Issuu on Google+

«

‘ESTOU BEM E TRANQUILO’

À DISPOSIÇÃO DO PARTIDO

Deputado estadual José Adécio [DEM] disse estar tranquilo quanto a sua não reeleição.

Presidente municipal do PR, Marcone Angicano defende união do grupo e projetos para Angicos.

P`GINA 4

P`GINA 6

(SÁBADO)

«RIO GRANDE DO NORTE, 30 DE OUTUBRO DE 2010

13 anos

«

ANO XII – NÚMERO 154 R$ 1,50

CASSADO

MAIS UMA VEZ O Tribunal Regional Eleitoral [TRE-RN] cassou o prefeito de Angicos, Clemenceau Alves [PMDB], pela segunda vez. A primeira aconteceu em 2008 logo após a eleição por compra de votos, quando Clemenceau era o vice-prefeito de Jaime Batista, falecido em novembro do ano passado, tendo Clemenceau assumido o cargo, já que conseguiram liminar no Tribunal Superior Eleitoral [TSE]. Desta vez, foi devido a irregularidades apresentadas nas

contas da campanha, onde houve a omissão na prestação de nove comícios de um total de dez realizados. Com a cassação, os segundos colocados na eleição passada, médico Ronaldo Teixeira [PSB] e advogado Deusdete Gomes [PTB], prefeito e vice respectivamente, assumiram a prefeitura angicana. Clemenceau Alves recorreu ao TSE com pedido de liminar de efeito suspensivo ao acórPágina 3 dão para voltar ao cargo.

« VONTADE POPULAR Eleitores trocam o I do mapa do RN por uma Rosa A senadora Rosalba Ciarlini [DEM] foi eleita governadora do Rio Grande do Norte, no primeiro turno e ‘mudará’ o mapa político do Estado. Página 5

ORGULHO DE SER DA REGIÃO

CENTRAL

« PARCERIA

Famílias e animais da zona rural passam sede É gritante a situação de diversas famílias e do rebanho bovino e caprino na zona rural de Pedro Avelino devido a falta d’água. O vereador Agtônio

Soares visitou diversas comunidades rurais e constatou que devido a falta de manutenção poços tubulares e dessalinizadores estão sem funcionar.

« CRISE FINANCEIRA Femurn pede apoio dos deputados federais O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte [Femurn], prefeito de Lajes, Benes Leocádio, apresentou na última segunda-feira, 25, à bancada federal potiguar uma carta com sete itens que considera eficaz para solucionar a “grave crise financeira", decorrente da queda do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] e pediu o apoio de todos. ‘Muitas prefeituras não têm como pagar o 13º’, diz Benes. Página 7

Quase não chega água nas comunidades rurais e assentamentos que são atendidos pelo programa operação carro-pipa. Página 14

Ufersa gerenciará incubadora Ineagro-Cabugi A Universidade Federal Rural do Semi-Árido [Ufersa] formalizou parceria com a incubadora de negócios Ineagro-Cabugi para gerenciá-la. Página 12

« ENCURTANDO DISTÂNCIA Lardjane Ciriaco deverá trocar o DEM pelo PMDB A funcionária municipal Lardjane Ciriaco, que aparece como candidata a prefeita de Santana do Matos, deverá trocar o DEM pelo PMDB. Página 4


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

OPINIÃO

2

Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.

FOGO CRUZADO

VICTOR HUGO

Adécio, representante A REGIÃO Central perdeu seu legítimo representante na Assembleia Legislativa durante sete mandatos consecutivos, que é o deputado José Adécio. Ficou na primeira suplência, poderá assumir ou ser secretário da governadora Rosalba.

A Rosa santanense DIZEM QUE não tem quem toma de Lardjane Ciriaco a prefeitura de Santana do Matos na próxima eleição. Já estão chamando-a de a “Rosa santanense”. Existem rumores que Lardjane vá para o PMDB. Caso continue no DEM existe uma costura para ser chapa ‘puro sangue’ com apossibilidade do atual presidente da Câmara, vereador Magnos José, ser o vice.

Escanteio sem córner SERÁ UMA grande besteira quem escantear ou excluir o médico santanense Edivaldo Guimarães do processo eleitoral do município em 2012. É o inverso, se escantear, não bate córner.

Sei, entendemos APÓS AS eleições, o prefeito ‘bis in idem’ de Angicos, Clemenceau Alves [PMDB], disse em programa radiofônico, em rádio de sua propriedade, que a então candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini [DEM], era para ter obtido mais votos. Mas ele não é de comprar votos. E o TRE-RN cassou seu mandato por qual motivo? Ah, tá.

Benes, a força O PREFEITO de Lajes, Benes Leocádio [PP], mostrou sua liderança política no município. O candidato Iberê começou em desvantagem e ainda venceu em Lajes. Já o candidato a federal Henrique Alves, apoiado por Benes, teve mais votos que a candidata Rosalba Ciarlini.

ACLECIVAM SOARES

e-mail: aclecivamcentral@uol.com.br

13 ANOS de luta Lembro como se hoje fosse quando o jornalista Júnior Gomes, chegou ao jornal O Mossoroense, onde à época o titular desta coluna trabalhava, para diagramar um jornal para ele. As matérias estavam todas prontas, digitadas, faltando apenas fazer o layout e diagramar. Com a pouca experiência em diagramação, já que minha primeira função em O Mossoroense foi digitador, resolvi compartilhar daquele projeto já traçado por Júnior Gomes e que tinha como editor o jornalista Márcio Alexandre. A data da sua primeira edição, se a memória não falhar foi dia 24 de outubro de 1997, dia este que muitos amigos de Júnior Gomes conseguiram observar seus olhos brilhando de alegria, e outros, os amigos do contra, dizendo que o jornal não chegaria a três edições. Pois bem, para a alegria de Júnior Gomes e de muitos angicanos, das três edições esperadas, lá se vão 13 anos e mais precisamente 154 edições, o que significa dizer que são 151 edições a mais, um número bastante superior das previstas pelos ‘ami-

Gon, tô nem aí SERÁ QUE o prefeito de Fernando Pedroza, Gondemário Miranda, o famoso Gon, sabe quantos amigos - verdadeiros -, tem? Muitos deles estão dizendo que Gon definitivamente abandonou o município. Esses, Gon, realmente são teus amigos, pois estão avisando e querendo o bem da cidade.

gos’ de Júnior Gomes. Dizer aqui que tem sido fácil manter este mensário em circulação seria o mesmo que dizer que prefeitos, vereadores, enfim, a classe política gosta e aceita ser criticada. Essa comparação é também o que representa, na maioria das vezes, o relacionamento imprensa versus políticos. Claro, não são todos, no entanto, quase que a maioria, da Região Central, quando fora do poder é o maior incentivador do jornal, quando eleito vira o inimigo número um por não aceitar críticas, apenas fazê-las. Não será este jornal e muito menos o titular desta coluna que irá expurgar estes e aqueles políticos que assim procedem, será a população de cada município, que tem sido a razão maior da existência deste mensário, destemido e valente, por sinal. Aqui só temos que agradecer o apoio dos leitores e aos poucos anunciantes, aqueles que realmente acreditam que a parceria funciona, pois são eles - leitores e anunciantes - que fazem o jornal cada vez mais forte. Em nome dos que fazem o Jornal Central, muito obrigado.

Ex-prefeito, bola da vez O EX-PREFEITO de Angicos, Júnior de Chimbinha [DEM], saiu da eleição estadual fortalecido diante a votação conseguida pelos deputados Betinho Rosado e Leonardo da Vince, federal e estadual respectivamente. Detalhe: já começaram o processo de ‘queimação’.

Assis, o ‘matuto’ AMIGOS SANTANENES quando alguém perguntar quem transformou a cidade de Santana do Matos num canteiro de obras, não tenham vergonha de dizer que foi Assis da Padaria, um matuto lá do pé da Serra de Santana, e tenham certeza que ele não ficará com raiva pelo matuto, mas satisfeito pelo reconhecimento.

Mostrou habilidade

Jackson não está ‘morto’

Dr. Ronaldo, prefeito

A VOTAÇÃO que teve o candidato a governador Iberê Ferreira [PSB], foi o primeiro [2.753], deputados Betinho Rosado [1.345] e José Adécio [1.219], no município de Afonso Bezerra, mostra que o prefeito Jackson Bezerra [PSB] não está ‘morto’. Evidentemente que na eleição municipal o quadro é totalmente diferente, no entanto, os números acima refletem que o prefeito está vivinho da silva.

O MÉDICO Ronaldo Teixeira, segundo colocado na eleição de 2008, em Angicos, assumiu o cargo de prefeito dia 15, após o prefeito Clemenceau Alves ser cassado. Este último que era vice-prefeito e veio assumir ao cargo com a morte do prefeito Jaime Batista, em outubro do ano passado. Clemenceau estava no cargo por força de liminar, após ter sido cassado por compra de votos.

Em poucas linhas

Marcos Loló, candidato O PRESIDENTE da Câmara Municipal de Angicos, vereador Marcos Antônio de Macedo, “Marcos Loló” [PTB], já colocou seu nome à disposição do partido para ser candidato a prefeito de Angicos em 2012. Já está em campo.

Algumas mudanças A EDIÇÃO de hoje deste mensário Jornal Central chega com pequenas mudanças, tudo com o objetivo de facilitar ainda mais a leitura. Colunas mais “leves” e os textos das matérias mais diretos, curtos. Espero que gostem, até mesmo aqueles a quem este jornal provoca azia.

O VEREADOR Emilson Borba, o famoso Lula, de Guamaré, mostrou habilidade depois de assumir a presidência da Câmara após a Justiça afastar o titular Gustavo Henrique. Lula foi reeleito semana passada por unanimidade conseguindo o voto até de Gustavo Miranda.

Código de postura CIDADE QUE se preza tem seu código de postura e funcionando plenamente. Essas metralhas, por exemplo, que deixam nas ruas quando estão construindo ou reformando, não é obrigação da prefeitura retirar. Lembro que em Santana do Matos, seis vereadores votaram contra a criação do código de postura. Lamentável.

Angicano, apareça OS LEITORES deste mensário devem agradecer ao jornalista Júnior Gomes a sua existência. Foi dele todo o esforço e teimosia para mantê-lo vivo. Méritos dele.

DEPUTADO JOSÉ Adécio que não conseguiu sua oitava reeleição, é pule de dez para o secretariado da governadora eleita Rosalba Ciarlini.

O JOVEM Weiber Hugo, proprietário da Local Net, filho da ex-vereadora ‘Coinha’, vem sendo lembrado para disputar uma das cadeiras na Câmara Municipal de Caiçara do Rio do Vento. E Weibe parece ter ficado animado com as manifestações populares.

