Page 1

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

1

Imagem ilustrativa


2

Palavra do Presidente

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

O BRASIL E AS CRISES Historicamente, o Brasil é um país que inexplicavelmente (para os leigos) tem passado nos últimos anos por curtos períodos de desenvolvimento e longos de crises. Os cidadãos que têm mais de 50 anos presenciaram a crise do final do governo militar. Em seguida, os períodos dos congelamentos, quando a estabilidade econômica não durava mais que doze meses. O país vivia aos “trancos e barrancos”, baixo crescimento, altas taxas de desemprego e inflação desenfreada chegando a 80% ao mês.

DIRETORIA Presidente Ferdinando Ércoli Vice-presidente / Administrativo João Antonio Munaro Vice-presidente / Marketing Gibson Class

Em 1990, chegou o “salvador da pátria”: Fernando Collor de Mello. Nesse período, os já “quarentões” presenciaram uma das maiores crises. Recessão, desemprego, corrupção e, novamente, inflação alta. Por fim, deu no que deu: a cassação do presidente.

Vice-presidente / Secretaria Beatriz Oliveira Alquino Vice-presidente / Finanças João Valdir Falat Vice-presidente / Jurídico Douglas Bittencourt Lopes da Silva

Depois, chegou a propalada Era FHC, período de ajuste da economia, estabilidade da moeda, privatizações dos bens do estado, inflação controlada, mas baixo crescimento e alta taxa de desemprego. Apesar de uma estabilidade econômica, convivemos novamente com um longo período de recessão.

Vice-presidente / Relações Públicas Gastão Fabiano Gonchorovski

EXPEDIENTE Coordenação Giulianno Andrade Gomes Jornalista Alessandra Belini (registro n° 9345/PR)

Chegaram os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma, que foram, inicialmente,

Fotos Maicon Lima Alessandra Belini

Ferdinando Ércoli

Revisão Giulianno Andrade Gomes Maicon Lima Alessandra Belini Distribuição Marcos Francisco Vicente Junior Maicon Lima Tiragem 2.000 exemplares Periodicidade Mensal

FALE COM A REDAÇÃO ACINFAZ

Rua Cesar Carelli, nº 90, 2º andar Pioneiros–Fazenda Rio Grande/PR CEP: 83833-054 Telefone: (41) 3627-1958 E-mail: jornal@acinfaz.com.br Site: www.acinfaz.com.br Acinfaz Fazenda Rio Grande

Porém, continuo insistindo na mesma tecla de que o país é muito grande e com carências de todo gênero e naturezas. Portanto, não pode e nem deve parar. Logo que passar essa turbulência e a equipe econômica estiver segura de seus planos e objetivos, os investidores e o empresariado voltarão a acreditar no mercado e a investir. Tenhamos mais três meses de paciência que tudo se normalizará.

Editorial

Caminho certo! Falar de família e ao mesmo tempo da empresa foi uma tarefa muito bem aceita pela nossa equipe no momento que decidimos produzir a pauta principal dessa edição. Foi algo que trouxe satisfação, pois sempre soubemos das empresas compostas por familiares entre nossos associados e isso nos gerava admiração. Contatamos nossos associados e abrirmos espaço para alguns relatarem suas vivências no dia-a-dia nas empresas, onde mães trabalham junto dos seus filhos. Isso tudo fizemos com base na proximidade com o Dia das Mães e também no clima que vivemos devido a campanha Sorte Grande Dia das Mães 2015. Permanecemos com nossas entrevistas, que visam apresentar e dar visibilidade aos associados e empreendedores da cidade. Continuamos com nossas reuniões, sendo que este mês reunimos industriais para tratar sobre o péssimo fornecimento de energia elétrica no município. Organizamos reuniões das

nossas câmaras setoriais, tanto dos contabilistas como dos gestores de RH. E a novidade que chegou na última edição foi o retorno da sessão Onde Está o Casorte?, que está sendo desenhado em um novo formato pelo ilustrador Lucio. Assim como o jogo, o cartunista produziu uma charge de humor. Isso tudo tem trazido satisfação para nós, pois essas ações estão dentro dos nossos objetivos. Mas o mais satisfatório de tudo foi o retorno de nossos associados quanto ao nosso erro cometido na página 15 da edição passada do Jornal ACINFAZ. Isso é sinal de que nosso informativo está sendo lido e empresários estão mantendo contato conosco. É triste pelo fato de termos errado, mas ficamos felizes pelo fato de recebermos esse feedback. Agradecemos a todos que nos informaram do equívoco e pedimos que continuem em contato conosco, pois somente assim conseguiremos, cada vez mais, estar no caminho certo. Boa leitura e bons negócios.

Os artigos assinados e o conteúdo publicitário não são de responsabilidade e nem representam necessariamente a opinião da ACINFAZ.

Entendo que ficamos mal acostumado com esse razoável período de estabilidade e crescimento econômico e nos esquecemos facilmente do passado. Entendo também que toda essa situação de desconfiança, da retração do comércio e da indústria, está diretamente ligada aos escândalos de corrupção da Petrobrás e do Governo Estadual, deixando o empresariado e o investidor preocupados e com os pés atrás.

Presidente da ACINFAZ

Design e diagramação Maicon Lima Comercial Marcos Francisco Vicente Junior Giulianno Andrade Gomes

recebidos com restrição e preocupação do empresariado, culminando com a disparada do preço do dólar, chegando ao valor de R$ 4,50. Entretanto, com habilidade da equipe econômica, o dólar chegou ao patamar de quase um por um. Pudemos constatar o maior período de estabilidade, crescimento, baixa inflação, alto emprego da massa trabalhadora, elevação da renda do brasileiro, aumento do turismo interno, etc.

Giulianno Andrade Gomes Gerente da ACINFAZ


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

3


4

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Sumário

errata Na matéria “ACINFAZ: O início de tudo”, página 15, edição 82 (março/2015), escrevemos o nome do ex-presidente da ACINFAZ, João Antonio Munaro, quando deveríamos ter mencionado o nome do atual, Ferdinando Ércoli. Munaro foi presidente da entidade de 2010 a 2014. A atual presidência, sob o comando de Ferdinando, tem o mandato de 2014 até 2016.

CAPA ACONTECEU

24

06

ANTES E DEPOIS

09

FEITO AQUI

12

VOCÊ SABIA?

16

FAZENDA EM FOTO

21

ONDE ESTÁ O CASORTE?

28

CURIOSIDADES

42

Novos Associados CANTINHO DO QUEIJO RUA MANOEL CLAUDINO BARBOSA, 1494 PIONEIROS - FAZENDA RIO GRANDE 3627-2156

TRANS ROCHA ESTRADA PRINCIPAL, S/N DIAMANTE - MANDIRITUBA 9632-4855

ELIZANE BOUTIQUE JOÃO BARBOSA MENDES, 160 CENTRO - MANDIRITUBA 3626-1897

RADIO TAXI 2000 RUA GUATEMALA, 854 EUCALIPTOS - FAZENDA RIO GRANDE 3608-2000

ESPAÇO DA MODA RUA FRANCISCO CLAUDINO DOS SANTOS, 541 - IGUAÇU - FAZENDA RIO GRANDE 3604-7187

ESPAÇO ROSA AVENIDA BRASIL, 2118 NAÇÕES - FAZENDA RIO GRANDE 9838-1544

BELLA MIX TRAVESSA JAPÃO, 245 NAÇÕES - FAZENDA RIO GRANDE 3627-5111

SETFRAME AGÊNCIA E PRODUTORA RUA CASTANHEIRA, 465 EUCALIPTOS - FAZENDA RIO GRANDE 3053-1786

SUPERMERCADO IRMÃOS ANDRADE RUA OTÁVIO DE JESUS BISCAIA, 193 MANDIRITUBA 3626-2080

ARTE METAL RUA RIO SÃO FRANCISCO, 408 IGUAÇU - FAZENDA RIO GRANDE 9663-9041

GDA FUNILARIA AVENIDA POLÔNIA, 962 NAÇÕES - FAZENDA RIO GRANDE 3604-6597

RIMASOM EVENTOS RUA LIMEIRA, 324 EUCALIPTOS - FAZENDA RIO GRANDE 3627-0481


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

5


6

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Aconteceu

Brinde no jantar beneficente em prol do Hospital Erasto Gaertner. Na foto: O presidente Ferdinando Ércoli, da ACINFAZ, e as integrantes do Conselho da Mulher Empresária e Executiva – CMEE: Beatriz Alquino, Erika Mendes, Adenice Lopes (presidente do CMEE), Delmira Ramos e Isabel Carelli.

Colaboradores da ACINFAZ visitaram a Fazenda Experimental Gralha Azul, da PUC-PR, em Fazenda Rio Grande. Na foto: Jhonatan Bocutti e Karen Kock Fernandes de Souza (PUC); Giulianno Gomes, Luana Zuclinski, Ale Belini, Maicon Lima (ACINFAZ).

A diretoria da ACINFAZ prestigiou a inauguração da loja Alquino, especializada em produtos ortopédicos, médicos e hospitalares, em Fazenda Rio Grande. Na foto: Gastão Gonchorovski, vice-presidente de Relações Públicas, e Ferdinando Ércoli, presidente da ACINFAZ; os empresários Beatriz Alquino, proprietária da nova loja, e Conrado Carelli, integrante do Conselho dos Ex-presidentes da ACINFAZ.

A colaboradora Luana Zuclinski, da ACINFAZ, fez aniversário. Parabéns!

Reunião da Câmara Temática de Gestão de Pessoas, do programa Câmaras Setoriais da ACINFAZ. Foi mediada por Gustavo Alves, supervisor da ACINFAZ, e contou com a presença de representantes dos departamentos de Recursos Humanos das seguintes empresas: Antex, Isringhausen, FRG Metalúrgica, Sumitomo, Faz RH, Ciabrink e da Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande, a reunião da Câmara Setorial de Contadores, do programa Câmaras Setoriais da ACINFAZ, que serve para reunir profissionais a fim de debater assuntos comuns e soluções para o seu ramo de atuação.

A presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva (CMEE) da ACINFAZ entrega o cheque simbólico, que representa doação de R$ 8 mil, a Jacir Mendes, do setor de Captação de Recursos do Hospital Erasto Gaertner.

O fisioterapeuta Rodrigo Ferreira da Rosa, da Fisiofaz, visitou a ACINFAZ e conversou com o gerente da entidade, Giulianno Gomes.

7

Giulianno Gomes, gerente da ACINFAZ, reunido com Zeus Rodrigues (Zeus Comunicação) e Dionisio Campos (Wibix Comunicação Criativa).

Reunião entre o Conselho da Mulher e a presidência da ACINFAZ. Na foto: Gastão Gonchorovski (vice-presidente de Relações Públicas da ACINFAZ), Ferdinando Ércoli (presidente da ACINFAZ), Delmira Ramos (conselheira do CMEE) e Adenice Lopes (presidente do CMEE).

Colaboradores da Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande em reunião com equipe da ACINFAZ. Na foto: Anna Paula Marcondes, Ana Paula Strujak, Gustavo Alves, Josemar Mascarenhas Floriano e Giulianno Gomes


8

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Solidariedade

Conselho da Mulher faz doação ao Erasto Gaertner O valor foi arrecadado em um jantar comemorativo e entregue ao hospital que é referência no tratamento de câncer O jantar beneficente em comemoração ao mês da mulher foi um sucesso de público e de arrecadação. O Conselho da Mulher Empresária e Executiva (CMEE) da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) promoveu o evento a fim de arrecadar valores em prol do Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer no Paraná.

Ramos e Isabel Carelli, do CMEE, foram as responsáveis pela entrega do dinheiro. Elas demonstraram-se felizes e satisfeitas com a ação f i l a nt r ó p i c a e d i s s e r a m q u e pretendem realizar mais eventos solidários em prol dos que precisam. O presidente da ACINFAZ, Ferdinando Ércoli, e Gastão Gonchorovski, vicepresidente de Relações Públicas da entidade, acompanharam o ato.

