Issuu on Google+

JORNAL DA ACIPA POUSO ALEGRE - MARÇO 2014- EDIÇÃO 015

COMENDA ACIPA: EMPRESÁRIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SOLENIDADE ESPORTES CONHEÇA AS AÇÕES ESPORTIVAS QUE A ENTIDADE APOIA

PÁG. 8.

JURÍDICO TIPOS DE GARANTIAS: CONHEÇA SEUS DIREITOS

PÁG. 4. Fotos: Ascom Acipa / Fábio Brandão e Fabiano Silva

CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO Com o objetivo de capacitar colaboradores e empresários, a Acipa e o Corpo de Bombeiros irão realizar, ao longo do ano de 2014, Curso de Combate a Incêndio com aulas práticas e teóricas. Fique atento às próximas turmas!

PRODUTOS E SERVIÇOS

Imagem Google

NÚCLES SETORIAIS E AS ATIVIDADES DE 2014

PÁG. 10.

PÁG. 7.

VITRINE LEGAL TEM PREÇO Campanha do Procon de Minas Gerais procura alertar empresas e consumidores sobre a precifiação de produtos e serviços à venda. Conheça mais sobre este assunto.

PÁG. 5.

SOCIAL ACIPA E ESPAÇO CRESCER PROMOVEM ENCONTRO

Imagem Google

PÁG. 11.


COM A PALAVRA O PRESIDENTE Espaço reservado para a palavra do presidente da Acipa, expondo sua opinião e ideias na condução da entidade.

Alexandre Magno de Moura

TRÊS LIÇÕES QUE VOU CARREGAR COMIGO Imagine: um dia, você está diante de um grande desafio. À primeira vista,

todo desafio parece ameaçador. Causa insegurança. Provoca questionamentos. E antes que você se pergunte porquê deve enfrentar aquilo, você mesmo se lembra que foi uma decisão sua. Uma missão dada por você mesmo.

A partir de uma segunda análise, os problemas já não parecem impossíveis

e algumas opções surgem para que seu trabalho seja iniciado. Outras pessoas – novos companheiros e velhos amigos – se colocam ao seu lado para ajudar. Aos poucos, a sinergia dos pensamentos torna as soluções mais acessíveis.

Então, você percebe que seu trabalho está produzindo bons resultados. A

motivação cresce. A confiança nos parceiros aumenta. Novos problemas aparecem, mas não intimidam mais. Você sabe que tudo vai dar certo no final.

Essa situação que você acabou de imaginar aconteceu comigo, quando as-

sumi a presidência da Acipa, em 2012. Agora, olhando para trás, consigo identificar o que não me deixou parar: o sonho, a equipe e a coragem.

Novamente sinto-me convocado para uma outra missão. Um desafio que

pretendo enfrentar como quem busca um ideal. Um projeto que vou desenvolver com a determinação que sempre me moveu. Um caminho que atravessarei tendo ao meu lado pessoas que sabem somar.

Sobre as três lições do título, aí estão elas:

1. O trabalho nunca termina.

2. A força coletiva é invencível.

3. Sempre é possível evoluir.

OUVIDORIA ACIPA A ouvidoria é um canal de comunicação entre você e a Acipa, que está à disposição para esclarecer todas e quaisquer dúvidas, ouvir suas sugestões, opiniões ou reclamações. Mande-nos um e-mail e esse será respondido e também estará na próxima edição. jornal@acipa.com.br

PRESIDÊNCIA Alexandre Magno de Moura Presidente

Sérgio Tadeu Borges 1º Vice-presidente

Ricardo Silveira Puccini 2º Vice-presidente

CONSELHO EDITORIAL Waldete Kalil Homse Diretora de Relações Públicas e Comunicação

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO Taciana Vitale mtb - 09.723/jp JORNALISTA Ana Elisa de Souza Garcia mtb - 15.855/jp DIAGRAMAÇÃO Gilson da Silva Gomes

IMPRESSÃO Pouso Graf

TIRAGEM 3.000 ACIPA Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre Praça Senador José Bento, 118 - centro - Pouso Alegre - MG CEP 37550-000

A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), por meio de sua diretoria e colaboradores, deseja FELIZ PÁSCOA aos associados!