CALMA MENINA, não desça do salto. Seja comportada.

ATÉ O final de dezembro o Governo do Estado deve iniciar as obras da cadeia pública no município de Lajes que vai comportar 125 presos. DÉBITO DA prefeitura de Caiçara de Rio do Vento junto a Cosern deixou vários prédios públicos sem energia durante oito dias. Até o prédio da prefeitura ‘entrou’ no alicate.

Espaço AURICÉLIO Medeiros

Quando será que os deputados e senadores vão se interessar pela reforma política e tributária? É urgente, pode não ser para muitos deles, infelizmente. FRASE. “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. Winston Churchill. AMANHÃ, 31, é dia de voltar as urnas para votar para presidente. Serra ou Dilma, quem vencerá? POR HOJE é só, obrigado pela leitura e até a próxima.

PE. VICENTE FERNANDES DA SILVA NETO

ESCRITÓRIO DE advocacia, em Mossoró, da doutora Fátima Souza, espera um angicano aparecer por lá. Contrato assinado em 2008. Apareça lá ou pelo menos justifique o ‘desaparecimento’, não seja ingrato com a pessoa que o ajudou.

Jaime, um ano PRÓXIMO DIA 8 de novembro, uma segunda-feira, completa um ano da morte do prefeito de Angicos, Jaime Batista. Jaime retornava da cidade de Afonso Bezerra quando o veículo que dirigia, uma camionete Hilux, capotou.

Charge

É Administrador Paroquial da Paróquia de São José dos Angicos / RN

A graça de Cristo em nossa vida como sinal de amor e benevolência (I) Caros leitores, os cristãos falam muito em graça, mas o que seria essa graça? Como ter essa graça em nossa vida? O que fazer para viver na graça divina? Pois bem, vou tentar ajudar a entender o que de fato é essa graça divina e vivê-la cada momento. O conceito de graça é amplo e difícil, já que, sob a palavra graça, subjaz a riqueza da experiência religiosa e da fé cristã, qual encontro e relação entre homem e Deus. Na raiz da palavra em grego e também no latim, graça reúne em si várias realidades, às vezes díspares. Graça pode ser benevolência, amor, prazer, beleza... Quando graça se aplica à relação entre Deus e o homem, a compreensão dela dependerá da compreensão de Deus e do próprio homem, porém, neste caso ao abordarmos a compreensão cristã da graça, temos de partir do conceito de Deus está por trás das preocupações doutrinais ou experiências religiosas da história da Igreja. No Antigo Testamento, vemo-nos diante de múltiplos aspectos e grande riqueza de vocabulário, ele nos fala de Deus que se inclina para homem com misericórdia (Nm 6,24), que é fiel e se aproxima com ternura (Is 14,1; 49,15). Deus ativo abençoa o homem, dele se compadece, nele se compraz, perdoa-o, sabe e quer conduzi-lo a futuro feliz. A graça no Antigo Testamento está unida ao tema de Deus, autor da criação e da regeneração dos homens. A graça na tradição javista, pode encontrar e resumir como bênção e eleição (Gn 12,1-3). O Deuteronômio acentuará a benevolência e a aliança (Dt 27-28). No profeta Oséias destaca o amor e a aliança renovada (Os 2,16-25). Isaías enfatiza a promessa e o restabelecimento da

amizade e da fidelidade por meio do messias (Is 9,1-6; 11,1-5; 42,6). Jeremias insiste na amizade íntima de Deus para com o homem e na renovação da aliança (Jr 31,33). Ezequiel acentuará a complacência que Deus põe no homem (Ez 36,24-28). Muitos outros temas e textos poderíamos acrescentar nesta reflexão com relação à graça, graça que buscamos sem cessar todos os dias em nossa vida. Como somos necessitados, carentes e muitas vezes desconhecedores da graça divina. Às vezes andamos tanto em busca desta graça, e a graça está tão perto de cada homem e de cada mulher. Deus nos envolve com sua graça todos os dias; graça do amor, alegria, felicidade, saúde, problemas superados, porque em Deus o que é impossível, torna-se possível. Desde esta primeira luz em Israel, vemos que a graça se une à salvação. Olhando para o passado, os israelitas se lembram da eleição e do êxodo. Olhando para o futuro, aparecem a fidelidade e a amizade de Deus até a consumação de Israel: chegar a ser plenamente o povo da aliança. As atuações de Deus, eleição, aliança e promessa, se concretizam como bênção. Podemos destacar dois aspectos gerais: o primeiro é a benevolência de Deus que, por graça, escolhe Israel e lhe oferece salvação em sua amizade. Podemos afirmar que: Deus põe seu coração no homem. Um segundo aspecto do comportamento de Deus é o seu dinamismo. O hebreu não pensa tanto em substantivos, quanto em verbos: a pessoa que age, neste caso Deus. Os comportamentos de Deus que nos dão a possibilidade de chamar graça são principalmente ações e acontecimentos que partem de Deus e dos homens.

EDITOR

Aclecivam Soares

Publicação de responsabilidade da

Os conceitos e opiniões emitidos em artigos ou colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

POLÍTICA

Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil. LÉON TOLSTOI

3

COLUNA DO HERZOG CARLOS SANTOS

e-mail: herzogcarlos@gmail.com

A ilusão do rateio do poder no Governo do Estado

DA REDAÇÃO Diplomação

Pela quantidade de supostos compromissos da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), com pessoas e grupos, ela terá que formar três ou quatros secretariados. Ou distribuir "pastas" escolares para compensar a falta de espaço para tantos "pré-candidatos". Ouço cada disparate, que não posso me segurar: só rindo. - Fulano terá direito a indicar nomes para três secretarias - dizem uns; - Sicrano vai ficar com cinco secretarias; - Beltrano não abre mão de apontar o diretor disso e o titular daquilo... Quanta inocência de quem espalha e maior ainda de quem acredita nesse rateio do poder por parte do líder rosalbista, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. Carlos Augusto não é Garibaldi Filho (PMDB), que em duas gestões como governador loteou o governo, fatiou suas prerrogativas e transferiu responsabilidades. Anote, por favor.

O TRIBUNAL Regional Eleitoral (TRE) definiiu a data de diplomação dos eleitos no pleito de 3 de outubro no Rio Grande do Norte. Vai acontecer no dia 15 de dezembro, uma quarta, às 17h. Será no Centro de Convenções, na Via Costeira, em Natal. Serão diplomados todos os candidatos eleitos em 2010, além dos suplentes de senador, deputados federal e estadual. O cerimonial protocolar será conduzido pelo presidente do TRE, desembargador Vivaldo Otávio.

Indefinição O DEPUTADO Raimundo Fernandes tem dito que não existe nada definido para a presidência da Assembleia Legislativa. Raimundo é muito sábio. Realmente não há nada definido e aguardem que pode surgir enorme surpresa na reta final.Entre alguns nomes citados, nenhum apareceu ainda com suporte para cantar vitória. E é pouco provável que sobrevivam ao "corredor polonês" da disputa interna, com forte influência da Governadoria.

GERAIS AS ELEIÇÕES de 2010 ficarão marcadas pelo fracasso de tradicionais líderes políticos do Senado, como Arthur Virgílio (PSDBAM), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

*** INDAGADO SOBRE formação da equipe de secretários da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), sua mulher, Carlos Augusto desconversou com uma afirmação longe de bater com a realidade: Quem sabe de secretariado é a governadora...

*** VOCÊ PODE ler diariamente o que escrevo, via Internet, acessando este endereço: www.blogdocarlossantos.co m.br.

De olho na presidência O deputado estadual reeleito Ricardo Motta (PMN) não perdeu oportunidade de fazer uma boa média, quinta-feira, 28, com a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM). Desabou de Natal para Mossoró, de modo a prestigiar missa em ação de graças pelo aniversário da governadora. Ele articula a própria eleição a presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2012. Já ouvi várias notícias garantindo que sua eleição é certa.Ah, tá!

POR MAIS que a indústria da especulação trabalhe em regime de tempo integral, ninguém espere anúncio de secretariado de Rosalba Ciarlini (DEM) para os próximos dias. Nem pensar. A equipe só será integralmente conhecida na 25ª hora. Lá pro finalzinho de dezembro. Sempre foi assim nas administrações municipais da hoje senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM). Continuará sendo assim. Anote.

Micarla TUDO QUE for dito agora em termos de prováveis nomes à disputa da Prefeitura do Natal, em 2012, vai cheirar a especulação. Tudo não passará de exercício de futurologia. O quadro carece ainda de muitas informações e definições que passam pela conclusão do processo eleitoral de 2010 no plano local e nacional.

Micarla I A RELAÇÃO de forças no âmbito estadual e ainda no federal deve pesar na montagem de alianças e definições de candidaturas. Entretanto algo pode ser asseverado com relativa segurança:

dificilmente a atual prefeita Micarla de Sousa (PV) chegará intacta à sua própria reeleição. Movimenta-se como um elefante em loja de louças, em vez de flutuar com desenvoltura, como uma borboleta.

Micarla II ELA APEGA-SE em duas frentes, antípodas, para se dar bem. No plano nacional aposta na eleição de Dilma Roussef (PT) e na esfera estadual à governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em ambas não tem pleno endosso e exala desconfiança. Como não pode servir a dois senhores ou senhoras, cava a própria cova política. A menos que consiga promover uma inusitada reviravolta.

Queda e vitória

SÓ RINDO

Só em dezembro

Primeira Página

Final da campanha eleitoral de 2010, militantes do deputado federal Betinho Rosado (DEM) circulam pelo centro de Mossoró. Fazem intensa panfletagem. Em meio à turba desponta um enorme boneco, o "Betão", assim cognominado em alusão ao parlamentar. Com sol escaldante, no pino do meio dia, o jovem que sustenta o boneco de cerca de 3 metros não aguenta a fadiga. Desaba. Ele e Betão, para ser mais preciso. O incidente ocorre na Praça Vigário Antônio Joaquim, causando corre-corre geral. Passando ao lado, um eleitor baixa lentamente o vidro do próprio carro e sapeca um apelo motivacional: - Levanta, Betinho! Domingo tem eleição.