Mais de 200 mulheres prestigiaram o jantar e diversos patrocinadores contribuíram com essa organização. Nã o foi s ó a apr o v aç ã o da s participantes que foi conquistada pelo CMEE, mas também a quantia de 8 mil reais, livre de despesas, para cumprir com o objetivo central da ideia: ajudar o próximo.

O jantar das mulheres

Jacir Mendes e Carlos Rober to Schuster, do Setor de Captação de Recursos do Hospital Erasto Gaertner, estiveram em Fazenda Rio Grande para receber o valor doado, no dia 30 de março. Eles contaram sobre as dificuldades enfrentadas para manter toda a estrutura do hospital, mas afirmaram que as doações são importantes e muito bem-vindas. Comentaram ainda que muitas pessoas gostam de contribuir. A presidente Adenice Lopes de Barros e as conselheiras Delmira

CMEE entrega doação para representantes do Erasto Gaertner

O evento beneficente foi realizado na Churrascaria 22, no dia 18 de março, e contou com a presença de mulheres de Fazenda Rio Grande, entre profissionais e empresárias de destaque do município. Pessoas que superaram o câncer foram homenageadas e a empresária Marcia Arruda, que foi vitimizada pela doença e faleceu em novembro do ano passado, recebeu homenagens da família, de amigas e de colegas empreendedoras que acompanharam sua trajetória de vida. Além do jantar, entre as atrações do evento aconteceram desfiles de roupas, acessórios e calçados, organizados por lojistas da cidade. Também houve sorteio de inúmeros brindes doados por empresas e lojas gerenciadas por e para mulheres.

Jantar beneficente

PATROCINADORES O CMEE faz um agradecimento especial aos patrocinadores do evento: AW Imóveis, Blue Clinic - Serviços Odontológicos e Médicos, Blue Tour Viagens, Boza Supermercados, Chocolates Brasil Cacau, Calce Leve, Costa Mix, Faz Cont, Gióca, J.A. Munaro Empreendimentos, Milani Autopeças, Odontologia - Dra. Renata, RM Imóveis, TR Produções, Churrascaria 22, Crystal Modas, Programa Nossa Cidade, VS Shoes, Crystal Biju, Excelência em Embalagens, Flora Entre Verdes, Pink Biju, Marli Modas, Kara d’ Moça e RP Promoções e Eventos.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Nesta seção, mostramos o desenvolvimento de Fazenda Rio Grande através de um comparativo entre fotos antigas e recentes.

2004

A Rua César Carelli é uma das principais vias de Fazenda Rio Grande. Retratada a partir de seu mais famoso ângulo, do alto do Edifício Comercial Cordilheira, a rua representa o desenvolvimento pelo qual o município tem passado ao longo dos anos.

2015

9


10

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Fazenda Rio Grande tem programa Jovem Aprendiz A parceria entre SENAI e Município tem o objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho. A maior dificuldade encontrada atualmente é a escassez de contratações

Emily, do SENAI, e Cristiane, do CIP

Muitos não sabem, mas o município de Fazenda Rio Grande, há quatro anos, tem parceria com o SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial). Desde 2011, sete turmas já participaram do curso de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial, do projeto Aprendiz, que é voltado para jovens de 14 a 24 anos e tem duração de um ano e meio. As aulas acontecem no Centro de Iniciação Profissional (CIP), sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho. O curso e o projeto Aprendiz são coordenados por Cristiane Maria Oliveira Chaves, que comenta sobre a principal dificuldade enfrentada atualmente: o número de contratações de aprendizes é insuficiente no município. A coordenadora conta que é preciso que o aluno passe pela prática profissional para a total conclusão do curso. Emily

Talita da Silva, orientadora pedagógica do SENAI, esclarece que a contratação é um compromisso que deve ser cumprido, legalmente, por algumas empresas. Cristiane explica que o curso pode ser feito por alunos de qualquer classe social, desde que se insiram nos devidos critérios para integrar a turma. Segundo ela, os jovens chegam ao CIP com a expectativa da chance de entrar em uma grande empresa para trabalhar, já que essa é a proposta fundamental do projeto Aprendiz. Quando essa expectativa não é correspondida, os estudantes acabam desistindo das aulas. Agora, a ideia é conscientizar e sensibilizar o empresariado fazendense, a fim de que seja estimulada a contratação, primeiramente, de jovens

de Fazenda Rio Grande, para que seja reduzido o número de desistências do curso. Cristiane Chaves comenta que a prioridade é o encaminhamento dos alunos para a indústria, mas a escassez de vagas fez com que a Secretaria de Trabalho encaminhasse jovens para atuar também no comércio. Cerca de 16 jovens estão disponíveis para entrevistas atualmente, e três deles são maiores de idade. A próxima nova turma está com formação prevista para julho. Cristiane e Emily se prontificam a visitar e apresentar o programa Aprendiz para as empresas que tiverem interesse em incluir esses jovens em seu quadro. A coordenador a do projeto no município disponibiliza o telefone do CIP para esclarecimentos de dúvidas e informações: (41) 3604-0504.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

11


12

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Feito Aqui é a seção do Jornal ACINFAZ que apresenta produtos fabricados por empresas instaladas no município de Fazenda Rio Grande. n° 3

O par afuso representado na imagem é um dos 120 mil itens já produzidos pela Metalúrgica FRG. É um parafuso T, de cabeça retangular com trava, fabricado dentro da norma Internacional DIN 188. É utilizado frequentemente em equipamentos para torrefação e moagem de café, onde não é possível fazer sustentação ou fixação com chave. A fábrica está instalada em Fazenda Rio Grande, desde o princípio do Parque Industrial, e produz parafusos e peças especiais, em diversas medidas, tamanhos e materiais (ferro, aço, inox), para vários segmentos, como o ferroviário, de energia eólica, entre outros. SAIBA MAIS SOBRE A FRG Metalúrgica:

www.metalurgicafrg.com.br (41)

3608-1359


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

13


14

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Visita

PUC-PR tem unidade experimental em Fazenda Rio Grande Fazenda Experimental Gralha Azul possui uma natureza rica e está em uma grande área, localizada bem perto do centro Fazenda Rio Grande é um jovem município cheio de histórias para contar e belezas para mostrar. Há quem não perceba a quantidade de informações, curiosidades e impor tância que a cidade apresenta, mas Fazenda é a casa de diversas fábricas importantes, possui uma economia em franco desenvolvimento e, não é de hoje, vem sendo escolhida por renomados grupos empresariais para se tornar uma extensão de seus negócios. É o caso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que mantém no município, desde 1998, a Fazenda Experimental Gralha Azul. Trata-se de um ambiente universitário, voltado para ensino e pesquisa, que comporta salas de aula em meio a uma extensa área verde (835 hectares) localizada a apenas cerca de dois quilômetros da área central da cidade. A Fazenda da PUC atende os

cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Agronomia. Os universitários participam de aulas teóricas e práticas nas unidades de apoio que existem no local como, por exemplo, a Unidade Hospitalar de Animais de Fazenda, que atende animais próprios e de pecuaristas e fazendeiros da região. Os atendimentos a animais pequenos (cães e gatos) são abertos à comunidade a valores simbólicos, para suprir, apenas, custos básicos. Além do hospital veterinário, a infraestrutura da Fazenda Experimental Gralha Azul conta também com Usina de Óleos, Unidade de Gr ãos, E stação Climatológica, Produção Animal e Vegetal, e Atividades Florestais (mais de metade da propriedade é abrangida por floresta). Também tem restaur ante, salões de eventos e auditório para 250 pessoas.

Sede administrativa da Fazenda Experimental da PUC em Fazenda Rio Grande

A ACINFAZ agradece aos colaboradores da Fazenda Experimental Gralha Azul pela receptividade. Especialmente, ao Jhonatan Bocutti, do setor administrativo, à Karen Kock Fernandes de Souza, professora do curso de Engenharia Florestal, e ao Cadu, da Unidade Hospitalar de Animais de Fazenda. SERVIÇO Fazenda Experimental Gralha Azul (PUC) Telefone: (41) 3604-3945 E-mail: fazenda.gralhaazul@pucpr.br Endereço: Avenida Venezuela, nº 1956 - Fazenda Rio Grande

Lago da entrada da Fazenda Experimental Gralha Azul

15


16

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Você Sabia?

A editoria Você Sabia? traz aos leitores do Jornal ACINFAZ informações sobre os que dão nome às ruas do bairro Pioneiros, em Fazenda Rio Grande. Essas pessoas foram algumas das responsáveis pela construção do município quando este ainda não havia sido emancipado politicamente.

Rua: Benito Antonio Baldan

Rua Benito Antonio Baldan, localizada no bairro Pioneiros

Quem foi Benito Antonio Baldan? Benito Antonio Baldan foi empresário e nasceu na região onde atualmente é o bairro Gralha Azul, em Fazenda Rio Grande, quando o município ainda pertencia a São José dos Pinhais. Teve forte atuação política e o interesse pelas questões da cidade herdou de seu pai, Benjamim Claudino Barbosa, que foi o vigésimo prefeito de São

José. Junto dos irmãos, Reinaldo e Silvano, Benito contratou professora para dar aula às crianças da localidade em um tempo no qual o acesso à educação era difícil. Também participou de todo o processo de pavimentação da principal rodovia do país, a BR-116 - que passa por Fazenda Rio Grande - nos anos de 1956, 57 e 58.

Profissão: Empresário nos ramos de olaria, serraria e materiais de construção. Data de nascimento: 28/01/1937 Data de falecimento: 18/10/1994 Informações: Família Baldan (Antonio Siderlei, Amauri e Andressa)

Benito A nt

onio B alda

n

Se você tem informações, parentesco ou conheceu algum dos pioneiros que dão nome às ruas, envie um e-mail para jornal@acinfaz.com.br e nos conte a sua história.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

17


18

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Desenvolvimento

Associação Rádio Táxi Fazenda Rio Grande quer mais proximidade do poder público municipal Fazenda Rio Grande se desenvolve rapidamente, a cada dia mais pessoas escolhem a cidade como sua morada, empresas se instalam e uma nova construção é finalizada. O aumento no número de habitantes superou o previsto há tempos atrás e por causa disso muitos prestadores de serviço não tiveram a possibilidade de se adaptar à nova realidade. É o caso da Associação Rádio Táxi de Fazenda Rio Grande, que existe há 20 anos no município. Atualmente, a frota conta com 17 carros para atender cerca de 120 mil habitantes. Apesar do aumento previsto para breve (serão 30 veículos, ao todo), durante anos a falta de táxis e estrutura para os mesmos têm sido motivo de preocupação. Segundo João Paulo Chrispim, secretário, e Derci Ribeiro, tesoureiro, da referida Associação, a lei que regulamenta as normas para o exercício da atividade (nº 952/13), além de não ser completa, não é cumprida integralmente. “A legislação de Curitiba é um exemplo. Podíamos tomar como base para a adequação

da nossa”, sugerem. Os representantes dizem que existe uma série de prérequisitos para que novos carros sejam incluídos na frota, mas, mesmo assim existe a atividade clandestina na cidade. “Nós não somos contra a chegada de novos taxistas, mas a lei deve ser cumprida e válida para todos. É preciso legalizar a nossa atividade”, explica Derci, afirmando que os profissionais que cumprem as normas se sentem prejudicados. Atualmente, uma das grandes necessidades da classe é o correto estabelecimento de pontos de parada para o embarque e desembarque de passageiros. Diversas outras questões precisam ser melhoradas, de acordo com os integrantes da Associação Radio Táxi. O principal anseio deles hoje é a aproximação entre a classe e o poder público municipal, a fim de que todas as questões referentes a profissão e sua regulamentação sejam debatidas em conjunto. Para eles, a abertura ao diálogo é fundamental para que todos sejam beneficiados: tanto os taxistas como a população fazendense.

