experimentando. Fred alerta para a falta de diálogo dos pais para com os filhos. “Se descobrir que o filho está usando drogas é encarar o problema de frente porque este tipo de problema destrói a família muito rápido, e se não houver uma conversa franca, aberta, a destruição familiar leva o usuário cada vez mais ao fundo do povo”.

FRED Psicólogo recomenda atenção e diálogo na família

Crack: o barato que sai caro

A MALDITA Usuários fumam de 5 a 10 pedras por dia

ESTADO – Devido o acesso ao crack ser fácil, a oferta também aumenta. O preço cai e o número de consumidores vai crescendo. Desta forma, a questão do vício fica incontrolável. O resultado desse descontrole acaba virando problemas sociais, como prostituição e crimes violentos. Isso porque o viciado é capaz de fazer qualquer coisa pela pedra, inclusive roubar e matar. O crack, por ser uma droga estimulante, atinge diretamente a região do cérebro que é ligada às atividades prazerosas e vitais, como fazer sexo, comer e tomar água.

Nascem daí o desejo desenfreado de continuar usando mais e mais e os danos se tornam mais rápidos ainda e levam a pessoa a viver como indigente. “O crack desumaniza o indivíduo”, lamenta o psicólogo Frederico Souza Costa, a quem diversas famílias buscam “socorro” diariamente. O psiquiatra alerta que os usuários acham que uma pedra de crack custa menos que outra droga. “Muito pelo contrário, acaba sendo muito mais caro para o dependentemente, pois há estudos que mostram que aqueles que consonem menos, precisam fumar em torno de 5 a 10 pedras por dia”.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

8

GERAIS

José Ricado

“Eu não quero cocaína, nem ser injetado, eu não quero baseado pra ser enrolado... Eu injeto o sangue de Jesus para eu ficar ligado”.

Direito e cidadania VARA FEDERAL UMA ÓTIMA notícia para Angicos e região é a abertura de uma Vara Federal na cidade de Assu, facilitando a vida de todos os aposentados por ser mais próximo de Angicos que vai ficar na jurisdição desta Vara

INDAGANDO

O QUE os administradores públicos, conhecedores que são do avanço no consumo de drogas, tem feito para tirar os jovens desse caminho?

INDAGANDO I

COMO TODOS sabem, o trabalho espanta três grandes males: o vício, a pobreza e o tédio. O que os gestores públicos fazem para que o cidadão possa trabalhar e viver com dignidade?

DÚVIDA

A CIDADE de Santana do Matos consegue ficar limpa, é arborizada, tem obras estruturantes. Aí pergunto: qual motivo das demais cidades nem limpar conseguir ficar?

Segurança e drogas

CALMA

Segurança e drogas II

SOUBE QUE o prefeito do município de Afonso Bezerra não gosta de receber críticas sobre a sua administração. Irei mais vezes ao município e em constatando irregularidades, garanto ao alcaide que não omitirei a informação. O que tiver de positivo também será divulgado.

A AUDIÊNCIA pública realizada pela Câmara Municipal de Angicos dia 14 deste mês teve uma repercussão muito positiva perante a sociedade angicana que compareceu representada em diversos segmentos. Todavia, como falei na oportunidade, temos de ter o cuidado de cobrar dos edis, do prefeito, da polícia, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, para que cada um dentro de sua competência e atribuição ponha as medidas discutidas na prática. É preciso que outras cidades também intensifiquem a vigilância ao tráfico de drogas, tentar combater hoje para não sofrer as consequências amanhã. PARTICULARMENTE TENHO todo interesse que a cidade cresça, mas o crescimento tem de ser planejado e com muita responsabilidade. Daí, ter gostado da atitude do burgomestre da cidade em convidar o vereador Jalmir Dantas para coordenar o projeto de reestruturação do município. Só espero que não fique como a SUDENE, guardado em gavetas sem ser executado.

Um zero para incomodar

A EDUCAÇÃO do município é a segunda pior do país. Isso é fato, mesmo assim, tem uma turma de aprendizes de educador muitos chateados pelo fato de eu ter atribuído nota ZERO, mas os tais incomodados certamente estão no grupo dos incapazes, já que os que efetivamente são educadores aceitaram minhas desculpas pelo ZERO possivelmente ter sido exagero, mas acredito que não está muito longe disso.

Os números

SOMENTE PARA o leitor deste jornal ter uma ideia, há pessoas com 20 anos de idade, e prestes a terminar o segundo grau, sem saber ler pelo menos razoavelmente, é que muitos desses jovens só iam à aula quando queriam e ainda traziam provas para fazer em casa, ou melhor, para alguém fazer. Minha intenção foi chacoalhar de forma positiva a categoria e para toda regra há exceções, se ao jogar o chapéu pra cima alguém colocou a cabeça para apará-lo é porque pretende e deve usá-lo.

CALMA II

É BOM que o prefeito de Afonso Bezerra, assim os demais, saiba que ele está prefeito, não vai ser prefeito eternamente. É bom também saber aceitar as críticas, até porque ele não fez nada de estruturante na cidade, que é o que muitos prefeitos sabem fazer.