Fone: 35 3449-8920 www.acipa.com.br /portalacipa

E X P E D IE N T E


3

JORNAL DA ACIPA

DESTAQUE

COMENDA ACIPA: EMPRESÁRIOS SÃO HOMENAGEADOS EM SOLENIDADE

Em uma noite de homenagens aos empresários do comércio, indústria e prestação de serviços de Pouso Alegre, foi outorgada a Comenda Acipa, na sexta (28), no Teatro Municipal de Pouso Alegre. A diretoria da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, dando ênfase à comemoração de seus 90 anos, criou a “Comenda Acipa”, um título honorífico contemplando empresas e pessoas que se destacaram no seu segmento, atividade profissional ou pessoal em nossa cidade. Com a presença de autoridades e familiares dos condecorados, o evento teve início com uma frase do piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva: “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo”. De acordo com uma pesquisa realizada ao longo de 2013 foram

escolhidos alguns destaques em suas categorias que também receberam a comenda. Na categoria Personalidade do Ano, o presidente da Acipa, Alexandre Magno de Moura recebeu a comenda das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Por sua vez, Alexandre Magno de Moura condecorou: o Sr. Darci Vicente da Fonseca, sócio-proprietário do Supermercado Center Box, do segmento comércio; Sr. Alberto Canier, diretor industrial da Unilever Pouso Alegre, setor indústria e Fernando de Oliveira Sardinha Fernandes, diretor proprietário da empresa União Recursos Humanos, como destaque na prestação de serviços. A Comenda Acipa também foi entregue a outras pessoas que se destacaram em suas atividades. Confira a lista completa dos homenageados e as fotos no site da Acipa, www.acipa.com.br.

Fotos: Ascom Acipa / Fábio Brandão e Fabiano Silva


4

JORNAL DA ACIPA

JURÍDICO

TIPOS DE GARANTIAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS. ENTENDA QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELAS O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi criado em 1990,

Imagem Google

como forma de proteger o consumidor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o cliente final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

Porém, ainda há dúvidas de ambas as partes no que se refere à ga-

rantia dos produtos/ serviços adquiridos. Com o objetivo de assegurar ao consumidor a qualidade, a eficiência e a durabilidade de um produto, há pelo menos três modalidades de garantia: a legal, a contratual e a estendida. A garantia legal está prevista em lei (artigos 26 e 27 do Código do Consumidor), sendo obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da aquisição do produto ou do serviço pelo consumidor. Por sua vez, o artigo 26 estabelece prazos diferentes de acordo com o produto ou serviço. O prazo para exercício de direito de garantia é de 30 (trinta) dias para produtos e serviços não-duráveis e 90 (noventa) dias para produtos e serviços duráveis, a contar da efetiva entrega do produto ou término da execução do serviço, sendo que, em caso de vício oculto o prazo inicia do momento em que se evidenciar o mesmo.

Já o termo escrito assinado diretamente com o fornecedor do produ-

to ou serviço é chamado de garantia contratual. Segundo artigo 50, este tipo de garantia é complementar à legal e será conferido mediante termo escrito. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada, em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

A garantia contratual é mera faculdade do fornecedor, ou seja, não é

obrigatória, podendo este estabelecer prazo de acordo com sua conveniência, a fim de que seus produtos ou serviços possam ter competitividade no mercado, atendendo, portanto, ao princípio da livre iniciativa. Assim se um eletrodoméstico tem a garantia legal de três meses e o fabricante concede

termo de garantia de um ano, a garantia do produto completa um total de um ano e três meses.

Outro tipo de garantia oferecida no comércio de produtos e serviços e

que merece atenção do consumidor no ato da compra é a garantia estendida. Tem sido cada vez mais comum na aquisição de bens duráveis como automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o oferecimento deste tipo de garantia.

Ao realizar o pagamento de determinado valor, o estabelecimento

comercial estende a garantia de fábrica, normalmente de um ano, para dois ou três anos. É uma modalidade de seguro que tem como objetivo fornecer ao consumidor segurado a extensão e/ou complementação da garantia original de fábrica, estabelecida no contrato de compra e venda de bens.

Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Seguros Privados

(CNSP), as lojas estão proibidas de realizar a venda casada de garantia estendida, ou seja, o cliente ao comprar um produto e serviço deve ser comunicado sobre este tipo de garantia, mas não pode ser imposta nem obrigatória.

CONHEÇA 10 DIREITOS DO CONSUMIDOR POUCO DIVULGADOS

É bastante natural que o consumidor se

po até 5 dias após pagamento da dívida;

2. A construtora deve pagar indeniza-

veja em alguma situação onde seus direitos estão

sendo desrespeitados e não saiba como agir. Vale

ção por atraso em obra;

lembrar que, em muitos casos, é possível solucio-

nar essas questões sem precisar da ajuda de ter-

gratuitos;

ceiros, como órgãos de defesa do consumidor e a

própria Justiça.

pra com cartão;

Por conta disto, o site Última Instância

3. Os bancos devem oferecer serviços

direitos do consumidor com o objetivo de ajudá-

lo a se proteger. Vamos a elas:

viços sem custo;

1. O nome do consumidor deve ser lim-

9. Quem compra imóvel não precisa

contratar assessoria; 10. Passagens de ônibus têm validade

de um ano;

5. O consumidor pode desistir de com-

pras feitas pela internet;

8. O consumidor não precisa contratar

seguro de cartão de crédito;

4. Não existe valor mínimo para com-

listou situações que podem suscitar violações aos

volvida em dobro;

Leia mais sobre cada direito acessando

o portal http://ultimainstancia.uol.com.br.