Derci, tesoureiro, e João Paulo, secretário da Associação Rádio Táxi

SERVIÇO Rádio Táxi Fazenda Rio Grande Telefone: (41) 3608-2000 Endereço: Rua Guatemala, nº 854 – Nações – Fazenda Rio Grande


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

19


20

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015


Foto: Maicon Lima

Região do bairro Eucaliptos onde se concentra um grande número de empresas, que transformam a localidade em um importante polo econômico de Fazenda Rio Grande. Estão evidenciados na foto o CAIC, uma das escolas mais antigas do município, e o encontro da Avenida Brasil com a Rua Jacarandá.

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

21


22

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Galeria Capacita Atendimento ao Cliente Professor Marinho

Técnicas em Vendas Professora Milca Stoyanou

Confira as fotos dos últimos cursos realizados pelo programa ACINFAZ Capacita. O de Atendimento ao Cliente aconteceu de 17 a 19 de março e foi ministrado pelo professor Marinho. O de Técnicas em Vendas contou com a instrutora Milca Stoyanou e foi realizado de 6 a 8 de abril.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

23


24

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Mães e filhos Mães empresárias contam como é trabalhar ao lado dos filhos que escolheram seguir seus passos

Imagem ilustrativa

A mãe moderna é exemplo no que se refere ao desenvolvimento de múltiplas funções simultaneamente. Antigamente, o papel feminino se resumia, basicamente, em cuidar da casa, do esposo e dos filhos. Lavar, passar e alimentar a família eram atividades comuns entre a maioria das mulheres, as “rainhas do lar”. Não que ainda não seja, mas a contemporaneidade chegou e as características e atribuições da mãe atual são outras. Agora, ao invés de apenas trabalhar em prol dos filhos, essas mulheres atuam junto deles. No Brasil, inúmeras empresas nascem no meio doméstico. Dados estatísticos do IBGE apontam que mais de 90% das empresas do país são familiares, o que possibilita que crianças se desenvolvam no ambiente corporativo, atuem no ramo dos pais e deem continuidade aos negócios da família.

Buscando abordar de forma diferenciada o estilo de vida das mães empresárias, indo além de temas batidos ou tradicionais - como as tarefas e compromissos rotineiros desenvolvidos de forma quase heroica - o Jornal ACINFAZ foi conversar com mães e filhos que têm e trabalham juntos em empresas familiares. A partir do bate-papo feito com as empreendedoras que viram os herdeiros assumirem posições em suas empresas, foi possível comprovar que dá sim para conciliar trabalho e família. Essa combinação pode proporcionar aos filhos o amadurecimento saudável ao lado das mães e, a elas, fugindo à regra da maioria das famílias, a chance de ter por perto suas eternas crianças, que são, certamente, motivo de orgulho para essas mulheres.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

25

Conheça as histórias de mães e filhos que trabalham juntos em suas empresas familiares: MARIA LUCELIA PELANDA - Contabilidade Pelanda

Geovani, Lucelia, Monique e Guilherme

A contadora e empresária Lucelia Pelanda é mãe de três filhos e tem todos eles atuando junto dela, na Contabilidade Pelanda. Monique, a mais velha, tem 23 anos, e integra o departamento contábil da empresa. Ela é técnica da área e termina a faculdade de Direito neste ano. O filho do meio, Guilherme, 19 anos, cursa Ciências Contábeis. Ele trabalha no mesmo departamento da irmã e também atua no departamento fiscal. Geovani é o caçula e começou a trabalhar neste ano, como auxiliar de escritório. Aos 16 anos, o mais novo é estudante do ensino médio e pensa em seguir no ramo contábil quando for maior. A empresária fala que deu certo incentivo para que os filhos atuassem em sua área: “eu incentivei pelo aprendizado, mas eles sempre estarão livres para seguirem a carreira que escolherem”. Ela conta que o ambiente é favorável para eles aprenderem a profissão na prática e revela que os três conseguem diferenciar muito bem os papéis da mãe e da chefe. Lucelia é bem presente na vida dos filhos e adora trabalhar com as suas “crianças”. “É um grande prazer ter os filhos por perto. Todos os dias eu penso: que coisa maravilhosa!”, alegra-se a mãe.

BEATRIZ MIANES CARRÉR - Carrér Agrícola Há 28 anos, Beatriz fundou a Carrér Agrícola junto de Francisco Carrér, seu esposo. A empresa familiar se desenvolveu em Curitiba e, junto dela, os filhos do casal. Jean e Francieli cresceram no ambiente empresarial, do qual passaram a fazer parte profissionalmente na idade adulta. A filha trabalhou na Carrér durante 7 anos, mas decidiu interromper para se dedicar à maternidade. Jean tem 26 anos e conta que no começo não tinha interesse em se envolver nas atividades da Carrér, mas mudou de ideia com o passar do tempo. Beatriz conta que o filho cuida do departamento financeiro: “Ele faz cálculos bem rápido”, fala a mãe, orgulhosa. Todos os dias, mãe e filho tomam o café da manhã juntos e, mesmo sabendo separar bem as questões familiares das empresariais, Beatriz fala que a relação entre os dois é de muito carinho: “O Jean é muito carinhoso, sempre me beija e abraça no nosso dia-a-dia”. Para ela, trabalhar com Jean traz segurança. “Eu gosto de acompanhar o crescimento e a desenvoltura dele. Me sinto feliz com ele aqui e espero que ele seja muito feliz também”, declara a empresária.

Beatriz e Jean

ROSEMARY GAI - Embalare Embalagens Exclusivas

Rosemary e Bruno

Rosemary Gai, da empresa Embalare Embalagens Exclusivas, antes de entrar para o setor industrial era comerciante. Desde que os filhos mais velhos eram crianças, tinham o contato com o espaço empresarial. Quando se separou, Rose sentiu a necessidade de deixar os negócios nas mãos dos rapazes. “Hoje, eles tocam a empresa e eu os auxilio”, fala a mãe. Bruno Camargo, 29 anos, é designer e diretor da Embalare. É ele quem cuida de todas as questões da fábrica. Vinícius, filho do meio, tem 28 anos e é Engenheiro Ambiental. A mãe comenta que ele tem o seu negócio, mas também atua na empresa. O pequeno Giovanni, de 07 anos, está seguindo os passos da família: “Ele quer trabalhar. Gosta de ficar no meio dos funcionários e de se envolver nos assuntos da empresa”, conta sorrindo. Bruno fala que Rose sempre deu muita autonomia para os três irmãos. “Preparei eles para o mundo. Eu sempre confiei no desprendimento dos meus filhos e hoje me sinto orgulhosa”, conclui a empresária.

JUSSARA RIEKE - Contabilidade Santa Helena “Desde novinhos, fora do horário da escola, eles já ficavam aqui no escritório”, recorda a contadora Jussara Rieke, ao mencionar a participação dos filhos na rotina da Contabilidade Santa Helena, de Mandirituba. Ela é mãe da administradora Carolina Posnik dos Santos, de 36 anos, e do também contador Leonardo Posnik, 32. A empresa é tradicional, tem 50 anos de história e é bastante familiar. Jussara deu continuidade aos negócios de seu pai e sente imensa alegria por saber que os dois filhos seguem os seus passos e que darão continuidade a toda essa trajetória. A empresária conta que os três netos - duas meninas, filhas de Carolina, e um menino, filho de Leonardo - já convivem com ela no escritório e são bastante familiarizados com o ambiente. Para Jussara, ter os filhos atuando ao seu lado é motivo de satisfação e orgulho. “Eu me sinto orgulhosa! É muito bom ver as minhas crianças levando o meu ideal, trabalhando honestamente e de forma ética, eu fico muito feliz”, comemora a mãe.

Caroline, Jussara e Leonardo


26

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Entrevista

Atraídos pelo desenvolvimento

Equipe da Obs. Decor. Da esquerda para a direita: Simone Yanaga, Suelen e Daniela (vendedoras), e Regina Yanaga

Em 2007, teve início a história da Obs. Decor. No começo, foi fundado um escritório que presta serviços de design de interiores residenciais e corporativos, o Studio Obs., voltado para clientes de Curitiba, região metropolitana e outras cidades do Paraná. Foi em 2012 que

os sócios Regina, Wesley e Simone abriram a loja Obs. Decor. Há um ano, nasceu a filial de Fazenda Rio Grande, no Castello Center Shopping. Atualmente, devido a necessidade de maior espaço, a Obs. está no bairro Pioneiros. A empresa chegou na cidade atraída pelo forte

desenvolvimento pelo qual Fazenda passado. Grande parte da clientela é formada através de indicações de outros clientes e de parceiros, como arquitetos, marceneiros e lojas de móveis. Quem concedeu essa entrevista foi Regina Yanaga, sócia-proprietária da empresa.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Jornal ACINFAZ – Como começou a história da Obs. Decor? Regina Yanaga – Em 2007, começamos com o escritório de arquitetura e design, a Studio Obs. Na época, já atendíamos o público de Curitiba e região metropolitana e a loja foi aberta para atender as necessidades dos clientes. Na finalização do projeto, além dos móveis, eles precisavam da decoração complementar, tais como cortinas, papéis de parede e decoração em geral. Então, há três anos, abrimos a loja em Curitiba. Há um ano estamos em Fazenda Rio Grande para atender essa demanda. Jornal ACINFAZ – Por que a empresa tem esse nome? Regina Yanaga - “Obs.” é a abreviatura de “observação”. Esse nome surgiu de um brainstorming feito na faculdade, em um trabalho para o qual abrimos uma empresa fictícia. Quando abrimos a empresa de verdade, utilizamos o nome. Nós trabalhamos muito com a observação do ambiente, então esse nome ficou bacana, pois é o estudo de tudo que está envolvido no mesmo. Chão, teto, parede, pessoas, etc. Além disso, “Obs.” É um nome que está em todo lugar, o que torna fácil a lembrança. Jornal ACINFAZ – Quem são os proprietários da empresa?

Regina Yanaga é do interior do Paraná e diz que sente grande identificação com Fazenda Rio Grande. Para ela, um dos fatores decisivos para se tornar empresária fazendense, além do potencial econômico, foi a proximidade com os clientes e pessoas da região: “Venho atender clientes de Fazenda, Mandirituba e Quitandinha há mais de cinco anos. Portanto, tenho acompanhado o crescimento dessas cidades. Vim com a minha equipe para essa região não apenas pelo potencial econômico, mas pela proximidade que tenho com as pessoas. Cresci no interior

27

Regina Yanaga – Eu tenho um sócio que está desde o início comigo no escritório, o Wesley Braz, amigo da faculdade. A minha irmã, Simone Yanaga, também está conosco atualmente.

Fazenda já tem potencial para atender esse pessoal das adjacências. Isso é bom para nós, podemos mostrar para as pessoas daqui que esse comércio existe e que não é mais necessário ir para Curitiba.

Jornal ACINFAZ – Qual é a sua formação?

Jornal ACINFAZ – Qual é o principal produto ou serviço que a filial de Fazenda Rio Grande oferece?

Regina Yanaga – Sou designer, formada em Desenho Industrial – Projeto e Produto, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e fiz também Tecnologia em Móveis. A Simone é engenheira civil e o Wesley designer, assim como toda a nossa equipe lá de Curitiba. Todos temos uma formação acadêmica, para podermos ter experiência e capacidade de passar isso para o cliente. A gente não vende apenas o produto, mas também a consultoria.

Regina Yanaga – O carro-chefe aqui são os papéis de parede e as persianas. Como nós temos a outra loja, há volume de compra e podemos oferecer um preço acessível. É lógico que a gente quer oferecer qualidade e bom preço, assim conseguimos ser competitivos. Outro forte é a venda de tecidos e cortinas.

Jornal ACINFAZ – Por que a Obs. Decor foi aberta em Fazenda Rio Grande?

Jornal ACINFAZ – Como foi esse primeiro ano de empresa em Fazenda?