MATADOURO

GOSTARIA ATÉ que o prefeito de Afonso Bezerra pudesse explicar porque ele não concluiu ou utiliza o matadouro do município, construído nas imediações da cidade. Será que é porque foi iniciado na administração do seu antecessor? Trabalhe pelo município, senhor prefeito.

DR. EVÂNIO ARAÚJO e-mail: evanioaraujo@uol.com.br

Drogas

NA COLUNA passada fiz referência a um policial que ofereceu dinheiro para que um cidadão fosse até um determinado local para comprar drogas e possibilitar a prisão de supostos traficantes. Desta feita, a coisa é mais grave, tem um policial na Companhia de Angicos que compra para si próprio e o comandante vai ter de tomar uma medida, pois o bairro inteiro vê quando ele mesmo vai comprar os bagulhos.

Drogas II

TAMBÉM FOI dito ainda sobre a polícia, que esta era aquela que o cidadão confia e sente na mesma segurança, mas não é admissível um policial sair atirando pelas ruas, ameaçando a integridade das pessoas de forma irresponsável. O comandante já sabe quem é e foi cobrado para que tomasse uma medida urgente.

Absurdo ESSE MESMO policial atirou no pára-brisa de um carro sem motivo algum. O rapaz estava parado dentro do veículo. Depois que soube que a notícia havia se espalhado pela cidade, o policial que atirou procurou o jovem e deu-lhe outro párabrisa novo, mas e o susto como será reparado? Infelizmente o ofendido não quer entrar na justiça por

ter medo de sofrer represálias, mas fotos do veículo foram feitas e o comandante as tem. O vereador Marcílio Torres exibiu a foto durante sua fala em audiência pública.

É para punir

O CAPITÃO Kerginaldo ficou extremamente constrangido com as críticas a integrante da corporação e emocionado destacou que não permitiria atos desonestos por nenhum policial, e que o caso de Angicos não ficaria em brancas nuvens, haveria um procedimento investigativo e punitivo. O inquérito administrativo é um direito do policial, que não pode ter sua defesa cerceada, mesmo assim, diante das evidências dos fatos nada poderá fazer.

A poderosa

O CLIMA está quente entre os aliados Ronaldo Teixeira e Deusdete Gomes, que disputaram a campanha passado sendo candidato a prefeito e vice, respectivamente. Pelo que se comenta na cidade, o problema causador que está quase apartando-os politicamente é apenas uma peça do tabuleiro.

Incomodando

NÃO SEI qual motivo para tanta gente se mostrar preocupada com minha presença na cidade de Angicos. Talvez seja por não gostarem de ouvir a verdade.

Escola do petróleo e gás Prefeito de Guamaré sanciona lei que cria Escola Técnica Municipal de Petróleo e Gás GUAMARÉ – Foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei nº 452/2010 que autoriza a Prefeitura de Guamaré a criar a Escola Técnica Municipal de Petróleo e Gás. A escola será pioneira no país e visa principalmente a formação de mão de obra local, especializada na área de petróleo e gás. “Sem dúvidas que vai possibilitar a geração de emprego e renda para muitos cidadãos guamareenses”, diz o prefeito Auricélio Teixeira [PTB]. O prefeito pretende tornar a Escola Técnica Municipal referência no país no ensino médio profissionalizante, destinado a formar técnicos aptos a atender às necessidades do setor petroquímico de toda a região. Para Auricélio Teixeira, a população terá a oportunidade de se formar numa área em que requer diariamente mão de obra. “Será importante para preparar os jovens para o mercado de trabalho”, ressalta o prefeito. Do ponto de vista do prefeito, será através da Escola Técnica Municipal de Petróleo e Gás, o caminho para o aprendizado e a conquista do emprego “que para muitos vai acontecer pe-

Prefeitura vai construir 55 casas populares FOTO: CEDIDA

PRFEITO Auricélio sanciona importante projeto para município

la primeira vez, o seu primeiro emprego, sua renda, o que o tornará um cidadão mais digno, tento em vista que o trabalho dignifica o

homem e a prefeitura de Guamaré tem buscando meios para garantir a dignidade de todos”, ressalta Auricélio.

PEDRA PRETA – A prefeitura municipal deste município, através do prefeito Gilvan Inácio de Lima [PMDB] tem alguns convênios garantidos pelos governos estadual e federal. Um desses convênios, segundo o prefeito, é para a construção de 55 casas populares que serão destinadas as famílias de baixa renda que não tem moradia digna. De acordo com Gilvan, 30 casas vão ser construídas na sede do município e as outras 25, na zona rural. “As famílias carentes necessitam de uma moradia digna, e é exatamente isso que a prefeitura está viabilizando através de convênios”, ressalta Gilvan. Ainda segundo o prefeito, o déficit habitacional na cidade é grande. “A prefeitura vai lutar para conseguir convênios e reduzir esse índice e dá condições de moradia digna as famílias carentes”, diz Gilvan. O prefeito aguarda ainda que a RN que dá acesso ao