6. O consumidor pode suspender ser7. A cobrança indevida deve ser de-

Com informações: Última Instância


5

JORNAL DA ACIPA

CIDADE

VITRINE LEGAL TEM PREÇO: PROCON-MG INICIA AÇÃO PELA PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas

produtos e serviços ofertados. Às entidades e associações de defesa do con-

Gerais (MPMG), deu início à ação Vitrine Legal, de combate à ausência de

sumidor, será solicitado o auxílio para divulgar o direito do consumidor de

precificação de produtos e serviços, com o slogan “Vitrine legal tem preço!”.

ter acesso aos preços e a obrigação do fornecedor de precificar.

A iniciativa consiste em ações educativas e informativas, bem como no com-

bate à prática infrativa, por meio de fiscalização, com o objetivo de garantir

ticulação de todo o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC),

ao consumidor mineiro o direito básico à informação correta e ostensiva

integrado pelos órgãos de defesa do consumidor municipais e coordenado

sobre os preços dos produtos e serviços ofertados pelos estabelecimentos co-

pelo Procon-MG, e também entre o Sistema e os representantes dos fornece-

merciais.

dores. Segundo o assessor jurídico do Procon-MG Ricardo Amorim, essa

é uma característica fundamental para o sucesso da iniciativa, pois “ideias

O Procon-MG publicará uma Recomendação aos fornecedores do

A ação Vitrine Legal será desenvolvida de forma a promover a ar-

Estado para que adotem as medidas necessárias para garantir esse direito.

brilhantes muitas vezes são perdidas por falta de entrosamento”, diz.

De acordo com o coordenador do Procon-MG, procurador de Justiça Jacson

Campomizzi, apenas a divulgação da Recomendação para os fornecedores já

serão distribuídos materiais in-

irá gerar um efeito positivo para os consumidores mineiros.

formativos para consumidores e

estabelecimentos comerciais.

Além dessa Recomendação, será disponibilizado, aos Procons mu-

Posteriormente, também

nicipais e aos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor, roteiro de atuação, contendo, entre outros materiais, modelos de Recomendação a ser

Com informações: Ministério Pú-

expedida a comerciantes locais, de instauração de procedimento investi-

blico do Estado de Minas Gerais

gatório e de decisão administrativa sancionatória (aplicação de multa).

Será ainda solicitada, às associações e federações de fornecedores, a

constante divulgação da obrigatoriedade de precificar corretamente todos os

Informe Publicitário


6

A C IPA ACO

ACIPA INAUGURA SALA DA DIRETORIA COM A PRESENÇA DE PIMENTA DA VEIGA

Na manhã da segunda-feira (24 de março), o

de Moura, que também é conselheiro da Codemig,

pré-candidato ao cargo de governador de Minas Pi-

destacou a importância da visita do pré-candidato:

menta da Veiga esteve em Pouso Alegre para alguns

“Esta visita mostra a força que o empresário possui

compromissos políticos e partidários. Entre eles, a

frente ao governo.

inauguração da sala presidencial da Acipa e poste-

rior reunião com lideranças da indústria, comércio

da só acontecem com a indústria, o comércio e a

e prestação de serviços de toda a região.

prestação de serviços. Por isso, é tão importante a

união em busca de melhorias e do desenvolvimento”.

Em seu discurso, Pimenta afirmou: “O Bra-

A geração de emprego e a geração de ren-

sil tem que admirar Pouso Alegre, pois tem ousadia

e entusiasmo. Isto também é mérito da Acipa que

geou Pimenta da Veiga com uma placa comemorativa

está sempre em busca de inovação, nos ajudando a

dos 90 anos da instituição.

avançar e contribuir com o desenvolvimento region-

al e também com todo o Estado de Minas”.

de visitas a todos os municípios do Estado, que Pi-

menta pretende cumprir até outubro.

O presidente da Acipa Alexandre Magno

Ao final, Alexandre Magno de Moura, homena-

Em Pouso Alegre, iniciou a extensa agenda

PRESIDENTE E DIRETOR DA ACIPA RECEBEM COMENDA AMBIENTAL

Ascom Acipa Fábio Brandão

O presidente da Acipa, Alexandre Magno de Moura e o diretor da Acipa, prof. dr.

Adilson Ralf Santos receberam, no dia 23 de março (domingo), em São Lourenço, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral, a Medalha das Águas.

Neste ano, a Comenda agraciou cerca de 180 personalidades. Seu objetivo é con-

decorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço, engrandecendo e dignificando o município, o Estado de Minas Gerais e o País.