Regina Yanaga – Estamos aqui há um ano. Vimos o crescimento da cidade e eu acompanhei toda a transformação da rodovia (BR-116). Quando eu ia atender clientes em Mandirituba, tinha que passar por aqui, ficava parada na pista, mas sabendo que era para melhorias. Eu vejo que a Fazenda cresceu, empresas âncoras de Curitiba vieram para cá, valorizando cada vez mais a cidade. Moradores de Mandirituba e Quitandinha já vêm para a Fazenda em busca de serviços, e não mais para a capital, como era antes.

Regina Yanaga – Eu tinha contato com clientes. Agora, tenho amizade e contato profissional com empresários. Em termos de crescimento comercial, nós já vimos as transformações aqui dentro de Fazenda. Acho que conseguimos ganhar o nosso espaço e esse era o principal objetivo. Estamos felizes e temos perspectivas maior es. Quer emos cooper ar com as empresas da região, indicando e trabalhando junto de outros empresários daqui.

do Paraná, depois vim para Curitiba fazer faculdade. Então, confesso que me identifiquei muito com a Fazenda pelo aspecto provinciano e, por mais que a cidade tenha crescido, vejo que não perdeu as raízes. Considero esse aspecto muito importante porque isso está dentro de cada um, independente das transformações do ambiente. Obrigada aos amigos, clientes e empresários que me acolheram. E gostaria que soubessem que estou muito feliz de poder participar da vida de vocês. Só não vim morar aqui porque tenho negócios em Curitiba, caso contrário, já teria vindo pra cá de mala, cuia, sushi e sashimi.”

Fachada da Obs. Decor

SERVIÇO Obs. Decor Telefone: (41) 3070-0700 Endereço: Avenida Paraná, nº 1376 Pioneiros – Fazenda Rio Grande


28

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Olá, pessoal! Estamos a todo vapor com a campanha Sorte Grande Dia das Mães 2015! Eu participo das carreatas promocionais e estava em cima do caminhão, mas caí e acabei me perdendo. Você consegue me encontrar? Eu carrego agora uma mochila vermelha com a inicial do meu nome. Preciso que me ajude a encontrá-la também!

29


30

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Mobilidade Urbana

ACINFAZ propõe sugestões no Plano de Mobilidade de Fazenda Rio Grande

Prefeito Márcio Wozniack e representantes da ACINFAZ: vice-presidente de Relações Públicas Gastão Gonchorovski, presidente Ferdinando Ércoli e o gerente Giulianno Gomes

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) reuniram-se com o prefeito Márcio Wozniack para entregar a pauta de reivindicações e propostas sobre a mobilidade urbana do município. O presidente Ferdinando Ércoli, o vice-presidente de Relações Públicas Gastão Gonchorovski e o gerente Giulianno Gomes estiveram na prefeitura, no dia 27 de março, para protocolar o documento final. O texto foi preparado pela Associação Comercial a partir de sugestões elaboradas por representantes

da sociedade civil organizada e também autoridades locais e estaduais, que compareceram à reunião sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana promovida pela ACINFAZ, em 06 de março. As principais propostas apresentadas para integrar o Plano de Mobilidade Urbana de Fazenda Rio Grande referem-se ao alargamento de importantes vias do município, ligações interbairros, trincheiras e elevados, otimização do transporte coletivo, acessibilidade, entre outros temas de grande relevância.

O documento pode ser acessado pelo link goo.gl/ oAtxX9 ou através de um leitor QR Code (para ser visualizado em smartphone):


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

31


32

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Reconhecimento

Empresário fazendense ganha prêmio de inovação e criatividade Bruno Camargo, da empresa Embalare, foi o vencedor do Prêmio Inovação 2015, com a criação de uma caixa de madeira paletizada, dobrável e reutilizável. A premiação é promovida por uma das maiores feiras do setor moveleiro no mundo

Bruno Camargo, empresário fazendense

Que o empresariado de Fazenda Rio Grande vive um momento de ascensão, já não é novidade para ninguém. Não é de hoje que organizações de relevante importância vêm compondo esse cenário, valorizando a economia local e levando o nome do município aos quatro cantos do país e também ao exterior. No mês de março, o jovem industrial Bruno Camargo, diretor executivo da empresa fazendense Embalare Embalagens Exclusivas, recebeu o Prêmio Inovação 2015, na categoria Profissional, em reconhecimento à criação da caixa de madeira paletizada, dobrável e reutilizável. Trata-se de um produto funcional e sustentável, que foi desenvolvido para a Renault do Brasil a fim de otimizar o acondicionamento, transporte e armazenamento de peças da montadora. A premiação é promovida a cada dois anos pela FIMMA Brasil (Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira). É realizada pela Associação das

Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e considerada uma das seis maiores feiras do setor no mundo. A última edição foi realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves-RS. Bruno é designer, formado pela PUC-PR e pósgraduado em Embalagem na UTFPR. Tem 29 anos e conta que a oportunidade de desenhar o produto para a Renault surgiu por meio de indicações, visto a sua reconhecida experiência no segmento e facilidade no desenvolvimento de soluções inovadoras. Segundo ele, a montadora necessitava de uma solução prática para facilitar a rotina industrial. Antes do empresário, outras três empresas renomadas já haviam apresentado propostas, mas o projeto de Bruno foi o escolhido pela multinacional, com a qual Camargo mantém estreita relação. A caixa de madeira substitui a de papelão ou serve como estrutura para a mesma. Por ser bastante estável, oferece segurança na sobreposição,

possibilitando atingir uma altura aproximada de oito metros, maximizando o aproveitamento vertical do estoque industrial. Uma caixa montada ocupa o espaço de cinco caixas dobradas empilhadas, facilitando, desta forma, o armazenamento do próprio produto quando este não estiver em uso. O Prêmio Inovação não foi o primeiro conquistado por Bruno Camargo e sua empresa. Em 2013, a Embalare Embalagens Exclusivas recebeu outro prêmio da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), com este mesmo produto, na categoria Sustentabilidade. A fabricante concorreu com marcas conceituadas no mercado nacional como, por exemplo, as gigantes Natura, Coca-Cola, Nestlé, entre outras. SERVIÇO Embalare Embalagens Exclusivas Telefone: (41) 3604-6236 Endereço: Avenida das Indústrias n° 800 Bloco B - Fazenda Rio Grande Site: www.embalare.com.br


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

33

Sorte Grande

Campanha Sorte Grande está nas ruas O sorteio acontece em 15 de maio e tem como prêmios um carro zero e dez vales-compras A campanha Sor te Grande Dia das Mães 2015 está com tudo. Desde a segunda semana de abril, as empresas participantes estão distribuindo cupons aos seus clientes, a cada R$ 50,00 em compras. Nesta edição, serão sorteados um carro Up! zero quilômetro e dez valescompras no valor individual de R$ 500,00. No começo de abril, a A ssociação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) deu início às carreatas de divulgação da promoção de Dia das Mães. Aos sábados, até o que antecede o sorteio, colaboradores da ACINFAZ passarão pelas ruas do município, junto do mascote Casorte, expondo o prêmio principal aos fazendenses. As lojas que aderiram à campanha Sorte Grande Dia das Mães já estão identificadas com cartazes, mobiles e urna, e os funcionários estão vestindo as camisetas promocionais. Os cupons distribuídos devem ter, obrigatoriamente,

o carimbo da empresa participante. O sorteio O sorteio do veículo e dos vales-compras será realizado no dia 15 de maio, sextafeira, às 15 horas, no salão de eventos da Igreja São Gabriel, no bairro Pioneiros. Primeiramente, serão sorteados os dez vales e, logo após, o carro Up!, totalizando onze sorteios. P ar a ter dir eito aos pr êmios , o responsável pelo preenchimento do cupom deve completar todos os campos disponí veis no mesmo e também responder corretamente a pergunta: “Qual é a associação que promove o desenvolvimento local?”. O regulamento completo e qualquer infor maç ão adicional p o dem s er encontrados no hotsite da campanha Sor te Gr ande Dia das Mães 2015: www.campanhasortegrande.com.

lojas participantes: ADM Móveis André Supermercado Auto Escola Milênio Auto Peças 3 Irmãos AW Imóveis Amor e Magia Telemensagem Bella Mix Bellas Artes Bio Vida Farmácia de Manipulação Boza Supermercados Calce Leve Cantinho do Queijo Caramuru Carrér Irrigação Casa Changai Castello Center Shopping Certitel Chamego Modas Classe A Comunicação Visual Clínica Tavares Colortiz Confecções Maia CW Cursos Despachante Claudino Despachante Fazenda

Despachante Isabel D’Rose Magazine Ednelly Corporation Edu’s Hair Eletromais Eletrorastro Ellos Centro Automotivo Ematil Materiais de Construção Empório da Gulla Espicenter Eva Modas Facep Cursos e Profissões Fama Calçados Farmácias Danicamp Faz Bombas Faz Cont Contabilidade Fazenda Ferragens Fazendão Materiais de Construção Franju Modas Geração Motos Gold Carros Grafi Brilho Gráfica Teramo GSA Confecções Hiperfarma Pioneiros

Imóveis Milênio Inovine Ivan Auto Peças J.A Munaro Empreendimentos J.J Materiais de Construção JF calhas Kompleta Calçados L&A Sound Latec Refrigeração Loja Graciosa Lojas Dibacenter Lojas Machado Lojas Millenium Maria Bela Mariléo Modas Maxi Temper MD Gráfica e Informática Mercado Gonçalves Milacar Miranda Materiais Elétricos Moda Para Todos Net Modas Nota Musical O Boticário Panificadora Super Pão

Panificadora Zanini Pedrosa Supermercados Pneufaz Posto Didio Posto Wandscheer Proteção Materiais de Construção Recanto Supermercado Renova Auto Center Rincão Material de Construção RM Imóveis RP Auto Center Santa Rosa Segurança Eletrônica Santos Materiais de Construção São Lourenço Supermercados Supermercado Brasil Supermercado Central Supermercado Espigão Supermercado Gabi Supermercado Mai Supermercado Mandirituba Supermercado Paulista Universo Presentes Vest Mais Vitória Modas Zé Branco


34

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Inauguração

Sinônimo de pioneirismo A empresária Beatriz Alquino lança mais um empreendimento em Fazenda Rio Grande, cidade onde iniciou a sua trajetória profissional

Beatriz Alquino, empresária

Foi inaugurada a primeira loja especializada em produtos ortopédicos, médicos e hospitalares de Fazenda Rio Grande. A empresa vem para atender uma necessidade de mercado, já que no município ainda não existia nada parecido, segundo a fisioterapeuta e empresária Beatriz Alquino, proprietária do lançamento.

necessitava ir até Capital Paranaense para adquirir esses tipos de produtos. “Agora, com a loja na cidade, as pessoas não precisam mais ir para Curitiba. Além de ser uma facilidade, me sinto feliz por estar contribuindo com o desenvolvimento econômico da cidade ao abrir mais essa empresa”, alegra-se Beatriz.

Aberta em uma região privilegiada da cidade, a nova loja conta com cerca de 5 mil itens, que vão de produtos pós-cirúrgicos até a linha fitness, alguns para venda e outros para locação, dependendo da necessidade do cliente. Beatriz conta que já disponibilizava em sua clínica de fisioterapia – homônima à loja – artigos ortopédicos e afins. Com o passar dos anos e crescimento municipal, surgiu a necessidade de ampliar o negócio.

Em breve, Beatriz Alquino trará um diferencial para esse novo empreendimento. Além da recém-inaugurada loja física, a fisioterapeuta disponibilizará todos os produtos para venda em ambiente virtual, aproveitando a tendência de lojas online, que cresce a cada ano.