MORADIA Casas serão entregue a famílias de baixa renda

município possa ser recuperada. “Continuamos aguardando a recuperação da RN-128 que será mito importante para nossa cidade, facilitando o acesso”. POLÍTICA – Para as eleições de outubro, o prefeito disse que já decidiu quais candidatos vai apoiar. Para Governo do Estado, o prefeito vai apoiar Rosalba Ciarlini [DEM], para senador, o primeiro voto será de

Garibaldi Filho [PMDB] e o segundo poderá ser da exgovernadora Wilma de Faria [PSB]. “Votar na ex-governadora para o senado vai depender somente dela, dos compromissos que ela assumiu com o município de Pedra Preta”, diz Gilvan que completa sua lista de candidatos votando em Henrique Alves [PMDB] para federal e Poti Júnior [PMDB], para estadual.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

9

GERAIS

Renato Russo

“Eu pouco me importo com essas campanhas antidrogas do governo, mas o grande erro delas é justamente não dizer que a droga é uma coisa que dá prazer só no começo”.

Adutora Serra de Santana Compromisso do governador Iberê Ferreira com santanenses, 3ª etapa da adutora será concluída SANTANA DO MATOS – A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já programa para o início de maio a inauguração da terceira etapa da Adutora Serra de Santana, na região do Seridó. O secretário da Semarh, Lázaro Mangabeira, explicou que para a conclusão do sistema faltam somente os testes para abastecimento da rede, que estão sendo feitos durante todo o mês de abril. “Com a obra concluída, os moradores da região terão a garantia de que terão

abastecimento por, no mínimo, trinta anos", observou Mangabeira. O sistema adutor da Serra de Santana terá 46 quilômetros de extensão e beneficiará aproximadamente quatro mil pessoas, nas comunidades de Serra Branca I e II, Belo Monte, Palestina I e II, Barão de Serra Branca, Santo Antônio, Serrote I e II e Três Porteiras, nos municípios de Santana dos Matos e São Rafael. A obra contou com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos - PROÁ-

GUA/ Nacional, financiado pelo Banco Mundial através do Ministério da Integração Nacional. O investimento total da terceira etapa da adutora foi da ordem de R$ 9 milhões. A captação dos recursos hídricos será feita pelo açude Armando Ribeiro Gonçalves, no rio Piranhas-Açu. Com a terceira etapa concluída, a população das comunidades atendidas terá água tratada, diferente da realidade atual das localidades, abastecidas por poços ou pequenos açudes sujeitos aos efeitos da estiagem.

FOTO: CEDIDA

ADUTORA Governador Iberê Ferreira visita obras da adutora

Emater distribui 4 mil quilos de peixe

SOLUÇÃO Vereador quer resolver problema dos barraqueiros instalados às margens da BR-304

Marcos cobra solução para barraqueiros CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O vice-presidente da Câmara Municipal de Caiçara do Rio do Vento, vereador Marcos Bezerra Valentim, “Marcos da Ubaia”, vem demonstrando sua preocupação com a situação dos barraqueiros que ficam às margens da BR-304. Neste sentido, o vereador apresentou requerimento solicitando do prefeito Edson Barbosa, “Etinho” [PMDB], a compra de um terreno para abrigar todos os barraqueiros e estabelecimentos comerciais que foram comprometidos

pelo DNIT. Segundo o vereador, não é justo que os proprietários dos barracos fiquem sem comercializar seus produtos por falta de um terreno que os abriguem. “Sou representante do povo e entendo que a falta de emprego em nossa cidade é um dos fatores preocupantes, daí não devemos deixar que este fato venha a desempregar mais gente”, alerta. Marcos da Ubaia disse que é necessário respeitar o prazo determinado pelo DNIT para a retirada dos

barracos, “mas que também não podemos deixar os donos desses no meio da rua. Por isso, peço a compreensão do prefeito para resolver esse problema”. O vereador aproveita para criticar a TV Rural, quando esta não permitiu que o mesmo concedesse entrevista quando da filmagem do plantio de hortaliças no município, cujo projeto foi criado por ele. “Disseram que eu não estava vestido como um agricultor, estava com roupa de alto custo. Sou pobre, mas não um mendigo”, destaca.

Vereador quer presidência CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O vereador caiçarense Francisco Fernandes [PMDB] vem se articulando para ser candidato a presidente do Legislativo para o biênio 2011-2012 e diz não temer os demais vereadores que estão também se articulando visando a cadeira de presidente do Legislativo. O vereador diz que é candidato natural à presidência, como qualquer um dos seus colegas. “Mas que não preciso colocar nenhum deles no canto da parede para que vote em

mim, por não considerar ser justo comprar a consciência dos próprios colegas para receber o voto”, disse Francisco Fernandes. O vereador lembra ainda que não vai pressionar ninguém para poder receber voto “Quero o voto consciente, daqueles que conhecem meu trabalho, minha dignidade e minha trajetória política na cidade”. De acordo com o vereador ele já foi vice-prefeito, já apoiou seu irmão Aldo Fernandes (in memorian), já apoiou a filha Emí-

lia Fernandes, em 2004, onde a mesma obteve uma grande vitória nas urnas. “Já somamos cinco vitórias consecutivas graças ao povo de Caiçara que confia em nossa família e sabe da nossa responsabilidade”. SAINDO – O vereador adiantou que em 2012 não será mais candidato e que poderá apoiar alguém que queira enfrentar a luta política iniciada por ele. “Hoje não sou nem oposição e muito menos situação, estou ao lado da verdade e em defesa do povo caiçarense”, discursou.

CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O escritório da Emater, na cidade de Caiçara do Rio do Vento, que tem como responsável Francisco das Chagas Pereira, entregou em parceria com a prefeitura quatro mil quilos de peixe, quinhentos cocos e verdura à população caiçarense, durante a semana santa. A parceria com a Emater foi gerada a partir do Programa de Aquisição de Alimentos, criado pela prefeitura. Segundo Chagas Pereira, cada família recebeu quatro quilos de peixe.

Para as famílias residentes na sede do município, a distribuição do pescado foi feita na quadra de esportes do bairro Nova Descoberta, já para as que moram na zona rural foi feita nas próprias residências. Chagas Pereira acredita que no próximo ano o programa irá distribuir uma quantidade maior de peixe, tendo em vista que a parceria entre prefeitura e Emater visa exatamente atender as famílias de baixa renda do município. “Mais de mil famílias

CHAGAS tem sido grande parceiro em várias ações

foram beneficiadas com a distribuição do peixe”, enfatiza Chagas Pereira.

Câmara de todos INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FERNANDO PEDROZA

Peixamento O presidente da Câmara, vereador MÁRIO MIRANDA [PP], entrou com requerimento ao presidente da EMPARN, solicitando 100 mil alevinos a fim de povoar os açudes existentes na zona rural do município.

Centenário de João Salviano Em decorrência das comemorações do centenário do ex-vereador João Salviano, o presidente da Câmara, vereador Mário Miranda, entrou com requerimento denominando plenário da Câmara de “Vereador João Salviano Sobrinho”. Como se sabe, João Salviano foi o primeiro vereador eleito por Fernando Pedroza em 1948.

Sinal de TV O vereador FRANCIMÁRIO ARAÚJO [PMDB] solicitou ao executivo municipal através de requerimento, o sinal de TV local das emissoras Cabugi, Tropical, Ponta Negra e União. Justifica o edil que muitos moradores não possuem condições de adquirir uma antena parabólica. Na mesma sessão o vereador solicitou que a quadra de esportes do centro da cidade seja transformada em um Centro Cultural.

Ação e cidadania O presidente da Câmara, vereador MÁRIO MIRANDA, solicitou ao secretário de Interior e Justiça, o programa "AÇÃO E CIDADANIA" para a cidade de Fernando Pedroza. O vereador justificou que se faz necessário o atendimento das ações ao povo pedrozense.

Lotérica na cidade O vereador JOÃO GOULART CARVALHO DE SOUZA, o popular Jango, ocupou o plenário da Câmara para ressaltar a inauguração da lotérica Estrela D'alva no município. Parabenizou o seu proprietário Sandro Salviano pelo empreendimento, enaltecendo ainda o alcance social do feito.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

10

GERAIS

Renato Russo

“Eu sempre fui alcoólatra. Só que álcool é uma droga aceita; então não se considera droga. Álcool é uma das piores coisas que existem”.

Expressas Central

ALDACIRA GOMES e-mail: redacaocentral@uol.com.br

Audiência pública

Luiz Macedo

//. DIA 14 de abril aconteceu na Câmara de Angicos audiência pública para discutir insegurança e drogas. O presidente da Câmara, vereador Marcos Loló, preocupado com a situação da insegurança e das drogas, que está sendo hoje bastante preocupante para sociedade, promoveu essa audiência convocando o executivo, polícias civil e militar e a população que se fez presente. Os vereadores foram unânimes em dizer que a situação é seria e que as famílias estão sendo prejudicadas com as drogas.

//. 11 DE abril foi a festa de aniversário do amigo Luiz Macedo, no Terreiro da Fazenda, na fazenda Várzea do Juazeiro. A colunista foi convidada, mas se encontrava em Natal. Luiz Macedo é um amigo que acompanha a trajetória do Jornal Central e um dos grandes incentivadores da nossa luta. Luizão, você, sua esposa dona Ana e seus filhos, são pessoas que não esquecemos. Meu amigo, lembre sempre dessa frase: “A esperança é uma luz no caminho das horas, e eu tenho certeza que essa sua luz nunca acaba”. Parabéns, Luizão, e sucesso sempre.

Preocupante / /.O PROBLEMA das drogas é preocupante. Não é só em Angicos que o crack assola. Todas as cidades da Região Central estão sofrendo com esse maldito problema que está destruindo as famílias. Devemos ser vigilantes e combater as drogas. A juventude precisa saber que a felicidade real é uma casa que se constrói por dentro da própria alma. E a droga não constrói nada e só faz a sua alma ficar vazia. A droga mata, juventude!!!

Alerta / /.DEVEMOS FICAR alertas a essa situação que é preocupante. Os pais, a sociedade de um modo geral, sabem que vai ser difícil, porque a situação está bastante grave. Estamos tratando de um assunto que representa um papel de muita importância, que nem a ciência, nem os governantes, nem ninguém conseguiu uma fórmula apropriada para acabar com esse flagelo que está consumindo a maior parte da humanidade, incluindo a juventude mais do que tudo. É o flagelo da droga.