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM A ACIPA

O Comando do 20º BPM e oficiais das Companhias operacionais

policiamento por ciclopatrulhas também foram destacados pelo 20º BPM.

de Pouso Alegre participaram, na manhã de quarta-feira, dia 2 de abril, de

uma reunião com o presidente da Associação do Comércio e Indústria de

190 se restrinjam às questões eminentemente emergenciais. Discutiu-se a

Pouso Alegre (Acipa). O encontro teve o objetivo de estabelecer parcerias

importância de que registros como perdas ou extravio de documentos, per-

com a entidade na continuidade de algumas estratégias de promoção da

da de telefones e até acidentes de trânsito sem vítima, sejam feitos em locais

segurança e também na adoção de ações que contribuam com atividades da

que a Polícia Militar destina prioritariamente a esses atendimentos. Por

Polícia Militar.

fim, houve a sensibilização para que a comunidade permaneça participa-

tiva com denúncias pelo telefone 181 (Disque Denúncia Unificado - DDU)

O comandante do 20º BPM, Ten. Cel. Gilson, ressaltou a importân-

cia da interação entre a polícia e o setor comercial e industrial, destacando

Também foi dada ênfase à prioridade para que os acionamentos

sobre pessoas em atitudes suspeitas ou que estejam cometendo infrações.

as atividades desenvolvidas no portifólio de serviços da corporação. Foram esclarecidos os detalhes do projeto “Olho Vivo”, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento que, dentro em breve, serão instaladas na área central da cidade, sendo mais uma ferramenta para otimização da segurança às pessoas e ao patrimônio público e privado.

A Acipa se mostrou solidária na difusão entre seus associados das

medidas de autoproteção formuladas pela Polícia Militar e na continuidade do projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”. A realização de operações que garantam a presença constante da polícia nos principais corredores de segurança de Pouso Alegre, as blitz de trânsito, a abordagem a suspeitos e o

Ascom Acipa


ONT E C E

JORNAL DA ACIPA

ACIPA MULHER REALIZA AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER

A Acipa e Acipa Mulher realizaram duas ações em comemoração ao Dia

Momento marcante foi a entrega feita pelas diretoras da Acipa Mulher

Internacional da Mulher. Em parceria com a Polícia Militar e empresas asso-

do troféu “Mulheres Notáveis Waldete Kalil” a três mulheres, Clarisse Maria da

ciadas foram distribuídas rosas, durante a manhã de sábado (8), em três pontos

Silva, Maria Aparecida Dimarzio Faria e Marlene Maria Silva como reconheci-

da cidade. No dia 14 de março, no Buffet Vienna, foi realizado um evento em

mento por serviços prestados à comunidade.

comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a presença de representantes

das empresas associadas.

deceu: “Gostaríamos de agradecer a Acipa e a comissão da Acipa Mulher por

A abertura foi feita pelo presidente da Acipa Alexandre Magno de Mou-

nossa escolha. Aceitamos e recebemos este troféu porque representamos todas

ra que, com palavras de apreço, ressaltou a presença da mulher e seu importante

as mulheres presentes e ausentes, de ontem e de hoje, que talvez anônimas se

papel em todos os momentos da vida de alguém.

tornaram notáveis porque cumpriram uma missão, a começar por Maria de

Nazaré, que simples e escondida, aceitou ser mãe de Jesus e, por isso, ainda hoje

A presidente da Acipa Mulher Cleide de Oliveira Barros agradeceu a

A homenageada Marlene Maria Silva, representando as demais, agra-

presença e acolheu os participantes.

a exaltamos. Minha homenagem também a d. Saide Baruque, mãe da Waldete

Dr. José Dias proferiu a palestra “Subjetividade e Objetividade” e o coral

Kalil que dá nome a este troféu, e à minha mãe que completou 100 anos de vida.

Cantus Lux, da Associação Comercial de Ouro Fino, abrilhantou a noite com

Este troféu é também de todos os homens que acreditam na igualdade de direitos

belas canções e poesias. Muitos brindes foram sorteados.

porque juntos podemos construir um mundo melhor para todos”.

Ascom Acipa

Ascom Acipa

ACIPA E CORPO DE BOMBEIROS PROMOVEM CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO

A Acipa, em parceria com a 3ª CIA de Corpo de Bom-

beiros de Pouso Alegre e o 14º GAC, realizou, na terça-feira (25/03), o 1º Treinamento de Combate a Incêndio. O curso gratuito contou com a presença de 24 colaboradores de empresas associadas, além de integrantes do Exército. Com aula teórica e prática, os participantes aprenderam a combater os princípios de incêndio e o manuseio correto de extintores.