FOTO: CEDIDA

DR.RONALDO Por irregularidades nas contas TRE cassa mandato do prefeito de Angicos, Clemenceau Alves, e segundos colocados assumem ANGICOS – Passados um ano e 10 meses da eleição de 2008, o prefeito do município de Angicos, Clemenceau Alves [PMDB], que assumiu em novembro do ano passado, devido a morte do titular do cargo, empresário Jaime Batista, foi cassado por 4 a 3 pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral [TRE-RN]. A cassação aconteceu no dia 13 de outubro, sendo que a diplomação e posse dos segundos colocados, médico Ronaldo Teixeira no cargo de prefeito, e o advogado Deusdete Gomes, vice, deveria acontecer de forma imediata, ou seja, no dia posterior ao que foi decidido, uma vez que a comunicação ao cartório eleito-

ral, em Angicos, aconteceu por volta das 18h. No entanto, Ronaldo só veio a assumir o executivo angicano na sexta-feira, 15, após o advogado Pablo Pinto questionar no TRE o não cumprimento da decisão. Ronaldo continua no cargo de prefeito e Clemenceau Alves recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE] para conseguir liminar e retornar ao cargo. Caso retorne ao cargo, Clemenceau Alves se sustentará com duas liminares, já que para assumir teve que garantir a primeira liminar no TSE, depois de ter sido cassado em 2008, pelo TRE, por compra de votos.

MÉDICO Ronaldo Teixeira (ao centro) sendo empossado pela Câmara

Parabéns, Jornal Central, valeu, meu Rio Grande do Norte!!! Parabenizo o Jornal Central ao completar seus 13 anos de circulação. Um veículo já considerado importante para a história da Região Central, que caiu no gosto popular. Quero aproveitar também para agradecer as cidades do Vale do Açu, da Região Central, a todos os amigos e eleitores que mais uma vez confiaram no nosso compromisso, trabalho, ética e na seriedade com que exercemos nosso mandato. Renovo, mais uma vez, o meu agradecimento a cada um que votou no deputado Nelter Queiroz, esta confiança e voto qualificado que recebi de todos os segmentos sociais, vou retribuir através de mandato sério, participativo com recursos e benefícios para todo o Estado.

Nelter Queiroz Deputado Estadual

Um jornal corajoso e destemido

Parabenizo o Jornal Central pelos relevantes serviços que tem prestado à nossa cidade, Pedro Avelino, através da informação isenta, tornandose referência na Região Central e projetando nosso município na área política, social e econômica. Por representar um jornalismo sério e competente, o Jornal Central merece o reconhecimento e o aplauso de todos os pedroavelinenenses pelo transcurso dos seus 13 anos de existência.

Elson Trindade Prefeito de Pedro Avelino


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

4

FOTO: CEDIDA

‘ESTOU BEM

Aviso das urnas ANGICOS – É hora dos políticos de Angicos colocarem a barba de molho, tirar a ressaca eleitoral e amolecer o ‘quengo’ para a eleição de 2012. O momento é de reflexão em relação aos votos obtidos para deputado estadual e federal. Contabilizar, se necessário for, aglutinar forças.

E TRANQUILO’

Suplente assume

A afirmação é do deputado estadual José Adécio [DEM] que não conseguiu se reeleger para seu oitavo mandato consecutivo ESTADO – Mais maduro, diante 34 anos de vida pública, José Adécio disse que está tranquilo, sem mágoa e qualquer ressentimento. “Ganhar e perder faz parte de qualquer atividade e na política não poderia ser diferente. O que posso apenas é lamentar em não poder dar continuidade ao nosso trabalho em defesa da ovinocaprinocultura, do gás natural para o polo cerâmico do Vale do Açu e tantos outros”. José Adécio, que é o deputado mais ligado politicamente ao senador José Agripino [DEM], também mantém bom entendimento com a senadora e eleita governadora Rosalba Ciarlini [DEM] e, pelo que vem se comentando, o deputado deverá assumir uma secretaria ou então continuar na Assembleia Legislativa. Para que esta última opção aconteça, será neces-

sário que a governadora eleita convoque um dos deputados da coligação, para assim, José Adécio, que ficou na primeira suplência, continue como deputado. Rumores são o que não faltam nesse período, um deles é que o deputado Leonardo Nogueira deverá assumir a Secretaria Estadual de Saúde, em isso acontecendo, o primeiro suplente José Adécio passa à condição de deputado. Sobre o assunto, José Adécio disse não ter conhecimento. “Acredito que os nomes para compor o secretariado de Rosalba ainda não foram definidos e se foram não chegou ao nosso conhecimento. De qualquer maneira, sou um homem de partido e sempre pronto para ajudar no que for possível, em caso de ser convocado”, ressalta.

SANTANA DO MATOS – O suplente de vereador Francisco das Chagas Cavalcanti Filho [PSB] assumiu por trinta dias a cadeira ocupada pelo médico Assis Santos, que pediu licença para tratamento de saúde. A base política de Francisco Braz é a comunidade de Santa Tereza.

Maior votação JOSÉ Adécio é cotado para assumir secretaria no governo Rosalba

ANGICOS – Os eleitores do município de Angicos deram a maior votação para deputado estadual a Ezequiel Ferreira [PTB], que se reelegeu e agora tem maior obrigação de honrar cada voto e pela cidade trabalhar na Assembleia Legislativa.

www.aclecivam.com.br www.aclecivam.com.br

Gritaria geral

FOTO: ALDINHA

Importante meio de comunicação

Rápidas

www.aclecivam.com.br

ESTADO – Presidente da Federação dos Municípios [FEMURN], prefeito de Lajes, Benes Leocádio, reuniu prefeito e ouviu de muitos que os municípios não vão ter como pagar o décimo terceiro salário. Os prefeitos vão pedir socorro ao presidente Lula.

Título de cidadão

LARDJANE: “Paulo de Tarso é quem decidirá meu rumo político”

Lardjane deverá trocar o DEM pelo PMDB SANTANA DO MATOS – A funcionária pública municipal Lardjane Ciriaco, que disputou a eleição de 2008 como candidata a prefeito pelo DEM, foi convidada pelo presidente municipal do PMDB, advogado Paulo de Tarso Fernandes, para se filiar a legenda. Em contato com o Jornal Central, Lardjane Ciriaco, que recentemente passou a ser chamada por Paulo de Tarso como a “Rosa de Santana”, afirmando que ela seria a próxima prefeita de Santana do Matos, disse que seu nome está à disposição de Paulo de Tarso. Segundo Lardjane, o presidente municipal do PMDB é quem vai decidir qual será seu partido

político. “Apesar do convite, Paulo é quem vai decidir se fico no DEM ou vou para o PMDB conforme convite feito por ele”, garante. Em sendo o nome para disputar a prefeitura em 2012, conforme já divulgado pelo próprio Paulo de Tarso, Lardjane disse que ainda é cedo para falar sobre os nomes dos vice para compor a chapa. “Não podemos colocar a carroça na frente dos bois, como costumamos dizer, meu nome vem sendo lembrado para ser candidata a prefeito, não tem nada certo ainda, assim sendo, não podemos falar nos possíveis candidatos a vice. Vamos aguardar”, diz.

,“É com grande prazer que felicito o Jornal Central pelo seu 13º aniversário ao serviço de bem informar e da sua importância no modo como transmite e relata as informações e isso tem marcado positivamente os cidadãos da Região Central e todos os seus leitores no Estado. A todos que fazem o Jornal Central, que têm a árdua, mas gratificante, tarefa de continuarem a dignificar o bom nome deste jornal e, dessa forma, fornecer bons serviços à Região Central e ao Estado, venho desejar os mais sinceros parabéns e que todo o trabalho desenvolvido até agora possa se prolongar por muitos e longos anos.

ANGICOS – A Câmara Municipal de Angicos realizou dia 11 de outubro a entrega de título de cidadão a diversas autoridades. Entre elas, a deputada federal Sandra Rosado, o deputado estadual Ezequiel Ferreira e o reitor da Ufersa, professor Josivan Menezes.

Os mais votados FERNANDO PEDROZA – O presidente da Câmara Municipal de Fernando Pedroza, vereador Mário Miranda [PP], satisfeito com a votação que seus amigos pedrozenses deram às deputadas Sandra Rosado e Márcia Maia, que foram as mais votadas na cidade. Sandra obteve 707 votos e Márcia Maia 471. “Só temos que agradecer o apoio da população e contar para nossas lutas”, disse Mário Miranda.

Material esportivo

Vagner Araújo Contabilista

CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O vereador caiçarense João Maria Peres [PPS], desenvolve grande trabalho junto a comunidade e sempre presta contas do mesmo. João Pires é autor de vários projetos parabeneficiar os despostistas da cidade, no último, cobra cobertura da arquibancadas da quadra e material esportivo.


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos....

ANTENA LIGADA

NELSON RODRIGUES

Perde a região A REGIÃO Central perdeu seu único e legítimo representante na Assembleia Legislativa. Trata-se do deputado José Adécio (DEM), depois de sete mandatos consecutivos.

Sobrevivente DOS DESCENDENTES do antigo partido do Regime Militar Arena, o nobre senador Democrata José Agripino reeleito com expressiva votação. Foi um dos poucos sobreviventes eleitorais do nefasto golpe militar de 64.

Contraste MUITOS FUNCIONÁRIOS públicos “competentes” sabem administrar muito bem o erário público. No entanto, quando sobra dinheiro extra no caixa do executivo não é para ser investido no social, e sim entre o pessoal. Familiares a aliados.

Influência do mal MUITOS CIDADÃOS “indefesos” socialmente são contaminados por falsas promessas e ilusões sociais. Quando vão perceber a realidade do choque da verdade já é tarde demais.

Metáfora NO DEMAGOGO mundo político de uma campanha, sobram “verbos” e faltam “verbas”. E muita distância entre prometer e fazer.

5

MAGNOS PAULO

e-mail: magnospcolunista@yahoo.com.br

Pobreza de espírito

Sonhadores

É TRISTE observar muitos pais que radicalizam, envenenando, poluindo, gerando ódio e ranço na formação antecipada da frágil consciência política dos seus filhos adolescentes. Esses jovens sofreram sequela do abominável fanatismo político partidário para o resto da vida.

Perto do poder CASO SE mantenha unida, a oposição pedrozense tem chance real de conquistar o executivo em 2012. Será uma composição difícil recheada de muitas brigas por existir muitos pretendentes ao cobiçado cargo.

Atores versus políticos NO PERÍODO de campanha, os bonzinhos candidatos são verdadeiros “atores” do bem, depois do pleito, os mesmos dissimulados vestem a carapuça camuflada dos politiqueiros.

Realidade POLÍTICA É uma eterna briga entre os que estão comendo e gostando, e os que estão loucos para conquistar o poder para fazer o mesmo, ou pior.

Recado das urnas MUITOS PREFEITOS receberam um recado doloroso das urnas. Ainda bem que falta mais de dois anos para o futuro pleito municipal.

Prefeito de férias DEPOIS DA expressiva vitória da senadora Rosalba (DEM) para governo do RN, em Fernando Pedroza, apareceu uma nova e velha figura no cenário político do município, o famoso ‘prefeito em férias”.

É NESTE contexto que considero os imaginários “programas de governo” dos nossos bravos políticos em campanha. Depois das eleições muitos destes sonhos tornam-se pesadelos sociais.