Alerta II //. VOCÊS SABEM que a droga está espalhada por toda parte e muito mais entre os jovens que caíram, talvez por ignorância, ou buscando algo superior. Pergunto: o que essas pessoas acham que a droga traz de benefício? Na verdade, a droga só não é nociva para o corpo físico, mas também é prejudicial para a parte espiritual. Vamos procurar sair desse mal antes que seja tarde demais.

JARLEANDRA SOUZA (ao centro) aniversariante do dia 17 de abril, abre o sorriso para acompanhar a prima Jamille e a amiga Priscila, com quem festejou a data, além dos familiares. Parabéns!!!

ONTEM, 23, foi o aniversário da ex-prefeita de Angicos, Albaniza Sueli. Na foto com a senadora Rosalba Ciarlini. Dona Albaniza, que Deus possa continuar te iluminando e mostrando o caminho certo para enfrentar as adversidades. Parabéns!!!

A PEDROZENSE Flávia Magnólia comemora seus 16 aninhos no 31 de abil. Sucesso e que Deus possa te iluminar sempre.

A PEQUENA Anna Sophia completou seu primeiro aninho de vida. Foi dia 21 de março. Momento de festa para os pais, o casal Sidnei Fonseca/Ana Carla, que comemoram na Mega Pizza, em Angicos.

GETÚLIO DORNELES o famoso “Tutu”, grande colaborador deste jornal foi o aniversariante do dia 17 de abril, momento de felicidades entre familiares e amigos. É isso aí “Tutu”!!!

JOSÉ NILTON, ou o famoso “Carneirão das Abelhas”, tem feito um bom trabalho da apicultura da Região Central. Destaque importante para Angicos. É isso aí, Carneirão!!!

A aniversariante do dia 29 é a jovem Rafaela, esposa de Branco Dois, representante deste mesário na cidade de Caiçara do Rio do Vento. A data será comemorada com um bonito culto evangélico na residência do casal, celebrado pelo o pastor Luciano Barbosa. *As irmãs Joaninha e Ivaneide, as aniversariantes de Caiçara do Rio do Vento. Joaninha fez aniversário dia 16 de abril e Ivaneide será agora 1º de maio. *Quem fez aniversário da cidade de Caiçara dia 9 de abril foi o jovem Genilson Thiago. *A caiçarense Iraci Alves foi a aniversariante do dia 1º de abril. A mesma recebe os parabéns da sua nora, Vitória Carla.

Exemplo //.COSTUMO DIZER aqui neste espaço que a cidade de Santana dos Matos é um exemplo para as demais. Uma cidade que o prefeito não se cansa de correr atrás de recursos pra continuar fazendo-a avançar. O secretário de obras, Paulo Bezerra, por exemplo, é um desses secretários que não param um instante, sempre cobrando e mantendo a cidade limpa. Quem vai a Santana dos Matos se apaixona

Faz tempo //E COMO faz tempo que não converso com o prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Sei que ele tem a sua agenda cheia, mas vamos encontrar um tempinho pra conversar. Outro também que não vejo é o amigo César Militão e sua esposa Rosa. Tenho novidades, meus amigos.

Sabedoria //. A COLUNA parabeniza a secretária de educação do município de Angicos, Gasparina, por ter sido feliz ao dizer que a família tem que ser a base de tudo. Que não adianta o professor fazer a sua parte e os pais não fazer a deles. Muitas vezes o professor passa a tarefa escolar e os pais sequer olha para cobrar do filho. Será que o professor tem obrigação de educar sozinho? Acho que a maioria dos pais tem uma parcela de culpa muito grande. Vamos acompanharavidaescolardoseufilho.Vamos saber quem são os amigos do seu filho para depois não estar querendo jogar a culpa da sua omissão em alguém.

Ações administrativas Prefeitura de Pedro Avelino realiza corte de terra, entrega de sementes e melhorias em estradas vicinais FOTO: CEDIDA

PEDRO AVELINO – A prefeitura deste município realizou o corte de terra de vários produtores rurais e fez a entrega de sementes de milho, feijão e algodão para que os mesmos possam realizar o plantio e obter boa colheita. De acordo com o prefeito Elson Trindade [PR], a prefeitura está tentando conseguir mais sementes para que possa distribuir. “Fomos procuradores por vários agricultores cobrando mais sementes e a prefeitura vai tentar conseguir”, ressalta o prefeito Elson Trindade. O prefeito salienta ainda que a prefeitura, com recursos próprios, melhorou as condições das estradas vicinais que dão acesso à zona rural. “Nesse período chuvoso as estradas sempre ficam danificadas e requer melhoria e foi isso que a pre-

feitura providenciou”, ressalta o prefeito. ENTREGA DO PEIXE – Outra ação que o prefeito destaca, foi desenvolvida pela secretaria municipal de Ação Social que fez a entrega do peixe a centenas de famílias, durante a Semana Santa. “A distribuição do peixe durante a Semana Santa é tradicional e que propicia, sem dúvidas, diversas famílias carentes comer o pescado”, diz Elson. EMENDAS – Elson Trindade adianta que algumas emendas parlamentares estão para serem liberadas nos próximos dias. O deputado federal João Maia [PR], por exemplo, destinou para o município uma emenda no valor de R$ 145 mil para que seja aplicado na saúde. Já a deputada Fátima Bezerra [PT] destinou emen-