Saiba mais sobre os próximos cursos de Combate

a Incêndio pelo telefone (35) 3449-8920 e no site da Acipa, www.acipa.com.br.

Ascom Acipa


8

JORNAL DA ACIPA

ESPORTES COM APOIO DA ACIPA, AABB FECHA PARCERIA COM ACADEMIA

A equipe de futebol feminino da AABB Pouso Alegre, comandada pelo treinador Clóvis Massafera Pereira, acaba de fechar uma parceria. A partir de agora, as atletas pouso-alegrenses poderão treinar também na Academia Armação Atlética. A novidade, viabilizada pela Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, foi firmada entre o treinador e os proprietários da Academia, Nelson e Ciça Torres. Para Clóvis Massafera Pereira, a parceria vai contribuir muito para o desenvolvimento do time e também do futebol feminino em Pouso Alegre. O treinador destaca o apoio dado pela Acipa, que intermediou a negociação entre o treinador e os empresários: “A princípio, é uma parceria que dará resultados a longo prazo. A Acipa está abrindo portas para a AABB, como agora. É uma semente que estamos plantando juntos para colhermos os frutos lá na frente”. De acordo com o vice-presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Ricardo Puccini, a Acipa está cumprindo com um de seus princípios, que é apoiar pessoas e entidades que levam o nome da cidade. “A equipe de futebol feminino da AABB dá uma repercussão muito grande para Pouso Alegre na região, no Estado e no Brasil, e nada mais justo do que a Acipa ajudar”. Segundo o treinador, a partir da próxima semana, as atletas da AABB Pouso Alegre passarão a treinar três dias na Academia Armação Atlética, além dos treinamen-

tos com bola e amistosos nos finais de semana, como sempre aconteceu nos sete anos de história da equipe de futebol feminino: “Acredito que dessa maneira, com treinos físicos durante a semana, técnicos e táticos nos finais de semana, podemos chegar cada vez mais longe”, acrescentou. Com informações: Esporte Pouso Alegre www.esportepousoalegre.net

Ascom Acipa

POUSO ALEGRE GLADIADORES FECHA PARCERIA COM A ACIPA O Pouso Alegre Gladiadores fechou uma nova parceria para fortalecer o futebol americano na cidade e região. Na última semana, a única equipe da modalidade no Sul de Minas e a Associação do Comercio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) selaram um acordo que visa desenvolver ainda mais a imagem das instituições. E 2014 promete ser um ano de muitas conquistas para os Gladiadores, que vêm conquistando o seu espaço no município. O presidente da Acipa, Alexandre Magno de Moura, recebeu o presidente do Pouso Alegre Gladiadores, Jonathas Silva Coelho, e os demais membros da diretoria e atletas, no salão de reuniões da Associação para registrar esse momento tão significativo. “Sempre acreditei no esporte como meio de transformação dos nossos jovens. Parabéns à diretoria e principalmente aos atletas deste grande time”, disse Alexandre. O Pouso Alegre Gladiadores busca constantemente aumentar sua qualidade técnica dentro dos campos, em conjunto com a sociedade, empresas privadas,

instituições públicas e imprensa. O objetivo é sempre aumentar seu raio de divulgação e estrutura para expandir a modalidade e representar bem o nome de Pouso Alegre e todo Sul de Minas. Atualmente, a equipe está na disputa da Copa São Paulo de Futebol Americano – Série A. Com informações: Esporte Pouso Alegre www.esportepousoalegre.net


9

JORNAL DA ACIPA

PARCEIROS

Espaço institucional da Associação Comercial.

SEST SENAT E ACIPA: SAIBA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA PARCERIA

A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Aci-

O Sest Senat fica localizado na Av. dos Alecrins, n° 1.020,

pa) oferece aos associados e dependentes uma parceria com o Sest

Distrito Industrial Tuany Toledo. Atende pelo telefone: (35) 3422-

Senat de Pouso Alegre.

7313 e fax: (35) 3422-7313.

Para poder usufruir do espaço destinado ao lazer e esporte,

os associados devem retirar na sede da Acipa um formulário e seguir

O Sest Senat

as instruções descritas.

O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional

Com a carteirinha do Sest Senat em mãos, com validade de de Aprendizagem do Transporte (Senat) são entidades civis sem fins

1 ano, é possível utilizar as quadras de futebol de salão, voleibol e

lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do

handball, piscinas para natação e hidroginástica, ginástica localiza- setor de transporte. da e pilates com bola.