Realidade 2 NA VIDA social e no jogo eleitoral, quem pode mais chora menos. Não se observa pobre votando em candidato pobre. Será discriminação contra a própria classe social?

Voo mais alto O PRESIDENTE da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, foi eleito recentemente membro da Diretoria Nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mais um importante êxito administrativo do competente amigo Marcelo.

Força eleitoral ESPERA-SE QUE os defensores das candidaturas eleitas lutem com o mesmo afinco, garra e determinação como lutaram pelos votos, para desenvolver socialmente seu município. Chegou a hora de honrar o compromisso social dos votos.

Competência O competente presidente da Apasa, Marcone Angicano, conquistou seu terceiro mandato à frente da associação, sem concorrente. Essa significativa vitória é fruto do seu eficiente trabalho, de maneira democrática, descentralizada e participativa. Sucesso, amigo.

Matadouro público SEGUNDO A advogada do Idema, Neide Magalhães, em palestra ministrada na Caravana Ecológica, em Fernando Pedroza, no dia 8 de outubro, um matadouro público só pode ser construído distante 5km da sede do município. Acabando de vez com a hipocrisia de alguns “inteligentes”, leigos opositores sobre o polêmico assunto.

Família corrupção NO CONTEXTO político brasileiro, a famigerada é irmã gêmea da esperteza, prima da ambição, tia da ganância, avó do fisiologismo e mãe de muitas das mazelas no país.

Convocadas ALINE E Monique, duas atletas pedrozenses, foram convocadas pela seleção do RN de Futsal sub-20 para participar do Campeonato Brasileiro da categoria, que será realizado em Porto Velho, entre os dias 25 a 31. Mais uma vitória pessoal do abnegado treinador pedrozense José Danúbio.

Significado A PALAVRA “Potiguar” tem o significado de “comedor de camarão”. Eleitoralmente nestas eleições, nós eleitores potiguares fomos o recheio da cabeça do camarão.

Bom serviço A lotérica Estrela D’alva em Fernando Pedroza vem realizando um bom serviço socioeconômico aos pedrozenses, recentemente fez uma parceria com o Banco do Brasil, possibilitando aos clientes do citado banco fazerem movimentações financeiras no próprio município. Parabéns ao casal Sandro e Marlúcia.

Um bom ambiente

ESTANDO EM Santana do Matos, visite o Balneário do Açude da Pedra. Um restaurante rústico, higiênico, servindo um saboroso cardápio da comida típica regional. De parabéns Dedé e Vera.

REPRODUÇÃO: BLOG DO BRITO

Parabéns, Jornal Central Obrigado, RN

ELEITORES resolveram mudar o mapa político do RN e ao invés de um I plantaram uma Rosa

UM RN ROSA Com 52,46% dos votos válidos na eleição de 3 de outubro, o RN elegeu no primeiro turno Rosalba Ciarlini governadora ESTADO – O resultado da eleição de 3 de outubro para Governo do Estado mostrou que os eleitores estavam mesmo querendo mudar, pintar o RN de “Rosa”. E foi isso o que aconteceu com a eleição sendo decidida logo no primeiro turno, onde a candidata Rosalba Ciarlini [DEM] foi eleita com 52,46% dos votos válidos. Já o segundo colocado, o candidato à reeleição Iberê Ferreira [PSB], ficou em segundo colocado com 36,25% dos votos válidos e em terceiro o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo com 10,37%. Das oito maiores cidades do Rio Grande do Norte, como Natal, Parnamirim, Mossoró, São Gonçalo

do Amarante, Macaíba, Assu, Ceará Mirim e Caicó, Rosalba venceu em cinco, as primeiras, e Iberê apenas duas, as últimas. Vencer em Natal e Parnamirim, a primeira a capital do Estado e a segunda maior cidade em termos populacional, onde em ambas os políticos tradicionais são os mais conhecidos, demonstrou que o eleitor estava mesmo querendo ‘pintar o RN de Rosa’. ESPERANÇA – Rosalba Ciarlini foi prefeita por três vezes de sua cidade, Mossoró, onde realizou grande administração, com destaque para a última, é extremamente regionalista, daí a esperança dos prefeitos que conhecem a maneira de Rosalba administrar, de melhorar o Estado e suas regiões.

Com grande alegria parabenizo a todos que fazem o Jornal Central, um veículo de comunicação que ao longo desses 13 anos mostra competência para se manter vivo, circulando a cada final do mês, sempre deixando bem informada a população da Região Central, e merece o nosso reconhecimento e aplausos. Quero aproveitar este momento para agradecer a cada um dos eleitores que votaram em mim para deputado estadual. Agradeço a Deus pela disposição que tive para realizar todas as caminhadas em todo o Estado. Quero agradecer ao povo do Rio Grande do Norte, a minha humilde equipe, prefeitos, vereadores e lideranças que contribuíram, que confiaram em mim, no meu trabalho realizado em favor de cada cidade do Estado. É bem verdade que não conseguimos renovar o nosso mandato, no entanto, reafirmo a minha disposição de continuar trabalhando em favor do RN ao lado da nossa governadora eleita Rosalba Ciarlini, do senador José Agripino e dos deputados estaduais e federais. A nossa luta continua, com determinação, cara e lado.

José Adécio Deputado Estadual


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

6

À DISPOSIÇÃO DO PARTIDO Marcone Angicano, presidente municipal do PR, em Angicos, coloca nome à disposição do partido para eleições de 2012 ANGICOS – Embora evite falar sobre eleições 2012, o presidente municipal do PR, agrônomo Marcone Angicano, que também é presidente da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos [APASA], vem sendo lembrado para o pleito. Quando indagado sobre a possibilidade, Marcone prefere dizer que ‘o futuro a Deus pertence’ e que seu nome está à disposição do partido que observa a necessidade da união dos demais para trabalhar o próximo candidato e evita dizer que poderá ser a ‘bola da vez’. O presidente municipal do PR diz não ter

FOTO: ALDINHA

ambição de ser prefeito, mas que gostaria de participar do processo para a escolha do próximo nome, uma vez que defende a união entre os partidos aliados, que nas últimas eleições apoiaram o nome do médico Ronaldo Teixeira. “O nosso grupo é forte e tem demonstrado isso a cada eleição. No entanto, é necessário o surgimento de propostas novas, possíveis de realizar, e atendendo ao anseio da população”, alerta. Marcone Angicano destaca que é preciso que os políticos deixem de picuinhas desnecessá-

rias “porque ninguém é mais que o outro e devemos trabalhar unidos pelo povo, até porque o desenvolvimento da nossa cidade deve ficar em primeiro plano e acima de qualquer projeto pessoal”. Em relação a eleição passada, onde o deputado federal João Maia obteve 745 votos na cidade, Marcone Angicano diz que foi um trabalho que contou com o apoio do seu irmão, vereador Marcílio Torres, e de vários amigos. “Foram vários os amigos que conseguiram essa boa quantidade de votos para nosso presidente João Maia”, ressalta.

Ufersa vai gerenciar incubadora Ineagro-Cabugi LAJES – A experiência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido [Ufersa] com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró a credenciou para novas parcerias. Na semana passada, juntamente com Sebrae e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), a Ufersa formalizou parceria para gerenciar a Incubadora do Agronegócio da Ovinocaprinocultura do Sertão do

Cabugi [Ineagro-Cabugi], localizada em Lajes, através da Ufersa-Angicos. A diretora executiva da Ineagro-Cabugi, Valéria Cruz, disse que a participação da Ufersa será de fundamental importância no que diz respeito a transferência de conhecimento e tecnologia, gestão e capacitação para as empresas incubadas. O reitor da Ufersa, professora Josivan Barbosa, disse que é muito importante a participa-

ção da universidade nessa parceria, em virtude da experiência com muitos professores, mestres e doutores na área do agronegócio, não apenas com os cursos de graduação de agronomia, zootecnia e medicina veterinária, mas também nos cursos de pós-graduação em produção animal. O reitor ressaltou ainda a importância do Campus Angicos para o desenvolvimento e o incremento de ações na região do

Sertão Central Cabugi. “É com grande satisfação que vejo aqui nesta solenidade que a maioria dos empreendedores graduados passou pela nossa universidade”, frisou Josivan Barbosa. O presidente da Acosc, Idalécio Pinheiro, disse que são através de novas parcerias que surgem os grandes acontecimentos. “E nós apostamos nessa parceria com a Ufersa para trazer benefícios”, destaca. MARCONE defende união dos aliados para o pleito de 2012


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Ă B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

7

FEMURN COBRA APOIO DOS FEDERAIS Presidente da Femurn, Benes Leocådio, apresenta carta com soluçþes para superar crise financeira dos municípios ESTADO – O Governo Federal farå, atÊ dezembro, a equalização do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar as perdas ocorridas este ano. Uma emenda a ser apresentada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), serå encampada pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, como forma de garantir que a compensação seja feita em comparação aos valores do FPM de 2008 e não de 2009, como propþe projeto de lei enviado pelo governo em julho passado. Dados da CNM mostram que, de janeiro a agosto deste ano, o FPM caiu 9% em relação ao mesmo período de 2008. Mas isso apenas em termos nominais, uma vez que não se contabilizam os reajustes do salårio mínimo e a criação do Piso Salarial Nacional dos Professores, que impactaram as contas municipais em cerca de 30%. Estes compromissos foram firmados pelo líder do PMDB, deputado Henrique Alves, após consultas, por telefone, ao governo federal e à Câmara dos Deputados, ao final de reunião realizada segunda-feira, 25, no auditório da

Federação das IndĂşstrias do Rio (FIERN). A reuniĂŁo foi promovida pela FEMURN e dela participaram 71 prefeitos. Da bancada federal estiveram presentes, alĂŠm de Henrique Alves, a deputada Sandra Rosado (PSB) e o suplente de senador JoĂŁo Faustino, que representou o senador Garibaldi Filho, do PMDB. VĂĄrios parlamentares tiveram a ausĂŞncia justificada. Presidentes de todas as associaçþes microrregionais de municĂ­pios e do ConsĂłrcio Intergestores Vale Unido, do Vale do Açu, participaram do encontro. Na reuniĂŁo com a bancada, o presidente da FEMURN, prefeito Benes LeocĂĄdio, apresentou a “Carta dos prefeitos do RN Ă  bancada federalâ€? em que os gestores apresentam vĂĄrias soluçþes para a crise financeira enfrentada pelos municĂ­pios, tais como aprovação da Emenda 29, que trata do financiamento da SaĂşde, aprovação de Projeto de Lei que trata da redistribuição dos royalties, aumento de 23,5% para 25,5% do FPM e apoio financeiro aos MunicĂ­pios (reposição das perdas do FPM), dentre outras. Falando em nome da presidenciĂĄvel Dilma Roussef, o deputado Henrique Alves anunciou o compromisso da ex-ministra,

FOTO: CEDIDA

PRESIDENTE da Femurn (ao centro), Benes LeocĂĄdio cobra compromisso dos deputados federais salvar municĂ­pios da crise financeira

caso seja eleita neste domingo, 31, presidente da RepĂşblica, de garantir total apoio Ă  aprovação da Emenda 29, que trata do financiamento da SaĂşde. Henrique tambĂŠm considerou bastante viĂĄvel a proposta de aumento de 2% no FPM, que apontou como o “caminho mais rĂĄpidoâ€? para o socorro financeiro aos municĂ­pios antes da redistribuição dos royalties oriundos da exploração do PrĂŠ-Sal. Os prefeitos ficaram satisfeitos com o anĂşn-

cio dos compromissos do governo feito pelo deputado Henrique Alves, mas fizeram questão de ressaltar a importância de se agilizar a votação de algumas medidas, como a reposição das perdas do FPM, jå a partir da próxima semana, quando terå terminado o período eleitoral. A deputada Sandra Rosado e o senador suplente João Faustino tambÊm se comprometeram em apoiar as propostas apresentadas pela FEMURN em nome dos prefeitos potiguares.