AÇÃO SOCIAL Famílias carentes recebendo peixe durante Semana Santa

da da ordem de R$ 100 mil e que será aplicado na agricultura. O senador Garibaldi Filho [PMDB] destinou emenda de R$ 200 mil que será aplicado na infraestrutura da cidade. Para o prefeito, os recursos foram solicitados aos parlamentares para que o município possa realizar obras. “Infelizmente o município não tem condições de realizar obras com recursos próprios, porque não tem, não existe receita”, lamenta Elson Trindade. A saída é quando os parlamentares são solidários com os administradores, “pois sabem e conhecem a realidade dos pequenos municípios que não dispõem de receitas. E nós, como gestores temos que correr atrás dos parlamentares para que garantam recursos da União para os municípios”, ressalta Elson.


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

11

CULTURA

Jorge Mautner

“O álcool e as drogas me deram asas para voar, mas depois me tiraram o céu.

FOTO: CEDIDA

POESIAS COMBATE A DROGA Elisabete Jota - Angicos No recanto da floresta Quando a chuva está chegando Me sento na cachoeira Na água eu fico pisando Olhando os peixes nadarem E os pássaros alegrem cantando Aqui meu reino é de glória Mais por esse mundo a fora A droga é solta rolando. OPÇÃO Curso capacitou pessoas para produzir trufas e ovos de chocolate

Curso de trufas Secretaria de Ação Social do município de Fernando Pedroza realiza curso de trufas e de chocolate FERNANDO PEDROZA – Durante a Semana Santa, a prefeitura de Fernando Pedroza promoveu mais um curso de capacitação voltado prioritariamente aos beneficiários dos programas sociais oferecidos pelo governo federal, como Bolsa Família. Segundo Karina Salviano, secretária de Ação Social, ao todo quinze mu-

lheres aprenderam como preparar trufas e ovos de chocolate, num curso que foi ministrado por Telma Maria Basílio Santos. “O curso já é sucesso na cidade e tem contribuído para a geração de renda de inúmeras famílias”, ressalta a secretária. Ainda segundo Karina Salviano, cursos como o de trufas têm beneficiado de-

zenas de pessoas e continuarão a ser promovidos pela administração municipal. “Somente este ano já ensinamos a população a fazer ovos de chocolate, salgados, comida regional, pintura em tela, bordados, entre outros. E continuaremos a investir na capacitação de nosso povo”, afirmou a secretária. FOTO: CEDIDA

[CEF], que participaram da inauguração. “É interessante porque estamos oferecendo em nossa cidade opção de pagarmos contas como, por exemplo, fatura de cartão de crédito sem precisar se deslocar ao município de Angicos, além de outros serviços como boleto bancário,

abertura de conta, jogos, venda de cartões para celular”, enfatiza Sandro. Para o empresário, o novo ponto lotérico em Fernando Pedroza representa um avanço no atendimento à clientela da CEF, uma vez que nelas são feitas quase todas as operações encontradas na Caixa.

Torneio do Trabalhador movimentará desportistas SANTANA DO MATOS – Dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, acontece o já tradicional “Torneio dos Trabalhadores”, com início previsto para as 7h,no campo de futebol do Complexo Esportivo, localizado no bairro Santa Luzia. De acordo com Luiz Oliveira Júnior, “Luizinho do Esporte”, que é coordenador de esportes, a competição vai contar com 32 equipes, sendo que dez delas são da sede do município e as demais da zona rural. Segundo Luizinho do Esporte, a prefeitura vem mantendo a tradição do torneio, “que é um momento de lazer importante para os

trabalhadores, um dia em que realmente muitos desportistas vão se divertir”, ressalta Luizinho. O coordenador de esporte salienta que as equipes vencedoras, campeão e vice, vão receber troféu, medalhas, um terno completo e uma bola. COMPETIÇÕES – Luizinho também diz que o município de Santana do Matos vem participando com equipes de futebol em outras competições. “Estamos participando da 1ª Copa Central de Futsal Sênior, em Lajes, e da 4ª Etapa RN de Futsal, que acontece no município de Afonso Bezerra”.

Agora estou aqui... tão sonolenta e triste meus pensamentos morrem aí quando a droga existe

Aqui fica o meu recado Com a minha opinião Convidem todos os jovens Pra uma reunião Coloquem os convocados Em forma de mutirão Não tem quem possa impedir E o que queremos pedir É só paz e droga não!!!

Não consuma drogas elas irão te consumir você nem perceberá que no fim, só ela restará.

SAI FORA DESSA Cristiane Alves Bebeu um gole Você logo fica tonto, Eu sou o álcool E te levo às outras drogas

Por que começa Usar drogas Sai dora dessa Meu amigo Meu irmão

FERNANDO PEDROZA – Estrela D’alva é o nome da casa lotérica que foi inaugurada dia 7 de abril no município de Fernando Pedroza. O empresário Sandro Salviano, proprietário da lotérica, recebeu na cidade representantes da Caixa Econômica Federal

Essa é minha vida nunca voltará a ser a de antes. ela deveria ser proibida esquecida por uns instantes

Matei os meus sonhos quando a escolha foi feita vaguei por caminhos errôneos e não sou mais aceita...