Na área social, o Sest Senat é responsável por gerenciar, desen-

O Sest Senat também oferece serviços de saúde. Na área

volver e apoiar programas que prezam pelo bem-estar do trabalhador

médica são as seguintes especialidades: oftalmologia, ginecologia

em áreas como saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Na área

e fisioterapia. Na área odontológica são feitos os procedimento: educacional, o foco se volta a programas de aprendizagem, que inendodontia, prótese, cirurgia, periodontia, ortodontia, preven- cluem preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profisção, diagnóstico, dentística e radiologia. Arquivo Sest Senat

sional. Arquivo Sest Senat

Arquivo Sest Senat

COMO OBTER A CARTERINHA DO SEST SENAT EM PARCERIA COM A ACIPA 1- Retire a ficha na recepção ou no site da Acipa (www.acipa.com.br); 2- Preencha todos os dados solicitados; 3- Entregue a cópia da documentação necessária (CPF, RG, Comprovante de residência, holerite e foto 3X4); 4- Deposite R$ 20,00 (por carteirinha) na conta descrita na ficha. Anexe o comprovante do depósito; 5- Entre uma e duas semanas, retire a carteirinha na sede do Sest Senat.


10

JORNAL DA ACIPA

PRODUTOS E SERVIÇOS NÚCLEOS SETORIAIS: INTEGRAÇÃO DAS EMPRESAS DO MESMO RAMO

O Programa Empreender foi implementado na Acipa em 2010 e con-

Oratória e Fotografia. De acordo com o diretor Anderson da Motta Paes, para

siste em reunir e aproximar negócios e empresas de um mesmo setor. Cada

este ano, o planejamento é focado em cursos e capacitação, feiras e assuntos que

grupo de empresas afins forma um Núcleo Setorial.

podem ajudar as empresas a se fortalecerem e se profissionalizarem ainda mais.

Organizados em núcleos, empresários de um mesmo segmento ou

Em março já foram realizados em parceria com o Sebrae, os cursos de

com objetivos comuns buscam o desenvolvimento e fortalecimento das micro

Gestão Financeira e Atendimento ao Cliente, voltados para empresários e co-

e pequenas empresas, trocam experiências e juntos buscam soluções para de-

laboradores que tenham perfil para o curso. E já estão programados, o curso

teminados problemas.

de Técnicas de Vendas, nos dias 5 a 8 de maio; Gestão de Pessoas e Equipe na

Medida, dos dias 26 a 30 do mesmo mês e Gestão Empresarial Integrada, nos

A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) conta

com cinco Núcleos Setoriais: Imobiliárias (18 empresas), Hotéis (10 empresas),

dias 8 a 11 de setembro.

Restaurantes (13 empresas), Agências de comunicação (7 empresas) e Droga-

rias e farmácias (13 empresas). O atual diretor geral do setor é o empresário

portantes pelo contato com empresas do mesmo ramo do país inteiro. Sendo

Anderson da Motta Paes e tem como consultora Paula Souza.

assim, a próxima missão dos Núcleos Setoriais é conhecer como é o Programa

Empreender em Santa Catarina, além de visitas durante o ano em feiras especí-

Em 2013, os núcleos realizaram ações importantes para o setor e a

comunidade. A fim de resolver problemas e melhorar o fluxo de trabalho das

Segundo o diretor e a consultora, as missões e visitas em feiras são im-

ficas de cada grupo: Equipotel, Fispal, Festap etc.

empresas nucleadas foram feitas ações como: escala de plantão das farmácias; projeto para reformular a Lei Municipal de plantão das drogarias e farmácias; projeto Festival Gastronômico de Pouso Alegre; doação de 5 cadeiras de rodas para o Hospital Samuel Libânio e para dois asilos; jantar no dia do corretor de imóveis; participação no Feirão CEF; missão junto à Rede de Imobiliárias do Sul de Minas –Varginha; participação no II Encim; aplicação de vacinas Influenza A e B, H1N1; coquetel de parceria com a Todeschini; coquetel de confraternização anual dos Núcleos e Portal das Imobiliárias, bem como diversas reuniões com órgãos da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

A capacitação também é foco dos núcleos que, no ano passado, par-

ticiparam dos cursos de Atendimento Humanizado, Leitura CorporaL PNL,

Ascom Acipa

SALAS E AUDITÓRIO ACIPA: ESPAÇOS ADEQUADOS PARA SUA EMPRERESA

O Departamento de Locação de Sa-

AUDITÓRIO: Sede Acipa

las da Associação do Comércio e Indústria de

• Sonorização

Pouso Alegre (Acipa) está estruturado para at-

• Data show

• Sistema de Temperatura do

ender com qualidade e conforto.

Todas as informações sobre os as-

suntos relacionados à locação das salas da entidade podem ser obtidas pelo telefone 34498937, pelo e-mail locacao@acipa.com.br ou

Ambiente

• Salão para Coffee break

• Tratamento acústico

pessoalmente na sede da Acipa.

Atualmente a Acipa possui salas para

SALAS: PA Shopping

locação, com capacidade entre 20 a 110 lugares.