2%5,*$'2 13

*(17(%2$

$RVDPLJRVHDPLJDVGDUHJLmRGR6HUWmR&HQWUDO3RWLJXDUTXHPH KRQUDUDPFRPVHXVYRWRVTXHURDJUDGHFHUSHORVJHVWRVFDULQKRVRV HRHVIRUoRGHFDGDXPQDGHIHVDGRPHXQRPHFRPRRSomRSDUD UHSUHVHQWDUR5LR*UDQGHGR1RUWHQR&RQJUHVVR1DFLRQDO $JUDGHoRWDPEpPDFRQĂ€DQoDQRPHXWUDEDOKRFRPRSDUODPHQ WDUHVWDGXDOTXHDRORQJRGHTXDWURPDQGDWRVVHPSUHHVWHYHIRFD GRQDOXWDSHODPHOKRULDGDYLGDGHWRGRVRVQRUWHULRJUDQGHQVHH QDEXVFDGHXP(VWDGRFRPPDLVMXVWLoDVRFLDOFRPPDLVHPSUHJR VD~GHHGXFDomRWUDQVSDUrQFLDHpWLFD $QRVVDDOLDQoDDSHQDVFRPHoRX (VWDUHPRVMXQWRVHPRXWUDVFDPSDQKDV ODGRDODGRHPEXVFDGRYRWRFRQVFLHQWH HOLYUHGRSRYRSRWLJXDU 08,722%5,*$'2

92%(5 3URGXomR0$2&

'(387$'2(67$'8$/

anos de

E S T R A D A

Congratulo-me com todos que fazem o Jornal Central por esses 13 anos de estrada, deixando a população da Região Central bem informada com notícias sempre de maneira isenta e imparcial, alÊm da defesa intransigente dos interesses da região. ParabÊns, Jornal Central, pelo caminho trilhado ao longo desses anos, sendo considerado cada vez mais forte e como um grande instrumento e recurso para aprimoramento de informaçþes. Muitas estradas foram percorridas e que muitas ainda possam receber este valioso e importante meio de comunicação. Aproveito para agradecer aos norteriograndenses que mais uma vez depositaram em mim a sua confiança para representå-los na Assembleia Legislativa por mais quatro anos. Mais do que agradecer a expressiva vitória com 49.881 votos, quero reiterar o meu contentamento e orgulho de poder continuar representando o nosso Estado.

Ricardo Motta 5,2*5$1'('21257(

O presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocådio, jå anunciou a disposição dos prefeitos potiguares de participarem da próxima mobilização nacional em Brasília, convocada pela CNM para os próximos dias 9 e 10 de novembro. O dirigente municipalista anunciou que os prefeitos pretendem procurar o líder do PMDB na Câmara para que ele possa renovar os compromissos assumidos pelo governo para garantir o socorro financeiro aos municípios.

Deputado Estadual


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

8

PUBLICIDADE


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

PUBLICIDADE

9


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

10

ELEITO PARA O TERCEIRO MANDATO Marcone Angicano é eleito para terceiro mandato de presidente da Apasa que inicia em 1º de abril de 2011 ANGICOS – O agrônomo Marcone Torres Angicano foi eleito no dia 24 de julho para o terceiro mandato como presidente da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos [APASA], onde 74% dos sócios compareceram para votar. O novo mandato só começará a partir do dia 1º de abril de 2011 quando se encerra o segundo. “Eu só tenho que agradecer aos sócios que mais uma vez confiaram na nossa pessoa, e pela confiança vamos continuar trabalhando para fortalecer a associação e consequentemente os sócios”, ressalta Marcone.

FOTO: ALDINHA

O fortalecimento, segundo Marcone Angicano, será com novos associados já que a associação vai fazer recadastramento e a ideia primeira é que todos sejam da agricultura familiar. Com aproximadamente 70% dos sócios sendo da agricultura familiar, a Apasa terá uma carta jurídica da agricultura familiar e com isso surgirão maiores possibilidade de conseguir recursos para novos investimentos. O presidente ressalta que nos últimos quatro anos o crescimento da associação, tanto em sua estrutura física quanto na expansão dos

seus produtos tem sido considerável. Para que tudo isso venha acontecendo, ressalta Marcone Angicano, foi preciso saber administrar e mostrar para os sócios tudo que é feito e o que se pretende fazer. “Não sou dono da associação, estou presidente e se estou devo aos sócios a quem tenho maior respeito, principalmente por entender que a Apasa só existe porque seus sócios são pessoas honestas e trabalhadoras, e nós temos obrigação de prestar contas do que fazemos e iremos realizar���, ressalta o presidente Marcone Angicano.

Felipão e Etinho estão com ‘casamento’ praticamente desfeito FOTO: CEDIDA

ETINHO e Felipão caminham para fim do casamento político

CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O ex-prefeito de Caiçara do Rio do Vento, empresário Felipe Eloi Muller, “Felipão” [PMDB], que renunciou ao cargo para que o vice-prefeito Edson Barbosa [PMDB] pudesse assumir, estão politicamente rachados. Os rumores na cidade é que Felipão poderá compor aliança política na próxima eleição com os ex-prefeitos Emanoel Andrade e Etevaldo Lisboa, todos eles apoiaram na eleição passada a candidatura de Rosalba Ciarlini [DEM], eleita governadora em 3 de outubro. Ainda segundo os comentários, a oposição está com três no-

mes no tabuleiro de 2012, que seriam os ex-prefeitos Emanoel Andrade, Etevaldo Lisboa e a doutora Ceiça Lisboa, filha de Etevaldo, e caberia a Felipão indicar o vice ou ele mesmo compondo a chapa oposicionista. Pelas adesões dos peemedebistas ao sistema de oposição, liderado por Emanoel Andrade, acredita-se que não haverá dificuldades de vencer a eleição. Pelos números das duas últimas eleições no município. Quando Felipão foi eleito pela primeira vez prefeito da cidade, sua maioria foi de 421 votos, já quando reeleito o número caiu para 126 votos. Essa queda é animadora para oposição.

MARCONE inicia terceiro mandato a partir de 1º de abril de 2011


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

OPINIÃO/GERAIS

É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.. IMMANUEL KANT

Promotoria A DRA. Iveluska, promotora em Angicos, deve urgentemente chamar os diretores e os médicos da unidade hospitalar de Angicos, para uma advertência e cientificá-los de que servem a humanos e não a seu senhorio. Esta semana Ronaldo foi impedido de realizar uma cirurgia que redundou em óbito para duas crianças, além de adultos. O grande problema é que as vítimas, de um modo ou outro, tem alguém na família que depende dessas pessoas, daí o abafa. Mas isso se chama covardia pura.

Feijoada É VERDADE que não conheço bem a fauna política de Angicos, mas tenho ouvido comentários que se concretizados poderíamos denominá-los de feijoada, paella (leia-se, paêja, mistura de frutos do mar) sarapatel ou outra mistura qualquer. Ninguém consegue distinguir de que lado está, se ventar um pouco cai do muro. O problema é que em Angicos, ventania é comum e se ao cair o dono do terreno desafeto e não for mais aceito. É deselegante ficar em cima do muro por isso.

11

DIREITO E CIDADANIA DR. EVÂNIO ARAÚJO

e-mail: evanioaraujo@uol.com.br

Parabéns, Jornal Central INICIO A coluna agradecendo ao Aclecivam Soares, editor deste jornal, por ter cedido esse espaço para poder exercer a minha cidadania. Daí, reservo-lhe o direito de escolher um momento oportuno para a devida comemoração pelo aniversário do mensário. Afinal 13 anos não se assemelha a 13 dias.

Soberano e aceito DO PASSADO pouco sei, mas do presente posso afirmar que poucos veículos de comunicação tem a responsabilidade e senso crítico do Jornal Central. Incomoda a uns e agrada a outros, mas todos querem lê-lo sempre.

A população é que paga A CIDADE de Angicos está completamente anestesiada após a cassação de Clemenceau Alves da prefeitura e a nova posse de Ronaldo Teixeira, em razão da lerdeza da Justiça eleitoral (TRE) que impôs essa condição à sociedade angicana, demorando a julgar o feito.

Incoerência SE LOGO após a eleição o mesmo Tribunal ao receber o recurso tivesse dado celeridade, teria evitado o entra e sai de prefeitos que é extremamente prejudicial à cidade, pela insegurança que gera mediante a expectativa criada com a situação.

Tapiocas queimadas IMPRESSIONANTE A situação de algumas pessoas que antes referenciavam o médico Ronaldo Teixeira e passaram a idolatrar Clemenceau Alves, Sosô. Inclusive, alguns assistindo-o ato normal, mas ficaram órfão com as mudanças.

Gato no telhado ALGUNS DELES estão como gatos no telhado quando namorando, fazendo muita festa, mas sem saber se vai conseguir permanecer na ribalta, pois não se consideram traidores.

Assistencialismo x ética É MUITO comum as pessoas dependerem do poder executivo para alguma assistência, mas no aspecto jurídico estão abusando sem o menor escrúpulo, e ainda falam mal de mim porque cobro o que acho justo pelo meu serviço. No dia que um fofoqueiro corajoso gravar a insatisfação de alguém para comigo ou que tenha a coragem de testemunhar, farei o que deve ser feito e na frente de muitos, jamais pelas costas como alguns que não honram as calças que vestem.