A empresária diz que este segmento estava carente em Fazenda Rio Grande e a população

Beatriz Alquino: empresária pioneira A fisioterapeuta Beatriz Alquino abriu seu primeiro consultório em 1991, no município de Fazenda Rio Grande. Enfrentou um princípio desafiador, mas as recompensas vieram com

o passar dos anos, através de muito trabalho e dedicação. Desde que está na cidade, ao longo de sua trajetória como cidadã e empreendedora, Alquino atuou profissionalmente na APAE de Fazenda Rio Grande, prestou atendimento gratuito a idosos, abriu a filial da Clínica de Fisioterapia Alquino, o primeiro estacionamento da cidade e, agora, tem a loja de produtos ortopédicos em sede independente. Além disso, Beatriz é integrante do Conselho da Mulher Empresária e Executiva (CMEE) da ACINFAZ. SERVIÇO Loja Alquino Telefone: (41) 3070-1569 Endereço: Rua Manoel Claudino Barbosa, n° 1518 Pioneiros - Fazenda Rio Grande Site: www.clinicaalquino.com.br


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

35


36

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Energia

Empresas de Fazenda Rio Grande reclamam do fornecimento de energia elétrica

Reunião abordou assuntos sobre problemas na rede elétrica


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Empresas de Fazenda Rio Grande vêm sofrendo constantemente com quedas e oscilações de energia elétrica na região. O problema já é antigo e, em função disso, a pedido dos representantes de indústrias do município, a Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) organizou uma reunião com o intuito de debater, planejar e elaborar uma pauta de reivindicações, solicitando melhorias nos ser viços prestado pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL). A reunião foi realizada no primeiro dia de abril e conduzida por Gastão Gonchorovski, vice-presidente de Relações Públicas da ACINFAZ. Inúmeros problemas relacionados ao tema foram relatados pelos presentes. Por causa das constantes quedas de energia não programadas (sem aviso prévio), a produção e o maquinário dos fabricantes, p o r e xe m p l o , s ã o e x t r e m a m e nte prejudicados pelos apagões. Isso gera desordem e, até mesmo, estagnação nas rotinas fabris, além de danos a equipamentos e também prejuízos financeiros. Até Fazenda Rio Grande sai perdendo. A chegada ou a estabilidade de empresas na cidade movimentam a economia, geram empregos e trazem uma série de outros benefícios. Fatores como a má prestação de serviços de energia elétrica na localidade podem ser influenciadores e, inclusive, decisivos no que se refere à permanência de indústrias no município. Segundo os representantes das empresas que estiveram na reunião, inúmeras reclamações formais foram protocoladas na COPEL para que o problema seja resolvido, mas nenhuma providência foi tomada. Eles contam que a concessionária não se posiciona sobre o assunto e que, quando há retornos, afirma estar cumprindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Outra queixa unânime referente aos desligamentos programados, é a comunicação ruim entre a Companhia e os clientes, pois, em muitos casos, as informações e notificações não chegam ao conhecimento das empresas.

Após as explanações, a ACINFAZ se prontificou a receber de cada representante um ofício com informações de consumo e impactos gerados pela falta de energia. Após isso, será elaborado e encaminhado documento formal à COPEL, contendo os ofícios anexos a uma única pauta de reivindicações. Simultaneamente, a Associação Comercial também se comprometeu a solicitar à diretoria da Companhia Paranaense de Energia uma conversa pessoal, a fim de conhecer os projetos e cobrar soluções. Sabendo que o problema não atinge apenas a área industrial de Fazenda Rio Grande, a ACINFAZ se dispõe a ouvir e receber relatos de demais empresas que sofrem com as constantes quedas de energia ocorridas na cidade. Esses episódios afetam não só a indústria, mas também os setores de comércio e de prestação de serviços. O evento reuniu 22 pessoas, incluindo o presidente Ferdinando Ércoli e quatro ex-presidentes da ACINFAZ: Amarildo Boiko; João Antonio Munaro; Antonio Sider lei Baldan e Gastão Fabiano Gonchorovski. Ao todo, catorze empresas foram representadas na reunião: SNR; Plastilit; KYB Mando; Isringhausen; Antex; Ciabrink; Metalúrgica Expoente; Eurovetro; Embalare; Cobércoli; Methal Company; Indusmetal; Imbrasfama; Vetorlog e J. A. Munaro Incorporadora. Apesar de ter sido solicitado por empreendimentos da área industrial da cidade, executivos de outras localidades e segmentos também par ticiparam do encontro, a fim de contribuir com o debate. A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande é reconhecida legalmente como uma entidade municipal de utilidade pública e tem o fundamental papel de manter a expressiva representatividade que tem na cidade, atendendo às solicitações de empresários de todos os setores. O presidente Ferdinando Ércoli ressaltou que é função da instituição defender os interesses do empresariado local e que a “casa está de portas abertas para as empresas do município”.

Empresários relataram os problemas durante a reunião

Debate sobre o fornecimento de energia elétrica

Presidente Ferdinando Ércoli faz uso da palavra durante a reunião

37


38

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Novidade

Mauro e Delmira Ramos com os colaboradores Marcos e Eduardo

Funcionalidade, sofisticação e tecnologia A empresa J. Mauro Engenharia está de olho nas tendências. Recentemente, passou a realizar também projetos de interiores


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Arquitetura, construções e reformas são alguns dos serviços prestados pela J. Mauro Engenharia, desde 1999, quando foi fundada. Sob o comando do casal José Mauro e Delmira Ramos, a empresa passou a oferecer recentemente um novo tipo de serviço: o projeto de interiores. Essa novidade vem para atender clientes que buscam orientação ou conforto na hora de executarem os seus planos. Segundo os proprietários, com o passar dos anos e conclusão de inúmeros projetos, foi possível perceber que alguns clientes sentiam a necessidade de organizar internamente suas residências ou espaços empresariais, em conformidade com a estrutura do imóvel construído ou reformado. Delmira conta que muitos não têm ideias ou criatividade para preencher os ambientes, então, a fim de atender esse público, a J. Mauro passou a oferecer também os projetos de interiores. Todas as propostas são criadas com base no estilo de vida do cliente e de sua família ou, no caso de empreendimentos, de acordo com o ramo de atuação. O casal explica que é feito um estudo detalhado para que a proposta se enquadre naquilo que o consumidor deseja, levando em conta peculiaridades que darão exclusividade e farão toda a diferença no momento de idealizar qualquer projeto.

Todas as propostas são criadas com base no estilo de vida do cliente e de sua família ou, no caso de empreendimentos, de acordo com o ramo de atuação.

A J. Mauro cria desenhos 3D para apresentar aos clientes que contratam seus serviços. A proprietária diz que cada um pode escolher um só tipo de trabalho ou reunir todos os que a empresa oferece, seja para uma simples reforma ou empreendimentos arquitetônicos de grande porte. Delmira e Mauro buscam sempre oferecer novidades e tecnologia na prestação de seus serviços. Com a atual tendência de imóveis cada vez menores, a J. Mauro Engenharia foca em fazer com que os espaços sejam mais aproveitados, explorando ao máximo o layout da construção, unindo conforto, praticidade e sofisticação.

Projeto de interiores

SERVIÇO J. Mauro Engenharia Telefone: (41) 3608-1255 Endereço: Rua França, nº 175 – Eucaliptos – Fazenda Rio Grande Site: www.jmauro.eng.br Projeto residencial desenvolvido pela J. Mauro Engenharia

39


40

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Saúde

Problema de coluna e dor? Saiba que você não é o único. As dores na coluna acometem cerca de 80% da população mundial e, de acordo com o IBGE, é a segunda causa de afastamento do trabalho e a terceira causa de aposentadoria precoce Quem nunca teve problemas com dores na coluna? É difícil encontrar alguém que possa afirmar que não tenha sofrido e a verdade é que nunca se sofreu tanto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofre, já sofreu ou ainda vai sofrer de dores na coluna e esta é uma das principais causa de faltas no trabalho e responsável por grande parte das aposentadorias precoces, além de interferir diretamente na qualidade de vida. O sedentarismo e os maus hábitos são os grandes responsáveis pela “epidemia” que aumenta a cada ano e acomete pessoas de todas as idades. São cerca de 5,4 milhões de brasileiros com hérnia de disco, mas pesquisas revelam que em somente 10% dos casos é necessária intervenção cirúrgica. Existe um método não cirúrgico que une técnicas já consagradas ao uso de macas

importadas, que realizam o alinhamento e a descompressão da coluna vertebral. Foi desenvolvido nos Estados Unidos, apresenta cerca de 88% de sucesso e se destaca no tratamento efetivo das hérnias de disco, protrusões, processos degenerativos, dores nas costas, dor em pernas ou braços, cabeça e pescoço. Não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades, pois realizando as sessões programadas ele retomará a sua qualidade de vida e exercerá suas funções normalmente. O tratamento atua diretamente no problema, proporcionando ótimos resultados nas primeiras sessões. Geralmente, os pacientes que procuram tratamento para dores na coluna perguntam se o problema começou antes da dor e a resposta é sim. Os desalinhamentos e os maus hábitos começam a causar prejuízos muito antes do incômodo ser sentido e é por isso que a prevenção é tão importante.

Rodrigo Ferreira da Rosa (fisioterapeuta) FISIOFAZ - UNIDADE DA COLUNA Avenida Brasil, nº 2605 – Nações – Fazenda Rio Grande Contato (WhatsApp) – (41) 9749-8888 www.unidadedacoluna.com.br


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

41


42

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

Curiosidades Hipopotomonstroesquipedeliofobia A hipopotomonstroesquipedeliofobia é simplesmente o medo de palavras longas (como o próprio nome da fobia). Pessoas com esse tipo de medo têm, no fundo, receio de passar ridículo ao pronunciar palavras difíceis e desconhecidas.

Acabar em Pizza Invenção da motocicleta A motocicleta foi inventada por um francês e um norte-americano, no ano de 1869. Mas é bom deixar claro que o que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram, na verdade, foi apenas uma bicicleta equipada com um motor a vapor. A motocicleta com motor a combustão foi inventada em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler com ajuda de um sujeito chamado Wilhelm Maybach. Se você achou os nomes familiares, vai um lembrete: Daimler e Maybach são os fundadores da Mercedes-Benz.

A Mitsubishi é um dos maiores conglomerados empresariais do mundo, com ramificações em diversas áreas e com uma infindável variedade de produtos: eletrônicos, câmeras fotográficas (através da marca Nikon) automóveis, celulose e papel, produtos metalúrgicos, serviços bancários, entre outros. O conglomerado é formado por – acredite se quiser – 500 empresas.

Células-tronco As células-tronco são capazes de autorenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização. Basicamente, as células-tronco podem se duplicar, gerando outras iguais, ou ainda se transformar em outros tipos de células.

Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza“, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido. O termo surgiu no futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, depois de 14 horas seguidas, estavam com muita fome. Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chopp e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente esqueceram o assunto, foram para casa e a paz reinou. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal Gazeta Esportiva, publicou a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante, a expressão pegou.


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

43

Tomate Você sabia que o tomate é uma fruta? Pois é, pouca gente sabe, mas a verdade é que, além de ser fruto, o tomate é nativo da América. Ele era desconhecido dos europeus antes da chegada de Colombo. Outros alimentos desconhecidos no velho continente antes de 1492: a batata, o chocolate, o abacate, o abacaxi, o pimentão, a abóbora, o milho…

HISTÓRIA DE SUCESSO Robinson Shiba

China in Box

Chuva de arroz O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. Conta-se que um poderoso mandarim fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz, considerado simbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.

Minâncora O exótico nome de um dos fármacos mais tradicionais do Brasil, a pomada Minâncora, criada em 1913, nada mais é que uma combinação de substantivos. Ele une Minerva, a deusa grega da sabedoria, à palavra âncora, uma alusão à decisão do inventor do produto, o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves, de permanecer no Brasil.

Alumínio A produção de alumínio exige o consumo de uma elevada quantidade de energia elétrica. O consumo de energia representa aproximadamente 30% do custo da produção de alumínio primário. É o principal insumo da produção. A indústria do alumínio é responsável por 6,4% do total de energia elétrica consumida no país, incluindo a proveniente de autogeração. O consumo mundial de latinhas de alumínio é da ordem de 270 bilhões de latas, sendo que o primeiro posto de consumidores é ocupado pelos americanos, com 100 bilhões de latas por ano, seguido pelo Japão, com 30 bilhões, e o Brasil em terceiro posto, com cerca de 22 bilhões de latinhas, mas com um alto índice de reciclagem mundial, acima de 95% da produção.