• Data Show

As salas de treinamento ficam localizadas em

• Flip Chart

um moderno espaço, nas dependências da

• Sistema de Temperatura do

entidade. Todos os espaços foram planejados para oferecer ao locatário e seus convidados conforto aliado à tecnologia, a fim de proporcionar altos índices de produtividade. Abaixo

Ascom Acipa

Ambiente

• Tratamento acústico

• Espaço para Coffeebreak

a descrição das instalações e localizações das salas.

Ascom Acipa


11

JORNAL DA ACIPA

SOCIAL

ACIPA E ESPAÇO CRESCER DESENVOLVEM AÇÃO COM EDUCADORES A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e o Espaço Crescer promoveram, no dia 20 de fevereiro, um encontro de conhecimento de si com os educadores da Creche Jesus Maria José, no bairro São Geraldo. O psicólogo Édio Kessler fala como foi a ação realizada com os educadores: “Foi uma tarde linda, de reflexão, de tomada de consciência, de olhar para sua alma e sentir o seu eu verdadeiro, saudável e criativo que habita na sua originalidade. Tirar algumas vendas colocadas ao longo do tempo se torna necessário para que o brilho inteiro volte a se manifestar no olhar, no sorriso, nas palavras e, acima de tudo, nos gestos, na relação com sua equipe de trabalho. Facilitar este processo é uma grata alegria, uma dádiva de vida, pois faço com amor e acredito profundamente neste processo educacional”.

CUIDAR DO EDUCADOR

Sabe-se que a base cultural de um povo é a educação. E educar é saber aflorar, trazer a consciência o que tem de melhor em cada ser humano. E quem faz este processo de nascimento, este elaborar do nascer são os educadores: pais, familiares, professores, mestres, líderes, gestores. Existe um pressuposto básico: só conseguimos acessar nos outros oque temos habilidade em acessar no nosso mundo interior. Por isso, todo educador, antes de ajudar a nascer no outro o que tem de mais belo, uno, verdadeiro – como pensava Platão – precisa encontrar tempo e formas para deixar aflorar o que tem de mais nobre na sua fonte de vida. Os potenciais natos, a sua beleza inteiror, seu brilho de existência, sua alegria de viver plenamente cada momento. Isso cada educador precisa saber fazer e cultivar no seu dia a dia para também poder facilitar este processo com elegância na vida das pessoas com as quais convive. Este processo tem duas vidas básicas: uma é dar tempo ao seu mundo inteiror, escutar sua alma, meditar e acolher o que o mundo intuitivo tem por revelar a cada momento do existir. Para isso é necessário criar a capacidade de ouvir e acolher os movimentos interiores, seus anseios, suas vontades, seus desejos mais profundos. É entender um pouco da mente humana, dos estados emocionais. É acolher a própria história que habita no seu presente e se manifesta por muitas vias. Deixar nascer em cada momento o seu melhor é um processo educacional que cada educador precisa fazer e saber fazer. É uma arte que vale a pensa ser desenvolvida. A outra forma de cuidar do educador é criar momentos coletivos para juntos refletirem o que se tem em comum, como poder fazer isso de uma forma mais sábia e um sendo suporte para

o outro. Fazer isso em grupo é como servir de espelho um para o outro. Pois todos têm muitas potencialidades para serem afloradas, mas nem sempre se reconhece pelas nuvens e fronteiras mentais construídas ao longo dos anos. Quando se inicia este processo do afloramento interior das potencialidades natas, facilmente as pessoas têm medo, têm resistência, pois se acredita que é difícil, que é descobrir o que não se quer saber. Ou talvez o maior medo seja lidar com suas muralhas intelectuais construídas ao longo do tempo para se proteger das feridas emocionais. Melhor não sentir do que sofrer! Esta é uma crença muito comum que se encontra ao lidar com educadores. Pessoa com medo de olhar para sua realidade interior. Porém, ao tirar fronteiras criadas entre a realidade interior e exterior, a intelectual e emocional faz surgir um mundo iluminado, uma mente sábia e brilhante. E aí tudo fica mais lindo de se viver. Saber integrar a educação intelectual e afetiva é o grande segredo no mundo em que vivemos. A educação intelectual está cada vez mais avançada e com sucesso. Porém a emocional ainda deixa a desejar muito e nisso é preciso investir. Temos muitos educadores hiperintelectualizados, mas com uma fragilidade emocional gritante. Saber, além de compreender uma bela teoria, é saborear o belo do viver. É saber integrar a escola dos livros, dos mestres com a escola da vida. Cuidar da saúde emocional dos educadores virou uma necessidade gritante, uma urgência a fim de elevar o nível da educação no país. Ter pessoas altamente intelectualizadas e profundamente equilibradas emocionalmente é o caminho de termos um povo culturalmente mais elevado. Sei que tudo parte das pessoas, e

Ascom Acipa

os educadores são os protagonistas de fazerem nascer sonhos nos seus educandos. E quando os mestres educadores estão bem, fazem o processo educacional com maestria. Por isso, é necessário cuidar dos educadores.