Assistencialismo x ética II COMO SOU profissional liberal, reservo-me o direito de trabalhar para quem eu achar conveniente e pelo preço que eu entender cobrar. Tenho orgulho de ser transparente, por isso incomodo alguns, mas continuarei assim, não tenho rabo preso como os falastrões que deveriam silenciar para não acender a calda. Angicos não tem bombeiro.

Água e óleo LOGO AO chegar no município de Angicos, uma das primeiras coisas que aprendi é que Clemenceau Alves, Sosô e o médico Ronaldo são como água e óleo, não se misturam, daí ter dificuldade de entender tanto gato no telhado da casa dos outros e sem querer descer.

Secretariado A PRINCÍPIO, o Ronaldo Teixeira quando assumiu a prefeitura, acertou em cheio em manter o secretariado de Sosô, mas com a demora na decisão, seus correligionários mais diretos certamente não estão satisfeitos com a situação da espera, e o pior, não há nenhuma certeza se retornam ou ficam no vai e vem.

Analgésico ESSA INSINUAÇÃO tem sido o sonho e pesadelo de uns e outros, os sonhadores almejam assumir cargos e os do pesadelo

não sabem quando vão sair ou quando retornam a suas funções. O fato é que dizem que é apenas provisoriamente.

Educação no trânsito APESAR DA colocação dos obstáculos para reduzir a velocidade na entrada da cidade de Angicos, grande parte dos motoristas e em especial os motoqueiros, não reduzem a velocidade. Se não houver fiscalização, mesmo que vez ou outra, a princípio educativa e posteriormente com aplicação de multa, o problema apenas foi adiado.

UTI A SAÚDE de Angicos continua na UTI, com o péssimo atendimento. Falta de médico, retaliações políticas que resultam em prejuízo para a população, inclusive com histórico de óbitos.

Até a próxima BOM FINAL de semana a todos.

Perguntar não ofende

QUEM SERÁ que vai ter coragem de mexer a primeira peça do emaranhado político da cidade de Angicos? Será que estão entregando a Marcone, da Apasa, num possível “acordão”? João Maia continua com propósito de fazê-lo prefeito. Talvez a terceira via fosse benéfica para a cidade.

FÁBRICA DE CONFECÇÃO Prefeito de Lajes, Benes Leocádio, visita fábrica de confecção de Cerro Corá e pretende instalar uma na cidade LAJES – Acompanhado do vereador César Militão [PSB] e prefeito de Lajes, Benes Leocádio [PP] esteve na cidade de Cerro Corá, dia 23, visitando as instalações da “Brilha Brasil Confecções”, uma facção que gera pelo menos 50 empregos diretos no município. O objetivo da visita foi conhecer detalhadamente como a empresa se instalou e seu funcionamento, Benes Leocádio e comitiva ouviram o empresário José Medeiros de Araújo, “Zeca”, que apresentou a estrutura da em-

presa e explicou em toda a sua trajetória para o sucesso. O grupo acompanhou atentatamente as explicações e puderam ter uma noção de como realizar o sonho de empreendimentos do tipo em Lajes. O empresário se prontificou com Benes Leocádio que no que for preciso ele estará pronto para ajudar a implantar uma fábrica no município de Lajes e passar um pouco mais de sua experiência. “Não é nada fácil você colocar uma fábrica em qualquer lugar do Brasil, as dificuldades são inú-

CENTRAL: o nosso jornal Desde que foi fundado pelo jornalista e amigo Júnior Gomes que acompanho as edições do Jornal Central, importante para Angicos e toda a Região Central, que fica bem informada dos principais acontecimentos. Sem dúvidas, o Jornal Central tem grande valor para a nossa região. A todos que compõem este valioso e importante meio de comunicação os nossos parabéns e o desejo de muitos anos. Parabenizamos ainda a cidade de Angicos pelos 74 anos de emancipação política.

meras, tive que fazer diversos estudos, analisar cada ponto, ninguém coloca uma pensando em ficar rico, o pensamento central é absolutamente social haja vista que você consegue gerar diversos empregos e, se tiver um apoio do poder público com algum incentivo, poderá ser melhor”, disse Zeca. De acordo com o prefeito Benes, a visita foi interessante e lhe deu ainda mais suporte para que possa instalar uma confecção em Lajes. “Será emprego e renda para as famílias”, ressalta.

ANGICOS e Jornal Central

estão de parabéns

FOTO: ROBSON CABUGI

PREFEITO de Lajes observa funcionamento de fábrica de confecção, ideia é implantar uma na cidade

A cidade cresce, as famílias aumentam, são novas gerações, novos vereadores, novos prefeitos. Em Angicos e Região Central, 13 anos de mudanças foram relatados nas páginas do mensário Jornal Central, que, ininterruptamente se orgulha de noticiar a vida e os acontecimentos desta incomparável e promissora cidade. Parabéns à nossa querida cidade pelos 74 anos de emancipação política.

Uma das grandes bênçãos da nossa vida é a experiência adquirida que os anos vividos nos proporcionam. Aniversariar é, sem dúvidas, alguma, uma amostra que temos de aprender a contar nossos dias. Hoje, mais uma janela se abre diante dos seus olhos, restando somente a beleza desta belíssima data. Parabéns, Jornal Central, pelos 13 anos de experiência e muita dedicação.

Marcos Loló

Agecy Pessoa

Jalmir Dantas

Presidente da Câmara Municipal de Angicos

Vereador - Angicos

Vereador - Angicos

A voz da região


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

12

REELEITO POR UNANIMIDADE Vereador Emilson de Borba, “Lula”, foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Guamaré para o biênio 2011-2012 GUAMARÉ – Neste mês de outubro, a chapa única composta pelos vereadores Emilson de Borba (presidente), Valdir Morais (vice-presidente), Lizete de Miranda (primeira secretária) e Gustavo Henrique de Miranda (segundo secretário) teve o apoio declarado dos demais vereadores da Câmara Municipal de Guamaré e foi eleita por unanimidade, durante a votação simbólica no plenário. Depois da eleição, os oito vereadores parabenizaram o presidente reeleito desejando sucesso nesta segunda empreitada. Emocionado, o presidente Emilson de Borba agradeceu o apoio dos amigos e eleitores que acreditaram nele e o tornaram na última eleição um dos vereadores mais votados no município. Aos 33 anos, o vereador Emilson de Borba Cunha, mais conhecido como "Lula", exerce o seu

segundo mandato na Câmara Municipal de Guamaré. Em 2004, assumiu o primeiro mandato parlamentar no município salineiro. Com os serviços prestados à população e o aprendizado no primeiro ano como parlamentar, foi reconhecido pelo povo de Guamaré ao ser reeleito em 2008 entre os mais votados. Na segunda etapa da atual Legislatura, o parlamentar Emilson de Borba foi indicado para presidir a Câmara Municipal de Guamaré, depois do afastamento do ex-presidente, vereador Gustavo Henrique de Miranda. Consciente do verdadeiro papel do vereador no município, Emilson de Borba apresentou vários projetos em benefício da população. Em um curto período de quatro meses à frente da presidên-

cia, o vereador Emilson de Borba conseguiu organizar e oficializar a Procuradoria da Casa; retomar com a publicação regular do Jornal Informativo da Câmara, com espaços igualitários para todos os vereadores divulgarem seus trabalhos, além de manter uma preocupação rígida e sistemática com a transparência financeira, a partir da organização dos balancetes contábeis que estão disponíveis para consulta pública e dos colegas. ‘Ser reeleito por unanimidade é motivo de grande alegria para mim. Não faço política por interesse pessoal, e nossa Casa do Povo tem sido um exemplo disto. Quando algum morador de Guamaré ou colega vereador precisa do Poder Legislativo, estamos sempre unidos no sentido de ajudar e ser útil”, finalizou o presidente Emilson de Borba.

FOTO: CEDIDA

LULA conseguiu se reeleger presidente para o próximo biênio com maioria absoluta dos votos

RN-203 ficará pronta em 15 de novembro 9664-3375

Parabéns, Jornal Central!!! No último sábado de cada mês, quando haviam pessoas reunidas em vários locais da cidade de Fernando Pedroza, e porque não dizer das cidades de toda Região Central, comentando algo novo, não tínhamos dúvida: a comunidade estava falando dos relatos contados no JORNAL CENTRAL. Hoje, ainda podemos presenciar esta cena cada vez mais, isso por o Jornal Central estar sempre inovando e modificando seu exímio jornalismo, apresentando-nos olhares sobre a nossa acolhedora Fernando Pedroza e de toda a Região Central. Sem dúvidas, este jornal, com muito esforço e dedicação daqueles que o fazem, conquistou a todos nós. Vocês merecem, os leitores agradecem. Parabéns, Jornal Central.

SANTANA DO MATOS – A conclusão dos 11,6 quilômetros de asfalto da RN-203 que liga a comunidade Barão de Serra, em Santana do Matos, a comunidade de Três Porteiras, em São Rafael, está prevista para o dia 15 de novembro. A distância para quem reside no município de Santana do Matos, ou quem estiver na cidade e deseja se deslocar para o Seridó,

será reduzida em 40 quilômetros, uma vez que teria que se deslocar por outras cidades. Além de encurtar a distância em 40 quilômetros, o percurso também será mais rápido, haja vista não ser estrada asfaltada. De acordo com o prefeito santanense Francisco de Assis Silva, “Assis da Padaria”, o asfaltamento da RN-203 é uma grande obra do Governo do Estado, que bene-

O jornal de Santana do Matos Parabéns pelos 13 anos de circulação do Jornal Central, um jornal de muito serviço para o cidadão santanense, que em sua nova fase sente-se muito feliz em participar desta comemoração, principalmente por ser este jornal a nossa fonte de informação que eleva o nome da nossa querida cidade além-fronteiras. Parabenizo aos municípes por comemorar 83 anos de emancipação política da nossa querida Santana do Matos. Parabéns Santana do Matos e parabéns Jornal Central.

Assis da Padaria Prefeito de Santana do Matos

Seguindo em frente Ao longo desses 13 anos, o Jornal Central acompanhou e divulgou os principais fatos ocorridos na Região Central e em nossa querida cidade Fernando Pedroza. Hoje, dia do seu aniversário, é com prazer que parabenizamos a equipe deste jornal, fazendo votos de sucesso e longevidade, pois vocês têm muita estrada pela frente. E parabéns aos leitores que são os maiores presenteados com esse aniversário.

Ary Salviano Ex-vereador em Fernando Pedroza

ficiará não somente os santanenses, mas todos que se deslocam da cidade para o Seridó, a Paraíba e outras cidades. “Teremos economia de tempo, combustível e a viagem numa RN toda asfaltada. Fica aqui os nossos parabéns e agradecimento ao Governo do Estado por mais esta grande obra para o município de Santana do Matos”, diz Assis da Padaria.