Foi entre lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos que o empreendedor brasileiro Robinson Shiba encontrou uma verdadeira mina de ouro. Mistur ando ingredientes importantes como criatividade, inovação, qualidade, empenho e foco, ele trouxe à vida a China in Box, empresa hoje reconhecida mundialmente e com modelo de negócios copiado por diversas outras empresas. Hoje, a China in Box é a maior rede de fast food chinesa do Brasil, com mais de 150 lojas espalhadas em diversas localidades em todo o território nacional.

Mas para isso acontecer a c apacidade de percepç ão de Robin s on Shib a foi o seu diferencial. Enquanto trabalhava nos Estados Unidos, ele se dedicou a aprender todos os procedimentos que achou interessante, desde a administração de cozinha, processos de entrega, produção e tudo o que estava relacionado ao projeto que ele modelava em sua mente. Após isso o que ele precisava fazer era colocar em prática com melhorias dos processos que ele percebeu falhas. Aproveitando então de uma necessidade do mercado, comida chinesa, fez do China in Box esse grande sucesso.

Resposta Casorte


44

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

ACESSÓRIOS PARA SERRALHERIA

AUTO ESCOLA MILÊNIO............................................................. 3627-9358

ARIARTE ESTRUTURAS................................................................3627-1272

AUTO ESCOLA ESTRELA GUIA.................................................... 3627-2030

BUBA AÇO.....................................................................................3608-1103

AUTO ESCOLA METROPOLITANA...............................................3626-2616

MULTI SHOPPING.........................................................................9915-4462

AUTO ESCOLA AMARAL...............................................................3627-0517

CASA CHANGAI.............................................................................3627-2400

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS

comércio de utilidades

L.C. TRUCK CENTER ...................................................................3604-3009

auto peças

BETO EQUIPAMENTOS.................................................................3604-4652

AUTO PEÇAS APLA ..................................................................... 3604-6056

LUGAR CARRO’S...........................................................................3070-4745

ELETROTAC TACÓGRAFOS...........................................................3642-6347

ALTO GIRO MOTO PEÇAS.............................................................3604-8004

AUTO PEÇAS TRÊS IRMÃOS........................................................3627-1794

comércio varejista

SRX AUTO PEÇAS..........................................................................3348-4060

TERRA BRINQUEDOS...................................................................3060-4655

EDSON JOSÉ DE OLIVEIRA..........................................................3060-5570

MILANI AUTO PEÇAS....................................................................3608-1975

AMADOR SILVA ADV. E CONSULTORIA........................................3627-2321

J.C. SANTOS...................................................................................3604-5208

comércio de ferro e aço

SÉRGIO MASANOBU NAKATAN...................................................3668-7300

AUTO PEÇAS ZÉ BRANCO.............................................................3627-1440

SÃO BENEDITO.............................................................................8826-5050

FELIPE ANGHINONI GRAZZIOTIN...............................................3627-2271

AUTO PEÇAS VOGUE.....................................................................3604-6710

DOUGLAS BITTENCOURT............................................................3627-1027

ALÍPIO COM. DE PEÇAS...............................................................3627-0002

comunicação visual

FABIO LUÍS DE RAMOS................;................................................3070-1001

AUTO PEÇAS IVAN........................................................................3627-4296

CLASSE A......................................................................................3604-3176

LOURENÇO E SANTANA ADVOGADOS........................................3627-7023

AUTO PEÇAS MAGALHÃES..........................................................3604-3279

TOLDOS CHIBILIS..........................................................................3604-2971

AUTO PEÇAS MILACAR ................................................................3604-7777

VOLLIGHT COMUNICAÇÃO VISUAL..............................................3608-3247

AUTO PEÇAS E SOM DE PAULO.....................................................3626-1484

PIZZMIDIA.....................................................................................4063-6360

MÍDIA CLASS.................................................................................3604-5223

ADVOCACIA

AGÊNCIA DE EMPREGOS

FAZ RH..........................................................................................3627-6656

banco

AGÊNCIA DE VIAGEM

comércio de automóveis

SICOOB SUL..................................................................................3627-7000

comunicação - jornal

MW TOUR......................................................................................3608-1470

BANCO DO BRASIL.......................................................................3608-7300

JORNAL A SEMANA......................................................................3627-1997

ANGÉLICA DOS SANTOS...............................................................3608-1267

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL......................................................3388-5700

JORNAL O REPÓRTER..................................................................3060-6863

RKBC TURISMO............................................................................3022-4184

banco de dados

ALIMENTOS

CIBI SPECIALLY.............................................................................3627-2044

CONCRETOS E ARGAMASSAS

BCI GERENCIAMENTO DE RISCO................................................3022-1002

BASEFORT ARGAMASSAS E CONCRETOS..................................3604-5184

AZUL ARGAMASSAS E CONCRETOS...........................................3604-9099

ANDRÉIA MORAES DATOVO..........................................................9960-5802

calçados

EMPÓRIO DA GULLA.....................................................................3627-5310

VS SHOES......................................................................................3060-6685

condomínio comercial

CALCEAKI CALÇADOS - ARAUCÁRIA..........................................3642-1622

EDIFÍCIO COMERCIAL CORDILHEIRA..........................................3627-4527

AR-CONDICIONADO

ANDARAKI CALÇADOS.................................................................3322-5991

CONDOMÍNIO TERMINAL DE F.R.G.............................................3627-9284

ARTH BOX....................................................................................3060-0060

CALCELEVE CALÇADOS...............................................................3604-5297

MID.COM CALÇADOS....................................................................3608-3433

ARGAMASSAS E CONCRETOS

cartório

VITÓRIA MODAS DO VESTUÁRIO..................................................3608-1913

CARTÓRIO POSTAL.......................................................................3070-0909

BOUTIQUE DA GORETE................................................................3626-2295

LOJAS BARATEIRA........................................................................3603-1493

CARAMURU ARTEFATOS DE CONCRETO....................................3060-4441 ARTEFATOS DE CIMENTO

confecções VESTE MAIS MODAS.....................................................................3604-9494

ART COM.......................................................................................3627-1604

cartuchos

BARRA FORTE...............................................................................3349-9238

MG CARTUCHOS..........................................................................3627-2765

RELU MODAS................................................................................3604-7169

FIQUE BELLA................................................................................3626-2142

ARTESANATO

MODA PARA TODOS......................................................................3627-4942

cerâmicas

LOJA PEQUENINOS......................................................................3608-0637

CESA-ARTES ARTESANATOS......................................................3275-4459

CERÂMICA ESPIGÃO.....................................................................8824-1960

MADE MODAS...............................................................................3608-2724

CERÂMICA DAS ARAUCÁRIAS.....................................................3604-3584

S.S EVIDENCE MODAS.................................................................3604-6822

G.S.A CONFECÇÕES.....................................................................3608-0898

ASSESSORIA

cerealista

GRUPO AÇÃO................................................................................3070-1500 ASSOCIAÇÃO

ROSE MODAS................................................................................3627-3614

RADAVELLI CEREAIS...................................................................3627-1771

BALI HAI........................................................................................3604-7107

MARILEO MODAS..........................................................................3608-0676

ONG AMAS....................................................................................9827-0887

clínica de fisioterapia

ACITCAM........................................................................................3677-8151

CLÍNICA ALQUINO........................................................................3627-1563

JOSY CHAMEGO............................................................................3626-1152

ACETIS- ASSOC. COM. EMPR. TIJ. DO SUL.................................3629-1246

LOJA GRACIOSA............................................................................3627-3653

CHAMEGO MODAS........................................................................3604-0673

ASSMUF - ASS. DE SERV. MUNICIPAIS..........................................3604-1361

clínica médica

JOCKEY CLUB FAZENDA RIO GRANDE.......................................3396-4084

CLÍNICA DR. MANTOVANI............................................................3627-2722

NETY MODAS.................................................................................3608-0330

POLICLÍNICA FAZENDA RIO GRANDE..........................................3614-2700

LOJAS REOLON.............................................................................3627-3223

POLICLÍNICA ELO.........................................................................3060-1569

WARN MODA FEMININA...............................................................3604-2471

FRIBURGO LINGERIE...................................................................3608-1532

CONCEMED....................................................................................3060-9100

D’ROSE E MARCONDES MAGAZINE............................................3608-0759

CONFECÇÕES MAIA.....................................................................3608-0874

atacado - lingerie

auto center

VESTE LEVE.................................................................................3604-7686

clínica odontológica

A.L. MODAS...................................................................................3608-1312

PNEUFAZ........................................................................................3627-1902

SORRIA MAIS................................................................................3070-5555

IVETE MODAS................................................................................3608-0739

RENOVA AUTO CENTER...............................................................3604-0076

PONTO CERTO.............................................................................3627-4173

COMÉRCIO DE COLCHÕES

EDNELLY CORPORATION.............................................................3604-3909

COLCHÕES ORTOBOM.................................................................3604-2746

SOL MODAS..................................................................................9773-3679

VILLA MODAS................................................................................3608-2219

RP AUTO CENTER.........................................................................3604-0757 auto elétrica AUTO ELÉTRICA DIOGO................................................................3627-4083

comércio equipamentos médicos

LUSZCZYNSKI AUTO ELÉTRICA...................................................3060-7215

MEDTEC EQUIPAMENTOS MÉDICOS...........................................3343-4414

VICTÓRIA MODAS..........................................................................3060-3030

AUTO ELÉTRICA 2 IRMÃOS..........................................................3396-5041

DELLA CHARME...........................................................................3604-3048

MOZER MODAS.............................................................................3604-2374

AUTO ELÉTRICA SANTOS.............................................................3608-2626

comércio de móveis

ROSE MODAS................................................................................3060-6750

AUTO ELÉTRICA CUPIM II............................................................ 3382-4054

PRADO MÓVEIS............................................................................3604-0464

VICTÓRIA MODA E ACESSÓRIOS...................................................3604-5398

AUTO ELÉTRICA LH LTDA ME......................................................3348-3629

DHIEGO MÓVEIS...........................................................................9721-6268

REALIDADE BAHIA GIVALDO.......................................................3627-7359 SAMA MODAS...............................................................................3627-5589

auto escola

LOJA ESPICENTER.......................................................................8833-0393


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015 PRIMICIA MAGAZINE....................................................................8473-7637

DESPACHANTE CLAUDINO..........................................................3608-1113

JF MODAS......................................................................................3627-5552

45

ferro velho

FERRO VELHO FAZENDA.............................................................3627-5218

DELL MODAS................................................................................3627-3470

distribuidora DE GÁS e bebidas

OSVALDO DE OLIVEIRA ................................................................3604-6301

ARAUGÁS.......................................................................................3627-2510

ROSANA MODAS...........................................................................3060-7035

J A M DISTRIBUIDORA DE ÁGUA.................................................3604-4288

frigorífico

ABC CONFECÇÕES.......................................................................3604-7466

DBS BEBIDAS...............................................................................3604-2137

ELAINE REGINA DE MELO...........................................................3608-1631

ADM BUHER MODAS....................................................................3626-1013

FRIGORÍFICO PELANDA...............................................................3608-1002

G. R. C. COMÉRCIO DE SUCATAS..................................................3604-6773

ADRIANA VANESSA EDUARDO....................................................3627-0896

distribuidora de doces

EVA MODAS...................................................................................3627-9173

FORMIGÃO DOCES........................................................................3627-0307

funerária

MARI MODAS................................................................................3060-5998

CENTRAL FESTAS E DOCES.........................................................3627-4818

FUNERÁRIA CONFIANÇA............................................................3627-2151

MARIA BELA.................................................................................8706-7342

FER E DRE MODAS.......................................................................3348-5303

divisórias

gráfica

M.M MODAS..................................................................................3604-6998

DISTRIBUIDORA DE DIVISÓRIAS FAZENDA................................3608-0206

GRÁFICA KOPY..............................................................................3627-6946

CIDA FASHION..............................................................................3070-2123

GRÁFICA E COPIADORA TERAMO.................................................3627-4217

D’RIUS MODAS.............................................................................3627-0097

eletrodomésticos

JOTA D MODAS.............................................................................3604-0214

LOJAS MACHADO..........................................................................3626-1490

HOT DOG

LOJA FÊNIX..................................................................................3604-1257

LOJAS DUDEK - MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS.....................3608-0345

