Revista ACINFAZ - Edição 97 (junho/2016)

Page 27

CAPA | Junho de 2016 | Revista ACINFAZ

Marcos Aquino e Ana Aquino Lavanderia Toque D’Água

Alcione de Oliveira e Franciele de Oliveira Fazengás “Com a mudança do clima, aumenta o consumo de gás”, é o que afirma Franciele de Oliveira, proprietária da Fazengás, distribuidora de gás e bebidas. A empresária comenta que o aumento foi de 20% nas vendas e atribui isso ao fato das pessoas fazerem programas mais caseiros quando esfria, seja comendo, confraternizando ou cozinhando alimentos e preparando bebidas quentes. “No frio, a cozinha fica mais visitada, pois a toda hora dá vontade de preparar algo quentinho e gostoso para se aquecer”, comenta. Outra tendência é que o banho de quem possui chuveiro a gás fique mais demorado quando esfria. Um ponto destacado por Franciele é o aumento do consumo de gás em restaurantes e panificadoras, que também atendem o público que aprecia programas gastronômicos nas baixas temperaturas.

O número de atendimentos cresce na Lavanderia Toque D’Água quando chega o frio. Ana Aquino, sócia-proprietária da empresa, conta que no momento em que as pessoas precisam tirar a roupa quente do armário e deixar limpos grandes volumes é que a lavanderia entra em cena. “Quando começa a esfriar, mais ou menos em abril e maio, as pessoas já trazem para nós os casacos, cobertores e edredons que ficam guardados durante o verão”, explica. Para a Toque D’Água, o clima acaba sendo fator decisivo para a prestação dos serviços. Nos meses de setembro e outubro, a empresária diz que o movimento começa a cair. é em dezembro que o trabalho aumenta, pois, segundo Ana, as pessoas querem lavar os tapetes, as cortinas, entre outros itens, para receber as visitas de fim de ano ou para deixar a casa arrumada para o ano seguinte.

gabriel Pelanda Supermercado Central “A mudança é bem acentuada. Muda bastante o perfil de compra conforme o clima ou a estação”. A fala de Gabriel Pelanda, do Supermercado Central, mostra que até mercados, que tem grande variedade de produtos, precisam se adaptar ao clima para atender as necessidades e vontades de sua clientela. Segundo o empresário, em épocas de altas temperaturas, alguns dos alimentos e bebidas que mais saem das gôndolas são refrigerante, suco, cerveja, água, frutas e verduras refrescantes (abacaxi, melancia e laranja, por exemplo). “Já no frio, as pessoas buscam alimentos mais robustos”, diz. Entre os alimentos do inverno, destacam-se café, chá, macarrão, biscoito, batata, etc.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.