Cada vez mais louco Você vai ficar Não tem jeito Não tem volta Você vai se acabar!

Cidade inaugura casa lotérica

Leticia

Imploro as autoridades Que deem mais atenção Para os jovens que caminham Sem rumo e sem direção. Finalmente também é Dos senhores a obrigação Temos muito ainda a fazer Para podermos dizer Vida sim e droga não!!!

Os inalantes Vai cheirando, enlouquecendo Com maconha e cocaína Você logo tá morrendo.

EM CASA Casa lotérica evitará de população ter que se deslocar para outra cidade

DROGAS

Destrói sua vida O seu corpo Sua alma E sem drogas nós vivemos Bem melhor e muito mais. Fique fora dessa Nem queira experimentar Se começar Vai viciando Não consegue mais parar. A nossa vida é muito bela Pense nisso A droga é droga Se destrói Nos leva à morte. A vida é curta Aproveite não destrua Vê se tenha auto-estima Ame mais a vida sua.

RELÍQUIA ÍNTIMA Machado de Assis Ilustríssimo, caro e velho amigo, Saberás que, por um motivo urgente, Na quinta-feira, nove do corrente, Preciso muito de falar contigo. E aproveitando o portador te digo, Que nessa ocasião terás presente, A esperada gravura de patente Em que o Dante regressa do Inimigo. Manda-me pois dizer pelo bombeiro Se às três e meia te acharás postado Junto à porta do Garnier livreiro: Senão, escolhe outro lugar azado; Mas dá logo a resposta ao mensageiro, E continua a crer no teu Machado.

Agora estou aqui sem acreditar na felicidade para uns eu já morri e desses, eu sinto muita saudade

CAMINHO TORTUOSO Rodrigo Fernandez Viagem eloqüente Luzes obscuras Coloridas entusiastas Negras e sombrias Caminho de dualidades Momentos alternandos Lucidez das instabilidades Diretrizes perdidas Constantes desencontros Percorrendo vielas Trilhas da adrenalina Estrada perigosa Tortuoso caminho Muitas vezes Sem retorno.

A FELICIDADE Vinicius de Moraes Tristeza não tem fim Felicidade sim A felicidade é como a pluma Que o vento vai levando pelo ar Voa tão leve Mas tem a vida breve Precisa que haja vento sem parar A felicidade do pobre parece A grande ilusão do carnaval A gente trabalha o ano inteiro Por um momento de sonho Pra fazer a fantasia De rei ou de pirata ou jardineira Pra tudo se acabar na quarta-feira Tristeza não tem fim Felicidade sim A felicidade é como a gota De orvalho numa pétala de flor Brilha tranqüila Depois de leve oscila E cai como uma lágrima de amor A felicidade é uma coisa boa E tão delicada também Tem flores e amores De todas as cores Tem ninhos de passarinhos Tudo de bom ela tem E é por ela ser assim tão delicada Que eu trato dela sempre muito bem Tristeza não tem fim Felicidade sim A minha felicidade está sonhando Nos olhos da minha namorada É como esta noite, passando, passando Em busca da madrugada Falem baixo, por favor Pra que ela acorde alegre com o dia Oferecendo beijos de amor


RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2010

12

GERAIS

Lindsay Lohan

“Tewntei esconder meus problemas com bebida, cocaína e outras substâncias ilíticas. Não preciso mais disso. Aprendi com os meus erros”. FOTO: ROBSON OLIVEIRA

O ADEUS População acompanha chegada do corpo de pe. Carlos

FOTO: ROBSON OLIVEIRA

NA IGREJA Matriz ficou lotada para acompanhar...

FOTO: ROBSON OLIVEIRA

... Missa de corpo presente celebrada por vários padres

O adeus ao padre Carlos Antônio Comoção dos lajenses durante o sepultamento do padre Carlos Antônio Pessôa LAJES – O corpo de padre Carlos Antônio Pessôa, falecido na última-feira, 20, devido complicações provocadas por hepatite C, em São Paulo, chegou ao território norterio-grandense na madruga de quinta-feira, 22, no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Durante toda a madruga familiares, amigos, sacerdotes e membros das paróquias de São Paulo passaram por momentos difíceis para a liberação do corpo do pa-

dre Carlos Pessôa, já que técnicos do aeroporto que exigiram diversos documentos, dificultaram o translado. Mas tudo resolvido, e por volta das 6h20 o corpo chegou a Lajes. A recepção foi emocionante, diversos fiéis e familiares ficaram durante toda madrugada na espera. O corpo ficou por aproximadamente uma hora na residência de sua mãe, dona Expedita Pessoa onde aconteceram orações e mo-

mentos emocionantes. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição já estava tomada pela multidão quando o cortejo chegou às dependências do templo, a comunidade chorava no último momento do padre Carlos Antônio com seus conterrâneos, os quais, ele tanto amava. A Santa Missa celebrada pelo Padre Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz/RN, teve a presença de mais dez sacerdotes de diferentes

regiões do estado, entre eles os padres da Diocese de Bauru/SP. Representantes da Paróquia de São Sebastião (Bauru) e Santa Luzia (Duardina) também participaram da missa. Diversos testemunhos foram apresentados a assembléia, como o do Padre Juliano (Bauru) que disse ser feliz por ter padre Carlos Antonio como o seu orientador espiritual e grande incentivador de sua chegada ao seminário, onde se tornou sacerdote.