Mário Miranda Presidente da Câmara Municipal de Fernando Pedroza

13

anos


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

PUBLICIDADE

Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho.. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Política NÃO EXISTE qualquer entendimento do ex-prefeito José Maria de Macedo Medeiros com o senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia com o objetivo de repassar o controle do diretório municipal do DEM em Assú para o empresário e atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wild Diniz. Atual presidente da executiva local da sigla, o ex-prefeito deixou claro que, se existiu algum compromisso neste sentido, não contou com sua participação. Porém, o ex-viceprefeito Dinarte Diniz, pai do empresário, insistiu na existência do pacto político com tal finalidade.

Gabinete O GABINETE de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública de São José do Mipibu, região Agreste potiguar, reuniu-se na última quintafeira, 21 de outubro, durante três horas e vários encaminhamentos e relatos foram feitos com o objetivo de estabelecer uma política municipal antidrogas. Uma nova reunião ocorrerá no dia 4 de novembro, às 9h, na sede da Prefeitura Municipal, para afinar as definições.

13

NOTÍCIAS DO VALE LÚCIO FLÁVIO e-mail: princesa@assunet.com.br

Unidade PUBLICADO NA última quarta-feira, 27 de outubro, por intermédio do Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº 054, do dia 22 deste mês, assegurará a área na qual será construída a Agência Regional de Atendimento ao Trabalhador do Assú. A medida administrativa foi assinada pelo secretário municipal de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, e pelo prefeito Ivan Lopes Júnior (PP). O Decreto formalizou a desapropriação de um imóvel urbano com extensão de 1.469,40 m².

Seminário UM DOS estágios do projeto que tem por fim revitalizar a cotonicultura no município e região será marcado pela realização, no mês de novembro próximo, de um seminário que contará com a participação de proprietários rurais e de todas as entidades e instituições parceiras da iniciativa. A princípio, o evento está agendado para o dia 25 de novembro, uma quinta-feira, no período da manhã. O local de sua realização ainda vai ser definido oficialmente.

Conselheiros OS NOVOS membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), da cidade de Extremoz, região da Grande Natal, tomaram posse quartafeira, 27 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social. A seleção pública foi realizada pelo Comdica e fiscalizada pela representação do Ministério Público Estadual da comarca.

Expectativa OS CANDIDATOS a mandatos eletivos que conseguiram se eleger com significativa votação no município de Ipanguaçu e em toda a região do Vale do Açu devem se manter atentos às promessas que proferiram em praça pública. A advertência foi feita pelo prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT), destacando que sua cidade, de modo particular, espera muito daqueles que mereceram a confiança do eleitor ipanguaçuense.

Ruptura FOI ENCERRADO traumaticamente o ciclo de convivência política entre o ex-prefeito José de Deus Barbosa Filho (PR) e seu sucessor, prefeito Leonardo Silva de Oliveira (PT), no município de Ipanguaçu. Gestor municipal em três oportunidades, José de Deus argumentou que a decisão foi sacramentada por contada “deslealdade política” do líder petista. Apontado desde já como virtual candidato à sucessão majoritária de 2012, o ex-prefeito evitou antecipar a condição de postulante à chefia da municipalidade.

Simulação UMA EQUIPE da Transpetro, tendo a frente à engenheira Ana Patrícia Brandão, esteve reunida na manhã da última sexta-feira, 22, na Prefeitura de São José do Mipibu com técnicos do Poder Executivo e o delegado de Polícia Civil, Robson Coelho, jornalistas e lideranças comunitárias, com o objetivo de detalhar a simulação de um acidente no gasoduto que passa nas imediações das comunidades de Jardim e Japecanga. A simulação do sinistro está prevista para o dia 11 de dezembro.

Programação A ELABORAÇÃO da agenda de atividades da entidade para todo o exercício de 2011 se constituiu no item principal de um encontro realizado na manhã do último sábado, dia 23 de outubro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assú, envolvendo a diretoria e organizações membros do Conselho Especial das Associações Comunitárias do Assú (CEACA). Na avaliação do presidente da entidade associativista, ex-vereador Pedro Cavalcante Albano, o encontro teve um saldo extremamente positivo.

Protesto HABITANTES DA Rua Alice Jácome de Medeiros, localizada no bairro Vale Encantado, setor suburbano de São Rafael, região Sertão/Central potiguar, estão se queixando do que qua-

lificam de “jogo de empurra” entre a Prefeitura Municipal e a Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (Cosern) com referência ao problema de carência de iluminação pública no citado setor. Por conta de tal situação falta energia elétrica em todas as residências da mencionada artéria.

Colegiado CONSUMADO O 2º turno das eleições presidenciais neste próximo domingo, 31 de outubro, a diretoria do Consórcio Intergestores Vale Unido deverá retomar a programação de encontros ordinários. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício da entidade municipalista, o prefeito de Carnaubais, no Vale do Açu, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, “Luizinho” (PSB). Ele considerou “normal” o prolongado período de inércia da organização por conta do processo eleitoral.

Santuário Irmã Lindalva

EM SUA próxima viagem oficial à Brasília, possivelmente na primeira quinzena de novembro, o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior [PP] pretende iniciar gestões políticas com o objetivo de garantir o aporte financeiro necessário à viabilidade de um projeto que será de fundamental importância para consolidar o turismo religioso: a construção do Santuário de Irmã Lindalva. Ivan Júnior dito dito que este é um dos empreendimentos que espera ver concretizado ainda em sua gestão.


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

SOCIAL

14

Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.

EXPRESSAS CENTRAL

PROVÉRBIO POPULAR

ALDACIRA GOMES

e-mail: redacaocentral@uol.com.br

VALENTE

VALENTE II

FOI VAPT-VUPT

INGRATIDÃO

O JORNAL CENTRAL que nesta edição completa 13 anos de história, divulgando as principais noticias da região e porque não dizer do Estado. O jornal que foi responsável em descobrir o desvio de água da adutora do governo de Garibaldi Filho e tantos outros problemas.

O JORNAL CENTRAL tem mostrado ao longo desses anos, que quando se faz um jornalismo verdadeiro, se colhe bons frutos. Tenho certeza que tem muita gente que ainda não tem noção da importância da pluralidade dos veículos de comunicações, em especial os jornais.

A GOVERNADORA eleita Rosalba Ciarlini, a Rosa, como é chamada, parece ter murchado na hora de agradecer os votos dos santanenses. Dia 25 ela passou por Santana dos Matos como um foguete, falou aproximadamente por sete minutos e foi embora, apesar da festa programada para comemorar a vitória.

O ELEITOR do município de Pedro Avelino foi ingrato com o deputado José Adécio, não só o de Pedro Avelino, mas da Região Central, que sempre esteve voltado para causas da região. A verdade é que o eleitor não sabe votar.

JORNALISTA Júnior Gomes, fundador deste Jornal Central, aniversariante do dia 10 de outubro. Na foto, com suas companheiras de trabalho, em Macaé, no Rio de Janeiro.

A ANGICANA Maiara Thamara, aniversariante do dia 2 de outubro. Recebe os parabéns da coluna e votos de felicidades.

INGRATIDÃO I OUTRA INJUSTIÇA foi do eleitor de Santana dos Matos em não ter votado, pelo menos dado maioria ao candidato Iberê e a candidata Vilma. Santana do Matos é hoje a princesinha da Região Central. Teve um dos maiores avanços na administração do prefeito Assis da Padaria e quem o ajudou foi Vilma, Iberê e Fátima Bezerra.

O QUE FIZERAM?

O ANGICANO Israel Moreira comemorou mais um aninho. Foi dia 21 de setembro. Um magnto mome nífico na vida derAn al do cas son e Paula es. alv nç Go

Temos enfrentado o ódio de muita gente, que com inveja talvez tenta denegrir a imagem do Jornal Central e daqueles que o fazem. Ao contrário do que dizem e pensam, só temos construído boas amizades e admiradores do jornal, que muitos incentivam. Lembro do saudoso vereador Davi Azevedo, os amigos Edilson Mendes, Luiz Macedo e família, e a nossa leitora especial doutora Alba Paulo, juíza da comarca de Parnamirim.

ALGUÉM PODERIA responder o que foi que o grupo Alves levou de benefício para Santana do Matos? O que a governadora eleita Rosalba colocou nas suas emendas pra Santana do Matos? O que Fábio Faria destinou para Santana do Matos? Já o senador José Agripino colocou algumas coisas. Portanto aqueles que apoiaram esses candidatos vão ter obrigação de cobrar benefício.

ADAILTON Peixoto, vereador na cidade ta, de Pedra Pre aniversariante ra, fei tada sex 28.Parabéns, sue or, veread cesso!!!

QUEMbrindou para a vida ontem, ontem, 29, foi a angicana Laneilde Fonseca, que é presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Na foto, Lana (esq. p/ direita), a mãe Dalvanice e irmã Lidiane.

PARABÉNS

A LAJENSE Elizabeth Sena, 16, é uma das fortes candidatas a rainha da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidae, que acontece de 28 de novembro a 8 de dezembro.

O RADIALISTA santanense Edilson Mendes envia parabéns pra todos que fazem o Jornal Central pelo excelente trabalho desenvolvido, mostrando a verdade de uma região como é a Região Central, não se deixando intimidar.

FALADOR O JUSTO comete injustiça? Parece que sim. Quem saiu não tinha nada programado para comemorar o aniversário de 74 de Angicos. Depois saíram falando de quem assumiu. A cidade não tinha secretário de cultura? Ah, tinha, mas não se preocupava com o seu trabalho, apenas em criticar o dos outros. Daí a expressão que macaco não olha pra o rabo.

FAMÍLIAS QUEREM ÁGUA Comunidades rurais e assentamentos da Região Central estão clamando por água PEDRO AVELINO – O município de Pedro Avelino, assim como os demais da Região Central está passando por sérias dificuldades de água, devido a falta de manutenção na adutora SertãoCentral-Cabugi. No caso de Pedro Avelino, o vereador Francisco Agtônio Soares [DEM] visitou várias comunidades rurais e disse que a dificuldade é muito grande. Na cidade, segundo o vereador, está havendo racionamento de água e nas comunidades rurais atendidas pelo programa operação carro-pipa quase não chega água. O vereador salienta que nas comunidades rurais a situação é precária, principalmente nos assentamentos, onde existem poços tubulares, devido a falta de manutenção, como é o caso do Assentamento Novo Horizonte, que existem cinco poços e todos estão sem funcionar. “Nesses assentamentos existem dessalinizadores que também estão quebrados e a mais de quatro anos. Isso é inadmissível,

FOTO: CEDIDA

DR. JOANILSON: “Agradeço cada voto livre, verdadeiro”

Joanilson agradece votos

FALTA água nas comunidades rurais e bovinos e caprinos estão passando sede

estão brincando com a necessidade das famílias carentes”, protesta Agtônio. Segundo o vereador, buscar apoio das autoridades competentes para amenizar o problema da falta d’água nas comunidades rurais tem sido uma luta árdua. “Tenho visitado todas as comunidades rurais de Pedro Avelino e as reclamações são grandes”, diz Agtônio.