HOT DOG DUDHAN.......................................................................3599-3196

LOJA AVENIDA..............................................................................3626-1979

CRYSTAL MODAS.........................................................................3627-4542

embalagens

imobiliária

GABRIELA TERRA CONFECÇÃO E FLORICULTURA....................3626-1963

EMBALARE EMBALAGENS EXCLUSIVAS...................................3604-4292

CASA FÁCIL...................................................................................3070-5500

KELL CONFECÇÕES.....................................................................3060-0851

NOVA VENEZA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS.................3627-1828 empréstimos

construtora

DELSA CONSTRUÇÕES CIVIS E INDUSTRIAIS............................3503-4674

PEDROSO IMÓVEIS.......................................................................3627-2280

PARANÁ CRÉDITO........................................................................3604-2708

FURMANN IMÓVEIS......................................................................3627-0215

BARUSSO IMOBILIÁRIA................................................................3060-1202

R.C.M. CONSTRUÇÕES CIVIS........................................................3627-0706

engenharia

NOVO MILÊNIO IMÓVEIS..............................................................3627-6767

JDHONATA OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL..............................9703-3621

J MAURO ENGENHARIA...............................................................3608-1255

RIK IMOBILIÁRIA..........................................................................3627-3455 RM. IMÓVEIS..................................................................................3627-2444

CONSTRUTORA ARAGUAIA..........................................................3627-1791 PAZDA & CIA LTDA........................................................................3604-8019

engenharia e projetos mecânicos

CONSULT ASSESSORIA IMOBILIÁRIA.........................................3604-7878

CONSTRUFAZ................................................................................3060-4441

I9TMG TÉCNICA EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS...................3608-0323

ARB IMÓVEIS.................................................................................3095-6760

SOTIL LTDA..................................................................................3317-5800

JOÃO JOSÉ DE SOUZA - IMÓVEIS................................................3604-4699 equipamentos

AW EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS....................................3608-1160

TRENTINI EQUIPAMENTOS DE GINÁSTICA.................................3604-8585

SCHUEDA IMÓVEIS.......................................................................3626-1191

MGM ASSESSORIA CONTÁBIL.....................................................3604-4109

EKIPASUL EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA............................3060-6171

J.R PELANDA................................................................................3627-1040

FAZ CONT CONTABILIDADE.........................................................3627-2044

contabilidade

MORDOMUS................................................................................. 3627-3777

CAMPOS CONTÁBIL......................................................................4121-0850

escolaS

RDW SOLUÇÕES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS...........................3608-2911

TOQUE COM MÚSICA...................................................................3060-0124

IMÓVEIS MIDAS X..........................................................................3060-0088

JJ CONT.........................................................................................3060-2828

ESCOLA JOÃOZINHO E MARIA....................................................3627-9558

indústrias

CONTABILIDADE FAZENDA........................................................3627-1179

A.R.T. CENTRO EDUCACIONAL....................................................3627-6773

POWERTRANS...............................................................................3627-2454

AUDIPREVE CONTABILIDADE E PAPELARIA..............................3604-6511

COLÉGIO DOM BOSCO F.R.G........................................................9999-0199

SEVEN MÁQUINAS.......................................................................3604-8268

PARANÁ CONTÁBIL......................................................................3060-1212

ESCOLA PARTICIPAÇÃO...............................................................3627-5453

COLORTIZ......................................................................................3608-1262

LECHETA CONTABILIDADE..........................................................3626-1113

ESCOLINHA TURMA DO BARULHO.............................................3060-5772

QUERO S. MAIS ALIMENTOS LTDA..............................................3382-6792

CONTABILIDADE SANTA HELENA...............................................3626-1140

ESCOLA ATUAÇÃO........................................................................3060-0305

SEVEN ESPUMAS E COLCHÕES..................................................3604-3000

CONTABILIDADE PELANDA.........................................................3627-1441

ESCOLA REFERÊNCIA.................................................................3604-1877

EKOFAZ PORTAS E PAINÉIS ........................................................3604-4961

CONTABILIDADE IGUAÇU............................................................3627-1317

HOTELZINHO PIMENTINHAS.......................................................3627-7184

COMÉRCIO DE PEÇAS VALIN ......................................................3608-1479

CONTABILIDADE ROCHA.............................................................3626-1166

ESCOLA MONTEIRO LOBATO.......................................................3608-1633

SUPER MASSA...............................................................................3604-1921

CONTABILIDADE PLANO B..........................................................3627-4988

ESCOLA GLOBAL..........................................................................3604-4800

PARAFUSOS SJ.............................................................................3283-5657

FARG FACULDADE FAZENDA RIO GRANDE................................3627-1480

PORTAS E JANELAS FAZENDA....................................................3627-3444

COSMÉTICOS

ESCOLA INTERATIVA....................................................................3627-2786

CIABRINK BRINQUEDO................................................................3616-0150

JULIE BURK PERFUMES..............................................................3604-8555

ESCOLA MUNDO SAGRADO DA EVOLUÇÃO HUMANA...............3626-1317

NINJA - INDÚSTRIA E COMÉRCIO ..............................................3627-2944

O BOTICÁRIO..................................................................................3627-1823

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ÁPICE..................................3627-4767

TAURUS BLINDAGENS................................................................3626-8000

MÁRCIA ARRUDA PREMIUM........................................................9500-3530

estúdio de fotografia

IND. E COM. DE FURGÕES ISOPPO.............................................3248-6751

STUDIO CURITIBA.........................................................................3608-2529

ANTEX............................................................................................2103-8100

WIZARD..........................................................................................3060-1166

STUDIO G3 FOTOGRAFIA DIGITAL................................................3608-0300

AÇO FIBRA....................................................................................3627-5159

INFLUX ENGLISH SCHOOL..........................................................3608-1090

STUDIO MEGA CLICK....................................................................3404-1220

GIÓCA INDÚSTRIA QUÍMICA........................................................2102-4200

curso de idiomas

SNR ROLAMENTOS DO BRASIL.................................................3627-8098

HOTECHANN..................................................................................3608-1405

cursos em geral

eventos

FACEP - FAZENDA CURSOS E PROFISSÕES...............................3608-0662

RIMASOM EVENTOS.....................................................................3627-0481

MICROLINS...................................................................................3152-0767

DALCAMP INDÚSTRIA TÉCNICA..................................................3031-7233 informática em geral

PET CURSOS.................................. ..............................................3627-3522

fábrica de produtos de limpeza

CW TECH.......................................................................................3627-1982

CURSO EVIDENTE.........................................................................3060-2661

FAB. DE PROD. DE LIMP. E POL. AUTOMOTIVO MIL MILHAS....3604-9545

MIXX INFORMÁTICA......................................................................3060-0880

MUNDO INFO SOLUÇÕES............................................................3627-2410

fabricação de carrocerias

PERFECT WARE INFORMÁTICA...................................................3608-1764

ETEP ESCOLA TÉCNICA DE ENS. PROFISSIONALIZANTE.........3627-7347

CARROCERIAS NAIARA................................................................3633-1544

HARD SOFT INFORMÁTICA...........................................................3070-4444

FIREMAN FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS E SOCORRISTAS........3060-4890

BULL BLACK TECHNOLOGY........................................................3626-1445

INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES.................................................3604-5536

farmácia

HIPER FARMA PELANDA.............................................................3627-5175

CLICK MASTER.............................................................................3627-4869 JET MODEL...................................................................................3604-1155

cursos profissionalizantes

decoração

MD INFORMÁTICA E GRÁFICA.....................................................3060-1439

FARMÁCIA DANICAMP..................................................................3627-2191

OBS. DECOR..................................................................................3070-0700

FARMÁCIA MAXIFARMA................................................................3608-1654

FARMÁCIA 22................................................................................3627-0022

internet

BIO VIDA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO.....................................3608-0018

SUL INTERNET.............................................................................3627-1039

decoração para festas

MARBELU EVENTOS.....................................................................3608-1872

ferragens

jogos

FAZENDA FERRAGENS................................................................3627-5005

INFORGAMES................................................................................3604-8028

PUTUTUCA ACESSÓRIOS INFANTIS............................................3296-8121 despachante

FERRAGENS TONIOLO.................................................................3627-1608

DESPACHANTE FAZENDA............................................................3070-0366

JESIANE PEREIRA DE SOUZA......................................................9928-9410

DESPACHANTE ISABEL...............................................................3627-4155

laboratório

LABORATÓRIO RIO FARMA...........................................................3627-2052


46

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

lanchonete

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PROTEÇÃO..................................3608-1754

E. BRAMBILLA E CIA....................................................................3348-1082

RINCÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.......................................3627-1541

LANCHONETE E REFEIÇÕES SONHO MEU................................3608-2559

SANTOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO......................................3627-1316

postos de combustíveis

SUBWAY FAZENDA RIO GRANDE................................................3627-0020

ZM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO...............................................3608-1568

NOSSO POSTO WANDSCHEER...................................................3627-0020

LANCHONETE DO POVO..............................................................3626-2900

PIONNER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO....................................3627-1611

POSTO DIDIO.................................................................................3608-2014

TCA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.............................................3396-4088

POSTO IGUAÇU.............................................................................3348-1010

EMATIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO........................................3627-1396

DL NICHELE - POSTO 21..............................................................3627-8686

LAVANDERIA TOQUE D’AQUA......................................................3627-5397

NAÇÕES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO......................................3608-1058

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EUCALIPTOS...............................3604-3299

pré-moldados

PONTOCOM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO..................................3627-3707

LC COSTA PRÉ-MOLDADOS.........................................................3604-4859

NICHELE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO................................3378-7878

SERAFINI PRÉ - MOLDADOS.......................................................9986-2335

lavanderia

locação de brinquedos

AJ LOCAÇÕES DE BRINQUEDOS PARA FESTAS........................4121-0855 locação de caçambas

mecânicas

T.R.N TRANSPORTES E SERVIÇOS..............................................3627-4673

ELLOS CENTRO AUTOMOTIVO.....................................................3070-3470

BCI ADMINISTRAÇÃO ..................................................................3068-1800

prestadoras de serviços

J.E MECÂNICA DIESEL.................................................................4121-0769

ELAINE PEREIRA FONTANETTI...................................................3070-2025

locação de equipamentos

BELAVER DIESEL.........................................................................3627-3780

J.R. GAI MÁQUINAS........................................................................3265-6763

FAZ BOMBAS..................................................................................3608-1671

produtos agrícolas

J.G GAI LOCAÇÃO..........................................................................9156-0592

FREAUT 21....................................................................................3608-0289

AGROPECUÁRIA SOARES.............................................................3205-2575

AUTO MECÂNICA NOA..................................................................3627-9057 locação de trajes para festas

AUTO CAR OFICINA MECÂNICA...................................................3604-3458

produtos agrícolas

NICE NOIVAS.................................................................................3604-3224

LM DA SILVA MECÂNICA DIESEL ................................................3396-4100

PRISCILA DO SUL.........................................................................3626-1793

lonas para caminhões

metalúrgica

DUBRASIL SIDER.........................................................................3604-8702

INDUSMETAL - INDÚSTRIA METALÚRGICA................................9243-7119

JULIANA DAGA............................................................................3608-3306

MINAS METAIS .............................................................................3333-9259

madeireira

psicologia

METALÚRGICA F.R.G. ..................................................................3627-7455

quadra de futebol

ELY E ANA MADEIRAS.................................................................8802-4070

METAL MARTINS..........................................................................3627-1006

DUDUSPORT......................................................................................3060-3261

GGS PALLETS...............................................................................9931-4135

TECNO CORTE CNC......................................................................3626-2989

AM SPORTS...................................................................................9903-7469

MADEIREIRA DOIS IRMÃOS.........................................................3633-1237

MASTER CORES............................................................................3298-3175

F M MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.............................................3275-5221

radiadores

COMPENSATO...............................................................................3268-9498

montagem de carrocerias

MECO MADEIRAS.........................................................................3604-1442

J.VALIN IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS......................................3608-1479