“A comunidade católica lajense chora a morte do seu grande sacerdote, mas todos também estão felizes e orgulhosos pelo exemplo de amor e solidariedade que padre Carlos plantou e colheu em nosso meio, jamais esqueceremos esse cidadão tão ilustre e evangelizador”, disse a devota de Nossa Senhora da Conceição, a lajense, como padre Carlos Antônio, Francisca Silva. (Robson Oliveira, do blog www.lajes.cabugi.zip.net)

www.aclecivam.com.br

Centenário de João Salviano Anilton Souza - É economista João Salviano Sobrinho nasceu no dia 23 de março de 1910, numa comunidade seridoense chamada Boi Selado, hoje município de São Fernando. Chegou à vila de São Romão em 1930, indo trabalhar na fazenda Cabugi, do sr. Ulisses Vale. Em 1932 fixou residência definitivamente em São Romão. Não possuía ofício como todo o jovem de sua época, mas vocacionado para o comércio varejista, agricultura e pecuária, setores que marcaram a sua trajetória de vida. Vendendo miudezas e similares pelas fazendas, conheceu D. Adalgiza, com quem se casou em 1935 constituindo uma família de 11 filhos. Iniciava-se ali a tradicional família Salviano, que iria mais tarde dominar a política pedrozense, até a presente data. João Salviano era um homem de temperamento forte, mas de um coração grandioso, acustumado a estender a mão a todos que o procuravam. No final da década de 40, conheceu e firmou amizade até a morte com seu grande amigo e compadre Se-

verino Sérvulo de Medeiros, gerente da Usina São Joaquim. Severino trouxe para o lugar um espírito de liberdade de sua querida Fernando Pedroza. Lançou com sucesso em 1948, o nome de João Salviano, respaldado pelo deputado federal José Arnaud, genro de João Câmara, sendo eleito o 1º vereador de nosso Distrito. Na época Angicos era governada por Francisco Torres Peres (Chiquito Peres) tendo como vice José Gabriel Avelino, natural de Afonso Bezerra. João Salviano assumiu o seu posto de vereador mais por amor a Fernando Pedroza, pois na época não havia subsídios para os edis. O legislativo angicano era composto por homens de fibra, que marcaram o desenvolvimento da cidade, como Miguel Pinheiro, João Nestor Gouveia, José Alves, Joaquim Leocádio (avô do prefeito Benes), João Guilherme Teixeira, José Lira (representando a fazenda São Miguel) e outros de grande relevância política. Tornou-se a se reeleger em 1955 a 1958, fazendo dobradinha com seu grande ami-

go Severino Sérvulo, posteriormente candidato a prefeito de Angicos. No ano de 58 o nordeste brasileiro passou por uma grande crise com uma prolongada estiagem. Mesmo assim, João Salviano nunca arredou o pé do lugar que escolheu para viver. João Salviano foi um dos incentivadores da candidatura de Severino Sérvulo a prefeito de Angicos. Tamanha foi a sua decepção e de todos os pedrozenses quando o poder dominante na época, sob o comando do tabelião Rodolfo, a serviço do sistema, numa brejeira das mais grosseiras e vergonhosas tomaram a eleição de Severino Sérvulo, impugnando uma urna sem motivos aparentes. O distrito de Fernando Pedroza entrou em colapso econômico/financeiro, principalmente com a falência da Usina São Joaquim, e o declínio do algodão, nosso principal produto de exportação da época. Mesmo assim, João Salviano não se afastou da política e passou então a sempre eleger um vereador, como seu genro Baruch, sua filha Gracinha, outro genro Gondemá-

rio Miranda, seu filho Dedé Salviano, eleito vice-prefeito de Espedito Alves, posteriormente assumindo a gestão da cidade com o desaparecimento de Expedito. E com o advento da emancipação política, a família Salviano vem permanecendo no poder, elegendo-se Dedé Salviano o primeiro prefeito por dois mandatos e Gondemário Júnior, seu Neto, também por dois mandatos. Mas os feitos de João Salviano não se limitaram apenas na política. Ele foi na verdade um dos responsáveis pelo desenvolvimento da terra. Comerciante, político, agricultor, João Salviano deixou um legado de caráter e dignidade para as novas gerações dos Salvianos que aqui residem. Assim era João Salviano. Homem que a palavra valia por um fio de bigode e de muita ação e sempre gostava de dizer que não levava desaforo para casa. O seu filho Júnior Salviano sempre diz: o meu pai nasceu na hora certa, no tempo certo, talvez não se adequasse aos nossos tempos. Deus o tenha em bom lugar.

Jornal Central  

Edicação de abril de 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you