O vereador lamenta que nesta luta esteja sozinho e falando em vão. “Ninguém tem se preocupado com a falta d’água e principalmente com a vida das pessoas. Isso é profundamente lamentável”, protesta. A falta d’água em comunidades rurais e assentamentos se repete em várias cidades da Região Central.

ESTADO – O advogado Joanilson de Paula Rego [PSDC] que disputou as eleições para o Senado faz agradecimentos especial à população do Rio Grande do Norte pelos 66.408 votos de confiança. Segundo o advogado, foram votos verdadeiros, de pessoas livres que desejavam mudar a realidade política do Estado. “Sou consciente que enfrentei os caciques poderosos da política do Estado. Continuo convicto que o povo está desejoso por mudanças no cenário político e nós vamos conseguir mostrar que esta mudança é neces-

sária”, diz doutor Joanilson. Joanilson acredita que assim como prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, suplentes de vereadores, muitos eleitores são independentes e foram aqueles que tiveram coragem de ir às ruas pedirem votos para sua candidatura ao Senado. “Que todos possam continuar assim, pensando que a política do RN precisa de uma verdadeira mudança e só assim fazermos um RN mais justo, verdadeiro e a favor dos pequenos que são excluídos e abandonados pelos grandes”.


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

CULTURA

15

FOTO: ROBSON CABUGI

POESIAS

SINDICATO Patronal realiza curso de de artesanato em palha

ARTESANATO EM PALHA Sindicato Rural de Lajes capacita 15 pessoas em curso de artesanato LAJES – Em parceria com Senar/RN e a Prefeitura Municipal de Lajes, o Sindicato Rural de Lajes promoveu curso de artesanato em palha com curso de 40h para 15 pessoas. O curso, que aconteceu no Centro Pastoral, teve como objetivo o conhecimento e a aplicação das técnicas para confecção de peças em palha, desenvolver habilidades manuais através da participação efetiva de atividades

que envolvam teoria e prática. A educadora do Senar, Francisca Silva, que ministrou as aulas, citou vários exemplos de pessoas que participaram de outros cursos e até hoje trabalham com o artesanato. “É muito importante mostrar exemplo de outras cidades do Estado, onde as pessoas que realizaram o curso, por exemplo, com a fibra de bananeira, ossos, jornais, estão criando suas peças e

ganhando seu dinheiro e tendo seus trabalhos reconhecidos”, enfatizou Francisca Silva. Para o presidente do Sindicato Patronal de Lajes, César Militarão, o sindicato tem se dedicado nos últimos meses a trazer para a sociedade lajense meios concretos que possam gerar o aprendizado e consequentemente a sustentabilidade de muitas famílias, através da fabricação das mais variadas peças e outros trabalhos”, ressalta.

ANIVERSÁRIO DO JORNAL

AO AMOR ANTIGO

Elisabete Jota - Angicos

Carlos Drummond de Andrade

Na varando do terraço Olhando para o pomar Vendo a passarada alegre De galho em galho a cantar Como é bela a natureza Para mim isso é grandeza Não precisa ter riqueza Sendo feliz com certeza Podemos tudo alcançar.

O amor antigo vive de si mesmo, não de cultivo alheio ou de presença. Nada exige nem pede. Nada espera, mas do destino vão nega a sentença.

Vou seguir outro roteiro Porque curiosa estou Para falar de um assunto Que muito me interessou Isso eu não vou descartar Nem vou deixar de falar Quero parabenizar Nosso querido jornal Que aniversariou.

Se em toda parte o tempo desmorona aquilo que foi grande e deslumbrante, a antigo amor, porém, nunca fenece e a cada dia surge mais amante.

A 24 de outubro que o jornal começou O meu filho Júnior Gomes Foi ele quem o criou E Aclecivam Soares Que é um grande redator Na coluna social Temos a nossa Aldacira São treze anos de vida Que o jornal completou. Falando de Aclecivam Que é um grande redator Faz a parte de editar Também diagramador Ele é tudo do jornal Faz entrega e é diretor Ele é muito esforçado De tudo ele tem cuidado Todo trabalho pesado Foi ele quem enfrentou. Vou enviar pra o jornal Com alegria também Quem não tem muito pra dar Mais dar do pouco que tem Importante é se lembrar E manter a mente completa As saudações da poeta Sem esquecer de ninguém Toda equipe do jornal Receba meus parabéns.

HUMILDADE

Suplente dá boa votação a Gustavo Fernandes CAIÇARA DO RIO DO VENTO – O suplente de vereador Francisco Canindé, “Felipão” [PSB], ficou satisfeito com a votação conseguida no município para seu candidato a deputado estadual Gustavo Fernandes [PMDB], obtida nas eleições de 3 de outubro. Para Canindé Felipe, não foi fácil para ele que é deficiente, enfrentar a batalha muitas vezes desigual. “Mas ao final, os conterrâneos caiçarenses nos ajudaram e deram 173 votos ao nosso deputado Gustavo Fernandes que vai ajudar ao nosso município”, diz. Com relação a uma possível candidatura em 2012, Canindé Felipe ainda não tem certeza. “Já fui vereador e trabalhei, mostrei nosso trabalho em defesa da cidade, na eleição passada não conseguimos nos reeleger, mesmo assim não deixei de trabalhar pelas pessoas. Elas são quem vão decidir se serei ou não candidato”.

Cora Coralina

É um dos maiores orgulhos para mim poder participar desta edição comemorativa aos 13 anos do Jornal Central. Mensário este que desde suas primerias edições passei a acompanhar e admirar. É destemido, corajoso e acima de tudo é feito com amor e muita determinação. A Região Central deveria agradecer por ter tão importante meio de comunicação. Parabéns Jornal Central, continue firme e combativo.

Agtônio Soares Vereador - Pedro Avelino

A NOSSA

VOZ.

A VOZ DO

POVO.

Senhor, fazei com que eu aceite minha pobreza tal como sempre foi. Que não sinta o que não tenho. Não lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou.

O amor antigo tem raízes fundas, feitas de sofrimento e de beleza. Por aquelas mergulha no infinito, e por estas suplanta a natureza.

Mais ardente, mas pobre de esperança. Mais triste? Não. Ele venceu a dor, e resplandece no seu canto obscuro, tanto mais velho quanto mais amor.

HÁ MOMENTOS Clarice Lispector Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas. O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

O VELHO E A FLOR

Dai, Senhor, que minha humildade seja como a chuva desejada caindo mansa, longa noite escura numa terra sedenta e num telhado velho.

Vinícius de Moraes

Que eu possa agradecer a Vós, minha cama estreita, minhas coisinhas pobres, minha casa de chão, pedras e tábuas remontadas. E ter sempre um feixe de lenha debaixo do meu fogão de taipa, e acender, eu mesma, o fogo alegre da minha casa na manhã de um novo dia que começa.

Ninguém sabia me dizer, Eu já queria até morrer Quando um velhinho Com uma flor assim falou:

Por céus e mares eu andei, Vi um poeta e vi um rei Na esperança de saber O que é o amor.

O amor é o carinho, É o espinho que não se vê em cada flor. É a vida quando Chega sangrando aberta em pétalas de amor.


R I O G R A N D E D O N O R T E . S Á B A D O, 30 D E O U T U B R O D E 2 0 1 0

GERAIS

16

Um orgulho para nossa região

PROCISSÃO com imagem de Frei Galvão saiu da igreja matriz de Nossa Senhora de Sant’Ana

CAPELA FREI GALVÃO Santana do Matos inaugura capela do primeiro santo brasileiro SANTANA DO MATOS – Na última segunda-feira, 25, o município inaugurou a capela do primeiro santo brasileiro Frei Galvão. A missa solene aconteceu na igreja matriz Nossa Senhora de Sant’Ana que foi celebrada pelo arcebispo emérito Dom Matias Patrício. Após a missa, fies saíram em cortejo para a capela de Frei Da-

mião que fica localizada no bairro Alto da Boa Vista, que foi construída pelo senhora Clidenor Medeiros e família. MOVIMENTO – Entre os dias 22 a 25, a igreja organizou o primeiro Encontro de Casas com Cristo [ECC]. “Foi momento muito importante para a paróquia e para os casais que participaram”, diz o padre Josino Rai-

munda da Silva, da paróquia de Santana do Matos. Padre Jocino ressalta que também está sendo criado o grupo dos Alcoólicos Anônimos e o Terço dos Homens. “O AA nasceu por força própria de algumas pessoas, que sentiram a necessidade de buscar um caminho para se liberar do álcool e que estão conseguindo”.

Acompanhamos o Jornal Central desde sua primeira edição, quando em Lajes chegou pelas mãos do jornalista Júnior Gomes. Não subestimando aquela audaciosa ideia, pelo contrário, acreditando no projeto que deveria ser implantado e o resultado pode ser visto e conhecido hoje em várias partes do nosso Estado e em diversos outros, já que as suas páginas são disponibilizadas na rede mundial de computadores. A persistência, o esforço dos que fazem o Jornal Central merece os nossos parabéns e nossa admiração com o desejo de poder participar dessa data por muitos anos. Sucesso e parabéns a todos, aos que produzem e, principalmente, aos seus leitores.

PARABÉNS ao jornal da região Parabéns ao Jornal Central pelo trabalho desenvolvido durante esses 13 anos de circulação e que certamente irá continuar a desenvolver por muitos e longos anos. Este é o nosso desejo, por entender que o Jornal Central é o jornal da região e que muito tem contribuído para o desenvolvimento das cidades e do povo.

Benes Leocádio

Erinaldo Florêncio

Prefeito de Lajes

Vereador - Santana do Matos

Restaurante Novos Ventos

PANIFICADORA GOSTO DE PÃO Servindo o melhor pão da cidade

Servindo café da manhã, almoço e janta - Self service e quentinhas com entrega em domicílio

Teleatendimento ao cliente pelo 9603 - 2177 Rua Ascendino Confessor (em frente ao posto Frei Damião) - Caiçara do Rio do Vento-RN

Dispõe de pães, biscoitos, bolacha, bolo e pastel

Fone 99 63 59 63

Aberta das 8h da manhã às 9h30 e das 14h às 20h

Rua Presidente Costa Silva - Centro - Caiçara do Rio do Vento - Org. Nenê e Denize

Nós temos o melhor combustível e você as melhores notícias. Parabéns, Jornal Central, e continue abastecendo seus leitores com excelentes matérias.


Jornal Central