ROYKA E DUBAS ..........................................................................3627-1922

DUBAS E RICARDO RADIADORES..............................................3604-9606 reciclagem

MADEREIRA LEAL........................................................................3604-6090

móveis planejados

APARAS SHALON.........................................................................3604-3270

CIFRA COMÉRCIO DE MADEIRAS................................................3627-7669

BELLAS ARTES.............................................................................3070-5470

ROSEGHINI RECICLAGEM............................................................9957-7246

EUCALIPTOS SALIGNA - COM. DE MADEIRAS.............................3604-3690

HGR PLAN MÓVEIS PLANEJADOS...............................................3060-4877

VALDEMAR TESTA........................................................................3604-4505

INNOVINE MÓVEIS PLANEJADOS E DEC ...................................3604-3925

RIBEIROPLAST COM. DE MAT. RECICLÁVEIS..............................3604-3106

manutenção e venda de escadas

ADM MÓVEIS.................................................................................3060-7350

MAURO ABEL RECICLAGEM........................................................9187-6983

ESMARA ESCADAS NOBRES........................................................3246-0621

AJC MÓVEIS E SERRALHERIA......................................................8842-4995

refrigeração

manutenção e venda de máquinas

musical

REBIMOTOR..................................................................................3627-0938

NOTA MUSICAL.............................................................................3627-1107

BALMAQ.........................................................................................3627-6908

LATEC REFRIGERAÇÃO................................................................3604-7881 representante comercial

MAROMBAS GELENSKI................................................................3626-1136

OBRAS DE FUNDAÇÕES

CAFÉ ESSENCE............................................................................3070-3351

W M ESTAQUEAMENTO................................................................3627-4447

SAMUMED.....................................................................................3604-5640 restaurantes e churrascarias

MANDIMAQ - COMÉRCIO DE MÁQUINA .....................................3626-1328 CARRER IRRIGAÇÃO.....................................................................3595-1666

odontologia

RESTAURANTE BILL...................................................................3604-4162

NERLI CRISTINA WEBBER.........................................................3060-5367

CHURRASCARIA 22.....................................................................3627-1431

manutenção insdustrial

BLUE CLINIC................................................................................3604-2440

CAFFE SAINT GERMAIN...............................................................3627-2257

BRTEC MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E EQUIPAMENTOS...........3070-4074

ODONTO F.R.G..............................................................................3627-2146

REFEIÇÕES KLEINE.....................................................................3604-5007

CHURRASCARIA 21.....................................................................3627-8740

marcenaria

oficinas

MARCENARIA BECKER ................................................................3642-7039

OFICINA DE AUTOMOVEIS SCHLUKEBIER..................................3627-0404

DHIEGO MÓVEIS - NOTA...............................................................9721-6268

MOLAS TREVO..............................................................................3633-1069

MARCENARIA FAZENDA..............................................................3608-0909

RESTAURANTE PÁDOVA...............................................................3627-4035 revendedora de veículos

EDI CAMINHÕES...........................................................................3604-2443

MÓVEIS IGUAÇU............................................................................3604-8655

ótica

HARMONE MOBILLE....................................................................3627-2193

CASA DOS ÓCULOS.....................................................................3604-1570

FAZENDA AUTOMÓVEIS...............................................................3604-6258

MÓVEIS FRANCO..........................................................................3298-2093

ÓTICA PRECISÃO.........................................................................3070-3232

GOLD CARROS COMÉRCIO DE VEÍCULOS...................................3627-1677

ROTTA 8 VEÍCULOS.......................................................................3060-2808

marmoraria

panificadora

TOPA AUTOMÓVEIS......................................................................3604-4846

ELIAUTO VEÍCULOS......................................................................3604-4136

UNIÃO MARMORARIA...................................................................3627-4508

PANIFICADORA SUPERPÃO.........................................................3627-7949

VIRADA AUTOMÓVEIS...................................................................3608-2223

PANIFICADORA D FRANCO .........................................................3604-7333

materiais elétricos

PANIFICADORA ZANINI................................................................3627-4419

revendedora de motos

ELETROMAIS COM. DE MAT. ELÉTRICOS............... ..................3608-1775

KIT FESTA BOM DIA......................................................................3627-5770

GERAÇÃO DUAS RODAS...............................................................3604-7106

MELERE MATERIAIS ELÉTRICOS.................................................3348-7822

papelaria

ELETRORASTRO............................................................................3627-1974

materiais hidráulicos

saibreira

MARY PAPELARIA.........................................................................3627-2337

SAIBREIRA MARIANDRE..............................................................3627-1288

CRISTIANO MIRANDA MATERIAL HIDRÁULICO..........................3060-5151

pet shop

salão de beleza

JJ JUNIOR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO...................................3627-2751

AGROGUZZI....................................................................................3627-0006

EDU’S HAIR...................................................................................3604-5274

MATTOS CABELEREIROS.............................................................3604-0258 materiais de construção

pneus e rodas

SUPIR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO..........................................3627-6365 VIEIRA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO...........................................3627-1018

ROCHA TRUCK CENTER.............................................................3626-1833

FAZENDÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO..................................3604-1400

J & J PNEUS....................................................................................3627-7400

SÃO GABRIEL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.............................3627-3228

LUIZINHO PNEUS..........................................................................3643-0125

segurança eletRônica

GRUPO DELTA...............................................................................3627-3631 serralheria


JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

SERRALHERIA NOSSA SENHORA DO ROCIO.............................3627-7364

RODO 36........................................................................................3633-1970

METAL SYSTEM............................................................................9646-0634

transporte de passageiros

SERRALHERIA MAZZONETTO......................................................3604-9002

VISANI TURISMO E LOCAÇÃO......................................................3060-6300 sindicato

M.C.C.M. TRANSPORTES.............................................................3626-1238

SISMUF...........................................................................................3060-0783 sistemas de segurança

LEBLON TRANSPORTES..............................................................3627-1136 uniformes

OMX SISTEMAS DE SEGURANÇA E SERVIÇOS...........................3608-1510

FARON UNIFORMES.....................................................................3608-0346

MAURO ENGRAF...........................................................................3604-8687

usinagem

TOTH PORTÕES AUTOMÁTICOS...................................................3604-9122

RSV USINAGEM............................................................................3060-6106 socorro mecânico

utilidades

R & C MECÂNICA DIESEL ...........................................................3070-4033

LOJA MARIVAL.............................................................................3626-1238 som automotivo / alarmes

CASA SUMAN................................................................................3627-2740

L & A SOUND SYSTEM..................................................................3604-3247

MARILENE UTILIDADES...............................................................3626-1345

UNIVERSO PRESENTES E UTILIDADES......................................3060-7097 supermercados

SUPERMERCADO GRALHA AZUL................................................3627-7040

venda e fabricação de reboques

SUPERMERCADO ECONÔMICO...................................................3604-3850

FOX TREILERS..............................................................................3345-1111

MERCADO ESPIGÃO.....................................................................3633-6005

SUPERMERCADO RECANTO........................................................3627-1124

venda e instalação elétrica

SUPER PAULISTA........................................................................3604-0102

WEGA MATERIAIS ELÉTRICOS.....................................................3604-1132

M.MERCADO GONÇALVES...........................................................3060-3150

SUPERMERCADO VÔ JUCA..........................................................3060-2120

vendas de fogos de artifício

SUPERMERCADO KLECHEWSKI.................................................9991-8492

LÍDER FOGOS................................................................................3627-4579

MERCADO SÃO LOURENÇO.........................................................3604-6093

SUPERMERCADO PEDROSA........................................................3604-9288

verduraria

SUPERMERCADO YPÊ..................................................................3627-1216

VERDUREIRA ROZEMAR..............................................................3627-0236

SUPERMERCADO GABI ................................................................3604-7100

SUPERMERCADO CHAPECÓ.......................................................3627-0783

veterinário

SUPERMERCADO BRASIL............................................................3627-1793

AGROPECUÁRIA TAVARES...........................................................3627-1722

SUPERMERCADO MAI..................................................................3627-1155

SUPERMERCADO CELEIRO.........................................................3627-1116

vídeo locadora

SUPERMERCADO MANDIRITUBA................................................3626-1381

KAOLI VÍDEO LOCADORA.............................................................3627-1308

SUPERMERCADO PATTI...............................................................3608-0667

LYON VÍDEO LOCADORA...............................................................9211-0012

SUPERMERCADO CENTRAL........................................................3627-1781

SEVEN CHANNEL VÍDEO LOCADORA..........................................3604-2164

SUPERMERCADO BOZA...............................................................3627-8900

vidraçaria

ANDRÉ SUPERMERCADO............................................................3604-8826

TEMPER FILL VIDROS..................................................................3627-9256 telecomunicações

vidros

APCOM SOLUÇÕES EM TELECOMUNICAÇÕES..........................3060-5500

ARTH BOX....................................................................................3060-0060 telemensagens e cestas de café

EUROVETRO VIDROS ESPECIAIS................................................2102-0125

AMOR E MAGIA MENSAGENS......................................................3627-3424

TEMPER VIDROS E ACESSÓRIOS................................................3604-5351

MAXITEMPER VIDROS E BOX.......................................................3627-2181 terraplanagem

Q-FIBRA..........................................................................................3627-0217

MAM TERRAPLANAGEM.............................................................3060-3177

J & K COMÉRCIO DE VIDROS.......................................................3627-9237

ALESANDRO GEOBAR LISKA.......................................................3627-3333 BALDAN TIJOLOS E TERRAPLANAGEM......................................9946-2657 TERRASSIS SANEAMENTO E MND..............................................3349-2304 terraplanagem e produtos cerâmicos

CERTITEL PRODUTOS CERÂMICOS ...........................................3627-5752 tintas / pinturas

REVESTIMENTOS GRAFIBRILHO.................................................3604-1980 CH VEÍCULOS................................................................................3604-5464 TINTAS DARKA..............................................................................3608-2900 BRASIL CORES.............................................................................3265-1201 GARAGEM DAS TINTAS.................................................................3095-5060 transportadora TRANSPORTES IRMÃOS ASSIS....................................................8840-3047 SCHNEIDER TRANSPORTES.......................................................3246-1081 EDSON ROBERTO GUSSO............................................................3608-0462 A RENATURRA TRANSPORTES RODOVIÁRIOS...........................3627-1148 MEGA TRANSPORTES..................................................................3604-1920 TRANSPORTADORA NS................................................................3633-1069 TOZO ADMINISTRAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE BENS................3289-0007 L.C. TRANSPORTE........................................................................9612-6428 TOZO TRANSPORTES...................................................................3289-0006 C. R. TRANSPORTES....................................................................3604-2901 transporte de cargas ZL TRANSPORTES........................................................................3627-1831

47


48

PARAFUSOS

TONIOLO

JORNAL ACINFAZ Abril de 2015

TUDO PARA SUA EMPRESA NÃO PARAR AS MELHORES MARCAS ESTÃO AQUI

MAIS

High quality supplies

DE 2 2.000 ITEN S

METALÚRGICA

FERCAR

TELEVENDAS

(41) 3627-1608 ENVIE SUA COTAÇÃO vendas3@ferragenstoniolo.com.br vendas4@ferragenstoniolo.com.br vendas5@ferragenstoniolo.com.br

Rua Tenente Sandro Luiz Kampa, 155 - Pioneiros, Fazenda Rio Grande/PR - CEP 83833-090

Jornal ACINFAZ - Edição 83 (abril/2015)  

Jornal ACINFAZ - Edição 83 (abril/2015)  

Advertisement