Édio José Kessler Pscicólgo e Filósofo, pós-graduado em terapia de inconsciente, formação de biopsicologia e head trainer em lidereança e estratégia de equipes.

Inscrições: 35-3022.2505/35-9984.5795 norberto@crescerhumano.com.br www.crescerhumano.com.br


EM FOCO

JORNAL DA ACIPA

Na edição passada publicamos uma matéria sobre a Casa Sarkis. Informamos que o Sr. Nascim Sarkis foi também o fundador da tradicional empresa ao lado do irmão Antônio Sarkis. O Sr. Nascim Sarkis é um dos comerciantes mais antigos da cidade de Pouso Alegre

Arquivo Familiar

CNA INGLÊS E ESPANHOL: DUAS UNIDADES EM POUSO ALEGRE

Com a primeira unidade da franquia CNA

Heitor Roberto de Oliveira Júnior fala sobre

equivale ao FCE. Para saber mais sobre os cursos,

aberta há 12 anos no bairro Foch, os empresários

os diferenciais da CNA. “A metodologia e a abor-

exames e outros assuntos entre em contato com a

Heitor Roberto de Oliveira Júnior e Marcelo dos San-

dagem comunicativa hoje fazem toda a diferença,

CNA mais perto de você. No bairro Foch, a CNA fica

tos inauguraram em julho de 2013, uma unidade no

ou seja, nós utilizamos as quatro habilidades para o

na Av. Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, 1653 e, no

centro de Pouso Alegre. Com cerca de 650 alunos em

aprendizado: ouvir, falar, ler e escrever e tudo isso em

centro, na Rua João Basílio, 218.

suas duas unidades, na escola são oferecidos os cursos

inglês. Nós não trabalhamos

de inglês para crianças de 3 anos até os preparatórios

com o português nem no ma-

para certificação internacional, bem como, o curso

terial didático nem em sala,

de espanhol dos 11 anos até o nível adulto, também

nem com tradução,”

para a certificação.

Com mais de 1,000 metros quadrado, a CNA

CNA trabalham com o siste-

no centro possui nove salas de aula, salas especiais

ma de intercâmbio para todas

para adolescentes, crianças, cadeirantes e toda escola

as idades e diferentes períodos

foi projetada para acessibilidade com convívio aberto,

de tempo. Além disso, a CNA

laboratório de multimídia, espaço para adolescentes

é centro aplicador do exame

com vídeo game,ou seja, um espaço diferenciado para

internacional Elsa da Câmara

aprendizagem.

Comercial de Londres, que

As duas unidades do

Ascom Acipa

BELLA SPA URBANO ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO Ascom Acipa

Há dois anos no mercado de Pouso Alegre,

o Bella Spa Urbarno está em novo endereço, com a praticidade de estacionamento, salas mais confortáveis e amplo espaço para proporcionar aos clientes serviços de qualidade. Com o objetivo de facilitar

a vida, a empresária Gislayne Helena

especial para formandas e para quem deseja relaxar.

decidiu investir no empreendimento.

Há pacotes especiais com vários tipos de massa-

“Achei que Pouso Alegre precisava de

gem, limpeza de pele tratamento faciais e corporais,

um espaço como este. É mais fácil você

manicures e cabelos. “Às vezes, você está no dia a dia,

unir vários serviços em um mesmo lo-

estressada, e resolve tirar um dia para cuidar de si.

cal; é mais cômodo”, ressalta.

Então, você pode vir relaxar, se arrumar e sair daqui

O Bella Spa Urbano oferece salão com-

nova”, destaca a proprietária.

pleto, todos os serviços de cabeleireiros,

manicure e maquiagem; depilação;

renciais do Bella Spa Urbano: “Nosso espaço é con-

podóloga; fisioterapeuta; fisiodermato;

fortável, com atendimento personalizado, serviços

nutricionista; massoterapeuta; estética e

e profissionais de qualidade e com preço acessível.

pilates em horários diferenciados. Sem-

Também são oferecidos horários diferenciados, me-

pre com atendimento diferenciado, a

diante agendamento, para melhor atender os clien-

Gislayne Helena destaca os principais dife-

empresa tem um público masculino expressivo que

tes”.

tem procurado o pilates, a massagem e também uma

turma de crianças que estão nas aulas de pilates.

Dr. Raimundo Alves Chaves, número 7, na lateral da

Av. Vicente Simoes e atende pelo telefone 3423-5679.

Além disso, é oferecido o dia da noivas, dia

O novo endereço do Bella Spa Urbano é: Rua


Jornal Acipa 015